domingo, 5 de junho de 2016

Não faz sentido, Zé

O Tribunal do Dragão celebra hoje o seu 2º aniversário. E desde o primeiro dia, há um dilema que se mantém. Por um lado, a defesa do clube, dos seus jogadores; por outro, não perder o sentido crítico quando ele se impõe, e entender que a postura de um portista não deve ser um filme realizado por Peyton Reed em 2008.

Daí que as contratações de Marega e Sami tivessem sido, neste espaço, criticadas ainda antes dos jogadores poderem mostrar o seu valor. Mas o problema é esse: saber/prever, à partida, que não iriam ter valor suficiente para mostrar ao serviço do FC Porto.

Nenhum clube acerta em todos os jogadores. Mas há casos tão flagrantes que chega a ser assustador imaginar que alguém, no FC Porto, viu qualidades em determinado jogador para chegar à equipa. 

Os adeptos, muitas vezes, deixam-se levar pelo impulso. Basta ver 15 minutos, ou um best-off no Youtube, e já conseguem imaginar mil e uma qualidades que não existem, ou que só se revelam em determinado contexto. Mas num clube profissionalizado como o FC Porto, com um departamento de scouting de eleição e no qual se implica máximo rigor na observação de potenciais reforços (por questões desportivas e também financeiras), isso não pode acontecer. 

As críticas não são feitas aos jogadores: são feitas à contratação dos jogadores. Sami ou Marega não têm culpa que lhes tenham apresentado contratos de longa duração, os melhores que alguma vez teriam em toda a carreira, à frente. Assinaram, com grande felicidade, e de certeza que estavam a viver um sonho. Provavelmente, sentem mais alegria e gratidão em assinar pelo FC Porto do que um Imbula ou um Osvaldo. Mas depois sobra um problema: não ter qualidades para jogar a este nível.

E com isto chegamos a Zé Manuel, uma contratação que não faz sentido absolutamente nenhum, e chega a ser irrisória a forma como o jornal O Jogo se pronuncia sobre a sua contratação: assinou até 2021, mas depois Nuno Espírito Santo é que saberá se fica com o jogador. É para rir? Dão-se contratos de 5 anos a jogadores para os quais nem se sabe se haverá planos?

A contratação de Zé Manuel não faz sentido, seja de que perspetiva for. Lembremos o que escreveu o MaisFutebol: «O avançado Zé Manuel, do Boavista, assinou contrato com o FC Porto até junho de 2021. A ligação do atacante é válida por cinco anos, apurou o Maisfutebol, e foi rubricada no passado mês de fevereiro»

Então, Zé Manuel terá assinado em fevereiro. Vejamos o que andava Zé Manuel a fazer por essa altura no Boavista...


Portanto, estamos a falar de um suplente do Boavista. Uma alternativa a jogadores como Luisinho ou Renato Santos. Que qualidades terá alguém vislumbrado em Zé Manuel para o imaginar como reforço do FC Porto nessa altura? Falamos de um jogador de 25 anos que só chegou à primeira liga, em 2013, por ter sido promovido juntamente com o Boavista. O mesmo Boavista onde nem sequer era titular - e se era, era por as alternativas não serem da mais elevada qualidade.

Mas imaginemos que o FC Porto não contratou Zé Manuel em fevereiro. Se assim for, esta contratação faz ainda menos sentido. Pinto da Costa disse isto na sua última entrevista: «Para estabilizar a equipa, os jogadores têm que vir para ganhar e ficar. O objetivo não é comprar cinco ou seis futebolistas, mas acertar nos que queremos, dar-lhes a estabilidade possível e mantê-los o maior número de anos».


Apostar na contratação de titulares, dizia o presidente. Bem, para começar, contratámos um suplente do Boavista. Depois, segundo o que diz O Jogo, nem sequer sabemos se a primeira contratação para a época 2016-17 terá lugar no plantel. Nada, nada faz sentido. 

Não são palavras simpáticas para Zé Manuel, mas o que está em causa não é o jogador: é a sua contratação. Zé Manuel não tem qualidade para ser reforço do FC Porto. O FC Porto tem uma dúzia de avançados nos seus quadros melhores.

Um exemplo? Ivo Rodrigues. 21 anos, um dos talentos da nossa formação, com uma boa época no Arouca na sua estreia na primeira liga (tendo em conta que os quatro meses que passou emprestado ao V. Guimarães foram uma asneira). Ivo Rodrigues, no Boavista, seria titularíssimo. Sami também. Hernâni também. Kayembé também. Licá também. Kelvin também. Qualquer um destes jogadores é melhor do que Zé Manuel e não tem/teve espaço/qualidade para jogar no FC Porto. Então o que esperam exatamente de Zé Manuel?

Que sinal é este para os recém-consagrados bicampeões de juniores Bruno Costa, Mesquita ou Luís Mata? Que sinal é este para talentos muito superiores como Rúben Macedo ou Ivo? E para jogadores como Gleison e Ismael, que não pertencem (ainda) ao FC Porto e viram Zé Manuel ser contratado antes deles? E mais: que sinal é este para os adeptos, que (ou)viram Pinto da Costa prometer a contratação de titulares e um maior critério na abordagem ao mercado?

Quem leva Zé Manuel para o FC Porto deveria vir a público explicar a sua contratação. Não foi José Peseiro quem o pediu, nem Lopetegui, e contrataram Nuno sem saber o que fazer ao jogador. Se os treinadores não podem ser implicados, então quem viu qualidades em Zé Manuel que nos ajude a descobri-las. É que já em jogadores como Sami e Marega não tivemos ajuda e acabámos por não conseguir ver qualidades nos jogadores.

O Jogo diz que Zé Manuel terá um vencimento de 12 mil euros mensais. São valores brutos ou líquidos? É que mediante o caso, podemos estar a falar de um contrato de mais de 1,2M€, tirando eventuais comissões e prémio de assinatura, por um jogador que não calçará no FC Porto. Quantos contratos profissionais poderiam esses 1,2M€ fazer para os nossos bicampeões de sub-19?

Mas se o caso correr mal com Zé Manuel, então talvez possamos contar com a ajuda de João Pinheiro, da Goldfoot, que em abril tinha negado que Zé Manuel tivesse acordo com o FC Porto. Foi esta empresa que apresentou Slimani ao Sporting em 2013 (o mesmo ano em que o FC Porto pagou 10 vezes mais por Ghilas - que se calhar marcaria 15 golos neste Boavista). E João Pinheiro disse isto a Bruno de Carvalho:

«Bruno de Carvalho estava mesmo apostado em Slimani e perguntou-me: é jogador para o Sporting? Garanti-lhe que sim e disse-lhe mais, que se o jogador não correspondesse, a empresa ressarcia a SAD nos 300 mil euros».

Se quiser, o Sporting fará já de Slimani o jogador mais caro da história do clube (convenhamos que não será difícil, pois para fazer a 2ª maior venda da sua história, em 2010, o Sporting teve que vender o seu capitão ao FC Porto). Falamos de um jogador que marcou 31 golos no último ano, com talento natural para fazer golos e que foi um achado para o Sporting. E a Goldfoot diz que prometeu ao Sporting reembolsar a SAD se não gostassem do jogador (de certa forma, a mesma promessa de Jorge Mendes aquando do caso de Adrián López).

Assim sendo, esperemos que o FC Porto tenha salvaguardado os seus interesses e que tenha assegurado junto da Goldfoot as mesmas garantias que a empresa apresentou ao Sporting com Slimani. Diga-se que a Goldfoot (que representa jogadores que saíram a mal do FC Porto, Fucile e Rolando) ainda não confirmou qualquer envolvimento na transferência de Zé Manuel, mas são informações que a seu tempo virão a público por via oficial.

Até lá, resta aguardar que alguém explique o que pode a contratação de Zé Manuel oferecer ao FC Porto.

37 comentários:

  1. A bem do FC do Porto o Antero Henriques e a sua corja tem de sair do clube. Mais uma vez neste caso é o responsável por essa operação. Temo que quando os adeptos perceberem a realidade esse criminoso já nos terá deixado numa longa travessia no deserto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Se pensarmos bem... a culpa não é inteiramente de Antero... O FCP desde a altura de VP que não apresenta os mesmos resultados anteriormente... se formos até essa data foi a altura em que o Pai... fez as pazes com o filho... para bom entendedor...

      Eliminar
  2. Vergonhoso o que se anda a passar neste clube. Desta forma seguir-se-ão mais anos de seca... Até quando? Parabéns aos 2 anos deste excelente blog.

    ResponderEliminar
  3. Uma pergunta secalhar um pouco ignorante: mas o Zé Manel é mesmo reforço? É oficial? Nunca vi nada q fosse oficial por isso esta minha pergunta.
    Continuação de excelentes posts, caro TdD

    ResponderEliminar
  4. Esta contratação serve única e exclusivamente para encher os bolsos de dirigentes do FC Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Lima Ribeiro, faça o favor de explicar essa situação: donde vem o dinheiro e como vai parar aos bolsos de dirigentes do FCPORTO?

      Eliminar
    2. Luis Miguel, deves ser muito anjinho ou então vens a mando da SAD, se fosses leitor assíduo do TD, terias visto os RC da SAD analisados aqui e darias conta que andamos a pagar milhões em comissões de jogadores que nem a clubes da segunda liga interessam. É manter a estrutura que enriquece a olhos vistos enquanto o clube acabou de ter 40 milhões de prejuízo.

      Eliminar
  5. Parabéns malta ! Quase de certeza que não têm qualquer benefício económico ao publicarem no TDD, e de certo que vos retira algum tempo da vossa vida profissional e pessoal, com intuito de esclarecer e debater a atualidade do clube, portanto 2 anos é muito ano para o que vocês fazem, desejo-vos muito tempo de vida e que continuem com o excelente trabalho.
    Quanto à suposta contratação do Zé Manuel já está tudo escrutinado no post, é por isso que não adianta fazer planteis em Junho/Julho, não adianta ver quais os jogadores que podem subir à A, vai haver sempre, sempre este tipo de contratações que vão impedir a afirmação de outros jogadores do plantel também identificados em cima, no entanto, não é exclusivo do Porto, quem não se lembra do Candeias e do Marçal no SlBenfica ?
    Gostaria que elaborassem um texto sobre o bicampeonato de juniores e quais os jogadores de futuro que irão ser tapados pelos Zé Maneis desta vida...
    Continuação do bom trabalho e um grande abraço de Parabéns

    ResponderEliminar
  6. É simples explicar, serviu para fazer um favor a alguém...

    ass: Marco Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Não se percebe, mas é um exemplo para se entender o porquê de o clube estar sem ganhar á 3 anos e com as contas a negativo! Uma péssima gestão a nível desportivo e financeiro! O caso do Zé Manel é mais um para encher os bolsos a alguma gente!

    ResponderEliminar
  8. Caros,

    É já um lugar comum : "as aquisições são como os melões", dito isto, porque não faço parte de um qq departamento de scouting, não tenho competencias nem valencias para tal, fui rever os registos dos golos marcados pelo Marega e Sami na Madeira.

    O Marega fez a 2ª volta de 2014/15 (contratado no inverno), e em 12 jogos na Liga fez 7 golos. Em 2015/16 (menos jogos como titular, por divergencias com a Admnistração) fez a 1ª volta na Ilha, e em 14 jogos na Liga fez 5 golos, falamos num extremo, o Marega não é P Lança!

    Relativamente ao Sami, registos no Maritimo, em 11/12 fez 5 golos na Liga, em 12/13 6 golos na Liga, na ultima temporada, é menos utilizado (renovação), isto em 13/14 fez apenas um golo (temporada anterior a ser contratado pelo FC Porto), e tal como Marega, é um extremo que jogava habitualmente na esquerda.

    O Derley P Lança contratado ao U Leiria, apresentava estes registos em Leiria :
    1999/00 (estreia) 8 golos! (Marega extremo, em estreia fez 7 golos, em meia temporada)
    2000/01 13 golos!
    2001/02 21 golos (com algumas GP), explode e é contratado!

    O Marco Ferreira, extremo Campeão Europeu, contratado ao V Setubal:
    2001/02 fez 7 golos no Vitória em 29 jogos!
    2002/03 em meia temporada em Setubal, fez 1 golo!

    E eu pergunto, os registos de golos marcados pelos extremos Marega e Sami, antes de entrarem no FC Porto, não eram assim tão inferiores ao P Lança Derley, mas eram superiores ao ala Marco Ferreira, e os registos são como o algodão ... (repito, não pertenço a qq departamento de scouting)

    No que diz respeito a contratações de Atletas a Clubes de pequena/média dimensão, temos exemplos para todos os gostos ; Derley, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Cissokho, o Edmilsson contratado ao Salgueiral, ou o "tanque" Emerson contratado ao Belem na decada de 90, isto, entre tantos outros, naturalmente também há erros de casting!

    Contudo, os registos de golos dos extremos Sami e Marega eram então uma interessante carta de recomendação, isto na minha opinião pessoal. Sobre Marega, chega num período conturbado, meia temporada amotinada, o que não favorece em nada a sua adaptação. Aliás, dos cerca de 30 Atletas utilizados nesta ultima temporada pelo FC Porto, apenas 3 apresentaram um aceitavel nível de regularidade, Maxi, Layun e Danilo, iamos pedir ao Marega nesse contexto adverso que fizesse melhor que alguns já consagrados? Temos de observar o contexto da entrada, adaptação respectiva, e afirmo, nem o Marega será assim tão mau, nem será um talento prodigioso!

    Sobre o Zé Manel, subscrevo, por exemplo, os registos que vocês aqui deixaram de golos marcados, isto quando foi contratado (estamos a falar de um P Lança/avanaçdo), jamais levariam à sua contratação, todavia, se vocês fizeram os TPC´S com o Zé Manel, poderiam fazer o mesmo exercicio com o Marega, e ficariam surpreendidos com os registos de golos do extremo Marega em duas meias temporadas no Maritimo!

    PT

    ResponderEliminar
  9. Excelente blog! Continuem sempre assim.
    Muito pertinente este artigo. Não tenho nada contra o Zé Manuel mas preferia ver o Ivo ou o Ismael a terem uma oportunidade na primeira equipa do que contratar este jogador que todos pensamos que nem vai chegar a calçar uma única vez.
    Mais um daqueles negócios que nunca ninguém vai perceber nem nunca ninguém vai explicar.

    ResponderEliminar
  10. Não duvido da contratação, embora não me lembre de alguma informação por parte da Sad. Agora o que me pasma é a facilidade com que se insulta, insinua e profiram acusações sobre pessoas de forma gratuita. Será que têm provas? Não conheço ninguém da Sad, parto do princípio que toda a gente é séria até provas em contrario; agora é-me absolutamente intolerável, indigno, nojento e cobarde a atitude de certa gente que aqui escreve e aponto o dedo ao dono do blogue por aceitar alguns comentários. Isto não é debate, isto não é democracia, é canalhice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para si democracia deve ser o que o nosso clube fez nas últimas eleições, em que colocou os sócios a votarem sem direito a privacidade num ambiente intimidatorio? ou será que para si democracia é mentir aos adeptos? afinal talvez seja não querer que os adeptos saibam da vergonha que tem sido a gestão do clube.

      Eliminar
  11. o ze manel como alguns outros sao contratados para serem moeda de troca em outros negocios, o TD parece me querer constituir uma oposiçao consistente a pinto da costa e porventura integral alguma lista concorrente. Este texto do ze manel nao tem pes nem cabeça, serve so para meter achas na fogueira, caro TD isto nao e criticar ou ser critico ou apontar erros e fazer oposiçao quase sistematica, diria que o TD as vezes parece lampiao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vidente Mor diz que «o ze manel como alguns outros sao contratados para serem moeda de troca em outros negocios».

      Pode indicar o nome de 2 jogadores, em toda a história do FC Porto, que tenham sido contratados para servirem como moeda de troca noutros negócios? Boa sorte na pesquisa.

      A segunda parte do comentário já é um espelho perfeito de um país onde não há crítica sem agenda ou oposição. Na política como no futebol. Esperava-se algo mais de quem já acompanha o blogue há tanto tempo.

      Eliminar
    2. Zé Manel é um jogador na linha de Djalma e Sami, jogadores estes que já não têm contrato connosco, foram usados como moeda de troca de forma muito vantajosa para o nosso clube. Os baixos salários que auferiam no nosso clube tornavam-os apetitosos para clubes do meio da tabela.

      Eliminar
    3. Posso ajudar Tribunal?

      Emerson, em 1994/95 contratado ao Belem, para o Restelo seguiram o Tulipe, o Miguel Bruno e o Alvaro Gregório!

      Drulovic em Dezembro de 2003, foi contratado ao Gil Vicente, seguiu para Barcelos o ala Tózé!

      Em 96/97 o FC Porto contratou o repentista Artur ao Boavista, para o Bessa seguiram o Jorge Couto e o Latapy!

      Em 1998, o Capucho foi contratado ao VSC, para Guimaraes seguiu o N´tsunda!

      Em 2004, o Pepe foi contratado ao Maritimo, para a Madeira seguiram o Tonel, e os laterais Ferreira e Evaldo!

      "Pode indicar o nome de 2 jogadores, em toda a história do FC Porto, que tenham sido contratados para servirem como moeda de troca noutros negócios? Boa sorte na pesquisa."

      Posso continuar a pesquisar? Ou já nem vale a pena? Ele há mais que muitos exemplos. Um blog tem o dever e a obrigação do rigor, todavia é tolerado naturalmente o amadorismo da coisa, mas ...

      PT

      Eliminar
    4. Portanto, o PT não foi capaz de apresentar um único exemplo.

      Tulipa, Álvaro Gregório e Miguel Bruno saíram todos das camadas jovens do FC Porto. Ou seja, não foram contratados a «custo zero» para, no mesmo defeso, saírem como moeda de troca para outro clube.

      Lapaty e Jorge Couto foram bicampeões pelo FC Porto. Ou seja, não foram contratados a «custo zero» para, no mesmo defeso, saírem como moeda de troca para outro clube.

      Tozé fez duas épocas completas ao serviço do FC Porto (e Drulovic foi contratado em 1993-94). Ou seja, não foi contratado a «custo zero» para, no mesmo defeso, sair como moeda de troca para outro clube.

      N'Tsunda foi contratado pelo FC Porto em 1994. A operação de que o PT fala, a contratação do Capucho, só aconteceu em 1997. Estamos mesmo a imaginar a SAD a imaginar, na altura, «contratamos agora o N'Tsunda e daqui a 3 anos vamos trocá-lo pelo Capucho». Ou seja, não foi contratado a «custo zero» para, no mesmo defeso, sair como moeda de troca para outro clube.

      Ferreira, Tonel e Evaldo foram jogadores utilizados no FC Porto B. Ou seja, não foram contratados a «custo zero» para, no mesmo defeso, saírem como moeda de troca para outro clube.

      O PT de facto encheu-se de confiança, mas não foi capaz de apresentar um único jogador na situação sugerida pelo Vicente Mor: contratado para, no mesmo defeso, servir como «moeda de troca» para a compra de outro jogador.

      Se o PT quiser pode continuar a pesquisar, tendo em conta que não foi capaz de apresentar nem um único exemplo. De certeza que quem quer tentar perceber esta contratação agradecerá.

      Eliminar
    5. "Pode indicar o nome de 2 jogadores, em toda a história do FC Porto, que tenham sido contratados para servirem como moeda de troca noutros negócios?"

      Bem, isso já é do dominio da futurologia ou do paranormal. Mas os exemplos que deixei não encaixam em Atletas que não passaram o crivo da qualidade, e que por razões variadas foram utilizados como moeda de troca? Sim, o Ferreira, ou Evaldo foram contratados para a B, não passaram a prova de qualidade, e serviram como moeda de troca, o N´tunda também não serve? Concordo, alguns exemplos que deixei eram oriundos da Formação, e foram moeda de troca, por exemplo o Tulipa, todavia mais tarde, voltou a ser resgatado pelo FC Porto, uma transferencia então com custos!

      Algum Clube no Mundo faz uma contratação a pensar num hipotético negócio posterior? Provavelmente o Clube Atlético Rentistas do Uruguai!

      "O PT de facto encheu-se de confiança, mas não foi capaz de apresentar um único jogador na situação sugerida pelo Vicente Mor: contratado para, no mesmo defeso, servir como «moeda de troca» para a compra de outro jogador."

      As regras eram estas?
      "contratado para, no mesmo defeso, servir como «moeda de troca» para a compra de outro jogador..." o Vidente Mor onde referiu isso mesmo? Ou mudaram as regras a meio do jogo?

      Respondo a tudo, mas com clareza, não gosto de opacidade!

      PT

      Eliminar
    6. TDD pelos comentários que aqui vejo, parece que o TDD é o responsável pela falta de títulos, pelo prejuízo acumulado nas contas do clube, pelas comissões absurdas, pelas contratações inflacionadas e por ai fora... deixem se mas é de tretas e vão doar os vossos salários para os comissionistas!

      Eliminar
  12. Sendo como diz o post é uma contratação que não se compreende a não ser para dar comissões a alguém. Parece que nada mudou.

    ResponderEliminar
  13. parabéns espero que aquele que eu considero o melhor blog sobre o nosso grande e actualmente doente clube se mantenha por muitos e anos. obrigado pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  14. Ate ler a confirmação oficial nao dou valor a esta noticia. Se for oficial que Ze Manual vem para o FC Porto entao pode ser para ajustar outras contras por cima da mesa e nao por baixo. O jogador nem tem qualidade para ser emprestado e jogar contra nossos adversários.

    Também nao entendo o que Alexandre PDC tem a ver com Marega, Sami ou Ze Manuel. Ele nao representa nenhum destes jogadores, que eu saiba, ja trabalhou com a Doyen mas eles também nao representam nenhum destes jogadores. Os jogadores que temos da Doyen sao Brahimi, Corona e talvez Danilo, todos titulares. O Imbula tambem foi via Doyen mas mesmo que nao nos dessem o "money back guarantee" ele saio com lucro e ainda temos 15% de futura venda/ mais valia.

    Sera que depois de repetidas 1000 vezes estamos nos portistas a acreditar nas mentiras da imprensa?

    ResponderEliminar
  15. Parabéns ao Tribunal do Dragão! continuem com a mesma força e capacidade de opinião isenta! abraço a todos

    ResponderEliminar
  16. Considero muito importante a componente de análise, critica e debate que o Tribunal do Dragão intui em todos os artigos publicados mas, sinceramente, já parece começar a roçar o exagero este constante clima de suspeita e desconfiança para com tudo o que está relacionado com o Nosso Grande Clube.

    É importante saber e dar a saber mas fumentar, sistemáticamente, desconfiança dos adeptos para com o clube não me parece ser o mais correcto além de achar bastante impróprio para o momento conturbado que vivemos. É altura de agregar as massas e não o contrário.

    Gosto deste blog e já o acompanho há algum tempo mas a continuar com este registo não sei não...

    PL

    ResponderEliminar
  17. Boa resposta ao PT. Rigor do costume. O PT é sempre bem vindo, é portista e tem direito de escrever o que lhe apetece. Desta vez falhou. Quanto ao facto de nao aceitar a critica, talvez o PT esteja habituado a blogs menos democráticos, supostamente mais Portistas como é o caso do dragao doente. Incrível como a blogosfera teve o efeito de dividir os Portistas em vez de se apelar à uniao. Noutros blogs, as comissões por exemplo sao encaradas naturalmente, porque todos o fazem, mesmo o nosso clube no tempo das vitorias. Prefiro nao pagar comissões e o nosso clube nao ganhar. Amo o Porto, perdendo ou ganhando. Aproveito para elogiar o trabalho que aqui tem feito, especialmente nas analises financeiras. Pena a lucidez nao proliferar entre nós, pena aceitar-se que a claque tenha mais direitos que outros sócios, para min o Porto nao é o Presidente, é o clube que eu amo desde pequeno, que me faz chorar nas alegrias e nas derrotas. Viva o Porto
    Bruno Oliveira

    ResponderEliminar
  18. Meus Caros,

    Também não estou de acordo com está contratação, mas é bom lembrar que em 2003 quando Mourinho chegou ao Porto fez contratações de jogadores na altura "medianos" (e que ninguém me venha dizer que Paulo Ferreira ou Nuno Valente por exemplo) fizeram grandes épocas.

    Não acredito em Zé Manel! Mas acho que matar um jogador antes mesmo deste assinar é do pior que pode acontecer por parte dos "adeptos".

    Gostava também de realçar que muitas vezes neste blog se mete Marega e Suk no mesmo saco. Claramente para mim o segundo é um jogador que pode dar cartas especialmente pelo espírito de luta e esforço (sim isso que também faz parte da raça do que é ser Porto). Não vejo razão para não estar no plantel como avançado suplente a lutar com André Silva e mais uma contratação (sonante de preferência) pela titularidade.


    Saudações Portistas para todos

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente nos últimos tempos quase todos os posts têm tido um tom crítico. Mas a verdade é que estamos num período terrível e sim, há que criticar, apontar o dedo e sugerir opções. E acho que o TdD faz isso como poucos.
    Sou um leitor recente mas fiel, parabéns pelos dois anos e venham muitos mais.
    Que no terceiro aniversário estejamos aqui todos mais animados a enaltecer a grande época do nosso Porto.

    ResponderEliminar
  20. ah ah ah essa tentativa de desmontar a moeda de troca so serve para demonstrar que este texto infelizmente ao contrario de outros e descabido. O moeda de troca e num sentido lato, abrangente, nao quer dizer obrigatoriamente um toma la da ca. Caro TD aprecio alguns textos mas tanta critica por da ca aquela palha ja chega ne?? Calma nao caia naquela coisa de ter todos os recortes de jornais para justificar tudo e mais alguma coisa como o comentador lampiao da tvi. Sinceramente continue por muitos textos mas tanta critica e tao constante..................no comments.

    ResponderEliminar
  21. Contratação sem nexo. Afinal , neste momento, o Porto e um barco a deriva. Cada um dos tripulantes( SAD ) procura o seu colete salva vidas. O pior é que ainda não batemos no fundo.

    ResponderEliminar
  22. Boas!

    Durante grande parte dos anos 90 e inicio da década passada, o FCP contratou muitos jogadores dos campeonatos nacionais através de cedências dos atletas das suas camadas jovens. Ainda me lembro de um artigo n'O Jogo que referia isto mesmo - o FCP tinha formado grande parte dos jogadores no Campeonato Nacional da 1ª Divisão nesses anos, e não foram tão poucos quanto isso!
    Houve bons negócios, sem dúvida, cedendo jogadores jovens nessa altura, que já foram enumerados - o Emerson, o Drulovic, o Artur, por exemplo - que tiveram sucesso desportivo no nosso clube.
    Também fizemos maus negócios a meu ver quando cedemos o Bino e o Rui Jorge ao sporting... enfim...
    Na altura do Robson contratou-se jogadores jovens, praticamente desconhecidos, como Mongrovejo, Walter Paz, Diaz, Mandla Zwane e... N'Tsunda, que andamos a emprestar ano após ano, pois foram verdadeiros "barretes". Soubemos capitalizar alguns deles - o N'Tsunda acabou por estar relacionado com a vinda do Capucho, por exemplo - mas alguns deles desapareceram completamente.

    Agora contratar jogadores suplentes de equipas que lutam para não descer de divisão, já com 25 anos, em fim de contrato, não é de todo comum. Não me lembro do FCP contratar jogadores deste nível, e com estas condições... Quando se fala em "favores", ou em "moeda de troca", porquê e para quem?!?
    Ou então supomos que o jogador em causa tenha um valor que até agora estivesse "escondido" e que vai conseguir mostrar todo o seu esplendor num clube com a dimensão do FCP?!?!?! Tudo isto é estranho, no mínimo, para não dizer descabido.
    Para finalizar, casos como Paulo Ferreira, Nuno Valente, Derlei, por exemplo, que vieram de clubes semelhantes, eram TITULARISSIMOS nas suas equipas, o que não acontece com o Zé Manuel...

    Abraços

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.