sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A casa está blindada. Falta aproveitá-la.

Havia tempo para um volte-face. Faltava haver vontade, ou neste caso um pequeno esforço para isso. André Silva tinha o direito de exigir que fosse tão valorizado com qualquer jovem avançado sul-americano que o FC Porto vá buscar lá fora, sem com isso pisar o risco da burguesia (e ser valorizado não significa receber mais dinheiro, mas sim ter oportunidades para mostrar o seu valor). E o FC Porto tinha o dever de lutar tanto por André Silva como o faria por qualquer outro jovem avançado estrangeiro.

O futuro passa por aqui
Quando todos querem o mesmo, tudo é possível e mais fácil de alcançar. Preparar terreno para acusar o jogador de ser mercenário ou ingrato seria conveniente, mas André Silva sempre quis jogar e renovar pelo FC Porto. Já regressou aos relvados no último jogo da equipa B e agora o jornal O Jogo confirma que a renovação está perto de se concretizar. Se já não houvesse entendimento, não teria voltado a jogar pela equipa B. Assim resta esperar a oficialização da notícia há muito ansiada.

André Silva é um dos jogadores mais acarinhados por quem acompanha a formação. É impossível saber hoje o que poderá vir a ser: se um Fernando Gomes, o rei de todos os goleadores, ou um Bock, que na formação fazia carradas de golos e nunca jogou na primeira liga. Não interessa a futurologia. Interessa o que André Silva é à data de hoje: um ponta-de-lança de enorme potencial, de características únicas, português, portista, de qualidade... e nosso. Já é nosso.

O FC Porto não pode abraçar o romantismo de pensar em viver da formação. É possível ser-se bem sucedido na formação por duas vias: ou os jovens chegam à equipa principal e ajudam a ganhar títulos. Ou ou jovens evoluem o suficiente para depois serem vendidos por grandes quantias para outros clubes.

Tendo em conta que só se pode chamar uma boa formação a quem cumpra um ou dois desses pontos, o FC Porto tem uma boa formação. Porque os jogadores que chegam à equipa principal conseguem ganhar diversos títulos e depois ainda saem a preços consideráveis. Nos últimos anos houve um decréscimo, inegável, pois a SAD tem apostado mais em comprar bronze fora. Mas há prata em casa, que também pode ser transformada em ouro. A boa formação esteva sempre por cá. Falta é aproveitá-la.

Com a renovação de André Silva, o FC Porto tem a próxima geração de jogadores, de transição dos sub-19 para o primeiro ano de sénior, completamente blindada. Falta que sejam aposta. 

Nos últimos 3 anos, excluindo os jogadores que transitavam dos sub-19 e os da equipa A que rodavam na B, o FC Porto contratou 15 estrangeiros para a equipa B (contando com os deste ano, que como é óbvio ainda não tiveram espaço para mais do que a B). Desses todos, só Sebá e Kayembé foram lançados na equipa A. Sebá fê-lo quando estava emprestado. Kayembé fez um jogo a extremo e agora joga a lateral na equipa B. Isto não é fazer uma boa gestão da equipa B, nem de ataque ao mercado.

Se vêm do estrangeiro, tem que ser por terem mais qualidade do que os que já cá estão. E se têm mais qualidade, não podem chegar, passar um ano ou dois na equipa B e irem à sua vida. Há que haver uma aposta consistente. Acima de tudo, contratar jogadores que melhorem a profundidade e potencial dos quadros do clube, mas sem andar a tapar lugares aos que já cá estão.

Ser aposta não é apenas meter jogadores da B a jogar na equipa A à maluca. A aposta começa não na utilização, mas sim na gestão de recursos humanos. Apostar na formação é deixar que ela tenha o seu espaço competitivo, não necessariamente na equipa A, mas nos respectivos patamares. Primeiro na equipa B, cuja principal função deve ser dar o primeiro ano de seniores aos sub-19, não contratar camiões de jogadores que não são melhores do que os que já cá estão. Quando o estímulo competitivo estiver esgotado na equipa B, porque não um empréstimo a um clube da primeira liga? Há muitos casos de sucesso comprovados neste modelo no FC Porto.

E isto chega a propósito da posição de ponta-de-lança. Não é momento para falar de mercado, mas num clube como o FC Porto, que assume que depende de mais-valias para subsistir, é sempre necessário pensar mais adiante. Se Jackson Martínez sair, todos os portistas concordam que há em Aboubakar um diamante em bruto e capaz de assumir a posição 9. E depois?

Entre Kléber, Walter, Ghilas e Caballero, o FC Porto tem mais de 16 milhões de euros investidos. Ainda que seja pouco provável que sejam aposta para 2015-16, são activos que ainda têm que ser rentabilizados ao máximo, seja desportiva, seja financeiramente.

Antes do mercado, há que
aproveitar os recursos
Gonçalo Paciência precisa de futebol de primeira liga e que as lesões o deixem em paz. Se estivesse a jogar com regularidade lá fora, já seria o novo Ibrahimovic. Assim é difícil aproveitar o seu potencial. André Silva está a fazer o primeiro ano de senior e também vai precisar de jogar com regularidade doravante, até para recuperar o tempo perdido nos últimos 3 meses.

Seria interessante encontrar espaço competitivo para Rui Pedro na equipa B já no próximo ano. Ainda tem idade de sub-17, mas a história de queimar etapas é uma lenga-lenga. Os jogadores evoluem quando são testados num patamar superior, não quando as suas qualidades são obrigadas a obedecer àquilo que diz o BI. Ruiz também pode saltar para a equipa B... se o FC Porto o decidir comprar. Tem mostrado alguns apontamentos de qualidade, mas tudo depende do preço.

Tudo isto para dizer que antes de ir ao mercado, é preciso arrumar a casa. Perceber que papel terá cada jogador antes da nova época. Encontrar espaço competitivo para cada um destes talentos. E então sim, se for benéfico, contratar quem melhore a profundidade ou qualidade no plantel. Sempre seguindo a regra que devia estar afixada: se vem de fora, tem que ser melhor do que quem cá está.

10 comentários:

  1. Espero de facto que tenhamos uma boa fornada...
    Dessa forma podemos deixar os emprestados irem embora sem os ter que comprar e depois de terem feito o trabalho de "segurar o barco" enquanto os jovens evoluem:
    Oliver - Otavio
    Casemiro - Ruben Neves
    Campana - Tomas
    Tello (2 anos) - Ivo

    ResponderEliminar
  2. E TdD nem nos podemos esquecer do aumento da carga salarial que essa opção nos tem valido...

    Sinceramente este ano não percebi patavina da arrumação do plantel A e B.

    Ou melhor, entento apenas e só na perpectiva que Lopetegui fez uma equipa A sem sequer pensar ou contar com a equipa B, daí termos 28 Jogadores no plantel A.

    Mas as opções de contratações na B foram horriveis... Tirando Lichnovsky que é uma posição defecitária a nível de formação, ficamos com o Siemann para suplente do Zé António(!!) e também fomos buscar o Diogo Carlos para suplente do nosso quase Quarentão... caricato no mínimo!

    Na Baliza, vem o Gudinõ para ir para os juniores sentar o Andorinha (fantástico!) e ficou o Vitór Garcia mais um ano com renovação de empréstimo, apesar das hipoteses serem nulas!

    Veio o Malthe Johansen(mais um central) para ir jogar nos juniores(?!?!) e roubar espaço de progressão aos nossos (ou será que estamos tão mal que nem nos escalões mais baixos temos centrais com potencial?).

    No meio disto tudo o Verdasca é que perdeu espaço de jogo na equipa B, que poderia já ir jogando este ano de vez em quando, tal e qual fez o Ivo, Rafa, André Silva e Tomás no decurso da última época... E estou a referir apenas o Verdasca mas estão muitos mais juniores a serem privados de minutos na Equipa B à conta com estas más gestões.

    Veio o Braima Candé, para chatear o Sporting?

    Depois ficamos com o Pavlovski mais um ano por empréstimo para continuar a não ser aposta... enfim...

    E ainda contratamos os irmãos Djim, por alguma razão que não se afigura fácil de perceber...

    Assim só de fininho são 9 jogadores completamente desnecessários...

    E ainda poderia questionar a contratação do Ruiz, pois nem sem avançados de raiz na B ele é chamado para jogar e depois é assim que querem testar os jogadores em cenários mais competitivos? E já sem mencionar que está a tirar espaço ao Rui Pedro para jogar mais vezes pelos Juniores.

    Enfim... muita gente desnecesária que só cá está a atrapanhar e sem adicionar nada de jeito e se juntarmos com as aquisições da equipa A que só estão a tapar a progressão natural da B para a A (Kelvin, Opare, Adrian, Ricardo Nunes e os próprios Otávio, Campanã e Evandro ) então isto é uma festa de má gestão dos capitais que de si, já são reduzidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de concordar no geral, existem alguns pontos em que tenho de discordar. Na questão dos centrais, o que foi feito era quase obrigatório, pois a nossa fornada de jovens centrais não tem grande qualidade, apenas o Verdasca mostra potencial para vir a dar bom jogador.
      O Gudiño já se viu que é um excelente guarda redes e quando assim é não vejo nenhum problema com a vinda de estrangeiros o mesmo se passa com o Ruiz que já se mostrou um ponta de lança com instinto goleador, temos o Rui Pedro é certo mas de lembrar que ele ainda é juvenil e já tá num patamar superior.

      Eliminar
    2. Pedro

      Daqui a 1 ano falamos...

      O Vitor Garcia é um bom lateral direito e vê-se o aproveitamento que lhe demos... o mesmo com o Sebá e o Seri.

      O Mikel foi considerado para ser uma opção para Trinco mas logo se apressou a contrar Casimiro e Campanã para o taparem

      Isto mostra uma politica clara de aquisições anuais para preencher areas defecitárias e não (nem nunca foi/tem sido politica do clube, promover atletas a partir da equipa B).

      Se pode mudar com o Lopetegui? Pode mas para isso é necessário uma mudança séria no paradigma e não esperar que o Ivo tenha motivação no máximo para jogar na equipa B e sonhar com o plantel da A, quando tem 6 extremos à sua frente e ainda sabe que o Óliver também dá lá uma perninha antes dos extremos de raiz, como Kelvin ou Ricardo.

      Portanto estou curioso se o FCP vai permitir inverter esta matriz de negócio puro onde o jogador é uma mercadoria transaccionável com entrada e saída rapidissimas e onde a progressão dos atletas não é tida em conta.

      Eliminar
  3. Independentemente da naturalidade, há uma coisa que gosto de ver: a atitude dos jogadores que estejam concentrados a 100% a ajudar o clube. Nomeadamente quando todos os dias assediam o Brahimi com grandes clubes europeus, da-me muito gosto de ver as respostas dele. Quem diz Brahimi diz outros jogadores que mal chegam ao clube e não precisam de levar nas orelhas para aprender, ou seja, sao jogadores à porto. Mais diretamente aos jovens jogadores, para nós seria muito melhor ter jovens jogadores portugueses a evoluis do que estrangeiros, so que ha uma coisa que nao sei se corresponde a verdade mas que a minha intuiçao me diz: os estrangeiros como vêm de fora concentram-se mais na evoluçao, isto é, seguem mais a risca o seu trabalho dentro e fora do horario de treino (sendo que têm menos desconcentraçoes à sua volta) e sendo assim por muito que gostemos de ver portugueses a evoluir o que conta sao os resultados e uma equipa como o FCP que tem mentalidade sempre para ganhar nao costuma haver segundas hipoteses. Aliás, exigentes como sao os adeptos que às vezes assobiam com a equipa a ganhar (maldade minha agora kkkk), a margem de erro fica muito curta.

    ResponderEliminar
  4. Caro TD
    Uma vez mais perspectiva de forma absolutamente correcta a questão da formação e sua "utilidade" no clube, quer numa perspectiva desportiva quer sobretudo financeira já que parece haver unanimidade de pontos de vista relativamente ao caminho a percorrer no que ao futuro e viabilidade financeira dos clubes Portugueses diz respeito...mas questiona-se - e parece-me que com toda a legitimidade- : como é que isto encaixa nos diversos" interesses"( para não ser deselegante ) associados ás transferências de jogadores - alguns de qualidade mais que duvidosa - estrangeiros? Não sei se me fiz entender com clareza...portanto há que olhar para os casos dos Andrés Silvas deste país - veja-se os casos das selecções sub-21 e dos muitos que ficando de fora teem igualmente potencial para lá estar - na posse de todos os elementos para se poder perceber algum extremar de posições...e faço notar que não tenho nada que ver com o jogador!Só mais uma achega: Siemman e Johanssen??!!Então e o Verdasca- só para citar um de um clube com enorme potencial na formação de jovens centrais ? Braima Candé ??! A quem se fez frete? É que a concretização efectiva da sua utilidade não justifica tais investimentos...pelo menos assim parece! A terminar: felicito uma vez mais o autor deste blog pela sua clarividência e assertividade na maioria dos comentários/opiniões aqui emitidas.... sudações portistas e bom dia para todos! JDuarte

    ResponderEliminar
  5. Nem sempre é obrigatório serem melhores do que os que estão por cá.
    Se forem do nível do Ivo e do Gonçalo podem vir quantos formos capazes de trazer.

    E depois mesmo sendo da casa, para a equipa B, só deve ir, quem tiver depois de analise, potencial ,para pelo menos, a nossa 1ª divisão. Abaixo disto nada.

    Há de facto no nosso futebol juvenil um lote de miúdos prometedores o que revela trabalho positivo mas atenção, nada de criar expectativas demasiado altas para todos...

    E no 1º ano do reaparecimento das equipas B, foi preciso trazer jovens estrangeiros " a mais" porque não havia quantidade e qualidade suficiente, para disputar a Liga de Honra com alguma segurança.

    E já agora o Sebá, o Vitor (defesa esquerdo) e o Seri não eram nada piores que muitos dos que já eram nossos.

    .

    ResponderEliminar
  6. Muito boa crónica, nada a apontar, mais uma vez, excelente avaliação e explicação.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. É uma excelente notícia. Contudo podemos ter a casa blindande, mas esta está num caus.

    ResponderEliminar
  8. Será a equipa técnica do PORTO B a ideal para jogadores como IVO, PACIÊNCIA, MIKEL,TOMAS, A.SILVA etc. ?? Gostava duma resposta/análise do TdD

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.