quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Dez coisas sobre André Silva


- Entre os 18 maiores campeonatos da Europa, nenhum outro jogador de idade inferior a 21 anos (André vai festejá-los a 6/11) tem mais golos do que André Silva.

- Desde o bis no Jamor, André Silva fez 21 golos em 24 jogos, contando com a pré-temporada. 

- Sempre que André Silva marcou na Liga, o FC Porto ganhou (21 pontos em 21 possíveis).

- O penalty que André Silva marcou em Brugge permitiu ao FC Porto ganhar 1 milhão de euros... Ou seja, mil vezes mais do que o valor que o FC Porto pagou ao Salgueiros pela sua contratação (taxa de compensação de mil euros).

- Há 20 anos que um avançado português não fazia 7 golos em 8 jornadas pelo FC Porto. O último tinha sido Domingos Paciência.

- Na luta pela Bota de Ouro, tirando os campeonatos de coeficiente reduzido, só dois avançados têm mais golos do que André Silva (Dzeko e Modeste).

- André Silva foi o único jogador do FC Porto no espaço de 88 anos a fazer um hat-trick por Portugal.

- André Silva tem um golo a cada 138 minutos pela equipa principal na Liga. Média superior à de Hulk, Lisandro, Domingos, Postiga, Derlei...

- André Silva é o 3º jogador que mais corre no FC Porto nas competições europeias, atrás de Layún e Óliver.

- André Silva teve intervenção direta em 44% dos golos do FC Porto na Liga e nenhum outro jogador participou (com remate ou último passe) em mais golos. 

PS: Se apreciarem este tipo de posts, com menos análise/opinião e com uma compilação de curiosidades ou estatísticas (retiradas de sites como Goalpoint, UEFA, WTV, Opta, Zerozero, etc.), o Tribunal do Dragão passará a fazê-los com alguma frequência. 

43 comentários:

  1. Acho um tipo de post bastante interessante para perceber OBJETIVAMENTE a influência de um jogador na equipa em que se insere. Como sugestão, poderia-se também incluir pormenores contratuais relevantes. Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será a análise mais objectiva, mas em situações pontuais pode enriquecer o leque de conteúdos deste fórum. Agora que não sirva para priorizar este tipo de informação em prol das análises/artigos de opinião do TdD. Esses sim, são imprescindíveis, uma vez que além de informar, promovem o debate e o exercício do espírito crítico entre os adeptos, com mais ou menos assertividade vão combatendo o síndrome de rebanho que vigorou durante muito tempo.

      Saudações portistas,
      Sílvio Gagas

      Eliminar
  2. Ainda não entendi qual o valor destas estatísticas... se o Porto jogar contra o Coimbrões para a Taça de Portugal por ex. e o André marcar 10 golos (cinco que seja) pulveriza o record de Hulk e Lisandro etc... Gostava era de ver estatisticas quantos golos marcou o Hulk, o Lisandro etc .. em x jogos contra o Benfa ou Viscondes e no mesmo nº de jogos o André marcou a estes clubes "amigos". Quando chegarem com a Nota vulgo euros o André faz o mesmo que o outro André.. não criem ilusões.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso também se deve fazer o mesmo com um Cristiano Ronaldo que fez carreira e ganhou bolas de ouro à custa de golos contra os 'mija na escada', muitos de penalti...certo?

      Eliminar
    2. E quem disse que não se deve fazer o mesmo com o Ronaldo? Ora se vai por esse caminho.. então quantos golos marcaria o André na Liga espanhola com o os mesmos adversário do CR. Bem eu ficava satisfeito se o André marcasse tantos golos ao Zporting como o Slimani fez ao Porto... isso sim são estatísticas...
      cumprimentos portistas
      A. Masrtins

      Eliminar
  3. Eu gosto, acho que muita gente gosta também. Continua.

    Interessante pegar no Herrera para fazer isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo.

      Seria interessante perceber a real influência do Herrera no Porto e na dinâmica da equipa. No entanto, não creio que seja apenas uma análise em números (e.g. 100% de passes acertados podem ter sido para trás ou para o lado).
      Há adeptos que acham-no indispensável, outros que o acham claramente dispensável.
      Pessoalmente parece-me que não contribui para um ritmo tão acelerado de jogo quanto às vezes seria desejável - mas nem sempre rápido é sinónimo de eficiência e qualidade.

      Portanto, em suma, análises quantitativas (em estatística) combinadas com análise qualitativas (leitura +/- objectiva da performance em jogo) seriam interessantes.

      -- Samuel

      Eliminar
  4. Os dois últimos pontos são notáveis, principalmente o fato de ser o 3º jogador que mais corre! O sangue nos olhos do André é verdadeiramente fora de série!!!

    O resto não sei que valor tem, sinceramente! Está a marcar golos é certo, mas quantos desses golos são de penalti?

    O Hulk nunca fez nenhum hat-trick pela seleção portuguesa (sim, eu sei que é brasileiro...) e é dos nossos melhores jogadores de sempre... o mesmo para o João Pinto!!

    Jardel fartava-se de marcar mas gostava de saber quantos o preferiam a McCarthy...

    O André está no bom caminho, mas os avançados atuais já não se medem aos golos...

    Eu gosto muito dele, pelo que corre, pela atitude que tem, pelos movimentos que faz e pela capacidade de se associar com a equipa (às vezes é muito "fominha"...)!

    Eu gosto deste tipo de posts! São objetivos!

    ResponderEliminar
  5. é interessante, sim! esperamos todos que o miúdo consiga manter estes números ou até melhorá-los. É um grande orgulho para todos os Portistas vê-lo jogar!

    gertrudes

    ResponderEliminar
  6. Apesar de achar estes dados interessantes, acho que não deviam aumentar a frequência dos mesmos. Encontra-se de forma relativamente fácil esse tipo de dados em diversos sites como aqueles que referiram. Já o tipo e qualidade de análise e opinião que aqui se costuma ler, não é assim tão fácil. Logo, acho que o vosso foco deveria continuar a ser a análise, sob pena de esse tipo de artigos diminuir em detrimento de artigos "mais comuns" e fáceis de encontrar noutros sítios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo!
      A capacidade de análise e opinião do TdD é de uma qualidade ímpar, única e inigualável, foi por ai que me tornei fã do blog!


      Cumprimentos
      Neves

      Eliminar
  7. Nesta página não aprecio muito estas publicações, acho que as devem manter mas numa lógica de terem muito tempo de inação e mais para manter a página activa.
    Aprecio muito mais as análises concretas.

    Sobre a análise em si, valem o que valem, no entanto sobre este rapaz... é um belíssimo jogador que tem aquelas curiosidades que o fazem parecer predestinado ao sucesso, o hat-trick, o jogo do Jamor, estes records que nos obrigam a remontar ao Domingos! Impressiona...

    No entanto acho que no inicio de uma Liga o PL tem sempre o factor surpresa e a partir das 10ª/15ª jornada e com um maior conhecimento do adversário a produção tem tendendia a baixar, com este acredito que não!

    Se cumprir com o que lhe auguram mais de duas épocas no clube já será muito bom, se juntarmos a isso uma eventual boa prestação numa LC ou num EURO, será rapaz para render muitíssimos milhões!!!!

    Sinceramente e mesmo que ele fique os 2 anos, o clube tem de começar já a pensar na sua sua substituição porque começa a parecer que este é dos que não engana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua sucessão poderá estar já no clube. O TdD tem mostrado o que anda a fazer a nossa formação. Haja coragem para lançar os nossos meninos.
      Talvez tenha sido dos poucos pontos positivos do Peseiro no FCP.

      Eliminar
    2. A sucessão está no Rui Pedro que espero que seja já lançado este ano na equipa principal.

      Eliminar
  8. Desde já agradeço este tipo de análises e o tempo que "O Tribunal do Dragão" despende na realização destes trabalhos e, sobretudo, na crítica construtiva à actualidade e idiossincrassias do universo F.C.Porto.

    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  9. Todos os textos publicados são de categoria, por isso continua com o excelente trabalho.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  10. Aprecio mas acho que tinha mais piada se pega-se em jogadores que não são tão utilizados.

    ResponderEliminar
  11. preferia que tivesse sido feita a análise aos jogadores emprestados que foi prometida e ficou por fazer no início desta época ;-)

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito deste tipo de posts. São pequenos mas cheios de informação interessante.

    ResponderEliminar
  13. curiosamente hoje surgiram vários temas para serem analisados e bem analisados.

    ResponderEliminar
  14. O Penalty em Brugge valeu 1.5 Milhões :)
    Ou contou com os 500 mil que viria do empate?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, os 500 mil euros já estavam «garantidos» com o empate.

      Eliminar
  15. Interessante mas estatísticas há muito onde ir buscar, já artigos factuais como os habituais do TdD não. Ou seja, é bonito de ver um artigo destes desde que não perca tempo de escrever os que anseio por ler.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite e antes demais obrigado pelo serviço que presta à comunidade portista.
    Em relação ao André, estou a gostar penso que está a crescer muito e bem.
    Em relação ao tipo de Post, prefiro artigos de opinião como costumava fazer antes.
    Saudações

    ResponderEliminar
  17. Caros Portistas,

    Mas porque tem que ser ou um tipo ou outro?
    Desde que estes posts não comprometam a qualidade dos outros, contem comigo acho muito interessante.
    Gostava de ver números sobre todos os jogadores, especialmente sobre os meus ódios de estimação. A nulidade do Herrera e o......ok já não detesto mais ninguém sem ser o Herrera :)

    ResponderEliminar
  18. E' urgente um post sobre o novo orcamento. obviamente nao se aprendeu nenhuma licao, sendo que agora nao ha mais capital proprio para espremer. fica a palavra aos socios.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia,

    Acho este tipo de post interessante mas do ponto de vista de complementaridade. Nunca enquanto substituição dos posts de análise e opinião que tão bem o TdD sabe fazer.

    ResponderEliminar
  20. Muito bom. Mais destes posts por favor.

    Este blog ja se distingue por ter mais argumentos analiticos e estatisticas que os outros que conheco. Acho que mais argumentos como estes ajudam a uma perspectiva racional/fria que mais facilmente identifica os problemas.

    Parabens por este e restantes posts.

    OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  21. Como sempre, um post bastante interessante.

    Se por acaso quiseres fazer mais algum deste género, desafio-te a comparar as estatísticas do Marcano entre o ano passado e este ano.

    É que a mim surpreendeu-me bastante mesmo....

    Sempre que o vejo dentro de campo não me sai da cabeça o penalty grosseiro que ele fez com o Nacional (não assinalado) o ano passado.

    Mas ainda assim, este ano tem feito uma grande época, esperemos que o confirme nos jogos a doer, até porque de Domingo a oito temos um e contamos com ele.

    ResponderEliminar
  22. Já agora, confesso que estou bastante curioso sobre o post (espero que haja um) do Tribunal do Dragão sobre o novo orçamento.

    Este é provavelmente o orçamento mais suicida da história de um clube de futebol....

    Basicamente estamos a considerar que passamos a fase de grupos da Liga dos Campeões (algo longe de estar garantido), sem grandes desvios nas receitas, assumir uma poupança de cerca de 7milhões em gastos, assumir que vendemos nada mais nada menos que 116 (CENTO E DESSASSEIS) milhões de euros em jogadores.... E tudo isso daria para o Porto terminar com......................... 2,7milhões de lucro...

    Isto já passa para lá do preocupante, isto já cheira mais a descalabro financeiro...

    ResponderEliminar
  23. Olá
    Depois destes números deixo a pergunta:
    Quantos golos teria marcado se não fosse colocado na prateleira, enquanto não assinou o novo contrato?!
    Onde estão os responsáveis?....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  24. Considero uma análise demasiado simplista. É certo que o André Silva tem sido a nossa referencia no ataque, mas ainda tem um percurso evolutivo longo a percorrer, nomeadamente, na capacidade de segurar a bola na frente, de jogar de costas para a baliza e tomar melhores decisoes quando tem a bola no pé.
    Sem descurar todas as potencialidades do jogador e sem querer tirar crédito ao excelente incicio de epoca, acredito que em condições normais nunca seria titular indiscutivel do FCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria simplista se fosse uma análise, mas isto não é uma análise, são factos e números.

      Eliminar
    2. Concordo.
      Apenas me parece que os factos e números apresentados não permitem tirar grandes ilações e muitos deles têm pouco interesse. Digo isto porque aprecio mais o vosso tipo de comentários habitual, nos quais me revejo na maioria das vezes

      Eliminar
  25. Eu julgo este tipo de análise muito positiva, embora não fundamental para analisar um jogador. Aqui pedem muito a do Herrera, tb gostaria de ver assim poderia-se calar mmuita gente. Sem o julgar um virtuoso julgo o muito útil na dinâmica da equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o herrera é igualzinho ao tomás costa, e isso diz tudo.

      Eliminar
  26. Mais de metade dos haters do André Silva tiveram a namorada comida pelo André Silva, por isso é que odeiam ele...desculpe TdD mas tinha de dizer.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.