sexta-feira, 19 de junho de 2015

Os 10 poderes da diarreia

Bem vindos ao futebol português, onde o pior árbitro da época é eleito para apitar a final da Taça de Portugal. Quase que é a cereja no topo do bolo que foi toda a época do Conselho de Arbitragem. Comecemos só por recordar algumas dessas fatias.

Gestão anti imodium
1 - Tendo em conta que o CA consegue transformar um árbitro sem experiência num internacional, quase que faz sentido que se despromova o internacional Marco Ferreira. Mas saliente-se que este CA nem sequer respeita as diretrizes da FIFA.

2 - O CA não respeita nem tem qualquer critério nas nomeações. Há árbitros que só servem para arbitrar determinados clubes. E pelos vistos há clubes com uma invejável capacidade de veto.

3 - O CA coloca os piores árbitros a arbitrar os melhores jogos e não é capaz de admitir que o sistema de nomeações está esgotado - pelo menos para 16 das 18 equipas da primeira liga.

4 - Nem só dos árbitros nos podemos queixar: a nomeação dos bandeirinhas também não obedece a qualquer lógica ou coerência.

5 - Aqui com intervenção (ou falta dela) do Conselho de Disciplina, as instâncias do futebol português permitem que o treinador do líder e o melhor jogador do 3º classificado violem os regulamentos. E ninguém pia.

6 - O CA sentiu-se incomodado meramente por factos enumerados por Lopetegui ao longo da época. Já quando difamaram abertamente os árbitros e os acusaram de ter decidido um campeonato, ninguém teve comichão

7 - O CA permitiu que a liga chegasse à 24ª jornada com um líder que beneficiou de erros de arbitragem em 24% dos pontos conquistados. Ninguém disse que foi premeditado. Apenas que aconteceu e é essa a história que fica.

8 - Não basta ter árbitros que só apitam um clube. O CA consegue formar árbitros que só servem para apitar o mesmo clube no mesmo estádio.

9 - O CA é liderado por um responsável que sacode culpas, não identifica problemas, não apresenta soluções e que passou mais tempo no Seixal esta época do que a debater ou expor os problemas do futebol português.

10 - Por fim, o CA fechou a pestana perante a denúncia de manipulação de resultados numa liga ganha pelo Benfica, repleta de casos de arbitragem. Nem sequer procurou defender a integridade dos seus árbitros perante todos os acontecimentos da Liga Aliança.

De quem é a culpa? De Vítor Pereira? Não, não. A culpa foi da ausência de uma caixa de imodium. Isto quase que chega a ser poético: é graças à diarreia que o Conselho de Arbitragem pôde desenvolver tão sério trabalho nos últimos anos. Sim, pois Vítor Pereira foi eleito por um voto em 2011, 42-41 contra Luís Guilherme. E só ganhou porque o delegado de Viana de Castelo, que não ia dar o seu voto a Vítor Pereira, teve um ataque de diarreia durante a viagem para Lisboa e não compareceu na eleição para os órgãos sociais da FPF.

A gestão de Vítor Pereira no CA vai fazendo jus à principal razão da sua vitória: a diarreia. O pior árbitro da liga foi escolhido para arbitrar a final da Taça de Portugal. O Jamor devia ser o ponto alto da carreira de um árbitro a nível interno. Neste caso, foi um prémio para o árbitro que foi considerado o pior.

Há muito(s) pior(es)
Dirão os vieiristas pereiristas que o presidente do CA não pode conferir semanalmente as notas que os árbitros recebem. Isto só torna situação mais ridícula: temos um presidente do CA que não acompanha sequer o desempenho e evolução dos árbitros com base nas suas notas ao longo da época. Como podemos nós ter árbitros competentes assim?

Marco Ferreira não é o pior árbitro da liga. Pelo contrário, até está acima da média. Mas consta que este árbitro se revoltou contra José Rufino, que recorria a imagens televisivas para lhe atribuir a nota na condição de observador. Isto é ilegal, pois os árbitros não podem ser avaliados com base na perspetiva televisiva, mas sim na que têm dentro de campo. Marco Ferreira tem toda a razão em reclamar. Mas o CA acha melhor fazer descer o árbitro madeirense. Adivinhemos de que associação será o promovido para a sua vaga.

Mais um pormenor interessantíssimo. Mais de metade dos árbitros internacionais são da AF Lisboa, inclusive o prodigioso Tiago Martins (ler o ponto 1). Mas os dois melhores árbitros da liga são da Associação de Futebol do Porto. Jorge Sousa é o melhor, com todo o mérito, pois teve uma grande evolução. Um dia algum iluminado lembrou-se de escrever num espaço qualquer da internet que era um ex-Super Dragão. Como disse Abraham Lincoln, se alguém escreveu na internet, então é verdade. Mas estás errado, barbucho, pois Jorge Sousa nunca foi SD. Já Soares Dias também se confirma como um árbitro acima da média.

É altamente suspeito que um adepto do FC Porto diga que os melhores árbitros são os portuenses. Mas que mais escolha há? Reparem só nesta: João Capela foi 4º, Manuel Mota 5º e Bruno Paixão 6º. Estão entre os 6 melhores árbitros segundo o ranking de notas. E para o Sporting, segundo maior clube lisboeta, nenhum deles presta. Se um grande clube lisboeta diz que não prestam, quem somos nós para esperar o contrário? Ah, mas do outro lado da Segunda Circular, a opinião pode não ser a mesma. Sendo o Benfica campeão 2014-15, só nos podemos revoltar por Capela, Mota e Paixão não formarem o top 3. A obra de Vítor Pereira não dá para tudo. O sorteio dos árbitros, à partida, vai regressar na próxima época. Será preciso uma grande ginástica para isso não se refletir na classificação.

Só falta o remate final: o Benfica perdeu 3 jogos no campeonato. Adivinhem quem era o árbitro em 2 deles: Marco Ferreira. Bruno Paixão aguenta-se, pois já faz parte da mobília, e aquele arzinho de pânico em Paços de Ferreira mostrou que ele bem tentou o inevitável. Já Marco Ferreira recebe o devido castigo.

26 comentários:

  1. Nem uma palavra sobre a novela Maxi ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serão comentados, a seu tempo, factos, não especulações, possibilidades ou desejos unilaterais.

      Eliminar
    2. Maxi já foi contratado pelo Record.

      Eliminar
  2. tribunal do dragao acho que poderia ter comentado o post do facebook do blog sobre o danilo e o maxi... era melhor comentar isso do que isto que toda a gente ja sabe

    quanto ao artigo em si só duas duvidas eu como sendo do distrito de braga, manuel mota nao é da af braga? e joao pinheiro que subiu a primeira categoria nao é tambem ele da af.braga? se sao benfiquistas? mota nao sei, joao pinheiro sei que é

    ResponderEliminar
  3. És Deus. Isto devia vir amanhã em todos os jornais, só mesmo para a Verdade ser difundida para todos.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, mas muito sinceramente gostaria de saber qual o peso, a influencia, o controlo, comparativamente com o outro clube, que teremos na próxima época dentro deste departamento, porque, como saberemos, é aqui que tudo se decide.

    ResponderEliminar
  5. Não acompanho muito os assuntos de arbitragem (não me dá diarreia, é mesmo vómitos), mas assim que vi a notícia da despromoção do Marco Ferreira associei logo o motivo. Era fácil.

    ResponderEliminar
  6. É escrever em baixo "Assinado pela direcção do FCP" e enviar para todos os jornais e televisões.

    ResponderEliminar
  7. TD, mais uma vez teve tempo para falar de casos actuais, mas as contas do nosso clube que já saíram à 1 Mês ainda não conseguiu... Tenho a impressão que as coisas estão mal devido ao seu silêncio e pelo que vejo ainda vão ficar pior com esta politica de salários!!!! Para quando uma Análise ao R&C?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que ninguém lhe responde há semanas, respondo eu que já não o posso ler a fazer a mesma pergunta:

      O que saiu foi o relatório intercalar relativo ao 3o trimestre que tem 0 (zero) de relevância. No próximo mês sai o R&C da época 14/15, e aí sim, certamente haverão análises profundas às contas da SAD.


      AA

      Eliminar
    2. Calma com as exigências, não estás a pagar um serviço ao autor do blog ou estás?

      Eliminar
    3. O «AA» tem uma resposta pertinente. De qualquer forma, praticamente todas as rubricas do 3º trimestre estão dentro do que estava orçamentado no início da época, logo seria um pouco a repetição da análise feita há um ano.

      Quando houver desenvolvimentos quanto ao patrocinador (outra questão que muitos pedem para abordar, mas ainda não há novidades para o fazer), certamente que isso também será extensível aos resultados e receitas operacionais da SAD.

      Eliminar
    4. Eu até entendo isso mas té agora sempre existiu análises aos R&C Intercalares mas a este não.... Passivo a aumentar fortemente, Empréstimos com direitos de transferências de jogadores pelo meio (Herrera), venda de Danilo por 31.5M€ e lucro de apenas 500 Mil€. Acho que existe muita matéria analisável que o TD parece não quer fazer. Preocupa-me tb a politica de salários como agora se fala no caso Maxi, por um jogador com 31 anos numa posição muito exigente. Gostaria de ler uma análise disto tudo!

      Eliminar
    5. Eu só acho mal por parte do blog ou de quem escreve nele ter feito aquele post no facebook e nao ter desvendado mais nada, uma coisa é tal como foi dito o ano passado nao revelar nomes para nao serem noticia antes de o serem, outra é quando eles ja sao noticia, pode confirmar e ou desmentir ou dizer como estao

      Eliminar
    6. "Quando houver desenvolvimentos quanto ao patrocinador (outra questão que muitos pedem para abordar, mas ainda não há novidades para o fazer), "

      Isso quer dizer que ainda não foi encontrado o patrocinador? ou simplesmente que ainda não está finalizado?

      Eliminar
    7. Caro TD...o patrocinador é deveras preocupante!
      Lá em baixo despacham trintões a chinocas e garantem Mitrovics!
      Continua Jorge Mendes a ser o fator a desiquilibrar!
      Preocupado....com Adrián...

      Eliminar
  8. Continuo a não perceber porque não se dá voz, na imprensa nacional e sulista, a estas verdades?

    ResponderEliminar
  9. Grande artigo como sempre apresentando factos só gostava que isto fosse difundido para que toda a gente que gosta de futebol saiba ao que isto chegou.

    ResponderEliminar
  10. gostei, agora sabendo se disso tudo porque razao o porto nao e muito mais agressivo como era uns bons anos a esta parte?

    ResponderEliminar
  11. Acho muito bem que TD não comente a novela do defesa do Benfica. Irrita perceber a importância [e o consumo] que portistas dão à Media que sistematicamente está contra o Porto. Queremos lá saber; Maxi não virá, é tudo para alimentar os fiéis encarnados. Se viesse, seria para ser odiado pelos portistas. Lembro que se fez uma novela com Danilo Pereira. O homem sonhava com o Sporting, falava com JJesus ao telefone diariamente e afinal parece que vai para o Porto. Se era um craque agora certamente não o será. Sobre o tema do post, a despromoção de um dos melhores árbitros é mais um acto da trágica e estúpida comédia que é o futebol português. Agora vale tudo e já se prepara a próxima época afastando quem não é da cor. Tal como acontecia antigamente, teremos de ser muito mas muito melhores para ganharmos alguma coisa. Seria bom que os portistas acordassem e em em vez de se virarem para dentro do clube se virassem contra a escandaleira que por aí vai. BFS

    ResponderEliminar
  12. É verdade que Jorge Sousa recebeu 35 mil euros do rival?

    ResponderEliminar
  13. É isto tudo.O Vítor Pereira e os observadores têm que ser apertados. São só lampiões a arbitrar e um dos poucos de jeito desce só porque não ajudou, ainda mais, a levar as papoilas ao colo? De que serve o sorteio se é para se escolher entra um Capela, um Duarte Gomes, um Xistra, um Tiago Martins, um Cosme, um Mota etc...etc?É como jogar cartas com um baralho viciado. Fizeram o mesmo ao Pedro Henriques e puseram-no a comentar na TVI para o calar mas pode ser que o Marco Ferreira se chateie e denuncie os podres. É que este fazia parte do lote de profissionais e abdicou do emprego para isso.

    Esse Sr. Vítor Pereira, depois dos lampiões fazerem aquele escândalo todo a dizer que iam desistir da Taça da Liga, de apelar ao boicote de adeptos aos jogos fora, etc, etc, deu uma conferência de imprensa a analisar os lances do tal jogo dos lampiões e prometeu fazê-lo a cada 5 jornadas. Alguém o viu cumprir? Os lampiões conseguem pressionar o presidente do Conselho de Arbitragem a vir a público desautorizar e humilhar os árbitros, como quem avisa, cuidadinho aos lampiões é para levar ao colinho, e ninguém fala disto?Ninguém acha um escândalo?

    O Olegário chumba um teste escrito e mantém-se na 1ª categoria administrativamente. Ninguém diz nada? Palhaçada!A SAD do Futebol Clube do Porto tem que agir e denunciar, não pode compactuar com isto através do seu silêncio. Isto é vergonhoso! Que nunca te doam os dedos Tribunal!

    ResponderEliminar
  14. Época 2014/15 - vai ficar para sempre conhecida como a liga do #colinho AKA "Liga da aliança" (lembrar para sempre as propostas no carro feitas ao carvalho pelo Vieira, de ganharem os campeonatos à vez,,)

    ResponderEliminar
  15. Para uma exposição mais gráfica: http://doportocomamor.blogspot.pt/2015/06/marco-este-nao-serve-ferreira.html

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  16. Depois de ter explicado (e bem) as mais-valias para totós, podemos ainda esperar a prometida análise global ao R&C da SAD?

    ResponderEliminar
  17. Estamos em julho (praticamente) e toda a gente vai regressar a treinar...
    E a nossa SAD continuar a viajar na maionaise... continuam a acumular-se jogadores a contrato que nós nunca vimos jogar. Agora querem um guarda-redes do atlético de madrid. quanto é que ele vem ganhar em salários? quem é que lhe vai pagar? Nós? Não chega já o Adrian Lopez?

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.