sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pinto da Costa promete a Lopetegui o melhor reforço

Pinto da Costa: «Vamos trabalhar com o máximo de seriedade e o máximo rigor e formar um grupo de atletas que esteja aqui a cem por cento. Um jogador não pode estar aqui a pensar que vai para ali ou acolá. Quem não estiver a cem por cento, não estará».

Lopetegui: «Faltam jogadores e ainda não temos o plantel consolidado, mas esperamos ter o grupo completo com que queremos trabalhar dentro de duas semanas».

Reforços dentro de
duas semanas
Pinto da Costa assumiu a intenção de dar a Lopetegui o melhor reforço para 2014-15: um balneário sem jogadores contrariados, coisa que nos últimos três anos não existiu. E já agora, uma coisa extremamente difícil de compor. Segundo o DN, Lopetegui pediu a Pinto da Costa para tentar segurar Jackson Martínez, que é precisamente um dos jogadores que veria com bons olhos a saída. Mas pelos vistos treinador e presidente estão em sintonia, pois Pinto da Costa tem-se mostrado intransigente face à venda de Jackson. Se calhar, muito por causa do apelo de Lopetegui.

A saída de Mangala é um dado praticamente adquirido e Bruno Martins Indi, o iminente sucessor, deu mais uma pista do que é Lopetegui: disse que o treinador tem fé nele. Como poderia Indi saber isto sem antes dar por garantido que vai para o FC Porto? Lopetegui não é um homem de gabinete, mas de terreno e que aborda pessoalmente os jogadores com quem quer contar, como o fez com Suso, Illarramendi e Tello, só para citar nomes falados na imprensa. Mas por muita capacidade de persuasão que Lopetegui possa ter, há limites ditados pelas dificuldades financeiras do clube. E isto também vale para a esperança em manter Jackson Martínez, sobretudo porque a hipotética renovação será bem dispendiosa e nenhum jogador pode valer tanto numa transferência como o Cha Cha Cha.

Lopetegui é exigente consigo próprio e com o meio que o rodeia. Não seria (ou não deveria ser) treinador do FC Porto se não fosse de outra forma, mas as suas declarações, de que espera ter o plantel pronto no final do estágio na Holanda, mostra que a sua exigência vai do balneário até à SAD. Há uma hierarquia e Lopetegui não pode estar acima dela, mas só pode fazer bem a sua parte se outros acima também a fizerem. Por isso, aguarda-se com celeridade que Lopetegui tenha o plantel pronto dentro de duas semanas, senão alguém já estará a falhar na sua parte. E isso pode afectar o trabalho do treinador, que até lá tem obrigação de espremer ao máximo a qualidade dos atletas que tem à disposição.

Mikel, a primeira baixa
Ao primeiro treino, a primeira baixa. Mikel partiu a tíbia da perna esquerda e, ao que tudo indica, tem pela frente uma paragem nunca inferior a 4 meses. Quer isto dizer que vai acabar por ficar no plantel, pois com a lesão não pode ser admitido nos exames médicos para um possível empréstimo, mas já perdeu basicamente metade da época e a oportunidade de se mostrar a Lopetegui. Quando recuperar, já o FC Porto deverá ter a máquina montada no que ao 11 titular diz respeito e o próprio Mikel não se poderá ambientar ao conceito da equipa.

Mikel lesiona-se
com gravidade
Mikel é um jogador privilegiado no seio do FC Porto (são poucos os jogadores jovens que tiveram tantas oportunidades como ele num contexto de sub-19 e equipa B, sem muitas vezes corresponder, mas nunca deixou de ter boa imprensa), mas também trabalha como poucos. O que lhe falta em técnica compensa em entrega, e é por isso que foi chamado aos treinos por Jesualdo, Vítor Pereira e Paulo Fonseca. Um miúdo empenhado, que quer muito vingar no FC Porto, mas que sofre lamentavelmente este grande revés.

Oportunidade para se mostrar uma das maiores promessas não só do FC Porto como do futebol europeu: Rúben Neves. Com apenas 17 anos, foi chamado por Lopetegui, ele que tem uma carreira pautada por treinar/jogar sempre em escalões acima da sua idade. Neste caso, faz a pré-época com a equipa principal, passará a treinar com a equipa B e jogará pelos sub-19. É irrealista pensar em Rúben Neves como uma solução para o plantel principal, mas assinala-se que o FC Porto tem neste jogador um diamante em bruto, que tem tudo para ser dos melhores do mundo da sua posição. A falta de aposta na formação tem limites e esse limite surge quando estamos perante um jogador com tão grande potencial, a que se somam outros nomes.

Independentemente da lesão de Mikel, Lopetegui vai receber um jogador para aquela posição, mas esquivando-se à tradicional figura do carregador de piano. Se preferirem, um regista à italiana, para ser formatado segundo o conceito de Lopetegui. A confirmar, segundo o prazo dado pelo treinador, dentro de duas semanas.

11 comentários:

  1. Suso, Illarramendi e Tello serão reforços? Quem virá se Jackson sair? Virá um novo GR?


    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Tribunal mais uma vez certo, já tinham dito que o Lopetegui pediu para o Jackson ficar. Mas será que é um pedido realista? E o substituto do Fernando já percebemos que é o Illarramendi, percebo que não queira confirmar, mas assim daqui a um ano o FC Porto já vai ter que procurar outro jogador porque ele deve vir por empréstimo. Será que queriam preparar o Mikel este ano para depois assumir o lugar? Como vai ser agora?

    ResponderEliminar
  3. Presidente acertou em cheio no treinador, tem excelente discurso e ideias! Comparado com o Paulo Fonseca, nota-se logo a diferença na filosofia de jogo. Que saudades de ver o meu Porto a jogar futebol!!

    Marco Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Gosto de ter equilíbro nas minhas equipas. É fundamental que possamos gerir o jogo com bola. Temos que ser uma equipa dominadora que joga constantemente instalada no meio-campo adversário. E no FC Porto isso tem que ser uma realidade. Temos também que ser uma equipa altamente pressionante e para isso acontecer temos que ser uma equipa solidária e unida e isso é uma das marcas do FC Porto a que quero dar continuidade», Paulo Fonseca

      Basicamente, diz o mesmo que Lopetegui, por outras palavras. Os princípios de jogo para o futebol moderno para as grandes equipas são similares. As ideias não são o desafio, a sua implementação sim. Paulo Fonseca tinha boas ideias, mas falhou em implementar cada uma delas na equipa.

      Por isso, Lopetegui só será avaliado quando passar das ideias à prática.

      Eliminar
    2. SIm, mas o PF dizia uma coisa e fazia outra. Quando se apanhava a ganhar mandava recuar linhas, abdicava do domínio do jogo (veja-se o jogo contra o Atlético de Madrid em casa). Estou cheio de incertezas em relação à implementação do Lopetegui mas pelo menos acredito que não terá a mentalidade de equipa pequena do PF.

      Eliminar
  4. Eu estou confiante que vamos ter uma epoca de sucesso com Lopetegui espero que o Goncalo seja aposta ate porque é um diamante é um jogador de muita classe o Mikel tambem mais infelizmente lesionou se....

    ResponderEliminar
  5. Olá
    O meu aplauso ao programa ontem á noite exibido pelo Porto Canal, acerca do início dos trabalhos do FCPorto.
    Oxalá seja para continuar.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  6. Não ha novidades relativamente aos restantes reforços?? Tello, Suso, Brahimi, Navas ainda é hipotese ou os tubarões ja lançaram o isco? Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Acredito que se tivessem novidades para dar faziam um post em vez de responder a comentários, mas Tribunal, alguma novidade ou opinião sobre o mercado para breve? As insides são sempre motivo de interesse mas a opinião também vale a pena ler, sobretudo aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sábado foi dia de apresentação pública dos novos equipamentos. Parabéns ao FCPorto pelo espectáculo, parabéns ao Porto Canal pela transmissão e...parabéns aos modelos.....

      Foi um «trabalho» à Porto.

      Cumprs
      Augusto

      Eliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.