sábado, 23 de agosto de 2014

Vitória suada no intervalo da Champions. E o exemplo de Rui Pedro

Lopetegui começa
com 3 vitórias
Depois de no último campeonato o FC Porto só ter vencido 6 vezes fora de casa, era essencial começar com o pé direito na condição de visitante. A vitória por 1x0 em Paços de Ferreira foi a menos brilhante da época, mas no intervalo de uma eliminatória europeia, com 4 estreias na equipa titular e diante de uma equipa bem organizada e bem preparada. Missão cumprida, apesar da infeliz lesão de Tello, que não é grave, já depois de Danilo se ter lesionado antes da convocatória.

O facto de Lopetegui estar a promover rotação logo desde o início da época vai implicar que a ausência de um 11 base se reflita em alguma falta de entrosamento entre alguns colegas, como se notou um pouco com Evandro e Adrián durante alguns momentos do jogo. Mas se é certo que isto pode abrandar o entrosamento entre os jogadores, tem o lado benéfico de todos os jogadores ambientarem-se mais cedo à matriz de jogo e às ideias do treinador. Lopetegui não quer apenas um A, B e C forte, quer também um D, E e F pronto para entrar na equipa sem que esta perca a identidade e as rotinas.

Três vitórias em três jogos no arranque de época, tempo de pensar no importantíssimo jogo da próxima terça-feira, que decide o acesso à Champions.

Bonés:

Cha Cha Cha (+) - Novamente decisivo, mas hoje fez mais do que o golo. A imagem de Jackson a fazer um pique de 20 metros, um carrinho a desarmar um adversário e lançar um contra-ataque diz tudo da sua devoção ao clube. A equipa não está a conseguir servi-lo na grande área, pois falta caudal ofensivo, mas Jackson está a ser importantíssimo a aguentar a bola, jogar de costas para a baliza, distribuir perante a pressão dos centrais e a ser o único jogador do meio-campo para a frente que ganha lances no jogo aéreo. 

Jackson volta
a decidir
Líder na defesa (+) - O Maicon da segunda metade de 2011-12 parece estar de volta. Sem o fantasma das lesões, é o líder da defesa, está mais leve e rápido, e embora ainda falhe bastante no lançamento longo hoje já se notaram algumas melhorias nesse aspecto. E a equipa continua sem sofrer golos, um registo excelente depois de ter perdido, em meio ano, Otamendi, Mangala e Fernando!

Outros destaques (+) - Evandro enquadrou-se bem no meio-campo, onde Rúben Neves voltou a mostrar-se em novas funções e está cada vez mais desinibido, embora prefira vê-lo mais recuado. Casemiro agarrou o seu lugar no meio-campo e foi o melhor do FC Porto, sendo que entradas de Herrera e Óliver foram decisivas: o primeiro pela capacidade de pressão, o segundo por ter a bola colada ao pé e saber distribuí-la com critério durante uma fase de grande pressão do Paços. Quintero entrou bem e fez uma soberba assistência, mas na segunda parte desapareceu e só se via um rasgo seu quando a bola ia ter com ele. Nota ainda para Adrián, pouco envolvido nas rotinas da equipa, mas sempre à procura do um-para-um e a subir de rendimento na segunda parte. Nota-se que precisa de um golo, que virá com mais tempo de jogo.

Machados:

Faltou ligação (-) - Não fosse a grande capacidade de Jackson a baixar no terreno e a falta de ligação entre o meio-campo e o ataque podia ter sido fatal. O FC Porto nunca conseguiu, sobretudo na primeira parte, entrar a construir no meio-campo do Paços. A equipa era quase sempre forçada a tentar o passe longo. Muito mérito para o Paços, mas como diz Lopetegui, há que encontrar soluções para todas as situações de jogo. E isso hoje não foi feito da melhor forma.

Falta matar (-) - Três vitórias em três jogos, mas em todos eles o FC Porto chegou ao minuto 90 a vencer por 1-0 e sob alguma ameaça. É certo que Fabiano só fez uma defesa em todo o jogo, mas o FC Porto cria poucas ocasiões de golo e não vai poder contar sempre com o golo da praxe de Jackson. É preciso não só colocar mais gente em zonas de finalização como criar mais oportunidades para finalizar.

Outras notas:

Nesta reflexão sobre a formação do FC Porto, o Tribunal do Dragão defendeu que os jogadores só têm a ganhar se jogarem num escalão acima do da sua idade (os que revelem maturidade para isso, claro). Rúben Neves já ganhou com isso na equipa A, nos sub-19 surge mais um excelente exemplo.

Rui Pedro, o melhor avançado português sub-17, fez um hat-trick numa goleada por 5-0 à UD Oliveirense. A oportunidade surge por circunstância, pois Idrisa está lesionado e Tony Djim (irmão de Celéstin Djim, da equipa B) e o reforço colombiano Leonardo Ruiz ainda não podem jogar por problemas burocráticos, mas Rui Pedro só teve aquilo de que muitos necessitam: uma oportunidade.


16 comentários:

  1. Nomeadamente para Ricardo e Adrian, este jogo foi muito importante para a criação de uma maior ligação à equipa, no proximo jogo que forem chamados ja terão as combinações melhor treinadas.
    Este jogo ja nao deu tanto gosto de ver como os anteriores, apesar de algumas jogadas boas para a vista,,,, pelo menos valeu pelo resultado.

    ResponderEliminar
  2. Hoje valeu mais pelo resultado do que propriamente pela exibição, mas compreende-se devido ao facto de termos jogado na Quarta um jogo desgastante quer a nível mental como físico....e hoje os jogadores que entraram no 11 inicial não tem rotinas de jogo, mas com tempo elas aparecerão e de uma coisa tenho a certeza: Um 11 base este ano não teremos certamente...teremos isso sim uma base de jogadores capazes de entrar a qualquer momento, dependendo do adversário, condições físicas dos jogadores...mas sem nunca por em causa a matriz de jogo idealizada pelo treinador de posse, variações de flanco, pressão alta!!!
    Hoje, para mim, o MVP foi Casemiro porque esteve muito bem no seu raio de acção, controlando sempre muito bem as investidas que o Paços ia tentando fazer, se bem que Jackson pelo golo marcado que nos garantiu 3 valiosos pontos fosse também por esse motivo o homem em destaque no jogo de hoje.
    Agora é descansar bem para Terça e fazermos um bom jogo e carimbarmos a passagem à fase de grupos da Champions que é neste momento o nosso principal objectivo!!!
    Uma questão apenas vos deixo: Tello tem lesão impeditiva para os próximos jogos, ou foi apenas susto e por precaução foi substituído?
    FORÇA POORTOOOOO!!!

    ResponderEliminar
  3. Acho que foi um Porto QB o que interessava era a vitoria e agora que venha o lile

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez Rafa no banco em detrimento de Kayembe como lateral esquerdo. Rafa tem algum problema para ter deixado de jogar, existe alguma ordem para Kayembe passar a ser lateral esquerdo e para apostar nele ou é mais uma decisao única e exclusivamente de LC?
    Percebo que exista rotaçao e experiencias na equipa b e fazem todo o sentido, espero que nao passe disso. Ter LC a treinar esta equipa deixa-me muito inquieto.

    Já agora Pité, estava lesionado?

    ResponderEliminar
  5. Casemiro é fantástico e gostei de ver Adrián a fazer os 90 minutos, apesar de ainda parecer um elemento desligado da equipa. Seja qual for o motivo pelo qual não se entrosou na equipa tão bem como os restantes colegas, espero que seja ultrapassado porque o potencial dele é enorme...

    ResponderEliminar
  6. Grande apoio em Paços de Ferreira!! Apesar da fantástica assistência de Quintero, chegou a ser enervante o facto de não saber defender e expor o Ricardo a 2x1 várias vezes...tem de corrigir posicionamento defensivo na ala e aprender com Oliver a fazer pressão quando jogar no meio. O importante são os 3 pontos!!!

    ResponderEliminar
  7. O problema do Adrian não foi a falta de entrosamento, foi mesmo a falta de qualidade demonstrada. É verdade que arriscou muitas vezes no 1vs1, mas quantos duelos ganhou? Não me recordo de nenhum. Perdeu várias vezes a bola e sinceramente não trouxe nada a equipa sem ser más decisões. Acho irónico falar-se do Quaresma e referir-se sempre aos erros que geram a sua irreverencia, quando são outros extremos fala.se em falta de entrosamento ou omitem-se os seus erros. A realidade é que o Adrian não jogou nadinha. Quintero é limitadissimo a extremo, demora séculos a pensar e executar, coisa que com laterais mais expeditos e de maior qualidade não resulta. Veremos o futuro, ainda estamos numa fase muito embrionária, mas acho o Quaresma fundamental nesta equipa, não como titular absoluto, mas como opção muito válida para jogar, e começo a pensar que Adrian irá ser um dos mais caros flops do nosso FCP, como já perspetivava aquando da sua chegada, dou-lhe no entanto beneficio da dúvida, porém, continuo a achar que ele rende muito mais como segundo avançado num esquema de contrataque ou de ataque rápido, talvez um pouco à semelhança do SLB de JJ. Seria provavelmente um melhor substituto do Rodrigo do que um ala para nós.

    Grande jogo do Casemiro, gostei bastante! Herrera entrou bem. Jackson está muito bem.

    Agora vamos lá ganhar terça que isso é que é importante neste momento. PORTO!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um jogador que quando os seus caprichos não se cumprem, esquece a braçadeira que lhe foi confiada e desrespeita adeptos,colegas e treinador , não tem lugar num grupo que se quer coeso,competente,capaz e solidário.

      Se há adeptos que não percebem isto é porque ignoram com que ingredientes se cozinham as vitórias,os títulos,os troféus

      Eliminar
    2. Lima, o Quaresma é inocente até prova em contrário. Essas acusações são feitas por ti, se tens inside informations ou coisa que o valha eu não tenho. Até ver o Quaresma com um processo disciplinar ou ver declarações do treinador ou presidente sobre a sua conduta não presumo nada disso. Não vi nada de especial no jogo com o Lille, também não achei a conduta do Lopetegui boa ao por o Quaresma aos 89m. Não se faz isso a um jogador consagrado, ainda para mais um ala. Se fosse um central para defender o resultado ou coisa do genero.. São opiniões, umas mais factuais que outras, mas uma coisa te garanto, os titulos ganham-se acima de tudo com qualidade.

      Eliminar
  8. Valeu o resultado! A exibição deixou muito a desejar, espero melhor para terça... excelente jogo do Casemiro!

    ResponderEliminar
  9. Antes de começar a fazer a analise ao jogo começo com o que realmente importa nesta fase da época : 3 jogos , 3 vitoria , 0 golos sofridos.

    Volto a referir que estamos no inicio de uma época com um treinador novo , muitos jogadores novos e muitos conceitos por assimilar. Acrescento ainda que tivemos um jogo 3 dias antes e vamos ter 3 dias depois ( e esses jogos com o Lille são de máxima importância ). Com isto quero dizer que é perfeitamente normal ainda que a equipa não esteja a corresponder ao máximo à exigência dos adeptos. Como já referi aqui anteriormente acho que será preocupante se em Outubro não estivermos melhor do que estamos , agora não me preocupa minimamente mesmo. O que é preciso agora e acima de tudo é GANHAR. Ganhar confiança , ganhar rotinas , ganhar uma equipa com sede de vitórias. A partir daqui tudo vai ser muito mais fácil.

    Não se monta uma grande equipa no espaço de 2 meses , ainda por cima nestas circunstancias todas . É preciso tempo , paciência e muito trabalho. Já dei aqui o exemplo de Guardiola no Barcelona ( sem querer comparar este porto ao barcelona atenção) que ao inicio também teve muitas dificuldades e já punham em causa o trabalho do treinador. Lembro-me que só a partir da 4 ou 5 jornada é que as coisas se começaram a notar.

    Quanto ao jogo propriamente dito , dentro dos 3 jogos oficiais que fizemos até agora foi o mais fraco sem dúvida. Não foi um jogo mau , foi um jogo qb. Uma primeira parte que controlamos completamente o jogo e até acho que tivemos bem. Se não conseguimos mais foi porque do outro lado encontramos uma equipa bem organizada e que fechou bem. Na segunda parte é que já não gostei tanto. Ao contrário dos outros dois jogos houve ali um momento que parece que perdemos o controlo do jogo. Com as entradas de Herrera e principalmente de Oliver depois já estabilizamos mas mesmo assim foi um jogo mais fraco em relação aos outros dois. O cansaço , o rodar de jogadores , um paços bem organizado também ajudaram.

    Notas:

    Maicon - Está num grande momento de forma e é mesmo o patrão daquela defesa. Teve um lance que abordou mal mas de resto impecável.

    Casemiro - Para mim o melhor em campo hoje. Aos poucos está a começar a subir de rendimento e tem feito um jogo melhor que o outro. Excelente no passe , coloca bolas longas onde quer.

    Jackson - É um dos avançados mais completos do mundo. Marca e resolve , joga , faz jogar , ajuda .. e parece mesmo que está concentrado só no clube

    Herrera/Oliver - Mais uma vez Lopetegui EXCELENTE nas substituições ! Na fase que perdemos o controlo do jogo mete herrera e com isso ganha pulmão e mais pressão e mete Oliver que consegue ter mais bola.

    Gostei também do Evandro ( é um jogador que pode ser muito util para determinados jogos) e a espaços do Quintero ( entrou muito bem no jogo mas foi decrescendo a sua produção )

    Adrian Lopez - Não fez um jogo horrível como muita gente disse. Tem bom toque de bola e teve pormenores interessantes . Foi dos únicos que arriscou no 1x1 embora quase sempre sem sucesso. Falta-lhe confiança , melhor entrosamento e sobretudo um golito. Tenho muitas esperanças no Adrian , conheço bem o jogador e sei do que é capaz . De uma forma natural vai acabar por ser uma das grandes figuras do nosso clube . Precisa de jogar muito.


    Resumidamente valeu pelos 3 pontos , uma boa vitória e merecida num campo difícil . É preciso continuar a trabalhar e a trabalhar , eu acredito muito nesta equipa ! No próximo jogo espero uma vitória , só isso interessa. As grandes exibições vão aparecer com o tempo e sem pressão.


    Tiago Romariz

    ResponderEliminar
  10. Antes de mais, queria dar-lhe os parabéns pelas análises que faz á atualidade do nosso clube. Descobri este blog à pouco tempo, e desde então tenho sido um fiel seguidor.

    Concordo em grande parte com a sua análise, exceto na avaliação a Maicon, gostei muito dos últimos jogos de pré-epoca dele e até contra o Maritimo, em Lille e hoje em Paços não achei que estivesse ao nível que se exige num clube como o nosso, lembro-me dele se ter deixado ultrapassar pelo Origi e hoje pelo Minhoca com alguma ingenuidade, acabando por dar origem a jogadas de algum perigo. Eu também gosto bastante dele, aliás, até achava que Maicon Mangala seria a grande dupla de centrais do FCPorto dos últimos anos, a verdade é que acho que ele tarda em mostrar a consistência necessária para jogar a este nível.

    Por fim, tive muita pena que Tello se tivesse lesionado, estava ansioso por o ver jogar 90min num jogo a valer, Andrian ainda não convenceu, mas é prematura fazer grandes avaliações, concordo com a tua análise, em que pelo menos mostrou grande entrega e vontade de ajuda, talvez o entrosamento com a equipa seja a chave para potencializar todas as suas qualidades.

    ResponderEliminar
  11. Vitoria fora contra uma equipa que há um ano atrás disputava a pre-eliminatória da liga dos campeões, onde nos estamos hoje.
    Três pontos, por 1 ou por 5, a vitoria vale o mesmo, 3 pontos.
    Em dois jogos são 6. Exibição? Dominamos o jogo e no 3 jogo oficial da época voltamos a nao sofrer golos, logo estou contente com a equipa.

    Venha o lille e mais uma vitoria por 1-0, fico satisfeito se assim for.

    Quanto a super estrela Nani, o senhor que tem uma estátua sua em casa, espero para ver a reação dos jornais vem como a sanção disciplinar ao jogador por este ter falhado o penalty que nao devia ter marcado. Será que o man Utd lhe vai descontar do salário?

    ResponderEliminar
  12. Em relação ao jogo de Paços, gostei imenso do Lopetegui estar a promover a noção que todos contam, todos jogos e não me admiraria de no próximo jogo ver José Ángel e Marcano no onze em detrimento do Indi e do Alex Sandro (especialmente o Alex, já que quando lhe faltam as pernas o cérebro para e isso não é nada bom para ele).

    Provavelmente o Rúben joga na CL e ficará de fora no próximo jogo também.

    Jackson já terá alguém a fazer-lhe sombra, Vincent Aboubakar, e gostaria que o TdD depois fizesse um post a pronunciar-se sobre as qualidades do atleta e o que (e onde) poderá adicionar à equipa.

    Em relação à equipa B fiquei a "acoçar a cabeça" mais uma vez... Kayembé a DE... mas será possível que se Rafa não está em condições não tenhamos um Sub-19 em condições para ali jogar?

    David Bruno na direita... mas este tipo é um nódoa completa, pior que ele só mesmo o Kayembé que tem desculpa do treinador fumar cenas estranhas, e continua a jogar? Se o Vitor Garcia ainda não pode jogar então o Candé (o tipo que veio do Sporting) é para quê? Limpar os balneários?

    Zé António a jogar... numa equipa em que é um espaço para os jogadores mais jovens evoluir colocar um tipo de 37 anos a jogar deixando de fora Pius, Verdasca e o alemão, é estar a gozar com as pessoas... A defesa está descordenada? é para isso que temos mais centrais... agora tirar o Alemão e não meter o Pius ou o Verdasca, deve ser piada de mau gosto, só pode...

    Pavlovski... técnica e visão de jogo incríveis (só tem de ganhar intensidade mesmo e muita), mas este jogador já está a entrar na segunda época da equipa B e como é que é possível só ter jogado um mão cheia de vezes?

    Nuno Capucho a suplente... secalhar estava na hora de trocarem-no pelo meco que está a titular no banco do Porto B não??

    Por fim, a questão do contrato do Vítor Garcia, secalhar tramou-o na pré temporada...

    ResponderEliminar
  13. Boas, mais outra boa crónica.

    Perguntava se sabe algo do Víctor García e do Candé, também o porquê da insistência do Kayembe a LEsq.

    Como referiu e muito bem. A diferença que o Rúben tem para outros tantos, é que o Rúben teve oportunidades. Sem nunca descurar a sua real mais valia, apenas digo que houve jogadores a serem arremessados quando pediam muito mais que um Penafiel, Mechelen ou Venlo.

    Continuação.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto, que aborda a atualidade desportiva e financeira de clube e SAD, bem como do futebol português.

Quem confundir liberdade de expressão com injúria, insulto, mentira ou difamação não passará pelo lápis azul. Todo o spam será apagado. Comentários anónimos são susceptíveis de não serem publicados. Nicknames são permitidos.