domingo, 15 de maio de 2016

Aperitivo intragável, almoço satisfatório

Uma manhã que nos fez recuar até 2001. O FC Porto já não ia chegar chegar ao título, pois o Boavista já era campeão, e dentro de uma semana havia final da Taça de Portugal, mas houve um gostinho especial naquela vitória por 4x0. Deco fez um hat-trick nesse jogo, na altura ainda na primeira parte, e deixou água na boca dos adeptos para o futuro. Aqueles quase 50 mil adeptos nas Antas sabiam que estava ali um jogador especial, que iria dar muitas alegrias ao FC Porto.

Ontem, também com um 4x0 ao Boavista em fim de época, vimos o mesmo: a estreia a marcar de André Silva. Resistiu, insistiu, felizmente teve uma aposta firme na equipa A e marcou aquele que se espera ser o primeiro de muitos golos. Ele merecia, e quem acredita nele também. 

No futuro não nos lembraremos desta vitória sobre o Boavista, mas oxalá que recordemos sempre este primeiro golo de André Silva. Que seja o dia em que começou a história de um grande goleador do FC Porto. 


Miguel Layún (+) - De regresso aos grandes jogos. Disponibilidade física e tática para tudo, fez um belo golo, aproveitando a sua capacidade de aparecer em zonas interiores, e ainda criou quatro situações de golo. Defensivamente, esteve quase sempre bem - é certo que Layún não é um lateral que defenda muuuuiito bem, mas quantos jogos é que o FC Porto deixou de ganhar por falhas defensivas de Layún? Em época de estreia num grande clube, esteve diretamente envolvido em 26 dos 88 golos que o FC Porto marcou. Ou seja, teve intervenção direta em 29,5% dos golos do FC Porto esta época. De certeza que já ajudou a resolver muitos mais jogos do que aqueles que complicou. José Mourinho disse um dia que com 11 Azpilicuetas ganhava a Liga dos Campeões. Com 11 Layúns, o FC Porto seria campeão. Mesmo que fosse a ganhar 5-4 em todos os jogos.

Iván Marcano (+) - Regressou a grande nível na semana anterior e voltou a fazer uma grande exibição. Na melhor altura possível, pois necessitaremos de um grande Marcano no Jamor. No total, Marcano teve 16 ações defensivas e foi o principal responsável pelo facto do Boavista não ter marcado. Está também a deixar clara a sua posição na luta pela continuidade no FC Porto. 

Entrada de Brahimi (+) - De uma primeira parte sofrível a uma segunda parte de qualidade, muito graças a Brahimi. Dinamizou por completo o ataque do FC Porto, desequilibrando a defesa do Boavista, marcando e assistindo. Foi o elemento mais perigoso da equipa desde a sua entrada em campo. É caso para dizer: que falta nos fez ter mais vezes este Brahimi. 

André Silva (+) - Continua a destacar-se, acima de tudo, pela capacidade de trabalho e pela forma como desgasta os centrais, sem nunca perder o sentido coletivo - assistiu Layún para o 2x0. E aqui, diga-se, José Peseiro fez bem em não designar André Silva para o bater. Por um motivo simples: André Silva merecia um golo dele, um momento dele, e não uma grande penalidade oferecida por favor. Além de não ser propriamente um exímio marcador de penaltys, André Silva estava a acusar alguma ansiedade para fazer o seu primeiro golo. Se falhasse o penalty, os efeitos negativos seriam maiores do que se os positivos se o marcasse. Felizmente, quase por justiça divina, marcou logo de seguida, num gesto onde revelou sangue frio e inteligência na movimentação. O FC Porto tem uma formação pronta a dar frutos, mas não basta dar 2 ou 3 jogos. André Silva é um exemplo disso. José Peseiro esteve bem no seu caso, ao não desistir do jogador. Oxalá continue a retribuir no Jamor.

Destaque ainda para mais um jogo sólido de Danilo Pereira e Maxi Pereira e para a entrada de Rúben Neves - com ele no meio-campo, a eficácia de passe subiu 4%, ao mesmo tempo em que a fluidez na troca de bola aumentou, e o FC Porto teve mais 8% de posse de bola. 







A primeira parte (-) - Foi sofrível ver a incapacidade do FC Porto em criar lances de perigo. Na primeira parte, apenas um remate na direção da baliza do Boavista, que felizmente deu golo. Corona e Varela passaram quase por completo ao lado do jogo, sem nunca criar grandes lances de perigo, e André André está longe do nível que apresentou na primeira metade da época. Contra o SC Braga, 45 minutos desta envergadura podem custar uma Taça. 

E agora? Agora o FC Porto, nos próximos dois jogos oficiais, pode ganhar dois troféus. Não há muitas equipas que disponham desta conjuntura. Há que aproveitá-la.

21 comentários:

  1. Mais uma excelente análise e penso que ninguém se importaria que o nosso clube jogasse a partir de agora sempre de manhã, a vontade é outra. Apenas um pequeno lapso, penso que foi o Maxi que sofreu o penalty e não o André Silva. Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. http://www.reflexaoportista.pt/2016/05/prendem-as-formigas-ignoram-o-elefante.html

    Pelos vistos as denuncias partira da FPF e então as denuncias do ex/arbitro internacional Marco Ferreira ???!!!.... e são publicas...

    ResponderEliminar
  3. Não percebo o + ao brahimi, à excepção de um chapéu, e do passe para o André não me lembro de mais nada, para um elemento que "dinamizou por completo o ataque" parece pouco, além de ainda ter feito birra para bater o penalti.
    O brahimi podia ser um jogador de classe mundial, mas não sei porquê, não passa de um dos piores do nosso plantel.

    Quanto ao jogo só vi a segunda parte, e até foi agradável, fiquei contente pelo golo do André, espero que seja o primeiro de muitos com a nossa camisola.

    ResponderEliminar
  4. Sobre o jogo está tudo dito mas sobre o nosso Fc Porto cada dia há mais para dizer.

    Depois de Marega, Suk e da renovação do Djim vamos levar com Zé Manuel? É assim que querem atacar a próxima época e é assim que querem mostrar que a caça às comissões já não é o desporto favorito dos senhores da Sad?

    Brincam com quem afinal? E não, apesar de real e concreto não é o sistema encarnado o culpado por estes erros grosseiros, pela criminosa gestão e pela negligente comunicação.

    Como se não bastasse, a claque mais elogiada do mundo pelo presidente do clube prendou-nos com mais um cromo para a colecção dos detidos pelas autoridades policiais.

    Isto não seria assunto se PdC, ainda na última Assembleia Geral, não fizesse da claque o exemplo maior de portismo e não lhe tentasse dar a importância que ela nunca terá ....

    ResponderEliminar
  5. jogo de fim de epoca, segunda parte melhor, espero que herrera e brahimi saiam entre outros. Corona?? os nossos ainda assim sao os melhores ( andre silva, rneves, soliveira e outros ) andre andre so quando esta em excelente condiçao fisica consegue mostrar a diferença. Temos de ganhar ao braga pois eles nao jogam nada.

    ResponderEliminar
  6. ...só lembrar aos fulanos assobiadores aquando da marcação do pénalti pelo Brahimi: vão chatear o Camões e deixem de ser retardados, fiquem em casa, façam companhia aos vossos cônjuges promovendo a felicidade que, nitidamente, vos falta.

    ResponderEliminar
  7. Está errada a previsão de dois titulos nos próximos dois jogos oficiais. Antes da supertaça há mais dois jogos da pre-eliminatoria da liga dos campeões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto não disputa a pré-eliminatória, mas sim o play-off, que vai decorrer depois da Supertaça.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Se conquistar a Taça, o FC Porto apura-se para a Supertaça, onde defrontaria o Benfica, tal como no arranque de 2010-11.

      Eliminar
  9. A equipa acabou por jogar bem após a entrada de Brahimi e Rúben Neves...E é curioso porque para mim o melhor jogador do Porto é Danilo. Tem que se encontrar uma solução táctica em que caibam os dois jogadores (Danilo e Rúben) que são do melhor que o Porto tem no momento, juntamente com André e Miguel Layun. Marcano dos melhores no eixo da defesa. Maxi joga sempre mais adiantado, é difícil avaliar o seu desempenho defensivo por isso mesmo. Brahimi mostrou ser o melhor extremo do Porto. Corona tristonho e pouco decidido juntamente com Varela e Herrera perdem muitos passes. Incrível!

    ResponderEliminar

  10. Parabéns por mais um grande post!
    Sem duvida , claro e direto!
    Uma vergonha este campeonato! Mais uma...
    Só faltou o mais importante: porque é que agora as coisas estão ao contrário? Porque é que agora , na duvida, são sempre a favor do clube do regime?
    Essa a grande questão.
    No tempo em que Pinto da Costa mandava e leva a sozinho os destinos do clube, ele com Adriano Pinto, Lourenço Pinto e durante anos e anos esta pouca vergonha não se passava.
    Mas agora os senhores da SAD, todos cheios de sapiência e conhecedores teoricos de tudo, com as suas estratégias de Marketing, Branding e o raio que os parta, deu nisto. Parabéns ao lindo trabalho... Destruiram um trabalho de dezenas de anos.
    A politica de comunicação e imagem de guerreiros e lutadores que o Porto tinha, foi transformada por esses inteligentes da SAD em silencio e passividade.
    Os mouros não fizeram nenhum "golpe de estado", fomos nós os culpados de entregar o poder. Os inteligentes da SAD que agora sabem mais que tudo e todos, não querem saber das derrotas... Querem é saber dos €€ ao fim do mês! E isto ainda com PdC vivo... Quando ele já cá não estiver, esses inteligentes da SAD vão acabar com o pouco que resta! A estratégia do nosso Porto nestes ultimos anos foi um desastre.. E o resultado está ai! Parabéns aos mentores e inteligentes da SAD! Podemos ir contratar Messis e companhia que de nada vale... Perdemos o poder por culpa própria! Eles não mudaram isto á bomba! Foram anos de descuidp e de politica errada por nossa parte. Só não vê quem for cego!
    E com diz o João Ribeiro, estão a brincar com isto ao ir buscar o Zé Manel do Boavista... Uma vergonha!
    Será que ninguém vê que os inteligentes da SAD estão a destruir isto tudo?!
    PdC levou dezenas de anos a lutar sozinho contra estes mouros, e agora estes inteligentes da SAD com as suas politicas da treta, conseguem o Tri para os lampiões! Parabéns, pois muitos deles devem estar felizes por dentro!!

    ResponderEliminar
  11. Como português, orgulhosamente português, tenho muitas esperanças no André, tal como tantos jogadores jovens que andam nessa cantera, com tanto valor à espera de uma oportunidade. O Porto sempre teve grandes talentos, tal como o meu Sporting. Espero que apostem mais neles, porque não esqueço o que vocês já deram ao nosso futebol: couto, j.costa, v.baia, domingos, p.santos, j.pinto, etc. Que classe!! Saudações leoninas e que para o ano na luta entre 3, ganhe o melhor sem circos e colinho. Abraço a todos a um clube rival, que na hora dos festejos celebra as suas vitórias, e não as derrotas dos outros.

    ResponderEliminar
  12. Quem vai o "camisola 35" (segundo otavio) nomear para a final da Taça ?

    Jornalistas do Porto Canal da comemorar a vitoria dos vermelhos ?
    É verdade ???????!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Link disso? E carta de despedimento a seguir. Acho que nao pode ser. E nem deve ser.

      Eliminar
    2. Se nao der para Despedir, seja colocada a tirar fotocopias. Nao se admite. Imagine-se uma jornalista da tvi a festejar uma vitoria da sic, em deterimento da tvi.

      Eliminar
  13. Semana do CENTRALISMO...

    ResponderEliminar
  14. Não sei em que matérias o Tribunal do Dragão anda a trabalhar agora, mas penso que seria interessante:

    - documentar a arbitragem realizada a favor do Benfica ao longo da época e que muito ajudou ao título
    - abordar o chamado "jogo da mala" do qual muito se falou mas sem nada em concreto
    - abordar as ligações do Benfica a vários clubes e assuntos relacionados (a situação André Claro, o caso Farense que acabou por descer, Paixão no último jogo do Benfica B a marcar penalty fora da área, etc...)
    - abordar as situações dos jogadores emprestados pelo FCP e qual o rumo que terão
    - perspectivar a próxima época em termos de plantel, treinador, entradas/saídas
    - eventuais mudanças existentes no novo mandato presencial relativamente ao anterior.

    Um outro assunto é o silêncio do Drações Diário. Não há nada para dizer ou é para fechar?

    Cumprimentos e parabéns pelo excelente trabalho ao serviço do FCP

    ResponderEliminar
  15. na minha opinião deveriam haver mais jogos neste horário, boa iniciativa, o único ponto positivo desta jornada.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.