segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Colheita 2018-19

Perder depois de chegar ao intervalo a vencer por 2x0 é atípico. Há poucas coisas mais invulgares do que um desfecho destes na história do FC Porto. Tanto que, até à noite de sábado, só tinha acontecido duas vezes na I Liga: uma em 1943, contra o Fabril Barreiro, e a outra em 1970, contra a Académica. A juntar a estes dois casos, houve o desaire europeu contra o Artmedia, em 2005. De resto, nunca o FC Porto tinha acabado batido após ir para o intervalo a vencer por 2x0.

Este resultado, por si só, já era uma raridade, mas as circunstâncias que antecederam os golos do Vitória de Guimarães tornam-lo ainda mais incomum. Uma entrada absolutamente desmiolada de Sérgio Oliveira na grande área, Maxi Pereira a não ter pernas para fechar o corredor no 2x2 (num lance em que o FC Porto tem 8 jogadores na grande área no momento do remate de Tozé), e um lance que começa num lançamento de linha lateral e no qual voltam a ser suficientes dois jogadores do Vitória para fazer frente a uma grande área povoada pelo FC Porto. Os sucessivos desperdícios em tempo de compensação acabaram por confirmar o que se testemunhava: era uma noite atípica a todos os níveis.

Brahimi e mais 10... com poucas ideias sem o argelino
Mas o problema não é apenas este jogo. Estamos à 3ª jornada, a um ponto da liderança. Sporting e Benfica vão perder mais pontos, o próprio FC Porto vai perder mais pontos. O drama não está aqui. Está naquilo que já todos (???) estão fartinhos de saber desde a temporada passada: que este plantel é curto e que lhe faltam soluções de maior qualidade. E isso não iliba o facto de o modelo de jogo do FC Porto estar distante daquilo que entendemos ser um futebol de qualidade e que a equipa tão bem chegou a mostrar na jornada inaugural da Liga.

«Pois, já diziam isso na época passada, que o plantel não chegava, e fomos campeões!». Este argumento não faltará ao longo da época. E podem usá-lo até maio, estejam à vontade. É verdade que o FC Porto chegou ao título, com um plantel ao qual eram reconhecidas várias limitações. Mas não nos podemos esquecer que o primeiro a acreditar na época passada - Sérgio Conceição - foi o primeiro a desacreditar após um simples jogo de pré-época com o Portimonense e a reivindicar a necessidade de reforços. É o próprio milagreiro que não quer estar sujeito a um segundo milagre.

O FC Porto teve um ataque bastante produtivo na época passada. E não é justo dizê-lo que tenha deixado de ter, pois a verdade é que fez 10 golos em 3 jornadas - desde 1975 que não arrancava com uma dezena de golos. Mas também sofreu 5 em 3, algo que não sucedia desde 1969. Isto é muito mais do que uma questão golos marcados vs. sofridos. Tem a ver com a qualidade de jogo e com as próprias soluções do plantel.

Resultado de imagem para maxi pereira
Muita luta, poucas pernas
Começando com a defesa, é lógico que vai ser uma época difícil. O FC Porto perdeu o seu melhor central e o lateral-direito, e Maxi Pereira passou da saída à permanência por culpa da transferência de Diogo Dalot. O uruguaio luta muito, apoia bem o ataque e até começou a época com um par de boas exibições, mas aos 60 minutos da 3ª jornada já não conseguia correr. Já não é uma questão de saber se Maxi Pereira aguenta uma época: é saber se aguenta um jogo completo no qual vai ter que correr para defender e não apenas subir para combinar com o extremo no ataque. Maxi é inteligente no relvado, posiciona-se bem, mas quando tem que correr para trás os 34 anos já pesam. E estamos, neste momento, a falar de Chaves, Belenenses ou Vitória. Não estamos a falar de clássicos ou de Champions, com dois jogos por semana. 

Diogo Leite, jovem promissor, entrou na equipa e fê-lo bem. Mas não é por acaso que estamos a falar de um jogador de 19 anos que está a cumprir a primeira época de sénior. O que faz um miúdo dessa idade? Comete erros. De posicionamento, de marcação, de antecipação. Há 30 anos que o FC Porto não tinha um central tão jovem na equipa - o último tinha sido Fernando Couto. E para quem não estiver recordado, Fernando Couto estreou-se mas foi logo depois emprestado por duas vezes. Só depois voltou para se afirmar. 

Diogo Leite foi lançado às feras (ou não, pois ainda não chegámos aos clássicos e à Champions) e ganhou o lugar com mérito. Mas tudo isto começa na lentidão da SAD em assegurar atempadamente e prontamente o sucessor para o eixo da defesa. Já sabiam que Marcano iria sair e que Diego Reyes não ficava. Isto era uma situação que poderia, deveria estar a ser preparada há meses. As negociações por Mbemba (cujo perfil faz lembrar Bruno Martins Indi) demoraram bem mais de um mês, e quando chegou, aí sim, houve o azar inesperado de o central congolês se ter lesionado. Isso pode acontecer, foi um azar. Mas que teve que fazer Sérgio Conceição desde então? Preparar o miúdo para o 11. Foi isso que fez, e manteve logicamente a sua aposta. 

«Poderia ter jogado o Chidozie», dirão. Aqui entramos no campo da opinião, logicamente, mas Chidozie esteve emprestado ao Nantes, equipa onde o melhor central era Diego Carlos, brasileiro que no FC Porto revelou pouco mais do que qualidades medianas. E aqui temos um possível exemplo da saúde financeira que a SAD portista respira neste momento: 

Recorte do jornal O Jogo
Um clube que rejeita 13 milhões de euros por Chidozie é um clube sem urgência em vendas e sem dificuldades financeiras. Só pode, embora esta proposta deva ter estado na mesma mesa onde o West Ham colocou 40 milhões de euros por Marega, com mandatários de Emerald City, Tardis e Valhalla.

Entretanto chegou o também jovem Éder Militão, proveniente do São Paulo, que apesar de rotulado de polivalente vem como opção para o eixo da defesa. E qualquer jovem brasileiro que chega à Europa precisa de tempo até entrar na equipa, muitas vezes só se conseguindo afirmar a partir da segunda época. Basta recordar os casos recentes de Fernando, Danilo ou Alex Sandro. Ainda assim, nota também para o facto de Éder Militão implicar um investimento de cerca de 7 milhões de euros - grande parte para empresários -, apesar de só ter contrato com o São Paulo até 11 de janeiro de 2019. Com tanto dinheiro investido para «antecipar» a transferência alguns meses, só podemos esperar que Éder Militão possa emergir como opção mais depressa do que o previsto, até porque não havia assim tanta concorrência pelo jogador, pelo menos ao nível da imprensa brasileira (que chegou a sugerir que o PSG poderia comprá-lo para emprestá-lo de imediato ao... Vitória de Guimarães).

Falando ainda do setor defensivo, a iminente chegada de Zakarya, do Belenenses, ao FC Porto sugere meramente uma coisa: desnorte completo na construção do plantel. O lateral-esquerdo, que cumpre 30 anos em janeiro, jogou sempre em clubes medianos ao longo da sua carreira e estava no Sochaux, da II Liga francesa. Assinou pelo Belenenses em julho e, segundo o jornal O Jogo, convenceu o FC Porto a avançar para a sua contratação depois do jogo no Jamor.

Portanto. Temos um lateral de 29 anos que estava livre, em julho, e que não seria nem primeira, nem segunda, nem terceira opção para as laterais do FC Porto. E de repente, por causa de um jogo, passa a ser prioridade e alternativa a Alex Telles, um dos jogadores mais importantes na manobra coletiva do FC Porto. Alguém acredita que no relatório de pré-época de Sérgio Conceição, que identificava seis pontos a reforçar no plantel, o nome de Zakarya aparecia por lá?

Tivemos meses e meses para preparar a época. Uma pré-época inteira. Temos um enorme departamento de scouting e prospeção, camadas jovens, equipa B. E no meio de tudo isto, porque fez um bom jogo contra o FC Porto, de repente Zakarya passa a ser a solução. Rúben Lima deve estar a lamentar que o jogo do Moreirense com o FC Porto não seja disputado antes de sexta-feira, caso contrário ainda se habilitava a uma transferência. 

Não é um problema com Zakarya, o jogador: é um problema com o modelo, com a preparação da época, e com uma gestão que nos faz lembrar os tempos em que se descobriam laterais-esquerdos do calibre de Ezequias, Lucas Mareque, Nelson Benítez ou Lino. Todos eles com motivações muito semelhantes. E todos eles campeões pelo FC Porto, mesmo pouco ou nada jogando. Tomara que com Zakarya também seja assim. 

Não há moral/justificação para alegar contingências financeiras (que, diga-se, a SAD nunca assumiu publicamente na construção ou preparação desta época - o máximo que tivemos foi a história da carochinha de que é possível gastar tanto quanto o FC Porto encaixar em transferências) quando já se celebraram os magníficos negócios da compra e consequente dispensa de Janko ou Ewerton. Seria interessantíssimo ouvir a explicação do FC Porto para a motivação por trás destes negócios. E perceber em que universo é que constrangimentos financeiros podem coexistir com negócios com notáveis empresários e homens do futebol como Alexandre Pinto da Costa, Teodoro Fonseca ou Luciano D'Onofrio. 

Do meio-campo para a frente, praticamente não houve alterações no plantel. Jogadores como Bruno Costa, Hernâni ou Adrián só estão no grupo de trabalho por não haver mais ninguém, e os dois últimos porque não têm propostas de compra no mercado. André Pereira acaba por ser um caso também muito ilustrativo: está a jogar porque não há mais soluções. Está certamente a trabalhar para isso, esteve nos dois golos frente ao Vitória de Guimarães (um deles irregular, é certo, mas já houve precedentes de falhas no VAR, nomeadamente num Aves x Benfica), mas certamente que Sérgio Conceição gostaria de ter outras soluções para o seu 4x4x2.

4x4x2 ou 4x3x3?
Embora, aqui, Sérgio Conceição também tenha que dar o braço a torcer e perceber que tem que haver um limite. Porque não dar uma oportunidade ao 4x3x3? Que mais tem Óliver Torres que fazer para entrar no 11? Quantos créditos tem Sérgio Oliveira para se aguentar no 11? Há assim tão pouca confiança em limitar o eixo do ataque a Aboubakar ou outro ponta-de-lança?

Mas aqui entramos naquilo que é a relação direta entre Sérgio Conceição e a administração. Quando renovou, Sérgio Conceição deixou claro que ia trabalhar a época em 4x4x2? A SAD garantiu que iria ter opções para isso? Uma coisa é a flexibilidade do treinador, que terá sempre que ter, por mais fiel que queira ser às suas ideias. Outra é o próprio investimento da SAD no treinador. 

Como tantas vezes foi comentado, o FC Porto da época passada nem sempre se distinguiu por ser uma equipa que jogava um grande futebol. Era uma equipa de guerreiros, lutadores, que teve sem dúvida semanas de bom futebol ao longo da época, mas muitas vezes esteve limitada a duas coisas: bolas diretas na frente, à procura da profundidade dos avançados, e as bolas paradas. Isto além do principal fator de desequilíbrio neste arranque de época: Brahimi, sempre ele. E reparem que não estamos há dois ou três meses a suspirar por uma solução match-winner para as alas, mas sim até antes da chegada de Sérgio Conceição. Mantêm-se Hernâni, pouco mais do que para fazer número, e esperanças de um ano de afirmação para Corona ou Otávio. Muito curto.

Quanto vale Marega?
E Marega? É de facto um dos mistérios deste defeso. Primeiro, há que separar aquilo que é a especulação típica de pré-época na imprensa, sobretudo quando envolve clubes ingleses, e aquilo que chegou realmente à mesa da SAD. Pinto da Costa diz que nunca teve uma proposta concreta e voltou à conversa para boi dormir da cláusula - estamos em 2018, o FC Porto nunca vendeu um jogador pela cláusula de rescisão (não esquecer, para uma cláusula ser ativada, tem que ser uma das partes, entre clube e jogador, a invocar esse direito - tal como o fez André Villas-Boas, por exemplo), e de certeza que Marega não seria o primeiro. 

Não é do domínio público quanto foi ao certo a eventual proposta do West Ham, mas que era intenção de Sérgio Conceição manter Marega. Mas porquê? Por considerar que o maliano era assim tão fulcral na equipa? Ou porque não tinha garantia nenhuma de que, caso Marega saísse, não viria ninguém melhor? Tudo o que fosse acima de 20 milhões de euros - assumindo que alguém chegaria a esses valores - por Marega seria uma das melhores vendas da história do FC Porto. A verdade é que Marega é um jogador tão fulcral que esteve encostado 19 dias a treinar sozinho. Não há memória de isto ter acontecido no FC Porto. Jogadores a pedir para sair ou a forçar transferências é ementa diária no futebol, sobretudo em clubes vendedores como os portugueses. Sérgio Conceição tem que ter tido motivos muitos fortes para encostar Marega desta forma, embora as suas passagens por Marítimo e Guimarães já tenham revelado histórias de mau profissionalismo. 

Marega acabou por ser reintegrado, restando saber agora se vai renovar ou não (antes de ser afastado do grupo, tinha a proposta de renovação nas mãos) e que jogador será em 2018-19. Porque na época passada, Marega era o ex-dispensado. Cada golo que marcava surpreendia, era colocá-lo acima das expetativas. Foi um jogador a garantir duas dezenas de golos em contexto de I Liga. Mas entre um ex-dispensado que só fica no plantel por não haver mais ninguém e um jogador pelo qual se rejeita a saída por números alegadamente muito mais do que generosos... Há uma enorme diferença. 

Quando o FC Porto assume todas as recusas por Marega, só pode esperar que o seu rendimento seja muito superior esta época. Na temporada passada, apesar de sofrível nos clássicos e na Champions, conseguiu garantir a média de um golo por jornada na Liga - falhava mais do que acertava, mas entre os pontas-de-lança do plantel também ninguém acertava mais do que ele. Ou esperamos um Marega a elevar a fasquia esta época, ou passámos ao lado da possibilidade de um grande negócio. Certo é que não podemos contar com mais uma época a tentar ganhar jogos com bolas que dependem da dimensão física de Marega. 

Sérgio Conceição fez milagres na época passada. Não lhe peçam a mesma receita. O treinador não teve sucesso nem ficou por ser um treinador muito evoluído taticamente, pois não foi essa a força do FC Porto na época passada. Foi a união, a superação, o pragmatismo e a sempre essencial sorte (outra vez, bastava não haver o pontapé do Herrera na Luz e poderia ser mais um ano a seco - ou bastava que tivessem validado o golo limpo a Herrera no jogo do Dragão, e aí talvez já não fosse necessário vencer na Luz).

E conforme foi comentado no post da vitória sobre o Belenenses: sempre que o FC Porto vencer, os adeptos vão ver um plantel bem aproveitado; quando os maus resultados aparecerem, afinal é um plantel curto e ao qual falta qualidade. Neste momento, este plantel não foi reforçado, no sentido em que não está mais forte. Sejamos francos, antes dos resultados, pois totobola à segunda-feira nunca deu nada a ninguém: este plantel é curto para uma equipa que ambiciona o bicampeonato e que tem que lutar por um lugar nos 1/8 da Liga dos Campeões. Na pré-época, Sérgio Conceição falou em «meia dúzia de jogadores sem capacidade» para jogar no FC Porto. Neste momento, numa altura em que Danilo e Soares ainda recuperam de lesões, o que apetece mesmo dizer é que falta mais meia dúzia de jogadores com capacidade para jogar no FC Porto. Porque em algo teremos que concordar: seja em 4x3x3 ou 4x4x2, o treinador campeão merece e precisa de melhores soluções. 

22 comentários:

  1. Se Sergio Conceição tivesse metade dos reforços do Rui Vitória, seria campeão de novo. Assim, a ver vamos. Mas não me agrada...

    ResponderEliminar
  2. para mim, está resumido na perfeição...
    não se admite este resultado com o Guimarães, mas também não vamos é atacar agora tudo e todos...a atacar que sejam os mesmos e as mesmas razões que já se falavam na pre epoca tal como voces aqui fazem
    Muito bem!

    ResponderEliminar
  3. A qualidade de jogo na 1ª parte foi muito boa. Na 2ª parte morreram fisicamente.
    Notas individuais: Maxi- concordo- já na última época não aguentava mais de 60 minutos e não está mais novo de repente. Marega - devia ser vendido mas a sua substituição já devia estar preparada há muito. Marcano e Reyes - concordo com o post. Lesões- tiveram influência. Sérgio Oliveira - se não tem cuidado volta à mediania donde veio. Oliver - ou é esta época ou vai à vida (caro e não rende). Hernâni e o espanhol (como é mesmo o nome??) está visto que não servem (falta atitude aos dois). André Pereira - Nunca será um 10. Recua em relação a Aboubakar e não é jogador para isso. E pronto! Estou chateado não escrevo mais nada!

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    A mim parece-me que a SAD continua em dificuldades financeiras graves e que continua a alimentar demasiada gente que vive à conta disso.

    Por outro lado e por muito que goste do SC, acho que deveria ter pensado seriamente num modelo alternativo ao seu 4-4-2 do ano passado porque, do meu ponto de vista, ficaria a ganhar e seria mais fácil encontrar reforços.

    O Otávio é claramente bom no miolo (como se viu contra o Guimarães) e o Oliver é um crime vê-lo no banco e entrar 20 minutos de cada vez. O SC não pode esperar que o Oliver faça o mesmo que o Herrera ou o S Oliveira, porque não tem fisionomia para isso. Espero que o Danilo volte depressa, porque vai ser uma lufada de ar fresco.

    A defesa está um caos. Não houve competência para segurar o Ricardo (Dalot ajudou à festa) e a questão do central foi algo complicada (Marcano preferiu ser suplente do Roma que titular no FCP). Não sei se Militão ou Mbemba serão a solução.

    Prevejo um campeonato muito complicado. O Benfica está a por a carne toda no assador e vai ser campeão. O meu receio é que o Sporting comece a atinar e que nos relegue para o 3º lugar, levando a mais um fracasso em que grande parte da culpa é dos desvarios da SAD.

    Quem viu o FCP e quem o vê.

    CMpts

    ResponderEliminar
  5. Como sempre , crónica detalhada e assertiva ,se nós adeptos náo tivermos capacidade de auto critica , não mudamos o que está mal e consequentemente não se evolui , é um principio básico na vida .
    Concluindo , estes senhores da SAD estão a meter os pés pelas mãos e o clube sofre .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um simples complemento , os sócios e os meros simpatizantes do nosso clube (que é o meu caso ) aparentemente estão mais preocupados com a situação actual , que os verdadeiros responsáveis da mesma , se o PC subitamente sai de cena por razão de força maior , gera - se um vazio com consequências imprevisíveis .

      Eliminar
  6. Boas.
    Completamente de acordo! O melhor comentário que li sobre o assunto. Pensei sinceramente que estávamos a mudar para melhor, mas depois do milagre de sermos campeões, temos um plantel ainda pior em soluções do que o ano passado! Incrível!! Foi uma miséria a política de reforços desta época! Jankos, Ewerton para emprestar, lindo! E depois dizem que não tem €€! E querer acreditar que o SC foi informado, deu o seu aval positivo, para depois não ficarem no plantel?! Não, aposto que passaram por cima do SC! Também já percebi que no máximo o SC fica está epoca e vai-se embora. O PC deve estar a espera do Jesus...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ora bem, o que se viu entre o 3 e o 4 golo contra o chaves repetiu se com resultados desastrosos com o seria de esperar. NAO PODEMOS ESQUECER QUE SC E USEIRO E VEZEIRO NESTE TIPO DE SITUAÇOES, estar a ganhar por 2 e perder jogos ou quase, quem nao se lembra com o braga numa final de taça contra o sporting, SC começa a parecer um treinador de chicotada, costuma arranjar conflitos com alguns jogadores para se impor no balneario ( douglas no guimaraes, casillas no porto , etc ), e teimoso, prepara bem as bolas paradas mas nao prepara alternativas de jogo, começa a parecer burro. QUEREM ME CONVENCER QUE A GANHAR AOS 60 MINUTOS POR 2 A 0 A UM GUIMARAES QUASE INOFENSIVO, que a detetar antecipadamente falta de alegria e pressa em acabar o jogo por parte dos jogadores, se insiste em pressoes altas, correrias malucas para chegar ao 5 a 0? Qualquer treinador sabio defenderia o resultado, reduziria a velocidade do jogo, estreitava linhas como? com substituiçoes. O brahimi ate saiu lesionado, porque nao entrar chidozie e oliver ao mesmo tempo e meter o herrera um pouco mais a frente saindo o soliveira que percebia se estava sem frescura fisica? MAS AFINAL O QUE FAZ O SC NO BANCO?? O que SC percebeu e que alguns jogadores estao fartos das correrias constantes e que os começa a perder, percebeu que a sua tatica começa a fartar os jogadores porque lhes exige capacidade fisica para alem dos limites , dai as constantes lesoes musculares, SC FOI O GRANDE CULPADO DA DERROTA, O ANO PASSADO RECUPEROU ALGUNS JOGADORES NA RAÇA E NA GUERRILHA CONSTANTE MAS NAO E ASSIM QUE SE GANHAM GRANDES GUERRAS, PODEM SE GANHAR UMA BATALHA AQUI E OUTRA ALI MAS NAO GUERRAS. Por exemplo andre pereira e o nosso melhor avançado porque razao joga o abou no seu lugar se em 10 oportunidades de baliza aberta marca 1 ou 2?? joga por ser mimado e amuar? Mais uma nao podemos esquecer as dificuldades de danilo para se adaptar a este futebol desordenado e de correrias de SC , senao fosse o danilo comendador SC tinha o metido no banco ou mandado para o portimonense. MAIS OUTRA SE SC NAO CONSEGUIR MUDAR A SUA PATETICA FILOSOFIA DE JOGO PELO MENOS EM CERTAS OCASIOES, E PERCEBER QUE ESTA A PERDER O GRUPO, PODEM TER A CERTEZA QUE SAIRA PELO SEU PE ANTES DO NATAL, CLARO QUE DIRA TUDO DE FORMA MUITO FRANCA PARA A SUA QUERIDA MIDEA.
    Neste jogo perdido nao existem desculpas de sad, de aquisiçoes, seja do que for, estamos a ganhar por dois aos 60 minutos em casa cheia, todos perceberam que havia qualquer coisa estranha no ar ate o mestre da tatica numero dois, e nao se faz nada? nao se cerra fileiras a defender o resultado?
    JA AGORA ONDE ANDA ESSE EXTRAORDINARIO MARCANO, ESTA A JOGAR EM ITALIA OU ESTA NO BANCO?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você acha que Marcano foi para a Roma ser titular ou fazer um grande contrato com um bom prémio de assinatura?

      Eliminar
  8. Eu gostava de conseguir perceber a substituicao do Aboubakar.. Porquê ele e nao o André? O que é que se pretendia ganhar com esta substituicao, uma vez que o que torna Marega especial, a velocidade, claramente nao se concretizou durante a meia hora que jogou.

    ResponderEliminar
  9. Não concordo. Como vocês dizem, estamos à terceira jornada, chegamos ao intervalo a ganhar 2-0 e perdemos por 2-3 na segunda parte e a culpa é da falta de soluções? Não, até porque o jogo que fizemos contra o Chaves é a prova que temos equipa. As lesões de Corona e Brahimi à 3ª jornada são culpa da falta de soluções? Não, são culpa de uma má pré-temporada. As responsabilidades da derrota deste fim-de-semana, tal como do jogo muito mal conseguido frente ao Belenenses devem ser impostas ao treinador. Foi ele que conquistou o campeonato no ano passado, é ele o responsável por este início de campeonato atípico.
    Chidozie na Nantes por 13M€ e o FCPorto recusou? Quem disse isso? O Jogo? E somos obrigados a acreditar? Exatamente o mesmo se passa com Marega, não sabemos nem nunca vamos saber qual foram as propostas que chegaram e o que foi exigido por parte da direcção do FCPorto.
    Diego Militão: "7 milhões de euros - grande parte para empresários". Essa informação é publica? É que normalmente só sabemos os valores das comissões a quando da apresentação do relatório e contas....
    Zakaryas, Jankos e Ewertons sim, estamos todos de acordo. É necessário perceber quem entendeu que existia valor em jogadores que não jogavam em equipa de segundo plano para serem emprestados sem fazer 1 jogo se quer com a nossa camisola e imputar as responsabilidades a quem os trouxe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2/3 jogos foram sofriveis e somente o contra o Chaves foi agradável, se alguma coisa está provada com essa amostragem é que falta plantel.

      Eliminar
  10. Boa tarde,
    Por vezes um bom goleador poderá disfarçar tanta falta de qualidade no plantel, mas nem essa sorte temos, Aboubakar é mesmo mt fraco.
    Acima de tudo temos ainda 3 dias para se investir num goleador.
    Abraço e saudações Portistas

    ResponderEliminar
  11. Excelente post parabéns. De facto não tenhamos ilusões com este plantel tão fraco não vamos a lado nenhum e corremos o risco de algumas humilhações na LC. A Sad está gasta acomodada e ultrapassada. Milagres nem no Vaticano. Mas enquanto PC estiver ninguém ousa avançar. A gratidão tem limites mas parece que se prefere ver o clube a afundar do que enfrenta-lo.

    ResponderEliminar
  12. Na mouche! O caso do reforço da defesa, então, é gritante: de certeza que, pelo menos, desde janeiro que o clube sabia que Marcano e Reyes não iriam renovar. Tiveram tempo mais que suficiente para encontrar substitutos. Também me deixa preocupado a questão das renovações do Herrera e do Brahimi. Espero estar enganado, mas tenho o pressentimento que (pelo menos) um deles sairá a custo zero. A acontecer, quase que se poderia considerar gestão danosa. Chega a ser indecente a forma como este defeso foi preparado: não me lembro de ouvir um treinador dizer de forma tão clara que o plantel não chega. E o que faz o clube? Nada. É um problema de dinheiro? Peçam jogadores emprestados. Há muito jogador de qualidade nos plantéis dos grandes clubes da Europa: Real Madrid, Barcelona, PSG. O que é feito do departamento de scouting que até descobria jogadores no Japão? Agora parece que os jogadores só são bons se pertencerem a certos empresários. Deixa-me muito triste ver um clube que costumava dar 10 a 0 aos rivais em termos de gestão estar quase "abandonado". Cada dia que passa dou mais mérito ao SC e aos jogadores pelo que conseguiram a época passada. Este ano, se conseguirmos ser bicampeões, será outra vez contra tudo e contra todos, inclusivamente contra a Administração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Sonha acordado se vais ser bicampeão com este plantel! Já no ano passado, se não fosse aquele golo do Herrera na luz, a cair do pano, férias o título por um canudo!!! No ano passado tinhas o factor que o Benfica poderia já estar cansado de ganhar, porque ganhar consecutivamente mói, e de não se terem reforçado, e com a fome do Porto de ganhar. Este ano as coisas inverteram-se, o Benfica está a investir como nunca na reconquista, o Porto... dá ideia que quer ficar parado no tempo. Ainda há o factor mundial. A seguir aos mundiais, a prestação de alguns jogadores cai a pique.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Sim sem duvida a administração do FC Porto está sem rumo e cada vez mais na desgraça !

      Eliminar
  13. Excelente artigo.
    Ainda antes da 1ª jornada critiquei a forma como a SAD nã acrescentou qualidade ao plantel da defesa para a frente. Se ano passado todos foram unânimes em dizer que o plantel do Porto era curto e que improvisámos fazendo retornar os emprestados, não entendo como é que é possível não acrescentar qualidade a meio-campo e ataque.

    Das duas uma: Ou a SAD em termos financeiros está bem pior do que oficialmente reconhecido ou então é displicente ao ponto de pensar que pode poupar uns bons milhões, e aposta que Sérgio Conceição pode fazer o Milagre outra vez.

    Chegar a 29 de Agosto e constatar que o reforço do plantel não existiu é confrangedor. Em vez de construirmos em cima do Campeonato ganho na época passada, a SAD incompetentemente compromete precocemente o futuro desportivo do clube na modalidade base do mesmo - o futebol.

    A SAD precisa de varrer alguns dos incompetentes que infelizmente a compõem!

    ResponderEliminar
  14. O que significa que afinal o Antero não era o mau da fita!!!!

    ResponderEliminar
  15. Numa coisa estamos todos de acordo, aquilo que Sérgio Conceição conseguir fazer está temporada com este plantel é de inteira responsabilidade dele e só dele. Na sad ninguém mexeu uma palha para melhorar as condições que o Sérgio tinha e que muito foram espremidas durante toda a temporada passada. Oremos todos que o brahimi, o telles e o Herrera tenham muita saúde porque se calham lesionar se está o caldo entornado.

    ResponderEliminar
  16. Ora bem, para provar que o problema esta em SC em integrar novos jogadores e arranjar soluçoes para alem das correrias desenfreadas e sem nexo, GOSTAVA QUE A SAD ENTREGASSE A SC DOIS JOGADORES FEITOS, COM CURRICULUM, AI VERIAMOS CONCERTEZA O SC A VACILAR, A ARRANJAR UMA DESCULPA QUALQUER PARA OS METER NO BANCO OU NA EQUIPA B OU ATE NO PORTIMONENSE. SC infelizmente nao sabe lidar com jogadores campeoes como se percebeu com casillas, o ano passado todos os jogadores ja eram do porto, portanto nao foram integrados por SC, ele recuperou alguns na base das rodinhas e da raiva mas foi o porto canal quem uniu o tal de mar azul e fez enraivecer os portistas contra as atrocidades continuamente cometidas pelos lampioes. SC OU MUDA OU NAO PASSA DE UM TREINADOR DE CHICOTADA.

    ResponderEliminar
  17. Ora então desta vez o vinho estava vinagre

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.