quarta-feira, 27 de maio de 2015

Análise 2014-15: os laterais

Já tinham uma enorme importância com Vítor Pereira, mas com Lopetegui a influência cresceu. Os laterais do FC Porto são cada vezes mais asas de ataque, responsáveis por dar profundidade ao mesmo tempo em que também saibam procurar o espaço interior. Lopetegui até poderá variar a dinâmica de jogo em 2015-16, mas de certeza que a importância dos laterais não sofrerá alterações. Resta saber se teremos soluções à altura.

Alex Sandro só fez um golo mas teve 5 assistências, na Champions foi o 2º jogador do FC Porto com mais milhas nas pernas (o primeiro foi Herrera), foi o lateral com melhor média de cruzamentos e sofreu mais faltas do que as que cometeu. Danilo fez 7 golos, 5 assistências e contagiou tudo e todos pela forma como galgava pelo corredor, cortava para dentro e arrastava marcações. A SAD investiu e arriscou imenso nestes dois laterais, que felizmente corresponderam. Foram donos e senhores das laterais nos últimos anos, não deixando espaço para mais ninguém entrar. Mas um dia teremos que os substituir, e esse dia aproxima-se. Vamos às análises da época 2014-15.

Danilo - Que mais se pode dizer? Que faz um jogador que ouve da boca do sr. Scolari «não te chamo à seleção porque jogas no FC Porto»? Danilo podia ter pedido para sair rapidamente de Portugal. Mas não. Cerrou os dentes, honrou o símbolo e chegou a titular da seleção do Brasil como jogador do FC Porto, mesmo que só o tenha sido após Scolari sair. Foi top 5 esta temporada, fez-se um dos melhores laterais do mundo e ninguém mais que ele merecia ter saído com um título. Vai para o Real Madrid, clube que nenhum jogador em Portugal pode recusar, e deixa um vazio. Não só dentro de campo como nos corações dos portistas. O investimento, 13M€ + encargos, valeu cada cêntimo. Grande contratação, grande jogador, grande profissional, grande venda. 

Alex Sandro - Normalmente, quando um jogador em fim de contrato hesita em renovar, tende-se a condenar o jogador e realçar que a SAD fez o seu papel. «Já ofereceram a renovação e o jogador não quis. Querem que faça o quê, que lhe aponte uma arma à rótula!?» Pois, mas esta não pode caber. Sendo Alex Sandro um jogador em que a SAD investiu quase 10M€ e que é hoje reconhecidamente um dos laterais esquerdos de maior potencial, a SAD não pode nunca perder o controlo da situação do jogador. É responsável por um alto investimento num activo caro, valioso e que continuará a ter alta cotação desportiva e/ou financeira. Não podemos ter mais Cebollas. Assuma-se: ou renova ou sai por um valor aceitável/possível. Alex Sandro tinha um contrato de 5 anos e houve muito tempo para tratar e antecipar esta situação. E ainda há. Conforme já foi descrito no segundo parágrafo, fez uma boa época e é uma mais-valia que vale a pela blindar. E continuar a rentabilizar, seja em campo ou na SAD.

Ricardo Pereira - Sempre que joga, cumpre. Mas é aposta maioritariamente em jogos teoricamente menos exigentes, como os jogos das Taças ou envolvido no esquema de rotação. Tem 21 anos, uma larga margem de progressão pela frente e renovou contrato recentemente. Ultrapassou Opare na hierarquia de opções de Lopetegui, ficando como a alternativa a Danilo, mas a opção de colocar Reyes em Munique pode dizer muito da confiança a curto prazo para fazer de Ricardo o titular no lado direito da defesa. Compreende-se que Lopetegui queira uma solução no mercado, mas não podemos cometer loucuras. Ironicamente, quando contratámos Danilo, não precisávamos dele (havia Fucile e Sapunaru e o primeiro jogo de Danilo até foi a médio - não sabiam que fazer dele). Agora precisamos de um lateral e não encontraremos nenhum com a qualidade imedita de Danilo. Por outro lado, se Ricardo não for já titular, vai para a 3ª época no FC Porto como mera alternativa. Assim é difícil crescer. Cruza e ataca bem, mas defensivamente tem lacunas, sobretudo quando lhe metem a bola nas costas da defesa e tem que fechar em zona mais interior. Limitações próprias da idade... ou de um extremo?

José Ángel - Uma boa aposta do FC Porto no mercado, contratação de pouco risco e muita pertinência. Lateral de propensão ofensiva, que sabe cruzar bem, mas ainda não conhece o momento certo para soltar a bola e muitas vezes enrola-se demasiado, a ponto de depois perder o lance. Havendo Alex Sandro, é difícil jogar. Sem Alex Sandro, é uma solução mais do que interessante para começar a nova época. É preciso ter em conta que esteve várias semanas consecutivas sem jogar e poucas vezes fez 2 ou 3 jogos seguidos. Assim, é difícil ganhar consistência. Conseguindo uma sequência de jogos, pode tornar-se dono da posição. É para ficar.

Opare - O Tribunal do Dragão vai analisar, à parte, os jogadores emprestados, mas como Opare iniciou a época entra aqui. Uma questão: valeu a pena entrar numa guerra de empresários, com ameaças de queixas contra o FC Porto à FIFA, por Opare? Podia ter valido, mas nem houve hipótese de Opare mostrar o seu valor. Assim, qualquer análise torna-se injusta para o jogador. À partida seria alternativa para Danilo e Alex Sandro, mas depois houve a hipótese de ir buscar Ángel e Lopetegui gostou mais de Ricardo. Foi emprestado ao Besiktas, alternou entre o banco e a titularidade, fala-se da existência de mercado na Turquia. Tendo o FC Porto de gerar mais valias e emagrecer a folha salarial, e havendo jovens de valor para a posição a evoluir nas camadas jovens, ou integra-se Opare no plantel ou que se siga uma transferência. 

Os bês - David Bruno, agora com 23 anos, há muito que devia ter sido cedido a outro clube. É o jogador com mais anos de clube nos nossos quadros, já fez pré-épocas com a equipa A e precisa da possibilidade de futebol de primeira liga. Tem mais um ano de contrato, foi habitual titular na equipa B, ora à esquerda ora à direita, e é altura de sair do FC Porto, para jogar a um nível superior, pois aqui a oportunidade não parece que vá surgir. Victor García: esperava-se a época de afirmação, mas não evoluiu tanto quanto se desejaria. Ainda é jovem, tem 20 anos, é um jogador que faria todo o sentido o FC Porto manter. Se houver hipóteses de comprar e colocá-lo na primeira liga, óptimo. Se até o Pedro Queirós lá consegue jogar, o Victor também consegue. E seria bom começar a abrir já espaço para Fernando Fonseca.

Rafa: andou-se a perder tempo com um projecto de lateral Kayembé que era tão bom que chegou ao Arouca para jogar a extremo. Rafa vai estar no Mundial sub-20 e poucos duvidam que será um dos destaques. É sempre redundante esperar evolução dos bês quando não há um treinador com um mínimo perfil que o recomende para isso (opinião por cá, mas podem sempre pedi-la aos jogadores), mas Rafa, que tem um pé esquerdo com régua e esquadro, necessita de melhorar vários aspetos defensivos do seu jogo. Próprio da idade. 

Pergunta(s): quem deve ser o sucessor de Danilo? José Ángel está pronto para assumir a vaga de Alex Sandro?

31 comentários:

  1. Marcos Rocha / Mayke para o Danilo , Caju / Ali Adnan para o Alex Sandro . Já agora novidades sobre o Perin algumas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foi negado...pelo Apc....
      Por falar nisso...caro Td, se voltarmos a gastar 40 M este ano...se correr mal...vai a outra metade do estádio para a Sad?
      É que ouvi uns valores proibitivos...

      Offtopic- Lá em baixo. ..a saída de JJ é possível? Seria um grande handicap...mudarem de mister! Embora duvide que saia...ainda por cima qd se fala em Scp!
      Alguma verdade nisto?

      Eliminar
  2. Respondendo inicialmente ás questões colocadas pelo TdD. Sucessor do Danilo provavelmente será uma contratação. José Angel não demonstrou qualidade para assumir a vaga de A. Sandro.

    David Bruno e Rafa deveriam ser integrados na equipa A para ocupar as vagas de suplentes das laterais. Nem gostava muito do 1º, mas acho que esteve muito bem na equipa B, merece pelo menos uma hipotese de estar na equipa A.

    Para mim, o futuro, deverá ser incorporar jogadores da equipa b\formação na equipa A através do banco de suplentes, até estarem prontos para serem titulares. Temos jovens de valor, há que aproveitar pelo menos alguns. Dar-lhes minutos e demonstrar se atingem o seu potencial.

    Opare parece-me ser um jogador muito interessante. Talvez fosse uma opção viavel para titular. Ricardo nunca será aposta a DD, de modo que talvez valha mais como extremo. Para melhorar a DD só se jogar, coisa que não me parece que vá acontecer!

    Para mim iniciaria a época com Opare ou contratação + David Bruno e Contratação (Raphael Guerreiro é pedir muito??) + Rafa. Até porque dá jeito poder inscrever 4 laterais na champions. Talvez para evitar como o que aconteceu com o Bayern.

    Precisamos de um grande 11, 4 ou 5 jogadores de grande qualidade no banco e 9\10 jogadores para crescer na sombra. Consciencia desportiva e financeira. Apostar na formação que não só bonecos que nos dão despesa!

    Joel

    ResponderEliminar
  3. Li tudo com atenção e depois de ler fiquei com a impressão que depois da venda do Danilo e do Alex Sandro não há laterais de jeito. É isso ou é só impressão minha?

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito do defesa direito do River Plate, o Emanuel Mammana seria a solução perfeita para substituir o Danilo;

    Sim, como dizes, a aposta no José Angel tem um ganho potencial cujo risco é mais do que aceitável. Em 10 contratações com o perfil desta (e do Marcano, já agora!), 7 terão um valor esperado positivo para o clube. All-in no Angel.

    PS: assim a olho e à distância parece que o Rafa precisa de mais afinco. Tem o exemplo do Ivo Rodrigues bem perto dele! Tenho a certeza que se merecer, o Lopetegui dar-lhe-á a oportunidade.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo Pereira tem tudo para ser o sucessor de Danilo. Em nada é inferior ao Danilo que chegou ao Porto. Se não for aposta agora, nunca será. Só jogando regularmente poderá evoluir e preencher as lacunas que lhe faltam, mas acredito bastante nele.

    Opare fecha a posição e daria uma oportunidade ao David na pré-época.

    Alex Sandro para renovar, assim espero. Angél é razoável, mas não convence. Jordan Amavi, do Nice, seria uma contratação de grande qualidade para colmatar a saída do Alex.

    NM

    ResponderEliminar
  6. Danilo para sempre, pessoa 5 estrelas, ja mais, será esquecido, mereceu o dragão de ouro que ganhou, jogadores destes e com este carácter e o que precisamos .

    ResponderEliminar
  7. Boa noite TdD.
    Continuo a ser assíduo leitor, apesar de pouco participativo, mas face às análises extensas e bem fundamentadas, pouco tenho a acrescentar.
    A questão dos laterais é fulcral, e espero que seja resolvida com firmeza (Renovação de A. Sandro e/ou ataque ao mercado). Ainda a procissão do mercado vai no adro, mas estranho um pouco que se fale em investimentos importantes em defesas centrais e guarda-redes, quando subsiste a necessidade de reforçar os flancos da defesa. A verdade é que não existem laterais de qualidade ao pontapé, antes pelo contrário. As apostas falhadas no futebol nacional (felizmente, temos sido mais excepção que regra) decorrem com uma cadência assinalável.
    Não vou sugerir nomes para além dos que têm sido ditos em comentários, porque não sou conhecedor dos meandros do scouting. Espero é que na pré-época se vejam os erros do passado, e que não se repita a época em que o plantel era bom mas a carência em posições específicas era desoladora, como quando nos faltava ponta de lança e só tínhamos kléber + adaptação de hulk, ou depois quando já havia jackson, mas extremos era um mito.
    Confesso que tenho ânsias de saber os nomes dos novos, mas urge tratar dos problemas que vivem no nosso clube, alguns há tanto tempo que começavam a ser velhos.

    ResponderEliminar
  8. Do que vi no Mundial o Opare poderia ser perfeitamente o titular na direita na próxima época. Concordo com o amigo Joel e colocava o David Bruno como suplente. O Ricardo tem é que jogar na posição dele onde nunca teve uma má actuação e nem assim foi aposta.

    Na esquerda, bem trabalhado o Angel dá um excelente titular. Para suplente o Rafa ainda não serve. Ou aparece uma oportunidade de comprar um titular ou preferia gastar apenas uns tostões com o suplente.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, eu apostaria em Ricardo a DD e tentaria comprar ou contratar por empréstimo algum sul amaricano com opção de compra(exemplo de compra de Fucile), quanto a DE se sair Alex Sandro vai J.Angel para titular e contrataria A.Figueiredo ao Boavista porque acho que em certos jogos daria jeito um lateral mais defensivo e combativo para além de ser português e barato.

    ResponderEliminar
  10. Plena confiança no Rafa.

    Se o Angel tiver no plantel para 2015/2016, o Rafa, facilmente, lhe tira o lugar. Sobre as lacunas defensivas, já as tem corrigido.

    O Rafa tem potencial para fazer esquecer o Alex Sandro, quem no mercado tem esse potencial e custa menos de 10M?

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao lado direito, tenho quase a certeza que vai chegar um lateral para lutar com o Ricardo. O Ricardo ainda tem lacunas defensivas e acho que aquele jogo contra o Bayern demostra claramente que o JL ainda não tem uma confiança absoluta no jogador. Entrou bem é verdade, mas quem muitas vezes ocupou a função de lateral nesse jogo foi o Maicon. Um lateral tem que ser defesa antes de ser lateral e não o contrário.

    Para a posição de lateral esquerdo, já tenho mais dúvidas em relação a uma eventual compra. Ainda tenho dúvidas sobre a eventual titularidade do José Angel. Ofensivamente acho que é um jogador interessante, com boa qualidade tecnica e um bom cruzamento mas defensivamente já não gostei tanto.

    Se o nosso clube quiser realmente um lateral esquerdo, a minha escolha seria o Jordan Amavi do Nice que para mim é um dos melhores laterais esquerdo do campeonato francês juntamente com o Kurzawa do Monaco. Defensivamente, é melhor que o Raphael( tem jogado muitas vezes como extremo esquerdo esta época) e acho que seria um excelente complemento para o Angel ou para o Rafa. Finalmente, deve ser mais barato que o Guerreiro.

    ResponderEliminar
  12. Em relação aos nossos laterais vai ser uma dor de cabeça e não das boas.

    Ángel parece-me que tem o perfil para se assumir como titular, isto a jogar com continuidade, mas Rafa não me parece que tenha ainda a rotação necessária para lhe fazer sombra... a Dúvida seria: Se o Alex Sandro sair basta ter o Rafa ou precisamos de mais 1 elemento? Estarei a ver o Rafa ser já opção para uma Liga dos Campeões, por exemplo , quando este ano não contou para isso? Sinceramente não consigo responder a essa questão... Na equipa B com a subir do Lumor e com Rafa a coisa está safa, mas na A bastará estas 2 opções? Não sei mesmo...

    Na direita, Ricardo nunca terá condições para ser titular a Defesa Direito do FCP, principalmente em jogos exigentes do ponto de vista defensivo. Não aprendeu na sua formação os momentos de fechar, abrir, sair, pressionar e essas coisas são complicadas de gerir... o exemplo clássico é o Fábio Coentrão que é um magnifico Lateral Esquerdo, mas como Defesa Esquerdo fica é muito limitado exactamente no posicionamento defensivo.

    Sendo assim precisaremos de um lateral para titular e o Ricardo para opção. Contudo o Ricardo deveria ser enfiado como Extremo no novo plantel e ficava como lateral se necessário.

    Na Equipa B o David Bruno é fraco (apesar de ter se exibido razoavelmente bem esta época) e o Vitor Garcia evoluiu zero esta época, portanto não veja a relevância de qualquer um deles ficar ainda para mais com Fernando Fonseca a chegar.

    Um Adenda... Rafa evoluiu muito na segunda metade da época mas perdeu meia época de evolução... contudo nota-se que não está dificil de melhor o posicionamento interior. Vitor Garcia evoluiu zero! Kadu retrocedeu! Etc... Etc... Será que não está na hora de Luis Castro ir evoluir para outro sitio qualquer e parar de estragar ativos do nosso clube?

    ResponderEliminar
  13. O jogo de Munique é paradigmático da situação de Ricardo...
    Não mereceu a confiança do treinador, mas foi dos que mais jogou e fez jogar, em metade do tempo.

    Mais jogo nas pernas precisa-se. Não falemos em contratações que de risco têm o mesmo, ou mais, do que passar Ricardo a titular. E claro: euros, eurinhos...

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  14. David Bruno deveria subir ao plantel principal.

    Victor Garcia e Rafa (brinca muito nas selecções) na equipa B assim como subida de Fernando Fonseca.

    Com Kayembe não se andou a perder tempo, ganhar polivalência e consistência é útil no futebol actual, além disso, é preciso não esquecer que é preciso manter a equipa B na 2ª Liga, caso contrário, significa o colapso dum projecto de formação, pois como anteriormente ficou provado,a equipa B no campeonato nacional de seniores não traria grandes proveitos desportivos nem financeiros.

    ResponderEliminar
  15. A questão dos laterais deverá ser central na planificação da próxima época, considerando o estilo de futebol implementado, e que na próxima época se deverá manter, atendendo a que a equipa técnica se manterá.

    Para o lugar de DD, consumada que está a saida do Danilo, não encontro no plantel do FCP qualquer jogador com as caracteristicas necessárias para replicar Danilo. Gosto muito do Ricardo, julgo que tem enorme potencial, mas a extremo e não a DD. A decisão do treinador em Munique é clara quanto à confiança que deposita no Ricardo para a posição. O David Bruno, já com 23 anos de idade e sem experiência sequer de primeira liga, não será nunca alternativa. Assim sendo, julgo que só o recurso ao mercado permitirá encontrar alternativa credivel a Danilo.

    Já para o lugarde DE, sou de opinião de que a situação é completamente diferente. Nas poucas oportunidades que teve, o Jose Angel mostrou valor, e julgo que reune condições para ser uma alternativa credivel para o Alex Sandro, caso este acabe por sair (se não renovar, julgo que a SAD não terá alternativa). Neste cenário, a alternativa ao Angel seria, a meu ver justificadamente, o Rafa. Quem o vê jogar não terá duvidas sobre o potencial do miudo, que a treinar com o plantel principal e a ganhar minutos nas competições que puder disputar confirmará todas as boas indicações que vem dando. Caso o Rafa se mantenha na equipa B, a meu ver, perder-se-á, como todos os que lá se encontram, pois não acredito na capacidade da actual equipa técnica (caso se mantenha em funções) em fomar e valorizar jogadores.

    ResponderEliminar
  16. O Angel jogou melhor nos primeiros jogos que fez do que agora no final da época Pareceu-me pouco confiante mais para o fim, e tem algumas lacunas mas que lateral chegou ao Porto no ponto?

    Se o Alex renovar, a lateral esquerda está fechada. Para a direita, dar uma oportunidade ao Ricardo mas avaliar se há uma alternativa credível (Opare?). David Bruno infelizmente não o é nem nunca será. Aliás, o David deveria ter sido despachado há algum tempo, andou o último ano a tapar ora o Victor à direita, ora o Rafa à esquerda. Arrancou-me alguns cabelos, essa gestão de plantel do Luís Castro.


    AA

    ResponderEliminar
  17. TdD, há cerca de 4 anos falou-se na construção de um centro de treinos no Brasil financiado pelo BMG, nunca mais li/ouvi nada sobre o assunto? Pode explicar-me o que aconteceu? Caso saiba.

    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deu em nada, o Carlos Alberto Silva estaria envolvido, e pelo que se percebeu parece que era outra coisa. Mas o melhor mesmo é não falar mais sobre isso.

      Eliminar
  18. Na direita, Ricardo está preparado para assumir a ala se for aposta consistente desde a pre epoca. Não sendo reintegrado Opare devido ao mercado que ganhou, apostaria em Afonso Figueiredo como alternativa mas francamente não sei como estão a relações com o Boavista.

    Já quanto a esquerda Alex Sandro ou renova ou sai e Angel tem de assumir a posição. Rafa creio que tem de rodar noutro ambiente ou ser integrado no plantel desde inicio para ser uma alternativa valida. Neves provou algo que muitos não acreditavam, a transição B/A com o jogador certo pode ser imediata desde que exista talento, maturidade e aposta continuada.

    Quando ouço falar em David Bruno como possível suplente toma conta de mim uma certa nausea. Isto é o Porto, não é o Leixões... Enquanto Rafa demonstra potencial, David é um exemplo de mediocridade e exactamente aquilo que não queremos no plantel. Aos 23 é o fim da linha e como disse o TdD e muito bem, é necessário entregar a posição na equipa B a uma estrela em ascensão: Fernando Fonseca.

    Apesar do meu optimismo pessoal quanto aos valores que temos dentro da equipa este esbarra na necessidade de não passar mais um ano em branco o que convida sempre um ataque ao mercado...

    Por isso aceito que exista necessidade da SAD em aproveitar uma oportunidade de negócio para colmatar por exemplo a saída de Danilo ou a possível saída de Alex. Meunier enchia me as medidas, mas qualquer negocio feito tem de reunir duas condições:

    1. Value for Money: As loucuras não podem continuar, é preciso encontrar alternativas a jogadores excessivamente cotados e abaixo dos 5M. Realisticamente mais do que isto não faz sentido para um jogador que não faca parte do trio de atacantes (maior potencial de valorizacao)

    2. Claras mais valias em relação aos que cá estão. Se existem duvidas, não faz sentido comprar. One in, one out. Tem de ser esta a politica ou voltamos a cometer o erro de ter uma leque de jogadores para montar 2/3 equipas que disputariam o top 6 do campeonato nos quadros.

    Só jogam 11. É preciso ter noções.

    ResponderEliminar
  19. Já viu o R&C do 3º trimestre do Benfica?
    O passivo financeiro é de 300M€ mas têm vindo a apresentar lucros ultimamente e o passivo tem vindo a diminuir!
    Infelizmente acho que nós estamos a ir na direção oposta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada que não se estivesse à espera e que o R&C confirma!
      Fico à espera da análise do TdD.

      Eliminar
  20. laterais, na esquerda angel para mim é para ficar, gostei dele, acho mais rapido que alex sandro, gosto dos cruzamentos dele (fazem-me lembrar os do alvaro pereira), na direita ricardo fica e logo se ve se se impoe este ano ou nao... caso nao o faça como disse o tdD 3 anos a ser soluçao pode indicar uma saida no fim da epoca mas julgo tambem ira depender de quem entrar para lD que sim tem de entrar alguem e acho curioso que é uma posiçao que toda a gente sabe que o porto terá de reforçar e nao surgem nomes na imprensa nem aqui o blog referiu algum, haverá surpresa? quanto a alex sandro se ficar fica a lateral fechada se nao tambem tera de vir alguem

    quanto ao que li aqui num comentario sobre o benfica e jj, ora quem irá querer um treinador que é portugues e nem portugues direito sabe falar? quanto mais outra lingua... depois com os comportamentos que tem, sem provas dadas na champions e ele quer um clube que va a champions... sao poucos os clubes de top que o irao querer logo nao acredito que saia, nao por nao querer sair mas por ninguem o querer, ou ninguem que ele queira o querer...

    ResponderEliminar
  21. Mais de 700 inscritos no seminário em Bogotá

    ​O evento, que decorre na capital colombiana, está a ser um sucesso

    ​O seminário que o FC Porto organiza no auditório do Centro de Alto Rendimento do IDRD (Instituto Distrital de Recreação e Desporto), em Bogotá, capital da Colômbia, subordinado ao tema Uma Metodologia de Êxitos - Modelo Organizacional Singular e a Periodização Táctica, está a ser um tremendo sucesso, contando com mais de 700 pessoas inscritas, não só provenientes de Bogotá, mas também de Medellín e Cali. Há até quem tenha viajado desde o Equador para marcar presença.

    O seminário, em que se desvendam alguns dos segredos do sucesso desportivo dos Dragões, conta, entre outros, com a presença de Urgel Martins, director executivo do futebol portista, João Luís Afonso, director de scouting, Vítor Frade, metodólogo, Pablo Sanz, coordenador técnico da formação, Carlos Campos, coordenador técnico das escolas de futebol Dragon Force, e José Conceição, coordenador técnico da escola Dragon Force Bogotá.

    Além destes, destaque ainda para os anfitriões Aldo Cadena, director do IDRD, João Ribeiro de Almeida, embaixador de Portugal na Colômbia, e Ricardo Pérez, director do Colégio Gimnasio del Norte. Entre os mais de 700 inscritos estão treinadores de futebol e directores de vários clubes colombianos e equatorianos, bem como estudantes da licenciatura em Desporto e várias personalidades do mundo desportivo. A organização única do FC Porto e a sua metodologia têm eco na Colômbia, onde está, para já, situada a primeira e única escola de futebol Dragon Force a nível internacional.

    www.fcporto.pt

    ResponderEliminar
  22. Opare tem a vantagem de poder ser uma alternativa para as duas laterais. Essa polivalência já nos deu muito jeito (Fucile) e asseguram-se duas posições numa só inscrição: teria dado jeito no jogo contra o Bayern, por exemplo.

    ResponderEliminar
  23. Excelente tema: Acho que o Angel não tem qualidade suficiente para ser titular no FCporto. Muito inconstante e com algumas dificuldades a defender (exemplo: jogo no bessa após a entrada do extremo direito do Boavista).
    Quanto ao Ricardo... acho que é um bom jogador, mas tenho dúvidas que a melhor solução seja colocá-lo a jogar como defesa direito. Se jogássemos com 3 centrais... talvez fosse o jogador ideal. na minha perspetiva, o Ricardo devia ser uma aposta do FCPorto para jogar como extremo, pois tem técnica, sabe centrar com qualidade e consegue finalizar bem (para um extremo).

    ResponderEliminar
  24. Não percebo como alguns senhores aqui exigem tudo e mais alguma coisa ao Lopetegui e depois vêm para aqui sugerir o David bruno como 2º lateral direito para depois 15/16... Mas estamos todos a brincar?? Imaginemos só que o defesa titular se lesiona 3/4meses? E depois? Como ficamos? Joga o David Bruno? ou o Reyes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David Bruno para titular, Ricardo para suplente.

      Os jogadores da equipa B e dos juniores quando são chamados à equipa principal (treinos e jogos) respondem sempre bem.

      Eliminar
  25. E o Carlos pisca
    O Dragões Diário não viu a final da Taça da Liga, porque poucos jogos podem ser mais desinteressantes do que um jogado entre Benfica e Marítimo, seja um jogo treino no Seixal, ou um jogo a sério em qualquer lado. O certo é que fomos avisados sobre este curto mas esclarecedor vídeo, com esta grande performance do árbitro Carlos Pisca. A Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem e responsável por mais esta nomeação perfeita, deixamos a pergunta: isto será colinho ou manto protector? A nós parece que ambas as respostas estão correctas…
    in Dragoes Diario

    ResponderEliminar
  26. Vamos precisar de explicar a esta CS que as mais valias incluem amortizações?
    "Porto só encaixa 23M por Danilo".
    Pelas minhas contas encaixamos mais 4,9M (valor do ativo Danilo após amortizações) que os tais 23M!

    Saudações!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.