segunda-feira, 4 de maio de 2015

Colheita eficaz, com alguma parra a mais

Há trabalho a fazer
Aproximam-se as férias, há transferências e renovações de contrato para tratar, o FC Porto deitou fora a última possibilidade que tinha de passar para a frente do campeonato e ainda temos que disputar 3 jornadas com a amargura de saber que de pouco ou nada valerá. Mas ainda há um acesso directo à Liga dos Campeões para confirmar, jogadores que querem e têm que acabar a época em bom plano e o símbolo que ostentam nesta fase da época é o mesmo que utilizariam numa final da Liga dos Campeões.

Este plantel sabe que podia e pode render muito mais. E o melhor exemplo disso é o festejo de Brahimi no 1x0, ele que após levar nas orelhas de Lopetegui pela sua recente forma, que teve a última gota na Luz, não hesitou em festejar com o treinador, reconhecendo e aceitando as críticas.

É importante acabar a época com uma sequência de vitórias. Em 2009-10 fizemos um campeonato pior, onde não houve colinho mas houve túnel e acabámos a 8 pontos do Benfica, mas fechámos a época com uma série de 8 vitórias consecutivas (mãe das coincidências, desde que os castigos do túnel foram reduzidos) e começámos a lançar a época dourada de 2010-11. A temporada de 2015-16 começa já a ser preparada, até porque não podemos - nem vamos - voltar a ter um plantel com 15 jogadores novos, mas alguns estão a jogar o seu futuro nestas últimas semanas.





Laterais (+) - Um dos melhores jogos de Ricardo pelo FC Porto. Deu imensa profundidade e velocidade ao flanco, está a cruzar melhor e não cometeu nenhuma falha defensivamente. Não é forte como Danilo nos movimentos interiores, mas a estratégia de meter Quaresma a dar-lhe o corredor funciona bem. Alex Sandro foi quem mais vezes cruzou e esteve igualmente bastante activo, neste caso melhor no espaço interior, e entendeu-se bem com Brahimi, embora por vezes não tome as melhores decisões (já não é a primeira vez que o bracinho, na grande área, pode dar problemas). Renovação para ontem!
Um remate, um golo

Casemiro (+) - Continua a senda de boas exibições. O facto de ter Herrera ou Óliver sempre perto dele no início de construção melhorou a equipa. Mantém sempre a equipa equilibrada, dá a dimensão física que mais ninguém o consegue fazer no meio-campo e tem reduzido o número de faltas que faz de jogo para jogo, melhorando imenso no timing das entradas.

Virtude no meio (+) - O Brahimi dos 3 primeiros meses da temporada apareceu ontem no Bonfim. Mais objetivo, mais confiante e a funcionar muito bem nas costas de Jackson na primeira parte, deixando o corredor aberto para o lateral. A equipa esteve irrepreensível na circulação de bola na primeira parte e, depois, contou com o virtuosismo de Brahimi para desfazer a última linha do Setúbal. 13 golos e 10 assistências em época de estreia. Não fosse a ausência na CAN e a má forma que já arrastava desde Dezembro e teria números muito superiores. Com consistência poderá explodir em 2015-16. Palavra para Jackson, com participação nos dois golos. Oportuno e eficaz.





E chutar? (-) - Lopetegui diz que o FC Porto podia e devia ter matado o jogo logo na primeira parte, por ter tido oportunidades para isso. Na verdade, não teve. Não podemos confundir o caudal ofensivo, a boa circulação de bola e o domínio absoluto com oportunidades de golos. Se cumprirmos os 3 primeiros pontos, estamos mais perto do quarto. Mas a verdade é que Helton faz 4 defesas, enquanto o guarda-redes do Setúbal só faz uma em todo o jogo. O FC Porto, tal como na Luz, procura muito pouco a baliza. Desta vez, tivemos a felicidade de Brahimi e Jackson aproveitarem as suas oportunidades. Mas fizemos muito pouco para matar o jogo e construir uma vitória mais folgada.

Apatia pós-balneário (-) - Diz quem conhece o balneário do FC Porto que Lopetegui fica sem ar nos pulmões quando dá as palestras ao intervalo. O próprio treinador talvez tenha que aprender que a linha que separa o discurso aguerrido que motiva os jogadores e o que os deixa nervosos é ténue. Os jogadores regressam dos balneários nervosos, lentos, com pouca disposição para pressionar. Percebe-se que Lopetegui tem também a intenção de deixar que o adversário suba um bocado para explorar as transições rápidas, mas fazer isso com 1x0, num contexto de liga portuguesa, é demasiado arriscado. Temos muito trabalho a fazer neste capítulo. De lamentar a lesão de Iván Marcano.

31 comentários:

  1. Alex sandro tem sido e foi especialmente neste jogo um autentico farrapo, já vi o tribunal do dragão a destacar constantemente o alex sandro em jogos míseros dele . A defender nunca fecha por dentro, é constantemente surpreendido nas costas, falha passes quando a equipa já está projectada no ataque, erra passes para a zona central no momento de transição ofensiva e que apanha a equipa descompensada. Fez 3 cruzamentos para ninguém. Na minha opinião na época passada foi dos melhores jogadores de longe, esta época está certamente a ser dos piores.
    Bruno Pinto

    ResponderEliminar
  2. Ouvi dizer que o Alex poderia sair para a Rússia, daí a demora na renovação. Sabe alguma coisa, TdD?

    Uma vez mais, uma excelente crítica, só não concordo em alguns pontos, nomeadamente no do Brahimi. Ainda acho que se agarra muito à bola, um pouco como Hulk quando chegou. Brahimi tem que se mentalizar que ele não joga sozinho e nem é ele mais 10.
    Quanto ao Quaresma... é verdade que não cumprimentou o Lopetegui?! Estará ele a forçar uma saída?? É que a braçadeira, que poderia ganhar para o ano, parece estar cada vez mais longe (outra vez).

    Já reparou que há trabalho nas bolas paradas (finalmente!)? Algo que pode trazer frutos, vamos ver. E sim, temos que rematar mais vezes à baliza, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. jogo fim de uma estaçao de frustaçao. Mas algo tera de mudar na abordagem aos jogos, mais velocidade e agressividade pedem se, a equipa tem bola mas nao sabe o que fazer com ela no sentido da baliza adversaria. Jackson sai danilo sai, espero que herrera saia, oliver e lento e pouco agressivo perde se pouco, quaresma e um cancro desestabilizador, o meio campo e decisivo com este tipo de jogo com jogadores que assumam o risco e rompam. Ate no bayern ja estao fartos do tik tak, mas tambem nunca se esta satisfeito com o que se tem ou por isto ou aquilo.

    ResponderEliminar
  4. Do Tribunal de OJOGO so se aproveita o Leiros....

    ResponderEliminar
  5. Deulofeu e Bernard diz-lhe alguma coisa?

    ResponderEliminar
  6. O porto em principio ja tem o seu plantel de 2015-2016 quase fechado, se não existirem grandes supresas so falta ao porto contratar um bom lateral direito. sendo que na minha opinião o plantel do porto na proxima epoca vai ser: GR- Andrés Fernández; Fabiano e Gudino. DD- Ricardo e ?. DE-Alex Sandro e Jose Angel. DC- Maicon, Marcano, Indi e Igor Lichnovsky. MC- Ruben Neves, Herrera, Evandro, Sergio Oliveira, Andre Andre e Quintero?. Extremos- Quaresma, Brahimi, Tello e Hernani. Avançados: Aboubakar, Adrian Lopez, Gonçalo Paciencia e Alberto Bueno.
    O que acham?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto sem um guarda redes pelo menos do mesmo nivel do Helton (era bom que fosse facil arranjar) e sem um grande central para fazer dupla do lado direito com Martins Indi, vai continuar a ter os mesmo problemas na defesa/baliza.
      Marcano é bom, mas Martins Indi é melhor, e tem tudo para ser melhor ainda, Marcano dá um excelente suplente, Maicon já perdi a paciencia, pode ficar para suplente de quem vier, mas o melhor era mesmo sair, tem jogos muito bons, mas está a mais de 4 anos no Porto e já se viu que não dá mais que isto, paragens cerebrais tem pelo menos 1 vez em cada 3 jogos.
      Fabiano... Sinceramente nem para suplente o quero ( sera que Fernandez não é melhor?) Fabiano é inseguro, com os pés é a maior tremideira que já vi no Porto, os jogos com o Benfica e com o Bayern mostrou que não tem estofo para os momentos importantes, e tinha muito mais para lhe apontar mas nem quero perder tempo para falar dele, porque fico fora de mim.
      Não tenho duvida que perdemos o campeonato pelaa defesa/baliza, e somos a melhor defesa da europa, imaginem se tivessemos jogado com o Helton e tivesemos alguem melhor que o Maicon, na primeira metade do campeonato sofremos golos em todas as poucas oportunidades que concedíamos, a juntar as falhas de Fabiano no Dragão (para mim os dois golos são culpa dele), nesta altura eramos campeões, e não tinhamos sido goleados em Berlim de certeza absoluta porque 3 golos foram culpa do Fabiano.

      Meio campo, precisa de mais qualidade, Sergio Oliveira e Andre Andre por mim não vinham, nao tem qualidade para um Campeao Portugues e uma equipa de 1/4's de Champions que o Porto tem de ser (quando digo 1/4's falo do minimo aceitavel para um clube da nossa dimensão), gostava que viessem os miudos Belgas Tielmans e Praet, mais do que isso metia todas as fichas e dinheiro possivel e impossivel e pedia a ajuda a todos os santos e Jorge Mendes para comprarmos o Oliver, penso que por 20 milhões era possivel, talvez com mais uma % de futura venda, mas o Oliver ia render cada centimo, dentro de campo ia valer mais de 20 milhoes desportivamente, não tenho duvidas, e a sua venda iria sempre ser mais do que por aquilo que costou, daqui a dois anos saia por 30 no minimo, mas era daqueles jogadores que se podesse era contracto vitalicio.
      Se Brahimi sair, contratar um extremo do mesmo nivel no minimo, Nolito é uma boa solução, e em Portugal é capaz de fazer mais estragos que Brahimi no Campeonato, mas na Champions Brahimi é melhor que Nolito, por isso eu gostava que os extremos fossem Nolito, Tello, Quaresma e mais um (Brahimi qualquer) se Brahimi sair.
      Herrera por mim se alguem pagasse 20 milhoes poderia sair, há melhor no mercado que ele pelo mesmo preço que nos custou, gostava de ver o nosso 4-3-3 na champions, mas nos jogos mais faceis do campeonato um 4-4-2, pois se Bueno vier ficamos com 3 avançados fortissimos nesse esquema tatico, tanto Bueno como Adrien jogam bem a segundo avançado, e Aboubakar jogava a frente no segundo avançado em França, talvez potencie melhor as suas qualidades nesse esquema, Tello e Nolito também se encaixao bem nesse esquema, e Quaresma tambem nunca viu isso como um problema.
      Quintero a jogar atrás dos dis avançados, explodia não tenho duvidas.



      Precisamos de accionar as clausulas de Casemiro e Tello, Casemiro ja me fez esquecer Fernando nesta segunda metade, e para o ano tem tudo para evoluir, e Ruben Neves parece evoluir bem tanto a substitui lo como a jogar ao seu lado.

      Lateral direito decente, e fechavamos o Plantel.

      Sei que isto é impossivel, mas sonhar é sempre bom.

      Jozef

      Eliminar
    2. Não faz sentido Fabiano ficar no plantel, não creio que fosse mais do que 3º guarda-redes. Mal ou bem, os meses em que foi titular no FC Porto dão-lhe estatuto para pelo menos ser titular numa equipa da Turquia, Bélgica ou mesmo Holanda. E é melhor para ele ser titular num clube mais pequeno do que fazer número aqui.

      Eliminar
    3. Com esse meio campo?? era lutar para ser 3º!

      Eliminar
  7. Td ...Nolito? Bueno? Possível mudança de esquema?
    Pessoalmente irrita sobremaneira a posse de bola sem acutilância atacante...
    O Fcp sem os jogadores Oliver e Casemiro...
    E com reforços da Liga Pt e ainda Herrera que não é jogador de posse...Maicon central do charuto...
    Depois é sofrível o aproveitamento de bolas paradas...
    Evolução 0....
    Lopetegui pôs-se a jeito...e parece-me que o Fcp tem dificuldades grandes em furar autocarros...75 por cento das equipas da Liga ...
    Continuará...mas para mim é um risco grande...porque sem jogadores da mesma qualidade deste ano...
    Opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a sua análise, o tiki taka do FCP é muito diferente do apresentado pelo Bayern e até o do Barcelona, sobretudo pela acutilância ofensiva, pois no FCP, tanto Herrera como Oliver raramente exploram a zona central preferindo passar para as laterais, tendo estes também dificuldade em aparecer na área para finalizar ou dar linhas de passe possibilitando tabelas ou espaço para outros jogadores. O FCP de Lopetegui terá que evoluir muito na próxima época....

      Eliminar
  8. Acho que se esqueceu de falar do Quaresma...

    ResponderEliminar
  9. Próxima época LOPETEGUI versus Quaresma,não cabem os dois espero que seja o Q7 a sair, não aporta nada desde que chegou, faz um jogo com grandes jogadas mas a seguir arma-se em prima dona, tem apontamentos de autêntico #catraio#

    ResponderEliminar
  10. Se os arbitros e auxiliares sao profissionais ou ganham como tal, porque razao, se ano apos ano teem mas prestacoes, nao sao despedidos como noutra profissao qualquer???

    O FCP deveria bater se por isso, pois assim os homens de preto nao teriam outro remedio que por se mais finos ???

    ResponderEliminar
  11. Quais a reais chances de se contratar Casemiro, visto que muitos se esquecem que temos opção sobre ele?
    Confesso que não gostava do estilo dele, mas após meia época tem crescido imenso e é um jogador fundamental a defender o meio campo..

    ResponderEliminar
  12. Casimiro tem reduzido o número de faltas que faz de jogo para jogo, melhorando imenso no timing das entradas.

    O homem veio do real madrid... não veio de fora da europa. Dizer isto ao fim de 7-8 meses mostra que não era o jogador que o porto precisava nos momentos mais importantes da época. Temos cá igual ou melhor. Por mim está apresentado e pode regressar lá ao real madrid.

    ResponderEliminar
  13. Excelente analise,concordo com tudo..Espero que esta epoca acabe rápido,um martirio para os adeptos e jogadores.
    É dificil ter motivação quando se sabe que nada há a ganahr ou a perder,seria interessante neste ultimos jogos por certos jogadores menos utilizados a jogar. Gostaria de ver Reyes,Quintero,Ruben jogar mais.
    Alguem sabe se A.Sandro vai embora como dizem e se Bernard é mesmo verdade ou apenas especulação??.
    Bernard quando se tem Tello e Brahimi valerá a pena o investimento?!

    ResponderEliminar
  14. sei que nunca ou quase nunca responde a anonimos mas tenho algumas perguntas e dado que leio isto desde o primeiro artigo a quase 1 ano acho que mereço resposta nao é por nao ter conta google que nao irei merecer -.-
    walter foi vendido? por quanto?
    sergio oliveira ja disse aqui mais que uma vez vira para a posiçao 6 é verdade que vem e é verdade que é para 6?
    casemiro tem opçao de compra? de quanto? possibilidades em manter?

    agora uma breve analise a um futuro plantel
    GR: renovaria com helton e para suplentes andres ou ricardo e gudino para ser terceiro e jogar na b, kadu emprestava ou vendia joao costa tambem ficaria na B
    LD: sinceramente acho que ricardo teria mais proveito a extremo e apostaria em vitor garcia e contrataçao
    DC: muitos nao gostam de maicon mas eu gosto e por mim fica ele e marcano, indi e lichnov para 4 central e rodar na b e verdasca tambem
    LE alex sandro (renovar para sair no proximo verao) e angel
    mdf: nao sei a situaçao de sergio oliveira se vem para aqui ou nao depois ha casemiro quanto e as possibilidades de ficar, certo para aqui sera ruben neves, ponha tomas e mikel a rodar em emprestimos, quanto a campana eu do que vi gostei dele mas a ficar com alguem preferia casemiro
    MC: herrera gosto dele mas nao acho o medio ideal para o tipo de jogo de porto, oliver vai embora, ficaria com evandro, quintero é para esquecer, é presiso contraçoes aqui e ter atençao talvez a francisco ramos da b
    EXTREMOS: nao entendo noticias de vindas de extremos, brahimi, hernani, tello, quaresma, adrian, a nao ser que adrian e quaresma saiam...
    PL: aboubakar, gonçalo com leonardo e andre na b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso ter conta Google. É só por o nome em Nome/URL e pronto.

      Eliminar
  15. Para mim a época acabou no Estádio da Luz e nos corredores do Dragão já só se deveria falar da próxima época e temos muito para tratar.

    Reduzir custos aumentando a capacidade do plantel... não é tão complicado como parece pois esta época vai sair muita gente.

    A nível da Baliza, parece-me claro que Fabiano e Andrés não contam... Deixa-los sair era importante com Retorno e ir buscar um GR a sério seria importante... o Navas muito deve estar arrependido de ter ido para Madrid e com o Ancelotti a dizer que vai contratar mais um GR seria uma óptima oportunidade para o irmos buscar baratinho. Helton renovar por mais 1 época pelo menos.

    Na Lateral Esquerda Alex Sandro deveria continuar e dar tempo ao Rafa de crescer um pouco mais para ser suplente do Ángel.

    Na direita, saindo Danilo, não me parece que Ricardo seja uma opção titular e de qualquer maneira Opare não é certamente uma opção (Vender ao Besiktas é o melhor que fazemos já que eles o querem...). Teremos que contratar um Lateral Direito.

    Na zona mais recuada do terreno vai depender se conseguirmos manter ou não Casemiro... penso que dependerá se o Pogba entra ou não para o Real e se o Illaramendi sai ou não... é mais uma posição que precisa ser reforçada caso o Casemiro saia.

    Na zona central do meio campo com a saída de Óliver quase certa e com as entradas de Sérgio Oliveira e do André André( a confirmar-se) está fechado essa zona.

    Nas Alas a manter-se toda a gente parece que temos a coisa fechada. Se sair Brahimi tem de se perceber se necessitamos realmente de alguém para essa posição pois o Bueno nem se sabe qual será a sua posição tão pouco...

    Na frente a grande questão é se Aboubakar chega... e onde vai jogar o Bueno?

    Portanto para mim seria qualquer coisa do Género:

    GR: Helton, Navas (ex.Real Madrid), Gudino (B)
    DC: Marcano, Indi, Maicon, Lichnovsky (B)
    DL: Ricardo Pereira, Meyke(Cruzeiro ?), Alex Sandro. Ángel
    MD: Ruben Neves, Casemiro(?)
    MC: Herrera, Evandro, Sérgio Oliveira (Ex. Paços), André André (Ex. Guimarães)
    Alas: Brahimi, Quaresma, Tello, Hernâni
    Avançados: Aboubakar, Gonçalo Paciência, Bueno

    Saídas: Fabiano, Andrés Fernandez, Ricardo (GR), Danilo, Reyes, Campanã, Quintero, Óliver, Adrian Lopez, Jackson Martinez.

    24 Jogadores para reduzir a massa salarial e também rentabilizar alguns ativos.

    Dos emprestados, não me parece que alguém se tenha demonstrado capacidade de voltar e ser solução...
    - Tozé tem mais 1 ano de empréstimo que lhe vai fazer bem... I
    - Ivo, Kelvin, Kayembé e Otávio ainda precisam de mais 1 ano de empréstimo para começarem a afirmar-se.
    - O Tiago Rodrigues deveria ter mais 1 ano no Nacional para ver se realmente confirmava estas boas indicações dadas.
    - O Caballero era empresta-lo a uma equipa da 1ª divisão.

    - Josué, Pedro Moreira, Ghilas, Carlos Eduardo, Izmailov, Kleber, Djalma, Abdoulaye, Varela, Rolando, Opare é depachar agora que tem algum mercado.

    - Quinones, Licá, Sami e Bolat e acabar com a ligação ao clube e oferece-los a alguém (mantendo 50% do passe talvez).

    Se conseguíssemos fazer isto que desenhei acima seria excelente a nível de gestão financeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esse plantel lutavamos pelo 2º lugar

      Eliminar
    2. Com o actual plantel tb ficamos em 2 lugar...

      Eliminar
    3. A sério D?

      Então um plantel que preserva 7 titulares e que apenas substitui as peças que já estão anunciadas as saídas, com jogadores de qualidade como Mayke, André André, Sérgio Oliveira, Bueno e ainda nos dá o upgrade de trocar o Fabiano pelo Navas no galinheiro, lutavamos pelo 2º Lugar? Então este ano estavamos apenas a lutar pelo 2º lugar também... ainda bem que o conseguimos!

      Eliminar
    4. no que diz respeito a gr eu acho que nao era do interesse do porto contratar o navas ou algum gr dado que todos os anos o porto anda a contratar gr, e ficando helton que espero que fique e que acho que é uma pessoa espetacular e respeitada mas nao sei ate que ponto é mesmo um lider, acho que para suplente gr como andres, ricardo ou ate bolat serviriam porque nao? fabiano acho que se podia aproveitar a oportunidade de vender
      lateral direito nao sei porque nao gosto do mayke mas sim acho que sera uma posiçao a reforçar, nos centrais e laterais esquerdos totalmente de acordo, meio campo, nao sei ate que ponto o porto conseguira ter dinheiro para casemiro, e se tem ou nao clausula de opçao de compra e de quanto, se gostava que ficasse? gostava, sergio oliveira segundo li aqui no TdD vem para posiçao 6, temos ruben, algo me diz que nao vai ficar se assim for, veremos para que posiçao vem sergio, campana embora goste dele com estes 3 ele fica como quarta opçao para ter lugar a plantel da proxima epoca logo nao acredito que fique, restante meio campo com herrera, acho que evandro fica e pode ficar, quintero tem de sair seja de que maneira for, oliver nao ficara, sera presiso reforçar aqui seja com o sergio oliveira para esta posiçao, seja com andre andre, seja com algum nome sonante, acho que o porto para ser campeao vai ter de ter um meio campo forte e deveria apostar bem no reforço deste setor, e nao com ou apenas com "esperanças" mas com certezas, para extremos brahimi, tello, hernani, quaresma nao sei nao, ultimo ano de contrato, idade, feitio, por vezes encho-me dele e ha muitas coisas que nao gosto nele nao sei se nao o trocaria por outro gajo, para pl aboubakar, gonçalo talvez um reforço e ou, o... toze marreco com no comentario em baixo aquele senhor diz... ok sem brincadeiras ate se poderia apostar nele dava experiencia aos pl jovens talvez nao sei e poderia vir a acrescentar algo a equipa a em alguns jogos e nao seria caro nem seria pelos salarios a ele que o porto falia, pode falir é se nao se livrar de muitos dos emprestados que tem isso sim

      Eliminar
    5. Se o Sérgio, o André André e o Bueno realmente se confirmarem, não acredito que ainda venha mais alguém para a zona do meio-campo/ataque.

      Nas alas sem saídas também não estou a ver entrar mais ninguém e tanto que temos um Ivo por aí a crescer que tem de ser visto com atenção e até o próprio Fred, se acreditarem nele (coisa que eu não acredito), poderia servir para um ou outro jogo.

      Em relação ao Casimiro poderemos ter "sorte"... se o Chicarrito Hernandez se mantiver em Madrid o Real fica com um problema bicudo devido à restrição da convocação de no máximo 3 jogadores extra-comunitários e para isso já lá está o Danilo, James e Chicarrito... O Lucas Silva deve sair para entrar o Danilo para a vaga mas ficando o Chicarrito a coisa complica-se para o Casemiro e fica a nosso favor.

      Em relação ao Navas não concordo ctg... o problema do Porto não é a contratação de GR's, mas sim a contratação de GR's sem qualidade... Os GR's que se tem contratado são uma desgraça... Navas é jogador para jogar a titular e não como todos os outros, para ver se "pega". Helton... excelente mas com 37 anos de idade... será seguro para a época que se avizinha? Não sei...

      De resto o lateral direito disse aquilo que vem na imprensa, porque teremos que ir buscar alguém, isso é certo pois Ricardo sozinho não pode ficar e o Vitor Garcia não evoluiu com era necessário (como se fosse possível algum jogador evoluir com o Luis Castro).

      Eliminar
  16. Chamem-me maluco, chamem-me o que quiserem, mas quem é que como eu acha que o Porto devia arriscar a comprar o Tozé Marreco do Tondela? É um goleador Português prestes a fazer 28 anos que anda perdido pela 2ª divisão e que para o ano estará na 1ª. Com tantas apostas caras e falhadas que o Porto tem feito não vejo porque não arriscar num jogador que está a entrar na fase mais madura da sua carreira e pode estar a afirmar-se em definitivo no futebol Português. Os números impressionam e pelo que vi dele é um goleador nato com um faro apurado de golo que faz lembrar o Falcao. O Diego Milito também só com 28 anos é que se afirmou a alto nível no Inter. Não seria uma aposta cara nem de risco, e se não desse certo seria um jogador para entrar num negócio por outro jogador qualquer. Só tendo uma oportunidade para lutar por um lugar num grande clube é que estes jogadores podem provar aquilo que valem.

    ResponderEliminar
  17. Caro Td....Adrian e Tello têm ordenados pornográficos no Fcp...
    Ficarão? Lopetegui irá olhar para dentro da formação?

    ResponderEliminar
  18. TdD , uma coisa que não é este tópico

    Tens alguma observação em relação a este novo empréstimo obrigacionista de 40M€?

    Não te parece que é um risco muito elevado e cumulativo visto ser que assim ficaremos com 2 empréstimos obrigacionistas pendentes no Mercado?

    Eu sei que este é um modelo de financiamento alternativo aos empréstimos bancários mas pagar 5% ao ano no total de 3 anos é uma perda efectiva de 6M€ nesse espaço só em juros pagos sob este empréstimo e tenho a ideia que sobre o anterior o valor ronda os 4,5M€.

    Digo sinceramente que não estava à espera desta incursão no mercado especialmente com a venda do Danilo já efectuada e a do Jackson provavelmente mais que alinhavada...

    Esta opção deixa-me deveras preocupado...

    ResponderEliminar
  19. Dragões Diário disponível para todos

    ​Subscreva o jornal digital do FC Porto

    ​Dragões Diário. É assim que se chama o pequeno jornal electrónico que o FC Porto disponibiliza a todos os que o pretendam receber todas as manhãs.

    Um olhar sobre a actualidade do FC Porto, sobre a agenda do clube, sobre a história, mas também sobre o que acontece no Mundo, sobre artes, sobre lazer, é assim o Dragões Diário.
    Site do FCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa newsletter, na verdade uma das melhores newsletters que conheço (e já vi muitas), mas deixares assim essa mensagem parece um pouquinho spam :)

      Eliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.