terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Perdão às senhoras: a puta da vergonha ultrapassou os limites

Estamos em vésperas de um importantíssimo jogo da Liga dos Campeões. Neste momento nada mais deve interessar a Lopetegui e aos jogadores do que ganhar ao Basel. Mas não é aos jogadores e ao treinador que cabe reagir com a veemência que se impõe ao recente escândalo da Liga Aliança. Sobretudo quando a imprensa desportiva e o jornal mais vendido do País, a saber o Correio da Manhã, alinham numa estratégia sem escrúpulos, que renuncia a todo o tipo de valores éticos e de procura pela verdade com o único objectivo de não deixar que o escândalo seja tratado nas instâncias devidas.
CM, 17-02-2015

A Liga Aliança visava implementar uma rede de manipulação de verdade desportiva para que só Benfica e Sporting fossem campeões nacionais. Então qual é o melhor remédio para afastar este fantasma que paira sobre Lisboa? Atacar o futebol do Norte. Como é que o CM faz isso? Trazendo à manchete do seu jornal uma notícia de... 2013!!!

E agora vamos mergulhar num mar de maravilhosas coincidências. Esta notícia é de Setembro de 2013 (ler aqui). Quatro gestores do BPN, nomeadamente Oscar Silva e três ex-administradores da linha de crédito automóvel, foram acusados de burla e abuso de confiança pelo Ministério Público. A saber, além de Oscar Silva, foram acusados Mário Martins, Jorge Humberto Costa e Alfredo Miguel Viera Machado.

Basicamente, as linhas de crédito eram atribuídas para comprar automóveis, mas os automóveis não chegavam a ser adquiridos. Foram identificados 10 beneficiários, que tiveram os empréstimos com baixíssimas taxas de juro e sem garantias adequadas. Acabaram, segundo o JN, por pagar tudo o que deviam e celebraram novos acordos com o BPN. Isto em Setembro de 2013.

Quando é que o CM achou pertinente publicar esta notícia? A 12 de Janeiro de 2014. Adivinhem lá em que dia: num dia de um BenficaxFC Porto, onde se o Benfica ganhasse isolava-se na liderança. Mas que belo dia para associar actividades ilícitas ao futebol do norte.

E agora, meus senhores, por obra do Espírito Santo (ou será do anjo Gabriel?), o CM decide publicar hoje exactamente a mesma notícia que já tinha saído em 2013 e que foi repetida em Janeiro de 2014. Então porquê? Porque podem meter na capa que houve dirigentes do Leça, do Salgueiros e do FC Porto entre os beneficiários da linha de crédito de 23M€. Que têm estes 3 clubes em comum? São do Norte. E porquê tentar que voltem a associar-se actividades ilícitas ao futebol do norte? Para que não se fale da Liga Aliança a Sul e que se esqueça o perdãozinho da CM de Lisboa às taxas urbanísticas do Benfica. Bravo, arcanjo, bravo!

CM, 12-01-2014
Este é um assunto mais do que sabido e que remonta a 2013. Mas todos vão querer recordar que Reinaldo Teles, juntamente com o irmão, foi um dos 10 beneficiários do esquema, no valor de 780 mil euros. Que tem o FC Porto a ver com isto? Absolutamente nada. Se Reinaldo Teles arranjou quem lhe concedesse uma linha de crédito com juros baixos e sem garantias, maravilha para ele. Em relação ao FC Porto, não há nada a apontar. Se houvesse, bastava seguir a linha de raciocínio praticada para os lados de Alvalade: «Um vice-presidente depositou dinheiro na conta de um árbitro, mas o clube não tem nada a ver com isso».

Claro que o CM vai falar dos ex-presidentes do Leça, do Tirsense, do Famalicão e de Reinaldo Teles. Dá jeito associar isto aos clubes do norte. Mas sabem quem foi o maior beneficiário deste esquema? Nélson Almeida, em 6,43M€. Para quem não sabe, é um empresário com jogadores nos 3 grandes. Mas vamos lá em mais uma viagenzinha ao passado.

Para que usou Nélson Almeida a sua linha de crédito? Recordando o que diz o JN em 2013, usou para negócios particulares, entre eles comprar um clube chamado Corinthians Alagoano. Que clube especial é este? Um clube que celebrou, por exemplo, um protocolo com o Benfica para despejar um camião de jogadores entre o clube e o satélite Alverca, na altura de Luís Filipe Vieira. Com quantos jogadores desse protocolo ficou o Benfica? Zero. Mas tem que haver aqui um agradecimento, porque um desses jogadores chamava-se Anderson Luiz de Souza.

E este clube especial, o Corinthians Alagoano, que fez no último verão? Transferiu Djavan para o Benfica, jogador que passado 2 meses já estava em Braga. Quem tratou do negócio? O caríssimo Nélson Almeida, beneficiário da linha de crédito do BPN. Mas dá mais jeito falar no Leça, no Tirsense e no Reinaldo, não é CM?

E porque recuperar uma notícia de 2013 não chega, agora Somos Todos Patrício. Podem brincar com o catolicismo, com o islamismo e mais o resto, mas não brinquem com a maior religião de todas: o clubismo. Não, não sai um discurso charlieziano, porque a piada da Sagres foi de facto mau gosto, na medida em que se trata do guarda-redes da Selecção Nacional, que a própria Sagres patrocina.

Só seria bom que dessem um terço do tempo de antena que estão a dar a um anúncio publicitário à Liga Aliança. O frango do Patrício enche manchetes, vai a telejornais, chega a debates televisivos. E a denúncia de uma rede de manipulação de verdade desportiva no futebol português? Zero. Ninguém fala, excepção feita ao Porto Canal. Mas quando fazemos comunicados para desmentir o preço do Hernâni e optamos por não reagir a isto, que fazer?

E agora mais uma coisa giríssima. O mínimo que se pode exigir nas declarações de Bruno de Carvalho é investigar. Se for verdade, que o Benfica seja devidamente punido. Se for mentira, então que Bruno de Carvalho seja julgado pela difamação e descredibilização do futebol português. Por isso, o mínimo que se espera é que a Liga abra o inquérito.

Então adivinhem lá qual é a notícia saída ontem: a Liga quer fechar a Comissão de Instrução de Inquéritos!! Numa altura em que a mais grave afirmação que envolve o futebol português nos últimos anos merece uma investigação profunda, a Liga entende que é hora de fechar a CII. E de forma a tentar evitar somar 2+2=4, o CM avança com a informação altamente pertinente: «O FC Porto esteve sempre contra a CII». Claro, o problema é o FC Porto não querer a CII aberta, não é que ela sirva para abrir a investigação às afirmações de Bruno de Carvalho e desmascarar a Liga Aliança. Brilhante, CM, brilhante.

Pinto da Costa bem dizia que a vergonha não se vende nas farmácias. Mas se se vendesse, o stock estaria esgotado para muita gente.

26 comentários:

  1. TdD,

    Tudo o que se está a passar é por demais revoltante, até para quem como eu (e pelo que vejo você) não quer ligar muito a arbitragens e acha que elas acabam por se equivaler. Mas este ano é impossível acreditar nisso, infelizmente. É que é tudo às claras e à força toda.

    A comunicação social subserviente é o que sempre foi... isso tudo que aponta acima. A diferença é que antes do Apito Dourado o nosso clube era um clube aguerrido e que numa situação destas já estaria tudo em pé de guerra... Infelizmente, agora somos mansos. Como Pinto da Costa está velho mas não é burro, eu só posso assumir que há outros interesses e acordos por de trás disto. Ou isso ou Vieira anda a comê-lo completamente de cebolada.

    Bem podemos jogar o que jogarmos, mas com este nível de arbitragens, com a SAD a dormir completamente na forma e a 4 pontos, só um milagre...

    ResponderEliminar
  2. Caro TD: obrigado pela capacidade crítica que se vê em poucos lados e já não se vê nos nossos dirigentes!
    Talvez me saiba responder, porque razão está o clube calado?
    Outra questão: no caso dos túneis, e da respectiva despenalização do hulk e sapunaru, ficou claro que o Porto deveria receber uma indenização! Como acabou esta história?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Não podias ter um título melhor…. A puta da vergonha passou mesmo todos os limites!

    ResponderEliminar
  4. É hora de fazer alguma coisa, a palhaçada não pode continuar.
    Se é verdade que já houve particulares, adeptos "sem nome" a fazer denuncias da Liga da Aliança ao DCIAP, é hora de clubes (o nosso) e adeptos com nome fazerem o mesmo!
    Não quero acreditar que o nosso Porto tenha algum rabo preso, quero uma tomada forte de posição!!
    Não entendo

    ResponderEliminar
  5. incrível... mas, infelizmente, mais incrível ainda que não haja reacções oficiais

    ResponderEliminar
  6. Já agora outra pergunta para queijo... Quem é o empresário privilegiado para os lados de Alvalade, muito "amigo de negócios" desde o tempo da Naval com Augusto Inácio?
    Investiguem

    ResponderEliminar
  7. Honestamente acredita no presidente do Sporting? Se isso tivesse acontecido tinha demorado 2 anos para divulgar? Lembra -se do telefonema que depois de desmentido afinal era ironia? Se convém acreditar quando ele faz afirmações sobre o presidente do Benfica também deve acreditar quando faz afirmações semelhantes sobre o presidente do Porto. O Benfica já respondeu: Um mitomano precisa de tratamento não de resposta.
    A sua indignação foi tão grande quando foi descoberto o projeto roquette? É que esse foi trazido a luz do dia por uma pessoa séria.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. então, se são falsas as afirmações em causa, condene-se quem as proferiu.
      é que não deixa de ser curioso (i) o silêncio cúmplice da Comunicação Social em não referir a parte mais "quente" do comunicado do Carvalho e (ii) o facto de tardar sequer uma abertura de inquérito por parte da Comissão da Liga. por muito menos e de uma forma mais célere, foi Antero Henrique condenado a um mês de suspensão...

      e essa do 5lb ter respondido... enfim... mas como ainda há quem acredite que o dumbo de Carnide não foi caço a escolher árbitros só porque não está no 'youtubiu'...

      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  8. Texto interessante, mas que ignora um facto: tudo o que o Duque fizer terá a aprovação dos dois presidentes que o "elegeram".

    Sendo assim a decisão de acabar com o CII é da responsabilidade dos dois clubes, a não ser que um deles faça declarações no sentido contrário, algo que não acredito que venha a acontecer pois, como está à vista de todos, o Duque é um pau mandado. Agora que é bocado estranho, lá isso é.

    ResponderEliminar

  9. @ tribunal

    fantástica prosa. nada há a acrescentar.

    ps:
    fiz questão de a enviar, via mensagem no facebook e google+, para a direcção de comunicação do Clube.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. Bernardino Barros ontem no Porto Canal:

    https://www.youtube.com/watch?v=JPT7kHOGprM#t=12

    Divulguem.

    ResponderEliminar
  11. Até eu me termino o meu interregno de comentários. Então o CM diz que o custo exorbitante de 100 000 euros vai ser encaminhado para abater ao passivo de 9 MILHÕES?!! Apagar um incêndio florestal com uma bisnaga de carnaval? Está tudo louco. Se fosse JNPC era deixar a equipa trazer a vitória de Basileia e queimar isto tudo. Apesar de isto se prosseguir ser para arquivar por falta de provas...

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Ontem, no programa do FCPorto que passa no Porto canal, BB estava....«podre» com toda esta situação.

    Acabaram os limites para a pouca vergonha!

    Vai ser preciso muito portismo nos jogadores do FCPorto para que possam Vencer!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  13. Porquê que é que nenhum portista mediático dos que escreve ou participa em programas desportivos das tvs ou jornais ainda falou sobre as graves declarações do tal prresidente ???

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde TdD,

    Em primeiro lugar deixem-me elogiar-vos pelo crescimento do blog. Não só pela fantástica qualidade de escrita como também pelo conteúdo relevante que nos brindam nos vossos posts. O blog cresce a olhos vistos e já é presença assídua nas minhas leituras diárias.

    Como portista, sempre reconheci o centralismo presente na nossa Liga. Não só de agora, desde que me lembro para ser sincero. O Benfica como expoente máximo de Portugal sempre foi recorrente nos nossos campeonatos, no entanto, nunca foi grande problema para nós. Sempre nos motivou, ainda mais, ultrapassar tais barreiras, criadas por um sistema ao qual nunca conseguimos (nem iremos conseguir) pôr um travão.

    Todavia, o que se passa este ano, dentro e fora do campo, tem sido uma verdadeira vergonha que mancha o futebol português. E, mais grave, tenta manchar o nome do FCP de forma a "limpar" os nomes manchados do Sporting e Benfica. O "colinho" (como ficou conhecido) do Benfica é uma vergonha que ultrapassa todos os limites. Este ano, eles nem se preocupam em fazer as coisas de forma mais escondida. Está à vista de todos.

    Para terminar, excelente referência aos jornais ( se bem que o CdM não deveria ser reconhecido como tal). É um desrespeito à nossa instituição a forma como nos atacam para abafar certos temas. É tempo de dar um murro na mesa. Seja o nosso Presidente, seja Antero, seja Adelino.... não importa. Este ano ultrapassaram todos os limites. É tempo de dizer basta.

    ResponderEliminar
  15. Bravo! é só o que eu tenho a dizer..

    ResponderEliminar
  16. De uma vez por todas vamos acabar com ataques deste género ao nosso clube.
    Já que a SAD não se mexe queixem-se os portistas:
    http://www.erc.pt/pt/balcao-virtual/formulario-de-participacoes

    ResponderEliminar
  17. Faltava o NÃO :

    Porquê que é que nenhum portista mediático dos que escreve ou participa em programas desportivos das tvs ou jornais ou radio, ainda NÃO falou sobre as graves declarações do tal presidente ???

    E ainda vão faze-lo ou estranhamente vão optar pelo silencio!!!....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem me interrogo com essa questao mas se calhar foi porque nao sabem. Eu se nao me desse ao trabalho de ler todo o comunicado do tarzan nao sabia de nada, porque ssimplesmente foi abafado pela comunicacao social. Em parte alguma isso aparece. Enfim....

      Eliminar
  18. Detesto teorias da conspiração, mas não posso negar que todo este silêncio e desinteresse na comunicação social - e tenho que dizê-lo, da direção do nosso clube - cheira muito a esturro. Não é normal, e se não é normal, existe alguma coisa por trás que nós não sabemos.

    Como mantenho confiança na direção que, não sendo perfeita, tantas alegrias e títulos nos deu, espero que saibam o que estão a fazer e sobretudo que mostrem que não estão parados.

    É-me indiferente se o que eles fizerem for mais ou menos mediático, desde que façam alguma coisa, porque esta é uma situação insuportável. Se o FC Porto não faz nada quando o Presidente do Sporting revela uma aliança de combinação de resultados, então não vai fazer nada nunca.

    Não vale tudo...

    ResponderEliminar
  19. Muito bem TD, muito bem! Não se cale nunca!

    ResponderEliminar
  20. Percebe agora TdD porque é que eu sou absolutamente contra qualquer migalha de corporativismo, ou sequer qualquer pequeno gesto de defesa desta escoria que é a classe jornalistica desportiva em Portugal ?

    Sim, claro que haverá honrosas excepções, mas 99 % são uns vendidos, uns invertebrados, sem coluna, parciais ate ao tutano que nos têm um odio completo.

    Depois quando acontece alguma coisa, somos todos charlie, ai pois somos..ate um dia.

    ResponderEliminar
  21. 40 anos de ditador salazarista, depois houve 30 de liberdade, foi bom enquanto durou! Voltaram os tempos anteriores. E as palavras do burro de caralho são só para disfarçar, porque essa aliança existe mesmo. O FCP nos próximos anos não toca em mais nenhum título do futebol podreguês. Na época passada atiraram-nos para o 3º lugar e atiraram-nos para fora da taça, esta época o disco vai ser o mesmo, campeonato para o 5lb, taça e segundo lugar para o "clube das tias". Não duvidem que nem em 2º nos vão deixar ficar.
    No meio disto tudo, uma das coisas que me mete mais impressão é o silêncio do nosso clube e com isso, acho que já está na altura de uma mudança nos orgão directivos. Contra a maldade do sul, temos que ter alguém com muito amor ao clube e que o defenda de coração.

    ResponderEliminar
  22. Portistas! E isso ultrapassa outros encómios!!!

    Poste excelente, como estou habituado, porém, com um senão: mudar o título para, Perdão às senhoras: a puta da desvergonha (ou, melhor, sem vergonha, atrevimento ou mesmo, descaramento!!!) ultrapassou os limites.

    Saudações do Norte a todos, autor e quem se dá ao trabalho de me ler...
    Júlio Soares de Carvalho

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.