quinta-feira, 10 de março de 2016

O Tribunal dos factos

Um leitor alertou para o facto e não há como ficar indiferente. Fernando Saúl, o «oficial de ligação aos adeptos do FC Porto», terá publicado um comentário que diz o seguinte: «Quanto ao Tribunal do Dragão a seu tempo perceberemos porque existe e qual o objectivo. Uma coisa é certa para desunir tem servido e bem!»

O Tribunal do Dragão ainda não chegou sequer ao 2º aniversário, mas vá, já lá vai um tempito desde junho de 2014. Como não sabemos de quanto mais tempo Saúl (e quiçá outros adeptos) necessitará para perceber «por que existe e qual o objetivo» d'O Tribunal do Dragão, vamos dar uma ajuda: é um espaço de defesa, crítica e análise ao FC Porto

É esta a designação do blogue desde o primeiro dia: um espaço de defesa, crítica e análise ao FC Porto. De e para portistas. A análise é inerente a qualquer post. Depois há a defesa e há a crítica. A defesa é feita por amor ao FC Porto. E a crítica é feita... por amor ao FC Porto.

Nos últimos dias tem havido um boom mediático do blogue, e ao qual importa reagir, a começar por aqui: o Tribunal do Dragão não tem, ou não publica, informações privilegiadas. O Tribunal do Dragão, nomeadamente nos posts relacionados com a atividade da SAD, só recorre a documentos oficiais e às informações que o próprio FC Porto presta à CMVM. 

A isto há a juntar o fenómeno Football Leaks, obviamente. São documentos oficiais e são pertinentes, pois revelam informações que a SAD do FC Porto não presta e que são complementares a quem se interessa pela saúde financeira do clube e pelo seu futuro. E acima de tudo, são informações que estão à disposição de qualquer adepto. O Tribunal do Dragão não revela nada que não esteja no domínio público. 

Factos. Apenas factos. O Tribunal do Dragão não reagiu ao processo instaurado a Carlos Abreu Amorim, por uma simples razão: fez acusações generalizadas, e como tal terá que as sustentar e provar. O Tribunal do Dragão não faz acusações. Limita-se a expor factos e a levantar questões sobre os mesmos. Factos, meus caros.

E estes factos não podem causar urticária, porque são os atos de gestão da SAD do FC Porto. Uma gestão com coisas boas e coisas más. E isso deve ser comentado. Tal como podemos elogiar o grande corte do Marcano, mas depois criticar a sua escorregadela. O bom golo do Aboubakar, mas depois a sua perda de bola. A boa finta de Brahimi, mas depois o seu mau passe. 

Nas últimas semanas, tem havido mais posts críticos em relação a alguns atos de gestão. Sobretudo porque a SAD preparou o maior orçamento de sempre, mas o plantel é dos menos bons dos últimos anos. E porque há negócios que merecem legítimas interrogações. Porquê? Porque isto não é o diz que disse. São factos. São documentos assinados pelo FC Porto. São os Relatórios e Contas enviados à CMVM.

Além dos factos, O Tribunal do Dragão orgulha-se de ter sido um dos espaços que mais defendeu o FC Porto dos escândalos da Liga Aliança, dos vouchers e demais. Através dos separadores «Segunda Circular» e «Coisas que dá jeito abafar», há uma vasta variedade de posts que atestam o interesse deste espaço: defender o FC Porto.

O Tribunal do Dragão, no último ano e meio, fez muito mais pela defesa do FC Porto em espaço público do que muitos assalariados do clube. Bernardino Barros ou Miguel Guedes são exemplos de comentadores que recorrem aos conteúdos d'O Tribunal do Dragão para as suas análises em espaço televisivo. Porque há um interesse comum: a defesa do FC Porto.

Num só post dos separadores «Liga Aliança» e «Coisas que dá jeito abafar», O Tribunal do Dragão se calhar tem mais conteúdo público de defesa do FC Porto do que de muitos dos seus dirigentes no último ano e meio. 

Vamos fazer um curto exercício. Quem foi que expôs as negociatas do Benfica e do BES e os benefícios municipais? Quem foi que defendeu, com provas e esclarecimentos, a SAD do FC Porto de ataques desprovidos da imprensa? Quem é que tem sistematicamente exposto todos os podres da arbitragem nacional, na qual o FC Porto anda a ser comido há anos, desde o trabalho de Vítor Pereira às nomeações? Quem é que, ainda há pouco tempo, expôs matéria para o melhor jogador do Benfica ser suspenso e o tratamento privilegiado que é dado a Jorge Jesus? Quem é que mostrou a Robertada? Muitos mais se poderia dizer, de ataques que vão desde João Gabriel a Bruno de Carvalho, de Fontelas Gomes a Gomes da Silva. Uma pista: não foi Antero Henrique, nem Adelino Caldeira, nem Fernando Gomes. Pinto da Costa teve algumas intervenções públicas, mas excessivamente superficiais quando estamos a falar de benefício declarado a outro(s) clube(s) em prejuízo do FC Porto.

O Tribunal do Dragão faz o que gostaria que fosse o clube a fazer. O que provavelmente todos os leitores deste espaço gostariam que fosse o clube a fazer. Faz o que muitos outros grandes blogues portistas fazem diariamente. Perde-se algum tempo, é verdade. Mas se quem nunca recebeu um tostão do FC Porto consegue arranjar tempo para, através de um trabalho de pesquisa, montar textos assim, de certeza que quem é muito bem pago pela SAD também o consegue fazer. Algum portista consegue concordar que o FC Porto fez tudo o que estava ao seu alcance para combater todas as incidências, desde o colinho aos vouchers, das últimas épocas? Não, não fez. E quem acha que fez, provavelmente também acha que um trio d'ataque com Kaviedes, Esnaider e Quinzinho limpava a Champions.

O Tribunal do Dragão é isto. Um espaço de defesa, crítica e análise ao FC Porto. Como não há desejos de protagonismo, ficam as ideias e os factos. Acreditem, são a única coisa que pode ter interesse aqui, não é o bilhete de identidade. Que dava jeito para endereçar de forma mais objetiva as muitas ameaças que o blogue tem colecionado - é obra, são mais as ameaças devido a posts sobre o FC Porto do que sobre Benfica ou Sporting -, provavelmente dava. Mas, pelas mãezinhas que nos fizeram portistas, juremos: não foi O Tribunal do Dragão quem criou nenhum dos factos aqui relatados.

Esperamos que o Saúl, e eventualmente outros portistas menos esclarecidos, tenha conseguido compreender o objetivo e o interesse. Já está escrito no museu: «Tudo o que fazemos, tudo o que pensamos fazer, tem uma exclusiva finalidade: servir o FC Porto!». Servir. Não se servir dele. Se houver dúvidas quanto à diferença, pode sempre ser feito outro post explicativo. Ou meramente continuar a publicar factos

171 comentários:

  1. Obrigado por tudo TdD.

    Coitado do traidor...

    Força! E um Grande Abraço.

    FCP777

    ResponderEliminar
  2. Mais um grande post do TdD !!!
    Esse Fernando Saúl, o «oficial de ligação aos adeptos do FC Porto» devia era comentar e esclarecer aos adeptos as tremendas asneiras da SAD nestes ultimos anos em vez de se por a atacar este site que tem sido dos poucos a "exporem" certas situacoes anormais que se tem passado. E nao so das coisas estranhas dentro do clube como as comissoes (Ruben Neves, os atletas da equipa B etc) mas tb das arbitragens, vouchers e afins..
    Se em vez de criticarem aqueles bloggers portistas, de portistas para portistas, que dao palavras a sua insatisfacao e comecassem a gastar algum tempo a fazerem algo parecido para dar alguma transparencia da podridao que se apoderou das entranhas do FCP, talvez nao fosse necessario haver pessoas externas a fazer tais coisas.
    E vir dizer : «Quanto ao Tribunal do Dragão a seu tempo perceberemos porque existe e qual o objectivo. Uma coisa é certa para desunir tem servido e bem!» so me da vontade de rir. Quem andou a desunir foi a propria direcao do Clube. Andaram no total desleixo nos ultimos anos e mt fizeram para destruir tudo de bom feito ao longo das ultimas tres decadas. Nesta altura parecem mais preocupados a engrossarem a carteira do que o palmares do Clube. Depois sao criticados de todos os lados (e com TODA RAZAO) mas em vez de se defenderem preferem assobiar para o lado e meter processos ridiculos aqueles que manifestam publicamente o seu desagrado sobre as politiquisses da direcao (Carlos Abreu Amorim) ou entao mandar postas de pescada na anedota chamada "Dragoes Diario".. Enfim
    E se isto: «Tudo o que fazemos, tudo o que pensamos fazer, tem uma exclusiva finalidade: servir o FC Porto!» fosse verdade, nao estariamos como estamos !!!
    Espero que o TdD continue por mts mts anos com o seu trabalho de excelencia a dizer o que tem de ser dito.
    Saudacoes Portistas

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que o gajo do bacalhau quer alho era portista

    E merece resposta???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. penso que estas enganado em relação a pessoa que se fala aqui...

      Eliminar
  4. É só mais um post brilhantemente escrito, escorreito e de uma clarividência inapelável... Só tenho pena que não seja este tipo de portistas que está neste momento ao leme do clube. Custa-me mesmo muito ver o meu Porto na situação em que está. E mais me custa ver a cegueira (passe a expressão) com que a maioria de nós portistas trata este momento triste do nosso clube. Quando neste momento deveríamos estar a preparar a transição pacífica e natural de uma gestão que foi genial durante décadas (ninguém pode pôr isso em causa), mas que por inércia ou incompreensão dos novos tempos deixou de o ser, para uma gestão mais adaptada à realidade atual, estamos, ao invés, a querer a todo o custo que este velho bólide pegue e, pior, que volte às pistas e vença como antes. Não vai sequer pegar, muito provavelmente... O melhor que poderia acontecer ao Porto neste momento seria aparecer uma alternativa de gestão, uma nova voz, que, por muito que não servisse ainda para ganhar as próximas eleições, servisse pelo menos para fomentar discussões construtivas e que obrigasse a atual direção a acordar do estado letárgico, acomodado e protegido de vozes dissonantes (muitas vezes por via da intimidação). Enquanto continuarmos com tiques monárquicos, despo(r)tistas e de crença cega no presente justificada pelo passado nunca vamos sair da crise em que estamos, isso é bem certo...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Tribunal do Dragão! São o melhor blog afecto ao F.C. Porto, continuem assim.

    ResponderEliminar
  6. O vosso trabalho neste blog em defesa do FC Porto ( não comenter equivocos, é de trabalho que se trata) é exemplar. Feliz do clube que pode contar com gente tão interessada no seu futuro.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar, deixo aqui o meu agradecimento ao Otribunaldodragao, pois é um espaço onde o comum dos portistas, que como eu, Ama o F.C.Porto, pode ser elucidado(por alguém que consegue ler os factos com preparação para tal, não é o meu caso), de muitos factos do dia a dia do nosso clube e que a direção, tanto do Clube, como da SAD não esclarece. Parece que para alguns, servir-se do F.C.Porto, passou a ser o principal motivo da sua ação, contudo para quem ama o Porto, isso é "criminoso", pois o nosso coração, que sofre a cada instante, das escolinhas ao séniores, seja qual for a modalidade, não permitiria. Já agora deixo aqui uma pergunta. Ser filha de alguém da SAD é condição, para poder ser apresentador, de um canal televisivo do clube? Servir-se do F.C.Porto? Será?

    ResponderEliminar
  9. Caro TdT,
    Grato pelo serviço que tem prestado ao portismo ao longo deste tempo. Sigo desde o começo, e este é o primeiro site que abro de manhã! Se há coisa que o portista é, ou não deve ser, é burro e ignorante. A nossa mística sempre foi o rigor em tudo que se faz.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Muito assertivo, como sempre.
    Continue assim, já não passo sem este ``cantinho´´azul e branco.
    NÓS É QUE SOMOS PORTO...

    ResponderEliminar
  11. Para mim é o melhor blogue portista que existe na blogosfera e que não tem feito nada além de defender os interesses do clube - defesa essa que incluí criticas mais do que justificadas a algumas decisões da estrutura do clube.
    Que continue da mesma forma dando cara pelo clube que é muito mais do que elementos do clube tem feito.
    De um portista de Cabo Verde extremamente desapontado com os últimos 3 anos do meu GRANDE clube.

    Alexis Cardoso

    ResponderEliminar
  12. Oficial de ligação aos adeptos? Quais adeptos? Só se for os amigos da venda de bilhetes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa muita boa! E se fosse só dessas vendas...

      Eliminar
    2. Este Saul, não é da claque mas veio dela. Hoje é apenas e só funcionário da Porto Comercial e passa o dia à boa vida... Acreditem.

      Eliminar
  13. O Fernando Saul como assalariado da SAD do FC Porto não poderia fazer outra coisa que não reclamar com todos aqueles que criticam quem lhe paga o ordenado. Obviamente que o Tribunal do Dragão faz o seu papel de crítica defesa e análise ao FC Porto. Ultimamente, e infelizmente, temos tido mais razões para criticar do que para elogiar. Cabe apenas à Direcção do FC Porto dar a volta a isto...

    Dito isto: Parabéns pelo excelente trabalho e há muita gente a receber um ordenado no FC Porto que faz menos pelo clube do que tu.

    Obrigado por este excelente serviços que prestas ao clube.

    ResponderEliminar
  14. Não devemos ter medo das palavras, para isso se deu o 25 de Abril. Se calhar é incomodo para alguns pôr o dedo na frida e expôr as incompetências e situações "estranhas" que ultimamente se cometem na direção do clube. Bem haja e viva a liberdade. Quem não serve o clube com sangue, suor e lágrimas deve ser corrido. Ponto.

    ResponderEliminar
  15. Quem é este Saúl para merecer resposta? Algum Guru do Portismo? Apesar de estar inteiramente de acordo com o conteúdo do post acho que o autor deu demasiada importância ao que um sujeito de uma claque (julgo eu) escreveu no facebook. E por falar de claques. Elas fazem ouvidos de mercador a tudo o que é escrito? São complacentes com o que se passa? Há interesse pessoal que a situação se mantenha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente, o que der mais gasolina ao Madureira para meter no seu Porsche será o que mais lhe interessa... só que um dia vai dar conta que os que lhe pagam a gasolina (bilhetes vendidos aos adeptos) vão ser cada vez menos.

      Eliminar
    2. a "claque do Madureira" obviamente anda a mamar à conta do clube também. e não é de agora! por isso andam caladinhos. ratazanas!

      Eliminar
  16. "O" blogue de eleição para qualquer portista.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar
  17. Grande! Que o Tribunal do Dragão continue a publicar factos, até que não haja factos para publicar. Excelente serviço aos portistas!

    ResponderEliminar
  18. Sr. Fernando Saúl, leia este post, e todos os posts neste referido, e certamente mudará a sua opinião abrutada. Aqui defende-se o FC Porto, não a FC SADness (espero que perceba o trocadilho, caso contrário também posso fazer novo comentário a explicar).

    Se existe alguma desunião provocada, é pelos senhores da SAD que envergonham tudo o que foi construído pelo grande senhor que é/foi Pinto da Costa - que vive uma fase em que a idade e problemas de saúde o limitam na sua força - e que deveriam ser o prolongamento dessa visão e não aproveitarem-se e ursuparem o símbolo que é o FC Porto, o significado que tem para o Porto Cidade e para o Norte.

    Um bem haja ao Tribunal Do Dragão por todo o trabalho que tem na defesa/crítica/opinião/etc do FC Porto que todos os portistas querem ter de volta.

    ResponderEliminar
  19. és grande meu amigo !
    continua com o teu trabalho !!

    que estes textos e o blog sirvam para as coisas mudarem...que sirva para abir os olhos...que sirva para os adeptos acordarem....que sirva para voltarmos ao caminho de vitorias !




    ResponderEliminar
  20. O que sempre se viu neste espaço foi amor ao FCPorto. Apontar críticas é uma consequência natural de quem se preocupa e de quem quer melhorar. O FCPorto não está bem e felizmento o TdD expõe-nos da melhor maneira todas as nossas preocupações. Só há que agradecer por este espaço. E sinceramente, começo a ficar é preocupado quando as únicas reacções por parte do FCP serem quando alguém os critica.
    Como aqui já se disse, o passado do Presidente no clube não se contesta de maneira alguma possível, mas o futuro parece-nos demasiado preocupante. E éramos nós o clube do futuro.
    Grande abraço e um grande obrigado por todo este trabalho TdD!

    ResponderEliminar
  21. O Tribunal tem feito um trabalho de excelência na defesa do clube. Já da direcção não se pode dizer o mesmo.
    O que sei é que já não é o primeiro blog que é incomodado pelo Fernando Saúl. Pelos vistos além de speaker é o responsável pelo lápis azul no Dragão.

    Desejo sorte e continuidade a este blog. Que nunca o calem. Se isso acontecer será só mais um enorme prego no caixão que esta vergonhosa gestão espeta. Não admitem crítica, querem viver numa ditadura. O clube é deles e não dos sócios e adeptos.

    ResponderEliminar
  22. Como Portista que sou, agradeço desde já a existência deste blog e dos seus colaboradores. Não quero que o meu clube siga actos de gestão danosa ou obscuros e muito menos tenha gestores e administradores que o lesem e façam proveitos com negociatas que depois desmentem. O Fernando Saul como elo de ligação entre os adeptos e o clube, devia era fazer chegar ao clube o descontentamento que os adeptos têm neste momento...

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente, acho que nem valia a pena ter perdido tempo a responder a assalariados da $AD... Parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar!

    ResponderEliminar
  24. Mais um post pertinente como é hábito no TDD.

    Saudações Portistas.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  25. Mas somos Portistas ou do pinto da costa & amigos futebol clube... haja decência, moral e acima de tudo respeito pelos adeptos.. Obrigado TdD!

    ResponderEliminar
  26. Meu caro,
    Sou leitor habitual deste espaço, ainda que este seja o meu primeiro comentário. No entanto, perante ameaças veladas de funcionários do nosso clube que, supostamente, deveriam querer e lutar pelo melhor para o mesmo, não posso deixar de comentar para manifestar o meu enorme apoio para todo o trabalho de defesa do clube que este blog tem prestado, seja perante os adversários externos, seja alertando para todas as falhas internas do nosso clube que, infelizmente, não estamos à espera, mas que nos fragilizam e prejudicam tanto ou mais do que os adversários externos.
    Uma última nota: não é a divulgação dos factos que desune os portistas, é a natureza chocante dos próprios factos, para quem quer o melhor para o nosso clube.
    No dia em que nós, portistas, formos desprovidos de qualquer sentido crítico com o que se passa no nosso clube, como tantos pretendem, é o primeiro passo para o fim da nossa grandeza e sucesso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Há poucos espaços com a clarividência, pontaria, hombria e portismo na rede do que o TdD e quem quer que seja que está por detrás dele.

    A prova dos ataques e ameaças - que não é o único que recebe, posso já confirmar para que não pensem, leitores, que é caso único - que vêm do próprio circulo do clube e afiliados claramente deixa em evidência uma coisa. Há quem esteja mais preocupado em calar e assustar os portistas que se preocupam com o seu clube e querem para ele o melhor do que que aqueles que nos odeiam e fazem tudo para nos prejudicar.

    Estas prioridades trocadas dariam para um bom par de sessões com o Freud que explicariam bem os complexos e sentimento de culpa que para ali vai, mas não vale a pena. Os portistas com informação (e coragem) para a publicar não devem ficar calados por muito que todos os dias saibam que estão mais na mira de pessoas associadas ao seu clube que os seus naturais rivais.

    ResponderEliminar
  28. É um verdadeiro nojo o que se anda a passar no NOSSO clube!
    Pior ainda, quando dentro do nosso clube há quem pense que os factos não devem ser do conhecimento do adeptos!!!!!!
    Faz lembrar o fascismo!
    Crescemos a combate-lo!
    Apontamos o dedo ao nosso maior rival porque cresceu e foi grande no tempo do fascismo...

    ATÉ ONDE QUER CHEGAR ESTA GENTE?????
    PARA ONDE QUEREM LEVAR O NOSSO PORTO????

    Nunca te cales TdD!
    E um grande obrigado pelo esforço e dedicação!

    ResponderEliminar
  29. Parabens td pelo trabalho feito ate agora sempre em defesa do nosso Porto.Aos srs. da SAD e ao sr.Saul aconselho a ler a letra do nosso HINO ,PORQUE LA ESTA TUDO O QUE SEGNIFICA SER PORTISTA.

    ResponderEliminar
  30. Eles estão a ficar incomodados com as verdades!!!
    Se fossem inteligentes saltavam fora enquanto ainda é tempo, e saiam pelo próprio pé. Será que nestes casos públicos não haverá matéria para serem acusados de gestão danosa??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Mais um mandato para prepararem a saída, que ainda não deve estar devidamente salvaguardada.

      Eliminar
    2. saltar fora não vai acontecer, porque como qualquer bandido reles, tornaram-se muito gananciosos.
      no meu entender, o pinto da costa estará um pouco demente e fragilizado, sendo que é manipulado pela corja que tem à sua volta.
      assistimos hoje em dia a uma realidade "cosa nostra" no FCP! Máfia total!
      há que acabar com esta merda!

      Eliminar
  31. Esta na altura de os adeptos do FCP como eu, começarem a fazer perguntas! - Esta na hora de começar a responsabilizar as pessoas! - Isto não é só nos finais de ano ir buscar prémios chorudos ao clube! - É preciso responsabilizar, o FC Porto é uma empresa, e quando as empresas não são bem sucedidas, os administradores têm que sair|

    ResponderEliminar
  32. Esse Saúl é bom é a insultar os adeptos via msg do facebook..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim? como se encontra este gajo? ele que me venha cá com histórias, que resolvemos isso há maneira do meu bairro! maricolas do carago! :)

      Eliminar
  33. Esta na altura de os adeptos do FCP como eu, começarem a fazer perguntas! - Esta na hora de começar a responsabilizar as pessoas! - Isto não é só nos finais de ano ir buscar prémios chorudos ao clube! - É preciso responsabilizar, o FC Porto é uma empresa, e quando as empresas não são bem sucedidas, os administradores têm que sair|

    ResponderEliminar
  34. Necessário continuar este excelente trabalho. Parabéns!

    ResponderEliminar
  35. TdD, sem dúvidas o melhor blog portista e o único que gosto de acompanhar.
    Muito tenho aprendido aqui. Muitos assuntos abordados aqui são um abre olhos para os mais distraídos.

    Nunca te cales, nunca deixes de mostrar os factos que outros querem que passem sem ninguém os ver.

    Obrigado TdD!
    Estamos juntos!

    ResponderEliminar
  36. O Porto sempre foi uma cidade livre, que nunca confundiu liberdade com servidão. E o FC Porto, como um dos seus mais orgulhosos representantes, primava pelos mesmos princípios.

    Hoje em dia a situação é absolutamente ditatorial, caracterizada há muitas décadas em "Animal farm" de Orwell. E até a guarda pretoriana está incluída.

    Apesar de muitas vezes não concordar com o Tribunal, sobretudo na admiração embevecida que nutre por um "treinador" basco que nos acabou de atirar para o fundo do poço, reconheço que neste momento é um dos (poucos) focos de resistência à ditadura. Não se cale. Eu e todos os verdadeiros portistas, aqueles que sofrem mas não ganham com o clube, cá estaremos para ler, discutir e apoiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! A defesa do Lopetegui é a exceção que confirma a regra, aqui no Tribunal do Dragão! :)

      Eliminar
  37. O Tribunal do Dragão é sem dúvida o melhor espaço de informação sobre o Futebol Clube do Porto. Todos nós amamos este clube e é com a sua saúde que nos preocupamos.

    Quem tem "desunido" os adeptos tem sido a direcção e a sua gestão do nosso clube. Já ganhámos muita coisa com esta direcção, ou parte dela, mas isso não pode servir de desculpa para uma má gestão. E espero mesmo que isto seja uma má gestão. Porque o que me parece é que tudo isto é uma boa gestão da reforma desta gente toda. Quando o Pinto da Costa se for, parece-me que vão desaparecer todos e deixar-nos na miséria. Espero estar enganado.

    Por favor, não mudem a vossa abordagem e a vossa análise a todos os assuntos relacionados com o FC Porto. Parabéns pelo vosso trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Quando o Pinto da Costa se for, parece-me que vão desaparecer todos e deixar-nos na miséria.»

      Não meu caro, o problema é que não vão desaparecer todos. Não percebes que todas estas comissões e percentagens é uma forma de garantir que vão continuar a lucrar com ativos do clube mesmo saindo do clube? Imagina que outra direção é eleita entretanto. Se pequenas percentagens de passes de jogadores do Porto pertencem a este membro da antiga direção, ao primo do outro membro, e ao cunhado de outro ainda, com quem é que a atual direção vai ter de negociar quando vender o jogador? Exatamente, com a antiga direção. É tipo membros de um governo, que enquanto estão no poder fazem o máximo para beneficiar a futura empresa onde vão trabalhar quando deixarem o poder.

      Eliminar
  38. Tribunal do Dragão, apenas um desejo: Que a "voz" nunca te doa. Obrigado.

    ResponderEliminar
  39. Sou seguidor nato deste blogue a uns tempos não desde o inicio mas muito perto disso e nunca aqui deixei as minhas opiniões sobre os posts mas não podia ficar indiferente a este. Já há muito tempo que sou da opinião que o problema do nosso clube não tem unicamente a ver com os treinadores mas principalmente com a estrutura da SAD, e isso é cada vez mais notório. Quero deixar aqui os meus sinceros parabéns a todo este trabalho prestado pelo "otribunaldodragao" e que assim continuem pois os verdadeiros Portistas merecem aqueles que as vitorias são as conquistadas em campo e não conquistadas na conta bancaria. Muito Obrigado e continuem assim!!!

    ResponderEliminar
  40. Sem dúvida alguma este blogue é um dos melhores do universo portista e para mim é de leitura obrigatória. Não se deixem intimidar por qualquer assalariado, até porque aquilo que publicam não se trata de mentiras, mas sim de factos.
    Vocês são muito bons. Continuem nesta linha que estão bem.

    ResponderEliminar
  41. á fiz mais comentários com um simples "assino por baixo" que comentários a dizer bem ou mal de este ou daquele. Até já comentei num dos poucos posts onde não estava de acordo a minha discordia.
    Além da qualidade dos conteúdos sempre fui respeitado e sempre respeitei neste espaço a opinião do autor e até dos outros comentadores.
    É neste espaço que mais informação e de melhor qualidade tenho encontrado, não me interessa quem é o autor porque tal como você expôs, a forma como os factos são descritos e as opiniões formadas, não sinto sede de protagonismo ou outra agenda que não seja um melhor FC Porto. Tem por estas razões todo o meu apoio e sou leitor do blog há mais de 1 ano, e continuarei a passar por aqui diariamente para ler e saber um pouco mais sobre o clube que nos une. Um abraço e um muito obrigado

    ResponderEliminar
  42. Continuar este grande trabalho que tem ou têm feito, sempre em defesa do nosso clube, que é o mais importante! Sem medos de ameaças de quem utiliza o clube não para o servir, mas para se servir dele e sobretudo neste momento que é fundamental que muita gente abra os olhos, ou então corremos o risco de quando se for dar conta já estamos no buraco!

    ResponderEliminar
  43. Ridículo. Parece que estamos na Coreia.

    Se alguém do clube dúvida das intenções do Tribunal do Dragão é só fazerem uma pequena pesquisa pelas etiquetas, lerem os artigos, e corarem de vergonha.

    Como portista só tenho a agradecer a enorme dedicação do autor deste espaço em defesa do meu clube!

    ResponderEliminar
  44. Acompanho o TdD há algum tempo e, admito: tenho conhecido mais do FCP com a ajuda do TdD. As monarquias têm um grande defeito: quando tudo corre bem são os maiores, mas quando as coisas correm mal não têm humildade de mudar ou de sair. E o FCP está nesta última fase. Tudo o que ousar criticar a estrutura do FCP e desvendar as negociatas da SAD, será alvo de críticas e processos.

    PS1 - TdD, pelo menos a critica não foi feito no Twitter da "Nándinha".
    PS2 - Continua TdD. Somos PORTO!

    ResponderEliminar
  45. Olá
    Perante este enorme ( em conteúdo ) post em defesa do FCPorto como Instituição, só tenho um comentário a fazer:
    Que nunca lhe doam os dedos Tribunal do Dragão!
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  46. Só tenho a agradecer ao Tribunal do Dragão a excelência dos vossos artigos e o empenho SEMPRE na defesa do nosso Grande Clube.

    A prova do bom trabalho desenvolvido é o aparecimento dos Fernandos Saúis desta vida. Significa que não só estão a revelar as verdades, como a tocar onde dói. Nunca desistam!

    ResponderEliminar
  47. Não me lembro de ver tantos comentários. Ainda bem, é prova que as pessoas estão com vontade de discutir.

    continuação de um bom trabalho
    DsT

    ResponderEliminar
  48. Esse Saúl só vem demonstrar á saciedade o quão mal vai o nosso Clube, esse Saúl representa o que há de pior na nossa sociedade em geral e no nosso Clube em particular. Já teve direito aos seus 15 minutos de fama, espero que quando este pesadelo terminar com a mudança de direcção esse palhaço seja posto fora e bem longe do nosso Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu enquanto adepto do fc porto não me sinto representado por este ou qualquer outro membro de claque. Respeito e muito o papel que têm de apoio ao fc porto mas é esse o limite da minha admiração.

      Eliminar
  49. Sou um leitor assíduo e muito pouco interventivo, no entanto não poderia deixar escapar esta ocasião para felicitar o autor do TdD e desejar que nunca lhe doam os dedos.

    Sigo inúmeros blogs afectos ao FCPorto, todos eles espaços de opinião e defesa mas para além do Tribunal do Dragão e do Reflexão Portista não existe outro que à opinião e defesa junte a crítica e análise tão bem!

    Saudações Azuis e Brancas

    ResponderEliminar
  50. Quando falo com amigos meus de outras cores todos realçam como grande qualidade dos portistas a capacidade de criticar o próprio clube, de defenderem o FCP acima de tudo... e é isso que vejo neste espaço da blogosfera: um local para defender o nosso clube, de o entender e, sim, de o criticar!

    Desde que comecei a ler os vossos posts tenho tido um olhar mais critico em relação aos bastidores do futebol, e sempre que vejo uma noticia como a "promoção" do Antero Henriques fico logo com "a pulga atrás da orelha"... daí procuro saber um pouco mais, pesquisar mais a fundo e, claro, aguardo um post vosso para ter outro (ou o mesmo) ponto de vista... enfim, é assim que se deve viver em democracia!

    Quanto aos que criticam e rotulam o TdD como um factor de desunião no seio da massa adepta do FCP, esses devem estar muito contentes com os actos de gestão que se traduzem nestas maravilhosas épocas desportivas (e não só) que o nosso clube tem feito... a não ser que ainda acreditem que a culpa é sempre do treinador e de um ou outro jogador... enfim...

    Grande abraço e continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  51. TOTAL APOIO SEMPRE!
    Precisamos de mudança!!!1

    ResponderEliminar
  52. O trabalho do Tribunal é excelente e os meus agradecimentos como adepto portista.

    Quanto a esse Fernando Saul ajuda ou serve-se do clube? Estou muito inclinado para a segunda opção. De resto nem merece a minha atenção ele que vá para outro clube e já agora leve os actuais dirigentes que eu agradeço!

    ResponderEliminar
  53. Nós adeptos devemos saudar o excelente trabalho do O Tribunal do Dragão
    Pode-se concordar ou não com o que é escrito mas é opinião que é suportada em argumentação lógica e na maior parte das vezes factual.

    ResponderEliminar
  54. Leio atentamente sempre os textos, e digo que estes reflectem se não a totalidade quase a totalidade do pensamento de todos os Verdadeiros Portistas. Continue assim sempre.

    Um sócio desgostoso com o caminhar do Nosso Clube.

    Pedro

    ResponderEliminar
  55. Boas. Sou leitor assíduo desde o aparecimento do blog e e encontro-me há varios anos a residir fora de Portugal, logo tenho sempre uma visão da realidade menos deturpada/influenciada pelos media nacionais.
    É pena este espaço estar a ser alvo de ataques vindos de elementos ligados directamente ao clube porque isso não só revela desnorte, como também medo que as verdades sejam discutidas e estejam a descoberto.
    Se o trabalho efectuado pela SAD fosse efectivamente de qualidade inapelável então este blog estaria repleto apenas de elogios e de discussões desportivas. Como hoje em dia a internet é uma bela ferramenta de informação, existem pérolas como este blog que nos mantém ao corrente de variadas coisas relacionadas com a realidade desportiva portuguesa e do FCP em particular que não são faceis de assimilar e mesmo faceis de aceder fora de Portugal.
    Um abraço a quem faz este blog e a todos os que diariamente como eu o acompanham, esta voz não se deve calar.
    António T.

    ResponderEliminar
  56. Boa análise do tribunal do dragão! Tel o meu apoio força nisso!!! Somos Porto!!

    ResponderEliminar
  57. Incrível como está 'gente' quer a todo o custo segurar o poder e afastar toda e qualquer voz de crítica.
    Muitos parabéns pelo texto e pelo trabalho que tens feito pelos verdadeiros adeptos do Porto.

    ResponderEliminar
  58. Um grande abraço ao Tribunal do Dragão. Um profundo agradecimento pela honestidade intelectual que usam neste blog, a mesma honestidade intelectual neste momento NAO EMANA DO CLUBE, basta ver as entrevistas do nosso querido presidente no Porto Canal para perceber isso. Com MUITA tristeza o digo.
    Ao tribunal do Dragao, continuem! Nao desistam! nao são vocês q teem q mudar.
    Miguel Alexandre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Miguel me permitir, assino por baixo, e repito "Um profundo agradecimento pela honestidade intelectual que usam neste blog"

      João Silva

      Eliminar
  59. Força tribunal do Dragao! Tem todo o meu apoio para continuar a defesa do nosso clube.Estes últimos desenvolvimentos em relação a adeptos e blogs, por parte do nosso clube, deixam-me muito preocupado. São sintomas de desespero, e acima de tudo, de problemas de consciência. Agora querem calar vozes críticas. É sempre assim:quando impérios sentem o fim próximo, radicalizam as suas atitudes. Só fico admirado que ninguém se chegue à frente. António Oliveira, Vítor Baía, Gomes...Alguém? Por favor,antes que seja tarde demais!

    ResponderEliminar
  60. Vitor Silva - socio 9950910 de março de 2016 às 13:40

    So queria deixar uma palavra de apreço por todo o trabalho feito pelo TdD
    E saiba que por cada critica ou ameaça que lhe fazem outra voz de apoio se levantara

    ResponderEliminar
  61. o que colocou o Porto a frente nas últimas décadas foi a capacidade do clube (e da direcção) de enfrentar os factos e basear suas acções neles, e não em teorias, ideologias, crenças ou outras quaisquer hipóteses (-- exemplificado na estratégia do Pedroto de agarrar a posse de bola para sujeitar-se menos a caprichos arbitrais, mas também a todos os outros níveis). hoje, com tantos motivos para suspeitar que os únicos factos que interessam a muita gente na direcção são apenas os montantes na conta bancária, o TdD representa o melhor desta tradição do nosso clube de enfrentar a realidade.

    muito obrigado pela vossa dedicação, não se deixem intimidar!

    ResponderEliminar
  62. É natural a postura de Saul dado ser assalariado do FC Porto.
    Sabemos que, infelizmente, quem discorda da linha seguida pelo "comité central", corre sérios riscos de sofrer na pela essa sua postura.
    Por isso compreendo o comentário do funcionário.
    No entanto as pessoas só têm a importância que lhes damos, mais nada!
    E, neste caso, aplica-se com propriedade, o velho ditado português:
    A palavras loucas, orelhas moucas!

    Continue(m) com o excelente trabalho que desempenha(m) ao serviço -"pro bono", refira-se - do F.C. do Porto e não deixe(m) de relevar a importância do voto no próximo dia 17 de Abril.
    Acho que uma participação maciça dos sócios na votação, espelhando com o seu voto, os sentimentos de desagrado que proliferam nas redes sociais e nos blogues desalinhados da carneirada, será a melhor forma de minimamente tentar alterar a actual situação.
    Parabéns pelo excelentes textos que publica(m) e que sigo religiosamente porque, como dizem, (e é verdade!!), se baseiam em factos e não em suposições bacocas como aqueles cuja única argumentação é "porque sim"!
    Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  63. Enquanto houver gente deste calibre como o Tribunal do Dragão, o portismo vive. Bem haja, Tribunal.
    A mudança urge.
    Acorda, Porto!!!

    ResponderEliminar
  64. É o que acontece quando se bate no vespeiro. Os mais de 50 comentários que antecedem este são a prova de que o caminho é este.

    Se algum dia o anonimato não for suficiente, sabe que terá respaldo nos muitos milhares de portistas que amam o clube e não permitirão nunca que seja a coutada de uns quantos.

    Não ponho em causa o portismo do Saúl, interpreto apenas como o estrebuchar normal de quem pressente o fim de uma era e o receio de ser dispensado. É apenas humano, mas já agora sugiro que quem está hoje a trabalhar no clube se concentre em fazer o seu melhor pelo clube. Se assim for, a probabilidade de manterem os empregos aumentará consideravelmente.

    Os portuenses genuínos não negoceiam com a sua liberdade. Porque daqui houve nome Portugal.

    Abraço portista

    ResponderEliminar
  65. Muito obrigado pelo vosso excelente trabalho!

    Um grande abraço de mais um dos vossos leitores assíduos

    ResponderEliminar
  66. Sou leitor assiduo d'OTdD há muito tempo e este é o meu primeiro comentário.
    Quero parabenizar os autores deste blog pelo seu extraordinário trabalho diário naqueles que são os seus reais propósitos, a opinião, a defesa, a critica e a análise à (triste) realidade do nosso clube. E é pelo seu extraordinário trabalho que está a conquistar uma Voz junto da massa associativa, que se revêm neste imenso Portismo. Que haja a Força e a Coragem para que essa voz não se cale, Nunca!

    Abraço Portista

    ResponderEliminar
  67. Boa tarde,

    O facto de denunciar factos, isso sim é preocupante. Pois são factos e não invenções. Continue assim TdD, porque os Portistas de verdade agradecem.

    Portanto, continue assim. Ignore os assalariados do nosso Clube, porque creio eu que já todos entendemos o que os mesmos pretendem. Continuar a ser assalariados.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  68. É um momento triste, pois nunca alguém do FC Porto se pode voltar contra os seus adeptos. Está na hora da SAD ir embora! Já chega! Quem lê o blog sabe perfeitamente aquilo que cá tem sido feito. Sabe perfeitamente que se alguém se insurge contra o estado do futebol nacional, esse alguém é o Tribunal do Dragão!

    Hoje, muitos descobriram que afinal, nem todos somos Porto.

    Mas a todos os que são, que continuem a ser Porto. E o TDD é PORTO.

    Deixo um apelo aos adeptos: se forem ao estádio apoiem os jogadores. No final, depois destes saírem do campo, independentemente do resultado, assobiem e mostrem toda a vossa insatisfação com a SAD, levem tarjas para criticar a SAD, mas defendam os jogadores e o grupo de trabalho da equipa.

    ResponderEliminar
  69. Os verdadeiros adeptos, os que não se servem do clube mas sim o servem, quer sejam ou não assalariados do mesmo, desejam a continuação deste excelente trabalho que é O Tribunal do Dragão. Para mim, é o espaço onde retiro mais informação sobre a actualidade do Porto.

    Espero que esta e outras tentativas de controlar a opinião pública portista ocorram em vão.

    Não há ninguém acima do F.C.Porto!

    Um abraço,
    Manuel M.

    ResponderEliminar
  70. Força rapazes...ameaças há muitas, houve uma altura em que um blog onde participava também as teve direito, o melhor que se tem a fazer é nunca quebrar, em prol do amor ao FCPorto.

    ResponderEliminar
  71. Boa tarde.
    A reacção do Sr. Saúl foi apenas a primeira demonstração pública do que já todos suspeitamos, afinal os responsáveis pela SAD sempre lêem o que se escreve na internet, ao contrário do que foi dito pelo presidente na última alocução feita no Porto Canal.
    É tempo de mudar. Gritemos mudança no intervalo do jogo, no sábado e no dia 14, na Assembleia-Geral.
    É urgente haver mudança. De pessoas ou de gestão.
    Se há blog que tem vindo a fazer uma verdadeira defesa do nosso clube é este. Tivesse a SAD feito metade e teria poupado muita contestação e, acredito, teria outros resultados dento do campo.

    Abraço.

    Mauro Vaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que lê.. Ate ha lá quem receba ordenados chorudos só para ir ler uns jornais todos os dias........

      Eliminar
  72. Caros Portista do Tribunal do Dragão
    Em primeiro lugar as minhas saudações a todos os seguidores deste sítio democrático de opinião acerca do nosso querido FCPORTO. Aos autores do TD os meus sinceros agradecimentos por este espaço e aproveito para manifestar a minha solidariedade. Estou certo que apesar dos “ recados “ iráo continuar a sua nobre luta em prol do nosso Clube. Infelizmente a cultura do “ quem não é por mim é contra mim “ continua enraizada na nossa sociedade ( o futebol não tem a exclusividade ). Permita-me, a título de incentivo, recordar outros exemplos de “perseguidos”. No caso, ilustres “ perseguidos “ : JOSÉ MARIA PEDROTO e ….. JORGE NUNO PINTO DA COSTA. Em 1969, presidência de Afonso Pinto de Magalhães, JM PEDROTO não só foi insultado e enxovalhado, foi também banido do FCPORTO através de uma Assembleia Geral convocada para o efeito. Quem não era a Favor de Pinto Magalhães não era portista. 1980, presidência de Américo de Sá : JM PEDROTO e PINTO DA COSTA “afastados” do Clube e apelidados de traidores. Quem lia o jornal “ O Porto “ naquela época teve oportunidade de constatar os “ elogios “ dirigidos a JM PEDROTO E PINTO DA COSTA pelos sempre “ dedicados” assalariados que escrevinhavam no jornal. Ser portista à época era ser acólito da Direcção de Sá. A História tem tendência a repetir-se, infelizmente temo que os tempos próximos serão de tormenta. Faço votos que os Portistas não esmoreçam na luta pelo seu FC do PORTO porque quando mais lutarmos mais depressa chegará a bonança.
    Um bem haja a todos.
    Com as saudações portistas do Jorge Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que o TdD fizesse um artigo com o que PdC e Pedroto defendiam na primavera quente. Tudo o que acusavam a direção na altura e porque queriam uma mudança. Tudo o que o seu programa continha. Aposto que De certeza que agora se aplicava, mas exatamente contra esta SAD e PdC especialmente!

      Eliminar
    2. Verão Quente. É que grande parte da argumentação para o golpe que foi dado é que o Porto, com o Américo Sá estava a regredir na sua afirmação e a voltar a sucumbir aos interesses dos clubes da capital. Já agora, hoje em dia, uma das grandes queixas dos sócios e adeptos é mesmo essa!

      Eliminar
  73. Obrigado ao TdD pelos textos que vão de encontro ao sentimento geral de muitos adeptos e sócios em especial.
    É mm para continuar assim, nos bons e maus momentos, vejo os chapéus e machados sempre como forma de apoiar o clube e a equipa.

    Um grande abraço Portista,
    L.Cruz

    ResponderEliminar
  74. Esse Fernando Saul, é um vendido, um chulo da SAD e da claque que está com medo que lhe acabe a mama. Pus um comentario no seu facebook e bloqueou me a chamar me de benfiquista e com insultos por mensagem privada. Posso mostrar a quem quiser. Vamos acabar com isto!

    ResponderEliminar
  75. Apoio o blog. Sigo todos os posts. E foi o único a ajudar-me a perceber os "meandros" das contas do meu clube e a concluir que (i)lógica do negócio do futebol
    PS - E sou Contabilista Certificado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas contas não são feitas para ser entendidas meu caro.

      Eliminar
  76. Como vê,dizer mal,embora verdades dá-he um numero de comentários até á pouco impensavel. Parabens. Aposto que se fizer um post a enunciar o que de bom fez esta Sad não terá 1/10, não porque não seja claro ou incisivo ou até por escrever mal, mas porque a maioria de quem o lê são os adeptos festeiros, os que não sócio e dizem que não sustentam xulos mas que, quando se ganha, obedecem aos desejos das esposas para irem á baixa. São aqueles que - e você será infinitamente mais serio que alguns prostitutos disfarçados de jornalistas - lêem as noticias no Lixo da Manhã embora neguem se preciso for, vêem a TV do Lixo, porque " é ali que se dizem as verdades "... Mas compreendo-o, o que fazer? Dizer a verdade - e a verdade é que a Sad não o contesta - ou omitir, mantendo este tipo de lume brando que vai queimando mais que ajudando (em minha opinião)?
    Continuo a não aborrecer-me por não me publicar, sei que me lê, alias não deixo de consultar o seu estaminé, obrigatoriamente.
    Por ultimo, não foi depreciativamente que, ontem, o convidei a candidatar-se á presidência do Nosso Clube, pois sei o que acarrateria, mas concordará que seria necessário existir alguem que o fizesse para se denunciar estas coisas.
    Amadeujorge Resende, sócio 9137

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo, parece-me que estamos todos do mesmo lado e queremos todos o mesmo: o bem do FC Porto. Estar a dividir os adeptos em grupos não acrescenta nada, a massa adepta é em todos os clubes heterogénea apenas dividem um denominador comum: o clube.
      É normal que haja mais comentários quando as coisas correm mal, é assim em todas as coisas da vida. Também não esqueço as coisas boas que vivi e senti com o FC Porto, mas que há coisas erradas, há. Ainda aguardamos pelo programa da lista que se está a candidatar à presidência. Numa altura como esta, era bom saber quais são os planos das pessoas que vão dirigir os destinos do clube nos próximos 4 anos. É que também eles estão ao serviço do clube. É bom que não se esqueçam disso.

      abraço,

      DsT

      Eliminar
    2. factos meu caro, factos! e documentados!
      "dizer mal" é outra coisa.
      este blog faz um bom trabalho!

      continue a ver a rtp memória meu caro 9137.

      Eliminar
    3. Sim, parece-me injusto apontar o dedo a quem transmite factos. E mesmo opiniões substanciadas com esses factos. Não foi essa pessoa que criou ou originou os tais factos. Aponte-se o dedo aos culpados de tal. Mas sem medo de perder um idolo/deus de longa data. Largos dias têm 100 anos. Se os primeiros foram de verão quente, veio o outono, a primavera e agora o inverno, bem frio e negro.

      Eliminar
  77. volto a repetir, contra factos não há argumentos e o tribunal do dragão é limpinho, limpinho. esse rapazola saul devia ter mais cuidado com o que diz e escreve porque assim não está a ser "porta-voz dos adeptos" ou lá que raio ele diz ser.

    ResponderEliminar
  78. Desde já, os meus sinceros parabéns pelos vários textos publicados! O TDD é e tem sido simplesmente o melhor espaço de opinião sobre o nosso FC.Porto. Infelizmente vivemos um período menos feliz, e não é preciso pensar muito para perceber de onde advém a culpa, mas mais triste ainda, é saber que a S.A.D está "podre", os interesses pessoais são prioridade de todos, as comissões é que importam, e a Mística, o interesse do Clube é cada vez menor. É também revoltante ver as críticas que são feitas a este fantástico Blog, pois sinceramente só não vê quem não quer, ou quem é pago para esconder a verdade ( caso do Sr. Fernando Saúl ) ex S.D e atual Speaker do FC.Porto.
    Enfim, fico sem palavras... Há coisas demasiado graves a acontecer no nosso clube, o qual vive uma PURA Ditadura. A falta de interesse em defender a Mística e MARCA FC.Porto é gritante!!!!!
    Despeço-me com a esperança que as coisas mudem, e com um ENORME BEM HAJA ao TDD, por defender a VERDADE e claro, o verdadeiro sentimento do que é sentir o FC.PORTO.

    ResponderEliminar
  79. Desde já quero agradecer ao autor deste blog! Seja no bom ou no melhor, sempre dá os factos e a realidade com clareza e respeitando sempre tudo e todos e com um enorme amor ao clube! Dito isto, tenho pena que o FC Porto esteja tão podre, um clube rápido no gatilho a atacar e fazer de tudo para calar os seus, mas incapaz de se mexer para calar os inimigos que tanto querem desfazer o grande FC Porto! É urgente uma mudança de paradigma no clube, é urgente uma limpeza na SAD e um voltar aos valores que caracterizam o ser Porto, garra, capacidade de luta contra as injustiças, seriedade, organização e qualidade! Porque o Porto é dos sócios e não dos viscondes que lá andam a gerir, força FC Porto! #SOMOSPORTO

    ResponderEliminar
  80. O FC Porto diz que é o clube mais transparente, o que é diferente de ser um clube transparente! Neste caso o Tribunal do Dragão presta um serviço de grande qualidade aos adeptos e sócios do nosso clube. Eu tenho que elogiar o patamar em que Pinto da Costa colocou o Porto, mas dizer numa entrevista que o filho só tem um jogador das camadas jovens é tudo menos transparente porque como o Tribunal referiu nos últimos dois anos uma empresa da qual o filho faz parte recebeu 1,5M€ se não estou em erro no tempo e valor, mas está no relatório de contas! A direcção pode dizer o que quiser mas há interesses instalados no clube que só nos prejudicam, não se percebe como pode um jogador que não é uma mais valia para a equipa principal, é apenas promessa, ser avaliado em 7,5M€ ou 4M€, e dou como exemplo Octávio, Victor Garcia, Kayembe, e nem é necessário pesquisar para encontrar mais! É má gestão ter receitas de 90M€ e ter despesas de 150M€, não é sustentável pensar que se vai realizar 60M€ em vendas de passes de jogadores todos os anos. Existem várias situações incompreensíveis no nosso clube que têm tendência para se agravar e não o contrário! Ass: Diogo Correia

    ResponderEliminar
  81. Caro TD não ligues ao pequenino saul.
    Essa gente é pequena demais.
    Estás e leva nos ao rumo certo.
    Temos confiança na integridade e seriedade do TD.
    Temos de confiar no TD para saírmos do buraco em que a sad nos tem enfiado.

    ResponderEliminar
  82. Sou leitor deste blog há algum tempo, e após a leitura deste post não podia deixar de manifestar a minha solidariedade com os autores do blog.

    O facto dos posts sobre o FC Porto incomodarem mais que os posts sobre os rivais, é um claro sinal que neste momento o combate prioritário do FC Porto é a nível interno e não externo.

    É também sinal que a missão deste blog está a ser cumprida com distinção! É curioso que gente que se agarra ao poleiro a todo o custo para se servir dele, esteja a tentar que outros abandonem o lugar que ocupam com mérito.

    Continuem Tribunal do Dragão! Este espaço é vosso por direito!

    ResponderEliminar
  83. As grandes conquistas do passado não dá o direito de alguns desses mentores e obreiros criarem raízes e servirem-se do FCPorto da maneira que querem e como temos visto ser denunciado publicamente pelos os Leaks e CMVM.Nós Portistas de sangue estamos agradecidos a todos eles por essas páginas brilhantes da nossa história,mas queremos mais e mais e isso é algo que não se vislumbra nos tempos mais próximos a continuar-mos assim.

    Não é o TDD que denuncia o quer que seja que se relacione com o FcPorto.Apenas se comenta factos e se expõe factos.Quem anda à chuva molha-se e quem não quer ser exposto que não se coloque a jeito e isso é coisa que não tem acontecido.Os resultados desportivos tambem não ajudam.

    o TDD tal como outros blogs deviam ser homenageados ao invés de criticados e ameaçados por fazerem a luta que outros não fazem no que diz respeito ao futebol sujo que anda por aí centrado em Lisboa,capital do centralismo.Já agora o que é feito do oantilampião?

    quando os outros nos acusavam disto e daquilo quando vencia-mos, esqueciam-se de olhar para as suas pobres equipas e hoje nós acusamos os outros e olhamos para as nossa equipa e não vemos qualidade nem o espírito do DRAGÃO.

    quem elogia e combate o poder do centralismo ou da corrupção que por aí anda mais a sul,tambem tem o direito a criticar aquilo que menos positivo se passa no nosso reino azul.

    Que todos os outros nossos amigos do "Relexão Portista", "doportocomamor", "Tomo" "Porto Universal" entre outros se unam contra as ameaças que por aí andam para tentar silencia-los.

    Ao TRIBUNAL DO DRAGÃO a minha solidariedade

    saudações portistas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ Joana Santos

      muito obrigado! pela referência ;)

      cumprimentos
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    2. Sempre e apenas pelo FC Porto. Nunca contra ninguém excepto se para proteger o primeiro.

      LAeB : Do Porto com Amor

      Um "beijinho" portista

      Eliminar
  84. Força. As verdades são para serem ditas doa a quem doer.O trabalho aqui feito faz mais pelo clube do que aqueles que são principescamente pagos fazem. Parabéns e continuem pois terao sempre o apoio dos verdadeiros portistas daqueles que servem e não se servem do clube.

    ResponderEliminar
  85. Adoro-te TdD!

    Vendidos? Não, obrigado.

    ResponderEliminar
  86. A União começa a ser cada vez maior mais contra a SAD e os que vivem à custa do FC Porto.
    Força TdD. Se tens agenda espero que apareça rápidamente e com uma/apoio candidatura ao nosso clube.

    ResponderEliminar
  87. Sigo o TdD com assiduidade diária e já foram vários os posts em que, por concordar ou discordar, quis comentar. Nunca o fiz! No entanto é neste em particular que o faço, numa demonstração de solidariedade para com alguém que tem a coragem, clarividência e AMOR para elogiar e/ou criticar com assertividade o nosso clube e todos os elementos que o representam.

    E são precisamente esses elementos que estão na ordem do dia, a começar pelo Sr. Saúl, speaker do Dragão em part-time, censor da bluegosfera a tempo inteiro e responsável pela vigia e intimidação de todos aqueles que ousem levantar a voz contra quem lhe paga o salário. Este indivíduo já por mais do que uma vez ameaçou pessoalmente bloggers por se "estarem a esticar", daí o autor deste blog dizer que dava jeito haver uma identidade associada ao mesmo, sempre seria mais fácil de também o calar!

    Segunda-feira há uma assembleia-geral onde os sócios podem e devem exigir explicações aos dirigentes do nosso clube destas negociatas que fazem com que, por exemplo, o Sr. José Caldeira tenha sido certamente o único portista feliz no final do jogo de Braga. No entanto, será preciso muita coragem para o fazer, pois num local literalmente fechado (garagem do estádio) e vedado à comunicação social, os Saúls deste clube tudo tentarão para silenciar as vozes dissonantes. Se ao menos houvesse transmissão televisiva da Porto Canal a pluralidade estaria garantida, já assim tenho muitas dúvidas...

    ResponderEliminar
  88. Joana,
    Agradeço a referência. É uma situação de clara falta de tempo. A ser revista em breve, espero.

    ResponderEliminar
  89. Não só mas também
    http://algolminima.blogspot.pt/2016/03/a-histeria-instalou-se-no-fc-porto.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A histeria vem na sequencia da identificação dos erros/gestão danosa por parte de um corpo diretivo sem escrupulos. São demais as barbaridades para deixar passar. Ao pé disto, o Américo Sá merecia voltar. Ou o Pinto de Magalhães,

      Eliminar
  90. Confesso que já o critiquei algumas vezes..aliás já ouve alturas em que não publicou comentários meus..ora porque as críticas que fazia não eram em boa altura ora porque gostava que tivesse um rosto..mas se ter um rosto implica problemas eu compreendo..se este blogue ajudar alguma coisa na mudança que se pede eu darei a força toda

    ResponderEliminar
  91. TD,

    O meu apreço e solidariedade. Continue a sua missão de defesa do FC Porto e esclarecimento dos sócios e adeptos, já que, quem direito, tem estranhamente abdicado dessa responsabilidade.

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  92. Como não poderia deixar de ser, a solidariedade do Imbicto Poema está convosco.

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
  93. E de repente Pinto da Costa é um vendido, um falhado, um oportunista!!!!
    Onde estavam vocês em 1978 quando o Simões fez autogolo na própria baliza a favor dos encarnados?
    Se calhar assobiavam e insultavam os jogadores!!!!
    Tanta gente valente e ninguém se candidata!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que o TdD fizesse um artigo com o que PdC e Pedroto defendiam na primavera quente. Tudo o que acusavam a direção na altura e porque queriam uma mudança. Tudo o que o seu programa continha. Aposto que De certeza que agora se aplicava, mas exatamente contra esta SAD e PdC especialmente!

      Eliminar
    2. desliga a rtp memória ó felizberto, e acorda pá!

      Eliminar
    3. Ó Felisberto, eu estava do outro lado, na Superior Sul, e sofri como todos os outros até ao empate do Ademir a 8" do fim. A verdade é que, neste momento, o Pinto da Costa é mesmo um fracasso.

      E esses convites à candidatura são uma espécie de ameaça (e o uso da palavra "valente" foi bem escolhido): é como quem diz "atrevam-se a candidatarem-se!".

      Se calhar só se pode criticar um governo se se for deputado ou criar um partido. Está muito boa essa!

      Eliminar
  94. Já o disse uma vez, este sítio é um serviço ao portismo.
    Vou fazer um elogio peculiar, é o último sítio de notícias que abro de manhã. Depois da palha, da merda, vem o TdD, com café e cigarro.

    ResponderEliminar
  95. Boa noite, sou leitor deste blog há algum tempo, e após a leitura deste post não podia deixar de manifestar a minha solidariedade com os autores do blog.

    O TDD tem-me ajudado a perceber em detalhe, recorrendo a informação pública que nem sempre o comum dos leitores consegue decifrar, a decadência que se instalou na estrutura do FCP. O que se faz de bom e o que se faz de mau. Factos concretos baseados em dados fornecidos pela própria instituição. Discutem-se ideias e opiniões. Não se critica por criticar, mas sim para evoluir.

    Ao TRIBUNAL DO DRAGÃO a minha solidariedade

    ResponderEliminar
  96. Momentos de grande tristeza estes, em que os verdadeiros portistas são ameaçados por mostrar factos e criticar com verdades.

    Que nunca vos doam os dedinhos. Continuem com este grande trabalho.

    Infelizmente temos uma SAD ultrapassada e sem política de comunicação. Vale mais convidar o Serpa para a gala dos Dragões de Ouro e processar Portistas. Mientras tanto, a equipa de andebol que jogue em Viseu e o hóquei que agarre nas malinhas e vá para Fanzeres. Enfim ficávamos aqui até amanhã. É incompetência e desleixo a mais.

    ResponderEliminar
  97. Saudações a todos os portistas e em especial aos autores deste blogue fantástico, onde se debate com rigor e liberdade o nosso clube.
    Ser portista não é ser acéfalo e acrítico.
    O portismo, para mim, é exigência, é querer mais que os outros, é não se acomodar ou resignar.
    A cultura que faz dos críticos inimigos serve para esconder o que ninguém já disfarça.

    Bruno Reis, portista desde que me conheço.

    ResponderEliminar
  98. Muito obrigado Tribunal do Dragão.
    Continue a expor os factos irrefutáveis!

    ResponderEliminar
  99. golaço!
    parabéns pelo post!
    um jogador à Porto!

    ResponderEliminar
  100. Parabéns pelo trabalho que é feito aqui.

    Cuidado com os processos, parecem ser a única coisa que a SAD do FC Porto sabe fazer. Os outros são irrelevantes, mas um portista abre a boca...


    AA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas atitudes de pequenez, metem nojo. Tudo o que atente contra a mama da SAD é logo calado e processado. O que atente contra o clube, no pasa nada. Já chega destes sanguessugas.

      Eliminar
  101. o TD da a conhecer varios aspetos da vida do clube, eu ja tenho criticado alguns textos que nao me parecem corretos. Se o Saul tem de estrabuchar para ganhar o pilim dele pois que estrabuche mas EU GOSTO DE VIR AQUI LER E COMENTAR OU NAO. As criticas sao generalizadas e estao a incomodar a direçao, vamos ver se acorda defenitivamente, Amorim o deputado so escreveu o que escreveriam milhares de adeptos do clube, ~tera falhado um termo ou outro mas a direçao percebeu que ele e so uma voz importante no descontentamento reinante. A VERDADE E QUE NAO APARECE NINGUEM PARA CONCORRER CONTRA PINTO DA COSTA E HOJE ATE TALVEZ TIVESSE HIPOTESES DE GANHAR. Mas qualquer direçao na proxima epoca nao tem margem de manobra.

    ResponderEliminar
  102. AH E JA AGORA FORÇA!!!! eu sou portista desde o berço nao acredito que alguem seja mais portista que eu E EU APRECIO O TD E DEPOIS?????

    ResponderEliminar
  103. O meu agradecimento ao TdD por todas as horas perdidas a expor assuntos que muito interessam ao universo portista. Espero que na próxima AG, haja muitos portistas a fazerem questões a quem de direito. Apertem com eles, pois o FC Porto é nosso! E discutam estes assuntos com o máximo de portistas possível, para que todos fiquem cientes do que se está a passar!

    ResponderEliminar
  104. Sou um anonimo que nunca deixou de ser aqui anonimo, nunca aqui comentei sem ser como anonimo e ja muitas vezes fiquei fodido por nao me responderem aos meu comentarios por ser anonimo, mas leio este blog desde o seu primeiro artigo, estou satisfeito venho ca quase todos os dias ver se ha artigos novos, sao bons os artigos aqui feitos e informam o adepto mais que o clube, e naquele paragrafo do artigo onde disse que o blog ja fez mais em defesa do clube desde a sua existencia que qualquer admnistrador da sad no ultimo ano e meio... é pah e ameaças por um artigos num blog, blog esse que ja tanto defendo o porto e mais ja tanto disse bem do porto, sinceramente, sejam homenzinhos e ganhem vergonha

    para acabar, eu, e tambem ja o disse aqui, nos ainda meus 23 anos, sou diretor de um clube distrital, que tem muitos problemas desde confusoes de jogadores a problemas e divisoes entre socios, somos uma tenra com muita gente picuinhas, como é obvio nao sou remunerado e faço mais pela defesa do meu clube que os admnistradores da sad do porto...

    ResponderEliminar
  105. Mt bom texto, e excelente conteúdo.
    Concordo.
    Parabéns Tribunal.

    ResponderEliminar
  106. Ameaças? a sério?

    que tristeza.
    Há pessoas que pensam que defender o clube é defender tudo o que a Sad faça...No entanto são os mesmos que vão para o estádio assobiar os jogadores...ou então nem aparecem lá...

    ResponderEliminar
  107. Se for possível gostaria de saber quem é o Fernando Saúl ?

    ResponderEliminar
  108. Será que foi a SAD a obriga-lo a fazer esta critica?
    Nunca saberemos.
    Até porque neste blog se explica muito bem os pormenores do que tem feito o clube.

    Querem ver que a SAD está com medo da Bluegosfera?
    Epá trabalhem para levantar outra vez o Clube em vez de andarem a tentarem arranjar sarilhos com algo que faz parte do mesmo.

    O blog é 5* e continuem a dar a sempre relevante informação.

    ResponderEliminar
  109. Como bô transmontano que sou só vou dizer isto: Mas agora na sad andam a fumar daquela merda que faz rir ou caralho? Era o que faltava agora no meu clube existir a mordaça da censura. Não gostam daquilo que,e, se escreve no tdd? Comam merda meus amigos. Nós é que somos o Porto. Nós somos Porto. E ninguém nos calará. Tdd continue a gritar bem alto aquilo que está bem e o que está mal. Nós não somos associação recreativa e cultural do Alto dos Moinhos em que é heresia falar mal do moçambicano. Não somos o circo do Lumiar onde o pequeno líder tem um programa de televisão chamado a hora do presidente.

    ResponderEliminar
  110. TDD podes falar sobre isto (http://portistasanonimos.blogspot.pt/2016/03/inovar-para-voltar-reinar.html), nomeadamente sobre o deficit fisico e mental que se nota na equipa, as razoes pra tal acontecer e o que se pode fazer pra melhorar este aspecto.
    abraço e continua o teu bom trabalho

    ResponderEliminar
  111. O blogue " O Tribunal do Dragão" devia ser de leitura obrigatória para quem sofre pelo F.C.P. e ama o clube. Além disso, apresenta os "posts" num português claro e escorreito que, num tempo em que tão mal se trata o nosso idioma, é verdadeiramente de louvar.
    Os Portistas só têm de agradecer aos que demonstram tanta dedicação, com certeza com sacrifício pessoal, e, parece, sem nenhuma recompensa que não seja comprovar, nos comentários aqui reproduzidos, que esse sacrifício vale a pena.

    ResponderEliminar
  112. Também sou seguidor fiel...e com o "Tribunal" tenho aprendido imenso e ficado bem mais esclarecido dos factos que envolvem o futebol. E nisto incluo as análises sempre pertinentes sobre o nosso FC Porto
    abraço

    ResponderEliminar
  113. Faz uma página com ABOUT a redirecionar para este post.

    ResponderEliminar
  114. Neste comentário, vou fazer a minha crítica, análise e defesa ao blog e a este caramelo.

    Começando pelo senhor Saul: Mas que raio vem a ser isto? A sério? Que merd* (perdoem me a palavra, mas é a mais adequada e não pretendo ser ofensivo, nem mal educado com ninguém) é esta? Onde é que já se viu, ameaçarem alguém que presta um serviço gratuito a todos os VERDADEIROS PORTISTAS?! Deviam era ficar agradecidos por alguém que não vê um cêntimo à frente faça algo MAIS, MELHOR E DIFERENTE, do que aquilo que a nossa SAD tem feito! Pois é senhor Saul, o Tribunal do Dragão, já fez mais na defesa do superior interesse do clube do que a SAD velha, gananciosa e acomodada do nosso grande clube. Infelizmente, para um clube tão grande, uma SAD tão fraca e tão pequenina em valores éticos e morais.
    Não se admite a ninguém do clube tratar alguém da forma que este Saul fez a alguém que pensa diferente do que ele queria.

    Sou Portista desde pequenino, sou Portista de coração. Sou adepto de um grande clube, mas neste momento, não me revejo nele, estou revoltado com ele, triste e cada vez mais desiludido pelo que (não) tem sido feito. Pede-se que se faça mais, melhor e que deixem os adeptos falar, para que o clube volte a ser dos seus adeptos e deixe de ser de meia dúzia de abutres interesseiros.

    Segundo lugar, o Tribunal do Dragão: Sigo o blog à cerca de 1 ano, e desde o primeiro dia que me cativou pela forma fácil, coerente e lúcida com que aborda todos os temas sem excepção, para o bem e para o mal.
    O trabalho aqui desenvolvido é de excelência, com qualidade, trabalho feito e divulgado oportunamente e sempre a colocar os superiores interesses do clube acima de tudo e de todos.

    Sinceramente, ultimamente, o Tribunal do Dragão tem me deixado dividido. Por um lado, a identidade do blog que se mantém inalterada desde que me lembro, análise, crítica e defesa, que eu admiro e julgo que fazia falta na nossa SAD alguém assim, preocupado em informar os adeptos, preocupado com o clube e tudo o que o envolve, direta ou indirectamente.
    Por outro lado, acho que o Tribunal do Dragão também acho que existem alturas em que seria mais oportuno passar uma mensagem de otimismo e que deveria tentar unir mais os adeptos, deixando um pouco para segundo plano todas as análises que possam gerar discórdia e motivos de stress entre clube e adeptos. Isto porque o tribunal do dragão tem deixado a nu muitas imperfeições no nosso clube num curto espaço de tempo, o que aliado ao mau momento do clube tem provocado ainda mais instabilidade.
    Com isto não quero dizer que as coisas não devem ser análisadas, pelo contrário, TUDO TEM DE SER ANÁLISADO. Quero dizer, que o timing tem de começar a ser melhor gerido e que ao lançar os posts mais acesos, se tenha cuidado com o que isso pode provocar nos adeptos e nas repercussões que possa ter na equipa/estádio durante os jogos.

    Para concluir: Saul, acabaste de borrar a pintura toda, acabaste de piorar uma relação que já ia mal entre SAD e adeptos.

    Tribunal do Dragão, obrigado pelo serviço prestado. Não interprete mal o que lhe disse sobre o timing. As notícias devem continuar a ser escritas, todas elas. Mas em momentos mais oportunos. Se você mostrar uma visão mais otimista, pode ser importante na recuperação da relação entre adeptos e o plantel,que seria importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, não se questiona o timing de quem rouba e prevaricadores mas sim o sentido de oportunidade de quem grita : " agarra que é ladrão ".

      Schhtt, gritem baixinho e com intervalo de dias para não alarmar o povo. Entretanto siga o saque...

      Ele há cada um

      Eliminar
    2. Onde começa o optimismo e acaba na censura? O timming é sempre. O timming é quando acontece. Se não andassem com o rabo apertado, resultado dos roubos que fazem, a SAD nada teria a temer. E os posts seriam de reconhecimento pela defesa que era feira ao FCPorto. Mas não.

      Eliminar
    3. F***-se! Não é "timming", é "timing". Mas há palavras portuguesas para isso.

      Eliminar
    4. Obrigado pela correcção sr. Proffessor.

      Eliminar
    5. Por acaso fui professor. Dai exasperar-me sem necessidade. Não tem de quê.

      Eliminar
  115. Mais um post brilhante, como já nos habituou.
    Muito obrigado ao TdD pelo excelente trabalho.

    Somos Porto, um abraço.

    ResponderEliminar
  116. TdD, eles andam nervosos (porque será?)...

    Um destes dias deixei um comentário no blogue Porto Universal, onde faço a analogia dos profetas da Bíblia (Israel); ou seja, os profetas profetizavam contra as injustiças e pecados do povo (leia-se Fariseus e Saduceus), mas o povo só queria ouvir elogios, receber honras na praça pública. Com tal acusações, que prejudicava o seu modo de vida (burguesa), então o "povo" assassinava os profetas. Etc.

    O TdD é "uma espécie" de profeta contemporâneo, que recebe as mensagens (não dos Céus mas dos próprios prevaricadores), e apenas se limita a "traduzi-las" em linguagem percetível para o universo azul e branco, leigo na arte das "letras mirabolantes" (= comissões, negociatas, compadrios, etc).

    Graças aos "profetas" como o TdD, é que o verdadeiro povo Azul e Branco toma conhecimento das burguesias praticadas pelo "povo dos fartos" (os tais saduceus e fariseus, que proclamam nas praças a prática do X mas na vida real fazem o Y).

    Provocação e intimidação é a filosofia dos FARTOS!

    TdD, um bem-haja!
    Força nas "canetas". Não ligue às tretas.

    Alto_Minho

    ResponderEliminar
  117. Sou leitor assíduo e embora nem sempre comente, neste caso não o posso deixar de fazer para demonstrar a minha solidariedade.

    Continue(m) a esclarecer os adeptos!!!

    ResponderEliminar
  118. Depois do Tatical Porto agora o Tribunal do Dragao.
    Nos ultimos tempos quando o nivel e o detalhe da informaçao que se presta aos portistas é alto a sirene toca logo nas Antas!!
    Triste estado a que chegamos.
    Parabéns pelo espaço e nao baixem os braços!

    ResponderEliminar
  119. Uma das razões pela qual sou portista, é por o meu clube lutar contra um regime imposto num país. Faz parte de mim, de si e de qualquer outro adepto criticar o que está mal e apoiar o que está certo, sob pena de tornarmo-nos um regime tambem. Eu quero vence-los e nao juntar-me a eles!!!!

    ResponderEliminar
  120. Quando a empregada da limpeza chega a amante do patrão ta tudo fud...

    TdD melhor espaço À PORTO do mundo

    Saudaçõs portistas

    ResponderEliminar
  121. O Tribunal é dos poucos espaços que está na vanguarda daquilo que a nação portista precisa para se reerguer após o tombo desportivo-financeiro no pós-actual direcção. Críticas continuarão a chover cada vez mais intensamente sobre o blog mas qualquer portista que se preze sabe bem que este espaço prima pela isenção e pelo bem do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, clube fundado em 1893 e não em 1982.

    ResponderEliminar
  122. Ó Saul, e o teu comentário sabes para que serviu o teu comentário? Para o sócio 22948 deixar de te financiar o coçar do escroto. Sei que já não é muito, adivinha lá porquê... Mas quem já não tem paciência para o que faz a SAD e já não se sente identificado com o clube à anos, querias o quê?

    ResponderEliminar
  123. A Sad e os seus elementos são protegidos pelos Claque, pessoas perigosas e que impedem qualquer oposição que haja de fazer valer a sua voz. É isto que enquanto Portista me envergonha, saber que o meu clube é governado por pessoas deste nível, e posso dizer que mesmo o sucessor de PC vai ter o mesmo problema, pois segundo consta alguns deles já são assalariados do clube. É preciso uma intervenção de uma entidade governamental caso contrário estamos entregues a este bando de criminosos.

    ResponderEliminar
  124. Presto aqui a minha solidariedade com o TdD.
    Quanto ao nosso clube e na iminente perspetiva, de não haver candidaturas alternativas, só rezo para que o nosso grande presidente, vá buscar, sabe-se lá onde, a sua força do passado, para retomar o nosso clube à rota do sucesso, e saír pela porta grande como tão bem merece! Haja Esperança.
    Nuno Coelho

    ResponderEliminar
  125. Já que se fala de servir ou servir-se do clube... esse tal de senhor Saúl, devia ponderar melhor as suas palavras, visto que é do dominio de muitos portistas que o mesmo vende bilhetes para jogos do FCP a um preço mais elevado do que marca no bilhete...mas afinal esse tal de senhora Saúl serve ou serve-se do clube?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse e o resto do gang da claque é tudo farinha do mesmo saco. Incrivel como têm o apoio da SAD. Guarda pretoriana, é o que é.

      Eliminar


  126. sim, é verdade: eles "andem" aí.e ameaçam. e tentam saber quem somos. e, peço desculpa pela imodéstia, mas só quem não é administrador de um blogue é que pode considerar o contrário. e mais não escrevo...

    abr@ço (solidário)
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  127. Por estas e por outras todos á assembleia geral na segunda 14.

    saudações portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  128. Sigo este blog há mais de 1 ano e quase sempre concordo com o que vem sendo escrito. Infelizmente o nosso clube tem vindo a mostrar que a direção perdeu muito da sua força e que há necessidade de renovação dentro da estrutura diretiva. Agora gostaria de deixar uma pergunta: na próxima 2a feira há uma assembleia geral extraordinária, espaço e altura adequados para questionar a actual direção do clube. Alguém relacionado com este blog irá a esta assembleia? Irá questionar a direção?
    Espero sinceramente que haja alguém que deixe de criticar apenas na blogosfera.

    ResponderEliminar
  129. 155 comentários até à data, já se consegue um bom número para ir fazer barulho na assembleia malta.

    os madureiras a mim não me assustam!

    ResponderEliminar
  130. O TDD é o unico que defende o nosso FCP, ao contrário dos dirigentes que só aparecem nas vitórias. Que continuem assim, porque eu particularmente, eu já não acredito nesses senhores, mesmo tendo o melhor Presidente de todos os tempos. Eu não vivo do passado, o presente está mau e se continuar assim, não sei que futuro teremos. Precisamos de gentes para lutar pelo FCPorto como o TDD faz em cada artigo. Continuem com o mesma força e coragem na defesa do nosso Clube. Um abraço, de Cabo Verde

    ResponderEliminar
  131. O pior cego é aquele que não quer ver..
    Continua com o excelente trabalho pois poucos defendem o clube da maneira que o fazes, simplesmente por amor..
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.