sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Despenalização

«Em Inglaterra, quando um jogador é mal expulso é-lhe retirada a punição. No nosso jogo contra o Moreirense, foi mal expulso um jogador nosso e não lhe retiraram o cartão».

Nuno Espírito Santo, 06/01/2017

O texto de hoje do Dragões Diário, nomeadamente o primeiro parágrafo, foi tão pertinente e incisivo que dispensa que se lhe acrescente algo. Fosse, seja, sempre assim. Era preciso cultivar a ideia de que Danilo Pereira foi expulso por insultos ao árbitro. E se a FPF foi cúmplice nisso, o FC Porto só tem que agir para apurar consequências e responsabilidades. A Assembleia Geral da FPF tem mais de 80 delegados. Dêem-lhes que fazer. 

Nuno Espírito Santo notou, e bem, que Danilo Pereira não viu o seu cartão amarelo ser retirado, algo que provavelmente aconteceria em Inglaterra. Mas a verdade é que Portugal tem precedentes de despenalização de cartões.

Hoje como há 15 anos atrás, há coisas que não mudam. Vamos recordar o FC Porto x Benfica de 2001-02. Reviravolta, golos de Deco, Alenichev e Capucho (chapéu!), grande jogo. Se o Benfica ganhasse, passava à frente do FC Porto. Como perdeu, ficou a 3 pontos e mais perto do 5º lugar do que do 3º. Não era o tempo de ficarem sem o seu melhor jogador. Então o que acontece? O insuspeito Record traz o relato de então, com Simão Sabrosa a ser despenalizado de um cartão amarelo.


O precedente já tinha sido aberto antes, também a envolver o Benfica, e também a envolver o FC Porto. Neste caso, com Poborsky, que foi castigado com um cartão amarelo depois de ter simulado uma falta para penalty - Vítor Baía não lhe tocou, mas Nuno Gomes fez justiça ao falhar o penalty. Acontece que o CJ da FPF decidiu depois retirar o cartão amarelo a Poborsky.

Certo. Reformularam-se os organismos, mudaram as pessoas, mas o denominador em comum mantém-se. Não é que o FC Porto seja sempre o lesado. Por exemplo, Cabral viu vermelho direto num Braga x Benfica. Que aconteceu? O cartão vermelho foi-lhe retirado e na jornada seguinte já estava a jogar na Luz.

Os tempos até eram dourados para o FC Porto, que era pentacampeão, mas nem isso parecia ajudar o clube junto do CJ da FPF. Nem José Guilherme Aguiar, pois o FC Porto tentou uma despenalização de Jardel contra o mesmo SC Braga, por má amostragem de um cartão amarelo que resultou numa expulsão, mas o jogador não foi despenalizado. 

Também houve precedentes? Houve. Costinha e McCarthy já viram ser retirados cartões que tinham sido mostrados erradamente. Então, é caso para questionar: por que é que agora Danilo não teve o mesmo direito? Vamos supor que foi, como a FPF quis cultivar, por insultos ao árbitro. Então, vamos novamente calcular os precedentes.

Quando Rui Vitória, no Marítimo x Benfica, mandou Vasco Santos para o Ricardo Carvalho sem prenome e sem V (algo que as imagens televisivas mostraram, ao contrário de qualquer tipo de insulto por parte de Danilo), que aconteceu? Nada, só um calorzinho na orelha. 


Mas isto na Luz faz escola. Reparem na naturalidade com que Pizzi, porventura o melhor jogador do Benfica nesta fase, admitiu no 15º Encontro Nacional de Jovens Árbitros (uma vez mais, a proximidade entre clube e arbitragem sobressai) que insulta árbitros. «Já chamei nomes, já disse várias coisas que não se podem dizer aqui». Não deve haver nenhum jogador que nunca tenha soltado uma palavrinha para a mãe de um árbitro. O problema é a diferença de tratamento e os precedentes que só vão servindo o Benfica. 

Porque não foi Danilo despenalizado? Que responda a FPF. E se é tão claro que Danilo foi expulso por protestos, então qual o motivo para não o terem afirmado publicamente, protegendo assim o seu árbitro e evitando serem alvo de chacota em todo o mundo pela expulsão mais ridícula de sempre? Pois.

Numa jornada em que o Benfica vai a Guimarães, o FC Porto a Paços de Ferreira e ao primeiro deslize do rival podemos passar a depender de nós próprios na luta pelo título, todo o cuidado é pouco. 

PS: À saída do supermercado, ao fazer marcha atrás, não vi uma velhinha que estava sossegada na berma da estrada e passei-lhe por cima. Seguindo os ensinamentos da escola Luís Godinho, vou processar a malandra por se ter metido à frente - neste caso atrás - e agredido a minha viatura. A não ser que alguém se lembre de distribuir mails a denunciar que a velhota me insultou. É capaz de ajudar. 

4 comentários:

  1. Foi por palavras ao árbitro que esta expulsão caricata se tornou viral e correu mundo:

    http://www.fakt.pl/sport/pilka-nozna/danilo-z-fc-porto-zostal-wyrzucony-z-boiska-bo-wpadl-na-niego-sedzia/3rwhm73

    http://the18.com/soccer-news/porto-danilo-sent-because-ref-ran-into-him

    http://www.bild.de/sport/fussball/fc-porto/schiri-foult-spieler-und-gibt-ihm-rot-49609884.bild.html

    http://www.express.de/sport/fussball/irrwitzig--porto-star-wird-von-schiri-umgerannt-und-kassiert-dafuer-rote-karte-25485444

    https://www.balls.ie/football/player-fouled-by-referee-355823

    http://footballburp.com/stories/video-portos-danilo-sent-off-after-referee-walks-into-him/

    http://rmcsport.bfmtv.com/football/en-video-l-arbitre-pousse-un-joueur-de-porto-et-lui-met-un-rouge-1077594.html

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/brasil-mundial-fc/post/porto-detona-arbitragem-apos-expulsao-bizarra-de-danilo-veja-o-lance.html

    http://www.7sur7.be/7s7/fr/9099/Hors-jeu/article/detail/3047457/2017/01/05/Bouscule-par-l-arbitre-il-ecope-d-un-carton-rouge.dhtml

    http://talksport.com/football/watch-porto-defender-danilo-receives-harshest-red-cards-after-referee-bumps-him

    http://www.mundodeportivo.com/futbol/internacional/20170104/413102770985/la-expulsion-mas-ridicula-y-vergonzosa-de-todos-los-tiempos.html

    http://www.scoopnest.com/pt/user/FOXDeportes/816858765353959424

    http://www.soccerinfomania.com/487/portos-danilo-shares-message-after-receiving-a-red-card-for-a-foul-on-him-by-the-referee/

    http://pt.blastingnews.com/futebol/2017/01/expulsao-de-danilo-na-imprensa-internacional-com-video-001364841.html

    https://www.noticiasaominuto.com/desporto/716631/expulsao-de-danilo-ja-faz-correr-tinta-alem-fronteiras

    http://www.adeptosdebancada.com/nacional/arbitragem-luis-godinho-furor-no-estrangeiro/

    http://www.record.xl.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/expulsao-de-danilo-corre-a-imprensa-mundial.html#/0

    ResponderEliminar
  2. Estes hipócritas da CS com a conversa de que o erro é normal e que nos campeonatos ingleses ninguém fala nas arbitragens depois do jogos mesmo quando há erros groseiros dos árbitros.
    Eu vejo jogos internacionais e já vi o Barça, o Real, o Manchester, o Chelsea, Bayern serem prejudicados pelos árbitros.
    Não há revolta porque os adeptos sabem que os árbitros erram para os dois lados.
    O que eu não vejo por cá é isso acontecer com os benfas. Em caso de duvida são sempre beneficiados
    Também não deve haver em lado nenhum do mundo um score de prejuízos e "abusos" continuados como os que têm acontecido em relação ao FCP
    Justificar isso com erros naturais e coincidências é tão verosímel como a alguém um dia lhe sair o euromilhões 3 vezes seguidas.
    Todos sabemos que os árbitros, aqui, sabem bem a quem têm que agradar para singrar na carreira. Esta é a questão fundamental, resultante da ação concertada de um clube em consonância com a comunicação social.

    ResponderEliminar
  3. Se o Danilo tivesse insultado o árbitro, teria de ser expulso com vermelho directo. As imagens sao claríssimas: assim que o árbitro sente o contacto, leva o apito 'a boca - nao estava interessado em saber o que aconteceu; o que lhe interessava era "fazer sangue".

    ResponderEliminar
  4. Aqui coitados dos árbitros têm mesmo azar é que só erram sempre contra o mesmo.Deve ser a cor da camisola.O que é demais cheira mal e a arbitragem portuguesa de tanto querer proteger o clube do regime cai no ridículo e ninguém lá fora a leva a sério. Árbitros de aviário que são promovidos desde que prejudiquem o Porto.A CS tudo branqueia e estamos num ponto em que já ninguém acredita na verdade desportiva pois de facto ela não existe.É às entidades que deviam fazer alguma coisa que fazem ? Assobiam para o lado sendo o expoente máximo desta inoperância o presidente da FPF que por acaso até se diz portista. É um vendido e subserviente aos interesses da capital e se é portista é indigno de o ser.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.