quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Soares

A semana começou com uma excelente notícia. O FC Porto conseguiu um reforço de indiscutível qualidade para atacar a segunda volta. Trata-se de Brahimi, que regressa mais cedo da CAN. Não houve nenhum reforço para o lado esquerdo, apesar de Brahimi ter estado na CAN, Otávio lesionado e de já levarmos quase 4 semanas de mercado aberto. Por isso, se não chegou até ao momento, agora já não chegará, o que só acentua a enorme importância que Brahimi terá para a segunda volta.

Um raro reforço
Entretanto, o FC Porto contratou um novo avançado, Soares. Tem sido uma política crescente da SAD, a de recrutar apenas jogadores da Primeira Liga no mercado de inverno. Por um lado, faz todo o sentido: os reforços de inverno têm que dispensar período de adaptação, por isso ter jogadores já adaptados ao futebol português é positivo. Por outro, as contratações têm sido quase sempre tiros ao lado no que toca ao preenchimento das necessidades do plantel para o curto prazo.

Nos últimos quatro defesos, chegaram Izmaylov, Liedson, Quaresma, Hernâni, José Sá, Suk e Marega. Quaresma foi o único a assumir-se verdadeiramente como um reforço no autêntico sentido da palavra. Porque o FC Porto tem feito contratações em janeiro, mas não tem conseguido reforços. Foi esse o ponto de partida para este post d' O Tribunal do Dragão, há um ano, em que se considerava que as apostas que estavam a ser feitas eram desadequadas ao mercado de inverno. 

E com isto chegamos a Soares. Ponto prévio, o FC Porto não revelou custos de aquisição, e até os títulos mais próximos do clube (JN e O Jogo) pareceram não querer avançar com números concretos. Pode ser sigilo, falta de informação, ou até uma forma de proteção ao investimento. Mas é curioso que tenham chegado à informação de que terá havido uma suposta proposta de 7M€ de um clube chinês. A sério que descobrem quanto quer oferecer «um clube chinês», mas não descobrem quanto recebe o V. Guimarães?

Os números lançados na imprensa apontam para 5,6 milhões de euros por 80% do passe. Se for o caso, estamos a falar da 2ª maior transferência da história do V. Guimarães, que tinha pago pouco mais de 500 mil euros por Soares há meio ano. 16 jogos depois, sai por 10 vezes mais. O mérito a quem o merece: fantástica transferência para o V. Guimarães do ponto de vista financeiro, e leva a imaginar se o FC Porto consideraria hoje ir buscar Soudani, Edgar, Saganowski ou Baldé se lá estivessem.

Mas como é lógico, não foi Soares quem decidiu o seu preço. Nenhum jogador tem culpa de quanto custa. O jogador deve ser meramente avaliado pelas suas caraterísticas e por aquilo que pode oferecer ao plantel do FC Porto. O seu custo é responsabilidade de quem decidiu que valia a pena o FC Porto pagar X valor por ele. 

O que mais se destaca em Soares é a sua agressividade, a forma como pressiona incansavelmente os defesas. Estamos a falar do segundo jogador que mais faltas comete no campeonato, com uma média de 3,2 por jogo (pior só Mateus, do Paços de Ferreira, com 3,8). Faz quase tantas faltas como Marcano (0,8), Felipe (1,2) e Danilo (1,4) juntos, algo que diz muito da forma como ataca os defesas. 

Mais forte na grande área
Por um lado, isso pode libertar André Silva do trabalho de ter que estar a correr por todo o lado. Soares pode permitir que o companheiro de ataque tenha descanso. Por outro, Soares trabalha melhor sem do que com bola, algo que foge do padrão daquilo que costuma ser a forma de jogar do FC Porto de NES com dois avançados. Mas há também quem veja o contrário: fixar Soares para poder libertar André Silva. Algo que não faz muito sentido, pois André Silva é mais forte a todos os níveis na grande área, quer na finalização, quer no jogo aéreo. Por outro lado, sendo Soares um jogador que pressiona muito bem no início de construção, há que se organizar nesse primeiro momento defensivo com André Silva. 

Soares fez 7 golos em 16 jornadas pelo Guimarães. Os golos, por si só, não são indicador de nada, caso contrário Marega já cá estava. Mas se colocarem um jogador como Ghilas, Suk, Aboubakar ou Bueno (curiosamente, ou não, tudo jogadores emprestados pelo FC Porto) em Guimarães, qualquer um deles pode marcar tanto ou mais do que Soares. O que levanta desde logo a questão sobre se o FC Porto estará a fazer a gestão mais acertada dos seus recursos: fará sentido ir comprar fora se temos igual ou melhor em casa?

Soares tem uma compleição física muito interessante, mas no jogo aéreo o aproveitamento não tem sido assim tão positivo. Soares ganhou 31% dos lances pelo ar que disputou, bem menos do que André Silva (43%) ou Depoitre (82%). E apesar de ser muito bom a trabalhar na pressão sobre o adversário, em Guimarães Soares tinha 1,9 ações defensivas por jogo. Apenas ligeiramente acima de André Silva (1,7). 


A questão do FC Porto ser a equipa que mais ocasiões flagrantes falha, aqui debatida, também não encontra solução naquilo que foi o desempenho de Soares até ao momento. Soares converteu apenas 33% dos ocasiões de golo consideradas flagrantes de que dispôs. André Silva acertou 50%. Depoitre não teve nenhuma, na medida em que também pouco tem jogado.

No que toca aos remates, Soares atira menos (3,1, contra 4,1 de André Silva), quer pelo chão quer pelo ar, e tem ligeira vantagem nos remates enquadrados (mais 2% do que André Silva, 48% no total). Podemos continuar nos dados estatísticos, que nunca servem para mais do que um complemento às análises, mas nenhum deles vai jogar a favor de Soares. Mas são dados mais objetivos do que aqueles lugares comuns em que o FC Porto tem entrado para descrever os pontas-de-lanças que têm sido contratos na nossa liga: têm velocidade, força, garra e capacidade técnica assinalável (nunca é apenas capacidade técnica, é sempre «assinalável», ou então «acima da média»). Suk e Marega tinham merecido a mesma descrição. 

Já não há Mourinhos
Há portistas que gostam de lembrar que Derlei também veio de Leiria, e em boa hora, pois esteve nos melhores momentos da história do FC Porto. Mas tem faltado sempre algo a essa análise, o denominador comum do sucesso de Derlei em Leiria e no FC Porto: José Mourinho.

Derlei foi treinado pelo melhor do mundo em Leiria e no FC Porto. Não é coincidência alguma que na época seguinte à saída de José Mourinho Derlei fez apenas 1 golo em 20 jogos (não esquecendo, claro, a grave lesão que sofreu na segunda metade de 2003-04). Certo é que depois de deixar o FC Porto a sua carreira desceu a pique. Soares não terá a sorte de encontrar José Mourinho no Dragão, nem nenhum outro jogador.

Os pontas-de-lança das equipas de Nuno Espírito Santo costumam fazer poucos golos nos campeonatos. Na primeira época no Rio Ave, Hassan fez 7 golos. Na segunda, o melhor marcador foi Ukra, com 4. Na primeira no Valência, o melhor marcador foi um médio, Parejo, com 12. Na segunda, o melhor marcador foi Paco Alcácer, com 13 golos em 34 jogos. André Silva tem sido, de longe, o ponta-de-lança com melhor rendimento que NES alguma vez treinou. Até aqui, as equipas de NES não potenciaram qualquer goleador para números considerados acima da média. 

É também verdade que o FC Porto tem tido um aproveitamento negativo na contratação de pontas-de-lança da nossa liga. Pensar nos grandes goleadores da nossa história é pensar em jogadores que tenham tido pelo menos uma média de 0,35 golos por jogo. Nos últimos 25 anos o FC Porto contratou 17 pontas-de-lança a clubes portugueses, e só Derlei (0,42) e Edmilson (0,36) estiveram acima dessa média. O que não significa que vários jogadores não se tenham revelado úteis, como Jankauskas ou Artur.

Soares é agora mais um a lutar pelos objetivos do FC Porto, consciente de que está perante uma oportunidade única e até há bem pouco inimaginável na carreira. Que consiga dois pares de golos importantes e que não esta já cedido a um clube turco daqui a meio ano, é o que se deseja - e o que surpreenderá. E como sempre, os adeptos saberão separar o negócio do jogador. O jogador merece o apoio dos adeptos. O negócio, quando o FC Porto decidir revelar os detalhes, a seu tempo o dirá. Desmentir a avaliação de 7 milhões de euros já teria sido um bom princípio.

Boa sorte, Soares. 

19 comentários:

  1. "Desmentir a avaliação de 7 milhões de euros já teria sido um bom princípio."

    Ora nem mais, lembro-me perfeitamente da pressa com que desmentiram os rumores sobre os valores pagos pelo Hernani e que todos ficámos a aguardar o R&C. A verdade é que quando foram discriminados os valores, eles eram praticamente iguais aos que tinham vindo a ser apontados pelos jornais.

    Portanto este negócio do ponto de vista financeiro tem tudo para ser mais um à imagem dos que têm sido feito nos últimos anos e em especial nos últimos mercados de inverno: Ruinoso.

    Os valores que se falam não justificam minimamente a aposta. Quando no verão fui contra a contratação por 16 milhões do Rafa por achar que não valia este investimento e pensar que o Porto gastou quase 14milhões com Depoitre e Soares.... Secalhar valia muito mais a pena ter trazido o Rafa.

    Esperemos que o sucesso desportivo anule a péssima contratação do ponto de vista financeiro que o Porto acaba de fazer.

    ResponderEliminar
  2. Devo confessar que me entusiasma mais a contratação de Soares do que me entusiasmaram as de Suk, Marega ou mesmo de Depoitre. Agora se tem qualidade para o FC Porto, é algo que ainda teremos de ver.

    ResponderEliminar
  3. O Soares é um bom ponta de lança. Tem boas características para vingar no porto. Mas há que relativizar. Por um, dois milhões avaliava uma excelente contratação, pelos valores mencionados no texto seria um risco muito elevado. Mas, lá está, o jogador não tem culpa disso, resta desejar boa sorte ao homem e que festeje muitos golos e títulos ao serviço do clube. Esperemos chegar ao fim da época a dizer que "Soares é fixe".

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que tenho dito nos últimos dias! Obrigado pela análise e por descrever claramente o ciclo em que certos adeptos entram em que nem percebem que as coisas estão sempre a ser feitas da mesma maneira, na esperança de obter resultados diferentes.

    Quando os vejo descrever este jogador vem-me logo à memória o que se dizia do Suk e do Ghilas, em outra medida do Marega também. O mesmo para as comparações com Derlei e Lima, jogadores que tinham demonstrado bem mais.

    Mas o que me preocupa verdadeiramente foi não conseguir-mos, ou não querermos, alguém com um perfil mais de finalizador. Acho que era evidente que essa era a lacuna!

    ResponderEliminar
  5. Gostava que falassem de Jardel, já que é para muito a referência de um ponta-de-lança de sucesso no clube e contudo era um jogador incapaz de fazer qualquer outra coisa que não fosse marcar golos e geralmente de cabeça. Como seriam as estatísticas de Jardel antes de chegar ao Porto? Já mostravam que era o avançado que viria a ser? E já agora as de Hulk e do Falcão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês conhecem ao menos os jogadores quando falam neles? Por vezes tenho dúvidas... É o que eu digo, vale tudo para tentar escamotear as borradas permanentes do nosso clube!

      Jardel:
      1996 Brasil Grêmio 73 67
      1995 Brasil Grêmio 17 12
      1994 Brasil Vasco 50 26
      1993 Brasil Vasco 23 9
      1992 Brasil Vasco 2 1

      ___________________________________

      Hulk:
      2008 Japão Tokyo Verdy 14 8
      2007 Japão Tokyo Verdy (E)[Kawasaki Frontale] 42 37
      2006 Japão Consadole Sapporo (E)[Kawasaki Frontale] 41 26
      2005 Japão Kawasaki Frontale 12 3
      2004 Brasil Vitória 2 0

      ___________________________________________________

      Falcao:
      2008/09 Argentina River Plate 38 16
      2007/08 Argentina River Plate 39 19
      2006/07 Argentina River Plate 20 3
      2005/06 Argentina River Plate 11 7

      Eliminar
    2. Falcao:
      2008/09 Argentina, River Plate 38 jogos 16 golos.

      Soares:
      2015/16 Portugal, Nacional da Madeira 35 jogos 14 golos.

      Pedro Moreira, será mais dificil marcar golos no River Plate, ou no Nacional da Madeira?

      A Liga Argentina será mais competitiva do que a nossa Liga?

      Sabe que a estatística é como o bacalhau ...

      Angelino Ferreira

      Eliminar
  6. Para mim, e tentando ser coerente, só devemos avaliar um negócio após o seu retorno. Se os 7 milhões vão fazer do Soares um jogador caro ou barato só depende dele e daquilo que ele fizer daqui para a fente. Se o foram buscar, é porque viram nele aspetos positivos que melhorariam a qualidade da equipa, porque depois de gastar 6 milhões no depoitre não faria sentido estar a gastar 1€ num ponta de lança para ser alternativa se o contexto assim não exigisse. E pelo que vi dele esta época acaba por ser um ponta de lança mais ao estilo do Porto do que o pinheiro belga. Concluindo assim, o depoitre já tem base para se avaliar o negócio, pelo que tem feito (apesar de que eu acho que quem o viu no gent de certeza que viu mais do que aquilo que mostrou até agora) e assim podemos afirmar que não se tem revelado um grande negócio, já o soares só no fim podemos avaliar, e espero que em maio se revele um jogador barato. Urge acabar com uma cultura de mal-dizer por tudo e por nada entre muitos adeptos do Porto, que se reflete no estádio e consequentemente no rendimento dos jogadores. Pois uma coisa é fazer uma análise a um jogador para tentar prever o que vai dar (e nisso este blog tem feito um excelente trabalho), outra coisa é dar uma conclusão, sem base ou a partir dessa previsão, como certa, irrevogável formando uma ideia negativa do jogador sem dar espaço a que ele mostre o contrário. Essa opinião pública já teve consequências nefastas, com assobios às vezes com, outras vezes sem razão mas nunca no momento certo. Parabéns ao tribunal do Dragão, acho que são dos poucos blogs que valem pelo seu conteúdo.

    ResponderEliminar
  7. O clube chines que tinha a proposta de 7M por Soares mandatou o ex-agente de Jackson e foi este que publicamente afirmou que era essa a proposta que o clube oferecia, os tais 7M! Vale isso? Acho que nao mas o mercado esta louco, vai umas semanas e um jornal ingles fez uma lista de jogadores "interessantes" pa clubes ingleses neste mercado e colocaram Marega inclusive fizeram-lhe uma avaliacao de 19M!! Pois custa a acreditar, só espero que as especulacoes que Marega fica no VSC ate 2018 sejam falsas! O VSC esta a valorizar bem 2 jogadores do FCP e parece-me que isso inflacionou este negocio do Soares! Nao é o finalizador que a primeira vista precisavamos, mas quem seria esse jogador e com que estilo de jogo? Dou como exemplo Bas dost... Melhor marcador da liga e é o denominado matador, o scp joga melhor?! Bas dost é melhor que Slimani?! Pas 2 questoes...NAO! As dinamicas ofensivas do FCP nao encaixam com pinheiros ou jogadores mais fixos! Soares tem um estilo Diego Costa do qual o FCP pode tirar bastantes dividendos! Contudo é obvio que os principais reforços sao Brahimi e Otavio, e neste momento nao saindo ninguem nao me parece logico que o fcp contrato algum extremo!
    Ate 31 de Janeiro esperemos que nao saia ninguem com impacto directo no 11, porque os que la estao podem ser poucos, pa luta que se adivinha que sera esta 2a volta, por falar nisso alguem se lembra duma volta tao terrivel no que toca a deslocacoes?! SLB, guimaraes, braga, chaves, boavista etc...

    ResponderEliminar
  8. Relativamente a este post, só pergunto, qual o enquadramento do FC Porto em termos de temporadas desportivas, quando chegaram Ghilas, Suk e Marega? Denominador comum, temporadas com chicotadas, e relativamente amotinadas!

    O Soares, pode ter mais golo pelas caracteristicas que tem, mas não é um goleador, e pergunto os 10 golos do Marega em Guimaraes, quantos tiveram o contributo de Soares?

    Vi um grande jogo, Sp Braga VSC, obsrvei atentamente o Soares (já o conhecia do Nacional), e nessa partida fez duas assistencias (Raphinha e Hernani), quando poderia atirar ao golo, isto para afirmar o quê? Os goleadores não são altruístas!

    Posicionamento do Soares no FC Porto. O Soares tem caracteristicas fisicas para jogar fixo, e ser posicional, todavia, rende bem mais a cair nas alas, isto é, a chegada do Soares permitirá libertar o Andre Silva do trabalho de sapa, e sem esse trabalho desgastante do André, este terá maior frescura fisica, e destreza para materializar as oportunidades que são criadas, muitas delas desperdiçadas na 1ª parte desta temporada!

    O FC Porto fez apenas 31 golos na 1ª volta, estou convencido que a chegada do Brahimi, e a contratação do Soares, irá aumentar o volume ofensivo da Equipa, mas sobretudo irá garantir mais golos, fazer 40 golos na 2ª volta, ou superar essa marca, é perfeitamente possivel. O Soares, caso garanta a titularidade, ficará pelos 6/7 golos, mas as suas acções serão fundamentais em termos de produtividade ofensiva da Equipa, mas terá também importancia no processo defensivo!

    Terminou a 1ª parte da temporada, e recordo que o FC Porto no ultimo mercado de transferencias, entre contratados, emprestados e regressados, teve no seu plantel 9 "caras novas": Felipe, Alex Telles, Boly, Oliver, Joao Teixeira, Otavio, Jota, Depoitre e Adrian Lopez. Destes 9, Felipe, Alex Telles, Oliver, Otavio e Jota foram titulares quase absolutos, isto é, dos 9 reforços, 5 deles são titulares. Em termos estatísticos na Europa do Futebol, alguma equipa terá alcançado esta taxa de assertividade quanto a reforços? Pensem nisso ...

    PT

    P.S. O Soares custou ao VSC 500 mil €, faz-me recordar a contrataçao do Cissokho em Janeiro de 2009, porque afinal, todos os Clubes tem legitimidade para fazer bons negócios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquele caso foi comido o Lyon, neste caso fomos nós... Espectáculo! Somos mesmo bons rapazes.

      Eliminar
    2. A questão das 5 entradas para titulares entre os 9 jogadores novos não me parece ter uma avaliação tão linear. Não tínhamos defesa centro (Felipe), médios de ataque (Oliver e Otávio) e avançados saíram/foram relegados a suplentes antes de Jota chegar ao clube. Dos 5, só Alex entrou com alguém no seu lugar (Layun).
      Das contratações, referir também João Teixeira, que não joga porque NES tem ideias estranhas.

      Por isso, os reforços chegaram porque não tínhamos nada, graças a um burro espanhol que destruiu a nossa equipa e graças a uma direção que só quer encher os bolsos.

      Eliminar
  9. nao alinho neste tipo de textos, se nao contratam e porque nao contratam, se contratam e porque nao sao isto nem aquilo e custam assim e assado. Depois dizer que brahimi e um reforço da me vontade de rir ja que na CAN nao jogou a ponta de corno e a argelia ja esta em casa, bharimi joga para ele e nunca sera uma mais valia em nenhuma equipa aposto que acabara de onde saiu n um qualquer granadal. SOARES SERA O QUE O TREINADOR QUEIRA QUE SEJA, O QUE A EQUIPA QUEIRA QUE SEJA E O QUE ELE QUEIRA QUE SEJA, CONTRATEM O MESSI E O TREINADOR QUE O PONHA FORA DA POSIÇAO E ELE EM 15 DIAS JA NAO PRESTA. O que me chateia a mim e a maneira comom o braga brinca com o porto de forma sistematica isso sim chateia me e muito.

    ResponderEliminar
  10. Boas...

    Penso que devemos ter alguma calma com a avaliação a Soares. Pelo que vi contra o Braga, que é uma boa equipa, não me parece um jogadr assim tão mau como isso. Parece-me aliás superior ao Suk e ao Marega. É um jogador raçudo e que vai a tudo, o que poderá ser bom para a tão afamada agressividade ofensiva que só existe a espaços no FCP. Esta agressividade poderá ser positiva para o A Silva assim como para o médios, já que poderão recuperar a bola mais à frente e desse modo criar mais perigo (basta lembrar o que os milagres que o Slimani fazia no SCP).

    Portanto acho que devemos dar o benefício da dúvida ao jogador, até porque todos entendemos que não fomos buscar um Jackson ou Falcao.

    A mim o que me preocupa mais é a capacidade dos lampiões em vender jogadores como se fossem rebuçados. Sejam os jogadores bons ou maus, os valores envolvidos são sempre elevados. Guedes por 30 mokas?!?!?!?! Talvez tenha a mãozinha do J Mendes, mas não deixa de ser preocupante o avanço que os lampiões conseguem com isso, mais propriamente na forma como podem reforçar o plantel com jogadores caros (Jimenez, Rafa, Mitroglou) e que fazem a diferença.

    Cmpts

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,
    Na minha opinião, e mais do que estatísticas que aponta, o que é importante é que Soares se adapte ao grupo, ao clube e à cidade e contribua de forma positiva para a manobra atacante da equipa. Se estamos À espera que o homem seja o melhor marcador da equipa chegando em janeiro e estar já a começar a dizer que custou X ou Y enquanto temos jogadores emprestados e que no Vitória iam marcar mais golos que ele... é simplesmente atirar para o ar, na minha opinião. Se a SAD não compra ninguém para colmatar as ausências é porque ela é inoperante, se compra alguém mas não é do agrado da malta é porque perdem a cabeça e são incompetentes. É certo que não temos feito muito boas contratações nos últimos anos e o plantel devia ter sido feito no verão e aí falhámos ao não contratar um ponta de lança credível que fizesse concorrência ao André Silva. Agora em janeiro, e para um clube com pouca capacidade financeira como o FC Porto, é difícil encontrar um ponta de lança que tivesse tudo aquilo que procurávamos. Soares para além de humilde e bastante trabalhador, fez jogos interessantes contra equipas como o sporting ou o braga e todos os adeptos do Vitória com quem falei e conhecem bem a forma de jogar do Soares dizem-me que mais do que golos, o que Soares traz ao ataque é a sua capacidade de trabalho na frente de ataque, entrega ao símbolo que carrega e dentro da área... cuidado com ele. Também é óbvio que não temos o José Mourinho no banco para o trabalhar melhor, mas nem sequer vou por aí senão também podíamos dizer que jogadores como Adrián, Marega, Aboubakar, entre outros renderiam bem mais do que o que renderam no FC Porto. Já vi jogadores por quem não davam nada por eles renderem e serem mais-valias para a nossa equipa e já vi jogadores com rótulo de estrelas chegarem cá e não renderem, portanto mesmo que esta seja mais uma contratação ao lado eu vou apoiar o Soares até ao fim sem lhe estar a atirar à cara o seu preço entre outras coisas.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  12. Escreva lá sobre o mistério Assis....É que tenho a impressão de, desta vez, termos feito bem as coisas, ao contrário da opinião geral.

    ResponderEliminar
  13. Não concordo com esta contratação, 1' o perfil do jogador, quando as principais características apontadas sao: ser batalhador, Bom na pressão e momento defensivo, lutador... Está tudo dito. Estamos a falar de um trinco ou de um ponta lança???
    Nós temos um défice gritante de finalização e vamos contratar um ponta lança com "pouco golo" Sem qualquer experiência em clubes grandes e com registos fraquíssimos.
    2' o valor oficial não foi divulgado e não me vou alongar mas a verificar se algo acima de 2/3M é mais um negócio patético!!
    3' espero estar enganado e no final vir fazer mea culpa, gostaria muito mas não acredito. O Fcp teve pontas lança de classe, finalizadores internacionais e são esses que ajudam a ganhar campeonatos.
    Vêja se o slb, os 3 avançados todos internacionais, experientes, passagens por clubes grandes... Qualquer um deles com registos superiores a 20 golos/época.
    O scp consegue ir buscar o bas dost à bundesliga e nós atacamos a época com um jogador belga praticamente desconhecido e sem grandes registos.

    Só queria concluir que dentro de portas, podíamos ter soluções que me parecem melhor, aboubakar e Bueno.

    ResponderEliminar
  14. Não creio que levar a discussão para as estatísticas seja o mais correcto e honesto, aqui gosta-se muito de discutir estatísticas, mas o futebol é muito mais do que isso.
    Eu pessoalmente acho que acertamos na contratação, Soares vai fazer uma excelente dupla com o André , e penso que já vai a jogo sábado.

    Os que falam dos nossos emprestados, em primeiro, são os mesmo que os criticaram aquando a sua contratação, agora são esses que acham que já vingavam, e finalmente, seriam esses que levariam as mãos á cabeça se o FC Porto fizesse regressar o Marega nesta altura.
    Soares é diferente de qualquer emprestado que tenhamos, para melhor, e não vem já queimado pelos adeptos como viriam os tão aclamados emprestados.
    Quanto ao seu custo, para já não é público, depois ninguém pode esperar fazer bons negócios em Janeiro, o tempo dos Cissokhos já lá vai para os que teimam em se agarrar ao passado, e por último, nenhuma equipa acertou tanto nas contratações que fez, como o FC Porto, sinal que temos gente competente e que estamos a trabalhar bem.

    Abraços Portistas
    Navega

    ResponderEliminar
  15. Pares feitos!
    Boa noite e saudações Portistas!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.