sábado, 2 de abril de 2016

Um líder que joga limpinho

Uma questão: Nelson Semedo fez penalty sobre Pedro Santos no Benfica x SC Braga? Fez. O árbitro assinalou o devido penalty? Assinalou. À partida estaria tudo esclarecido, mas aparentemente há alguma indignação por ter sido assinalado um penalty contra o Benfica, por ter soado a «gozo».

De facto, é difícil compreender. Gozo seria não ter assinalado aquele penalty, como tantos outros ao longo do último ano. Fosse 1 de abril, 25 de dezembro ou 30 de fevereiro, aquele penalty tinha que ser assinalado, porque era falta. Mas há quem esteja indignado por Nuno Almeida o ter feito.

Não vamos entrar num campo psicanalítico, mas aparentemente alguns preferiam que aquele penalty não tivesse sido assinalado, e que assim fosse mais uma das faltas cometidas por jogadores do Benfica que não deram direito a penalty - que é precisamente o que vinha sendo criticado no último ano.

A diferença entre a UEFA e Portugal
O problema não foi o penalty de ontem: foram aqueles que estiveram por marcar durante um ano inteiro, e que poderiam ter reflexo na classificação. Alguns adeptos talvez preferissem poder continuar a dizer que «o Benfica não tem penaltys contra há um ano», mas assim têm que fazer reset na contagem. O problema não é esse: se é penalty, é para marcar.

Há coisas bem mais pertinentes a ser discutidas. O Benfica deixou de ser a única equipa da Europa a não sofrer penaltys, mas ainda é o único líder dos campeonatos europeus que não sofreu uma única expulsão. Nem uma. A única equipa a aproximar-se deste tamanho fair-play é o Dortmund, 2º na Alemanha.

Na verdade o Benfica é a equipa mais disciplinada do nosso campeonato: apenas 59 cartões em 28 jogos. E aqui surge este interessante case study: como é que o Benfica consegue ser a equipa mais disciplinada da Liga e a mais indisciplinada da Europa?

Entre as equipas que estão na Liga dos Campeões, o Benfica é a equipa que tem mais faltas (116, mais 18 do que o PSG, o 2º da lista) e a que tem mais cartões (25, mais 8 do que o PSG, também 2º da lista). E não ficamos por aqui: o Benfica é também, a par do Bayern Munique, a única equipa ainda presente na Liga dos Campeões que já teve um jogador expulso.

Que mestria tática é esta que leva o Benfica a ser a equipa mais faltosa e indisciplinada da Liga dos Campeões e a que joga de forma mais limpinha em Portugal?

Outro case study será perceber a mudança de comportamento do Benfica essencialmente desde 2012. Nas últimas épocas, o Benfica esteve sempre entre as equipas mais disciplinadas da Liga. A saber:

Em 2014-15, foi a 3ª mais disciplinada, com 81 cartões, 1 um duplo-amarelo e 1 vermelho.
Em 2013-14, foi a 2ª mais disciplinada, com 66 cartões e 2 duplos-amarelos.
Em 2012-13, foi a 2ª mais disciplinada, com 57 cartões, 3 duplos-amarelos e 3 vermelhos

A época 2011-12 foi um momento de transição. Nessa época o Benfica foi a 7ª equipa mais disciplinada, com 88 cartões, 4 duplos-amarelos e 1 vermelho.

Antes era bem pior: em 2009-10, o Benfica foi apenas a 9ª equipa mais disciplinada, com 87 cartões, 1 duplo-amarelo e 2 vermelhos. Em 2008-09, muito pior: 11ª equipa mais disciplinada (ou seja, top 5 das mais indisciplinadas), com 81 cartões e cinco duplos-amarelos. Por fim, em 2007-08, o Benfica tinha sido a 5ª mais disciplinada, com 65 cartões, um duplo-amarelo e dois vermelhos.

Conclusão: até 2012, o Benfica nunca esteve entre as equipas mais disciplinadas na Liga (chegou a estar fora do top 10). Mas desde a época 2012-13, o Benfica esteve sempre entre as 3 equipas que menos cartões veem. 

Muitas coisas poderão explicar este fenómeno. Mas fica apenas a menção a uma pequenina coincidência: a época 2012-13 foi a primeira completa com Vítor Pereira no Conselho de Arbitragem.

15 comentários:

  1. Aí esta. Estes e outros factos do colinho que se instalou. Vamos lá TdD, continua com estes registos intercalados com os nossos. Agora, JN, coloca isto no papel, nem que seja por um comentador. Ou o Maia do jigo. Liga as declaraçoes do coroado pf. Abraço e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. E nao foi por essa altura que o poder passou da liga para a federacao?

    ResponderEliminar
  3. Muito bem.
    P.S.
    Uma sugestão: sem querer interferir na sua linha de edição de post's, não seria má ideia escrever mais vezes sobre a agremiação precussora - pelo menos a que mais recorre a esses estratagemas e que saibamos - da corrupção desportiva nesta bosta de País.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. As coincidências não existem...

    O kit/voucher - SurpriseSurprise, Verdade Desportiva -, em homenagem ao cozinhado bracarense que foi ontem servido no estádio dos lampiões...só será entregue no final do campeonato (para não levantar suspeitas, insuspeitas...e pela tal verdade desportiva...), mais precisamente no dia 22 de Maio, à tarde...
    Talvez até se arranje um penalti, para os vermelhos do Minho, ao minuto 92?...
    who knows, who knows

    Alto_Minho (J.S.)

    ResponderEliminar
  5. Chamo a atencao para o facto do proximo jogo do Benfica ser em casa da Academica. Para nao haver riscos de perderem pontos o arbitro do jogo de hoje Arouca-academica presenteou os nossos Gonçalo Paciencia e Leandro Silva com amarelos que os excluem desse jogo. Nao va o diabo tece las. Ha muitas maneiras de ganhar os jogos, seja penalties, expulsoes ou excluir os melhores jogadores da equipa adversaria, antes do jogo. Esta ultima bem mais discreta. A lista de jogadores da Academica "a bica" antes do jogo de hoje era impressionante. Foi so escolher. Colinho no seu melhor...

    ResponderEliminar
  6. Mais um post sintético, mas informado, pertinente e acutilante, ao contrário das piadolas sobre o 1º de abril. Parabéns.

    Ficamos amanhã à espera das manchetes do Correio da Manha (sem til, como já li) e do Jornal de Notícias, entre outros.

    ResponderEliminar
  7. É assim mesmo há que desmascarar a proteção feita por todos CS,árbitros,CD,CJ,ao clube do regime.O que se passa em Portugal devia ser investigado pela UEFA e aí se veriam os verdadeiros apitos que existem neste país e não essa inventona do tal apito dourado que misteriosamente aca vou Leiria vá lá saber-se porquê. Até sabemos....

    ResponderEliminar
  8. Vermelhos? Não há problema para o próximo jogo da Liga também levam um quando o resultado estiver feito no final do jogo.

    O mais degradante é PdC estar calado e salvo nas vitórias não criticar a arbitragem.

    ResponderEliminar
  9. o contagio as outras modalidades esta ai caso andebol e hóquei o basquete é outra historia e outra guerra sempre dominada pelos mesmos a 45 anos por isso a vergonha das nossas selecçoes.

    ResponderEliminar
  10. Eu gostava que o portista administrador deste blogue fizesse post a refletir sobre a importância da actual Lei de bases para este estado de coisas no futebol.
    É evidente que a idade de PC, os problemas de saúde muito graves dele e do FILHO pesaram e provavelmente PESAM.
    Falta COMUNICAÇÃO no FCP e não tem que ser o presidente.Nem convém.
    E precisamos de ESTABILIDADE (plantel e técnica) e dois grandes reforços : CENTRAL e PONTA de LANÇA.

    ResponderEliminar
  11. Era curioso também saber de entre as 18 equipas do campeonato qual foi a que mais beneficiou de jogadores suspensos da equipa adversária após terem visto o quinto amarelo ou serem expulsos na jornada anterior. Para a semana já há dois da académica que não vão jogar contra o Benfica...

    ResponderEliminar
  12. Tribunal, sugiro se tiverem condições q façam um artigo sobre o q o Jorge Coroado disse no Jogo esta semana. Ninguém lhe pega, nem a nojice q supostamente defende o FCPorto nos programas de TV.
    Existe uma rede de interesses cada vez mais forte e no meu clube é so gente sem saude ou sem interesse...
    SOU DO BAYERN DESDE O NASCIMENTO!!!
    Miguel Vale.

    ResponderEliminar
  13. E já que se fala em Jorge C. aí vai:

    http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/ficcao-aterradora.html?showComment=1459435968755
    http://www.tuvaisvencer.pt/a-ligacao-umbilical-entre-arbitros-e-benfica/

    A ser VERDADE...........

    ResponderEliminar
  14. Sei que não é o espaço mais indicado para fazer esta pergunta, mas alguém sabe o que aconteceu ao forúm FCPorto24? Aparentemente desapareceu do mapa, tanto o forúm como o facebook, twitter, tudo...

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.