terça-feira, 12 de agosto de 2014

A inspiração para quem fica de fora da UEFA. E mais um pouco de Mangala

O FC Porto já entregou a lista de inscritos para o playoff da Liga dos Campeões. Os nomes ainda não são conhecidos publicamente, mas à partida Helton, Opare, Marcano, Carlos Eduardo e Defour são os excluídos. A confirmar.

Carlos Eduardo
Os nomes excluídos da lista para a UEFA podem muito bem coincidir com as dispensas definitivas de Lopetegui, sendo que há duas exclusões forçadas por problemas físicos, outra por ser um recém-chegado e outra por estar no mercado, mas é bom lembrar a lista de pré-inscritos para a Liga Europa de 2010-11.

Um tal de James Rodríguez, que em 2013 custou 45 milhões ao Mónaco e em 2014 foi o melhor jogador do Mundial e custou 80 milhões de euros ao Real Madrid, ficou de fora da pré-convocatória de Villas-Boas para o playoff da Liga Europa. Hoje é unanimemente considerado um dos melhores jogadores do mundo.

Portanto, quem ficar de fora não recebe um atestado de falta de qualidade, mas sim um desafio que tem que superar. Como James Rodríguez o fez.

PS1: A criatividade para explicar o negócio Mangala, em diversos espaços na internet, surpreende. O FC Porto, de modo a evitar um Garay v2.0 como no primeiro comunicado do Benfica à CMVM (ainda recordo os fervorosos que vendiam a mãe para provar que o negócio foi de 15 milhões de euros), explicou de imediato que os 30,5 milhões de euros correspondiam a 56,67% do passe. Mas há quem até o português explícito consiga contrariar.

Como é natural, o FC Porto vai ter encargos sobre os 30,5 milhões de euros. Há a comissão a Jorge Mendes, que ronda sempre os 10%, o prémio de fidelidade ao jogador e o mecanismo de solidariedade. O que meia dúzia de iluminados não compreendem, ou não querem compreender, é que o que o faz de Mangala um grande negócio é que o FC Porto não vai ter que pagar as intermediações sobre os 22,6 milhões de euros inicialmente previstos, que era o que «temia», mas sim sobre os 30,5 milhões, verba acrescida em quase 8 milhões após as complexas negociações com a 3.ª parte.

Sim, é um enorme negócio. Como a única entidade a receber é a FC Porto SAD, deixemos os demais entreterem-se com a matemática e a criatividade para tentar não aceitar aquilo que até o jornal Record consegue perceber.


8 comentários:

  1. TdD tem ideia de quando será conhecida a lista de inscritos?

    ResponderEliminar
  2. o engraçado é que estas continhas comissões e afins só se esmiuçam quando se trata do Porto. quando é com os outros ninguém se preocupa em fazer essas contas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ilusão dos adeptos não importa, o que importa é a situação real da SAD. Se há quem encontre conforto ao florear números, mais preocupados em não ficar pior na foto do que os rivais, é com eles.

      O que cada adepto pensa não acrescenta nem subtrai um único euro à SAD, portanto, adiante.

      Eliminar
    2. TdD que achas desta situação do Rojo. Aposto que o presidente dos calimeros vai tentar copiar o Porto (como vem sendo hábito) tentando fazer um negócio nos moldes do Mangala com a Doyen..só que conhecendo bem os calimeros de certeza que vão entrar com exigências absurdas e no final o Rojo fica no clube contrariado. esperemos que sim. para mim é o central mais sobrevalorizado do momento. espero que fique naquele clube que contamine o balneário.

      Eliminar
  3. TdD ha algum fundamento de verdade no rumor de que o sporting estava a tentar andré silva? Corre num blog...

    ResponderEliminar
  4. TdD, algum detalhe sobre o jogo de hoje com a Académica?

    ResponderEliminar
  5. Darder no Porto? Fals-se que o Porto apresentou 4,5M ao Málaga pelo jogador!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.