quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A «quebra» de André Silva

«Dois jogos de Francisco Soares de dragão ao peito, três golos do avançado brasileiro e, no mesmo período, nem um remate de André Silva para a estatística (...) Será que a parceria com Tiquinho está a limitar o futebol de André Silva? Nuno Espírito Santo identifica alguma quebra no internacional português? 'Não concordo com essa ideia. O André não está em quebra'». MaisFutebol

Vamos, então, avaliar essa famosa quebra de André Silva nos últimos dois jogos.

FC Porto x Sporting, minuto 6. Iker Casillas manda um dos muitos balões do FC Porto para a frente nesse jogo. Uma bola longa foi muitas vezes sinónimo de uma bola entregue ao Sporting. O que diferenciou este lance? É André Silva quem, de cabeça, consegue ganhar o lance e amortecer a bola para que Corona pudesse avançar para o 1x1.


O que acontece neste lance? Os dois centrais do Sporting, e também os 2 mais fortes no jogo aéreo, estão ambos preocupados com o raio de ação de André Silva. O que isso permite? Permite que Soares se solte da marcação de um central e que fique apenas com João Palhinha por perto. Golo. 


No lance do 2x0, todos apreciámos o grande passe de Danilo e a arrancada de Soares. Mas o que acontece antes? Minuto 39, o Sporting tem todas as suas torres na grande área adversária. Matheus Pereira recebe a bola junto à linha e tem como missão colocar a bola na grande área - é bom recordar que as duas maiores oportunidades de golo do Sporting nasceram de dois cruzamentos e dois cabeceamentos de Coates. Mas Matheus não consegue cruzar. Porquê? André Silva foi lá fazer o corte.


O lance prossegue com lançamento para o Sporting, nova bola para Matheus Pereira e nova oportunidade para cruzar para a grande área. Mas Matheus não conseguiu cruzar. Porquê? André Silva estava lá novamente a ganhar o lance. O resto já se conhece: contra-ataque, depois de uma bola dividida a envolver Brahimi, e golo.


Agora Guimarães. O que se pode constatar depois do toque de Herrera na grande área? O V. Guimarães tem 4 jogadores. Toda a gente está concentrada em André Silva e na bola. O que isso permite? Que Soares fique completamente sozinho, nas costas da defesa, e possa depois emendar o toque de André Silva para o 1x0.


Agora observemos as movimentações de André Silva contra o Sporting. 


Pois é: passou quase todo o jogo à saída do meio-campo, a trabalhar defensivamente, longe da zona em que pudesse fazer a diferença, a grande área. Passa mais tempo junto aos flancos, a procurar dar apoio aos laterais para a tabela ou a receber a bola em lançamentos, em vez de estar na grande área à espera do cruzamento. Jogo seguinte:


Contra o V. Guimarães, já pôde estar mais vezes perto da grande área adversária (teve lá três ações, e de uma delas saiu o golo de Soares). Ainda assim, esteve novamente a maior parte do tempo recuado, mais perto do meio-campo, a procurar dar sempre linhas de apoio aos médios. 

E agora, se repararmos nas zonas em que André Silva conseguiu fazer golos esta época...


... pois é: todos os golos de André Silva foram obtidos dentro da grande área, nunca com remates de longe. Se André Silva anda sempre longe da grande área, como esperam exatamente que faça golos com maior regularidade? Vale com qualquer grande ponta-de-lança que o FC Porto tenha tido. Se tivessem metido Jardel ou Fernando Gomes a fazer o que André Silva está neste momento a fazer, não teriam marcado metade dos golos. 

Não é Soares quem está a ofuscar André Silva: é André Silva que está a contribuir para que Soares possa brilhar logo nos seus primeiros jogos ao serviço do FC Porto, jogando sempre em apoio à equipa, mais perto do meio-campo, e longe da zona onde pode de facto ser letal e conseguir mais golos. 

E se isto é uma «quebra», então é uma quebra bastante apreciável, pois André Silva conseguiu ter intervenção direta em todos os momentos que permitiram ao FC Porto vencer dois jogos importantíssimos. Venham mais contra o Tondela (duas notas: não pensem na Juventus antes do Tondela; e não pensem que o Tondela é a Juventus. Seguindo essas duas regras, a vitória acontecerá com naturalidade). 

7 comentários:

  1. De acordo. AS está a fazer de Jota, Soares de AS e o ataque tem beneficiado disso. Onde está mesmo o problema?

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente post do tribunal do dragão e bem diferente do que se vê por aí.

    ResponderEliminar
  3. Excelente! Quem vai ao estádio e olha para a disposição da equipa (e não só para a bola) percebe a IMPORTÂNCIA que este jogador tem na tática da equipa.
    VAMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
  4. a silva so tem de melhorar onde falha desde os juniores, falha muito golo por falta de concentraçao e querer jogar bonito. Tem todas as condiçoes para ser um avançado terrivel agora um avançado tem de marcar, com um meio campo a serio ou com um jogador a serio esta dupla de avançados atuais faria muito estrago em qualquer campo. JA AGORA UMA DICA EM ANTECIPAÇAO PARA BATER O DREDES DOS LAMPIOES REMATEM RENTE A RELVA QUE ELE NAO APANHA UMA.

    ResponderEliminar
  5. Mais, caro TdD, poucos dos nossos grandes goleadores poderiam fazer o que é pedido ao Silva, André. A alguns faltaria a qualidade técnica, a outros a capacidade fisica, a muitos o espírito de sacrifício e a disponibilidade para ajudar a equipa em detrimento de si. Há que desfrutar dele. Não creio que tenhamos muito tempo para o fazer...

    ResponderEliminar
  6. Não notei nenhuma quebra de rendimento e vi (sem tanto pormenor) o que o TD viu.
    #andresilvajaesumjogadordecategoria

    ResponderEliminar
  7. Será que poderemos estabelecer aqui um paralelismo aqui entre esta dupla e o excelente duo de avançados de 2002-2003, Derlei e Helder postiga?

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.