domingo, 24 de agosto de 2014

Aboubakar é dragão, mas quem está obrigado a ser campeão é o Benfica (um exercício de rigor)

Nada como esperar para ver. Era o joelho que estava pior que o do Mantorras, era o jogador que fez novas exigências (mesmo já tendo assinado o pré-acordo antes de viajar para o Porto), sabe-se lá que mais terá nascido da criatividade dos que argumentam com base no «pelos vistos». Ainda estou para descobrir que «vistos» são esses.

Aboubakar à Fabiano
Aboubakar é dragão até 2018, a troco de 3 milhões por 30% do passe. Uma estratégia adequeada e que salvaguarda todos os interesses da SAD. O FC Porto já não fazia um negócio assim desde Luís Fabiano, há 10 anos, quando comprou 25% por 1,87 milhões e 75% ficaram na GSI. Com Aboubakar, o FC Porto periodicamente também poderá comprar mais percentagem do passe (esperemos que não fuga muito à referência de 10 milhões), à medida que o jogador for rendendo e dando provas de que pode ser o sucessor de Jackson. Embora a percentagem do passe seja menor, o FC Porto já tinha usado esta estratégia com Licá, Herrera ou Quintero há um ano.

O FC Porto não está a investir sem paralelo, está a investir com disciplina. Está a formar (já formou!) um grande plantel, sabendo trabalhar com todas as condicionantes. É por isso que há três jogadores por empréstimo, contratações com recurso a alienações antecipadas, quatro contratações a custo zero. E é tão verdade que o FC Porto pagou 11 milhões de euros por Adrián (o investimento que mais comichão faz a muita gente, mas que será melhor compreendido quando sair o R&C do primeiro trimestre) como o Benfica recebeu 8,6 milhões pelo Roberto. 

No caso de Aboubakar, é melhor investir com alguma inflação num jogador que já sabemos que é bom (os 13,4 milhões por 40% de Hulk foram pornográficos, mas valiam cada cêntimo) do que investir 10 milhões de euros, num momento de aperto financeiro, num suplente. Se Jackson vai ficar, não faria sentido Aboubakar ser desde já mais caro do que ele para passar grande parte de um ano no banco.

Missão cumprida: temos um grande plantel, com dois excelentes jogadores por posição, e com um líder competente não só no plano técnico-táctico como na gestão do clube. Aboubakar é forte fisicamente, ágil, tecnicista, finaliza bem com os dois pés, mas tem que ser trabalhado para jogar mais vezes de costas para a baliza, uma vez que no Lorient tinha luz verde para virar e rematar. Até o consegue fazer de forma mais espontânea do que Jackson, mas há trabalhinho pela frente, Buba!

E agora sobra um pequeno problema: a Champions

Não há mais espaço
na Champions
Na lista de 17 jogadores formados fora do país, para entrar Aboubakar outro terá que sair. As opções são: Fabiano, Andrés, Danilo, Alex Sandro, José Ángel, Maicon, Indi, Reyes, Casemiro, Herrera, Óliver, Evandro, Brahimi, Quintero, Tello, Adrián e Jackson. E lembremos que nesta lista não estão Helton, Opare, Marcano e Carlos Eduardo. Se entrar mais um médio, possibilidade ainda não descartada, outro terá que sair. E face à polivalência nos defesas disponíveis, alguém terá que ser sacrificado neste sector, que ainda pode fazer correr tinta.

Quanto aos jogadores formados no país, para a lista A, só há quatro no FC Porto: Ricardo Nunes, Ricardo Pereira, Quaresma e Sami. Caso algum destes seja dispensado, não poderá ser inscrito ninguém no lugar deles. Entre os formados no clube, o FC Porto só inscreveu David Bruno, o único disponível.

Na lista B estão: Kadu, Andorinha, Caio, Rafa, Verdasca, Tomás Mota, Rui Silva, Mikel, Francisco Ramos, Graças, Tomás, Rui Moreira, Belinha, Clever, Leandro Silva, Macedo, Kelvin, Gonçalo, André Silva, Fréderic, Mata, Sérgio Ribeiro, Ivo, Bruno Costa e Rúben Neves.

Mas vamos regressar ao tema inicial, o investimento do FC Porto para 2014-15. Já aqui tínhamos analisado, há um mês, o pânico desprovido de coerência: colunistas, comentadores e adeptos rivais estão em pânico com o investimento do FC Porto, que dizem ser um «all in». Facilmente desmitificámos isso, pois há um ano o Benfica apresentou o maior orçamento da história do futebol português e pagou 49,3 milhões em reforços. E este ano, será que o FC Porto terá o maior investimento? Pois... não.

Benfica é quem mais investe para esta época

O SL Benfica é o clube que, neste momento, mais gastou em reforços para 2014-15. E se já lemos e ouvimos comentadores defenderem que «o FC Porto, pelo que está a gastar, está obrigado a ser campeão», então aguardamos a mesma coerência: se o Benfica é quem gasta mais, então está obrigado a ser bicampeão. Vamos às contas de merceeiro.

Indi, um dos reforços
O FC Porto contratou Adrián (11M), Indi (7,7), Brahimi (1,5 com alienação), Tello (2M por empréstimo), Andrés (1,6), Casemiro (emp.), Óliver (emp.), Evandro (1), Marcano (2), Ángel, Opare, Sami e Ricardo Nunes (custo zero) e agora Aboubakar (3). Contas feitas, e ignorando as tranches de pagamento que vão além de 2015, são 29,3 milhões de euros. Curiosamente, apenas mais um milhão do que o investimento do FC Porto na época passada (a diferença entre investir muito e investir bem, pois o plantel deste ano é incomparável ao da última época).

Já o rival Benfica, investiu, até ao momento, em Samaris (10M), Talisca (4), Benito (3), César (3), Bebé (3), Derley (2,5), Dawidowicz (2), Djavan (1,5) e Eliseu (1,5), excluindo aqui as contratações a custo zero e as que terão despesas por litígio. Contas feitas, são 30,5 milhões de euros em reforços, sabendo-se ainda que o Benfica procura mais um avançado.

Claro que sobra a questão: e os salários? Pois bem, a não ser que alguém conheça o contrato de cada reforço, é impossível debater esta questão com rigor. Mas que Aboubakar, Brahimi ou Indi ganhem mais do que Luisão, Gaitán ou Salvio tenho dúvidas. De qualquer forma, guiando-nos pelos últimos números oficiais, o Benfica gastou uma média mensal de 4,735 milhões de euros em 2013-14, enquanto o FC Porto gastou 4,376 milhões.

Portanto, aguardamos um mínimo de rigor e critério com as expectativas para esta época. Afinal, o clube que mais investe é o Benfica e é o clube que está sob maior pressão para ser campeão, seguindo a lógica dos que profetizam a desgraça caso o FC Porto não chegue ao título.

36 comentários:

  1. Podemos então dar o plantel como fechado? Por mim, está óptimo. Se viesse o Clasie ainda melhor seria, mas não é indispensável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente com a descoberta do Ruben Neves não vejo a grande necessidade de ir buscar o Classie. Já temos um bom número de médios e com qualidade.

      Agora só falta mesmo tratar de dossiers tipo Ghillas, Varela, etc...

      Eliminar
    2. Pelo contrário, em jogos como o de ontem em que se pede mais critério mas força no meio campo acho o Clasie um reforço muito importante, se acontece algo ao Casemiro/Ruben, o outro tem que se sujeitar a um esforço tremendo..

      E parece-me que a direcção e o treinador concordam, acredito que Clasie acabe por vir!

      Grande crônica como sempre tribunal, só uma pequena dúvida, o relatório e contas tem data marcada para sair?

      Eliminar
    3. O Clasie traria outro nível ao nosso meio campo, mas como disse estou muito satisfeito com os médios que temos. E o Herrera é capaz de fazer esse trabalho, Belmiro.

      E também faltam as dispensas claro. Parece-me que a do Kelvin é certa e a do Carlos Eduardo está dependente da chegada de um novo médio. E ainda há o dossier Quaresma, para além de casos pendentes como Ghilas, Varela, Rolando...

      Eliminar
    4. Clasie tem características mais de recuperar a bola rapidamente e de recepção orientada seguida de passe horizontal e acho que faz isso melhor que o Herrera, que também e importante no nosso esquema, mas de uma maneira diferente, aproveita mais o espaço e ganha metros aos adversários levando o nosso jogo para a frente. Acho necessária a contratação de um médio com as características do holandês tendo em conta o esquema do Lopetegui.

      Eliminar
  2. Andamos a comprar migalhas de jogadores. Qd for para vender o lucro n vai compensar.

    ResponderEliminar
  3. Pela forma como Casemiro e Rúben Neves estão a jogar, não sei até que ponto é necessário Clasie ou qualquer outro médio, mas Lopetegui saberá melhor que nós.

    Tenho boas expectativas sobre Aboubakar (o nº 99 é que me faz alguma confusão).

    ResponderEliminar
  4. Caro TD aquilo que pedi para não publicar, era verdade....
    Enzo só sai se Cha cha sair... O JJ apertou os tintins ao Lfv...
    Deu o dito por não dito!
    E ainda vai buscar o tal Abel, que colocou como rasteira aqui...
    Vendem foi os putos... Là se foi a formação e a espinga dorsal!

    ResponderEliminar
  5. Acho interessantes alguns comentários. «Só pensas no Benfica», acusam os ferozes anónimos, quando este é um post sobre a luta pelo título de campeão. Eu conto com Benfica e Sporting como rivais na luta pelo título, mas se se auto-excluem, quem sou eu para questionar!

    Por outro lado, os que acusam de só pensar no Benfica é que não só lêem como ainda comentam blogues portistas. Rapaziada, não percam tempo, porque aqui o lápis é azul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Td Damião? Não nos tinha sido oferecido?
      Já agora porque publicou o meu outro comentário que pedi para não o fazer?
      A mim preocupa-me que fiquem à espera da saída de Cha Cha, como fizeram com Hulk.,,
      O Fcp não joga sozinho e os rivais são para ter em conta! Começando pelo brejeiro mas bom treinador Jj e o aspirante Marco Silva!!

      Eliminar
    2. Não vou responder a questões do SLB, nem de Damiões nem de Enzos.

      E já chateia o tema do Jackson, nem com o presidente a aparecer a garantir que ele não sai? Querem o quê, que a palavra num blogue valha mais que a do presidente???

      Vou começar a limitar os comentários que só lançam questões, questões e mais questões. Já cansa!

      Eliminar
    3. quanto a jackson sinceramente nao me preocupa o tema
      mas confiar no que vem garantir o nosso presidente... rolando tambem ficava, toze tambem ia fazer parte do plantel jogadores da b do ano passado iam passar para o plantel da principla este ano, hulk tambem so saia pela clausula dos 100 milhoes, negocio este que nunca veio depois de tanto ser falado afinal os valores reais da transferencia veio dar uma explicaçao... ja nao ligo muito as promessas do presidente

      Eliminar
  6. Acho que o Porto ainda vai buscar mais um medio centro, seja ele Clasie ou não... e os vermelhos tb vão buscar um avançado, mas seja como for os números gastos serão muito próximos! Infelizmente a me*** da comunicação social é o que sabemos, pena não termos gente com coragem suficiente para dizer isto ao público... quem o pode fazer, quem está nos programas televisivos e tinha por obrigação desmistificar esta ideia, parece-me que não tem tido essa inteligência...

    ResponderEliminar
  7. Mais um bom post.
    Espero que o plantel fique fechado com a vinda do Clasie que sinceramente acho que faz falta.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Falta dizer que o Aboubakar preferiu o FC Porto ao sporting!!!! Bruninho vai já meter comunicado a desmentir o interesse no jogador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dispenso essas massagens de ego. Segundo o que foi noticiado, e não tenho razões para duvidar, o jogador rejeitou o Sporting antes do FC Porto avançar.

      O único desvio em que estou interessado é para dentro da baliza.

      Eliminar
    2. Qualquer jogador que tenha juízo rejeita o Sporting (e qualquer empresário que queira ganhar dinheiro e queira que os jogadores dêem o salto para grandes equipa, nem negoceia com o pacóvio tão pouco).

      Só um louco é que vai para aquela casa, a ganhar o que eles oferecem, a expor-se a clausulas daquelas e depois a ter os problemas que tem os que lá estão, para conseguir assinar melhores contratos (mesmo quando o ganho para o clube é altamente benéfico).

      Repito... só mesmo um LOUCO VARRIDO,

      Eliminar
    3. Preferir o Porto ao Sporting é igual a preferir o Real Madrid ao Murcia. Estranho e motivo de preocupação era P.e. O Rabia ou o Tanaka preferirem o Sporting ao Porto.
      Qual o gozo ou espanto por jogador X ou Y preferir um clube grande e bi campeão europeu a um clube médio que luta por se classificar para a UEFA?

      Eliminar
  9. Nao conheço muito bem Aboubakar, mas parece-me um jogador na linha de Martins Indi, ou seja apesar de ser bom jogador as suas caracteristicas nao sao as ideais para o modelo pretendido por Lopetegui. Parece ser um jogador para quando o Porto quiser descer linhas e jogar em transiçoes mais rápidas, a rever.
    Continuo com pena que Ghilas nao seja alternativa.

    ResponderEliminar
  10. Boas tardes TDD mais uma vez esta de parabéns pelo post continue a maravilhar-nos com as suas opinioes e ignora os que se preocupam com os orcs eu preocupo-me mais com os meus do que com o que e dos outros.
    FCPorto 4EVER.
    Filipe Carvalho

    ResponderEliminar
  11. Com todo respeito se quer ser corrente também devia por o custo de Igor Lichnovsky ou as contracções para as equipas B só contam quando convém? Saudações desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o FC Porto contratar para a equipa B um jogador por 2 milhões, certamente o incluirei. E antecipando-me, é tão verdade que o Igor custou 2M como é verdade que o Victor Garcia e o Pavlovski são jogadores do FC Porto a título definitivo.

      Saudações desportivas

      Eliminar
    2. Então será melhor incluirmos nas contas os camiões de estrangeiros e de jogadores de divisões secundárias, que o sporting e benfica contrataram para a B nestes últimos 6 meses?

      Eliminar
  12. Uma dúvida, haverá algum tipo de pre acordo para a compra de mais passe nos casos de Brahimi e Aboubakar, caso o FCP esteja interessado (a preços acessíveis, claro)? Pela velocidade com que os jogadores são valorizados no FCP, seria complicado vir a fazer grandes negócios com estes jogadores devido à pequena percentagem do passe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Porto o vende-se por 30M€ no ano que vem, ganharíamos 9M€ ou seja, 3x mais do que aquilo que pagamos... parece-lhe um mau negócio?

      Que eu saiba, continuamos a ser um clube desportivo, e apesar de estarmos cotados em bolsa, o nosso jogo não é na Bolsa de Valores mas sim no campo de futebol...

      É claro que queremos comprar a preços acessivel uma percentagem maior do passe e certamente pagaremos, se for o caso, algo mais que a valorização dos 10M€ na altura que tivermos ofertas... ou senão pagaremos menos que essa valorização se o clube precisar de receber uma injecção de capital mais cedo e nos pedir que compremos o restante do passe a um preço menos, mas isso tudo são negócios e a bola nesse campo, não rola.

      Eliminar
    2. Se ganharmos 9 milhões no Aboubacar, era 1/3 aproximadamente do que investimos no total até agora , nada mau.
      E se fosse em euros em vez de robertos , melhor ainda. E se fosse para abater passivo ou investir em vez de guardar no porquinho da missão pavilhão, melhor ainda.

      Eliminar
  13. "Por outro lado, os que acusam de só pensar no Benfica é que não só lêem como ainda comentam blogues portistas. Rapaziada, não percam tempo, porque aqui o lápis é azul."
    Sublime! "À Porto".
    Parabéns, tem nos presenteado com posts de enorme qualidade!
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Não pondo em causa a qualidade do Clasie, também me parece que o Ruben Neves acaba por tornar aquisição do primeiro menos prioritária. Isto até poderá ser jogar a nosso favor e conduzir-nos para uma negociação abaixo dos valores pretendidos pelo Feyenoord.

    ResponderEliminar
  15. TD, o Ruben Neves tambem é da lista b?? é que no post ele nao consta em lado nenhum
    Hugo

    ResponderEliminar
  16. O Varela foi mau negocio. Emprestar um jogador que foi titular nas ultimas épicas de 29 anos n tem logica nenhuma.

    ResponderEliminar
  17. Era óbvio que faltava um ponta de lança para fazer concorrência e rotatividade com Jackson. Pelo que conheço do jogador, tem características um pouco diferentes do Martinez e por vezes até poderão jogar os dois, com o Aboubakar a descair numa ala.

    Estou a gostar do nosso plantel, penso que com a vinda do Clasie (supostamente dependente da entrada na Champions) ficamos com um plantel dos melhores, senão mesmo o melhor, da última dedada. Pena é que não tenhamos conseguido garantir o Navas antes do Mundial. E que não tenhamos um central de top na linha de Ricardo Carvalho ou Otamendi, apesar das boas exibições do Maicon.

    Resta saber se Lopetegui tem competência para fazer deste plantel uma boa equipa. Acredito que sim, mas o tempo o dirá.

    ResponderEliminar
  18. Esta questão do Clasie, aborrece é verdade, mas á melhor prova do que o jogo de ontem para se perceber que falta um medio de outra qualidade??? Ontem, na 1ª parte o meio campo nem conseguiu pegar no jogo, contem o numero de passes que foram feitos a sobrevoar o meio campo!!! Ouvir dizer que o Ruben Neves apareceu e que por isso já não é preciso... dá que pensar, sinceramente!

    ResponderEliminar
  19. TdD, a lesão do Júnior A, Rui Moreira foi muito grave, na pre época(pela equipa B) ?

    ResponderEliminar
  20. Gostaria que me respondesse porque o Maicon não pode ser formado localmente visto que vai para a 7 temporada de FCPorto com uma no Nacional em 2008 dia 14 de setembro faz 26 anos.
    Desculpe a minha ignorancia neste assunto mas acho que podia fazer parte não sei como sao as leis fifa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O conceito de atleta formado localmente implica que um jogador some pelo menos três inscrições na FPF entre os seus 15 e 21 anos."

      Eliminar
    2. Maicon veio para o Nacional com 18 anos se não estou em erro corrijam me se estiver errado sff por esse conceito acho que preenche esse item .
      Obrigado pelo esclarecimento.

      Eliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.