quinta-feira, 24 de março de 2016

Segunda exceção

«Uma exceção

O Dragões Diário segue todo o universo FC Porto, oficial e não oficial. E, naturalmente, segue O Tribunal do Dragão, atraído pela versão dr. Jekyll do blogue, que faz a defesa do FC Porto, e procura desvalorizar a versão mr. Hyde, mais próxima de outras páginas nossas adversárias. Infelizmente, o blogue tomou o Dragões Diário como alvo, sem ter percebido o objetivo desta newsletter, que é fundamentalmente fazer um resumo da atividade do nosso clube, à imagem do que acontece com outras newsletters de clubes, como a do Real Madrid, por exemplo. Os 21.740 subscritores ativos comprovam o sucesso da iniciativa e, se há muita coisa escrita no blogue que não se pode comprovar, podemos garantir que é falsa a informação de que “são cada vez mais os que cancelam a subscrição”, o que é escrito com leviandade, sem fonte, provavelmente um “wishful thinking”, vá lá saber-se porquê. Há uma grande diferença entre este Diário e O Tribunal do Dragão, aqui nada é escrito sem ter um autor de carne e osso, ninguém está escondido atrás de um teclado. O Tribunal do Dragão é anónimo, o que é sempre um grande obstáculo à credibilidade. Ainda assim, desejamos para o Tribunal do Dragão o mesmo que a toda a blogosfera do FC Porto, respeitando a opinião de cada um: que faça a defesa do FC Porto e que possa celebrar muitas vitórias, que é afinal o que todos mais queremos. E assim encerramos esta exceção.»

Dragões Diário, 24-03-2016

Esta já não será a primeira exceção, será a segunda. A primeira, estarão recordados, motivou o post «O Tribunal dos factos», a propósito de um comentário do oficial de ligação aos adeptos nas redes sociais. Sim, pois era isso o que estava em causa. O que o adepto Fernando Saúl pudesse dizer teria a mesma importância e consideração que qualquer outro adepto comum do FC Porto. Mas o que o «oficial de ligação aos adeptos» pudesse dizer, aí sim, já era importante. Se é um membro representativo da massa adepta, então importava claramente esclarecer qual o objetivo.

Na mesma linha, a segunda exceção. O Dragões Diário dedicou hoje um parágrafo ao Tribunal do Dragão e diz ter sido tomado como «alvo»,  pois «o objetivo desta newsletter é fundamentalmente fazer um resumo da atividade do nosso clube».

Podemos começar por aqui, certamente. Na base desta reação do Dragões Diário estão os comentários no post anterior a propósito das críticas a Vítor Baía. E aí questionamos: que tem a ver o que diz Vítor Baía com «a atividade do nosso clube?». Não é dirigente, não está ligado a nenhum cargo do clube, não é um assalariado do clube. É um dos muitos comentadores em espaço televisivo, tais como Pedro Guerra, Rui Gomes da Silva ou tantos outros. De notar que esses não cometem gralhas: cometem ataques. Mas no dia em que o Benfica completou o ciclo de um ano desde a última vez em que viu ser marcado um penalty contra si, criticar Vítor Baía era mais importante, aparentemente. Aliás, importa lembrar que O Tribunal do Dragão nunca elogiou a intervenção de Vítor Baía ao dizer que «varria a estrutura toda» - pelo contrário, criticou-a, pela leviandade com que fez tal afirmação e por não a ter sustentado. Logo, este nem sequer é um dos espaços que rejubilaram com as críticas de Vítor Baía.

Mas o Dragões Diário desta vez não dedicou uma única palavra a Vítor Baía. Segundo é possível ler, na base desta reação está isto: «Podemos garantir que é falsa a informação de que “são cada vez mais os que cancelam a subscrição”, o que é escrito com leviandade, sem fonte, provavelmente um “wishful thinking”, vá lá saber-se porquê».

Claramente, O Tribunal do Dragão fez essa afirmação com demasiada leviandade. Por isso vamos fazer uma coisa: vamos à maior comunidade de adeptos do FC Porto na internet, o conhecido Portal dos Dragões. Depois, carregamos na página «Tópico destinado ao Dragões Diário» e vemos os posts colocados por diversos portistas desde o tal comentário em relação a Vítor Baía. Viewer discretion is advised, pois há muitos comentários pouco simpáticos em relação ao Dragões Diário, além dos vários adeptos que dizem ter cancelado a subscrição.

Portanto, aí está a «fonte» d'O Tribunal do Dragão, a maior e mais antiga comunidade de adeptos do FC Porto na internet. Os 21.740 subscritores são sem dúvida um motivo de orgulho para o Dragões Diário. Mas cá fica uma dica: quando quiserem desmentir categoricamente uma informação, podem fazer algo tão simples quanto informar quantos subscritores tinham antes de 21-03-2016 e quantos têm agora. Por que não fizeram o «antes» e «depois»? Aí sim, poderiam ter desmentido indubitavelmente a informação e conseguido que O Tribunal do Dragão tivesse escrito algo errado. O mea culpa seria prontamente assumido, pois teria sido prestada uma mentira aos leitores deste espaço. A não ser que todos os portistas que dizem ter cancelado a subscrição sejam mentirosos, o que não parece ser o caso.

Prosseguindo, «Há uma grande diferença entre este Diário e O Tribunal do Dragão». Há uma grande diferença, claramente. A diferença é que O Tribunal do Dragão, desde o primeiro dia, nunca alterou o seu registo, assumindo-se sempre como um «espaço de defesa, crítica e análise ao FC Porto». Já o Dragões Diário, que assume ser um órgão independente do FC Porto, ao mesmo tempo em que é a newsletter oficial, depois explica-se aos leitores dizendo que escreve o que os superiores mandam. É confuso.

Também há uma diferença entre ser um blogue de adeptos e ser um jornal que dá a palavra oficial ao FC Porto. E uma coisa é gerir um blogue em tempo livre, outra é fazendo-o como atividade profissional e serviço remunerado do FC Porto (face a alguns comentários, sempre anónimos, que têm surgido, não se preocupem, ninguém vai trocar de lugar). E há que assumir a desilusão: O Dragões Diário comparar-se ao Tribunal do Dragão, um blogue com modestos e apenas 6.000 likes no Facebook e 3,3 milhões de pageviews, mostra uma pequenez na qual o FC Porto não se pode nunca rever.

Há que reconhecer porém a importância de, entre tantos blogues que já escreveram teor crítico ao Dragões Diário (inclusive ontem), O Tribunal do Dragão ter sido o escolhido para a crítica. Mas diga-se, fizeram-lo com pertinência: O Tribunal do Dragão tinha de facto que sustentar a afirmação de que havia pessoas a cancelar a subscrição Dragões Diário, o que acabou por fazê-lo. 

Depois, à falta de melhor, o Dragões Diário, sem procurar qualquer informação contrária ou sequer tentar contactar alguém que fosse do blogue (ou será que fê-lo?), escreve que este espaço «é anónimo, o que é sempre um grande obstáculo à credibilidade». A questão do anonimato é sempre interessante, sobretudo pelo interesse subjacente que arrasta. Não basta saber se é o Miguel que escreve: é preciso saber onde vive, onde trabalha, o seu percurso profissional, conhecer a sua família, qual o seu signo, de que cor é a roupa interior, se prefere carne ou peixe ou se deixa o som da televisão em números pares ou ímpares. Ninguém está a acusar o Dragões Diário de o fazer, mas é interessante que tenham questionado o «anonimato» numa tentativa de retirar a credibilidade a este espaço.

E aí podemos falar da questão da credibilidade. De facto, é grave questionar o FC Porto, que é o que acabam por fazer. Se O Tribunal do Dragão, nas suas análises, recorre aos R&C e a documentos oficiais do FC Porto para escrever alguns dos seus posts, e se os mesmos não são considerados credíveis, então na verdade estão a dizer que o FC Porto não é credível. Coisa que nunca foi feita neste espaço, pois os R&C do FC Porto são tratados e analisados com a minuciosidade que se implica.

Mas segundo essa filosofia, se este post (apenas para dar um exemplo) fosse assinado pelo Manuel Joaquim, toda esta informação já teria um significado completamente diferente. Os números são exatamente os mesmos, mas sabe-se lá porquê a assinatura no final do texto dar-lhes-ia um complementar e novo significado.

Como O Tribunal do Dragão nunca teve desejos de protagonismo (o máximo que fez para se promover foi criar uma página no Facebook), está aqui no seu cantinho na bluegosfera. Não fez acordos publicitários com ninguém e, desde o primeiro dia, cria e alimenta os mais diversos conteúdos de defesa em relação ao FC Porto. Se isto não tivesse interesse, provavelmente o blogue tinha fechado logo no seu início. Mas há o reconhecimento de que são muitos os leitores que gostam de ler este espaço, desde o primeiro dia, e é um gosto fazê-lo, inclusive quando as opiniões divergem.

O Tribunal do Dragão conclui com desejos do mesmo que o Dragões Diário: «Que faça a defesa do FC Porto e que possa celebrar muitas vitórias, que é afinal o que todos mais queremos.» Mas realçando uma pequena diferença: há dezenas de blogues do FC Porto na internet, onde qualquer adepto pode criar um; já newsletters oficiais do FC Porto só temos uma. Quem não gostar de ler O Tribunal do Dragão pode e deve ler outros blogues do FC Porto. Mas quem não gostar de ler o Dragões Diário não tem outra escolha relativamente a uma newsletter oficial do clube. Pois, ou então lêem blogues.

O Tribunal do Dragão não se atreverá a dizer, desta vez, que hoje houve ainda mais pessoas a cancelarem a subscrição do Dragões Diário. É o que vários portistas estão a escrever no referido portal, mas soaria a déjà vu, e este espaço não tem uma importância assim tão grande para ser tema de Dragões Diário dois dias consecutivos.

Concluindo, mas não sem antes questionar o que seria mais interessante na perspetiva do FC Porto: criticar O Tribunal do Dragão ou dar eco a coisas como isto. E assim encerramos esta exceção.

79 comentários:

  1. Por favor nunca se calem. Obrigado por tudo! A sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leitor atento do TdD e menos um subscritor dessa newsletter que deixa muito a desejar na defesa do nosso clube e esta mais preocupada em atacar os "nossos". Um bem haja para si e continue com o excelente trabalho que tem feito a todos os portistas!

      Socio 5**** com lugar anual (ate quando!?)

      Eliminar
  2. Desde hoje 21.739 subscritores. Farto de ler a newsletter do regime!
    Os meus parabéns pelo excelente texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho estranho a dd ser a primeira a trazer estas pseudo escaramuças para a praça publica. Uma vergonha. Tdd, continue a publicar factos, nossos e doa rivais, pode ser que a dd decida ecoar o grande trabalho que tens feito. E como a comunicaçao social ecoa a dd, pode ser que la se chegue.

      Eliminar
  3. Quanto à questão dos dragões diário, posso dizer que fui uma das pessoas a desistir da newsletter.
    É demasiado faccioso, criticam o que não devem criticar, defendem o que não devem defender e em modo de resumo é uma newsletter oficial que não se dá muito bem com a liberdade de expressão/opinião.

    Claro que para o adepto menos informado - ou com mais palas - tudo o que lê nos Dragões Diários faz sentido e assenta que nem uma luva. É para este tipo de pessoas que os Dragões Diários foram criados de modo a que possa manipular e tapar o sol com a peneira dos assuntos mais importantes.

    Com certeza que aqueles subscritores, que nunca visitaram o blog, tem uma opinião errada sobre o mesmo. Este facto já é uma vitória para quem escreve os Dragões Diario.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas esta resposta da dd é uma faca de dois legumes. Se criticam o tdd, tb o colocam no mapa dessas pessoas com as palas e quem sabe, ate as facam cair desta forma.

      Eliminar
  4. É inacreditável uma estrutura da grandeza do FCP comunicar aos adeptos por uma newsletter que , como o TdD refere é muito bem , nem se sabe quem escreve ou quem manda escrever . Dado este facto , criticam este blog por ser anónimo . Mas estaremos perante uma pessoa sem cérebro que escreve aquele conteúdo ou não vejo qualquer assinatura naquela newsletter ?
    O problema de quem quer atacar este tipo de blogs é que estes mesmos põem a nu todas as negociatas e truques para enriquecer os bolsos de quem está na SAD e administração do FCP . Olham para os bolsos deles é não para os sócios que dão muito dinheiro ao FCP e, sem eles , o o FCP não era o clube que é hoje . Sou jovem , mas sou do tempo em que este mesmo presidente vinha a público desmascarar todos os factos dos rivais e criticava tudo o que era adversário, transmitindo uma mensagem de raiva que tantas vitórias nos deu. Tenho pena que o meu clube de sempre se preocupe com blogs em vez de questionar os factos dos rivais , como se fazia outrora , mas desta direcção já espero de tudo , infelizmente .
    Sinceramente , é pena não haver mais espaços como o TdD para abrir os olhos a todos os adeptos e percebermos onde , na realidade , são gastos tantos milhões, é pena que todos os sócios do FCP não conheçam este blog .

    ResponderEliminar
  5. O Tribunal do Dragão já está a ganhar por 15 a 0 ao Dragões Diário!

    Bom artigo este, muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Não vou cancelar o Dragoes Diário porque quero estar informado sobre quem escolhem como alvo. Desde Vítor BAía ao TdD. Quero saber, para poder depois criticar e responder.
    Ontem mesmo escrevi ao Dragoes Diario (assinado e com indicação do meu número de sócio) com o seguinte texto:

    Caro Dragões Diário,

    com tantos inimigos temos mesmo de nos virar contra um dos grandes símbolos dos adeptos portistas?
    É este o Porto de Pinto da Costa de 2016? Muito preocupado com Vítor Baía e outros símbolos portistas que, e mais do que justificadamente, mais não têm feito do que chamar a atenção daqueles adeptos que ainda vivem à sombra do que foi ganho em anos idos, e que por isso continuam de olhos fechados a acreditar que o clube continua em piloto automático. Mas pouco ou nada preocupado com o colinho vergonhoso do ano passado, e que começa já este ano também a tornar-se um novo escândalo. Quantas vezes não se equivocou já o nosso Presidente? Vítor Baía enganou-se? E depois? Deixem o homem em paz. É ele o nosso grande inimigo? Ao que nós chegamos.
    Já sabemos que o Presidente sempre gostou muito da política da terra queimada. Estamos rodeados de inimigos e preferimos atacar os grandes símbolos dos adeptos, que publicamente têm demonstrado preocupação com o rumo assustador que o clube tem levado nos últimos anos.
    Alguém critica a vergonhosa oferta dos 5% do passe de Rúben Neves feita ao irmão do Administrador da $AD, e leva com um processo pago com o dinheiro do clube? (...)
    Cada vez somos menos o Porto dos verdadeiros adeptos, cada vez somos menos o meu Porto, ou simplesmente o Porto.

    Pensem bem no que estão a fazer ao clube. Para destruir 30 anos muito bons, basta um punhado de anos muito maus. O Dragões Diário é um instrumento da $AD, para defesa dos seus elementos, ou é um instrumento do clube, dos verdadeiros portistas, que procura defender apenas os interesses do clube? Temos um canal de TV, uma newsletter, uma revista, um website, uma página de facebook, twitter, instagram. Somos o clube mais prejudicado dos 3 da frente. Mas o que vejo são ataques aos símbolos portistas. Façam estatísticas, façam vídeos com os lances do colinho II, façam contas aos pontos roubados aos amarelos, façam imagens com piada. Lancem isto tudo nos vários canais que referi atrás. Façam barulho, muito barulho! Temos de nos tornar insuportáveis. Chega desta mansidão contra os verdadeiros inimigos! Foquem no essencial, deixem o acessório. Quem quer saber se o ENORME Baía se enganou e o Meireles já tinha saído antes de 2011? Nós queremos é ver o CLUBE ser defendido!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste muito bem. Mas na parte que dizes que temos que nos tornar insuportáveis devias ter acrescentado, mas para os outros, pois a meus e muitos mais olhos o DD ja è insuportável..

      Eliminar
    2. Muito bem dito e escrito.
      O respeito deve sempre imperar no Clube: de quem o comanda, de quem o dirige, de quem o analisa, e de quem o ama.

      Eliminar
  7. Acabo de responder no post anterior que até tinha ficado bem impressionado por me terem respondido (do DD) e agora leio isto. Mais um ataque do DD a portistas. Não tinha conhecimento porque já não recebi esta edição, mas confirma que fiz bem em cancelar a subscrição.

    ResponderEliminar
  8. Venho apenas aqui dar os parabéns pelo nível desta "resposta" do Tribunal do Dragão, que mais uma vez defende o FC Porto.

    Queria também dar a saber que cancelei hoje a minha subscricao do Dragões Diário logo pela manhã após ler o triste parágrafo.

    Obrigado. E que continue a haver gente a defender o FC Porto desta forma.

    ResponderEliminar
  9. Não rejubilo com esta triste troca de galhardetes entre o DD e o TdD porque, no final, quem perde será sempre o clube.

    No entanto, como a razão está toda deste lado e a culpa do outro, acho muito bem que o TdD tenha defendido a sua honra. Porque é disso que se trata.

    Em relação ao que penso da(s) missiva(s) do DD, guardá-lo-ei para o DPcA, para não ser maçador.

    Quanto a este post, caro TdD, na mouche. Ou, no caso do DD, touché!

    Do anónimo Lápis Azul e Branco : Do Porto com Amor

    Aquele abraço portista

    ResponderEliminar
  10. Meus caros, acompanho cada post vosso mas raramente comento pois não é muito do meu feitio. Mas obrigado por não se calarem. Obrigado por não se vergarem àquilo que mais se parece como uma ditadura. Estão mais preocupados em calar os criticos do que os inimigos. Estão mais preocupados em insultar e descredibilizar quem somente procura informar do que reconhecer a incapacidade e incompetencia em voltar a colocar o clube no rumo certo.

    Vocês, por muito que me custe dizer isto, nunca se calem. Vocês são mais Porto que eles. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Tambem cancelei a minha subscricao da newsletter ha prai 1 mes.

    ResponderEliminar
  12. O Dragões Diário já nasceu torno. Para além de não se saber definir com exactidão, um dia diz ser uma coisa, noutro já é outra, o seu conteúdo e finalidade também sofrem dessa alternância. Isto é uma consequência da falta de organização e competência, não tanto de quem escreve mas de quem manda escrever, o director de comunicação Rui Cerqueira. É aí que está o mal, uma pessoa sem nível para estar ao serviço do FC Porto, que não tem hombridade para distinguir as coisas. Que prefere comprar uma guerra com adeptos do próprio clube do que atacar aqueles que realmente nos querem mal. E foram tantas as ocasiões nos últimos anos em que o FC Porto ficou quieto e calado enquanto os outros faziam e diziam o que bem lhes apetecia. Que o digam Vitor Pereira, Paulo Fonseca ou Lopetegui que foram deixados sozinhos na defesa do clube. Como é possível num clube como o nosso ser o treinador o único a falar pela instituição, a dar o corpo às balas?
    É cobardia, falta de competência, falta de coragem ou tudo isto da parte do diretor de comunicação?

    ResponderEliminar
  13. Não cancelei a subscrição mas também já nem abro o email.
    Tal como em muitas outras áreas do clube, o DD não cumpre a sua parte, seja ela o que for. Pelo menos deveria defender o clube e os Portistas...

    É só mais um sinal de que o NGC está a defenhar....

    Só para a estatística, todos os dias leio ou visito o TdD, o DD nesta altura passo muito bem sem ele.

    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Parece que também já faço parte da estatística.
    Cancelei hoje mesmo o DD.

    ResponderEliminar
  15. O Dragões Diário devia estar mais preocupado com quem cancela a subscrição do cartão de sócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portistas desses é andar. NAO FAZEM FALTA.
      Portista a serio nao desiste sobretudo nas horas difíceis.

      Eliminar
    2. Lápis Azul e Branco24 de março de 2016 às 13:07
      Não rejubilo com esta triste troca de galhardetes entre o DD e o TdD porque, no final, quem perde será sempre o clube.
      ----------

      Pois a minha preocupação é o Clube.

      Eliminar
  16. Viva, apesar do meu blogue, passo pouco a vista pela bluegosfera mas nas espreitadela ocasionais cá cheguei. Nem de propósito, hoje tbm falo do DD, por erros circunstanciais.
    Mas nunca subscrevi o DD, porque antes de nascer já ia sair aborto. Disse na altura e tive razão. Um ridículo tiro no pé que agora tentam ricochete em quem, portista, o crítica, ao DD, pela vacuidade implícita.
    Já o Torto Canal me mereceu está menção honrosa desde o início e tbm não me enganei, tbm não vejo aquilo é não sou adepto de coisas mal feitas.
    É tudo só o reflexo do cobarde e decrépito presidente em que se tornou Pinto da Costa, o que não era mau se fosse com ele apenas mas é arrasador por comprometer o futuro do FC Porto que ele guindou aos píncaros e vai rebaixar ao tempo de nada ganhar e quando ninguém sabia quem era Pinto da Costa e eu venho desse tempo e não posso admitir voltar a esse tempo de trevas.
    Continuem o vosso trabalho
    Zé Luís

    ResponderEliminar
  17. Ha outro blog portista que ontem ou anteontem whatever critica o DD tudo relacionado com o irmao do Matateu num jogo contra o fcp num jogo de 1900 e troca o passo! Nao é so o TdD que criticano DD! Ahh ontem tambem cancelei a minha subscricao no DD!

    ResponderEliminar
  18. Hoje cancelei a subscrição. O TdD tem o meu reconhecimento desde o primeiro dia. Um espaço único na bluegosfera.
    Quanto ao que finaliza com a arbitragem no basquetebol penso que é ridiculo.. Cheira a ressabiamento e quando assim é não se fazem as melhores análises. No jogo em causa mostram 4 lances em que só um é mal marcado!! falta no lançamento de 2pts. Penso que não é por aí.. pelo certo houve no jogo outros lances para ambos os lados.. Fizessem esse tipo de trabalho e com igual ou maior cobertura

    ResponderEliminar
  19. Viva

    Já são demasiadas reacções (Vítor Baía, Abreu Amorim, etc.), típicas de quem se sente acossado, encurralado. Não fazia mal se não viessem do núcleo da organização do nosso clube. Espero estar enganado, mas isto não augura nada de bom para os tempos que aí vêm.

    Cumps,
    bms

    ResponderEliminar
  20. Ontem e há três dias, curiosamente: https://www.facebook.com/FCPorto/photos/a.99084629484.88413.82713049484/10154064464984485/?type=3&theater

    Esta direção do Porto está-se a enterrar forte! Sinceramente, pior que o ataque ao Vítor Baia - que como jogador foi um símbolo do clube mas agora é só mais um à procura de tacho, e vê-lo na CMTV (ou não vê-lo, que é o meu caso) faz lembrar a Carolina Salgado, escudada atrás da estrutura do Benfica - foi o ataque a este blogue. Vamos até, num exercício meramente especulativo, imaginar que o blog é escrito por um benfiquista - é perfeitamente possível porque não conhecemos o(s) autor(es). Mas onde estão as mentiras? Onde estão as mentiras escritas sobre o Porto? Pois, e é isso que incomoda tanto a direção do Porto: só aqui estão escritas verdades. E em vez de perceberem que hoje em dia, com a internet, tudo se sabe e circula rápido, e o melhor era estarem caladinhos e RAPIDAMENTE inverterem a política de se servirem do clube e começarem a servir o clube, não, continuam a tentar derrubar todas as ameaças e perpetuar o tacho. Boa!

    ResponderEliminar
  21. LEIAM:

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=5092883

    ResponderEliminar
  22. Anulei a minha subscrição há muito tempo.
    Senti-me a ficar benfiquista não sei porquê. Senti que a posição do meu clube era sempre "chorar" os "azares" e culpar terceiros. E quem toma estas posições não pode ser portista. Um portista exige mais do seu clube, da sua equipa, mesmo quando roubadinha sistematicamente olha-se principalmente para dentro. Porque o FC Porto sempre se alimentou desse centralismo, dessas tentativas de humilhação, das jogadas baixas e de bastidores.

    Como não gosto de ser chorão prefiro ler o Tribunal do Dragão. Faço-o com prazer e há bastante tempo. Porque a autocrítica também é defesa. Umas vez não concordo, muitas vezes concordo.
    Também não preciso de saber que o escreve porque sei que o escreve como um misto de passatempo e paixão e é exactamente nesses termos que também o leio.

    O que me preocupa é que quando um canal oficial do clube se amedronta com um blogue pessoal algo vai muito mal.

    Continua/em o óptimo trabalho e divirtam-nos.

    Pedro Dionísio


    P.S. Além deste aprecio bastante o blogue Do Porto com Amor.

    ResponderEliminar
  23. Também já nao subscrevo. Já chateia.

    ResponderEliminar
  24. Muito bem respondido.

    Um diário oficial do Futebol Clube do Porto tem a obrigação de divulgar todos os factos que se relacionem com a actividade do clube, defende-lo e denunciar todas as evidências que beneficiam descaradamente os adversários. Nunca deverá ser, como o tem demonstrado, um órgão de propaganda do regime vigente.
    Continuem. Força.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Quem ganha com isto eu sei quem e. O clube do regime. Parem la com isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado, quem ganha com isto somos nós!
      A curto prazo até pode ser que eles ganhem vantagem mas a longo prazo ganhamos nós!

      É que olhando ao modelo de negócio (e com tanta boca para alimentar... filhos, amantes, irmãos, amigos,...) e olhando ao decréscimo gradual da qualidade do nosso plantel nos últimos anos aliado a orçamentos recorde para o futebol caminhamos a largos passos para o abismo/falência... o próximo que feche a porta!!!

      Metade do estádio já passou para a SAD e entre este e o próximo ano se a coisa corre mal... vai o resto!!!

      Os sócios andam a pagar vícios e prendas, e não a melhoria do clube e seu plantel de futebol...

      Eliminar
  26. Queriam que eles lá falassem de tudo o que se fala nos blogs? Acham que isso fazia sentido? É um apanhado das "melhores" noticias do nosso clube, não fazia sentido nenhum que se fala-se dos podres do clube. E quanto ao Baía todas as respostas foram bem dadas, e merecidas.

    Atenção que não concordo com tudo o que lá é escrito, nem aqui, nem em blog nenhum, é um direito que tenho, concordar e discordar, agora deixa-me triste andarmos a trocar palavras entre pessoas que têm um amor comum. Infelizmente a blogosfera portista anda também muito desnorteada, critica-se tudo, desconfia-se de tudo, os do portistacomorgulho estão de chechés de todo, deviam tirar portista do nome, os da reflexão igual, aqui é onde ainda existe alguma coerência.

    É uma pena que já nem sequer saibamos quem são os nossos adversários.

    ResponderEliminar
  27. Total solidariedade com o Tribunal.
    Nunca confundir uma instituição tão grande como o Futebol Clube do Porto com um pasquim tão pequenino como os DD.
    Nada e ninguém está acima do clube.

    ResponderEliminar
  28. Gosto do Tribunal do Dragão mas hoje vou ser contra a corrente. Acho exageradíssima e despropositada a resposta do Tribunal do Dragão. O tom do parágrafo do Dragões Diário não é de afronta, não é de crítica e parece-me em resposta ao Tribunal do Dragão que já várias vezes tinha criticado o Dragões Diário.
    No fundo, faz duas críticas: que o Tribunal do Dragão não sabe as subscrições e até revela quantas tem, mais de 21 mil, e que o anonimato do blogue questiona a credibilidade. Nenhuma das críticas pode ser considerada falsa, daí me parecer desproporcionada a resposta do Tribunal e pela primeira vez questiono algumas coisas, porque esta reação para mim anormal parece que tem segundas intenções.
    Não sei quem escreve o Tribunal do Dragão nem quero saber. Se é por razões de segurança que não assina faz muito bem, mas foi o blogue que começou a hostilizar o Dragões Diário e exagerou muito na resposta.
    Só mais uma coisa, na mesma edição de hoje diz-se que o FC Porto beneficia de uma expulsão há mais de um ano. Então isso não é defender o nosso clube? Tudo o que o Dragões Diário põe deste género tem ampla difusão nos sites, como eu nunca vi em nada do FC Porto, mas o Tribunal do Dragão parece que não gosta disso.
    Normalmente estou do vosso lado, mas hoje tinha de dizer isto.

    ResponderEliminar
  29. Estou completamente solidário com o TdD e espero que continue o bom trabalho. Mas também não posso deixar de dizer que estamos a entrar numa onda de negativismo e se isto continua assim, o único prejudicado é o clube. Não digo que os sócios não tenham razões para cancelarem o DD mas isto está num estado de bola de neve que daqui a pouco ate os outros usam isso nos programas de tv e nos pasquins.

    ResponderEliminar
  30. Já ontem dia 23, cancelei a minha subscrição do DD; certamente os senhores doutores que estão atrás daquilo (que, diga-se de passagem, para o comum do mortal são tão anónimos como quem escreve no TdD) certamente não leram os comentários dos que cancelaram a subscrição, caso contrário, essa citação seria (espero eu) bem diferente.

    ResponderEliminar
  31. Cancelei ontem, em vez de atacarem os nossos rivais andam a atacar os comentadores Portistas... uma vergonha o que se está a passar no Porto! Quando não houver mais onde se buscar para alimentar todos aqueles parasitas que gravitam á volta do clube, aí sim irão se preocupar em ouvir os sócios e adeptos.

    ResponderEliminar
  32. a ``newsletterªª do fcporto nao leio so leio o que outros orgaos transcrevem, o TD leio e dou a minha opiniao concordante ou nao, umas vezes essa opiniao passa e pouquissimas vezes nao tem passado. Significa que o TD esta a mexer com as coisas e ainda bem, a direçao começa a perceber que tera uns 4 anos muito complicados senao arrepiar caminho e nao voltar a ser o que foi, talvez ate nem dure os 4 anos se continuar como nos ultimos 5 anos salvos in extremis pelo momento kelvin. Força TD o dragoes diario reprsenta a direçao nao os socios ou adeptos portanto siga a roda.

    ResponderEliminar
  33. em relaçao ao baia ja cheira mal, começou a ganhar garganta dese que esta a ser pago pelo correio da manha, esta a ser pago por meios de comunicaçao completamente anti porto. Depois baia sabe que em barcelona ainda hoje o detestam pela sua falta de carater, neste caso baia pode alertar e chamar a atençao para algo que nao esta bem ou que acha que nao esta bem , mas ja esta metido em demasiada polemica, lembro que na tv do cm ate tem medo de falar do benfica e normalmente nunca diz mal.

    ResponderEliminar
  34. Por mais que me custe, e custa, ver o BAÍA no cmtv custa - me MUITÍSSIMO mais saber que o meu FC PORTO está nas mãos de gente que o está a saquear.

    Este fc-porto n é o meu. É o fc porto dos caldeiras, dos teros, da macacada, da nanda,do Saúl e da carina .

    Ou seja, transformou - se num clube de Kengas e chulos.

    Este Fc porto cheira mal. Temos que o desinfectar

    ResponderEliminar
  35. TdD 10 DD 0. Continuem assim pelo bem do nosso FCP, pq em vez de atacar os inimigos do nosso Clube, atacam aqueles que lutam para voltarmos a ser um clube campeao. Um forte abraço de Cabo Verde a todos os adeptos do Campeão dos Campeões. FCP Sempre

    ResponderEliminar
  36. Boa noite TdD, continue o bom trabalho. Que a voz nunca lhe doa e os dedos não parem de teclar! Abraço. Saraiva

    ResponderEliminar
  37. Boa noite meus caros,

    Sigo atenciosamente ambas as publicações. Não cancelei a minha subscrição do Dragões Diário, não tenho opinião favorável ou desfavorável de quem o tenha feito, isto é um país livre.
    Lamento que neste momento o foco seja uma "guerra" de Portistas contra Portistas, mas atribuo o ónus da responsabilidade nesta matéria ao nosso clube.

    Mas não posso deixar de salientar que ainda não vi por parte do Tribunal do Dragão um agradecimento ao Dragões Diário (será que me passou despercebido?): É que com esta publicidade toda, ajudou de certeza a que uma boa parte do contingente de adeptos de palas pelo menos fique curioso em saber o que é o Tribunal do Dragão, consequentemente que o leia, e deste modo que fique mais informado, que ao fim ao cabo parece-me ser o objetivo cabal deste blog ou estou errado? :-)
    Isto num plano altamente maquiavélico não teria saído melhor!

    Esta situação só vai colocar a informação ao alcance das pessoas pelo que creio aplicar-se um gigante obrigado do Tribunal do Dragão ao Dragões Diário! Vamos lá Tribunal do Dragão, boa educação e exemplo são virtudes que devem ser cultivadas! :-)

    Um grande abraço a todos os Portistas!

    ResponderEliminar
  38. A todos os heróis que cancelaram a Dragões Diário, porque não se cancelam vocês de serem portistas, caralho!!!!
    Uma coisa é liberdade de expressão, outra é a manipulação negativista e sistemática que este Tribunal faz a um clube que por defeito desportivo (o tal perder ou ganhar) neste momento não está no topo!
    Porque é que tribunais destes não se exprimem nas AG's!
    Porque é que os Baías deste mundo são a antitese dos Pedros Guerras?
    Porque é que é proibido dizer mal do clube do regime nas televisões, mas é "democrático" dizer-se que algo vai podre no reino do Dragão, em imprensas declaradamente hostis ao nosso clube?
    Portistas de vitórias não necessitamos deles! Palvara de um... andrade e com muito gosto!
    Não dou lições de portismo a ninguém, mas o TdD como portista terá que renascer umas 10 vezes (olha, onde é que eu já ouvi isto?)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por que ser portista deve ser mais do que abanar com a cabeça e usar duas palas nos olhos... Digo eu...

      Eliminar
    2. Não sendo eu o proprietário deste blog, arrisco-me a dizer que comentários destes são mais apropriados num outro espaço gerido por um caríssimo portista do mais seguidista que conheço. Meta uma coisa na cabeça: nem tudo o que a estrutura faz é benéfica para o FC Porto. Quando interiorizar isso, talvez consiga lidar melhor com as situações em que se depara com um portista insatisfeito com qualquer coisa.

      Eliminar
    3. És tu Antero? Tem calma que quando saíres daí vai haver uma auditoria na Sad e Clube e depois vais ter muito com que te entreter, o dinheiro deixa sempre rasto e depois já sabes o que acontece quando as comadres se zangam...

      Eliminar
  39. O chico que o macaco amassou devia dizer qual a missão que lhe foi cometida quando saiu da LUSA para vir para o FC Porto.

    Aposto que n veio para distrair e contar umas anedotas só Presidente

    ResponderEliminar
  40. alem de ja nao haver titulos,pior é lembrar-me daquilo que me fez portista,e que tanto critiquei, agora se passe no FCPORTO resumindo"somos os maiores"lenga lenga dos outrosesta no nosso clube dasse dasse dasse

    ResponderEliminar
  41. Dragoes Diário está do piorio, parece o Pravda.
    O que mais me incomoda é que parece que a direção está a caminhar para uma espiral de derrotas e esbanjamento. Não vejo rumo nem Norte.
    E força!

    Bruno Reis

    ResponderEliminar
  42. subscrevi o dragoes diario logo no primeiro dia. recebi as duas primeiras edições e cancelei a minha subsbrição. achei ridículo desde o início.

    ResponderEliminar
  43. Mas em tempo algum ou em alguma circunstância VB teria condições para ser Presidente ? Por favor elevem a discussão, o DD é o que é, que não é nada no universo PORTO

    ResponderEliminar
  44. Esta merda de indagarem a identidade de portistas que ousam realizar que o clube está no lodo já me começa a irritar. Manobras de intimidação de barraqueiro cibernáutico.

    ResponderEliminar
  45. Depois que vi o sr Alexandre Costa a frequentar a Tribuna do Dragão nada me surpreende no Pirto

    ResponderEliminar
  46. Vejo o meu clube na mão de um conjunto de bullies. Desde empresas de segurança ilegais até dirigentes de uma claque com ligaçoes duvidosas. Isto sem falar no bullie digital do DD. E que querem silenciar todos os que tiverem voz, utilizando, não tenho dúvidas, recorrendo quaisquer meios necessários. Ou pelo menos, aparentando tal.

    Alguém se sente confortável, depois de falar, imaginemos numa AG? Alguma voz contra-corrente fala e não fica a imaginar o que lhe vai acontecer à pele, quando sair dali ou nos dias a seguir? Eu acho que a actual SAD instalou um clima de medo no nosso clube. E se calhar era um tema no qual valia a pena reflectirmos.


    Esta necessidade de anonimato fez-me reflectir nisto. Um portista anónimo, como eu, não sente liberdade para se exprimir. E é triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu duvido do teu, alegado, Portismo, os teus comentários parecem mais provindos dum qualquer anti-portista e se o Blogue fosse meu ias direitinho para a Lipor
      Amadeu Jorge Esteves Pinto Resende, sócio 9147

      Eliminar
    2. Se ao menos o que está a dizer fosse mentira... Como neste momento aparenta ser verdade o que quer isto dizer? Que ser portista faz com que se tenha que deturpar a verdade?
      Blindsnake apenas simpatizante, fã e sofredor pelo FCP.

      Eliminar
    3. Concordo em absoluto contigo. Já o Sr Amadeu Jorge Esteves Pinto Resende não sabe respeitar a opiniao de outros sócios. Deve comer tudo o que lhe dão e não sabe pensar por si próprio. Precisa de um DD para lhe dizer como é ser portista.

      Eliminar
  47. Como leitor assíduo do Tribunal do Dragão e do Dragões Diário, confesso que tudo isto já cheira mal.
    Cada um é livre de ler o que quer, e a vantagem de viver em democracia é que todos podem escolher e ter opinião.
    Podemos apontar vários problemas à newsletter do Dragões Diário, mas desistir?? Cancelar?? Por favor! Quantos dos que cancelaram, antes disso enviaram as suas sugestões para a referida publicação?
    Este tipo de guerras só ajuda a enfraquecer mais o nosso clube. Guerras entre blogues de adeptos, publicações oficiais do clube, funcionários ou comentadores, só nos deixam mais perto daquilo que sempre criticamos e evitamos ser. Isto não é ser Porto.
    Não quero com isto dizer que devemos manter os olhos fechados, não criticar a (má) gestão do nosso clube, não criticar a constante influência das arbitragens nos resultados, ou o mau futebol praticado. Claro que Não!!! Devemos dizer BASTA, mas sempre no local e na hora certa.
    Quanto ao TdD, uma opinião pessoal, é muito mais fácil quando criticamos sem assinar por baixo. Tudo se torna mais difícil, mas também mais credivel, quando assinamos a nossa opinião.
    Que o nosso FCPorto volte a ser o que era, seja com que administração for, é o meu mais íntimo desejo.
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  48. Parabéns pelo trabalho! Que continue assim!
    Agora... Absolutamente vergonhoso o texto do dd. Infelizmente não sou mais um a cancelar a subscrição porque nunca a tive, cedo se viu o papel de propaganda próprio de um regime... Dias muito tristes, o nosso clube está na lama

    ResponderEliminar
  49. Não existe nenhum blog com uma clareza factual nas analises como este. A mim nao me faz confusao nenhuma o anonimato, antes pelo contrario assim dá "mais liberdade", o que eles queriam era saber quem escreve as coisas que na gostam para mandar uns super. Sem duvida que a DD nao é mais do que uma ferramenta do regime que o objetivo é tapar os olhos; e digo mais, a confirmar-se umas coisas que ouvi o caminho do FCP é sempre a descer. Embora goste de me rir com a DD, vou ter que cancelar a subscrição, talvez isso sirva de algo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  50. Grande TdD! Acho que os verdadeiros Portistas, sem desprestigiar o DD, começam a rever-se mais em que não está pendurado na famosa 'estrutura', nos muitos blogues, anónimos ou não.
    Seria bom o DD abrir mais exceções e responder às muitas indigações exteriores à caixa preta na qual a 'estrutura' se está a transformar.
    Mais uma vez, grande TdD, foi uma chapelada no DD à Vermelhinho (o Vermelhinho Azul e Branco, claro está).

    ResponderEliminar
  51. Pelo andar da carruagem, será a travessia no deserto para O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO, pelo menos, até que apareça um Bruno de Carvalho, no reino do DRAGÃO.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  52. Sou mais um dos que cancelaram a subscrição do DD, e quando o fiz deixei um pequeno comentário a dizer que o fazia por não me rever nesta política de comunicação que mais depressa ataca os seus (TdD, Baía, etc) do que quem realmente nos ataca. Fiquei surpreso, por depois do cancelamento ter sido presenteado com uma resposta no meu email:

    "Caro Sérgio Martins,
    Temos feito sempre a defesa do FC Porto e isso fica bem evidente no impacto que a newsletter tem nos media, como ainda aconteceu hoje, com os sites dos três jornais desportivos a fazerem eco da denúncia que fizemos do facto do FC Porto ser a única das 18 equipas da Liga que ainda não beneficiou de um jogador expulso nos seus jogos, sendo que o último adversário a ver cartão vermelho foi a 1 de fevereiro de 2015, há mais de um ano e desde então o Benfica já teve seis expulsos e o Sporting nove.
    Cada um tem o direito à sua opinião e o Sérgio naturalmente que tem direito à sua. Estou a responder-lhe porque respeito muito os sócios/adeptos do FC Porto.
    Esperamos tê-lo de volta ao Dragões Diário.
    Francisco J. Marques"

    Realmente o DD tem os seus alvos todos trocados, e se são mesmo a "voz do dono", isto é demasiado preocupante. Quanto ao TdD, que continue igual a si próprio.

    ResponderEliminar
  53. TdD só é criticado porque é portista e fala sobre o FCP. Simples. "Eles" querem eliminar tudo o que coloque em causa a sua posição no clube. Absolutamente lamentável. PdC podia sair do clube como uma lenda, por colocar o FCP a ganhar como ninguém o fez. Mas vai sair como o "senhor" que liderava a "estrutura" que destruiu o clube.

    ResponderEliminar
  54. Mais um texto excelente do TdD. O DD ainda não percebeu que este blog é um espaço de defesa do nosso clube. Espero sinceramente melhores dias para o DD, e que concentre as criticas aos nossos adversários.

    Muito obrigado ao TdD, por favor continue o ótimo trabalho.
    Um abraço a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  55. Nunca subscrevi o DD, pensei q teria interesse por ser apenas informativo mas rapidamente deixou de ser apenas isso, nao cheguei a subscrever. Nos moldes actuais, nao tenho interesse.
    Mas o meu intuito nao é o DD.
    Estou cansado de dizer q o nosso clube tem o q semeia, a ausencia de defesa, de estratégia, de plano mediatico de mobilização semeada dá num vazio. Este é o novo capitulo, adeptos contra adeptos, ha várias formas de encolher um clube esta é uma delas.
    Eu ando absolutamente revoltado com a nossa direcçao, profundamente triste com o q me é dado a conhecer do meu clube (e falo apenas de AG, entrevists do Predidente e docs oficiais), sinto q deixaram de conduzir os adeptos e o espírito Portista...mas nao consigo aceitar q tantos de nos tenhamos como resposta virarmo-nos uns contra os outros.
    Nao tenho dúvidas q somos perto de 2 milhoes, acham q não somos todos diferentes? Querem o que? Um exército de automatos? Ha diferentes sensibilidades no meio de tanta gente, o q importa MESMO é o q o clube decide isso é q define e dentro de tanta gente ha quem nao queira criticar ou questionar...muito bem, no seu pleno direito.
    Reitero o q já aqui disse, continuem, teem levantado questões MUITO pertinentes, espelho do muito q vai mal no nosso clube, continuem.
    Da mesma forma volto a dizer, assinem, acabem com o anonimato (e já agora nao digam q sou o Saul como fizeram da outra vez q disse isto) era uma gesto relevante.
    Da minha honesta opinião, nao concordo com tudo mas acho q prestam um GRANDE serviço ao Portismo, SE HA COISA QUE NAO CONCORDO É O UNANIMISMO E BRANQUEAMENTO.
    Um abraço ao Tribunal, nao desistam.
    Vemo-nos com o Tondela.
    Miguel Alexandre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe estar o homem, "raul". Sempre a insistir no mesmo.

      Eliminar
  56. Eu sigo o Tribunal e subscrevo o Dragões Diário. Não há comparação possível, mais vale um poste do TDD do que 365 newsletters..

    ResponderEliminar
  57. http://www.fcporto.ws/index.php?action=ezportal;sa=page;p=626

    Se possível faça uma análise ao link assim, que corresponde a uma sondagem sobre as nossas eleições.

    Curioso para ver como a interpreta

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde TDD é com enorme prazer que leio as suas crónicas aqui no blogue do qual sou um leitor assíduo por isso é mais um portista do seu lado estou consigo.
    #Somos Porto#
    Também informo que já cancelei a Newsletter do DD há mais de 2 semanas pois chega de atacar os símbolos do nosso clube espero que todos os sócios do FCP como eu acordem.
    Força Porto.
    Continuação de Boa Páscoa a todos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  59. é preciso mandar umas boas cabeçadas na parede para o portismo crescer e florescer como o botão de uma rosão. aprendam comigo e sigam os ensinamentos do dogmatico

    ResponderEliminar
  60. Ao tempo que cancelei o DD com justificação.Uma vergonha.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.