terça-feira, 19 de setembro de 2017

Marega: 11 dados para compreender o camisola 11

É um nome incontornável neste arranque de época. Encabeçava qualquer lista de dispensas na pré-época, mas Sérgio Conceição, entre um misto de falta de alternativas e de vontade de recuperar um avançado que viu fazer golos em Guimarães, apostou em Marega. Os adeptos dividem-se: uns aprenderam a apreciar o que Marega pode oferecer à equipa e os golos que já marcou, outros preocupam-se que o ataque possa estar dependente de um jogador com notórias debilidades técnicas e que se impõe, basicamente, pela sua capacidade física. 

Isto é o que dizem os números, num levantamento d'O Tribunal do Dragão sobre as 6 jornadas já disputadas no Campeonato (Marega jogou 58 minutos na primeira jornada e não falhou um minuto desde então). 


Eficácia - Marega leva 4 golos nos jogos já disputados, à média de 6 remates por partida, o que lhe dá uma eficácia de 16,67% na hora de concretizar. Já acertou duas vezes na trave.

Enquadramento - Marega é o 3º mais rematador de todo o campeonato (24), apenas superado por Aboubakar (26) e Jonas (29). Entre todos os seus remates, 15 foram efetuados já dentro da grande área e 42% não foram à baliza. Um dado a melhorar. 

Para onde Marega remata (Squawka)
Ocasiões falhadas - Marega já desperdiçou 4 ocasiões de golo flagrantes no Campeonato. Tantas quanto Bas Dost e apenas superado por... Aboubakar, que falhou sete. Apesar de Aboubakar ter para já mais eficácia (19,2%), a eficácia dos dois africanos não apresenta grandes diferenças.

Faltas - A sua dimensão física obriga a que, muitas vezes, os adversários sejam obrigados a recorrer à falta para evitar a progressão de Marega. E neste caso, o maliano é o 2º jogador mais castigado do FC Porto, ao ter já sofrido 12 faltas. Pior só Brahimi (17).

Bolas perdidas - É o caso mais alarmante em Marega: a quantidade de vezes em que uma bola nos seus pés, na manobra ofensiva da equipa, é uma bola perdida. É de longe o jogador do FC Porto que mais vezes perde a posse de bola, entre passes falhados, receções falhadas, maus cruzamentos ou dribles incompletos. Nas 6 primeiras jornadas, foram mais de 80 as ocasiões em que Marega desperdiçou a posse de bola. Curiosamente, em dois jogos em que a sua exibição até foi apreciada por alguns adeptos (Chaves e Braga), perdeu 21 e 22 vezes a bola, respetivamente. Demasiado.

Passe - É o jogador que pior passa a bola, com exceção do guarda-redes (falham muitos passes entre pontapés de baliza e lançamento longo). Marega tem uma eficácia de apenas 69,5% no passe. O segundo pior, curiosamente, é outro avançado, Soares, com 74,1%. Este dado merece preocupação por Marega ser um dos jogadores que mais tenta o passe curto em detrimento do passe longo (média de 15 metros por passe - só fez uma variação de flanco no Campeonato), mas ainda assim ser o menos eficaz. 

Passes para ocasião - Apesar de ser o menos eficaz no capítulo do passe, Marega já criou 6 ocasiões de golo para os colegas no decorrer do Campeonato. Melhor só Brahimi, Maxi Pereira, Óliver, Ricardo e Alex Telles, este último com 3,3 por jogo. Isto também indica que as ocasiões de golo do FC Porto são quase sempre construídas pelo corredor e, tirando Óliver, ninguém o faz pelo eixo central. 

Papel na defesa - Em média, Marega tem uma ação defensiva eficaz por jogo. Quatro delas foram pontapés para fora das quatro linhas e duas cortes que permitiram ao FC Porto recuperar a posse de bola.

Duelos - Quando o assunto é o 1x1 contra um defesa ou uma disputa no jogo aéreo, Marega fica pouco acima do saldo positivo. Marega ganhou 54% dos duelos que disputou, e é no jogo aéreo que está a maior preocupação - perdeu 60% dos lances que disputou. No que toca ao drible, conseguiu passar 10 vezes pelos adversários ao longo das 6 jornadas já disputadas. Não é muito? Não, mas é o 2º melhor registo do FC Porto, pois só Brahimi tem mais. Isto revela também a incapacidade do FC Porto em ganhar lances de 1x1 do meio-campo para a frente e o défice de criatividade que há no ataque. Logo, não surpreende que, perante a falta de criatividade no plantel, Sérgio Conceição recorra à força de Marega. 

Fora-de-jogo - O FC Porto tem solicitado bastante Marega nas costas da defesa, mas o avançado tem dificuldades em ler o jogo. Prova disso é que é o 2º jogador que mais vezes foi apanhado em posição irregular no campeonato, com 7. Ainda assim, muito longe de Seferovic, com 13 foras-de-jogo. 

Cruzamentos - Apesar da quantidade de vezes em que Marega consegue ganhar metros pelo corredor direito, essas jogadas raramente se traduzem em algo com efeito prático. Entre os 508 minutos disputados na Liga, só conseguiu fazer um cruzamento (apesar de ter sofrido uma falta para grande penalidade numa jogada deste tipo que não foi assinalada). 

Isto é o que dizem a estatística e os factos. E os adeptos, que dizem?

21 comentários:

  1. Os adeptos na generalidade não sei... Pessoalmente, e aceitando que Marega não tem qualidade para o FCP, para mim é juntamente com Brahimi um elemento essencial do actual plantel. Se nunca pensei dizer isto, a verdade é que neste momento é o que sinto. Prefiro o Marega a lutar e a perder bolas do que ver Corona a "não ligar a minima" (o adjectivo a aplicar é menos simpático) para o jogo.

    Marega pode não ser jogador para o Porto, ou pelo menos para os anteriores planteis, mas actualmente ganhou o meu respeito pela mais simples das razões... trabalho.

    Se calhar era altura de se valorizar um pouco mais este jogador. Se não pela sua qualidade e estética, pelo menos porque a este ritmo vai vulgarizar os registos do André Silva. Um dado estatístico que se calhar também deveria estar em consideração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100%.. Infelizmente o Corona não se consegue afirmar e mostra a espaços (raros) o talento que tem.. É pena..

      Eliminar
    2. Não é jogador para o Porto, mas é um jogador à Porto.

      Eliminar
    3. É exactamente o que sinto. O compromisso que este jogador assumiu esta época é o seu maior trunfo. A comparação com Corona é a que faço sempre de um lado um jogador dotado de uma técnica invejável mas que está 0 comprometido com o jogo e com a equipa e do outro um jogador que ao nível técnico roça o distrital mas que está focado e compenetrado com o jogo e a equipa.

      Subscrevo na integra o teu comentário

      Saudações portistas

      Eliminar
    4. No fundo, é isto. É mais útil um jogador fraco tecnicamente mas que dá tudo durante 90 minutos, do que um "craque" tipo Corona, Quintero ou Iturbe que passam o tempo todo alheados do que se passa à sua volta.

      Eliminar
  2. E os adeptos o que dizem?! (as vossas sondagens que surgem ali no canto superior direito, não ajudam à resposta?)

    Vocês também não deram no post essa resposta? Creio que li algures aqui:
    "Curiosamente, em dois jogos em que a sua exibição até foi apreciada por alguns adeptos (Chaves e Braga)".

    Observo (bem diferente de apenas ver) a vossa sondagem para MVP, é uma amostra, pequena (230/240 votos por jogo), e o Marega em duas jornadas consecutivas, foi eleito por 59/60% dos Portistas o MVP, e as exibições do Marega foram apreciadas apenas por "alguns" adeptos?! Essa pequena amostra (a vossa sondagem), afirma que para uma larga maioria de Portistas, o Marega foi MVP, e em duas jornadas sucessivas!

    Mas provavelmente, a larga maioria de Portistas, não tem capacidade para avaliar um futebolista, nem tão pouco tem valências suficientes para tal!

    Ao Marega, apenas exijo que seja um utilitário comboio (não lhe vou pedir para fazer de Brahimi), e sobretudo que acrescente golos, ao Maliano apenas peço 10 golos, e superará as minhas expectativas mais optimistas!

    Porém, em 6 jornadas o Marega fez 4 golos, uma média de 0,6 golo/jornada, se mantiver esta média (não é fácil), atingirá os 15/20 golos no campeonato, e agora pergunto ao autor deste post, se o Marega alcançar os 15/20 golos em Maio, irão avaliar a eficácia do avançado Marega, quanto a golos marcados? ou ao invès, irão repisar as limitações técnicas de um Atleta que nunca teve escola, e que é profissional há 4/5 anos?

    Há dois meses atras, não acreditava que o Marega ficasse neste plantel, porque também reconhecia as suas notórias limitações técnicas, porém, essas continuam lá. Hoje, não altero a minha opinião sobre as tais limitações do maliano, mas, entretanto já mudei a minha opinião sobre a verdadeira utilidade do Marega neste plantel, e sobretudo dos golos que poderá acrescentar!

    Nota final, o Marega é um avançado (não é P Lança), o seu rendimento aumenta a jogar na direita, mas baixa drasticamente a jogar no meio (posicional, aliás, joga mal de cabeça), mas se jogar na direita a explorar a sua velocidade, também se associa ao P Lança e garante presença fisica na area e golos, aliás era assim que jogava na Madeira e Guimaraes, contudo, essas carateristicas do maliano, permitirá ao Sérgio Conceição uma variabilidade tática, isto é, ora jogar em 4/4/2, ou em 4/3/3! (o Corona que se cuide...)

    PT

    P.S. Quando chegar o "General Inverno", e o FC Porto tiver de jogar em relvados que mais parecem terra lavrada, o rendimento do Marega irá aumentar exponencialmente, afirmo eu, que tal como a larga maioria de Portistas, também conheço pouco o jogo, nem tenho valências para o conhecer!

    ResponderEliminar
  3. Estes dados estatísticos são muito interessantes.
    A sua mais valia é inegável, em Golos, contribuição para a equipa e estamos só a começar... Vai manter ou vai baixar os indicadores???

    A parte negativa:
    Outro dado será a quantidade de oportunidades que foram criadas pelo adversário quando perde a bola. Contra equipas fechadas e serão muitas as equipas assim... As perdas em posse e ataque organizado podem ser nefastas para a equipa, certo?
    Que acham?

    ResponderEliminar
  4. eu diria que quando o porto ficar sem a capacidade e intensidade de marega, danilo, abou e soares teremos grandes problemas ja que nao sera com oliver, andre2, hernani, herrera, corona, layun que vamos la ja que sao tao macios, tao macios e pouco intensos que mete do, depois ainda temos a lentidao de oliver, andre2 e layun, PRECISAMOS HA ANOS DE 3 MEDIOS A SERIO, INTENSOS, RAPIDOS, FORTES E COM TECNICA RAZOAVEL, sao caros?? talvez mas quem da 6M por layun e nao quer o fernandes que ate e portista pelo mesmo.... e quem nao quer battaglia por 2M so porque nao se pode ofender o benfica B de braga..... ta tudo dito. Sem marega nao estavamos em terceiros, tenha ele perdido muitas bolas, tenha ele passado mal algumas vezes, tenha ele feito isto ou aquilo, a jogar bensinho com voltinhas , com passesinhos para o lado, a marcar com os olhos, a aguentar meia parte de jogo ja temos que chegue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te lá com a história dos médios. Com a excepção deste ano, o meio-campo do Porto é sempre o sector mais forte da equipa. E se nem o Óliver é razoável - palavras tuas - queres contratar quem e a que preço? Ah, o Battaglia. Certo.

      HJ

      Eliminar
    2. preciamos ha anos de 3 medios a serio intensos, nao e com oliveres e coronas que impomos a nossa lei, os resultados demonstam no

      Eliminar
  5. Pertenço à turma que pensa ser Marega, até esta altura, o jogador do campeonato.
    Mais, acho até que se perguntar a qualquer treinador da liga Nos se o queriam nos seus planteis, todos diriam sim.

    Não tenho a visão que as "jogadas raramente se traduzem em algo com efeito prático", porque não é só com fantasticos golpes de génio que se condiciona a estrategia dos adversários. Marega tambem o faz de uma forma estupenda: seja através dos sucessivos cartões sacados, seja por via do limite físico, prematuramente, imposto aos defesas. Isto além de ter a opinião que Marega tem margem para melhorar tecnicamente, Sergio é treinador para tal

    De facto Seferovic é um retardado tático.

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente, para alem das variantes técnicas existem aspectos tão ou mais importantes, tal como o comprometimento com o jogo e os níveis de intensidades aplicados....e nisso Marega tem sido dos melhores, com ele em campo os defesas sabem que não podem facilitar 1 segundo, pois correm o risco de terem uma bola colocada no espaço e verem um comboio a correr em direção a baliza adversaria.
    Pode surpreender, mas até com as carências evidenciadas tem sido de longe um dos melhores !
    O que seria Corona com metade das qualidades fisicas e mentais evidenciadas até aqui por Marega

    ResponderEliminar
  7. Excelente levantamento.

    Usas sobretudo o Squawka?

    Era interessante poderes fazer isto mais vezes ao longo da época, com os elementos do plantel que forem justificando a análise. Dá uma perspectiva diferente do rendimento real de cada jogador.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Já me tinha ganho respeito na reação que teve na final da taça ainda com a camisola do VSC, em campo ainda me merece mais. Marega e mais 10, está tudo dito 🙂

    ResponderEliminar
  9. https://www.youtube.com/watch?v=w3r09g3rMW4 -pelo trabalho que faz e por isto já merece o meu respeito

    ResponderEliminar
  10. Marega vale essencialmente pela está física... O homem desgasta as defesas como ninguém e por ser trapalhão, surpreende os defesas e si próprio... Neste momento prefiro Marega a Soares é é continuar a apostar no Maliano... Não me esqueço do ano passado, ele ter tentado " agredir" alguém só porque falaram mal do FCP...

    ResponderEliminar
  11. Um jogador que apesar das suas limitações técnicas tem nos, a nós adeptos, surpreendido pela positiva.
    Um jogador que da tudo em campo e só não vê isso quem não quer e os resultados estão á porta. Claro que o ideal era apurar mais certos aspectos técnicos.
    Mas é preferível ver Marega a dar tudo em tudo o jogo do que ver certos meninos com uma qualidade técnica acima da media a não fazer nada 85 m de um jogo.
    O que nao vale a pena e depois de tanto se criticar um jogador por ficar no plantel e este para já ter calado os críticos , arranjar ,mil e uma desculpas dos prós e dos contras. Nao vejo a fazer-se isso com mais nenhum jogador.

    ResponderEliminar
  12. Não lhe reconheço qualidade para jogar num clube dito "grande", mas à falta de melhor é uma peça do plantel. Não digo "chave" ou "importante", porque ele simplesmente não tem assim tantos benefícios para a equipa quanto isso.

    É claro que uma estatística sem um enquadramento não vale de nada, mas a coisa aqui espelha um bocado a situação: o nível de aproveitamento que a equipa faz do Marega não é tão grande como muitos dizem ser. É a mesma história do André André - "intensidade" (sem saberem o quê que isso significa sequer e acharem que é correr desalmadamente), "garra" e mais não sei o quê, mas a verdade é que no que diz respeito a futebol a coisa é completamente oposta, e são jogadores que não sabem o que é uma bola. A única coisa que o Marega tem dado é pressão na primeira linha adversária e alguns golos, mas a equipa ressente-se completamente por ele ser um jogador incapaz de dar linhas de apoio, fazer uma tabela, jogar minimamente entre linhas como o Soares ou dar continuidade a uma jogada sem fazer porcaria. O Sérgio queixa-se dos comentadores acharem que controlar o meio campo é só meter médios lá para o meio e tem razão, vem falar de dinâmicas e uma delas, para além de nos últimos jogos andar o Oliver coladíssimo aos pontas deixando um espaço absurdo no meio, é o Marega ser incapaz de baixar e dar apoio ao meio ligando-o ao sector ofensivo.

    Sumarizando, o Marega, é um jogador sem qualidade para jogar no Porto e está longe de ser um jogador chave, porque esses são o Brahimi e o Oliver (sem eles, principalmente o Argelino, não havia equipa sequer). É um jogador de recurso que está a safar à falta de melhor.

    ResponderEliminar
  13. Não sabe fazer um cruzamento nem uma finta mas deixa tudo em campo, tem um bom jogo de cabeça e por vezes consegue finalizar bem. Penso que vai conquistando os adeptos aos poucos e tem sido um dos culpados do bom inicio de época do Porto. Para consumo interno penso que vai ser muito útil.

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente, não concordo com estar-se sempre a pôr em equação a capacidade técnica do Marega.
    Marega é como tantos outros jogadores que eu já vi atingir o top sem ser um requinte de habilidade técnica. Lembro Viali ou Diego Costa por exemplo. Jogadores que se destacam pelo potencial fisico e objetividade no remate, posicionamento e desenvolvimento das jogadas. Marega tem isso tudo, mas parece-me melhor ainda no aspeto físico e combatividade. Além de que denota uma atitude mental e alegria de jogar como verdadeiro jogador à Porto. Assim sendo deixemo-nos de "tecnicismos" comparativos exacerbados e apoiemos o grande jogador que ali está a nascer que, aliás já o tinha demonstrado em Guimarães. Só os desatentos não repararam e o SC bem sabia o que ali estava, por isso o quiz no plantel.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.