sábado, 19 de julho de 2014

Inscrições na UEFA: um enorme problema para resolver

É cedo para perceber se o FC Porto formou uma grande equipa. Mas está a formar um grande plantel, com grandes jogadores... e com Lopetegui muito provavelmente a moldar um 11 que não vai incluir nenhum jogador português. Mas o tema aqui em destaque não é o jogador português, nem tampouco a pouca aposta neles, mas sim as inscrições nas competições europeias 2014-15.

Um reforço inesperado?
Surge desde já uma garantia: no máximo, o FC Porto só vai poder inscrever 21 jogadores na lista A e nenhum deles será jogador formado no clube (o único que preenche este requisito é... David Bruno, lateral da B, e se for inscrito a lista A passa a ter 22 jogadores), à imagem do que já aconteceu em 2013-14. Aliás, face ao elevado número de estrangeiros já contratados e de outros que estão para vir, o FC Porto até corre o risco de não preencher as 4 vagas destinadas a jogadores formados no país.

Há uma coisa que está garantida: o FC Porto vai inscrever 17 jogadores estrangeiros. Nem mais, nem menos. Como não há nenhum jogador formado no clube para ocupar uma das 4 vagas a eles destinadas, falta saber quem preenche as 4 vagas de jogadores formados no país.

Neste momento, o FC Porto tem 8 jogadores que preenchem esse estatuto: Ricardo Nunes, Abdoulaye, Josué, Licá, Ricardo Pereira, Quaresma, Varela e Sami. Desta lista de 8 jogadores, há a possibilidade de nem sequer ficarem pelo menos 4 no plantel. Por isso, a não ser que Lopetegui escolha 4 destes jogadores para manter no plantel ou que se contrate mais um jogador formado no país (possibilidade que se desconhece), então o FC Porto corre o risco de ter menos de 21 jogadores na lista A para a UEFA. Se houver apenas 3 jogadores formados no país, serão 20, e por aí adiante.

Então e Gonçalo Paciência?

Gonçalo não ocupa
vaga na lista A
Sim, Gonçalo Paciência pode ser inscrito e sê-lo-á se ficar no plantel. A diferença é que não vai ser inscrito na lista A. Como nasceu depois de 1 de janeiro de 1993, vai ser inscrito na lista B, que inclui os jogadores jovens. Para os jogadores poderem ser incluídos nesta lista, além de terem que ter nascido depois de 01-01-1993, têm que ter cumprido pelo menos 2 anos no FC Porto.

Por isso, Kayembé, Lichnovsky, Pavlovski, Pité e outros jovens com menos de 2 anos de FC Porto não vão ser inscritos na Liga dos Campeões, ou pelo menos não nesta lista. O mesmo vale para Ricardo Pereira e Oliver Torres, por exemplo. E não, Abdoulaye e Josué não contam como jogadores formados no FC Porto, pois não cumpriram 3 épocas completas no clube entre os 15 e 21 anos.

Nesta lista B, podem ser inscritos Kadu, Mikel e Gonçalo Paciência, além de basicamente qualquer jovem nascido depois de 1 de janeiro de 1993 que tenha pelo menos 2 anos de FC Porto.

Os 17 estrangeiros

Aqui as coisas vão complicar-se. O plantel ainda vai receber novos reforços (Iván Marcano, Casemiro e Brahimi estão garantidos e vão ser oficializados em breve) e também vai haver várias saídas, mas é praticamente certo que Lopetegui vai ter que excluir jogadores da equipa A, porque não haverá vagas para todos.

Opare sem espaço?
O Tribunal do Dragão apresenta uma possível lista de inscritos, sendo que obviamente não passa de um exercício especulativo, até porque há jogadores incluídos nesta lista de 22 jogadores que vão sair. Mas não deixa de ser um exemplo de que vai ser difícil formar a lista definitiva.

Então, vamos a isso:

Jogadores formados no clube: David Bruno (é o único que pode preencher esta vaga - nasceu antes de 01-01-1993 e esteve durante pelo menos 3 anos no FC Porto entre os 15 e os 21 anos).

Jogadores formados no país: Ricardo Nunes, Ricardo Pereira, Varela e Quaresma.

Jogadores estrangeiros (máximo 17, sob qualquer circunstância): Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Reyes, Marcano, Maicon, Indi, Casemiro, Defour, Herrera, Quintero, Evandro, Óliver Torres, Brahimi, Adrián, Tello e Jackson Martínez (Para um jogador entrar nesta lista, pelo menos outro vai ter que sair).

Jogadores dispensados/dúvidas/sem vaga para serem inscritos: Helton, Abdoulaye, Lichnovsky, Opare, Carlos Eduardo, Kelvin, Kayembe, Josué, Sami, Licá e Ghilas. E todo e qualquer reforço que venha a seguir, pois para entrar alguém terá que sair.

Jogadores da lista B: Kadu, Mikel, João Graça, Ruben Neves, Gonçalo Paciência, Andorinha, Filipe Ferreira, Rafa, Rui Moreira, Francisco Ramos, Leandro Silva, Tomás Podstawski, André Silva, Ivo Rodrigues e Frédéric, além dos sub-19 com dois anos de FC Porto.

Como vêem, vai ser extremamente difícil compôr a lista. Opare, por exemplo, dificilmente será inscrito (a não ser, claro, que se registem várias saídas), porque David Bruno é o único jogador formado no clube e pode fazer as duas laterais, assim como Ricardo, Marcano e Indi podem dar uma perninha no flanco. Para Carlos Eduardo ou Josué entrarem, teria que sair alguém, sendo Evandro o nome mais discutível, pois todos os outros estão garantidos. Quem sai para outros entrar?

Por isso, lançamos o desafio aos leitores: componham a lista que gostariam de ver para as competições europeias, lembrando sempre o seguinte critério:

4 jogadores formados no clube: jogadores nascidos até 01-01-1993 e que tenham estado pelo menos 3 anos no clube entre os 15 e os 21 anos (só David Bruno é opção aqui).

4 jogadores formados no país: jogadores que jogaram em Portugal pelo menos 3 anos entre os 15 e os 21 anos. Até podem ser 5 os inscritos aqui, mas assim só seria possível inscrever 15 estrangeiros, e por aí adiante.

17 estrangeiros: jogadores nascidos antes de 01-01-1993 e/ou que não estiveram 3 anos em Portugal entre os 15 e 21 anos.

Lista B: jogadores nascidos depois de 01-01-1993 e que tenham estado pelo menos 2 anos no FC Porto.

Errata: Como alguns leitores alertaram, e bem, de facto Kelvin pode ser inscrito na lista B, isto caso fique no plantel, o que é dado como uma grande improbabilidade.

50 comentários:

  1. Brilhante Tribunal do Dragão!

    Este é o tema principal da nossa agenda...

    Da lista que fizeste, e cruzando a informação que vem sendo veiculado na CS, conclui-se que será precisamente o espaço de Maicon que Lichnovsky conquistou... (venda?)

    O Opare deveria entrar e é muito difícil especular no lugar de quem...

    De resto, acho muito bem e são as normas da UEFA a funcionar em benefício da formação do clube!

    Temos jogadores com potencial para serem alternativas a partir da lista B, por cada sector: Rafa na defesa, Rúben Neves no miolo, Gonçalo no Ataque...

    Compete ao clube e ao treinador credibilizar estas alternativas da lista B. Há muito tempo que existem estas regras do jogo. Acredito que o novo treinador tenha sido contratado a 3 anos essencialmente para jogar melhor com elas do que aquilo que temos feito...

    Mas é um problema antigo, já tem vários anos, esperemos que a sua resolução não seja só teoria...

    Neste sentido, os jogadores dispensados/sem vaga para serem inscritos na Liga dos Campeões deveriam ser colocados noutros clubes (a lista, mesmo que especulativa, faz todo o sentido)

    ResponderEliminar
  2. O Victor Garcia não entra na lista B?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, porque não tem duas épocas completas no FC Porto. E nem deve ficar no clube...

      Eliminar
    2. O Victor nunca conseguirá ser 'formado no clube', certo? Nem em Portugal, portanto.

      Eliminar
    3. Mas, não deve ficar porque vai ser emprestado ou vendido? Preferia a primeira opção...

      Eliminar
    4. Nao deve ficar? mas sai emprestado ou vendido?
      eu acho que ele tem qualidade e sim ele depois da epoca passada deveria jogar na primeira liga por emprestimo para ganhar outra estaleca e mais maturidade

      Eliminar
  3. Gk: Ricardo; fabiano kadu
    DD: Ricardo, Danilo
    De: Alex Sandro; rafa
    DC: Marcano;Maicon, indi; reyes.
    Mc: casemiro, Josué, herrera, Oliver
    OMC: brahimi, Evandro
    EE: quaresma, Otello
    Ed: quintero, Adrian, ivo
    PL.s: Jackson,ghilas, paciencia

    N vejo dificuldade nenhuma. Defour, lica, Varela, SAMi são para dispensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razao , tira o reyes e mete um miúdo QQ. Por isso é k o treinador queria o rolando no plantel, mas esse lembrou-se de estragar o esquema todo.

      Eliminar
  4. Guarda Redes: Ricardo e Fabiano (até Janeiro não se justifica inscrever o Helton; em Fevereiro pode-se fazer alterações, e logo se vê);

    Defesas: Alex Sandro, Maicon, Indi, Danilo, Marcano, David Bruno e Opare (deixo de fora o Reyes porque acho-o inexperiente e foi nesse sentido que Marcano foi contratado; Opare pode fazer as duas laterais, segundo o que li. Assim teríamos 1 suplente para cada posição);

    Médios: Casemiro, Herrera, Quintero, Oliver, Josué; e para a última vaga do meio-campo Evandro ou Carlos Eduardo (depende das ideias de Lopetegui. Até pode ser o próximo reforço para o meio-campo)

    Avançados: Tello, Adrian, Jackson, Quaresma, Brahimi, Ghilas; e para a última vaga de avançados Ricardo Pereira, Licá ou Sami.

    Na lista B: Kadú, Mikel, Rúben Neves, Ivo Rodrigues, Gonçalo Paciência e André Silva. Julgo que não se justifica inscrever mais jogadores através desta lista.

    Isto é apenas a minha opinião... mas estou convicto que não deve fugir muito disto, até porque não há possibilidade.


    PS: Excelente blog!! Continuação do excelente trabalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A meu ver, contando que o FCP ainda vai contratar pelo menos mais 2 estrangeiros, GR e 1 MDC, vai ter que haver uma bela limpeza, pois não vamos ficar com 40 jogadores ou coisa que o valha e a grande maioria será estrangeiros, até porque não temos quase tugas.

    Portugueses que vão ficar devem ser: Quaresma, Josué, Ricardo e Ricardo Pereira. Todos os outros devem sair do plantel.

    Oliver não deve ser inscrito. Levar Quintero, Oliver, Evandro, Brahimi? Para que?

    Se for contratado um GR o Fabiano já não é inscrito e deve ser vendido. É só o Ricardo.

    Adrian e Martinez como PL's, Ghillas fica muito injustamente de fora, mas compreende-se.

    Opare deve fazer parte por causa do seu estatuto. Não veio para cá para ser preterido nestas situações certamente.. Jogador com algum cartel.

    Vai ser de facto muito dificil compor a lista, mas a culpa é do FCP que não olha para o jogador portugues nem na sua formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Oliver foi enprestado para ser utilizado e rentabilizar. Nao acredito que não seja inscrito!

      Eliminar
    2. Joel o Oliver é uma aposta do treinador e um dos que melhor entende a filosofia de jogo que este pretende...dessa forma não acredito que o Lopetegui o deixe de fora.

      Eliminar
  6. Eu acho que isto de tao complicado que é que ate passa a ser um pouco obvio porque nao ha muito por onde escolher...ha a duvida se varela fica, pelo menos eu tenho e muito essa duvida

    Dado a lista que foi apresentada pelo blog tirava o varela da lista dos formados em portugal (adrian, tello, brahimi, quarema, ricardo, varela para extremos 6 e ate porque ha duvidas em relaçao a se fica ou nao, e colocava o josué se bem que tambem ha duvidas se ele fica ou nao embora por mim ficava) depois retirava o evandro e metia o carlos eduardo... dos que ficam bora da lista: Helton, Abdoulaye, Lichnovsky, Opare, Defour, evandro, Kelvin, Kayembe, varela, Sami, Licá e Ghilas
    helton ate novembro/dezembro talvez com a lesao
    abdou ou vai emprestado ou vendido a quem der mais
    lichnovsky vai para a b (muito central estrageiro na B)
    defour por mim era vendido
    evandro sinceramente nao vejo nada de mais nele nao sei se ficaria no plantel ainda para mais com os reforços que vieram nao sei se nao será outro sandro
    kelvin eu emprestava-o ou ao guimaraes ou ao nacional, nao sei é um pressentimento
    kayembe vai para a B
    varela eu gosto dele e gostava que ficasse mas... com os extremos que ha agora e com a vontade que mostrou em sair acho que o clube nao o deve prender
    sami talvez outro rossato ou outro sandro
    lica vendia-o nao tem qualidade para o porto mas acho que foi muitas vezes maltratado pelos adeptos injustamente

    sobram opare e ghillas que acho que vao ser quem vai ficar no plantel e mais vai sentir psicologicamente nao ser inscrito... isto se ghillas ficar nao é porque ele ainda nao ter vindo de ferias e falar-se em vir outro PL com sem jackson sair... da que pensar mas ai seria dinheiro que nao seria investido na champions porque esse novo PL nao iria ser tambem inscrito

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,

    O problema reside única e exculsivamente em não conseguirmos preencher os 4 lugares da formação FC Porto. Os formados localmente estão quanto a mim bem preenchidos e o termos o Ricardo (gr) contratado foi muito por isto certamente.
    E "esquecendo" que todos os outros estão garantidos, eu apenas trocava o Ricardo Pereira por Josué ou o Licá ( sim repito o Licá!) e "para equilibrar" sai um dos miudos Olivier ou Quintero e entra Opare. " Morta" a criatividade sobraria a defesa reforçada

    ResponderEliminar
  8. Tdd, será que o herrena n sai para a fiorentina? Um jogador fraco como ele podia sair para dar a vaga a outro.

    ResponderEliminar
  9. Diz-se que vamos contratar um joker... Para o lugar de quem? Alguma ideia de quem vai ser?

    ResponderEliminar
  10. São 17 estrangeiros a poder ser inscritos, não 16.

    ResponderEliminar
  11. Um post sobre quem será o capitão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se com Lopetegui o capitão é escolhido por decisão do treinador ou por votação...

      O Helton é líder reconhecido no balneário e o Quaresma tem que ser incluído no lote por imposição contratual. O resto não sei. Por mim seria Danilo.

      Eliminar
    2. Por mim também seria Danilo. Ou Maicon.

      Eliminar
  12. Repetiu o Defour em duas listas.

    Quanto à braçadeira de capitão, o Maicon vai para a 6ª temporada. Se assumir a titularidade pode ser um bom capitão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo alerta, e já agora ao leitor que também alertou para os 16 (faltava um).

      O Maicon podia ser um bom capitão, mas o problema é que duvido que vá ser titular e se aparecesse uma boa proposta de certeza que o deixariam sair.

      Tanto que contra o Venlo, com Maicon em campo, foi Quaresma o capitão...

      Eliminar
    2. Quaresma capitao por clausula contratual? Nao quero acreditar que isso possa ser possivel! Nao, no meu Porto.

      Eliminar
  13. Jogadores formados no clube: David Bruno.

    Jogadores formados no país: Ricardo Nunes, Ricardo Pereira, Quaresma.

    Jogadores estrangeiros (máximo 17, sob qualquer circunstância): Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Reyes, Marcano, Maicon, Indi, Casemiro, Carlos Eduardo, Quintero, Evandro, Óliver Torres, Brahimi, Adrián, Tello e Jackson Martinez. A vaga sobrante seria para GR ou Opare ou médio que ainda falta chegar.


    Jogadores vendidos: Abdoulaye, Defour, Herrera, Josué, Licá, Varela, Ghilas, Djalma e Kleber.
    Jogadores emprestados: Kelvin, Sami.
    Jogadores em dúvida: Opare, Carlos Eduardo (se Herrera ficar)
    Jogadores sem vaga para serem inscritos: Helton, Lichnovsky, Kayembe.

    Fácil.

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ghillas é muito bom jogador e foi uma aposta pessoal de PInto da Costa, não me parece que saia assim sem mais nem menos, nem merece tal desfecho.

      Não entendo porque levar Quintero\Evandro\Oliver e Brahimi se todos ocupam a mesma posição ou pelo menos podem faze-lo. Oliver deve ficar de fora, não me acredito sequer que vá dar muitas cartas neste fcp, uma vez que o ano passado estava numa equipa muito mais fraca e mal jogou.

      Se vier um GR, Fabiano já não é inscrito, não faria sentido. Opare com o estatuto que tem não me parece que tenha vindo para ficar de fora da lista da UEFA.

      Josué deveria ficar, mas são opinioes, de resto concordo com quase tudo.

      Eliminar
  14. Na minha opinião um plantel equilibrado deve ter 24 jogadores. 3 guarda redes, 3 avançados e 2 jogadores por posição. Na minha humilde opinião TDs os jogadores que n puderem ser inscritos n deviam sequer ficar no plantel. É desmotivador ficar ah parte qd o objectivo de um plantel é ser um grupo e o lider deve tratar TDs poe igual.

    ResponderEliminar
  15. Desculpe a ignorancia mas jogadores naturalizados contam como portugueses?
    Por exemplo maicon, esta em portugal a mais de 5 anos poderias pedir nacionalidad portuguesa.. Indi, nasceu ca, tambem poderia pedir nacionalidade..
    Nao sei se tou a dizer asneiras

    ResponderEliminar
  16. TdD, o Kelvin ainda não completou 3 épocas pelo FC Porto?

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
  17. Caro Tribunal o kelvin não é considerado formado em PT ?! Chegou com 18 anos e fez uma época no rio ave e 2 no porto ...

    Makayy

    ResponderEliminar
  18. bom dia e saudações portistas a todos!!
    finalmente hoje vamos ver o nosso porto na televisão e com esta chuva( pelo menos aqui no porto) nada melhor para um final de sábado.

    acho interessante o tópico do capitao pois acho que nenhuma equipa consegue lutar por títulos se não tiver um( ou mais) grande capitao e acho que está muito difícil encontrar um neste plantel

    o tribunal acha que maicon não será titular e isso deixa-me preocupado porque para mim era um potencial capitao( mais pelo tempo de casa do que pelo carisma) mas principalmente porque me parece o melhor central estando bem física e mentalmente,não gostaria de ver uma dupla de esquerdinos e uma dupla Reyes e Bruno Indi não me deixa muito tranquilo para já.

    a escolha de Danilo também me surpreende porque ainda vejo o Danilo muitas vezes ausente nos jogos e com muitas desatenções o que não abona muito a favor de um capitao não conhecendo a vertente do Danilo no balneário do FCP que pode ser um jogador com peso coisa que desconheço, mas para o tribunal meter o nome dele é porque deve conhecer bem o seu perfil de balneário.

    a conclusão que chego é que falta fazem HOMENS como João Pinto Vitor Baia Jorge costa Aloisio Pedro Emanuel Lucho Gonzalez Paulinho santos Rui Barros e mais alguns que os meus amigos portistas de certo se lembram e recordam com saudade, a esperança que tenho é que alguns que pertencem á formação portista consigam passar a mensagem do que é o porto e que alem de jogadores consigam também formar homens e potenciais capitães do futuro

    saudações portistas e um bom jogo a todos

    ResponderEliminar
  19. o joker pode ter morrido com o Heath Ledger mas o verdadeiro será sempre o jack Nicholson :)

    ResponderEliminar
  20. Bom dia...
    Em relação ao Kelvin, penso que se ele ficar no plantel poderá ser inscrito nas competições europeias sem problemas...
    Em primeiro lugar ele já completou 3 épocas a jogar em Portugal (1 no Rio Ave e 2 no Porto) por isso já é considerado formado localmente;
    Depois porque ele nasceu a 01/06/1993, ou seja pode ser inscrito na lista b... Pelo menos é a leitura que eu faço, mas posso estar errado...

    Em relação ao resto da lista, eu preferia que a ter de ficar alguém fora da lista fosse um central...

    ResponderEliminar
  21. TdD parabéns pelo excelente Blog que aqui dispõe. Já faz parte da minha leitura diária obrigatoria...

    Apenas tenho uma dúvida: o Kelvin não é já considerado como formado em Portugal? É que o jogador já se encontra em Portugal há 3 anos e, se não estou em erro, chegou logo que fez 18. Nessas condições, penso que já cumpre os requisitos da UEFA. Aliás, tenho ideia que apenas o empréstimo ao Rio Ave (que aconteceu no seu primeiro ano em Portugal) o impede de ser considerado como formado no clube. TdD, seria possível elucidar acerca desta questão? Obrigado

    ResponderEliminar
  22. Bom dia.

    O tema é de facto pertinente.

    Uma pergunta. O Abdoulaye não conta como formado no Porto? Se ficar no plantel poderia abrir uma vaga. O Maicon é que teria de sair.

    Cump.

    ResponderEliminar
  23. O Kelvin não conta como formado em Portugal, podendo eventualmente até ser inscrito na lista B? Nasceu a 1 de Junho de 93 e já fez 3 épocas em Portugal, as 2 últimas no Porto (perfazendo os tais dois anos necessários para a inscrição na lista B). Ou o requisito das épocas dos 15 aos 21 é até ao dia em que o jogador completa os 21 anos e nem um dia após essa data é contabilizado? É que só nesse caso é que o Kelvin não cumpriria os requisitos.

    Não que seja uma questão assim tão importante pois não acredito que fique no plantel, mas fica a dúvida.

    ResponderEliminar
  24. Uma dúvida , o Brahimi já irá treinar na Segunda Feira ? Obrigado e continuaçao de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
  25. O que, neste caso, "estrangeiro" quer dizer é formado fora do país. O Martins Indi saiu de Portugal com três meses e nunca jogou cá. Logo não conta como formado em Portugal. Por outro lado, o Sami é guineense, mas como fez a formação em Portugal, conta como "nacional".

    ResponderEliminar
  26. Se os anos de empréstimo n contam para a FIFA mais vale n emprestar jogadores. Estupidez, já que o contrato é que devia contar. Assim se queremos ter jogadores formados no clube temos de apostar neles qd estes são ainda imaturos.

    ResponderEliminar
  27. A nacionalidade não interessa. o Indi foi para a Holanda com 3 meses, ou seja, nunca competiu em Portugal.

    ResponderEliminar
  28. A uns tempos neste blog li voce(quem escreve) a dizer num comentario que o ze antonio nao seria grande exemplo para ninguem da equipa B dado que nunca jogou na A e concordo posto isto acho que um potencial jogador que poderia ser o "patrao" da B pelo seu portismo, pelo que ganhou no porto, por ja ter jogado na A, e por ser uma exelente pessoa seria o Candido Costa e ate mesmo dado ao estado da carreira dele e actual idade (33 anos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fui eu quem escreveu o comentario e gostava de saber a sua opiniao quanto a isto

      Eliminar
  29. as minhas opções:

    da Lista A para a baliza:
    ● Fabiano
    ● Ricardo (ex-Académica)
    opção principal da lista B (que tem mais guarda-redes):
    ● Kadú

    o Hélton não convém que ocupe vagas a partir do momento que ainda está lesionado e não se sabendo ao certo quando estará disponível.
    a rever em Janeiro, sendo que para ele entrar teria de sair o Fabiano e não o Ricardo, visto que o ex-Académica ocupa uma vaga (para formados em Portugal) que o Hélton não pode ocupar.

    _______________________________________________________
    da Lista A para a defesa:
    ● Danilo
    ● Alex Sandro
    ● Martins Indi
    ● Marcano
    ● Maicon
    ● Reyes
    opção principal da lista B (que tem mais defesas):
    ● Rafa

    o Opare ficaria apenas para as competições nacionais. as laterais ficariam com o Danilo e o Alex, e para qualquer eventualidade teríamos o Martins Indi (para a esquerda), o Ricardo (para a direita e para a esquerda) e o próprio Maicon para a direita.

    _______________________________________________________
    da Lista A para o meio-campo defensivo:
    ● Casemiro
    opções principais da lista B (que tem mais trincos):
    ● Mikel (quando estiver apto)
    ● Rúben Neves
    ● Tomás

    o Defour seria vendido. depois ainda poderíamos ter a subida do Reyes para qualquer eventualidade.

    _______________________________________________________
    da Lista A para o meio-campo ofensivo:
    ● Óliver
    ● Quintero
    ● Herrera
    ● Josué
    ● ???
    opções principais da lista B (que tem mais médios):
    ● Leandro

    o Óliver, sendo opção clara do Lopetegui, obviamente está garantido. os restantes.. enfim, é aqui que estão as minhas maiores dúvidas. deixamos de fora jogadores que, em condições normais, sem limites, ninguém veria com maus olhos que fossem opções na Champions (Herrera, Quintero e Carlos Eduardo)? deixamos de fora jogadores que entraram este ano no plantel (Evandro)? só fico com 3 vagas para estes 4. optei pelo Quintero (pelo perfil diferentes dos outros 4), pelo Herrera (pelo potencial que mostrou no CM e que pode concretizar por cá - se bem que não diria que não a uma venda por valores próximos do que o futebol que mostrou no Brasil justificariam) e.. não me consigo decidir. Carlos Eduardo ou Evandro.. um destes 2. dores de cabeça para o Lopetegui. eventualmente depende de possíveis ofertas que haja para alguma venda (mais do Carlos Eduardo do que do Evandro, visto que veio este ano..). e ainda temos o Brahimi a poder dar uma perninha no meio-campo.

    _______________________________________________________
    da Lista A para as alas ofensivas:
    ● Tello
    ● Adrián
    ● Brahimi
    ● Quaresma
    ● Ricardo
    opções principais da lista B (que tem mais extremos):
    ● Kelvin
    ● Ivo
    ● Frédéric

    o Tello, Adrián e Brahimi, sendo novas contratações, obviamente ficam. sendo que temos o Quaresma e o Ricardo a ocupar as vagas de formados em Portugal, as alas ficam preenchidas com estes 5. 5 jogadores pode parecer muito para apenas 2 lugares, mas com o Ricardo a poder ajudar nas laterais defensivas e o Brahimi a poder jogar mais no meio-campo, as coisas ficam mais equilibradas. o Varela seria para sair.

    _______________________________________________________
    da Lista A para a frente de ataque:
    ● Jackson
    ● Ghilas
    opções principais da lista B (que tem mais pontas-de-lança):
    ● Gonçalo Paciência
    ● André Silva

    o Ghilas, mesmo não ficando, verá a sua vaga ocupada por quem vier para o seu lugar. o mesmo para o Jackson. por isso essas duas vagas têm de ficar disponíveis para este lugar.


    parece que podemos receber mais um trinco (com um perfil mais "Fernando" e menos "Casemiro") o que pode vir a ajudar a definir melhor as escolhas (a vir alguém é porque é para ficar.. e aí contaria com o Casemiro para também poder jogar a #8 e deixava de ter de escolher um de entre o Carlos Eduardo e Evandro)..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só para resumir:
      - nas vagas para formados no clube, estaria (quase por formalidade) o David Bruno.. SÓ.
      - nas vagas para formados em Portugal estaria o Josué e os três Ricardos.. o Nunes, o Pereira e o Quaresma.
      - do restante plantel, deixaria de fora o Hélton (parece que vamos mesmo ser forçados a fazê-lo), o Ba, o Igor, o Opare, o Defour, o Carlos Eduardo/Evandro, o Kayembe, o Licá, o Sami e o Varela. alguns para tentar ceder (Ba, Defour, Licá, Varela, Sami) outros para ficarem por cá a jogar apenas as competições nacionais (Opare, Carlos Eduardo/Evandro) e outros para ficarem na B (Igor, Kayembe).
      - o Kelvin ficaria na lista B.

      as possíveis entradas e saídas que ainda aí vêm vão ajudar a definir muito disto.
      ainda hoje na capa d'O JOGO se fala da cedência do Josué..
      para mim só fará sentido se sempre entrar um novo trinco (e repito, "mais Fernando" e "menos Casemiro"), e o próprio Casemiro passar a também ser opção para #8. tenho alguma pena pelo Rúben.. mas que isso não seja razão para ele deixar de ser aposta quando o merecer (e a equipa deixar)

      Eliminar
  30. Boa noite,

    TdD com a notícia que hoje veio a público do nosso Ricardo Costa ter rescindido com o Valência, não acha que seria uma excelente oportunidade de negócio para o FCP?
    - Um líder
    - Jogador formado em Portugal o que facilitaria as inscrições na UEFA,
    E parece me ser superior a Marcano.
    Gostava de saber a sua opinião.

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. e o Kadú? É formado do Porto e que deveria ser o 3º redes nas competiçoes europeias.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.