domingo, 27 de julho de 2014

Um Ángel da Guarda para Alex Sandro

A imprensa italiana antecipou aquela que podia ser uma possível surpresa para o jogo de apresentação deste domingo: José Ángel está a caminho do FC Porto. Defesa-esquerdo, 24 anos, e para variar mais um compatriota e velho conhecido de Lopetegui.

Ángel, alternativa e
sucessor
O FC Porto garante não só uma excelente alternativa a Alex Sandro como um potencial sucessor a curto/médio prazo, não esquecendo que temos um dos melhores laterais sub-19 europeus para lapidar (Rafa, que vai cumprir a primeira época como senior, na equipa B).

Já anteriormente apontado ao Barcelona, é também um jogador pertencente à carteira da Doyen Sports, com quem recentemente a SAD negociou Brahimi e com quem falta, ainda, oficializar o negócio Mangala e resolver o impasse com Defour.

José Ángel deve assinar este domingo e será o sexto espanhol garantido pelo FC Porto - Andrés Fernández e Iván Marcano já têm ambos acordo, embora ainda não tenham sido oficializados, por isso ainda não se juntaram a Óliver Torres, Adrián e Tello. Seis jogadores espanhóis em dois meses, mais do que todos aqueles que o FC Porto teve em 120 anos de história.

Que tenham tantos cojones como o treinador que lhes abriu as portas do FC Porto, é o que desejo a cada um. A por ellos!

Era uma vez um lateral-esquerdo. Não, dois. Oh pá, três!

Eliseu foi oferecido ao FC Porto em maio, quando estava em final de contrato com o Málaga, pelo seu representante da ProEleven. O FC Porto rejeitou, apesar de Lopetegui ter dito: «É este o jogador que quero!» Mas Pinto da Costa respondeu: «Calma, vamos arranjar melhor».

O FC Porto não conseguiu contratar, por 7 milhões de euros, o melhor lateral-esquerdo que teve na última década. O jogador até estava disposto a reduzir o salário, mas era demasiado caro. Então, Pinto da Costa passou à acção: vamos à caça dos laterais, por esse preço arranjamos 2 bons!

Djavan foi o primeiro. O jogador que há um ano era avançado no futebol amador custou 1,5 milhões de euros. «Para esse tínhamos o Cortez!», protestou Lopetegui junto de Pinto da Costa. «Não, olha que este é que é bom! Até o Sporting e o Benfica o queriam!», argumentou.

Benito, o segundo. Custa 3 milhões de euros. «Ok», concordam Pinto da Costa e Lopetegui. Um mês depois... «Porra, precisamos de um lateral-esquerdo! Estes 2 não dão garantias!», reclamou o treinador. «Calma, eu vou buscar o Eliseu! Só custa 1,5 milhões de euros, é um excelente negócio para nós!». «Mas ó presidente, eu avisei-o há um mês quando ele estava livre! E agora que ele renovou é que vão buscá-lo!?».

Eliseu, o terceiro, por 1,5 milhões. Seis milhões de euros investidos em 3 jogadores, na tentativa de colmatar a ausência do lateral que saiu e custava 7 milhões de euros (sendo que sozinho ganhava menos do que os 3 reforços juntos). Tudo isto para descrever que este seria o tipo de gestão normal para um clube que há 3 meses era dado como morto e em fim de ciclo. O FC Porto, diziam. Só o FC Porto podia estar envolvido neste enredo, afinal de contas, é o clube que está em fim de ciclo!

Agora, troquemos FC Porto por BenficaPinto da Costa por Luís Filipe Vieira e Lopetegui por Jorge Jesus. Ups, afinal estamos mesmo a falar da gestão do clube que, ainda há bem pouco tempo, se congratulava pelo triplete e pelo novo ciclo de domínio no futebol português.

Já ouvi falar em muitos inícios e fins de ciclo. Mas é a primeira vez que vejo um a terminar numa pré-época. 

17 comentários:

  1. Boa noite Tribunal do Dragão
    E o tal interesse em stroubouli? É para fechar o meio campo?
    Para mim começam a ser muitos estrangeiros! O Fcp já teve bastante sucesso com jogadores portugueses, a ver vamos o que acontece!

    ResponderEliminar
  2. Desses reforços apenas trocava o Marcano pelo Benjamin Stambouli. Grande reforço que seria, tantas qualidades que aquele miudo tem que nem vale a pena enumarar. Não sabes de nada sobre ele? É mesmo objectivo ou foi apenas um dos olheiros do Porto que apenas se informou do seu valor?

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Não faço ideia como está agora, mas lembro-me que era bem promissor há uns anos. Depois foi para a Roma, salvoerro na época do Luis Enrique, dececionou e a partir daí foi sempre a descer

    Não sei bem que diga, não o vejo há muito tempo, mas a confirmar-se, se por um lado fico desiludido, porque no papel Opare+Rafa chegava perfeitamente, por outro também é sinal que não vão mesmo dar margem à displicência do Alex e que finalmente há um lateral-esquerdo de raiz para rodar com o brasileiro.
    Fico curioso para ver se poderá estar envolvido no negócio Rolando.

    Já agora, uma pequena nota, fico desiludido é se estava mesmo planeado ser já apresentado amanhã. Até tivemos uma surpresa +- recente que foi uma tragédia (Hugo Leal), nem sempre corre bem, mas é lindo quando aparece um gajo novo do nada nesse jogo!

    ResponderEliminar
  4. Ora, o lateral esquerdo que gosta de tapas (espanhol) mas que se tem alimentado de pizzas (jogado em itália) já está encaminhado. A ver vamos quanto ao médio defensivo apreciador de escargot (francês, pois claro), era bem apostado...

    ResponderEliminar
  5. Magistral xD
    Caro TdD, tens alguma informação sobre a veracidade do interesse do nosso clube no Benjamin Stambouli do Montpellier?

    ResponderEliminar
  6. Do Benjamin Stambouli só sei que aprecio o jogador e gostava de o ter cá, nada mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referi o Stambouli neste mesmo blog há 2 semanas. Hoje ao ler as notícias, não consegui conter o sorriso de quem adoraria ver jogador com o nosso azul e branco. É pena que não se confirme, penso que encaixaria como uma luva no sistema que Lopetegui quer montar. 5 milhões é uma pechincha para a qualidade e idade que tem.

      José Ángel é uma bela aquisição. É um jogador que oferece não só concorrência mas também descanso a um jogador por norma sobrecarregado, sem perder qualidade. É um lateral ofensivo e muito rápido mas que sabe manter a sua ala intacta, algo que o Alex talvez ainda vá a tempo de aprender.
      Em definitivo ou por empréstimo?


      AA

      Eliminar
  7. Eu não conhecia o jogador, é verdade que está em final de contrato?
    Daquilo que li, além de médio tipo Fernando até Dc pode ser.
    Devem ter sido só sondagens! É sub 21 francês?

    ResponderEliminar
  8. Só por curiosidade, quem era o defesa esquerdo de 7 M, o melhor da ultima década ? Só não percebi esse. Ho, ja tou com sono, era o Siqueira ok lol.

    ResponderEliminar
  9. TdD e Javi Garcia???
    Ouvi uns boatos que pode entrar no negocio Mangala?

    ResponderEliminar
  10. E do Danilo ? Dizem que ta de saída. O FCP é dono do passe a 100% e tal como o Alex Sandro tem mais 2 épocas de contrato. Era altura de vender 1 deles ou então renovat-lhes o contrato, pois daqui a uma época ficam em situação de serem um potencial fernando. Com a diferença que a lealdade do Fernando é provavelmente maior, e graças a isso conseguimos uns milhoes

    ResponderEliminar
  11. A do defesa esquerdo está DELICIOSA ;) excelente capacidade de analise.
    Cumprimentos
    Mrodrigues

    ResponderEliminar
  12. Onde vai ser transmitida a apresentação do Porto hoje? Vai passar no Porto canal? Estou a referir me a festa pré jogo e não o jogo que vai passar na sportv!

    Ass: Diogo Correia

    ResponderEliminar
  13. O Rafa algum dia será aposta?

    ResponderEliminar
  14. Boas,

    O defesa esquerdo é uma noticia apreciavel, pois acho que estava a faltar concorrencia para o displicente A.S e que Opare não seria a solução, nem colocar centrais do lado esquerdo, até para salvaguardar lesoes do AS.

    Fala-se agora no empréstimo do Ghillas ao Braga, mas porque raio é que continuamos a favorecer o Braga quando o Braga nunca nos favorece a nós? Já enviamos para lá uma carrada de jogadores, bons jogadores, a custo 0, inexplicavelmente, como são os casos do Alan, Beto, Emidio Rafael, Ukra, M. Lopes, etc. Porque? Nunca retiramos nenhum benificio, nem sequer vamos buscar ninguem ao Braga. Posteriormente vemos o Braga a vender o Lima ao SLB e agora fala-se nas transferencias do Rafa e do Eder para o SLB, coisa que não me acredito, devido aos valores dos passes serem bastante altos, mas porque isto? Ainda para mais, falando-se da venda do Eder, vamos estar a ajuda-los a suprir uma possivel saida deste para o SLB ao emprestar-lhes o Ghillas? Há coisas que não se entende.

    ResponderEliminar
  15. Será que o Defour ou o Rolando não servirão de moeda de troca pelo José Angel?

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.