terça-feira, 22 de julho de 2014

Andrés Fernández, solução de Lopetegui para a baliza

Keylor Navas continua a ser jogador do Levante, mas a garantia do Real Madrid de que vai pagar a cláusula de rescisão de 10 milhões de euros assim que encontrar colocação para Diego López levou o FC Porto a dar o guarda-redes costa-riquenho como perdido. 

27 anos, 2,5 milhões de euros,
sem experiência internacional
A premissa já era conhecida: Lopetegui não queria necessariamente Navas, queria um guarda-redes melhor do que Fabiano. Navas era o primeiro da lista, mas o Mundial 2014 valorizou-o demasiado e o FC Porto tardou em agir. Tal como no caso de Clasie (o FC Porto, ao comprar Martins Indi, fortaleceu a posição negocial do Feyenoord e levou a que o clube holandês já não fosse obrigado a vender), o FC Porto deixou que o Levante fizesse as vendas de que necessitava e que reuni-se melhores condições para segurar Navas. O Real Madrid tem o pássaro a mão, então é tempo de passar ao plano B.

Andrés Fernández estava há muito referenciado como o número 2 de Lopetegui para a baliza. Tem 27 anos, joga no Osasuna, e segundo o Navarra Sport já há acordo para a transferência, por 2,5 milhões de euros. Nunca jogou num grande clube (além de Osasuna, jogou no Maiorca B e no Huesca), nem sequer passou pelas selecções jovens de Espanha. Tem tudo para não ser uma escolha consensual.

Ao custar 2,5 milhões de euros, Andrés Fernández seria a contratação mais cara da história do FC Porto para a baliza. A insatisfação para com Fabiano não tem que ver com a sua capacidade entre os postes, mas sim fora deles e no jogo com os pés. Como já foi possível ver durante a pré-época, o FC Porto vai pressionar com as linhas muito altas e Lopetegui quer que o guarda-redes preencha o espaço entre a linha defensiva e a grande área. Pode Andrés Fernández ser essa solução? Estará um guarda-redes sem qualquer experiência internacional pronto para a responsabilidade que é defender a baliza do FC Porto?

PS: Helton publicou uma mensagem enigmática, possivelmente mais a ver com um desabafo do que com um anúncio. É uma lesão com uma gravidade que os 36 anos já não permitirão que recupere a ponto de voltar a jogar ao mais alto nível. É um guarda-redes bem pago, que em 2014-15 não vai jogar, mas não deixa de ser um símbolo do FC Porto. Mas não há muito mais a acrescentar ao que já tinha sido dito a 5 de julho pel'O Tribunal do Dragão: «Dificilmente fará mais do que o jogo de despedida, se fizer».

14 comentários:

  1. Espero bem que esta contratação não se concretize. A ser verdade é uma palhaçada, não obstante no futuro ter que vir a engolir estas palavras.
    Acho que já estamos a abusar em jogadores espanhois ou de Espanha. Nem tudo que reluz por aqueles lados é ouro muito pelo contrário. Há muitas equipas fraquissimas e muitos jogadores fraquissimos. Vamos gastar 2,5 milhoes num guarda redes sem cartel nenhum e que é abaixo do equivalente de um RICARDO ( o contratado este ano ) espanhol? Enfim.. Começa a ser absurdo e embirrante, ainda para mais depois de ver o Josué dispensado e termos ido buscar o Oliver.. Projeto de jogador, que nem no Villareal vingou.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso que me soltou logo a vista nos videos que encontrei de Andres Fernandez foi que ele é muito nas saídas e no um contra um com o adversário..já os pés não deu para avaliar.
    Mas dar tanto dinheiro por um GR sem experiência internacional é um pouco arriscado...veremos.
    Tiago

    ResponderEliminar
  3. Espero tar enganado mas esta contratacao nao me convence..
    Se fosse navas era uma coisa, agora este na minha opiniao e fraco
    Mais valia trazer o do espanhol, o kiko casilla
    Esse sim grande GR

    ResponderEliminar
  4. no mínimo muito duvidoso este guarda redes mas o treinador é que sabe!
    é uma pena a dispensa do josue mas já era de esperar visto que o josue não sabe falar castelhano! a sorte do sami foi que teve espanhol no 10 ano e isso dá-lhe equivalência para ficar ate ao natal

    ResponderEliminar
  5. Ponto prévio: não conheço este G redes. O que me deixa estupefacto é a argumentação do TdD sobre a falta de experiência internacional do jogador. Quer dizer se um GR de um clube português tivesse ido jogar a Madrid, Barcelona, Valencia ou Sevilha contra os grandes clubes dessas cidades tinha muita experiência internacional, mas se for um GR espanhol já não tem experiência! Caro TdD o importante é a experiência de grandes jogos, não se esses jogos são nacionais ou internacionais, porque como certamente compreenderá há jogos internacionais menos importantes que jogos nacionais.

    ResponderEliminar
  6. a equipa de sub 19 do benfica este ano chegou á final da "champions dos miúdos" o que me faz acreditar que devem ter bons jogadores( eu sei que têm porque vi alguns jogos) mas o curioso é que na seleção de sub 19 o FCP tem 5 jogadores titulares isto é meia seleção é nossa, o que vem confirmar a qualidade destes "miúdos".

    outra coisa que esta geração portista tem de diferente das outras é que temos muitos jogadores ofensivos de grande qualidade, normalmente nas seleções nacionais jovens os jogadores do FCP que jogam normalmente são defesas alguns médios defensivos mas os virtuosos da seleção costumam ser jogadores do benfica ou do sporting, o que vem confirmar que o FCP tem ali uma geração diferente!!

    deixo no ar um pedido para esta nova geração portista
    miúdos o treinador tem contrato por 3 anos por isso vão aprender espanhol :)

    saudações portistas

    ResponderEliminar
  7. Lopetegui foi guarda-redes, logo é óbvio que tem razão quando diz que o espanhol é melhor que Fabiano!!

    ResponderEliminar
  8. Paulo Fonseca foi central. Isso deu-lhe razão no Abdoulaye?

    ResponderEliminar
  9. Caro tribunal do Dragão, é certo que vem este redes?
    Já vi que Lopetegui tem um poder de decisão quase a 100%!
    O que acha da dispensa de Ghilas sem o ver jogar? Josué e Licá, até entendo!
    Brahimi complicou-se ou já será mesmo reforço? Como disse que era hoje ou a coisa ficava feia....
    Continua com a ideia que será impossível manter Jackson?

    ResponderEliminar
  10. Tdd tas a comparar o lopetegui ao Paulo Fonseca?

    ResponderEliminar
  11. no que toca aos miudos como referido em cima ruben neves o mais falado ultimamente por mim esta epoca ja seria o suplente de trinco podendo fazer jogos na b
    gonçalo e andre seriam os pl da b (embora acho que ja la ha uns novos pl estrangeiros) andre ainda pode jogar em juniores, rafa para a proxima epoca com a saida de alex sandro ou probavel saida podera ser ja aposta

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Segundo li num post colocado por um user num outro bolg, Ghilas terá confidenciado que ele sai para o estrangeiro e Helton abandona a carreira....:-)

    A ser verdade, a baliza do FCPorto deixará de estar guardada por um SENHOR, que creio respeitava como ninguém os adeptos do FCPorto.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  13. Olá
    Pelos vistos estará mesmo a chgar...a tempo da apresentação da equipa:

    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=4046788

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  14. A avaliar pelas felicitações que tenho recebido, aqui em Espanha, sobre a contratação deste jogador por parte do FC Porto. Tenho esperança no potencial deste guarda redes.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.