sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Dez coisas sobre Miguel Layún


- Desde que assinou pelo FC Porto, em Agosto de 2015, Miguel Layún tornou-se o defesa/lateral do futebol mundial com mais passes/cruzamentos/assistências para golo. 19 em 2015-16, 4 esta época.

- Nos últimos 11 anos, só um jogador do FC Porto fabricou mais golos do que Layún na mesma época desportiva (Hulk, com 26 assistências em 2010-11). Em comum, o facto de ambos bateram bolas paradas, o que é sempre um benefício nestes casos.

- Com a camisola do FC Porto, Layún tem intervenção direta num golo a cada 133 minutos.

- Sempre que Layún jogou, o FC Porto sofreu uma média de 1,23 golos por jogo. Sempre que Layún ficou no banco, a média disparou para 1,75.

- Layún cria uma média de 1,9 situações de golo por jogo. Praticamente o mesmo que Marcelo e Jordi Alba (os laterais-esquerdos de Real Madrid e Barcelona) juntos (2,0).

- A compra de Layún ao Watford custou 3M€ pagos ainda na época 2015-16. A restante tranche de 3M€ será paga até 31 de Julho de 2017.

- Sempre que Layún marcou, o FC Porto ganhou (8 jogos, 8 vitórias).

- Desde a sua estreia no FC Porto, Layún teve intervenção direta em 30% dos golos marcados pelo FC Porto na Liga.  É o jogador mais influente da equipa neste aspecto.

- Layún tem uma eficácia de cruzamento de 18%, sendo o jogador do FC Porto com melhor aproveitamento nesta estatística.

- Pogba. Payet. Bale. Pjanic. Kroos. David Silva. Cristiano Ronaldo. Mahrez. De Bruyne. Dybala. Willian. E a lista pode continuar: desde 2015, Layún fez mais assistências e fabricou mais situações de golo/jogo do que qualquer um destes jogadores.

10 comentários:

  1. Normalmente não comento as publicações da página, mesmo que as siga religiosamente. Não sei donde vêm os dados, mas custa-me a acreditar que o Layún tenha mais situação criadas que o Payet.

    De resto, é apenas a estatística a confirmar o que já se sabe: Layún é para jogar a titular.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde TDD,

    São estatísticas que por vezes têm que ser enquadradas e em que se tem que ter em conta as situações em que aconteceram, mas de certeza que são um indicador claro que foi e é um dos melhores do plantel.
    Para quem é contra os empréstimos, e eu não sou muito fã, aqui está um bom exemplo de aproveitamento de um empréstimo que foi bem feito. Um jogador que não sendo muito novo e que poderia ser um risco a sua compra, acabou por ser um jogador barato.

    E pelos vistos não defende assim tão mal.

    É mais um exemplo, para alguns 'adeptos' que primeiro o atacaram, primeiro o criticaram e que provavelmente agora o acham indispensável e titularissimo.

    Bom jogo para todos os Portistas e toca a apoiar apoiar apoiar e desfazer tudo o que é rival.

    Rui

    ResponderEliminar
  3. Um belíssimo jogador, além das qualidades técnicas, aprecio a sua postura e garra!
    Um jogador "barato" que além de provavelmente vir a render algum bom dinheiro, enquanto cá estiver deverá dar muitas alegrias aos adeptos!

    ResponderEliminar
  4. A minha dúvida é: Layun mais Maxi ou Layun mais Teles?

    ResponderEliminar
  5. eu diria que os numeros nao mentem mas ajudam a enganar e que quem tem um olho em terra de cegose rei. Layun nunca foi def lateral na vida, nao tem carateristicas para, do lado direoto nao faz um cruzamento na linha decente e do lado esquerdo nao tem pe esquerdo, disfarça com alguma tecnica e agressividade qb. Layun deveria jogar no lugar de herrera onde seria muito mais util . Ja agota temos auqle que sera o melhor def direoito portugues de todos os tempos a ser assediado pelos grandes transalpinos e so tem 17 anos, espero que o agarrem ou saira por uma tuta e meia. Depois temos Inacio que sera um def esquerdo fora de serie. Rafa e vitor silva vamos ver, alem do sempre certinho fernando.

    ResponderEliminar
  6. ....e porque deixou de ser titular não é?...

    ResponderEliminar
  7. Layun é isso tudo ou engana muito bem?

    ResponderEliminar
  8. Um pouco estranho essa media de golos sofridos tão alta. Tendo em conta que o Porto tem menos golos sofridos que jogos nos últimos anos não consigo mesmo perceber a conta

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,

    Eu por acaso até aprecio o Layun e acho que é um jogador "à Porto"!

    Agora, uma coisa é o campeonato Ingles ou Espanhol, outra é o campeonato Portugues, ma minha opiniao a milhas destes 2....

    Se fosse por estatisticas, o Layun ia já para o R. Madrid, Man UTD, etc...

    Mas ok, os indicadores sao optimos e o FCPorto seguramente que vai pagar o que falta com a venda dos jogadores mais importantes no final desta época (incls. André Silva) e, pelo andar da carruagem, com a incompetencia de quem manda/decide, nao deve tardar muito e um dia destes andamos a lutar para nao descer de divisao.

    E Porquê?
    Resposta: Aquela musica que diz que eles (os la de cima) comem tudo e nao deixam nada....
    E poderia ainda incluir a musica the sound of silence....

    Existe um limite para o reconhecimento!

    Desculpe este desabafo "colateral"!

    E agora vou comer um pastel......de Chaves!

    Cmpts
    Deacon Blue


    ResponderEliminar
  10. Simplesmente o melhor jogador do Porto

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.