sexta-feira, 18 de julho de 2014

O senhor que se segue

Ivan em acção contra Messi
Espanhol, 27 anos, sem internacionalizações, vem do Olympiacos (embora estivesse emprestado) que tinha o apetecível (e também mais caro) Manolas. Um elemento «low cost» (pelo menos face ao que tem sido hábito) numa defesa maioritariamente composta por jogadores que representaram grandes investimentos. 

Boa contratação? O tempo o dirá. Mas ver a SAD corresponder aos pedidos do treinador, por mais que possam diferir da habitual política do clube, merece todo o reconhecimento.

Bem vindo, Ivan Marcano.

39 comentários:

  1. É para custar quanto??

    Lopetegui não tem desculpas para falhar... Estão a fazer-lhe as vontades todas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Eurosport russa fala em 3 milhões. Face ao papel que o jogador vem desempenhar (lugar do Rolando), não me parece desajustado. A venda do Rolando cobre este investimento e o Ivan é dois anos mais novo.

      Eliminar
    2. Mas o rolando vai pedir a recisão ...

      Eliminar
  2. Não conheço suficientemente o jogador, por isso não posso dar opinião sobre a sua contratação. No entanto, como já disse mais que uma vez, fico satisfeito por se satisfazer um pedido do treinador. Nunca um treinador teve direito a tantos reforços indicados por si, nos últimos anos. Espero que esteja à altura, não tem desculpa.

    "Processo para Rolando e treinos fora do Olival", parece que vem amanhã n'O jogo. Sabe alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já era sabido que o Rolando foi alvo de um processo disciplinar, por não ter comparecido na concentração pré-estágio. Mas depois há a versão do jogador e as razões que o levaram a fazer isso...

      Eliminar
  3. Sou grande critico da contratação de Indi, como tal, preferia que se tivesse gasto o dinheiro do Indi, mesmo que fosse preciso mais um bocadinho, no Manolas.

    Era win win. Ganhávamos um central muito melhor, e não enchíamos os cofres ao Feyenoord o que faria com que a tarefa quase impossível, ou mesmo impossível, de ir buscar Clasie fosse uma possibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouco percebo de negócios, mas é pouco correta essa extrqpolação da realidade, feita de forma linear . Há o factor concorrência, e as formas de pagamento, prémios de assinatura... Índi é um belíssimo central. Não é garay , não é mangala . Parte tosco , mas é bom ba marcação e certo no passe . Tendo em conta que tivemos uma zona central composta por mangala, otamendi e fernando que era um festival de passes transviados e perdas d bola infantis , não será difícil fazer melhor...

      Eliminar
  4. Boas, muito sinceramente não conheço o jogador, mas estranho esta politica. Uma coisa é oferecer ao treinador os jogadores que ele pede, outra coisa é oferecer todos ou coisa parecida. Isto dos espanhois, e não querendo correr o risco de parecer xenofobo, é algo que me faz confusão. Se jogadores como o Adrian e Tello são claras mais valias e apostas de força do FCP, Oliver na perspetiva que vem como emprestado sem opção e este jogador Marcano parecem-me desajustados e parece-me que o FCP corre o risco de ser invadido por espanhois de qualidade duvidosa, o que levanta outra questão, o jogador mediano espanhol serve para o FCP, mas o mediano portugues não serve? E essa é a grande questão. Este investimento no mercado espanhol e nos espanhois em si, face à redução da aposta nos portugueses não vai descaracterizar cada vez mais o nosso clube?
    Sei que é muito lindo dizer que não interessa quem joga, o que interessa é ganhar, mas deixa-me profundamente triste e com sentimentos contraditórios quando vejo a nossa equipa a jogar apenas com 1, 2 ou até mesmo nenhum portugues. Compreendo que talvez neste momento não haja muito por onde escolher, até porque os melhores já nao lhes chegamos, nem sequer a algumas promessas, mas enfim. Nunca gostei muito do V. Pereira, mas ás tantas se fizessem por ele 1 terço do que estão a fazer pelo lopetegui teriamos conquistados coisas muito maiores. Dá que pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de acordo, jogadores como o paulo oliveira que acabou por ir para um rival ou o Miguel rodrigues do nacional para fazer de 4central chegava

      Eliminar
  5. A confirmar-se, parece ser mais uma contratação com o dedo do treinador, o que é de se realçar. Há quantos anos não víamos isto acontecer? Jogadores consagrados e jogadores com funções específicas, muitos a seu expresso pedido; para o bem e para o mal, não há dúvidas que o Lopetegui vai ter muitas responsabilidades no final da época

    Outra coisa positiva, ainda nesse sentido, é que se parece estar a cumprir o que o treinador queria: o plantel fechado nestas duas semanas. Confirmando-se este Ivan e o Brahimi, ficarão a faltar os dois médios-defensivos, um ou dois avançados, dependendo do que se quer fazer com o Ghilas e com o Adrián, e eventualmente um guarda-redes, dependendo do que se quer fazer com o Fabiano. Não são assim tão poucos quanto isso, mas pelo menos este ano parece que não se vai deixar tudo para as últimas... De qualquer forma, também acho muito bem que se tenha agendado mais um estágio, aí sim com o plantel completo (ou quase).


    Quanto ao jogador em si, sinceramente nunca o vi tão gordo... mas um defesa mais experiente não é mal pensado. Segundo o transfermarkt, tem boa envergadura física e é canhoto, o que é bom para fazer de alternativa ao Indi e eventualmente dar uma perna na lateral-esquerda em caso de recurso (espero é que não se esqueçam do Rafa para essa posição nas taças...). Ainda tendo por base o mesmo site, o valor de mercado é à volta de 4M€... o que me parece excessivo para o que me parece que venha a ser o seu papel no plantel. Veremos se vem mais barato ou não.

    Com isto, a defesa já deve ter os elementos que necessita. Só fico curioso para ver se se confirma a saída do Abdoulaye, e até que ponto o Maicon não o poderá acompanhar... por mim talvez fosse o melhor, com o Lichnovsky a fazer de 4º central.

    ResponderEliminar
  6. Nao conheco o jogador em questao, a ver vamos
    O que me preocupa neste momento e a falta de portugueses, apenas e so pelas inscricoes na champions!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Tribunal, e novidades sobre o trinco que tanto precisamos?

    ResponderEliminar
  8. Já o disse e vou dizer novamente, é importante ter jogadores de qualidade independentemente da nacionalidade, mas parece-me que já chega!!! Só á qualidade nos jogadores espanhois?? Depois começam os grupinhos e dá confusão, a nossa história recente de conquistas foi feita de outra forma e se por um lado se pedia para esta época um plantel com mais e melhores soluções, isso não quer dizer que no Brasil ou Argentina não haja esses jogadores! Casos como estes, em que vai o treinador e quer levar consigo muita gente "conhecida" não costumam dar grande resultado (ex Luis Henrique na Roma). Se as coisas não começarem bem... ui coitado do treinador, porque a responsabilidade é todinha dele!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A responsabilidade é repartida. Que está a ter boas condições, está. A SAD não passou do 8 ao 80, passou do 8 ao 800. Mas estão a ser encontrados nomes que entram em comunhão com as preferências do treinador e que simultaneamente servem os interesses dos dirigentes em manter negócios com seus parceiros/empresários favoritos. Os interesses de treinador, dirigentes e empresários estão servidos. Faltam os interesses mais importantes: os do FC Porto. E isso só se poderá ver quando a bola começar a rolar.

      Mas curiosamente, Lopetegui ainda não tem três das mais importantes questões resolvidas, embora não falte muito:

      1) Guarda-redes, o primeiro pedido dele.
      2) Sucessor do Fernando e alternativa.
      3) Ponta-de-lança (prefere Jackson).

      Eliminar
    2. Boa noite

      Mas o Adrian não vem para o lugar do Jackson? Ficamos com Adrian, Tello, Quaresma, Brahimi etc... para a alas? Não faz muito sentido. Claro que o Brahimi pode jogar no meio mas aí temos o Quintero, Evandro e Oliver.

      A pergunta pode ser estranha mas não serão demasiadas opções ofensivas?

      Cump.

      Eliminar
    3. O plantel ainda vai sofrer várias saídas, depois de emagrecer cada contratação já fará sentido e cumprirá sempre o princípio de dois jogadores por posição.

      Não esquecer que muitos tiveram que ir a estágio na Holanda devido à ausência dos mundialistas e de reforços.

      O Brahimi pode jogar na zona mais adiantado do meio-campo (2x1) e o Adrian na ala. Aliás, o Adrian de ponta-de-lança, referência de área, tem muito pouco.

      Para a zona 9 vem outro jogador, mas ainda não sei se Jackson vai sair. Presidente e Lopetegui querem mantê-lo, eu acho impossível. Resta saber se algum clube paga o que ele vale.

      Abraço

      Eliminar
  9. Nunca ouvi falar deste jogador, porém dado a sabedoria demonstrada até à data pelo mister Lopetegui, quero acreditar que será uma mais valia. Na minha opinião a dupla de centrais esta época será composta por Maicon e Indi, tendo de reserva o Reyes e o Marcano respectivamente. Fica a faltar o médio defensivo, que ao que tudo indica será Casemiro, Ignacio Camacho ou Jordy Clasie, um médio box-to-box para ocupar a vaga do Defour, que poderá ser uma opção low cost tendo em conta que o protagonismo para essa posição recai sobre o Herrera e por fim fechar as contratações de Brahimi e Raúl Jimenez. Veremos que surpresas nos aguardam, não só a nível de chegadas como também a nível de dispensas/vendas, pois neste momento uma renovação de contrato com o Jackson Martinez por exemplo, seria um autêntico REFORÇO BOMBA!

    ResponderEliminar
  10. Já agora:

    E o Brahimi?

    Quanto a este Marcano, desconheço por completo.

    ResponderEliminar
  11. TdD, fui pesquisar um pouco mais sobre o homem...

    https://www.youtube.com/watch?v=qiW1TnJiaek

    afinal é o guarda-redes que o Lopetegui tanto queria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas é para ser alternativa a este: http://4.bp.blogspot.com/-jB-uwXKq2I4/Uit9J8waOkI/AAAAAAAAN8Q/K6ITab7Btu8/s1600/Sem+T%C3%ADtulo.png

      Eliminar
  12. Brahimi parece que está quase, discutem percentagens de futura venda! Um passarinho falou-me em Javi o trauliteiro! Espero que seja treta! Ficará a faltar um 6, e um redes! Anderson virà para Portugal ?

    ResponderEliminar
  13. Ojogo diz que ainda decorrem negociações, é mesmo certo que vem?

    Não percebo esta contratação

    ResponderEliminar
  14. Sim eu sei, mas são os dois para ficar?:$
    Redes e 2 médios/trincos é o que falta?
    Jackson será Jimenez!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  15. Só mais uma pergunta, o colombiano Leonardo Acevedo é mesmo para ficar nos sub-19 ou não interessa?

    ResponderEliminar
  16. «A caminho poderá também estar um compatriota de Jackson Martínez para o ataque», aqui escrito a 23 de Junho.

    Está à experiência e em princípio vai ficar.

    ResponderEliminar
  17. Confesso que até me agradava ir o Mangala para o City por 30M e vir o Javi. Espanhol, 6 e bom jogador.

    ResponderEliminar
  18. E o trinco também já anda pela cidade do Porto ????
    Um trinco faz muita falta .

    ResponderEliminar
  19. Ah zunszuns que o trinco pode ser Javi garcia , inluido no negocio mangala.

    Tdd é VDD?

    ResponderEliminar
  20. O guarda redes que vem para o porto n pode vir por empréstimo já que o Hélton qd recuperar da lesão volta a ser opção, visto que tem qualidades que o lopetegui aprecia?

    ResponderEliminar
  21. Ouvi dizer que Casemiro é a primeira opção da SAD para a posição de trinco... isso é mesmo verdade?

    P.S- O pessoal está sempre a fazer-lhe perguntas, nem gosto muito disso mas como Casemiro é um jogador que não me agrada nada nada... se puder responder, agradecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      A Bola e OJogo dizem que sim.
      Uma pesquisa pela Net revela que o «interesse» do FCPorto pelo jogador virá desde há longo tempo...

      Cumprs
      Augusto

      Eliminar
  22. Caro Madureira vale o que vale, mas no forum dos galináceos, estão todos lixados com o Casemiro no fcp, por empréstimo!
    Dizem que é paga pelo negócio Garay...
    Mas o Tribunal do Dragão, deve saber melhor que eu... Dizem que foi visto no Aeroporto Sá Carneiro, pode ir para o Boavista...:P

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde

    Estou a gostar dos reforsos que a sad esta a dar ao treinador em geral.
    Quanto ao centro da defesa penso que deve estar fechado agora e ver quem vai sair...

    Mas tem um defesa central que para mim e muito mais promissor que o indi.
    E para ajudar esta em ultimo ano de contrato (kongolo do feienord).

    Será que a sad esta atenta a essa cituaçao e pondera a sua contratação????

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.