quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Pepe, o capitão do FC Porto

«Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos.» A frase de José Maria Pedroto é intemporal, mas também pode ser adaptada a tempos mais contemporâneos: se formos anjinhos, podemos sempre ser comidos.


Pepe, estandarte máximo da experiência no FC Porto, foi anjinho. Não é o primeiro capitão do FC Porto a ferver num clássico e a chegar à expulsão num momento de irreflexão, nem será o último; mas foi anjinho, deixou-se levar pela provação óbvia do adversário e fez o que não poderia fazer. Expulso, bem expulso, e a prejudicar o FC Porto numa altura em que ainda se tentava perceber se haveria capacidade para esboçar a reação à desvantagem em Alvalade.

E agora? Que dizer de Pepe, capitão do FC Porto e braço direito de Sérgio Conceição em campo?

Nada. Porque já não há nada mais a dizer sobre a carreira de Pepe no FC Porto e na nata do futebol mundial. Pepe é o melhor defesa da história da Federação Portuguesa de Futebol. Esteve nas 2 conquistas mais emblemáticas, foi o melhor jogador da seleção em 3 fases finais de Europeus, mais de 130 internacionalizações e ainda aponta ao Euro 2024; uma década de Real Madrid a esgrimir-se contra um Barça que reclamava o estatuto de melhor equipa da história do futebol, enquanto enriquecia um palmarés com três dezenas de troféus. 

Pepe tem a carreira feita, mais do que feita. Vai ser sempre lembrado como o grande central que atravessou o Atlântico para fazer história no FC Porto, em Portugal e no Real Madrid. Não tem mais nada a provar, nada mais a fazer...

... e no entanto, o que continua a fazer Pepe? A lutar pelo FC Porto. Dia após dia, semana após semana, desafiando os limites cada vez mais reveladores da idade. Bate recordes de longevidade, brilha na Liga dos Campeões, e em vez que estar a gozar uma reforma dourada continua aqui, a lutar pelo FC Porto num dos momentos mais delicados da sua história, rodeado por alguns colegas de setor cujas limitações não deve ter encontrado muitas vezes ao longo da carreira. 

Pepe não precisa do FC Porto; mas o FC Porto precisa, mais do que nunca, de Pepe. Estando bem, não há melhor. O problema é que o resultado de 23 anos de futebol profissional ao mais alto nível tornam a sua condição física numa incógnita semana após semana. Entre a lesão de Marcano e o desencanto com e de David Carmo, o FC Porto tem um problema enorme no eixo defensivo - e não só, visto que estamos perante um dos ataques menos produtivos da história do clube após 14 jornadas na I Liga.
 
É difícil depender tanto de um jogador nas condições de Pepe. Mas é incontornável: sem ele, o FC Porto está sempre mais perto do insucesso. Pepe não se esconde. Luta pelo clube, pelos colegas, pelo treinador. É, simplesmente, o exemplo daquele jogador que adoramos se for nosso e detestamos se for adversário. Não é preciso uma toupeira no balneário leonino para se perceber que os jogadores do Sporting foram instruídos para tal ao intervalo - provocar Pepe. Não foi um acaso que, num lance em que queria simplesmente recolocar a bola em jogo, Pepe viu logo Gyökeres bloquear a linha de passe e Matheus Reis literalmente empurrá-lo para semear a confusão. Foi uma armadilha na qual Pepe, que não era expulso em jogos de um Campeonato nacional há 12 anos (!!), caiu de forma tão surpreendente quanto evitável.

Mas ver um poço de experiência como Pepe cometer este erro é a prova viva para qualquer jogador de que, no futebol, nunca estamos em pleno controlo. Basta um deslize, uma desatenção, um espasmo para que o mais experiente dos jogadores pareça o mais infantil e inexperiente dos atletas. O que mostra que Pepe, como os demais, continua a ter um desafio: continuar a ser melhor, dia após dia. Saber que Pepe não é mais do que Zaidu, Zé Pedro, Diogo Costa ou Taremi: se está com o símbolo do FC Porto em campo, é um alvo a abater. E por ser melhor do que os demais, por carregar anos de conquistas e de provas de superação, torna-se ainda mais apetecível para os adversários. Quem detesta Pepe detesta o FC Porto; quem detesta o FC Porto detesta Pepe. Porquê? Porque ambos partilham a insaciável procura por mais, sempre mais; mais um jogo, mais uma vitória, mais um título. Não apaga nem justifica o erro, mas é por isso que Pepe vai dar a volta por cima. Porque Pepe não é um jogador à Porto. É um capitão à Porto. 

Pepe não se esconde dessa luta e dessa responsabilidade. Deve desculpas aos colegas e aos adeptos, claro. O capitão do FC Porto tem que ser o primeiro no campo de batalha, mas deve ser o último a perder a cabeça em campo. E precisamos de Pepe.

A qualidade de jogo praticada pelo FC Porto desde a pré-época é, possivelmente, a pior da era Sérgio Conceição. Isso não impediu a equipa de desde logo garantir, uma vez mais, a qualificação para os 1/8 da Liga dos Campeões, além de continuar a depender de si própria na luta assumida pela dobradinha. Mas mesmo que o futebol de Benfica e Sporting não deslumbre, o FC Porto deve a si próprio mais. Muito mais. Ou elevamos o nível exibicional, ou na próxima época não haverá Champions para ninguém. Há lacunas no plantel, mas o FC Porto tem plantel para lutar pelos seus objetivos. E capitão também. 

2 comentários:

  1. Curiosa a referência na mesma frase aos problemas da defesa e do ataque. Não escamoteando os problema na defesa, quer-me parecer que o caminho no curto prazo não passa nem pela defesa nem pelo ataque. Mas antes no reforço do meio-campo. Este sector deixa completamente desprotegida a defesa e não consegue alimentar o ataque. Fazer o upgrade no meio campo é meio caminho para a solução

    ResponderEliminar
  2. Embora lamentável, o comportamento do Pepe é compreensível. Aos 34 minutos, um sarrafeiro sueco calimero só quis pisar-lhe o calcanhar não quis saber da bola pra nada, podia ter terminado com a carreira do Pepe uns meses + cedo do que ele pretende. O var tiago martins...um velho "amigo" do FCP...viu perfeitamente que o brutamontes tinha de ver vermelho e ser expulso mas fez de conta que não viu nada. Pepe ficou revoltado, enfurecido e com a provocação do palhaço do costume, explodiu. É humano o Pepe, não é um autómato, é o jogador que é também por ser muito emocional e desta vez as emoções levaram-no pelo caminho errado. Mas antes um Pepe, verdadeiro, que todos os simuladores, provocadores e caceteiros calimeros juntos, falsos como judas.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.