sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Problemas de português e o «caso» Quaresma

No mesmo dia, o JN escreve, a propósito de um fictício interesse do AC Milan, que a cláusula de rescisão de Jackson Martínez é de 40 milhões de euros, valores até junho. Já o jornal A Bola, no seu site e a propósito do ainda perigoso interesse do Valência, escreve que a cláusula de rescisão é de 35 milhões de euros.

Que na silly season a criatividade abunda não é surpresa. Mas tantas dificuldades em perceber o que é dito em bom português já é mais do que criatividade, é burrice e má fé. Vamos lá aprender (a partir dos 03.17):



Se a palavra do presidente de nada vale, ao esclarecer que Jackson Martínez não tem cláusula de rescisão até ao verão de 2015, então quem redigiu os contratos sabe menos do quem aponta Jackson a outros clubes. Só pode.

Quem é capitão
deve sê-lo sempre
Entretanto, Quaresma pediu para não «fazerem filmes», mas o salto do banco para a bancada já convida a que os criativos comecem a desenhar um fosso entre o capitão e o treinador. De pouco importa que regresse já à titularidade contra o Lille, a brecha vai desde logo ser aproveitada. Mas onde outros querem ver ou criar a polémica, só vejo o desafio que o treinador pediu:

«Lopetegui disse em todas as suas conferências de imprensa que quer jogadores que queiram ser protagonistas. Então eu pergunto: conhecem algum jogador do plantel do FC Porto que queira ser mais protagonista do que o Quaresma? Aqui não há um problema: há o desafio que Lopetegui pediu.»

Mas a Quaresma importa deixar o aviso: não pode, doravante, «ir para o balneário normalmente», como ele disse que o fez após não ter ido aplaudir os adeptos em Lille. Como capitão do FC Porto, jogue bem ao mal, muito ou pouco, tem sempre que liderar os agradecimentos aos adeptos. Ser digno da braçadeira não é uma questão de titularidade, mas de atitude. E não pode haver dias em que a atitude fica no banco ou na bancada. Que Quaresma tenha aprendido a lição, tal como vai aprender que o «eu» já não existe neste FC Porto. Quaresma tem 9 dias para decidir se está pronto para isso. Ou talvez a decisão já esteja tomada.

62 comentários:

  1. Olá
    Relevo o último parágrafo do post e também sou dos que faço votos para que Quaresma prefira os aplausos do dragão á contemplação do seu umbigo, por muito bonito que este lhe possa parecer.
    ________________________________
    Quaresma, perceberás melhor a importância do teu «comportamento mimado» _ sim, sair de fininho no final de um jogo sem aplaudir os adeptos que te idolatram e de cuja equipa és capitão mais não é do que um «comportamento mimado»_ quando tiveres filho(s) mimado(s)....vais ver que são uma valente seca para os pais.

    Vai Quaresma, o Dragão conta contigo para seres aplaudido!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia a Todos,
    Muito obrigado pelas informaçoes posta a disposiçao. De Portista de corraçao gosto muito daquelas noticias serias e muito util para comprender a actualidad do meu GRANDE clube.
    Eu acho e isso foi bem percebido que o treinador quer provocar o jogador ainda mas que o Quaresma agora e capitao...tem que mostrar aquele attitude e amadurecer para passar a mistica os mas jovens. A tarefa do Quaresma e mostrar servico o Porto porque foi uma sorte receber 2 anos de contratos depois de enterar-se nos EAU...
    Tambem uma palavra por aquela scena de ontem (Hernandez no Porto) muito bem jogado assim ja se percebe quem dos nossos o nao.
    Cumprimentos a todos os portistas

    ResponderEliminar
  3. Bem dito. Mais importante que o Quaresma, é o FCPORTO! E se ele não aprende isso, não é minimamente digno de envergar a braçadeira. Já eram horas do rapaz começar a atinar com a idade que já tem.

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo!

    Lucas João

    ResponderEliminar
  5. Caro Tribunal, como é costume afirmarem os rivais.... Agora pergunto eu, descobriram petróleo lá em baixo? O Enzo não saiu e é logo um gajo de 10 M....
    Aboubakkar tem caruncho? Parece que chumbou nos exames médicos!
    Ou não tem mesmo a idade que diz? Sou sincero, preferia Mitrovic!
    E ainda falta saber o que vai acontecer com Varela, Carlos Eduardo e Ghilas....
    Quaresma terá de merecer usar a braçadeira! Será que vai aprender?

    ResponderEliminar
  6. Não acha que o Quaresma é o nosso melhor extremo e imprescindível? Ainda vamos sentir muita falta dele... É um artista, rebelde mas todos os génios o são.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-lhe a minha opinião: não, não acho.

      Face ao plantel que temos à disposição, o Quaresma sabe que é uma questão de tempo até perder a titularidade. Mas o problema não é esse, o problema é ter que lutar para a segurar/recuperar o lugar no 11, algo que o Quaresma tem que decidir se está disposto a fazer.

      O Quaresma sabe que é acarinhado aqui, mas isso não lhe dá a titularidade por decreto.

      Se não estiver preparado para conviver com o banco, ele sabe o que tem a fazer e o Lopetegui também.

      O Quaresma disse que está disposto a morrer pelo FC Porto. No banco ou no relvado, o clube que ele representa é o mesmo. Ou será que só há honra em representar o FC Porto se for dentro de campo?

      Eliminar
    2. Bravo. Assino por baixo, Tribunal.

      Eliminar
  7. Atendendo ao relatado e à entrada em jogo, nada a dizer quanto à exclusão de Quaresma. Esperemos que aprenda com V. Baía e Mourinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá
    «O problema do Quaresma é....ter que lutar para recuperar o lugar no 11».
    Já faz lembrar Mourinho quando questionado sobre as declarações pouco abonatórias de Pepe, respondeu que o «problema do Pepe» era um jogador mais novo e que fazia melhor o lugar do que ele....

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  9. Todos sabemos que no verão a imprensa em geral, e não só em Portugal, gosta de especular muito em torno de contratações, uns rumores certos e outros nem tanto. Neste caso do Jackson, é evidente que estamos perante um mau profissional. Todos sabemos que a clausula de rescisão só baixará para 35 milhões a partir do próximo verão mas mesmo assim insistem nestes rumores... Ainda por cima o Milan que não vai a competições europeias e ainda por cima está em contenção de despesas... Ridiculo...

    Duvido da capacidade de Quaresma ser um capitão a sério. Transformar um jogador com altos indices de vedetismo e individualidade num capitão e jogador de equipa não se consegue de um dia para o outro. Se calhar para o bem de todos o melhor era mesmo ele rumar a outras bandas, onde pudesse espalhar a sua magia mais confortavelmente.

    Tanto jogador profissional e dedicado que gostaria de ter vá metade da qualidade técnica que o Quaresma tem e ele a desperdiça-lo...

    ResponderEliminar
  10. Quanto à "suposta" saída de JM, não acredito que saia...mas até dia 31/08/14 tudo poderá acontecer....o camaronês pelos vistos reprovou nos exames médicos indo novamente repetir os mesmos...mas que não começa lá muito bem a "aventura", isso não...
    Relativamente a Quaresma, apenas digo que se for verdade o que ocorreu no final do jogo em Lille, o uso da braçadeira ficar-lhe-á mal empregue...porque um líder não se vê nestas atitudes....antes pelo contrário terá de ser o 1º a mostrar aos colegas que é necessário agradecer o apoio dos nossos que estão na bancada a apoiá-los!!! Os amuos, as birras não lhe levarão a lado nenhum...ficará sempre a perder...por isso e como já tem idade para isso, se não quiser ficar na bancada terá que respeitar as ordens do treinador, SEMPRE!!!, porque NINGUÉM está acima da instituição Futebol Clube do Porto!!!
    FORÇA PORTOOOO!!!

    ResponderEliminar
  11. Ninguém está acima do colectivo.

    Jogadores como Lampard, Drogba, Fabregas, David Villa, Varane, Dzeko assumiram papéis fundamentais nas suas equipas vindos do banco.

    O Quaresma ou trabalha com e para a equipa ou terá de sair.

    Bater com a mão no peito é muito bonito quando se marca golos, mas o verdadeiro teste de um dragão não é quando se cavalga a onda, é quando se cai e como se levanta.

    Ninguém está acima do Futebol Clube do Porto.

    Ninguém.

    ResponderEliminar
  12. Portanto em breve quaresma regressa às arábias

    ResponderEliminar
  13. Nunca morri de "amores" por Quaresma, e acho que um dos erros do nosso treinador foi da-lhe o estatuto de Capitão, nunca foi nem nunca será com aquele feitio que tem, de se por acima de todos, aquela entrada a faltar 5 minutos para acabar o jogo nao foi inocente da parte do nosso treinador ele quis testado e ele respondeu entrando amuado e a passo o resto do jogo, que atitude depluravel, duma coisa é certa com jogadores destes o treinador não conta, ou ele muda muito, o que acho difícil ou até final de Agosto vamos ter novidades.

    Já Danilo não percebi!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António Gomes, presumo que a não convocatória de Danilo seja para o fazer "descansar" para Terça....uma vez que levará com o extremo rápido do Lille e a meu ver "Lope" decidiu bem....No ano passado andamos com Danilo e Alex Sandro sempre a jogar e houve jogos em que eles estavam completamente "rebentados" e não havia ninguém para os substituir...neste caso e como Opare está lesionado, a meu ver, a escolha recairá em Ricardo...e "Lope" no final da época passada já o viu em acção nessa posição, por isso, ele dará, quanto a mim, a titularidade a Ricardo!!!

      Eliminar
    2. O caso do Danilo não é indisciplina. Aliás eu acho que os melhores capitães até seriam Maicon e ele. O Danilo está com uma atitude muito boa.

      Eliminar
  14. Primeiro está a equipa, depois... a equipa! Quaresma deve compreender isso! E com os extremos que temos á disposição ninguém vai sentir a sua falta. Um capitão tem obrigatoriamente de ter outra atitude, ser o comandante e não o menino mimado que põe o "eu" á frente de tudo! Como disse e bem, tem 9 dias para rever a sua atitude... senão, a porta á por ali...

    ResponderEliminar
  15. Estava na cara que isto ia acontecer.

    Danilo, não percebo... A não ser que haja algo que não estejamos a par, nomeadamente uma possível saída...

    ResponderEliminar
  16. Só espero que o Danilo seja rotação e que não saia nos últimos dias. Agora que regressou à selecção tem que ficar mais um ano para valorizar!!

    Em relação ao Quaresma pode sair, "conhecendo" como conheço o Miguel ele está a preparar terreno para não haver um choque tão grande quando o Quaresma sair. Concordo mas gostava que o Varela fosse reintegrado no seu lugar

    ResponderEliminar
  17. Quaresma de saída?

    Impressionante como logo ao "1º teste" ele deita tudo a perder. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo a perder? O caro só pode estar a falar do Quaresma... Porque se está a falar do treinador é incompreensível.

      O que o Quaresma fez é abominável como capitão.

      Eliminar
  18. Assino por baixo tudo o que disse especialmente em relação ao Quaresma. Parabéns pelo excelente post!

    ResponderEliminar
  19. Já há notícias nesse sentido! Se não tem capacidades para admitir que é apenas mais um e que faz parte dum coletivo, com este Mister não vai longe!

    ResponderEliminar
  20. TD vi agora uma notícia???? no CM e no DN que acredito seja mentira....igual a tantas outras para descredibilizar o nosso clube.

    Consegue confirmar que realmente é mentira ou existe alguma veracidade na mesma?

    ResponderEliminar
  21. Não comecem a fazer filmes...
    Sou portitsta, mas qual a necessidade de falar do que não se sabe? Quaresma esteve muito tempo no Porto, ganhou e deu a ganhar ao Porto...
    Para mim será sempre com muito prazer que direi que este grande jogador passou e abrilhantou o relvado do nosso estádio.
    Talvez o papel dele este ano não será de protagonista, contudo tem experiência, coisa que escassa neste plantel cheio de talento (o que não é tudo para se ser um vencedor)!
    Já que se fala tanto de personalidade e feitio, entendo que da nossa parte, massa adepta, devemo-nos orgulhar de ter este jogador no plantel e dar-lhe todo o apoio. Acreditem que para ele deve ser dificil ficar a ver jogar do banco de suplentes, mas NÓS PORTO só queremos ver um plantel forte e ganhador.
    O treinador já sabia bem que iria ter este problema... não era preciso ser bruxo! aguardaremos agora para ver qual a estratégia a usar para potenciar todo o plantel.

    Agradeço a toda a direção o excelente trabalho no desenho da nova época, e eles melhor do que ninguém sabem bem o que fazer... deixem trabalhar com calma quem sabe o que faz!
    Do meu lado apoio incondicional indiferente de quem joga ou é convocado.

    Keep it calm, SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Otribunal.
    O CM diz que o FCPorto já está à procura de clube para o Quaresma.
    Será verdade?
    Atenção: o CM afirmou que o treinador do FCPorto ia ser o Marco Silva.... Isto pouco tempo antes de ser anunciado um treinador interino....
    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelo Blog!

    Parace que a ultima frase do post foi premonitória! ;)

    ResponderEliminar
  24. Boas.

    O Quaresma se não quer ser suplente terá que sair. Para o bem dele e do nosso clube.

    É verdade que o Aboubakar já não vem? Seria um problema já que parece ser um excelente avançado e já falhamos o Luis Jimenez... será que temos um 3º plano?

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Varela fica e vão-se as trivelas

    ResponderEliminar
  26. O Quaresma regressou a um FC Porto que tinha uma equipa com soluções medianas e no que a extremos diz respeito, todos estavam a anos luz dele. Era uma titularidade mais do que garantida porque nenhum treinador com juízo ia tirar o Quaresma para meter o Licá.

    O problema (dele, não nosso) é que este ano as coisas mudaram radicalmente em termos de concorrência e ele já não tem de superar Licás e Josués, agora tem Brahimis, Olivers, Tellos, Adriáns... é completamente diferente.

    Tenho admiração e respeito por Quaresma, mas se cada vez que ele for suplente tiver a atitude que teve em Lile, ontem já vai tarde.

    ResponderEliminar
  27. Uma das funções do treinador é gerir os estatutos e as idiossincrasias que existem no Porto, no Real Madrid (alguém imagina o Ancelotti a meter o Ronaldo a 2 minutos do fim, para queimar tempo?) e em todos os clubes do mundo. Portanto, saia o que sair daqui, de bom e/ou de mau, o principal responsável, para mim, será sempre o treinador. Como eu não me acredito que o Lopetegui não conhecesse o Quaresma, acho estranha esta sucessão de acontecimentos - capitão, titular, banco, bancada. Espero que o Quaresma não tenha sido apenas um meio para o treinador atingir um fim. Espero que o Quaresma jogue já contra o Lille e que tudo o resto sejam filmes mais ou menos baseados em factos verídicos.

    ResponderEliminar
  28. Quanto a Quaresma irei dizer o que digo a amigos, inclusivee de outros clubes: eu ficaria preocupado era se fosse ao contrario, isto é, se Quaresma quisesse ficar no banco. Ele ficar chateado por nao ter jogado? Ainda bem. Quanto a perder a titularidade: ele ja perdeu a titularidade ha muito tempo! E não foi so ele, todos os titulares perderam a sua titularidade este ano! Este ano o plantel tem qualidade de sobra, é normal nao haverem titulares.
    Uma nota: o FCP é um clube que se destingue dos demais por estar ja a planear a época seguinte. Sabemos que na proxima epoca alguns muito provavelmente ira embora (Jackson, Oliver, Casemiro), vai ser importante é planear ja os dois jogadores para cada uma destas posiçoes.. e JL estará ja a tratar disso em conjunto com a direção do clube estou certo disso.

    ResponderEliminar
  29. No comunicado não houve qualquer referência à inexistência de uma cláusula de rescisão. apenas se referiu que na próxima temporada esse valor baixava para 35 milhões de euros (antes era de 40). O que o presidente diz numa simples entrevista de circunstancia pode simplesmente ser um lapso ou uma forma de falar. Acho que o essencial a referir desta renegociação do contrato seria mesmo a inexistência de uma cláusula de rescisão e isso em nenhum momento foi referido. Não entendo como depois de semanas e semanas a especular sobre este assunto ninguém do Porto tem o cuidado de esclarecer os sócios sobre este assunto. afinal de contas para que serve o Porto canal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, para que serve o Porto Canal, que até meteu o presidente a dizer, em exclusivo, directo e bom português, que não há cláusula de rescisão no contrato do Jackson até 2015? Ah, se ao menos nos tivessem esclarecido...

      Eliminar
  30. Sou forçado a rejeitar uma série de comentários. Depois do aviso de ontem parecem não ter aprendido nada.

    Confirmar a dispensa do capitão do FC Porto na véspera de um jogo importante (e a meio de um playoff de Champions) num blogue era belo serviço público portista, não haja dúvida.

    Este post surge em análise ao comportamento do Quaresma em Lille e à necessidade de ele rever a postura que quer adoptar no FC Porto, onde não vai ser ele e mais dez. Não foi aqui anunciada nem muito menos confirmada nenhuma dispensa. Se há a possibilidade de sair, veremos em tempo oportuno, jogador e clube que se pronunciem se assim entenderem.

    O que foi dito aqui é que o Quaresma tem 9 dias para reflectir sobre o papel dele no clube. Já vi que escreveu uma mensagem no Facebook mas aquilo não me diz nada, é jura de amor fácil. Não vi, por exemplo, o pedido de desculpas aos adeptos que fizeram 2 mil quilómetros para o apoiar e que tiveram que levar com a má disposição do capitão após uma vitória (se fosse uma derrota percebia-se, mas o FC Porto ganhou!!!).

    A mim interessa-me a postura que o Quaresma quer assumir perante treinador e SAD, que estão em uníssono. O mercado está aberto. Quem não estiver disposto a ser apenas mais um, passa a ser menos um.

    ResponderEliminar
  31. e o Danilo porque não foi convocado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. secalhar para descansar, para ser poupado secalhar presisa ele, por exemplo acabo de ver o 11 do porto para hoje e ruben secalhar tambem merecia descansar tem 17 anos e ja vai para o terceiro jogo em 9 dias

      Eliminar
  32. tens de ter mais cuidado quando falas do nosso capitão, é um conselho porque depois podes ter de engolir como foi este caso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi, «Anónimo». Que sapo há para engolir?

      Eliminar
    2. Eu acho que o quaresma tem um tipo de relaçao especial com alguns adeptos do porto... ora ele faz "juras de amor" aqueles beijos no simbolo e tal e por ai e depois ha os adeptos apaixonados pelo menino e tal mas isto é como nas relaçoes os adeptos sao "a gaja" da historia o quaresma é o "gajo" e "a gaja" deixa-se sempre elodir facilmente pelas juras de amor faceis do "gajo"
      depois ha aqueles que ja sao o oposto nao gostam dessas juras de amor e ja o odeia acham uma vergonha ele ser capitao do nosso clube se ele sair ja vai tarde nunca devia ter voltado bla bla bla
      quaresma é bom jogador, quaresma tem talento, quaresma é portugues (defenderei sempre a aposta e uso de jogadores portugueses), gostava que ficasse no porto, nao sei que hipoteses ha de sair, nao sei o que ha de especulaçao e realidade do que se tem falado estes dias mas gostava que ficasse, mas isto é como o caso do rolando e josué e varela tambem gostava que tivessem ficado mas se eles nao querem/queriam ficar nao ha nada a fazer a nao ser manda-los embora, e se o quaresma nao quer mudar a sua forma de ser (ele quer ser tipo um rei, a estrela) e atinar o que tem a fazer é sair...
      e no meio disto acho que a "gaja" da historia ia para uma fase em que ia para o facebook fazer post tristinha que o namorado (o "gajo" da historia) a tinha deixado porque secalhar nao a amava de verdade... deve dar para entender o que quis dizer com esta ultima frase

      Eliminar
  33. Respostas
    1. A ver se percebi... está o Porto pendente de saber afinal o que um menino de 30 anos quer fazer da vida... Istambul com ele já!!

      Eliminar
  34. Respostas
    1. Neste blogue de certeza que nunca leu o nome do Aboubakar, portanto é um não-tema.

      Eliminar
    2. Não é bem assim... Era para ser reforço... ERA mas tinha caruncho... Na cabeça!
      Mitrovic realista? Se não houve essa opção com Defour, que tal Pullido?
      Caro Td, como é que o Enzo ainda está no Benfica, segundo o que indicava a sua saída era certa.... Mas subitamente, até dão 10 M por um jogador grego...
      Medo de mais sangria?

      Eliminar
  35. lol e agora vem os moralistas, os mesmos que gozaram com o pedido de desculpas do rojo agora já acreditam nesta mensagem do Quaresma. Concordo com tudo o que o TD escreveu, ele não escreveu que o Quaresma foi dispensado, escreveu a criticar a atitude do jogador em Lille e a dizer que tem que refletir sobre o que quer para a sua vida, totalmente apoiado.

    ResponderEliminar
  36. Bom dia sou novo aqui a comentar mas ja acompanho o blogue ha algum tempo.Parabens TD
    pelos excelentes textos que tem postado

    ResponderEliminar
  37. Diogo
    TdD o seu "furo"do Abel Hernandez teve uma repercusao tal que o Rascord ja afirma que o FCP e o slb tao numa disputa pelo jogador! Provavelmente o slb ta interesado no Abel e a intençao é o slb ter uma vitoria de sily season!

    PS: Mesmo asim esta nao chega aos calcanhares da tanga do CM quando dise que o scp bateu o FCP na compra do Tanaka!! Uma maneira de se desculparem depois de uma vex terem dito a verdade em relaçao ao descontamento dos jovens do scp!

    Quaresma...
    Os genios sao asim! Um dia tao bem dispostos outros tao mal! Esta situacao vai ser ultrapasada e vai ser uma das melhores épocas do Quaresma

    ResponderEliminar
  38. Olho para os comentários e cheira-me a moralistas de fim de mercado. Então não era suposto acontecer isto? Não disseram que aquele ia para acolá? Não era suposto o clube X nãoter dinheiro? É deste adepto que estãoos clubes cheios. Daqueles que acham que nomes ganham campeonatos e não a atitude! Deixam-me agastado, mas enfim... Temos adversários, gente que se mexe, existem contratempos, surpresas, volte faces. Não temos que contar que os outros sejam ou estejam piores que nós. Temos que suar para ser e estar melhor que eles...

    ResponderEliminar
  39. "Águias podem desviar Abel Hernández do Dragão"

    A vossa "não noticia" ainda vai dar em qualquer coisa querem ver !! LOL

    ResponderEliminar
  40. Isto, realmente, abunda de anónimos. Começa a ser uma pena alguns comentários que tem aparecido por cá.

    Relativamente ao tópico não gostei nada da atitude de Quaresma e, sinceramente, só se está a prejudicar a ele próprio, porque o clube já não depende tanto do Quaresma como o Quaresma do clube.

    ResponderEliminar
  41. Eu só sei isto: com ou sem Quaresma, é para ganhar ao Paços.
    Os outros filmes, é o medo lá de Lisboa, já viram que este ano, dentro de campo, dificilmente nos ganham, toca a empolar e criar situações pelos pasquins.

    O Porto não é Quaresma; os outros é que são Nanis e Enzos.

    ResponderEliminar
  42. O Ricardo Quaresma tem de entender que o estatuto de capitão que lhe deram tem uma responsabilidade que ou tem capacidade para lidar com ela, ou será mais do mesmo.

    Ricardo Quaresma nunca foi um indiscutível nos clubes onde passou, com excepção eventualmente do Futebol Clube do Porto de Jesualdo e os anos no Besiktas, fora disso, nunca. Porque haveria de o ser agora aos 30, onde continua com os defeitos de sempre e a evolução emocional e táctica é pouco notória?

    Por mim está a mais, mas o tempo o dirá.

    ResponderEliminar
  43. Este blogue parece uma espécie de consulta de oráculo... Não pelo autor, mas pelos sujeitos que comentam mais na preocupação especulativa do que propriamente pelo real interesse do clube.

    O espaço tem imensa qualidade.

    Não deixa de ser caricato que as polémicas e os boatos sejam alimentados pelos próprios adeptos. O FC Porto tem vindo a conhecer tipos de indivíduos sui generis... Pessoas estranhas um pouco influenciadas tanto pela conjuntura sociológica actual, quanto pela habituação de ganhar que transforma a personalidade - nomeadamente dos mais novos. Tem-se perdido muito do "ser Porto". Porque "ser Porto" não é assobiar por tudo e por nada, em formas de estar que parecem ter transitado do pai exigente para o pai tirano. E não vai há muito que via o estádio cheio de gente a apoiar incondicionalmente, puxando orelhas apenas no conhecido sector - invulgarmente, mas legitimamente exigente.

    É tremendo o "off-topic". Já vamos em dezenas de comentários sem o "core".

    Pinto da Costa foi mais do que claro. Só não entende, ou não quer entender, quem é limitado intelectualmente (muito), ou quem quer levantar poeirada. Vê-se uma tremenda tentativa que não se via há algum tempo de desestabilização. Há um claro menosprezo nos média. Programas que relegam o espaço de conversa FCP para os dez minutos finais, ou comentadores que relativizam tudo aquilo que se relacione com o clube. Há uma espécie de jogo à defesa centralista que tende para o provocatório.
    Conseguimos ter mais destaque em jornais como o L´équipe, ou a Marca, do que pelas publicações nacionais.

    Em relação a Quaresma, é mais do mesmo. Já todos sabem como é. É complicado gerir um grupo novo que não o conheça e que vê um capitão amuar. Mas a braçadeira já lá vai. Quaresma deve ficar, caindo na ratoeira ardilosamente montada pelo treinador. era uma questão de tempo... Mas isso não justifica o tratamento do adepto bipolar, de bestial a besta e de besta a bestial, consoante o virtuosismo aplicado, ou não.

    Não gostaria de terminar sem deixar uma provocação ao benfica - clube isento de avaliações da pretensão formadora de "espinhas dorsais" de selecções nacionais, ou de milhões e milhões que reaparecem por entre a neblina da crise e da polémica relação entre Vieira e a banca desgraçada.

    A ver vamos, mas este ano promete. Coisas bonitas irão acontecer - por graça nossa, ou desgraça previsível dos adversários mais tresloucados.

    Muitos parabéns pelo espaço! Que este espaço de debate seja o retomar do espírito que sempre nos distinguiu dos demais.

    Somos Porto

    António VC

    ResponderEliminar
  44. Gosto muito de ler o que o sr TD escreve. Hoje ve se a equipa do porto pra jogar contra Paços Ferreira e comprova se o que o nosso treinador disse que nao ha titulares indiscutíveis. E quaresma como capitao tem que dar o exemplo dentro e fora do campo. Nenhum jogador gosta de ficar de fora ou nao jogar mas um plantel sao 25-28 e nenhum assinou que tinha k ser titular. Espero que ele refleta bem a sua posição pk ser capitao nao é ser só mais um, tem que mostrar o pk de ser o capitão.....

    ResponderEliminar
  45. Boa tarde TD, por favor não publique, apenas quero saber se Enzo agora está dependente de Jackson... pelos vistos rasgaram o acordo com LIM!
    Tal como Witsel esteve sobre Hulk...
    E os obrigacionistas?... sei que venderam 3 putos da formação...
    É verdade que o tal "Aboubakar" é para prevenir essa situação ? Ou o tal reforço...

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.