sábado, 19 de julho de 2014

Genk vs. FC Porto (1-3), as boas dores de cabeça

Vitória por 3-1 em casa de uma das boas equipas do futebol belga, o Genk, e que vai começar o seu campeonato na próxima semana. Quaresma (8) e Sami (61 e 78) fizeram os golos frente a um adversário que é uma réplica perfeita daquilo que vão ser muitos dos oponentes do FC Porto na Liga ZON/NOS Sagres. 

Eis os destaques d'O Tribunal do Dragão, naquela que será a rubrica de análise aos jogos do FC Porto: o positivo, «Bonés», em homenagem ao treinador que mudou o futebol mundial, José Maria Pedroto, o Zé do Boné; e «Machados», o lado mau, apelido que dispensa justificações.

Bonés

Identidade (+) - Pressão alta, logo à saída do meio-campo adversário, e circulação constante, os dois princípios essenciais do tiki-taka. Porque o que distingue este modelo não é o conservar mais tempo a posse de bola, mas sim recuperá-la o mais rapidamente possível. Foi assim que nasceu o golo de Quaresma.
E nem precisou de
capas de jornais

Rúben Neves (+) - Quem acompanha os escalões de formação não está surpreendido. Com a sua idade, não encontram mais nenhum jogador melhor na sua posição. Chega a ser assustador lembrar que tem 17 anos. Maturidade, sentido posicional e presença física incríveis. Vai inevitavelmente ser um dos grandes jogadores do FC Porto se for devidamente aproveitado. Ah, e uma lembrancinha: há mais de onde este saiu.

Sami (+) - De sentença assinada à partida para estágio, foi a revelação da última semana. Marcou e deu a marcar contra o Venlo e fez dois excelentes golos hoje, contra o Genk. Forte fisicamente, rápido e tecnicista, assim vai ser difícil mostrar-lhe a porta de saída. Pode vir a ser uma surpresa para o centro do ataque e o próprio Lopetegui não estaria à espera de tanto do antigo parceiro de Yu Dabao no Seixal.

Machados

Faca de dois gumes (-) - Como já aqui tinha sido analisado, Lopetegui não joga com um trinco, mas sim com um regista. Josué fez essa posição na primeira parte, Rúben Neves esteve melhor, mas em ambos os casos surgiu o mesmo problema: com uma equipa que pressiona tão alto, torna-se perigoso abdicar de um trinco que consiga fazer as dobras e intercepções quando o adversário explora o corta-ataque e o espaço nas costas da defesa. Num contexto de campeonato pode funcionar, na UEFA será perigoso. Sobretudo quando Fabiano não consegue ser o líbero que Lopetegui precisa para este esquema.

Reyes ainda não
está pronto.. e já demora
Novamente a tremer (-) - Nada justifica a incrível falha de Reyes, que deu o golo ao Genk. Custou 7 milhões de euros há mais de um ano e meio, mas continua sem estampa para ser titular. Mas o custo não é culpa sua: aqui, os jogadores são avaliados pelas suas exibições e a SAD pelos negócios. As chegadas de Indi e Iván Marcano são justificáveis e assim Reyes pode voltar a ficar sem lugar na lista de inscritos para a UEFA. Que tem potencial todos o reconhecem, mas a evolução tem sido preocupante. Ou neste caso a falta dela.

Esclarecer quem é Adrián (-) Para que posição foi contratado Adrián López? Para jogar na ala ou a ponta-de-lança? Antes que digam «é polivalente e faz qualquer posição no ataque», diga-se desde já que esse é o pior argumento que podem apresentar. Um jogador avaliado em mais de 18 milhões de euros pela SAD tem que ser obrigatoriamente contratado para uma posição especifica, já com o papel esclarecido sobre o que fará no FC Porto. Na posição 9, Sami esteve melhor em menos tempo. Importa esclarecer o quanto antes se vai ser falso ala ou ponta-de-lança, pois Adrián não mostrou estar rotinado da melhor forma para jogar no eixo do ataque e a indefinição só irá prejudicar o jogador.

O líder (-) O capitão de equipa deve ser sempre o último a perder a cabeça. Quaresma é quase sempre o primeiro.

28 comentários:

  1. Que bela exibição do menino Ruben Neves!! Não gostei do Reyes (evidente) mas não só pelo golo que ofereceu mas porque demonstra falta de qualidade na maioria dos lances, no ano passado já demonstrou isso e agora parece que continua, Adrian Lopez, pode ser que me cale mas vou dizer o que já disse aqui, aquando da sua contratação, não vale 18M e por esse valor havia bem melhores opções no mercado. Mas vamos dar tempo ao tempo, sabendo que foi apenas um jogo de preparação.
    Os dois laterais tb estiveram aquém do que têm que fazer... e fizeram os 90 min.

    Positiva, a pressão alta vai ser uma imagem de marca da nossa equipa e isso agrada-me. Os 2 golos de Sami, mas convém não esquecer que Licá tb fez uma boa pré temporado no ano passado e depois foi o que se viu!

    Dor de cabeça para o treinador em escolher o plantel final, muitas soluções, gostava que Kelvin ficasse, continuo a achar que está ali um jogador de qualidade mas que não tem oportunidades suficientes para provar o seu valor ( muitos outros tiveram sem nunca terem já dado ao Porto aquilo que ele deu)

    ResponderEliminar
  2. Excelente analise, gostei do jogo, da para perceber a diferenca apesar de a pre temporada ainda estar no inicio.... Nao conhecia o ruben, e devo dizer que com um jogador como ele e com somente 17 anos, nao precisamos de outro 6, temos que aproveitar a nossa formacao, porque da gosto ver um dos nossos jogar, palavra tambem para sami, fui dos que critiquei a sua contratacao, mas foi o melhor junto com o ruben.
    Quanto aos restantes ainda e muito cedo para criticar, adrian, tello, estao sem ritmo, agora josue, carlos eduardo nao me parece que tenham lugar no meio campo, finalmente o fabiano nao e mau, mas nao e um guarda redes de topo, tem uma lacuna enorme pois nao sabe sair, precisamos de um excelente guarda redes, que saiba sair e fazer libero, quanto ao reyes, que o acompanhei no mexico, precisa de confianca, porque tem muita qualidade e vai de certeza justificar os sete milhoes investidos....

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao Brahimi, existem novidades?
    Vai mesmo ser reforço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão já foi por diversas e de variadas fontes confirmada, resta aguardar..

      Eliminar
    2. http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2014/07/sucessor-de-fernando-no-deadline-de.html

      Eliminar
    3. Brahimi está mesmo garantido? Depois da noticia que veio hoje que o jogador teria ido embora e que o Granada só ia esperar até ao fim de semana! Já agora Navas diz que não assinou nada para ir para o Real! Obrigado

      Eliminar
  4. Amigos portistas,
    Gostaria de saber a vossa opinião...
    Precisamos ou não de um guarda-redes de topo?
    Se consideram que sim, que nomes temos no mercado que estejam disponíveis e, claro, acessíveis?

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É evidente que sim. Nomes? Pergunta ao dono do blog que é quem tem demonstrado estar melhor informado a nível nacional sobre reforços do FCP.

      Eliminar
    2. Na minha opinião só nos falta mesmo um guarda redes de Top para ficarmos com o plantel fechado!
      E com uma grande equipa!

      Eliminar
  5. Gostei do jogo,principalmente porque vi qualidade e erros e isso é o que importa na pré-época.
    Certamente que gostaria que fosse tudo perfeito e não houvesse erros mas não há perfeição.
    O treinador irá avaliar e decidir.

    Gostei de Rúben Neves, Sami, Evandro e Herrera...tiveram muito bem,destes só me surpreendi com Sami,revelou muito empenho e foi recompensado.
    Os outros 3 já sabia o valor deles e vão jogar muito esta época!

    Quanto a Adrian Lopez não estou preocupado,é um grande jogador e estamos na pré época,vou ter que utilizar o discurso da adaptação neste caso e também falta de entrosamento com os colegas,normalíssimo.

    QUESTÃO IMPORTANTE!
    Falta de capitães...
    Não consigo apontar um jogador perfeito para capitão,acho que falhamos aqui.
    Deviamos ter contratado um jogador como R. Carvalho ou R. Costa,é necessário e com Helton a dar uma ajuda o balneário estaria bem entregue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contratar um jogador vindo de fora propositadamente para assumir a braçadeira de capitão é coisa que não lembra ao diabo. O Ricardo Costa, quando estava no FC Porto, foi sempre um ódio de estimação. Já o Ricardo Carvalho nunca foi um bom líder e faz birra por tudo e por nada. O capitão tem que ser o último a ir abaixo, já o R. Carvalho amua se não lhe derem o colete...

      Eliminar
    2. O Maicon jogou bem e nunca me pareceu tão seguro! Ele e Danilo são dois tipos muito fortes para a Capitania! Qual é o problema de falarem com sotaque? Estou a ver os dois bastante bem!

      Eliminar
    3. Boa tarde TD ,
      Concordo plenamente com a descrição que faz de um capitão
      Necessariamente o ultimo a caír mas não só, daí que confesso que obtem a braçadeira de capitão me intrigou , gosto muito do Quaresma , mas nao sei se será o jogador indicado para a função

      Eliminar
  6. Gostei de ver o treinador a apostar no Ruben Neves independentemente da sua idade, e este respondeu muito bem jogando bem como sempre.
    Mas e o Gonçalo Paciência? Alguma razão para não ter jogado hoje? Será que o treinador confia nele para a próxima época?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Altamente improvável que o Gonçalo Paciência vá ter espaço para evoluir no FC Porto em 2014-15. Opinião.

      Eliminar
    2. Só reparei agora no "E nem precisou de capas de jornais". Era dirigido a ele?
      Se foi não percebo sinceramente. Julguei que o jogador fosse mais apreciado pela sua qualidade.

      Eliminar
    3. Talvez ao Mikel...

      Eliminar
    4. Se foi dirigido ao Mikel estou totalmente de acordo.

      Eliminar
    5. Não foi dirigido a ninguém do FC Porto, mas sim aos «Sancidinos» da vida.

      Eliminar
  7. Relativamente a capitão, eu tenho poucas dúvidas... Para mim era o Danilo!

    ResponderEliminar
  8. Desde já muito parabéns pelo blog e por nos trazeres todas as informações que não são acessíveis ou não se quer que sejam, muito obrigado.

    O Reys quando chegou fui muito defensor dele, tinha um potencial tremendo (maior ainda que o do Mangala na minha opinião) e tinha um problema, o físico, um ano se passou, e o que temos? Físico, só aparenta ter mais barriga, e como jogador pouco evoluiu, fiquei muito preocupado por já esperava um sinal de que para daqui a um ano ele fosse facilmente o nosso central titular, não é isso que se vê, depois também há uma questão que a mim não me agrada, é o facto de os nossos centrais terem muito a posse da bola, demasiado a meu ver, porque normalmente os centrais são lentos, pesados, têm pouca técnica, pouca criatividade e pouca capacidade de passe, mas são os que têm mais bola, eu compreendo claro, que sejam a zona mais vazia do campo e que lhes dá essa possibilidade, mas às vezes é um bocado demais quando começam a ser eles a organizar o jogo, a fazer assistências, ridículo, às vezes corre bem, mas depois dá em prendas como a do Reyes, ou perdas de bola desnecessárias como era com o Otamendi (esse então adorava, era com cada balão).

    Concordo em relação ao trinco, no meio campo tem de haver sempre um jogador mais defensivo que vá mais atrás e nenhum dos 3 que estavam a jogar na primeira parte tinha essa capacidade, agora com Casemiro será diferente.

    Num artigo lembro-me de dizeres que não havia um líder, e deste o exemplo do Zé António, eu até acho que o Quaresma pode dar um grande capitão, pelos clubes que já passou (que são o objectivo da grande maioria que vem para o FC Porto) e ter acabado por voltar ao clube onde se sente feliz, mas tem essas reacções que precisam de ser controladas, se o Lopetegui o conseguir aparar acho que pode ser um excelente líder, o Adrián, epá concordo, pessoalmente não gosto muito do estilo de PL que ele é, demasiado móvel, por vezes encosta-se demasiado à linha, para depois não conseguir desequilibrar devidamente, mas acho que ele foi contratado para o lugar do Jackson, o treinador queria mantêlo o que para mim só demonstra uma ambição enorme, querer manter 2 PL's de topo é obra, para mim é sinónimo de um ataque muito ambicioso à Champions, isto para dizer que deve ter sido do tipo: "Ele sai mas damos-lhe um igualmente bom", e pronto nesse caso ninguém se opõe, porque para mim uma coisa é garantida, se Jackson não sair esta época, não é para a próxima que sai por 40/35M.

    ResponderEliminar
  9. Gostei da designação "Machados" ... Vocês sabem de quem estou a falar.... ;)
    Em relação ao jogo, pontos que ressalvo:
    1- Postura de Quaresma como capitão. Não é nem deveria ser capitão. Como já toda a gente reparou é bastante instável e é facilmente perturbado por essa mesma razão, é só lembrar o jogo com os vermelhos na Luz ou então no Nacional ... os treinadores das outras equipas sabem isso e têm aproveitado para criar entropia na nossa equipa.
    2 - Novamente o Quaresma, neste jogo vi o um Quaresma que na época passada com 2 treinadores não se verificou... Quaresma a não quebrar o ritmo de jogo parando o ataque e querendo driblar um jogador tendo linha de passe... foram inúmeras as situações que perdiamos jogadas de ataque por esta teimosia de um grande jogador, que só tem de jogar para a equipa como o fez na época do Jesualdo Ferreira.
    TdD aponta Danilo como um provável capitão, mas na minha opinião tanto ele como o Alex Sandro fizeram tão pouco na epoca passada para merecerem jogar (e jogaram porque tinham de jogar) e este ano parece que vão no mesmo caminho que duvido que com este treinador mantenha a titularidade. Então o caso do Alex Sandro é ainda mais flagrante fez a época passada a "arrastar" o que foi uma pena já que fez uma primeira temporada no porto muito boa.

    ResponderEliminar
  10. Boas.

    Pode ser estranho mas nesta fase a única preocupação que eu tenho é o excesso de soluções do meio campo ofensivo para a frente. Não vai ser fácil gerir tantos jogadores com estatuto. Passamos do 8 para o 80. E ainda querem contratar um PL se o Jackson sair. Algo me esta a escapar. O Adrian continua a ser um mistério... custou 11M mas não parece ter o seu lugar garantido, foi contratado para PL ou para a Ala? Na ala já temos muitas soluções (Tello, Quaresma e Brahimi etc) se veio para PL não faz sentido contratar outro. E agora se calhar temos que contar com o Sami... mais um.

    Isto pode dar problemas quanto a gestão do balneário.

    O meio campo com a vinda do Casemiro esta fechado e bem fechado. Na defesa falta ver o que o Indi e o tal novo central Espanhol valem. Se forem bons não haverá problemas. Sobre os centrais temos que ver a situação do Reyes, não faz sentido continuar como 4ª escolha. Ou é aposta ou o melhor seria emprestar.

    Enfim, gostei do jogo, principalmente da 2º parte, entrada do Rúben e do Herrera foi determinante. Dá goste ter um jovem de 17 anos com este nível. Sami MVP!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. é inacreditável como ate na pre epoca o danilo e o Alex sandro continuam a jogar 90 min....

    ResponderEliminar
  12. aquele meio campo oliver, josué, evandro, agora com casemiro e o puto ruben neves... e ainda o herrera (nao sei muito bem como ele va se adaptar ao modelo de jogo do treinador), nao se via tanta qualidade no miolo desde os tempos do mourinho.
    promete muito, tudo esta nas maos do lopetegui.

    ResponderEliminar
  13. Comento pela primeira vez neste blog que descobri há bem pouco tempo - e peço desculpa por isso! - e desde já concordo a 100% com o teor do post.
    Apenas e só uma coisa e para Lopetegui; há que ter tomates - cojones como dizem os espanhois - e lançar Ruben Neves! O miudo dá conta do recado...
    Fernando Gomes, Pavão foram lançados ás feras com mais ou menos esta idade!

    ResponderEliminar
  14. Olá
    Os adeptos estão a perder a paciência com Reyes a central....e com Quaresma a capitão....

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.