sexta-feira, 6 de maio de 2016

Contratações, não reforços

Há uma grande diferença entre contratações e reforços. Infelizmente, José Peseiro confirmou aquilo que já se perspetivava em janeiro: Suk e Marega não foram reforços, foram contratações (e a esses poderíamos juntar José Sá).

Por norma, o mercado de inverno implica a contratação de jogadores capazes de encaixar de imediato na equipa. José Mourinho teve Maciel: começou logo a jogar. Co Adriaanse recebeu Adriano: pô-lo logo a marcar golos. Jesualdo Ferreira recebeu Cissokho: direto ao lado esquerdo da defesa. Vítor Pereira teve Lucho e Janko: lá para dentro. Paulo Fonseca recebeu Quaresma: direto à titularidade.

É essa a função dos reforços de inverno. Jogadores capazes de chegar e jogar. Tanto Suk como Marega já eram, à partida, jogadores sem caraterísticas para encaixarem no FC Porto. Mas nem tiveram tempo de jogo que defendesse pertinência nas suas aquisições.

José Peseiro disse isto: «Tanto o Suk como o Marega chegaram muito em cima, muitas vezes jogaram sem conhecer o ambiente e numa altura em que muito mudou, inclusive o treinador. Isso também não contribuiu para a integração plena. Eles sabem que não serão avaliados só com base nisso

Contrato até 2020
É certo que a troca de Lopetegui por Peseiro em janeiro foi um erro, mas para Suk e Marega não é desculpa: tanto um como outro não fizeram um único treino com Lopetegui. Logo, no FC Porto só trabalharam sob as ideias de Peseiro. Mas não tendo sido jogadores pedidos por José Peseiro, o treinador não tem culpa que as contratações não tenham sido adequadas às suas necessidades.

Suk é um jogador que agrada aos adeptos pela raça, por ser muito combativo e não dar uma bola por perdida. Mas não iria ser ele a solução para a falta de golos do FC Porto. Suk não garante mais golos do que Aboubakar: marca um a cada 350 minutos com a camisola do FC Porto, enquanto Aboubakar marca um a cada 167 minutos. Não é uma ciência exata, mas é sempre uma referência. Uma dúzia de golos no V. Setúbal não é um atestado de garantia de golos num grande.

Suk movimenta-se bem na grande área e é forte no jogo aéreo, mais até do que Aboubakar, mas tem dificuldade em jogar sem espaço, contra linhas defensivas recuadas, demora a soltar a bola e é difícil para ele jogar de costas para a baliza. É um jogador com algumas qualidades, mas seria difícil formatá-lo para encaixar no FC Porto em janeiro. Foi até, sem grande surpresa, ultrapassado por André Silva nas opções de Peseiro - se o rapaz da equipa B, que já cá estava, acaba por jogar mais do que os caros reforços de inverno, isso já diz tudo do seu sucesso.

Contrato até 2020
Quanto a Marega, infelizmente, é o confirmar das expetativas sobre a sua contratação. Não mostrou uma única qualidade que recomendasse ou justificasse a sua contratação, sobretudo pelo seu preço. Não é possível dizer muito mais sobre este jogador, pois quem tem que o fazer foi quem viu nele qualidades para jogar no FC Porto. Se nós, adeptos (sendo certo que houve quem gostasse da sua contratação), não vimos razão alguma desde o início, não somos nós quem tem que justificar coisa alguma.

Neste caso, Marega não pareceu ter sido um caso de um jogador que ficou caído nos braços de Peseiro. Peseiro já era o treinador quando Marega foi contratado. Se o tivesse pedido e não o estivesse a utilizar, poderia ser responsabilidade sua; mas se além de contratarem um novo treinador lhe derem jogadores que não pediu, nem encaixam nos seus planos, então a responsabilidade é de quem avançou para Marega. Sobretudo quando este não era um talento desconhecido: a sua capacidade estava aos olhos de todos. 

Numa jornada que só serve para cumprir calendário, incluída na série de jogos nos quais era suposto os jogadores mostrarem «caráter», Suk e Marega vão para a bancada. Não será uma grande surpresa se Suk e Marega não fizerem parte do plantel para 2016-17. O mais preocupante não é isso: é que desde janeiro se previa que não seria uma surpresa.

Pergunta(s): Que papel para Marega e Suk em 2016-17?

25 comentários:

  1. comprar Marega para o FC Porto é de quem, das duas uma, ou não percebe nada de futebol ou tem outros interesses nas contratações.

    ResponderEliminar
  2. Que papel? Papel higiénico para limpar o que esta SAD anda a fazer

    ResponderEliminar
  3. irem servir de pagamento de favores e rodar num Nice ou afins

    ResponderEliminar
  4. papel onde assinam o contrato de empréstimo.

    ResponderEliminar
  5. Para mim marega era para despachar, André Silva para emprestar onde jogue, Aboubakar para vender, Suk para terceiro pl, e contratar um ou dois pl de qualidade.

    ResponderEliminar
  6. O autor do blog dá (e bem) a sua opinião, critica e analisa o clube constantemente. Esquece-se por vezes é de o defender. E tem as suas implicações como é o caso destes 2 jogadores.

    Sobre Marega já o disse, até neste espaço, que não teve oportunidade de se mostrar na sua posição. Ele é avançado, não é extremo, logo não pode ser criticado pela falta de rendimento na ala.

    Sobre Suk, era interessante comparar as estatísticas com Aboubakar desde que os 2 fazem parte do plantel. Garanto que ficam bem mais equilibradas. E a comparação dos jogadores só é justa se for feita no mesmo período (num dos mais negativos do clube nos últimos 20 anos).

    ResponderEliminar
  7. Mas alguém consegue perceber o sentido da contratação destes jogadores? Nenhum tem qualidade para jogar no Fcp e pelos valores falados, então chega a ser ridículo!
    O papel desses 3 "reforços" de inverno será zero. É tentar fazer o melhor negócio possível. Para ter Sá, temos o gudino ou o Fabiano. Para ter marega, prefiro Ricardo Pereira e Hernâni ou os miúdos da B, para ter Suk, prefiro André Silva, Ghilas ou Paciência.
    Se tínhamos melhor no clube, para quê gastar dinheiro quando toda a gente já previa o fiasco??

    ResponderEliminar
  8. boas a todos.

    a manter-se a regra dos 3 emprestados por clube, estes vão servir para reforçar equipas que possam vencer os rivais do FcPorto. O problema é se aparece por lá um Xistra e os impede de jogar contra eles...

    saudações portistas

    10TiMoFTe

    ResponderEliminar
  9. Concordo com a generalidade do post.

    Mas há uma coisa que gostava de ver esclarecida. A análise aos golos por minuto entre Aboubakar e Suk é feita em que período. Gostava que fizesse a análise desde Janeiro/Fevereiro até hoje e comparasse os resultados.

    Marega é para tentar vender ou dispensar. Suk, fecho fica no plantel pois há jogos onde pode ser importante um jogador com as suas características (apesar de não serem as que estamos habituados no porto)

    ResponderEliminar
  10. Só espero que não despachem o Suk para ele vir a firmar-se noutro clkube qualquer. Para mim é claramente o melhor PL do plantel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo amigo Roque! Nao se percebe... Os melhores são postos de lado! Já nem falo no Imbula... A brilhar na Premier League e mal posicionado no Porto! Enfim... Asneiras atras de asneiras!

      Eliminar
  11. Danilo, RN,Herrera,AA. Os restantes médios deviam ser corridos. Precisamos de um 10 e estou a contar com o Otávio.

    Brahimi, Varela, Suk, Marega fora.

    E precisamos de um 9 GOLEADOR. Aboubakar para o banco ou a fazer dupla num 442.

    Angel, Indi, Marcano, Casillas fora. Contratar um DE, 2 DC e caso Ricardo Pereira não regresse um DD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parem com a história do 10, não ha espaço para um 10 no futebol moderno.

      Eliminar
  12. Eu acho pena dizer-se tão mal do Marega quando o rapaz claramente dá o seu melhor.

    Pode vir a ser um suplente sólido após uma integração bem feita

    ResponderEliminar
  13. O Marega tendo em conta o preço e as lacunas que ele tem nunca devia ter vindo. Nunca será o novo Hulk porque este último ao contrário do maliano é um jogador dotado tecnicamente. Se este rapaz é um Hulk então as divisões secundárias francesas estão cheias de jogadores destes. Infelizmente, com a idade que tem nunca vai conseguir melhorar o suficiente a sua capacidade técnica. Um extremo para um clube como o nosso, tem que ser evoluido tecnicamente e conseguir fazer a diferença no um contra um contra equipas mais fechadas.

    O caso Marega é bastante grave porque prova uma coisa, ou temos pessoas incompentes dentro da SAD ou então existem outros motivos para contratar jogadores, mesmo sendo atletas muito limitados futebolisticamente.

    Para responder a pergunta, seria muito mau sinal um jogador como este continuar para o ano.

    ResponderEliminar
  14. .....por acaso até acho que o José Sá é um guarda redes capaz de se impor no Porto, quanto aos outros...enfim.

    ResponderEliminar
  15. Mas também é a eterna questão (de há 5-10 anos para cá) os nossos jogadores não são acarinhados pelos adeptos, jogam contra os adversários e contra os que deviam apoiar. Há jogadores que psicologicamente ficam mais afectados que outros. E existem alternâncias de forma... mesmo que não sejam grande espingarda, são jogadores do Porto e os adeptos nunca lhes deram hipotese! enfim, neste momento, se eu fosse jogador profissional preferia jogar nos adversarios da capital, no porto o inferno é para os da casa não para os de fora...enfim!! Idiotices de uma burguesia recentemente instalada! Apoiem incondicionalmente a equipa, apupem que dirige se não concordarem, mas por favor, apupem os adversarios, esmaguem os arbitros...sejam porto!

    ResponderEliminar
  16. Não concordo em parte com a analise sobre SUK. Concordo com a analise sobre as suas caracteristicas, não me parece que seja inferior a Aboubakar.
    Era um jogador que merecia mais oportunidades e não percebo a razão pelas quais Peseiro não as dá. Primeiro de tudo tenho muitas duvidas que Aboubakar numa equipa como o Setúbal conseguisse marcar 12 golos em meia época. Depois mesmo sendo avançados com caracteristicas diferentes Suk finaliza melhor que Aboubakar.
    No fundo a sua provável dispensa é mais um tiro ao lado, nada de surpreendente neste Porto. Enquanto o principal rival da 2 circular acerta cada vez mais nos alvos e consegue rentabilizar os seus activos, aqui a Norte reina a desorientação.

    ResponderEliminar
  17. Por acaso até acho que o Suk tem com algumas parecenças com o Hulk e nao o Marega. Remate meia distãncia, arranque e potência e até joga melhor de cabeça que ele. Temo que seja mais um para desperdiçar, oara outros colherem os frutos...

    ResponderEliminar
  18. A Norte nao reina a desorientação. ..na realidade estas contratações mais osvaldos e afins foram feitas de forma cirúrgica e com objectivos bem definidos. ..infelizmente o objectivo desta sad nao passa pelo sucesso do nosso clube e a máxima "servir o clube" serve apenas para expor no museu.

    ResponderEliminar
  19. El Porto sólo necesita 5 o 6 buenos fichajes (2 centrales,1 medio,1 extremo y 1 delantero centro),subir definitivamente al primer equipo a unos cuantos del "B"(Victor Garcia,Rafa,Fernando Ramos y André Silva),y hacer limpia en la plantilla (Suk,Marega,Evandro,Bueno,Casillas,Sergio Oliveira,Varela,Helton...)así como de las decenas de cedidos que tiene el club en propiedad sin mucho sentido :s. Villas Boas es el hombre. Saludos!!!

    ResponderEliminar
  20. Espero sinceramente q Suk fique no plantel com Andre Silva. Vende se o Aboubakar e arranja se um matador. Este ultimo falha demais, precisa de 20 para acertar 1. Vende se Indi, Brahimi, Herrera, Varela, Angel, Marega, Evandro

    ResponderEliminar
  21. Duas curiosidades Off-Topic:
    1ª. O Leicester foi campeão inglês com um orçamento de cerca de 50M GBP.
    2ª. Alguém viu o sitio oficial da Presidência da República a incentivar os portugueses a encher o estádio municipal de Braga no jogo com o Setúbal?? Que presidente no Jamor?
    Cumps.
    HF

    ResponderEliminar
  22. Deixo aqui a minha opinião sobre a próxima época:

    Saídas:
    Iker - Vender assim que possível/EUA?)! O seu tempo já passou...
    Helton - Acho que devia ficar associado ao clube (treinador de GK?) mas o seu tempo também acabou! é altura de renovação no clube.
    Indi - Vender
    Marcano - Vender se possível ou manter como 4º Central do Plantel.
    Maicon - Vender (é importante passar a mensagem que o que ele fez não se faz no Porto).
    Angel - Vender
    Chidozie - Emprestar (precisa de jogar mais).
    Evandro - Vender (não adiciona nada de novo ao meio campo)
    Brahimi - Vender antes que desvalorize ainda mais
    Marega - Vender (não percebo sequer a contratação)
    Varela - Vender ou dispensar (muito lento para extremo)
    Suk - Manter para pré época e consoante a opinião do novo treinador dispensar ou não.
    Peseiro - Para mim manter Peseiro é cometer o mesmo erro da época passada. O Porto precisa de alguém que inspire confiança e motive os adeptos a voltarem a acreditar na equipa e no clube.
    Adrian Lopez - Vender e rápido
    Quintero - Vender (basta olhar para as noticias
    Jogadores da B - Emprestar a clubes da primeira liga principalmente Francisco Ramos, Graça, Ismael, Gleison.

    Segue a minha expectativa para o próximo ano.

    Treinador: Marco Silva ou André Villas Boas

    GK: José Sá
    Gudino(apesar do mau arranque no União..)
    Guarda-Redes da B.

    Defesa:
    Maxi
    Ricardo Pereira ou Victor Garcia

    Layun
    Ricardo Pereira ou Rafa Soares

    Novo Central
    Novo Central
    Diego Reyes
    Marcano

    Meio Campo:
    Danilo
    Rubén Neves
    Herrera

    André André
    Sérgio Oliveira

    Otávio
    Oliver ou Nova Contratação (não joga no Atlético)

    Extremos:
    Ivo Rodrigues
    Hernâni
    Corona
    Rafa (Braga)
    Nova Contratação ou Empréstimo (Jota que foi comprado pelo Atlético).

    Avançados:
    Nova contratação (Matador puro com experiência na Europa)
    André Silva (é um craque apesar da falta de golos, tudo o que faz é bem feito).
    Suk ou Gonçalo Paciência.


    Saudações portistas.










    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com quase tudo neste comentário
      excepto:
      - Casillas ou Helton, pelo menos um deles devia continuar
      - Indi, com um bom central (Pepe) ao lado poderia ter outro rendimento
      - Vendia Herrera e trazia o João Moutinho
      - Varela, ainda pode ser útil, é Português e pode transmitir a mística (saiu do FCPorto e arrependeu-se disso). Deixaria de ser necessária a contratação de mais um extremo (Rafa e Corona a titulares seria muito bom) e podería canalizar o esforço financeiro para um ponta de lança de topo (nesta contratação é que o FCP não pode falhar).

      Abraços a todos os Portistas


      Eliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.