sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Carta aberta a Sérgio Conceição

Caro Sérgio,

Permite-me que recue até junho de 2017, quando te dei as boas vindas ao FC Porto e te desejei a melhor sorte como treinador principal. 

«Nenhum adepto sabe ainda se Sérgio Conceição vai jogar em 4x4x2 ou 4x2x3x1. Se vai jogar em posse, em transição rápida, se vai ser híbrido. Não é, até à data, um treinador que tenha diferenciado os clubes por onde passou com um estilo de jogo particularmente brilhante ou positivo. O Paços de Paulo Fonseca jogou melhor futebol que o Braga ou o Guimarães (apenas 8 vitórias em 2015-16) de Conceição, por exemplo. O que não é garantia de nada, mas que sugere uma coisa: o FC Porto não está, com Sérgio Conceição, a contratar um modelo ou uma ideia de jogo. 

Está, isso sim, a contratar sede de vencer e um homem que vai ao encontro das dificuldades, trocando o conforto pelo risco. Sérgio Conceição não é, provavelmente, a melhor escolha para treinador. Mas como homem, já começou a vencer pelo FC Porto: está disposto a queimar-se a ele próprio para ajudar a tentar a reerguer o clube que aprendeu a respeitar e a amar.»

Adivinha o que aconteceu, Sérgio. O esperado. Enquanto ganhamos, somos brilhantes, e ai de quem questione a exibição e todos os aspetos técnico-táticos quando o resultado é favorável. Agora, quando perdemos, tudo se resume ao treinador. Injusto, claro, mas já mais do que habitual.

És o 14.º treinador do FC Porto (contando com interinos e a passagem fugaz de Delneri) do pós-Gelsenkirchen. Sabes o que todos eles, exceto André Villas-Boas (que tão rápido teve enorme sucesso como saiu), tiveram em comum? Os adeptos, na sua aparente maioria, torceram a determinada altura pela saída do treinador. Ninguém escapou. Nem Co Adriaanse, nem Jesualdo, nem Vítor Pereira, que mais tarde se sagraram campeões. No FC Porto, qualquer treinador está a três ou quatro maus resultados de, para a generalidade, não servir e tomar mil uma opções que ninguém consegue compreender. 

Serão estas críticas justas, Sérgio? Vamos por partes.

Época 2017-18. O que fizeste? Adaptaste-te ao que tinhas. Sem reforços, mas como o tempo o revelou, esta temporada de contenção viria a revelar-se a mais cara da história da SAD. O futebol nem sempre foi o mais virtuoso, mas chegou para cumprir e superar as expetativas, consagradas com o título de campeão nacional e com a «nega» do penta ao Benfica. Tudo isto aliado a uma sempre importante qualificação para os oitavos-de-final da Champions. Título + passagem aos 1/8 da Champions? Perfeito, mesmo nunca gostando da Maregodependência e reconhecendo que bastava Herrera não ter rematado aos 89 minutos na Luz para mudar a forma como a massa olhava para a época.

Chega 2018-19 e, uma vez mais, levas o FC Porto a todas as decisões. É algo que só pode ser valorizado: com Sérgio Conceição, o FC Porto luta (quase) sempre, até ao fim, por todas as competições. A campanha na Champions teve resultados brilhantes, até cair nos quartos-de-final perante um Liverpool de calibre de campeão europeu. Nas Taças, tal como nas meias-finais de há um ano, a cruel ineficácia nas grandes penalidades, pela qual nunca um treinador pode ser sumariamente responsabilizado. 

E no Campeonato? Podias, devias, ser neste momento o treinador bicampeão nacional. É de uma insuficiência e injustiça tremenda lembrar esta época como sendo aquela em que o FC Porto desperdiçou uma vantagem de 7 pontos. É evidente que os pontos deixados no Minho e em Vila do Conde, já para não falar na receção ao Benfica, coincidiram com muita incompetência do FC Porto dentro de campo. Mas nem tudo se pode resumir a isso. Não podemos nunca ignorar que, da mesma forma que o FC Porto perdeu pontos quando não foi suficientemente bom, o Benfica também deveria tê-los perdido. O que aconteceu na Feira, em Braga ou em Vila do Conde manchou a história e a justiça do desfecho do Campeonato. 

85 pontos e 74 golos na I Liga 2018-19. Como mero termo de comparação, embora cada época tenha a sua história, o FC Porto campeão europeu de Mourinho fez 82 pontos e 63 golos. E aqui não há Decos ou Derleis. Para a história fica que perdemos. Mas não nos podemos esquecer de como a história foi sendo escrita. Sobretudo nós, as vítimas do som do apito, da doutrina divina e do som do Enter ao enviar e-mails. 

Mas de uma coisa não duvides, Sérgio. Poderias, neste momento, ser o treinador bicampeão nacional e eu dir-te-ia a mesma coisa: o teu modelo de jogo está completamente esgotado. O futebol como o imaginas, neste momento, tornou-se um modelo previsível, inconsequente e facilmente anulável por qualquer treinador do nosso Campeonato. Reafirmo-o, com sinceridade e preocupação.

Na primeira época, tivemos que te dar o mérito. Encontraste uma fórmula que funcionou. Longe dos tempos de um 4x3x3 com extremos virtuosos, um goleador no eixo, um meio-campo que combinava combatividade com classe. Mudaste tudo, apostaste numa dimensão mais física, pegaste na lista de dispensas e transformaste o FC Porto. Nesse momento, tiveste todo o mérito do Mundo, pois moldaste o FC Porto à tua imagem perante as circunstâncias.

Mas os tempos passaram e a ideia que foi ficando foi outra. Se calhar, esse não apenas o modelo que achavas que melhor servia o FC Porto naquela altura. Esse é o único modelo que concebes para o FC Porto. E, neste caso, não poderemos nunca estar de acordo, Sérgio.

Reforço o mérito que tiveste no teu trabalho nas duas primeiras épocas. Valorizarei um treinador que vai sempre às decisões e que luta sempre por títulos. Os adeptos mais exigentes dirão «não, no FC Porto só valorizamos quem ganha, não é quem vai às finais para perder!» E isso é ignorar as difíceis circunstâncias que encontraste no FC Porto desde a primeira hora. Poderíamos, neste momento, ter um Benfica hexa em Portugal. Não o temos pelo teu trabalho, Sérgio, pela forma como reinventaste a equipa. 

Defendi, por isso, que 2019-20 tinha que ser a tua época. Era a época em que finalmente irias construir o plantel, ter mais palavra na escolha de jogadores e de reforços, poderias trabalhar outra ideia de jogo. Mas não é isso que vemos. E é isso que temos que mudar.

Chega de tocar o bombo, Sérgio. O FC Porto, neste momento, resume-se a isto: eterna procura pela profundidade e jogo direto; bola que vai do defesa às costas dos laterais adversários; extrema dependência das bolas paradas; resistência a circular a bola, procurar espaço entre-linhas, tabelar em zonas interiores. A transição defesa-ataque é uma pobreza neste FC Porto. Digo-te agora, que és o treinador que caiu com o FC Porto para a Liga Europa, e dir-te-ia na época passada se fosses, como merecerias, o treinador bicampeão que esteve nos 8 melhores da Champions. 


Qualquer equipa adversária percebe que se fechar os corredores e não deixar que os avançados caiam nas suas costas anula o FC Porto. Prova disso é que um Gil Vicente que há uns meses estava no Campeonato de Portugal e que tem um camião de jogadores novos, cuja grande maioria nunca tinha jogado a este nível, conseguiu fazê-lo. Poderia ter sido diferente se tivéssemos aproveitado as oportunidades quando estava 0x0. Mas a crítica continuaria a ser a mesma: este FC Porto, com esta identidade e estilo de jogo, é curto. É previsível. É insuficiente. É, lamento, uma miséria a jogar à bola.

Fala-se demasiado em trabalho. Chega. Temos que falar em qualidade. Uma equipa dominadora, capaz nos quatro momentos do jogo. Organizada, equilibrada, com boa ligação entre os setores, onde um jogador saiba o que o colega vai fazer e como se deve posicionar. Saber que só podemos marcar se tivermos a bola e, se a tivermos, não vamos sofrer. Perceber que o espaço nas costas da defesa deve ser explorado perante a circunstância e oportunidade do jogo e não como jogada-padrão. 

E depois de tudo isto, reconheço. Será que tu próprio tiveste tempo para trabalhar novas ideias? Ou será que, perante as circunstâncias, tentaste trazer a base do ano passado para tentar ganhar no curto prazo?

Vejamos. O FC Porto perde 5 titulares no verão. Casillas, Felipe, Militão, Herrera e Brahimi. Perde a experiência de Maxi Pereira, e perde o 12º jogador mais utilizado e aquele que, insisto, foi o único nos 2 primeiros anos que manifestamente aproveitaste mal, Óliver. O teu melhor FC Porto teria que ter sempre Óliver no 11. O melhor futebol foi sempre aquele que teve Óliver em campo. Nunca compreenderei a forma como este jogador foi desaproveitado por ti. 

Adiante, há algo a ter em conta. A situação de Casillas foi um infortúnio, mas desde o ano passado que a SAD sabia que Herrera e Brahimi iam sair, Militão foi confirmado no Real em março e Felipe no Atlético em maio. As vendas que o FC Porto necessitava de fazer já tinham sido feitas em maio. Não temos aqui a desculpa da demora na chegada de reforços pela necessidade de antes sair alguém. Não, porque já tinham saído. 

Nenhum treinador tem o plantel composto no arranque da pré-época, mas a importância e a urgência da pré-eliminatória da Champions obrigava a SAD a uma rapidez que não pudemos testemunhar no mercado. Chegaram 7 caras novas, jogadores caríssimos e estamos perante o maior investimento da história do FC Porto no mercado de verão. São mais de 60 milhões de euros. E já vimos que os dedos estão apontados a ti. «Escolhemos o plantel dentro daquilo que ele queria», diz o presidente.

Mangala? Bruma? Pedro? Roger Guedes? Pavon? Rongier? Reine-Adélaide? Tudo nomes que fizeram correr tinta antes da chegada do arranque da pré-época. Temos que compreender que nenhum clube contrata todos os jogadores que quer. É normal passar do plano A para o plano B. Mas não podemos resumir a aposta no mercado a preferências de Sérgio Conceição. Não, se é o treinador da estrutura, a estrutura tem que partilhar responsabilidades com o treinador. Este não pode ser o plantel «dentro daquilo que ele queria». Tem que ser o plantel que o FC Porto quer. 

Uma equipa que perde tantos titulares e vai buscar jogadores a outro continente necessita de tempo. Tempo esse que, infelizmente, o FC Porto não teve e que custou caro. A derrota contra o Krasnodar mancha a época e uma era - o FC Porto deixa de ser recordista de presenças na fase de grupos. Mas a má preparação não esteve apenas na equipa. Héctor Herrera é um dos 10 jogadores com mais jogos da história do FC Porto na Champions. Goste-se ou não, a experiência na Champions tem um peso enorme. Onde estava o seu substituto na preparação para esta eliminatória? Amadorismo puro na gestão desde caso. Pinto da Costa admitiu a impossibilidade de renovar com Herrera em outubro. O seu substituto, Uribe, já depois de falhadas outras alternativas, não chega a tempo de estar devidamente pronto para a Champions. O próprio Marchesín mal tem tempo de conhecer os nomes dos companheiros antes de ser lançado às feras. Inqualificável.

E agora, Sérgio? A Champions já se foi e começamos o Campeonato a olhar para cima, já sob um clima de contestação e dúvida fortes. Qualquer treinador precisa de tempo para remodelar a equipa. Jamais a responsabilidade poderá ser resumida ao treinador. Mas tu próprio também terás que mudar, Sérgio.

Peço-te que faças o que fizeste na primeira época cá: adapta-te. Neste caso, é necessária uma mudança clara no futebol da equipa. Essa mesma mudança já deveria ter sido trabalhada desde o início de julho, mas não aparenta ser o caso. Ainda vamos a tempo. Estamos em agosto. Não há épocas ganhas nem perdidas em agosto. Mas o FC Porto, que à data de hoje tem uma equipa menos forte do que a da época passada, tem que evoluir. Só pode evoluir. Vamos defrontar um Benfica forte e dominante, dentro e, sobretudo, fora dos relvados. E não vai ser a tocar bombo que iremos longe. 


Tens que reconquistar o grupo e os adeptos. Os próprios jogadores «cansam-se» da insistência nos mesmos métodos. Tem que haver novos desafios, novos estímulos. Os jogadores têm que sentir que, treinando contigo, vão evoluir enquanto futebolistas, e não apenas serem formatados para este tipo de jogo. Têm que sentir que vão conquistar coisas. Têm que sentir que são temidos pelos adversários quando entram em campo. Têm que saber o que vão fazer. 

Sérgio, neste momento, tens no Olival o grupo responsável por ter «destruído» o recorde de presenças do FC Porto na fase de grupos da Champions. Pensem em todos os treinadores, jogadores e equipas que representaram o FC Porto desde a criação da Liga dos Campeões. Fizeram deste clube recordista e um nome ao qual todos se habituaram a ver na Champions. Em meros e míseros 35 minutos contra o Krasnodar, uma equipa que nunca sequer meteu os pés na Champions, destruíram tudo isso. 

Tens que dar a resposta. Tens que mudar a equipa, o estilo de jogo, tens que cativar os jogadores. Já frente ao Vitória de Setúbal, tem que haver uma resposta clara e contundente. É difícil, como sabias que era desde o primeiro dia. E esta época não será mais fácil do que as anteriores. Mas pegaste no FC Porto num dos momentos mais delicados da sua história, quebraste a hegemonia do Benfica e mantiveste o clube na disputa de todas as competições. Mas é tempo de mudar. Disseste que vinhas para ensinar, não para aprender. Mas tu próprio tens que aprender para evoluir. É impossível não teres aprendido alguma coisa nos últimos dois anos e, sobretudo, nos últimos dois jogos. É impossível não veres que a mudança é imperativa.

É verdade, nós não vemos os treinos. Mas aquilo que temos visto nos jogos também não pode ser o que tu vês nos treinos, pois é manifestamente fraco. O que se testemunhou em Barcelos e na Champions não pode ser o resultado de nenhum plano ou de trabalho, tamanho que é o caos e a desorganização.

Erros todos cometem. E todos têm redenção, exceto um: continuar a insistir no mesmo erro, à espera de resultados diferentes. Muda a equipa. Ouve os jogadores. Aceita a crítica. Podes cair enquanto treinador do FC Porto com as ideias de sempre ou reerguer novamente o clube aceitando a necessidade de mudar. Ninguém pode duvidar ou pôr em causa a tua dedicação e vontade de vencer no FC Porto. Arriscaste muito para teres sucesso aqui. Para ajudares o FC Porto a ter sucesso. E por ter noção do quão te dedicaste a esta causa é que não desisto de ti.

Reúne as tropas e prepara-te, pois há muito a ganhar esta época. Vocês são, à data de hoje, o grupo que tirou o FC Porto da lista de recordistas da Champions. Isso já não vão mudar. Mas podem mudar a forma como olharão para vocês em maio. Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. Não vamos ganhar sempre, mas temos que lutar e jogar sempre para ganhar. 

29 comentários:

  1. Excelente texto, os meus parabéns por resumir exactamente o que eu e milhares de portistas sentem, e como se sofre ao ver este Porto jogar! Sérgio Conceição tem de ser o primeiro a reconhecer se tem a capacidade de mudar o rumo, ou então sair e vir quem nos ponha novamente a jogar como equipa grande que somos, chega de tocar bombo...

    ResponderEliminar
  2. Nada a acrescentar! Bravo!
    E felicito por este blog estar novamente activo, estava a fazer falta!

    ResponderEliminar
  3. Já fazia falta uma análise correcta e acertiva sobre o que se passa no Dragão.

    Subrescrevo na íntegra. Estamos a querer resultados diferentes, utilizando a mesma maneira de trabalhar, é impossível.

    O SC têm em si toda a vontade de um portista, mas teima em ser teimoso na maneira como orienta os seus jogadores.

    Obrigado mais uma vez pelas excelentes palavras.

    ResponderEliminar
  4. Curiosa a recente actividade de um blog que não dava sinais de vida desde Novembro de 2018. A um presidente que só fala nas vitórias, parece que temos um observador que só fala nas derrotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até parece que ganhamos alguma coisa desde novembro

      Eliminar
    2. O Tribunal do Dragão lamenta, como qualquer portista, não ter tido a possibilidade de celebrar qualquer vitória no futebol profissional desde novembro do ano passado.

      Eliminar
    3. Este blog faz muita falta, espero que continue, mesmo contra aqueles que discordam (e que estão no seu direito)

      Eliminar
    4. Calado é que você está bem....só é portista quem diz amen?

      Eliminar
  5. Parabéns pela análise lúcida, e é um grande prazer voltar a ler este blog. Como foi dito acima fazia falta.

    ResponderEliminar
  6. Certíssimo. Muito gratos ao Sérgio. Sempre. Mas a forma de jogar do FCP tem de evoluir muito para um futebol eficiente, imprevisível e demolidor. A humildade é uma grande virtude.

    ResponderEliminar
  7. O Tribunal está de volta??? Saúdo!
    Desportivamente o campeonato não está perdido, mesmo duas derrotas em três jornadas não nos retiram da luta do título. Agora...
    Atendendo ao benfiquistão e à rede bem montada que se vê a crescer ficamos numa situação dificílima como parecia que já não iríamos cair.
    Temos dois níveis de problemas, o técnico e isso todos já percebemos, mas temos também o financeiro e honestamente esse parece-me ser neste momento o mais difícil de resolver.
    Acredito que entre Soares, Marega e Abou só um irá ficar no plantel mesmo que com isso não resolva o problema de fundo. O FCPorto não tem dinheiro, tem dívidas, o anéis são poucos e não parece haver agente ligado ao clube com capacidade de nos vender acima do preço.

    ResponderEliminar
  8. Já tinha saudades. Só uma coisa a acrescentar, muito mal na questão Danilo (especialmente no timing) e na constante criação de conflitos internos. Outro exemplo que demonstrou alguma falta de inteligência foi o episódio com Rui vitória quando estávamos por cima e só serviu para lhes dar gasolina.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.
    Texto genial. O melhor que li deste FC Porto de SC até hoje. Disseste tudo. Concordo a 100%.

    Tu ainda acreditas no SC, mas eu começo a achar, que ele não sabe mais. Ele não muda porque não sabe como o fazer. Só sabe aquilo, que reflecte o que ele era como jogador.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Saúdo o regresso do blog! Apelo à saída de SC.

    ResponderEliminar
  11. Um regresso que saúdo de um espaço que faz muita falta ao universo portista. Concordo com quase tudo nesta análise. Simplesmente não acredito que o Sérgio seja capaz de mudar/aprender/reinventar, por isso isto é um claro fim de ciclo. Que venham mais análises como está TdD!

    ResponderEliminar
  12. De saudar o retorno deste espaço com o qual sempre segui com atenção.

    Em relação ao texto, concordo com tudo o que foi escrito. SC quando chegou fez, na minha opinião, um milagre. Conseguiu ser campeão com um grupo de jogadores que à partida não davam muitas garantias. Na época passada, perdemos o campeonato pela falência do sistema de jogo que ele quis insistir. Um modelo de jogo que tem como base um jogador que não tem qualidade para jogar no nosso FC Porto. Marega. Não consigo entender como ele é tão valorizado. É um jogador que tem como única arma o seu porte físico e velocidade. Essas características são mais bem aproveitadas em outros desportos. E enquanto tivermos o Marega, por algum motivo que eu não sei qual é, parece que ele tem de jogar. E para o Marega jogar, o único modelo de jogo que serve é esse que tão bem descreveste no teu texto. Bolas em profundidade para a velocidade dele que é a única forma de ele conseguir levar vantagem sobre os adversários.

    Quanto ao Oliver, ao contrário do Marega, foi o jogador mais prejudicado com o sistema de jogo implantado pelo SC. Óliver parece render muito mais num meio campo a 3... Para um do jogadores mais caros da história (se não o mais caro) foi muito pouco aproveitado, comparando com os tempos do Lopetegui.

    Gostaria também de salientar o retorno do Sergio Oliveira. Para mim continua a ser uma incógnita todas esses empréstimos e retornos. Mas uma coisa é clara, Sergio não tem qualidade para jogar no nosso FC Porto. É um jogador muito limitado, arrisca pouco e quando o faz quase sempre erra. Não tem físico e não consegue driblar um adversário. Contra o Krasnodar, quando ele saiu (infelizmente por lesão) o FC Porto já melhorou. Não acredito em coincidências.

    Por fim, a segunda parte do nosso último jogo deixou-me com algum alento. Vendo Nakajima fazendo as ligações entre o meio campo e o ataque, jogando entre linhas. O Diaz já demonstrou mais confiança, partindo no um para um. Fizemos uma segunda parte sem tantos lançamentos, com mais troca de bola, mais posse e mais discernimento nos processos de posse e transições rápidas.

    Precisamos de uma vitória convincente contra o Vitória, mais do que isso uma exibição de autoridade, jogar os 90 minutos na maior intensidade possível.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Dragões e Tribunal do Dragão, espero que este regresso seja para manter. Todos somos poucos para ajudar. Com esta gente a frente do nosso clube (sim é triste dize-lo) nao vamos a lado nenhum.
    - Administradores que so pensam numa coisa, comissões, premios etc ,

    - Administradores que sobre saída de jogadores se preocupam com ja estar amortizado o passe, e nao verem o prejuízo efetivo, pois pagou-se pelo jogador (alias depois pagou-se por ele sair a custo zero a Doyen)

    - Total falta de planeamento, antigamente o jogador que ia sair ja tinha substituto no plantel do ano anterior;

    - Venda de bons jogadores por "tuta e meia" (Galeno), ficando com 50% do passe, isto a um clube que ainda a dias enganou outro com esta mesma clausula;

    - Prejuízos na arbitragem nao devidamente "gritados" constantemente;

    - Nao esquecer que se fomos campeos a dois anos, foi uma grande sorte, e um trabalho quase milagroso da equipa técnica;

    - Falta de renovação de jogadores e falta de atenção aos jovens, o nosso rival esta constantemente a ir buscar jovens portugueses a todo o lado, com isso prepara o futuro e compromete os outros clubes a ficarem calados

    - Negociatas estamos sempre fora, pois antagonizamos o Jorge Mendes e achamos que ele era mero peão, e que nao precisávamos dele, agora ele esta 200% comprometido com outros e nem ajuda a vender bons jogadores, a nao ser quando lhe comvem mesmo (ruben neves e dalot)

    podia continuar, infelizmente podia, mas finalizo com mais esta, estes nao so nao saem, como nao deixam aparecer outros que pudessem ir fazendo a sua aprendizagem com tempo e resguardados, assim fica difícil….

    Aproxima-se uma travessia no deserto, por isso quanto mais cedo saírem melhor.

    Portista sempre….:::::

    ResponderEliminar
  14. Penso que os jogadores estão com medo de ter a bola no pé, de arriscar no passe para o espaço livre (a exceção são os pontapés à toa para que o Marega resolva, e esse coitado está "morto". Cara feia sempre e a toda a hora perde o efeito. Resultou na 1ª época ...mas cansa. De resto tirando o que o artigo diz de Oliver (bom jogador mas que comete demasiados erros defensivos) concordo com tudo, sobretudo com o apoio que devemos todos dar a SC e não embarcar na campanha vergonhosa que quase toda a imprensa faz contra o FCP.

    ResponderEliminar
  15. De acordo com tudo o que diz, excepto no que refere a Oliver. Este jogador nunca foi nem será aquilo que muitos adeptos queriam que eles fosse. Embora com bom toque de bola, falta-lhe expontâneidade e clarividência, ou, como dizia JJ de Aimar, inteligência de jogo, para além das suas limitações físicas.

    ResponderEliminar
  16. Exceptuando talvez Sir Bobby Robson, António Oliveira e André Villas-Boas, o futebol do FC PORTO nunca foi de primar ou de espantar. Sempre tivemos, temos e estou certo que teremos um futebol muito diferente dos nossos rivais mais directos, enquanto que o SC Braga é porventura aquele com futebol com que se assemelha ao nosso.

    Tentando fazer metáfora direi que enquanto o nosso futebol é operário, é como dizem os brasileiros, nordestino, é sangue suor e lágrimas, o futebol dos rivais é artístico (como pintava JJ!), carioca, envolvente, protegido (e de que maneira!).

    Talvez por isso nenhum treinador se aguenta tanto tempo no nosso clube. Como o futebol é sempre o mesmo estéticamente (não estou a falar de tácticas, atenção!!!) depressa nos cansamos. SC é apenas vitima da nossa falta de paciência. Chicotadas psicológicas só dão resultado quando há missas com muitos bons padres ou esqueceram-se de Braga, Vila do Conde, Moreira de Cónegos?

    Um abraço e sejam bemvindos.

    ResponderEliminar
  17. Olympiakos 4 - Krasnodar 0
    Sergio Conceição disse que o Krasnodar ia surpreender muita gente. Teve razão.

    ResponderEliminar
  18. Texto fantástico como habitualmente. Bem-vindo de volta ao activo.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  19. Passou quase um ano deste texto.. E entretanto vencemos duas competições..
    Não foi uma epoca brilhante, não fomos à champions, caimos cedo na liga europa , voltamos a perder a taça da liga mas... fomos campeões e vencemos a taça! O campeão voltou!!O meu Porto, o nosso Porto, é de novo campeão..
    Sim, o Sérgio não é o melhor treinador do mundo, e daí? Tem algo muito mais importante, tem paixão, tem amor ao nosso clube.. Tal como tivemos em 87 quando defrontavamos a melhor equipa do mundo. Eram eles os melhores, lembram-se? E ganhamos :)
    Sinceramente mais do que o modelo de jogo do SC, estou preocupado com o papel dos vermelhos fora do campo.. O tipo que negoceia pneus sabe que caso não seja re-eleito será preso..

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.