quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Primeiros objectivos da época cumpridos: estamos onde tínhamos que estar!

Missão cumprida
Ao FC Porto de Lopetegui pedia-se, como primeiro objectivo, o apuramento para a Liga dos Campeões e vitórias nas duas primeiras jornadas do campeonato. Está feito! Percurso imaculado nos primeiros 4 jogos da época, sem sofrer golos, uma marca notável tendo em conta que no espaço de meio ano o FC Porto perdeu Helton, Otamendi, Mangala e Fernando. E apesar da fase precoce da época, o consulado de Lopetegui permitiu desde já que jogadores como Danilo, Maicon, Alex Sandro e Jackson recuperassem a melhor forma e que nomes como Indi, Brahimi e Óliver comecem já a dar cartas como reforços. Era difícil pedir mais em tão pouco tempo.

Para completar o primeiro ciclo da época, antes das paragens para as selecções, resta vencer o Moreirense, equipa bem organizada, bem treinada e que ainda não sofreu golos. Defensivamente o FC Porto está forte, mas é preciso mais ideias na saída de bola, maior caudal ofensivo, colocar mais bolas em zona de finalização  (bastou Brahimi lá meter uma para Jackson marcar!) e rematar mais. A evolução será natural e progressiva, porque a matéria prima é de qualidade. E quem a conseguiu reunir também saberá certamente tirar o melhor partido dela.





Porto seguro (+) - Maicon afirmou-se como a voz de comando da defesa e continua a fazer um excelente início de época. Está mais rápido na antecipação e mais forte na impulsão. Danilo está a cobrir melhor o flanco e também melhorou no desarme, enquanto Alex Sandro está mais acutilante e agressivo nas subidas pelo flanco. Reyes, desta vez, não tremeu, mesmo a entrar a frio, e Martins Indi adaptou-se com facilidade à posição de lateral e está a revelar grande entendimento com Maicon. Por mim, aqui não se mexeria mais.

Brahimi (+) - Um belo golo de livre e uma assistência no seu primeiro jogo europeu no Dragão. Tem um drible em espaço curto muito acima da média, e apesar de ter a capacidade de desequilíbrio de um extremo sabe pensar e passar como um médio. Já ganhou a empatia dos adeptos, o que num match-winner pode fazer toda a diferença. E se a assistência para Jackson mereceu destaque, a finalização do Cha Cha Cha foi soberba e não está ao alcance de qualquer um.

Evandro e saber mexer (+) - Lopetegui sabe responder às necessidades do jogo e resiste, e bem, à tentação de fazer substituições só para agradar à plateia. A entrada de Evandro foi decisiva para a vitória do FC Porto. Foi dos pés dele que nasceu o lance do 2-0 e reequilibrou e deu qualidade de passe ao meio-campo. Herrera é incansável na pressão e na luta, mas Evandro começa a pedir a titularidade, até porque Rúben Neves é o único médio a ter sido titular em todos os jogos e não deixa de ter que ser um caso gerido com o devido cuidado e paciência.





Objectivação (-) - O FC Porto é forte na circulação, pressão e recuperação da posse de bola. Falta espremer melhor esta supremacia. Há que tentar fazer a circulação em zonas mais adiantadas do terreno, pois muitas vezes o FC Porto demora demasiado a sair do seu meio-campo. Quanto mais tempo demorar, mais condições o adversário terá para se reorganizar. Isto é algo que surgirá com o tempo, mas é preciso criar mais situações de finalização e rematar mais (o guarda-redes do Lille chegou ao intervalo sem fazer uma defesa). O FC Porto de Lopetegui é uma equipa dominadora e controladora, não trituradora, mas ao longo da época será preciso mais ofensivamente.

«FC Quaresma» (-) - Triste, triste figura dos adeptos do «FC Quaresma» no momento em que Ricardo, um miúdo de 20 anos, se preparava para desfrutar do sonho de disputar um jogo de Champions com a família a assistir. Quando é esta cambada de acéfalos que se diz portista que parece querer comprar uma guerra entre Quaresma e Lopetegui (questionaram, a 5 minutos de nos apurarmos sem espinhas para a Champions, uma decisão do treinador com assobios), que moralidade para dizer que os rivais e a imprensa é que querem criar divisão e polémica? Há portistas (?) piores. Ou espécimes que se dizem portistas. Antes de Quaresma, como era? E depois de Quaresma, como vai ser? Neste caso, o problema não foi Quaresma, mas sim quem estava na bancada.





Descubra as diferenças - «Simeone fue castigado ayer por cuatro acciones distintas: dos partidos por las protestas, cuatro por las collejas al cuarto árbitro, uno por el aplauso después de su expulsión y uno más por permanecer en la grada.» Ora, em Espanha os treinadores não podem ficar na bancada a dar instruções aos jogadores. Já em Portugal, tudo bem, podem ficar na bancada, falar com os jogadores que se preparam para entrar e até ter um ângulo mais privilegiado de visão. E aqueles que têm cadastro limpinho, sem agressões a agentes de recinto ou adversários, até vêm os porreiraços do CD da FPF resolverem com celeridade o processo.

54 comentários:

  1. gostei muito da publicação, especialmente na parte em que toca no assunto "quaresma", com a qual estou perfeitamente de acordo. parabéns tribunal do dragão, continua com as boas análises!

    ResponderEliminar
  2. Como tinha dito após o jogo do Paços, Ruben não pode nem tem neste momento capacidade física para jogar 4 jogos em 12 dias! É inacreditável como se exagera no nosso futebol! Primeiro ninguém dá oportunidades aos miúdos depois é o que se vê... descansaram Oliver, Herrera no ultimo jogo e o miúdo joga e joga até que... fez o que já tinha feito em Paços mas que muita gente não quis ver, um jogo fraquíssimo! Ontem não comprometeu porque valeu Maicon e depois queria ver! Á que ter calma e dar tempo ao menino para que cresça, aos poucos, não assim...
    Quanto ao jogo, que grande jogador é o argelino, simplesmente fantástico com bola nos pés! Foi o melhor embora Indi, Maicon e Jackson na minha opinião também tenham estado muito bem! Continua a faltar mais acutilância ofensiva, muita posse de bola e toda ela sem grandes resultados, mas provavelmente os próximos jogos também nos mostraram melhoras nesse sentido, o que é normal porque o tempo será um grande amigo desta equipa!!

    ResponderEliminar
  3. A equipa, jogo após jogo, mostra progressão na aquisição dos vários processos do jogo. Torna-se evidente que há muitíssimo trabalho - com resultados visíveis- realizado em muito pouco tempo. Parabéns!
    Dá gosto ao adepto ver esta flagrante e gradual evolução. A continuar assim veremos o domínio que observámos no primeiro quarto de hora do jogo de ontem prolongar-se ao longo da maior parte do tempo de jogo.
    Como é naturalíssimo há ainda muito a melhorar - sobretudo na objetividade que se requer para o processo ofensivo e na diversificação das soluções que apresenta. Só quem não entenda nada de futebol é que pode esperar a implementação de um novo modelo, com novos processos a um novo coletivo composto por muitas novas individualidades, num tão curto lapso de tempo.
    O FCPorto está no bom caminho, BEM ORIENTADO e com matéria prima para se tornar uma grande equipa. Vamos apoiar a equipa e o treinador nesta fase crucial de construção e desenvolvimento e deixar-nos de birras e merdices do Fulano ou do Beltrano que queria jogar e ficou no banco. Ou ainda não perceberam que a comunicação social está a usar Quaresma de uma forma indecente para tentar criar e empolar atritos na equipa e desta forma a enfraquecer??? Meus amigos, isto é uma "guerra" que está em curso. Vamos tomar posição do lado certo e empurrar o nosso Clube para a frente. Não vamos cair na esparrela de nos juntarmos ao coro dos que o querem enfraquecer e desestabilizar criando casos onde não os há.
    O treinador é que diz quem joga; MAI NADA!
    O DRAGÃO está de volta e há muita gente preocupada com esse facto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Esta tudo dito. Todos atrás do nosso grande Porto. Apoiar para sonhar longe. Deixamos os trabalhar em paz que ninguém mas que a equipa técnica sabe o que tem que fazer. O presente e bom e o futuro risonho.
      Saudações Portistas

      Eliminar
  4. A mim faz-me imensa confusão ver esta trupe que vem ao Estádio para assobiar em dois momentos:
    - quanto trocavamos a bola atrás, por ser necessário, em determinado momento do jogo, sempre com a intenção de encontrar forma de evoluir em campo com a posse controlada que demonstramos;
    - quando Quaresma não entra, ainda mais, pelo que vi, por uma decisão forçada, pois não seria o CAS. a sair, não tivesse havido lesão.

    Tudo isto no rescaldo de uma época como a anterior, num início duro de uma nova, pleno de decisões imediatas, e com um plantel novo, treinador novo e filosofia de jogo nova. Ah, e com uma eliminatória ganha e controlada com um mérito incontestável.
    O que querem estes portistas? Capas de jornais à Rascord e Bosta?

    RP

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, grande vitoria do Porto, num belo jogo de Brahimi, que ate aqui ja mostrou ser um jogador muito bom, e sinceramente não me parece que vá cá parar por muito tempo, porque tem uma qualidade técnica soberba!

    Sobre o caso JJ, é uma vergonha, no que toca a esse senhor ja se viu de tudo, começando por apanhar castigo em período de ferias, o que claramente "castiga" o Treinador...
    A meu ver, qualquer castigo tem que ser forma de evitar próximos casos, ou seja, tem que fazer ao individuo repensar nas suas acções, mas cá aplicamos castigos em ferias...
    Alem disso, toda a gente sabe que o JJ não foi certamente dizer ao arbitro que estava a apanhar com cuspidelas, ou que era bonito, e apanha uma multa, SIMBÓLICA e a roçar na ignorância de 153Euros, de uma pessoa que ganha 4M por ano, numa REINCIDENCIA!

    Suarez, desta vez pela reincidência apanhou um castigo mais pesado que da primeira vez...

    Faço uma única pergunta, estamos a repreender ou dar palmadinhas nas costas?

    ResponderEliminar
  6. TdD eu acho o que falta é a equipa pensar para a frente, quando recupera a bola no contra do adversário.

    Ainda ontem se viu o Brahimi, a fazer uma finta maravilhosa na esquerda e a arrancar e estava lá o... Jackson... pois nem o Ruben, nem o Herrera, nem o Óliver tiveram a iniciativa de arrancar em velocidade ao mesmo tempo que o Brahimi se tinha desenvencilhado do defesa, para dar linhas de passe e criar uma situação de velocidade perigosa.

    Aliás, é notório, que os jogadores não arriscam a verticalidade no meio campo... os centrais fazem mais passes verticais que os médios todos juntos (e é com cada arrepio na espinha de vez em quando... ).

    Contudo, parece-me que depois do jogo estar estabilizado e os jogadores perceberem melhor o seu papel em campo, estas situações se resolverão com naturalidade. Neste momento eles estão presos à posição e ainda não sabem quem lhes vai tapar as costas se saírem dela, ou seja falta entrosamento e confiança entre os diversos "pares".

    Temos tudo para melhorar nos aspectos de transições e verticalidade, mas a equipa está altamente sólida e isso nota-se.

    ResponderEliminar
  7. Acho que quaresma/tello fazem falta para dar objectividade ao jogo, ou seja, e necessário jogar com um extremo de raiz e o sacrificado na minha opinião seria Oliver, brahimi e sem duvida muito melhor a jogar na ala que o espanhol.

    Bem como jogar com um numero 10 puro. Acho ridiculo jogar com um meio campo com 3 jogadores com características semelhantes que a posição natural dos 3 e a mesma a fazerem 3 posições distintas.
    Espero que tenha sido só por uma questão de jogar pelo seguro e controlar a eliminatória visto que jogamos fora não sabíamos como eles iam entrar e na segunda mao jogar um pouco na expectativa pois eles e que tinham de ir atras do resultado.

    Resumindo, não gostei muito da exibição e acho que estamos a produzir pouco o que pode ser devido ao facto que mencione em cima, mas o que interessa e que já estamos na champions.

    ResponderEliminar
  8. Os assobios começam a ser uma praga. Admito o direito ao descontentamento dos adeptos que vão ao estádio mas que exagero, senhores! Até parece que vimos de uma época de futebol de excelsa qualidade. Parece-me que um pouco mais de paciência com a equipa que ainda se está a encontrar seria bem mais adequado. Quanto aos assobios ao treinador por preterir o Quaresma parecem-me mais uma imbecilidade. O treinador gere a equipa conforme ache mais adequado e deve fazer as substituições que veja pertinentes. Os adeptos devem respeitar o seu trabalho. E se há coisa em que o Lopetegui me parece muito competente é a ler o jogo e a fazer substituições.

    ResponderEliminar
  9. Se calhar vai gostar de ler este pormenor no Jornal A Marca: "Además, el Zenit compró a Ezequiel Garay por 15 millones y la mitad, 7,5, fue para el Real Madrid."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costumo gostar de ler mentiras e textos com falta de rigor jornalístico.

      Eliminar
  10. para mim herrera nao joga mais, pelo menos a titular. nao sabe o que é o jogo e tb nao tem categoria tecnica para executar um simples passe. se pressiona ? pois pressiona, corre que nem um tolo. mas isso qualquer binya faz, agora pensar ? uí fujam ! aquele remate ali vistoso a mais de 35m toma la pá !
    lembro me que no ano passado quando começou a apertar, o pessoal a criticar o licà, e sobretudo o josué, e depois veio o luis castro e começou a jogar ali no miolo com gente seria, o Defour e o Herrera, que categoría ! Um meio campo trabalhador hein ! Perdemos mais com o Herrera em campo que com o Pesqueira, mas a culpa do ano passado foi do Josué... Um foi enviado prá Turquia, o outro continua cá e titular !

    ruben neves parece estoirado, deve ser o terceiro ou quarto jogo a titular de alta intensidade, sobretudo para um miúdo de 17 anos que jogava contra pudins ainda uns meses a trás. tb nao me parece que seja uma boa aposta por a jogar a 8. que va rodando com casemiro e que aprenda com os colegas porque a qualidade deste plantel é incrível.

    acho que tb, seria interessante jogar com o oliver (que crack !!) mais como medio centro. este meio campo com herrera e neves é uma barbaridade quando se tem jogadores da qualidade do oliver, brahimi ou até evandro fora de posiçao ou no banco.

    a vitoría é boa, dá mais confiança a equipe, dá mais tempo tb ao treinador para continuar a trabalhar com tranquilidade. e assim aguardamos.


    abraço

    ResponderEliminar
  11. Absolutamente de acordo TdD! Pseudo-adeptos destes têm de aprender a ver e entender futebol. Preferiam um treinador que não se tivesse qualificado para a Champions, que não tivesse competência para gerir um clube desta dimensão, que montasse uma equipa da frente para trás e não o inverso mas que colocasse o quaresma a jogar?

    Por ver que temos muitos adeptos acéfalos no nosso clube, às vezes temo pelo futuro do mesmo.

    Relembro: o nosso clube é o FC Porto! E o nosso objectivo não é servir interesses individuais mas sim fazer do clube/instituição a imagem de marca de uma grande cidade e projectá-la a nível mundial.

    São 19 participações na Champions, meus caros. Ao alcance apenas de Real Madrid, Man Utd e Barcelona.

    Saudações PORTISTAS

    Lucas João

    ResponderEliminar
  12. Boa análise, como sempre. Relativamente ao FC Quaresma só gostava de acrescentar o seguinte: não será a hora de alguém da direção, leia-se Presidente, colocar as coisas no lugar? Não permitindo que o caso assuma maiores proporções. O Mourinho foi corrido do Madrid por um caso semelhante. Nós não nos podemos dar ao luxo de "perder" o Lopetegui. Pelo que vi ontem no estádio, há alguns supostos portistas que só estão à espera da primeira derrota.

    ResponderEliminar
  13. Concordo em pleno com o texto:
    Acho notável a solidez da equipa ao cabo de 4 jogos oficiais, o Lopes Tegui está a fazer um trabalho de qualidade. Por outro lado, a falta de criatividade no último terço / último passe é paupérrima. Mas Roma nao foi feita num só dia e temos claramente jogadores com capacidade para superar estas dificuldades - Brahimi, Oliver, Tello, Quaresma e Quintero podem e devem ser fundamentais para criar oportunidades de golo.
    Para já tem-nos safado o facto de termos um dos melhhores avançados do Mundo : o homem tem facturado em todas as oportunidades de golo que tem tido até agora. Impressionante!

    Na minha óptica, há tres coisas a melhorar :
    - Temos que jogar pelo menos com um extremo puro. O jogo fica demasiado afunilado com Oliver + Brahimi. Ambos flectem para o meio e nao sao jogadores de ganhar a linha.
    - Herrera no banquillo : é confrangedora a falta de capacidade no que respeita ao mais básico : passe e recepçao. Trata-se de um jogador de 8 e 80, com boas qualidades e defeitos bem vincados - o problema é que joga num sistema que nao potencia essas qualidades e poe a nu os defeitos.
    - primeira fase de construçao : bolas longas do maicon nao resultam, o medio que normalmente baixa para vir buscar jogo nao sabe sair a jogar sobre pressao (Herrera), e Casemiro nao tem sido tao interventivo como pode e deve nesta primeira fase.

    Realço uma vez mais : notavel o trabalho defensivo que o Lopes fez com este grupo : zero golos sofridos em 4 jogo é obra! Excelente recuperaçao do jogador Maicon, que estava "esquecido" na prateleira e bela contrataçao de Indi : muito forte no 1x1 e a nivel posicional, pena o fraco jogo aereo.

    Nota para a solidez e maturidade que o Evandro traz à equipa - gosto muito de ve-lo jogar. é um jogador de processos simples, que faz tudo bem.
    O Brahimi, por outro lado, é um génio. Finalmente um sucessor à altura do Madjer, tantos anos depois :) gostaria de saber em que moldes foi negociada a recompra da percentagem alienada. TdD, alguma informaçao sobre isto?

    Abraço
    David Hasselhoff

    ResponderEliminar


  14. caríssimos,

    não há como escapar a este facto, porventura incómodo para alguns: (pelo menos) 10.7M€ encaixados (2.1M€ pela participação no 'play-off' e 8.6M€ pela passagem à fase de grupos).

    é certo que foi "no risco", e espera-se que "a graça" não se repita tão cedo, mas assim ainda soube melhor a vitória.

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correçao: sao 11,7 milhoes

      ja agora tambem leio o seu blog tomo II

      Eliminar
  15. a) Boa vitória! Objetivo número 1 cumprido com competência.
    b) Assobios em geral: fazem parte do espetáculo e que podem ser utilizados pelo público mais descontente, assim como os aplausos o são nos momentos de contentamento. Reservo-me o direito de assobiar, e fi-lo muitas vezes na época passada ao intervalo ou no final do jogo.
    c) Assobios em particular (PARTE 1): logo no final da 1ª parte se ouviram muitos assobios por causa de duas perdas de bola no nosso meio campo; numa ocasião deu um lance muito perigoso cortado superiormente pelo Maicon em carrinho. Estes assobios são para mim absurdos e contraproducentes. A equipa estava naquele momento desorientada, o meio campo "perdido" e os assobios só precipitaram a acumulação de erros.
    d) Assobios em particular (PARTE 2): aquando da substituição do Casemiro pelo Ricardo ouviram-se os assobios do "FC Quaresma". Estes são para mim a maior manifestação de estupidez e de desprezo pelo clube e pelos seus valores. São assobios contra a equipa, contra o treinador, contra o Adrian, contra a Quintero (que estavam a aquecer com o Quaresma), para o Ricardo (que entrou) e para os demais companheiros.
    Obrigado pelos bons textos. Keep up the good work!
    Cumprimentos, RS

    ResponderEliminar
  16. a) Boa vitória! Objetivo número 1 cumprido com competência.
    b) Assobios em geral: fazem parte do espetáculo e que podem ser utilizados pelo público mais descontente, assim como os aplausos o são nos momentos de contentamento. Reservo-me o direito de assobiar, e fi-lo muitas vezes na época passada ao intervalo ou no final do jogo.
    c) Assobios em particular (PARTE 1): logo no final da 1ª parte se ouviram muitos assobios por causa de duas perdas de bola no nosso meio campo; numa ocasião deu um lance muito perigoso cortado superiormente pelo Maicon em carrinho. Estes assobios são para mim absurdos e contraproducentes. A equipa estava naquele momento desorientada, o meio campo "perdido" e os assobios só precipitaram a acumulação de erros.
    d) Assobios em particular (PARTE 2): aquando da substituição do Casemiro pelo Ricardo ouviram-se os assobios do "FC Quaresma". Estes são para mim a maior manifestação de estupidez e de desprezo pelo clube e pelos seus valores. São assobios contra a equipa, contra o treinador, contra o Adrian, contra a Quintero (que estavam a aquecer com o Quaresma), para o Ricardo (que entrou) e para os demais companheiros.
    Obrigado pelos bons textos. Keep up the good work!
    Cumprimentos, RS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma pequena diferença. Quem estava a aquecer, no momento do golo do Brahimi, foi festejar com os colegas. Todos menos Quaresma, que continuou tranquilamente a alongar. E quem estava no estádio viu isto.

      Seja Quaresma, seja Helton: um capitão tem que dar a sua força naquele momento, não continuar indiferente. Eu sei que o Quaresma queria bater aquele livre, mas deixar que o desejo individual se sobreponha ao apoio ao colega que foi sucedido... Não, assim não.

      E é pena que não consigam usar a desculpa da espanholização, pois Andrés, Ángel e Marcano ainda nem calçaram e Adrián López só teve direito a jogar na Mata Real.

      Se calhar, o jogador que vem avaliado por 18 milhões de euros, que vem do campeão espanhol e vice-campeão europeu tem um bocadinho mais de expectativas em ser titular em Portugal do que o extremo de 30 anos - Mergulhem nos arquivos e descubram quem foi o último extremo trintão titular no FC Porto.

      O Quaresma sabe qual é a situação dele, mas a determinação/vontade para a mudar não se vê. E com os fan-boys a escudá-lo, mais dono da razão RQ7 se sentirá. Se quer responder, que trabalhe bem nestes dias e que ganhe a titularidade para domingo. Senão, já sabe.

      Eliminar
    2. Houve aqui um anónimo qualquer, em férias escolares e que adora passar o dia a fazer F5 no blogue (são sempre os mesmos, curiosamente), a mostrar um vídeo do Quaresma que desmente esta afirmação que fiz. Vê-se de facto o Quaresma a aplaudir... E a regressar aos alongamentos. Não festejou com a equipa, que era aqui a crítica feita aqui.

      O Helton, por exemplo, como capitão atravessava sempre o campo a correr para abraçar os colegas. Descubram as diferenças.

      Isto não é uma página de apoio ao FC Quaresma, mas sim ao FC Porto. Quaresma é uma parte do FC Porto, que tem o seu valor mas não vale mais do que outra qualquer. Acho que tenho que escrever isso no cabeçalho, senão os fan-boys vão continuar um pouco desorientados.

      Na pré-época houve um jogo em que o Quaresma foi escolhido pelo Tribunal como o melhor em campo. Basta ler nos arquivos do blogue. Quando faz algo de bom, é elogiado. Quando faz algo de mau, está sujeito à crítica. É esta a linha editoral do blogue e ninguém mudará uma linha que seja.

      Eliminar
    3. eu tambem estou em anonimo, nao estou em ferias escolares...

      a minha unica duvida é... para gastar 11 milhoes por 60% do passe de adrian e ele vir para quase nao jogar pelo menos ate agora nao valia antes a pena conversar com varela e tentar fazer com que ele muda-se de ideias quanto a vontade de sair? varela para vir fazer o que veio adrian (pelo menos ate agora) servia e assim poderia ser que sai-se no fim da epoca seja fosse para onde fosse para onde ele acha-se melhor e com outro respeito por parte de alguns adeptos que estupidamente o gozam...sempre fui do contra e por exemplo quando toda a gente adora aquele jogador ou o tem como idolo eu tenho outro com menos visibilidade por exemplo em 2003 e 2004 quase toda a gente tinha deco como idolo, eu tinha o maniche, o jankauskas... por ai sei e tenho noçao do que foi deco e do jogador que era mas tinha mais impatia por outro e no caso do quaresma é igual preferia um autografo do varela a um do quaresma e se varela tivesse facebook ia la e enviava-lhe uma mensagem de agradecimento por tudo que fez enquanto jogador do porto...
      ja agora neste momento o meu "idolo" no porto é maicon ja o achava bom central a muito cheguei a ser gozado em sites blogs e chats por dizer que ele era melhor que otamendi e algo me diz que ele ja anda mas ainda vai calar muitos esta epoca... e em condiçoes normais esta epoca seria o maicon o primeiro capitao

      Eliminar
    4. O Varela não queria ficar e há um ano já tinha sido vetada uma boa possibilidade de transferência. Se a SAD faz promessas aos jogadores, independentemente do que dizem os contratos, tem que as cumprir. A palavra, no FC Porto, tem que valer tanto ou mais do que o que dizem os contratos.

      Eu também gostava de ver mais de Ghilas, mas entendo que não queira ficar para ser eterno suplente. O mesmo para o Josué, por exemplo.

      Em relação ao investimento no Adrián já recomendei N vezes que esperem pelo R&C antes de julgarem a operação.

      Eliminar
    5. Sim ja disse aqui varias vezes para aguardarmos pelo dito relatorio de contas mas afinal ele sai quando? mes, dia... sinceramente nao sei

      Eliminar
    6. Não deveria estar a sair agora o R&C relativo ao 2º semestre 2013/2014????
      O de Novembro será o do 1º Trimestre de 2014/2015.....

      Eliminar
    7. Não existe relatório do 2º semestre, o próximo é o relatório anual. Vai sair nas últimas duas semanas de Outubro.

      Eliminar
    8. Caro Tribunal do Dragão,

      começo por dizer que gosto bastante do trabalho que tem feito com o blog e apesar de ser a primeira vez que comento, costumo ler atentamente todos os posts.

      Concordo que o Quaresma tenha tido uma atitude menos correcta no jogo de França, mas não me parece que seja logo motivo para dispensa. Penso é que desde esse dia que se abriu oficialmente uma caça às bruxas. E numa altura em que as coisas parecem mais calmas, penso que o seu comentário não veio acrescentar nada de útil. Sendo capitão ou não, não vejo qual é o problema de festejar um golo apenas batendo palmas. Se fosse outro jogador qualquer ou outro contexto, estaria tudo bem, nem sequer era «noticia». Mas como é o Quaresma e estamos numa fase de caça às bruxas, é logo uma atitude condenável...

      Não vou esconder, gosto do Quaresma como jogador, mas não sou seu acérrimo defensor. Sei bem o que nos pode dar e o que não pode. E apesar de também saber que, nesta fase da carreira, quantos mais anos cá estiver mais problemas dará, também sei que nesta altura é o nosso melhor extremo e fez alguma falta no jogo com o Paços.

      Por fim deixo duas questões que ninguém aborda: eu melhor do que ninguém sei bem que é o treinador que tem a última palavra, que toma as decisões e que as mesmas têm de ser respeitadas. Mas terá sido correcta a entrada do Ricardo, que mal teve tempo para aquecer, em detrimento de dois (Quintero e Quaresma) jogadores que estiveram a aquecer desde o intervalo? E segunda questão: Terá sido correcta a atitude do Gonçalo Paciência, capitão da equipa B, depois de ter feito o golo do empate, de penalty, frente à União da Madeira?

      Em relação ao jogo, concordo em grande parte. Entrámos muito bem, os primeiros 20/25 minutos de total domínio, boa circulação de bola e algumas situações perigosas, mas os últimos 15 minutos da primeira parte foram mais complicados. Na segunda parte, entre os dois golos houve alguma indefinição, mas após o 2-0 foi só gerir. Concordo que se deva tentar fazer a circulação de bola em zonas mais adiantadas do terreno e um pouco mais rápida. Quanto ao melhor em campo, o Brahimi acaba por ser um justo vencedor pois foi determinante nos dois golos. De toda a maneira, a exibição do Casemiro encheu-me as medidas.

      Cumprimentos!

      Eliminar
  17. Gostei muito do post e concordo com a maioria da análise.

    O Maicon esteve muito bem, tal como o Alex Sandro e o Danilo. Também ajuda ter um equipa solidária na hora de defender. Os extremos ajudam bastante atrás e penso que passa por aí o segredo da solidez defensiva mostrada. Depois o Casemiro está-se assumir como um patrão frente da defesa. Alguém ainda se lembra do Fernando? Acho que a partir dos 30 minutos o Ruben caiu de produção ( falta de frescura física?? ) e a equipa ressentiu-se disso. Brahimi ( que regalo ver o homem com a bola nos pés ), a meu ver, tem de jogar no meio, é onde ele faz mais a diferença. Nota para a entrada de Reyes, que também esteve muito bem.

    Falta um pouco de objetividade e acerto no último terço do terreno, mas acho que com o tempo certamente a equipa irá melhorar.

    Quanto às assobiadelas, nada a dizer, gente triste e sem juízo nenhum.

    TdD, agora que conseguimos a Champions, quais as posições que achas que precisariam de ser reforçadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho necessário mais reforços. Conseguimos um plantel que supera todas as expectativas em termos de qualidade e quantidade, dois jogadores por posição.

      Mas a minha opinião não é a da SAD, nem de Lopetegui. E percebo a necessidade de trazer um médio, pois ontem só havia Evandro para pôr ordem num meio-campo que estava a cair. Sobretudo se Brahimi e Quintero vão contar para a ala, pode ser importante.

      O ideal seria trazer um jogador português, por causa da Champions, mas não se avizinha nenhum com esse calibre.

      Eliminar
    2. Pois, concordo, nao havia necessidade de mais médios mas olhando ao jogo de ontem e outros que virão so com evandro no banco provavelmente será necessário outro.

      parabéns pelo site. Seguidor desde o post sobre venda do mangala.
      JP

      Eliminar
    3. Pois eu acho que nos faz falta um box to box pois o Herrera parece-me um pouco irregular e ainda não encaixou nesta nova concepção da equipa, para além de precisar de uma alternativa, como é lógico. Clasie pode ser esse homem que a vir também poderá jogar a 6 apesar de achar que nessa posição o Casemiro é dono e senhor.

      Agora a minha outra questão prende-se com o Quaresma. Se vai amuar cada vez que não joga ou não é titular mais vale despachá-lo e ir buscar alguém com ganas para jogar e de mostrar serviço.

      Eliminar
  18. Antes de mais, parabéns pelo blog! É, sem dúvida, o melhor blog / espaço de crítica sobre o NGC.

    Concordo em quase tudo com o que foi aqui escrito sobre o jogo.

    Acho que o Rúben Neves ontem não jogou tão bem como nos anteriores (mas lá está, tem apenas 17 anos), tendo perdido duas bolas que podiam ter causada perigo para a nossa baliza. Mas você aqui o disse, tem de ser gerido, até porque no estádio pareceu-me que por vezes ele estava a correr em esforço.

    O que discordo consigo, é a nota positiva a Herrera. Acho que ele é excelente na pressão e entrega ao jogo (como você o referiu), mas está a deixar muito a desejar no momento da construção. Tudo bem que o jogo não era contra uma equipa qualquer, mas parece-me que poderá ser mais útil nos jogos fora contra equipas mais fortes, e não em casa, onde somos dominadores, e onde, por exemplo, ontem até tinhamos Casemiro e Rúben Neves no meio-campo.
    É apenas a minha opinião, e nem quero sequer por em causa as opções do Lopetegui, que está a fazer um trabalho imaculado até à data.

    Continuação do excelente trabalho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Parabens! Estamos na LC e com a decisão transitada em julgado ;)
    Extraordinário o trabalho do Mister "Julio" Lopetegui veio, viu e venceu! Reconhecimento ao Presidente e SAD por mais uma aposta arriscada e inovadora na contratação deste mister! O trabalho dentro e fora do relvado deste Basco é extraordinário e faz-nos voltar a sonhar acordados!!! Pena o pesadelo Quaresma, rua! Ontem...

    ResponderEliminar
  20. Descobri este blog há pouco tempo e em boa hora o fiz. É revigorante perceber que há portistas com opiniões tão esclarecidas e lúcidas relativamente ao nosso grande clube. E ainda por cima com tamanha capacidade para as condensar em textos exemplarmente escritos. Como Portista tenho de agradecer-lhe o enorme serviço que presta ao nosso grande clube. Um bem haja e continuação de bom trabalho!

    PS.: o FC Quaresma é de génio! Para a nova geração de portistas para quem ganhar passou a ser recorrente, talvez haja espaço para indiscutíveis e vedetas. Talvez seja até fruto dos tempos, num mundo globalizado e cada vez mais comandado por factores económicos. Mas quem, como eu, acompanha o FCP há quase 40 anos sabe que força do nosso clube esteve sempre no espírito de grupo e numa liderança forte e numa hierarquia bem definida. Foi isso que nos permitiu chegar onde estamos. Para os mais distraídos, o ano passado tivemos Quaresma metade da época e toda a gente sabe como foi o final. E não! A culpa não foi do Quaresma! A culpa foi sobretudo de falta de liderança! Este ano temos timoneiro! Por consequência a glória parece-me mais perto! Quem assobiou ontem devia ter isto presente! Eu sou do FC do Porto!

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo excelente blog sobre o "nosso" FCPorto! Está muito bem estruturado e com um conteúdo saudável - sem seguidismos cegos e bacocos, e principalmente "respira-se" um ar fresco e limpo (ao contrário de outros blogues que se dizem portistas mas só atacam o FCP = "cagãozito, etc"...).

    A nota sobre o Kuaresma...é de 20 valores. Certeira, justíssima e sem qualquer "pingo" de inverdade!
    As claques é que deviam "tratar" deste assunto, ou seja, cantarem ou exibirem faixas de desprezo pelos "pipoqueiros assobiadores". Dasss...cambada de meninos do coro...

    Em relação ao MVP, para mim o melhor foi Casimiro.
    Ele é que segurou aquele meio campo onde ontem os 3 médios estiveram bem abaixo das suas performances ( R.Neves, Óliver T. e um pouco melhor que estes dois o Herrera).

    Adorei Evandro, Brahimi, Maicon e Reyes!

    Lopetegui a mostrar que os têm no sítio...Excelente!

    ResponderEliminar
  22. Caro TD, peço-lhe que me dê a sua opinião...
    Herrera para mim não encaixa neste sistema e ideia de jogo, é excelente a progredir, tem um grande remate, aparece muito bem em zonas de perigo, mas falta-lhe capacidade de passe...
    Clasie encaixava bem melhor, na concepção de jogo de posse de Lopetegui...
    Evandro nota-se a maturidade do jogador e Ruben Neves, são muitos jogos para quem ainda não sabe "controlar" a aplicação nos jogos, esforço físico muito grande...
    Quaresma será muito útil, como solução.... Imaginem só se estava em campo, NUNCA Brahimi marcaria aquele livre.... era isso que acontecia no Passado, falta de liderança...
    Estranho também é o árbitro na primeira mão, não ver Jackson a ser puxado claramente e neste jogo, na primeira parte Jackson a ser Placado, numa jogada individual...
    Em relação ao campeonato português, parece-me faltar de fato objetividade a atacar em bloco!
    Quanto ao Catedrático... nada de espantar, se contra o Boavista, quase ninguém falou num possível golo anulado, iam achar "estranho" o Jesus não ser castigado ? O homem tem autorização para tudo.... E agora com alguns casos bicudos para resolver num plantel menos forte que o ano passado, Jorge Jesus será sempre uma panela de pressão....
    Para finalizar caro TD, o Paok diz-se que está interessado em Carlos Eduardo, Sami e Kelvin, pernas para andar ? Sami, parece-me ter alguma utilidade...

    ResponderEliminar
  23. Boa vitoria, segura, apesar de alguns tremeliques no final da 1ª parte.
    Muito respeito por parte do Lille, 3º classificado do campeonato francês face a um bi campeão europeu.
    Estamos onde merecemos e devemos estar, para mim nao há qualquer motivo para festejar, apenas recordar para nao repetir.
    A equipa este globalmente bem, mostrou união e vontade, bom entrosamento, mas falta trabalho e calma no ultimo terço (há tempo para melhorar, agora sem pressão do playoff e em grandes jogos europeus). Atenção a média de idades; é uma equipa de futuro, mantendo a espinha dorsal e a equipa técnica, dentro de 2/3 anos podemos vir a ser um caso serio.
    Quaresma: membro da equipa, do qual sou fã incondicional, tal como de qq jogador que tenha a sua magia. Fã parte do plantel, nao façam filmes ;)

    ResponderEliminar
  24. Estou a gostar muito do início deste ano futebolístico. Acho que temos líder e jogadores para formar uma grande equipa, mas também o ano passado estava bastante entusiasmado, ao 4ºjogo da época tínhamos também 4 vitórias com 10 golos e apenas 1 sofrido (claro que este ano dois dos jogos foram para a CL). Apesar de optimista vejo demasiada euforia.

    ResponderEliminar
  25. Concordo com quase tudo o que disse à excepção do Herrera: fraca qualidade de passe não sabe temporizar não tem visão enfim começa-se realmente a ver os defeitos deste jogador!

    ResponderEliminar
  26. O FCP por ser reincidente leva uma multa mais pesada por comportamento incorreto dos adeptos. Só falta saber que comportamento incorreto foi esse. O JJ por dar palavras de apoio e incentivo ao arbitro de forma cordeal e amena, depois de ter cumprimentado com chapadinhas de amizade a policias e jogadores adversarios, vai para um lugar pago reservado para o público com melhor visão, igualmente junto de sua comitiva e jogadores, e como homem de bom coração ainda paga 150 euros para uma janta ao CD da FPF. :D JUSTISSIMO!!! GANDA JeJum PAH!!! NEM PERTENCES AO CLUBE DO REGIME NEM NADA!! xD

    ResponderEliminar
  27. Porra, tirem lá a braçadeira ao Quaresma, se for preciso, e deixem o homem fazer alongamentos em paz. A mim importa-me aquilo que o Quaresma rende dentro de campo. Se rende menos do que os outros, vai para o banco ou para a bancada. Se não cumpre as regras, fora do campo, é castigado. Ponto final. Agora, chegar-se ao cúmulo de fazer filmes porque o Quaresma não foi a correr abraçar os colegas... Um dia destes, querem despedi-lo com justa causa porque não disse, pela centésima vez, em discurso ensaiado e decorado, que o importante é o grupo, que a equipa é que importa e que o mérito é de todos, como parece ser obrigatório, nos tempos que correm, sempre que um jogador do Porto tem uma câmara à frente. Que sejam bons profissionais e que joguem os melhores. O resto é secundário e muitas vezes nem sequer é sentido, só serve para dar graxa.

    ps: Anónimo, porque o mérito (ou demérito) do que eu escrevi é de todos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Que sejam bons profissionais e que joguem os melhores.»

      Ora aqui está o que a generalidade dos portistas deseja. E é esta a realidade que nem todos conseguem aceitar.

      Eliminar
    2. Caro TD,

      Sinceramente a partir da subsitutuição em Lille , onde muitos podem ver um problema eu só fiquei foi realmente tranquilo.

      Ao colocar Quaresma aos 89´ quanto a mim, ficou a "apresentado". ( Pensei sinceramente isto ao ver aquela carinha do RQ nesse momento.)

      Fiquei muito contente pelo FC Porto, custe o que custar ao RQ.

      "Carinha" essa bem visivel ontem até no abraço final ao treinador ( visto na tv) que só quem não conhece , não reconhece.

      Faz lembrar, um célebre jogo de pré época em que o Ricardo jogou apenas uns 3 min com a mesma carinha e as pernas mt mt presas...

      Comparar o Hélton com o Quaresma como capitão só pode ser piada .

      PS- Gosto de lembrar pequenas coisas

      O ano passado fomos duas vezes à Luz. Uma assisti ao vivo , perdemos dois , (1º jogo do quaresma) 2-0 outra -3-1 taça de portugal.

      Pergunta para queijinho : Quem marca o nosso (5-1) golo? (e que golo!!!)??

      A) Quaresma B) Ghilas C) Josué???

      Pois é cada um vê como vê, mas eu já estou farto dos MST desta "praça"!

      VIVA AO FCPORTO



      Eliminar
    3. D) Silvestre VARELA

      Eliminar
  28. Vi o jogo e consegui ver o que a maioria das pessoas também viu, algumas melhorias nos processos, e acho que o Lope ta a tentar organizar as transições e a gestão de bola antes de treinar a equipa para atacar, o que faz todo o sentido. Admito que como portista, senti enormes calafrios em algumas partes do jogo, principalmente na segunda metade da primeira parte. Gosto muito do Ruben mas como se viu ele está a precisar de descansar, mas mesmo assim vejo o Lope a apostar nesta pérola mais vezes. Acho que tentou-se esticar ao máximo para poder descansar contra o Moreirense. Vi o jogo na Sky, e os comentadores ingleses não se pouparam em elogios à equipa do Porto, disseram mesmo que quando esta equipa estiver mais entrosada vai dar muito trabalho e provocar muitas surpresas aos chamados grandes da Europa. Quanto ao tal médio que falta, eu tenho uma dúvida, o Sérgio Oliveira do Paços foi jogador do Porto, da mesma fornada do Josué, Helder Barbosa, Candeias e Bruno Gama (ou foram fornadas diferentes?), já não é jogador do Porto ou está emprestado? Sempre admirei este jogador.

    ResponderEliminar
  29. Acho o Herrera muito bom jogador, mas não tem a velocidade e agilidade para jogar na posição que tem jogado. O problema do Porto é ainda não conseguir furar pelo meio para servir o ponta de lança. O jogo do Porto é jogar pelas laterais e pouco mais. Brahimi tem a capacidade de furar e assistir o ponta de lança e viu se no jogo contra o Lille. Talvez eu esteja cansado de ver o meu Porto a jogar em 4-5-1 que toda a gente gosta de chamar 4-3-3. Jogar com Casemiro e Rubén Neves com Herrera mais á frente, é a mesma coisa que dizer que os ataques vão por Óliver e Brahimi com assistência de Alex Sandro e Danilo. Estou cansado deste futebol, 70% de posse e 2 ou 3 oportunidades de golo por jogo.

    Cada vez mais me conveço que o que Mourinho fez no Porto, poucos conseguiriam fazer. É certo que havia Deco, Derlei e companhia, mas pelo andar da carruagem Adrián não anda cá a fazer nada.

    ResponderEliminar
  30. Boa noite,
    Tive a felicidade de conhecer à cerca de um mês este "espaço" de reflexão/analise sobre a "vida" do meu clube e desde então que o sigo religiosamente.
    Este meu primeiro comentário serve apenas e só para lhe agradecer as informações (pelo que escreve até parece que tem inside information) que vai postando e principalmente as analises aos assuntos mais relevantes do nosso clube, sejam eles os jogos dentro das quatro linhas ou joguinhos que alguma comunicação social quer trazer à baila e que alguns portistas ou peseudo se deixam levar.
    Espero que a sua linha editorial se mantenha no mesmo tom de azul, pois precisamos de "vozes" como a sua na defesa do nosso clube.
    Pessoalmente tento divulgar ao máximo este seu blog e tenho pena que um tal de PORTO canal não tenha um espaço para divulgação destes portistas ou caso pretendam o vosso anonimato destes blogs que brilhantemente fazem este SERVIÇO PUBLICO na defesa do nosso FCPorto.
    #SOMOSPORTO
    Obrigado
    PauloPinto

    ResponderEliminar
  31. Parabéns pelo blog.As análises são muito bem feitas, ponderadas, em suma, à Porto.
    Não consigo entender as dúvidas/embirrações com o Herrera, quando ele é, na realidade o elemento que equilibra a equipa, que aparece atrás e à frente quando é necessário, que dá tudo em campo... não devo perceber nada de futebol. Ainda ontem estava a ver o jogo na ESPN, e o comentador dizia maravilhas dele, e que ia ser a próxima grande venda do nosso Clube. Não faz tudo bem? Pois não, nem o Messi... e os zero golos sofridos em jogos oficiais devem querer dizer que o esquema táctico que o treinador concebeu está a dar resultado... e o Herrera é nele uma peça fundamental.

    ResponderEliminar
  32. Mais um jogo com uma exibição "à porto". Com algumas situações que é preciso rever, apesar que algumas se deveu ao cansaço, por exemplo lembro-me de uma bola perdida por Ruben Neves dominou mal e a bola ressaltou para o adversario, que se fosse um adversario mais eficaz teria feito golo. Como tem muita gente a dizer, Ruben joga acima de média apesar da idade, agora a idade é um factor na recuperação, uma vez que há uma carga de treinos que os jogadores mais experientes ja passaram e conseguem aguentar e mesmo assim nem esses muitas vezes conseguem recuperar bem, principalmente jogando jogos muito desgastantes de 3 em 3 dias, assim nao acho que ele poderá continuar a jogar assim todos os jogos, ja pensei mesmo que este ele nem fosse titular.....

    Quanto a Brahimi, é um privilegio te-lo na equipa, cada jogo ele ainda consegue ser melhor que o jogo anterior. Ainda por cima conseguiu dar ja indicaçoes aos colegas, como parece que deu indicaçoes ao Indi que estava muito para dentro (depois da saida do Alex) e que tinha que vir mais para a lateral porque ele iria subir no ataque seguinte, o que demostra ja muita personalidade, quem sabe teremos aqui um futuro capitao....

    Agora é continuar o bom trabalho e os adeptos fazerem o seu papel que é apoiar a equipa, ja que uma coisa é ter muitos apoiar o que fazem com que os jogadores superem muito acima das suas capacidades, por isso borá la vamos todos motivar os jogadores para que estes se consigam superar a eles mesmos.

    ResponderEliminar
  33. Boa noite. Queria só acrescentar algo relacionado com o FC Quaresma. Não podia estar mais de acordo com o que foi dito. Correndo o risco de estar errado, dizer apenas que no estádio me pareceu claramente que o principal foco dos assobios estava na bancada da cerveja. Toda esta questão está ligada a algo que tem vindo a acontecer no nosso clube e que teve o seu momento mais vergonhoso naquela infame campanha em que um certo "símio", adepto profissional, era o "modelo" escolhido para promover a camisola rosa. Isto para não falar da proximidade que já vi entre o jogador em causa, o próprio "modelo" e membros da sua pandilha. A promiscuidade com a claque (campanhas publicitárias, reuniões com jogadores e equipa técnica) também pode bem dar nisto: de repente um indivíduo é mais importante do que o clube. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertaste completamente, é vergonhoso a ligação do nosso clube com o "profissional de claques"

      Alex

      Eliminar
  34. Olá
    No rescaldo só se me oferece escrever:
    O Campeão FCPorto voltou...voltou á Liga dos Campeões...e por direito próprio!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  35. O FCPorto ainda não fez uma grande exibição, o Lille é uma equipa fraquinha, o Quaresma está a estragar o ambiente no balneário, etc.... Ahh, que bom ler e ouvir estas coisas da nossa imprensa. É sinal que (i) não disto é verdade e que (ii) estamos no bom caminho.
    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto, que aborda a atualidade desportiva e financeira de clube e SAD, bem como do futebol português.

Quem confundir liberdade de expressão com injúria, insulto, mentira ou difamação não passará pelo lápis azul. Todo o spam será apagado. Comentários anónimos são susceptíveis de não serem publicados. Nicknames são permitidos.