sábado, 16 de agosto de 2014

O abominável Rúben das Neves num início promissor

Casemiro, Adrián e Tello são 3 jogadores que em condições normais são titularíssimos em qualquer equipa portuguesa. Hoje estiveram no banco, o que diz muito da qualidade do plantel que Lopetegui tem à disposição. Mas colocar o talento individual em harmonia colectiva não é fácil. Hoje foi dado o primeiro passo para isso, com uma vitória justíssima frente ao Marítimo (2x0).

Golo na estreia
A identidade já está definida, os jogadores jogam segundo os seus princípios, mas qualquer equipa que troca de treinador e perde 8 jogadores essenciais no espaço de um ano (Helton, Otamendi, Mangala, Fernando, Lucho, Moutinho, Varela e James) precisa de tempo. E da última coisa que precisa é de assobios quando ainda está a tentar perceber como sair com bola quando é apertada aguerridamente como o Marítimo o fez na 2ª parte.

O campeonato não vai ser um passeio para o FC Porto, nem todas jornadas vão ser cumpridas ao ritmo de goleadas. Vai ser uma corrida a 3, longa, difícil, lembrando que Sporting e Benfica têm plantéis melhores do que 15 das 18 equipas do campeonato e uma grande vantagem: o Sporting, para já, mantém a base do ano passado e um treinador familiarizado com o futebol português; no Benfica, o treinador e a dinâmica de jogo são as mesmas. Já no FC Porto, quase tudo muda. Muda para melhor, mas cada mudança precisa do seu tempo.

Lopetegui quer que os jogadores sejam protagonistas, aos adeptos cabe serem os melhores actores secundários possível. Com ambição e paciência: uma coisa que os adeptos se habituaram a ter a mais e outra a menos. Ah: e o Lille tem exactamente a mesma equipa da última época, onde só ficou atrás dos milionários PSG e Mónaco no campeonato.

Bonés:

Brahimi afirma-se
Em cheio (+) - No simples gesto de dar a titularidade a Rúben Neves, Lopetegui conquista tanta coisa: deixa o recado de que para ele não há idade, nacionalidade ou proveniência; não joga o estatuto nem o preço (Ádrian nem saiu do banco); os miúdos da formação podem voltar a sonhar com uma oportunidade na equipa principal; e não é um treinador a pensar apenas no que precisa de ganhar hoje, mas também no que pode construir amanhã. Sobre Rúben Neves, uma exibição bem conseguida numa noite de sonho para ele. Cada adepto quando olha para ti, miúdo, recorda-se que em tempos já foi uma criança que sonhava jogar no clube do coração. Vive e aproveita esse sonho por todos nós!

A base já cá está (+) - O princípio de jogo de Lopetegui não é diferente do de Vítor Pereira: posse e circulação, mas com muitos mais passes largos e variações de flanco. Óliver mete a bola onde quer e ajuda neste modelo, que ainda precisa de afinações, como é natural, uma vez que saíram alguns passes falhados por os jogadores ainda não anteciparem da melhor formas as movimentações dos colegas.

Outros destaques (+) - A rotação de Brahimi sobre a bola é algo notável. Alex Sandro está a querer regressar à sua velha boa forma. A velocidade de Tello vai ser preciosa para quebrar a monotonia própria de um modelo assente em posse de bola. Bom ver que Lopetegui respondeu às necessidades do jogo e não da expetativa por uma goleada (os adeptos queriam Ádrian ou Tello em vez de Evandro, mas o jogo pedia o brasileiro).

Machados:

Jackson só teve
uma bola
Alimentem o predador (-) - Se a memória não falha, só nos descontos Jackson teve uma bola nos pés para marcar. E não falhou, mesmo que à segunda. Jackson precisa de ser mais e melhor servido para marcar com continuidade, mas esta não é a maior preocupação: falta gente na grande área. Muitas vezes, Quaresma e Brahimi já estavam prontos para cruzar e não havia ninguém na grande área. Os 2 médios mais adiantados têm que aparecer na zona de finalização, sobretudo Herrera. E se Jackson tem que baixar para apoiar, a área ainda mais deserta fica. A rever.

Procurar mais soluções (-) - Faz parte do processo evolutivo, mas sobretudo a jogar em casa muitas vezes o FC Porto não vai poder perder 30 segundos só a trocar a bola entre a linha defensiva. Lopetegui quer fazer as coisas com calma, mas trocar a bola entre os defesas e o médio-defensivo, com o objectivo de chamar o adversário, muitas vezes não vai funcionar, porque no Dragão quase todas as equipas vão jogar atrás da linha da bola e limitadas a defender. Nos momentos em que pressionam, como o Marítimo fez bem em algum tempo da segunda parte, a bola não pode queimar tanto nos pés. E mesmo que Lopetegui queira circulação, quando for preciso mandar um bico, manda-se. Mais vale jogar feio e resolver do que cometer um erro ao tentar jogar bonito.


Um já está. Próximo!

PS1: Sondagem aberta para distinguir o melhor em campo frente ao Marítimo. Participem!

29 comentários:

  1. Complicado decidir quem é o MVP. Mas vou optar pelo menino Rúben Neves. Jogou bem, assistiu e para um menino (homem) de 17 anos (!) fez um excelente jogo.

    O outro podia ser o Brahimi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pepalves dos videos do youtube? costumo assistir aos videos

      quanto ao mvp acho que ruben merece o premio

      Eliminar
  2. Brahimi, claramente o homem que mexeu mais com a equipa. Foi o mais desequilibrador, técnica portentosa...

    ResponderEliminar
  3. Notas sobre o jogo:

    Penso que o Herrera é também a melhor solução para receber a bola quando está sai do centro da defesa ou das laterais dada a sua capacidade física, algo que Oliver ainda não possui.

    Gostei muito da firma como Lopetegui mexeu e segurou o jogo.

    Depois do jogo de hoje parece mais ou menos claro que estamos mais necessitados da alternativa a Jackson e menos de um jogador para o meio campo defensivo.

    Melhor em campo para mim: Alex Sandro.

    http://portistaconvicto.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alex sandro? não jogou mal a apoiar o ataque, mas fez 3 passes ridículos para o adversário. e com esta defesa subida, isso é criminoso. Gostei mais do Danilo por exemplo e nem sequer considero que foi o melhor em campo

      Eliminar
  4. Melhore em campo: brahimi ( sem querer tirar o mérito ao ruben neves )

    ResponderEliminar
  5. Foi um ótimo arranque e deu para ver que já existe uma ideia de equipa.

    Individualmente, basta passar os olhos pelos nomes que compõem o banco de suplentes para se perceber quanta qualidade existe, talvez Adrián, Tello e Casemiro não estivessem à espera de começar no banco a sua aventura de azul e branco :)

    Ainda assim concordo com o 11 apresentado por Lopetegui, tendo apenas dúvidas na baliza. O Fabiano conquistava-me em quase todos os jogos em que substituia o Helton, várias vezes disse que provavelmente já merecia ser titular. Mas curiosamente, pouco depois de o Helton se lesionar e o Fabiano ter via aberta para agarrar o lugar, parece ter ficado mais inseguro. A recta final da época passada não foi boa para ele, esta pré-época pior ainda e neste jogo provocou sempre arrepios nos adeptos quando recebeu a bola no pé... percebo que Fabiano tenha começado a titular, mas não sei se conseguirá manter o posto.

    Quanto ao melhor em campo, escolho Brahimi. Poderia escolher Ruben Neves, encanta-me, mas penso que com jogadores tão jovens devemos ter algum cuidado a colocá-los logo no patamar de estrelas, que ainda não são. Já vimos grandes promessas a serem capas de jornais quase todos os dias e depois... pufff! Preciso manter os pés assentes no chão...

    ResponderEliminar
  6. Melhor Brahimi ou Oliver. Ambos fantásticos, soberbos.

    Pior, de longe, muito longe, Herrera. Péssimo com bola, lento na recuperação sem bola. Está a mais no 11. Com Clasie e Casemiro não pode, de forma alguma, ser titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que exagero! Herrera fez bons jogos na pré-época demonstrando ter características diferentes dos restantes médios nomeadamente o transporte da bola quando necessário. Só Brahimi fez mais ou menos isso quando jogou no meio. E cuidado com o Clasie, está-se a criar uma espécie de mito. Ele tem de provar que merece, não é de forma alguma um valor seguro que vê, chega e vence.

      Eliminar
    2. O Herrera já provou mais do que uma vez que não merece. Não sei qual é o transporte de bola que ele faz quando ontem, 2 ou 3 vezes com vários metros para avançar sem oposição, ele mal dominar a bola conseguia. Tecnicamente é miserável. Tacticamente é mau, não recupera rapidamente (para quem viu no estádio isso é evidente), posiciona-se mal. Enfim, não vejo uma única vantagem de o ter em campo.

      Eliminar
    3. Ontem esteve mal. Mas um dia não são dias. Eu acho que é necessário um médio do género dele (próximo de um box to box) para dar mais ao jogo do que trocar a bola. Tecnicamente é muito inferior aos outros médios mas ganha nesse aspecto que falei. Ontem ou não foi o jogo indicado para isso ou então não esteve nos seus dias. Mas acho que tem lógica a sua presença.

      Eliminar
  7. Nenhuma menção a Clasie? O Lille não será fácil, mas a equipa começou mal La ligue e ganhou este último jogo com erro arbitral! A ver vamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembro de ver o Clasie em campo.

      Eliminar
    2. Gostei da resposta! Muito boa! Achei que seria interessante depois do conentário feito que o comboio já tinha passado e que era um investimento caro, se de facto for 9 M, gostaria de saber o que acha!
      Quanto ao resto, o adepto é resultadista, mas penso que o jovem Ruben rende bem mais a 6! Casimiro entrou bastante BEM!
      Quaresma terá de aprender a jogar simples é que Jackson foi sempre mal servido! Tello foi bem mais prático!

      Eliminar
    3. Dependerá sempre da modalidade de pagamento, do salário do jogador e de aferir se há interferência de 3ª parte. De qualquer forma ainda não há nenhum tipo de acordo para o Clasie ser nosso jogador, só negociações e difíceis, que dependem em grande parte da Champions. Comentar só conhecendo os números.

      Eliminar
    4. O Twitter do presidente de adeptos do Feyenoord, confirmou e por 9 M! Concerteza será uma parceria! Tipo Brahimi, agora pergunto o que será de Herrera? Nunca de Ruben Neves!

      Eliminar
    5. Agora também vamos meter o Saul a anunciar vendas do FC Porto, pelos vistos os representantes de adeptos conseguem antecipar-se às próprias negociações.

      Eliminar
    6. feyenoord ja desmentiu esse tal acordo com o porto para a transferencia...

      Eliminar
  8. Houve grandes exibições e mesmo para um jogo inaugural os jogadores ja apresentam altos niveis de rendimento, a jogarem assim temos grandes hipóteses de ganhar ao Lille.... Votei no Ruben, não so pela sua exibição, principalmente pelo golo que deu a tranquilidade que a equipa precisava, embora que mesmo assim a defesa por vezes tenha metido água, tendo sido esse para mim o verdadeiro "machado" neste jogo. Gostaria de deixar uma pergunta: será que ao contrário do que fomos vendo na pré-época, Brahimi mais utilizado no meio, a sua utilização pelas alas ja será a contar com a vinda de Classie? Pelo menos o jornal o jogo, salvo erro ja o da como certo por 9kk, e a vir a ser mesmo verdade sera uma contrataçao ainda melhor do que inicialmente estava previsto (Illaramendi por empréstimo), no entanto alguem tera de sair sendo assim, talvez Carlos Eduardo?

    ResponderEliminar
  9. Nota mais para: Brahimi (o único que continuamente jogava para a frente e não consecutivamente para trás como praticamente o resto do plantel o fez.), ruben neves (para todos os efeitos decidiu o jogo com o golo dele e se não o fizesse não sei se o ganhávamos, é soberba a qualidade que este miúdo já apresenta, dá gosto ver ainda mais quando é um dragaozinho.) e Danilo (cada vez mais forte em todas as variantes do seu jogo).
    Nota menos; Herrera (que jogo desastroso e sem garra, parece que o Herrera do mundial voltou a ficar no México.)

    ResponderEliminar
  10. Brahimi foi claramente para mim o homem do jogo...
    Quianto aos assobios ao fabiano, está na moda em Portugal, o guarda-redes ter nos pés a qualidade tecnica do Quaresma!!!!!
    O Indi e o Maicon, fartaram-se de passar bolas á queima - então o Indi tem um passe na 2ª parte para o Fabiano ao nivel do peito com este acossado por um jogador do Maritimo!!! Mas a culpa é do guarda-redes!!!!
    Na reposição de bola em pontapé de baliza, os dois centrais poem-se de lado nos limites da grande area, ainda confundindo mais Fabiano... mas a culpa é do guarda-redes????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No estilo de jogo de Lopetegui tem de haver um GR que jogue bem com os pés, que seja capaz de ser líbero. Já se sabia disso e creio ter sido exatamente esse o motivo pelo qual o Ricardo Nunes foi de imediato "dispensado".

      O modelo de jogo é da inteira responsabilidade do treinador e os jogadores das duas uma, ou se adaptam ou perdem o lugar. Olha o Manchester United, ou aqueles defesas aprendem a jogar a 3 ou vão-se embora e entram outros. É simples.

      Eliminar
  11. Ganhar 2-0 em casa ao Marítimo na primeira jornada... Provável, possível, expectável, banal? Óbvio. A maior dificuldade era chegar, dominar, ter bola, fazer pressão alta, manter um ritmo elevado durante a maior parte do jogo. Foi um jogo excelente, para estreia no campeonato. Viram-se os pontos fortes que vão melhorar e muito, e os pontos a melhorar e rever. A exigência dos adeptos está nos píncaros mas é preciso dar o litro para apoiar esta equipa, esta ideia de jogo, de forma realista mas com muito coração. Depois do fim da época passada, é um início muito promissor., que aliado à liderança, pode levar a muitos sucessos e alegrias.

    ResponderEliminar
  12. MVP: Brahimi.....para mim será ele e mais 10

    ResponderEliminar
  13. Brahimi será a escolha óbvia para a maioria dos adeptos para homem do jogo, e nem ponho isso em causa, mas para mim o menino Oliver provavelmente será o melhor em campo 99% dos jogos. Ve-lo ao vivo é qualquer coisa fenomenal.

    Nao existe nenhuma possiblidade de aproveitar o mundial para vender o Herrera em estado de graça? Com Clasie (se for verdade que vem), Casemiro e mesmo Evandro com toda a certeza que vai passar 90% do ano no banco (se isso nao acontecer ...ai ai Lopetegui). Penso aliás que ele como Quaresma e talvez Fabiano, por exemplo ainda só se mantêm no 11 porque Lopetegui quer passar a mensagem, e bem, que os novos jogadores é que têm de provar que merecem ser titulares.

    Nao vamos endeusar Rúben Neves, é a pior coisa que pode acontecer, precisa de crescer muito ainda, e será natural que com o decorrer da temporada seja remetido para um papel secundário.

    Espero que se o jogo contra o Lille correr mal (nao sei se já estamos preparados para os defrontar) os adeptos nao abandonem a equipa, porque parece que existe uma franja que acredita que basta juntar 11 jogadores e surge por magia uma equipa que vai massacrar e golear todos os adversários...aqueles assobios OMG...

    ResponderEliminar
  14. Bom jogo e boa vitoria, contra uma equipa que mesmo a perder 1-0 se preocupou mais em defender e em nao sofrer golos do que em procurar o empate, em nada contribuindo para o espetáculo (uma boa matéria de reflexão para quem tanto se preocupa com a queda das assistências em Portugal).
    MVP: Ruben, sobretudo porque teve o condão de simplificar um jogo que se poderia ter tornado difícil, metendo um golo simples, mas que os colegas teimaram em nao meter, ora por uma finta a mais ora por intervenção de um dos 5 homens que o marítimo metia na área.
    Venha o lille!

    ResponderEliminar
  15. Melhor em campo para mim foi Oliver! Mesmo eu preferindo que jogasse o Tello no lugar dele passando o Brahimi para o meio. Mas Oliver fez tudo bem tenho que reconhecer. Com ele a equipa ganha circulação de bola, passe e variação de jogo excelentes. Falta-lhe no entanto objectividade, ou seja fazer jogadas para jogo e não apenas jogar bonito, não sei se me entendem.. Com Herrera e Brahimi no meio penso que o Porto ganha objectividade e golo. Depois de Oliver escolho Ruben Neves pelo importante golo. Acredito que contra o Lille jogará Casemiro. Digo isto porque quando se fala de Ruben a Lopetegui a primeira coisa que ele diz é "calma!" E Casemiro também tem jogado muito muito bem a meu ver. Terceiro destaque vai para Brahimi, o jogador que mais promete para o resto da época! E com isto digo tudo e só pergunto a coisa: em Espanha andava tudo distraído? Por 6M ele foi uma pechincha!! Não digo Barcelona e Real mas Valência, Atlético, Sevilha.. Tinha lugar em qualquer uma.
    Infelizmente pior em campo foi Quaresma movimentou-se bem até as fintas saíram bem, mas definiu o ultimo passe e o remate quase sempre mal. Estamos no início e ele pode melhorar, e como a equipa joga é o ideal para ele. Não sou daqueles que o querem no banco, Quaresma para mim é titular, mas também poderá em alguns momentos ter que ir para o banco.. espero que ele aceite bem... Penso que sim...

    ResponderEliminar
  16. Fiquei preocupado com as lacunas na defesa devido as subidas do Alex Sandro e Danilo que não foram devidamente compensadas... Sei que o Ruben Neves é um puto e até marcou um golo mas falhou em alguns lances defensivos e pergunto-me quando apanharmos uma equipa boa no contra-ataque se o Ruben Neves sera a pessoa indicada naquela posição...

    ResponderEliminar
  17. Tambem nao concordo com esta frase: " Nos momentos em que pressionam, como o Marítimo fez bem em algum tempo da segunda parte, a bola não pode queimar tanto nos pés. E mesmo que Lopetegui queira circulação, quando for preciso mandar um bico, manda-se. Mais vale jogar feio e resolver do que cometer um erro ao tentar jogar bonito."

    Para mim nunca se deve chutar para a frente mesmo quando há pressão pois uma boa equipa sabe perfeitamente sair dela e acredito que isso irá acontecer, o chutar para a frente vai contra a filosofia de jogo de posse de bola e na minha opinião (e provavelmente na do treinador) será entregar a bola ao adversário.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.