domingo, 24 de maio de 2015

Terminou a época, arranca 2015-16

Quem viaja com o FC Porto para todo o lado ao longo da época, faça sol ou faça chuva, e consegue encontrar forças para ir apoiar a equipa ao aeroporto depois de uma derrota por 6-1 (apoiar, que é diferente da falácia que é dizer «receber em euforia»), tem o direito de no fim da época não estar satisfeito. Neste caso, os protestos foram feito da maneira mais correcta possível: a insatisfação ficou clara, sem necessidade de insultar. Os adeptos têm direito ao protesto, não ao insulto. Vale para adeptos, claques e para quem esteve à porta do centro de treinos.

Obrigado e boa sorte, Danilo
Os jogadores perceberam a mensagem. Perceberam o quão atípico é o FC Porto acabar uma época sem títulos. Nenhum outro clube em todo o mundo ganha de forma tão frequente como o FC Porto. Mas a frequência não pode nunca ser confundida com facilidade. É sempre difícil ganhar um título, seja ele qual for, sobretudo quando temos novos profissionais que (ainda) não estão habituados a ganhar, e adeptos que não estão habituados a não ganhar. Em 2015-16 todos estarão mais bem preparados, mas isso será aprofundado na análise detalhada de fim de época, que será publicada aos poucos.

Foi o dia de despedida a alguns dos nossos, ainda que só Danilo o tenha feito a nível oficial. Daqui a duas semanas já nos estaremos a roer com saudades de ver o FC Porto jogar e impacientes para que chegue a pré-época.





Danilo (+) - A época estava acabada, não havia nada mais a ganhar. Danilo tem muito com que se preocupar: mudança de casa para Madrid, foi pai há pouco mais de um mês, vai jogar num clube onde todos passam de bestas a bestiais e vice-versa em duas semanas e vai disputar a sua primeira grande competição pelo Brasil, a Copa América. Que faz ele? Galga o corredor como se estivesse numa final da Liga dos Campeões, nunca se encolhe na disputa dos lances e ainda oferece aos adeptos um último lance de alegria na época. Fez-se um jogador à Porto, honrando a mítica camisola 2, e afinal todo o silêncio nas bancadas foi a melhor homenagem possível para ele: não havia palavras que lhe pudessem agradecer o suficiente.

Jackson Martínez (+) - Ok, esteve muito mal na finalização. Mas acaba a época como o melhor marcador, pelo 3º ano consecutivo, e seria sempre o mais forte candidato ao 4º (Pinto da Costa sabe porque e para quem está a falar, isto a propósito da capa de O Jogo). É a definição de um profissional exemplar, que não precisa de conhecer a história do FC Porto para a honrar a cada segundo. Esteve 3 anos a levar a equipa às costas, em meses moribundos para o FC Porto, e também não pensou um único segundo no mercado enquanto jogava a feijões contra o Penafiel. Um campeonato em 3 anos é muito pouco para um jogador deste calibre. A liga portuguesa também. Um dos melhores pontas-de-lança da nossa história e provavelmente o melhor da atualidade. Se não for, não faz mal. Também há quem prefira Heineken à Carlsberg.

Destaques de fim de época (+) - Quaresma, também inconformado em fim de época, voltou a ser dos mais perigosos no ataque, cruzando várias vezes com perigo. Evandro deu cabeça e critério a um meio-campo que estava desgastado e desorganizado. E Aboubakar, nos últimos minutos, desatou o nó, com um oportuno golo e uma boa assistência.





Pela metade não chega (-) - Quintero teve apontamentos de qualidade. Como tem sempre que a bola lhe chega aos pés. Mas ao fim de 2 anos, ainda não conseguiu corrigir o que o impede de se afirmar numa grande equipa: é excessivamente lento, a circulação de bola perde sempre velocidade quando lhe chega aos pés (raramente solta de primeira) e só consegue desembaraçar-se em drible curto (e cada vez menos). A SAD investiu mais 4,5M€ nele, numa época que não foi melhor do que a primeira. Comprámos a totalidade do passe quando Quintero ainda jogava a 50%. Há várias questões a esclarecer: É o FC Porto que não aproveita o talento de Quintero, ou é Quintero que não aproveita o seu talento? E o talento que Quintero tem, será o suficiente para fazer dele um jogador que seja mais do que alguém que aparece a espaços? Todos os futebolistas podem ter talento. Mas nem sempre o talento faz um futebolista.

Terminou 2014/15. Segue-se o balanço, setor por setor, protagonista por protagonista, e a antecâmara para 2015/16, ao longo das próximas semanas.

19 comentários:

  1. Há uma frase de um dos antigos vice presidentes do FCP, Guilherme Aguiar, que nunca mais me esqueci, dizia ele mais ou menos isto: espero bem que os rivais de continuem a queixar das arbitragens, assim não se preocupam com o principal, que é o que é preciso de corrigir na equipa. É verdade que houve muito #colinho, no próximo ano haverá mais (já confirmado pelo presidente do Sporting, por outras palavras, quando revelou a "liga da aliança). De qualquer forma, é importante todos se concentrarem no que correu mal na equipa. Em condições normais, a equipa jogou sempre bem e ganhou sempre. O pior foi mas condições adversas, como aconteceu em casa contra o Boavista (temporal que trouxe excesso de água no relvado), na Madeira (nunca lá estive mas falam que o oxigénio não costuma abundar..) ou ainda agora em Lisboa contra o belenenses, que não ouvi ninguém falar que eles se recusaram a regar o relvado, como devia ser obrigatório em todos os jogos profissionais. Quando falamos em #colinho, não é só sobre as arbitragens, tem também a ver com estas pequenas coisas, principalmente jogadores de outras equipas que quando vão jogar contra os vermelhos ou estão lesionados ou não é esforçam da mesma forma como quando jogam conta o FCP. E para isso o FCP não basta ser melhor que os adversários, tem de ser muito melhor. Espero que todos se concentrem no que correu mal dentro da equipa, há coisas que não se poderão repetir. Quanto a isto tenho total confiança na direcção e no JL, pois sei que não nos vão deixar ficar mal novamente, pelo menos para não fazemos os mesmos erros na próxima temporada.

    ResponderEliminar
  2. Fico à espera desse balanço ! ;)

    ResponderEliminar
  3. Então, o Jackson sai mesmo... Ui, que dor! :/

    TdD, Douglas Coutinho e Lucas Lima já estão "certos", confirma?

    ResponderEliminar
  4. Um final de época triste porque não estamos habituados a perder. Ainda assim, e mais em jeito de balanço, temos de ver que ficamos a 3 pontos do primeiro lugar - não a 20 ou a 30, como tantas vezes os rivais do sul ficaram abaixo de nós. Época sem título é má época, mas não pode estar tudo mal quando em 34 jornadas ficamos a apenas 1 vitória do título.

    Danilo e Jackson são perdas grandes, não apenas por serem grandes jogadores, mas porque são verdadeiramente jogadores à Porto. Quando se fala que o Porto devia ter mais portugueses por causa da mística, Danilo e Jackson (e Óliver já agora) mostraram que não é preciso nascer cá para se ter empenho e ambição à Porto. É de jogadores destes que precisamos, que deixem tudo em campo, que disputem cada lance como se a sua carreira dependesse disso.

    Venha a próxima época!

    ResponderEliminar
  5. ohh durante as proximas semanas? isso é para meninos eu faço uma analise detalhada para vos :)

    Guarda redes:
    -fabiano nao sei o que se passou para "desaparecer" mas algo se passou e julgo que a relaçao com os adeptos estara gasta logo nao acho que tenha futuro no porto, dado que jogou grande parte da epoca deve ter mercado vendia-se, renovar com helton, e nao acho que seja necessario contratar um gr como muita gente defende, ha andres, ricardo, bolat... nenhum serve? eu ficava com andres, venderia bolat, e ricardo sinceramente nao sei... kadu presisa de ser emprestado nem que seja a um clube de segunda liga tem é de jogar sempre e nao deves enquando como na B. Por ficaria assim equipa A: Helton, andres equipa B: gudino, joao costa e talvez caio (este caio nem em algumas equipas das distritais tinha lugar é so mesmo por ser formado no porto e fazer 3 ou 4 jogos por ano e fazer numero)

    Laterais:
    com a saida de danilo, e possivel saida de alex sandro é presiso contratar, ricardo pereira é um "projecto na forja" como foi aqui dito que presisa de ganhar experiencia, e continuar a desenvolver-se, ha opare emprestado com opçao de compra acho que tem valor mas nao sei ate que ponto serve, depois ha vitor garcia que esta emprestado podia ser contratado e ficar na A mas esta epoca esteve uns furos a baixo da epoca anterior logo algo me diz que havera contrataçao e secalhar será o mais certo a fazer, na ala esquerda temos angel que presisa de confiança e jogos nas pernas, mas apesar de muitas criticas acho que tem valor para ficar mas tambem acho que havera contrataçao isto achando que alex sandro sai ficaria entao assim: equipa A, Ricardo pereira e contrataçao, na lateral direita, angel e contrataçao na esquerda, equipa b: david bruno, fernando fonseca na direita e lumor e rafa(ou emprestar rafa a clube da primeira) na esquerda

    Defesa centrais: nao foi pela defesa que o porto perdeu o campeonato porque tivemos poucos golos sofridos, de inicio maicon era o maior, depois passou a ser indi, depois passou a ser marcano, eu gosto de ver marcano e maicon... julgo que ficarao e indi tambem pois é um potencial negocio futuro e tem de render dado o que custou, reyes é um quintero desta vida nao sei o que lhe fazer mas no plantel nao pode ficar e para quarto central ha lichnov... ha quem defenda o regresso de algum central que ja tenha ca jogado experiente acho que nao é a melhor soluçao: equipa A:maicon,marcano, indi, lichnov(b) equipa b: ze antonio, verdaca e malthe(o dinamarques dos juniores)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa sofrer muitos golos para perder pontos. Em jogos decisivos a defesa, sobretudo os centrais, meteram água e ficamos mais uma vez a ver navios. Sobre um balanço da época já percebi que jogadores à Porto são quase todos os que jogaram, portanto o problema não é do "ADN". Falam bem do Danilo, do Alex Sandro, do Casemiro, do Rúben Neves, do Óliver, do Tello, do Quaresma, do Evandro, do Jackson... A meu ver todos mostraram ser jogadores à Porto, agora alguns não estiveram bem, o caso mais gritante é o Brahimi que desde que voltou da CAN não fez nada e continuava todos os jogos em campo. Pessoalmente gosto muito do Herrera, jogador empenhado mas demasiado insconstante... Foi um orgulho ver o Óliver jogar no FCP, um jogador incrível, com uma inteligência e visão de jogo fora do comum. O melhor para todos aqueles que agora deixam este grande clube...

      Eliminar
  6. Meio campo: (vai tudo junto)
    oliver nao fica, casemiro era bom que ficasse devido ao seu rendimento na segunda metade da epoca disto sim nos presisavamos... herrera fica embora ache que no estilo de jogo do porto ele nao é o ideal o ideal era um moutinho... nao podemos ir buscar-lo? :p evandro pela experiencia e boas exibiçoes julgo que pode e deve ficar, quintero mandai-o para a china... na zona recuada do meio campo ha ruben neves o nosso menino que tambem pode jogar a 8 pelos vistos nao sei onde se ira afirmar em pleno (ou ate nas duas quem sabe) li hoje que se deveria dar oportunidades a mikel e tomas de ficar com a posiçao de casemiro alias disseram que casemiro quando chegou era um "mikel"... eu gosto do campana pelo que vi dele e se casemiro nao ficar ficava com ele dando sempre prioridade a casemiro, ha josué e carlos eduardo que poderao ser aproveitados ou usados para fazer algum dinheiro... nao entendo para que posiçao vem sergio oliveira li aqui que é para 6...tambem nao entendo casemiro no inicio falar-se em 6,5 milhoes de opçao de compra e agora ja serem 15 mas ok... ficava assim: equipa A: campana, ruben neves, herrera, sergio oliveira, evandro e contrataçao ou duas equipa B: tomas, chico, moreto, cleber, joao graça e mais que me estou a esquecer do nome... mikel e leandro emprestava

    extremos: brahimi fica, hernani nao teria logica comprar-lo em dezembro e manda-lo agora embora logo ficará, tello mais um ano de emprestimo espero que fique, e ha quaresma que nao sei nao... ja agora vendia o adrian ok? equipa A: brahimi, tello, hernani, quaresma e talvez mais 1 bueno? equipaB: ruben macedo, sergio ribeiro, roniel, anderson... kayembe novo emprestimo a ver se depois rende, maciel para emprestar

    ponta de lança:
    com a saida de jackson, fica aboubakar, gonçalo nao sei ate ponto esta preparado ou se deveria rodar um ano tal como andre silva, kleber e ghillas por mim seriam vendidos equipa A: aboubakar e contrataçao ou gonçalo ou ambos, equipa B: leonardo, rui pedro
    caballero tem de ser emprestado a clube da primeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andres é dos piores guarda redes que passou pelo Porto, se sair casemiro era melhor mikel do que ruben neves a trinco, ruben neves é muito bom mas como 8, a jogar a 6 falha constantemente no posicionamento e em vez de compensar a equipa, descompensa , sendo que o maior defeito é ainda a falta de agressividade.

      Quanto a angel está à alturavde alex sandro precisando apenas de ritmo de jogo constante, alex sandro fez uma epoca miseravel ao contrario da epoca atras que foufoi soberbo. Acredito que fique mais uma epoca e sai.

      Josue que o vendam para o paquistao.

      Eliminar
  7. engraçado eu quando tenho de optar por uma delas, por acaso prefiro a heineken a carslberg deve ser do "bitter" da carlsberg (passe a publicidade). Engraçado tambem era o Danilo ha 2 anos nao ser consensual e ser muitissimo criticado, sempre o achei desde sempre um dos poucos com classe mundial nos nossos planteis ele e o alex ja agora. Uma opiniao que podera ser contra a corrente mas nao sou grande apreciador de jackson no campo (tem a ver com a heineken e a carlsberg). Bom ta feito repito mal feito mas vamos em frente a proxima epoca joga se mais que um simples campeonato espero que todos percebam isso.

    ResponderEliminar
  8. o união da madeira subiu

    ResponderEliminar
  9. TdD, vai haver alguma publicação vossa acerca da "desistência" do clube da maior competição da pré-época (International Champions Cup)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é que desistência está entre aspas? Se já foi confirmado pela organização do torneio...

      Eliminar
  10. O Porto enquanto não assumir que vai jogar 90% dos jogos com 2 avançados não volta a ganhar o campeonato.

    Apaixona-me o Sevilha de Emery e não falta fruta no plantel para pôr um sistema parecido a carburar. Sinto que é nessa direcção que Lopetegui pretende caminhar. Esperemos!

    ResponderEliminar
  11. Tdd o que quis dizer com aquilo do Jackson? É algum recado para o empresário? para os clubes que o querem contratar?
    Continuação de bom trabalho, é um prazer ler este blog.

    ResponderEliminar
  12. A unica coisas que é altamente criticável para com as claques é o terem abandonado o Estádio mais cedo no jogo da despedida de Danilo, Oliver e possivelmente Jackson e talvez Casemiro.

    Eles não o mereciam uma adeus desses e a claque deveriam estar envergonhada por ter feito o que fez.

    De resto, todos os protestos, desde que com educação, são legitimos.

    Em relação ao jogo em si, um jogo de fim de época em que ninguém queria jogar e onde as pernas e a motivação já se tinham ido.

    Secalhar teria sido um bom jogo para dar uns minutos ao Frederic Maciel, como reconhecimento da boa época que este acabou por fazer naquela equipa "destruída" pelo Luis Castro.

    Agora Sérgio Oliveira e Bueno já vem aì o que levanta logo uma questão... É Bueno para a vez de Jackson ou para complemento de Aboubakar? E como não vejo espaço, no plantel, para ele jogar na linha...

    Em relação ao resto, Casemiro parece-me possivel (pelo numero de estrangeiros que o Real pode convocar e se o Chicarito ficar mesmo); Óliver não me parece que o Altético o largue; Carlos Eduardo não me parece que volte, como PdC o disse (são palavras para o Mercado);

    Internamente, Helton finalmente a confirmação de renovação; Jackson, mais uma vez, são palavras para os Interessados; E espero que a perdermos mais alguém seja o Brahimi, que neste momento parece-me o jogador mais 'perdivel' do 11, não pelo seu talento inacto, mas pelo sua ausência no trabalho e jogo geral da equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em relacao ao danilo. O que fizeram a um jogador que sempre deu tudo pelo clube so faltava morrer em campo, fazia sprints aos 92 com jogos ja decididos e deu a cara quando nem culpa tinha enquanto alguns abutres se esconderam e outros ate abracaram treinadores adversarios certamente a felicitá-los pelo campeonato do colinho. Concordo com o que os SD disseram e ate iria mais longe colocando nomes mas danilo merecia uma enorme despedida ate porque mostraria a outros como isto funciona, se se esforçam sao premiados. Para compensar danilo deveriam ir a madrid com uma tarja a dizer " obrigado danilo".

      Eliminar
  13. Tribunal confirma o Mattia Perin? Espero uma resposta, obrigado :)

    ResponderEliminar
  14. Podem confirmar ou desmentir o interesse do FC Porto , no Guarda Redes Italiano do Génova Perin ? Obrigado e cumprimentos a toda a família portista , continuaçao de bom trabalho

    ResponderEliminar
  15. Não acredito muito que o Porto consiga contratar o Perin! Um GR avaliado em 14M que segundo consta vai ser o sucessor do Buffon... era bom era... mas também não é com Buenos e Sérgio Oliveira que lá vamos!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.