sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Raúl Jiménez é desejo de Pinto da Costa, mas só será reforço se um avançado sair

Jackson terá companhia,
não sucessor
O título é uma afirmação de... Pinto da Costa. Qual foi a última vez que o presidente afirmou querer contratar especificamente um jogador? O jornal mexicano Récord garante que entrevistou o presidente do FC Porto (não há ainda confirmação de que a entrevista seja verídica) e dedica uma reportagem ao clube, onde Pinto da Costa terá dito que o México passará a merecer atenção especial, uma vez que está satisfeito com a aposta em Diego Reyes e Héctor Herrera (curiosamente, dois jogadores caros que ainda não se afirmaram no FC Porto, apesar de já terem brilhado a nível internacional).

A maior surpresa é Raúl Jiménez. É um desejo antigo da SAD para reforçar o ataque (já estava em agenda antes de chegar Lopetegui), mas agora sabemos que é um desejo pessoal de... Pinto da Costa. Pelo menos é isso que o Récord afirma ter ouvido o presidente dizer na suposta entrevista.


Há desde logo o destaque para o facto do presidente ter supostamente dito que Raúl Jiménez só será reforço se um avançado sair. Repara-se que não diz se «Jackson sair», mas sim se «um avançado sair». E voltamos à velha questão: o factor Adrián, mas salvaguardando a possibilidade da entrevista poder ter sido dada antes de conhecida a saída de Ghilas (que tecnicamente ainda não tem clube, logo ainda não saiu, mas já está a treinar à parte).

Adrián, Jackson e Raúl Jiménez cabem no mesmo plantel, mas não cabem na mesma posição. André Silva e Gonçalo Paciência vão ser os pontas-de-lança da equipa B (Jonathan e Djim já foram testados no meio), mas o ideal seria que o 3º ponta-de-lança saísse da B, sobretudo porque Lopetegui vai jogar em 4-3-3. Jackson e Adrián «têm» que ser titulares: o primeiro porque é a referência goleadora da equipa, o segundo porque um jogador contratado com uma avaliação de 18 milhões de euros só pode chegar ao FC Porto para jogar e fazer a diferença.

A perspectiva de Adrián ser desviado para a ala pode permitir que Jackson e Jiménez coexistam no plantel. Sami, que jogou na posição 9 apenas pela falta de alternativas, deve sair, embora tenha o estatuto de formado em Portugal a seu favor. Tello e Quaresma estão garantidos nas alas, Brahimi deve ser opção preferencial para o meio, e do pouco que já vimos de Quintero pode ser opção de Lopetegui para jogar descaído na linha (papel que também pode caber a Brahimi). Que espaço sobra para Kelvin e Ricardo (este ano não vai jogar a lateral)?

E também sobram incógnitas para o meio-campo. Se Raúl Jiménez for um investimento para este defeso (o Récord diz que pode custar 8 a 10 milhões de euros), continuará a haver margem para o último reforço que a SAD quer trazer e que promete surpreender e satisfazer muita gente (e a mim próprio)? Defour vai sair, mas haverá espaço para manter Evandro e Carlos Eduardo? As chamadas boas dores de cabeça, que há muito não tínhamos. O que deve a SAD priorizar: a chegada do nome forte para o meio-campo (qual gostariam?) ou de Raúl Jiménez (preferiam outro nome?) para o ataque?


Esta é a reportagem publicada pelo Récord, onde está a alegada entrevista a Pinto da Costa, além de dedicarem uma página onde o presidente terá afirmado que o México vai ser aposta como foi a Colômbia no FC Porto e que «será muito bom ter mais mexicanos na nossa equipa». Há algumas informações erradas (dizem, por exemplo, que Quintero foi mais caro que Jackson), mas para quem quiser ler o Récord disponibilizou parte da reportagem no site aqui.

44 comentários:

  1. Se fosse eu a ter de optar ia claramente para o reforço do meio campo! Acho que é importantíssimo reforçar a equipa neste setor. Se Gimenez viesse seria para ser suplente, e eu pergunto estaremos em condições de pagar 8 a 10M por um jogador que vai estar no banco?
    A minha aposta e desejo é Claise... acho que 90% dos portista é o jogador que gostariam de ver neste momento no Porto.
    Quanto a esta entrevista... estranha, no mínimo!

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar, TdD que história é essa do reforço que vai surpreender muita gente? Foi prometido alguma coisa? Escapou-me isso.
    Acho que são avançados a mais, especialmente para o que se diz por aí, ou seja que o Porto vai jogar com um avançado móvel, sem uma referência na área.
    Eu gostava que viesse um Clasie, ou alguém similar porque com quinteros e olivers temos magia, temos futebol técnico, mas só com esse tipo de médios não se ganham campeonatos. É preciso alguém com raça. Acho que Herrera se vai dar mal neste estilo de jogo de passe curto e preciso.
    O avançado que eu gostava que o Porto fosse buscar era o Ghilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prometido não foi nada, mas é sabido que a SAD está a tentar mais um médio. E não faria sentido nenhum se o último nome para o meio-campo fosse igual ou pior do que os que já cá estão. Já temos um meio-campo de qualidade, logo um nome que chegue e suba o nível do miolo será uma boa surpresa.

      Eliminar
    2. Se o Clasie vier, será uma surpresa para si?

      Eliminar
    3. A rezar muito pela vinda do Stambouli!

      Eliminar
    4. Bom dia caro TdD,

      Além de Clasie ser uma surpresa, seria também uma satisfação?

      Eliminar
  3. Boas Tribunal


    Essa entrevista foi antes do ghilas ser dado como dispensado ?


    Eu na minha opinião faz falta uma alternativa ao Jackson . O adrian pelo que custou ( e pela qualidade! ) tem que jogar . No meio tem Jackson , por isso deve jogar nas alas no esquema do Porto . Por isso acho que era importante a vinda de um avançado .

    Em relação ao meio campo na minha opinião está fechado . Acho que tem que se dar a oportunidade a Ruben Neves . Quando se vê que um miudo tem algo de especial tem que se apostar nele ! O rooney tinha 16 anos quando foi aposta , o ronaldo 17 . Eram perfeitos ? Claro que não . Mas apostaram neles . E devem ter errado e errado mas ninguem desistiu deles e agora estão onde estão . Este Ruben tem algo de especial e para alternativa a casemiro pelo menos na liga portuguesa chega perfeitamente ! E nem parece que tem 17 anos , parece que joga como se tivesse 30 . Mas isto é a minha humilde opinião . Acho que o meio campo do porto devia ser composta por : Casemiro , Ruben Neves , Herrera , Evandro ou Carlos Eduardo ( um destes deve sair , eu gosto mais de evandro , é o médio diferente dos outros , gere muito bem os ritmos de jogo e além disso é o mais finalizador de todos ) , Oliver , Brahimi e Quintero . Quanto aos extremos Quaresma , Tello e Adrian tem lugar cativo como é obvio . Entre Kelvin e Ricardo um destes deve sair . Eu ficava com o Ricardo . Acho que bem trabalhado pode ser um grande jogador . É humilde e tem vontade de aprender . É trabalhador , dá tudo no jogo , é polivalente , português e ajuda nas inscrições . Acho que tem vantagem sobre Kelvin ( não se deve fazer ao kelvin o que se fez na época passada . Se não é para dar minutos , tem que ser emprestado ) . Na defesa com a vinda do Marcano parece que também está tudo fechado .


    Tiago Romariz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Questão muito pertinente, a do Ghilas, e devidamente acrescentada ao texto. Tecnicamente ainda não saiu.

      Eliminar
  4. 10 milhões por um avançado suplente vindo do México. inaceitável. mas quando contratamos um Reyes por 9 milhões já nada me admira. Tragam antes o Pulido. este parece ser uma versão mexicana do jardel e custa 0

    ResponderEliminar
  5. Nao acredito que pinto da costa tenho dito isso... pinto da costa nunca diz esse tipo de coisas, principalmete gostos pessoas....acho que é uma tentativa de valorização do jogador Raul J....

    ResponderEliminar
  6. Tribunal recentemente saiu uma noticia em que o marselha está a tentar o emprestimo do ghilas e eu pergunto: Tendo o marselha o grande michy (ex standard liege) e o gignac no ataque para que é que precisam do ghilas? Nao acha uma noticia falsa?
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Ghilas só falo quando for oficializado. Disse-o quando toda a imprensa o garantia em Braga e continuo a dizê-lo.

      Eliminar
  7. Escolher entre reforçar meio-campo ou a linha ofensiva ? Nem hesito..meio-campo claro. Porque a meu ver, não estamos nada fechados a nível de 6. Ate porque se a escolha para o ataque, é Jimenez por valores nunca inferiores a 8 M, nem ha escolha possível. Clasie seria um sonho autentico..vamos ver.

    ResponderEliminar
  8. O maicon está de saida?
    E a demora do marcano?

    parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  9. É VDD que o dier vem para o FCP por intermédio do Tottenham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso diz onde ???

      Eliminar
    2. LOOL... teve piada

      Eliminar
    3. Desculpe TDD. Não li em nenhum órgão de comunicação. Foi num blog. E como o pinto da costa gosta de se meter em guerras com o SCP e o SLB pensei que tivesse um fundo de verdade. Alem do mais estamos a precisar de um central e na minha modesta opinião o dizer é excelente.

      Eliminar
  10. Não conheço este Jiménez; se realmente for desejo de PdC, acredito que tenha valor.
    Em relação a lançar Gonçalo Paciência, André Silva ou Mauro Caballero, lembro-me do Kléber, lançado às feras e queimado de forma algo infeliz (apesar de ter metido tantos golos de bola corrida como o Van Wolfswinkel). Jiménez, se for de facto um valor seguro, será uma boa alternativa ao Jackson.
    Clasie, a mesma coisa, deixem o Ruben Neves ir fazendo o seu caminho, confio que Lopetegui não terá problemas em lançá-lo quando achar conveniente. Temos um meio campo muito forte, com soluções como há muito não se via, importa criar ritmos e automatismos, algo que não temos desde a saída do Moutinho.

    ResponderEliminar
  11. Mais um médio? Não reforçem os centrais não (Marcano é mais um remendo, não é reforço), que vamos bem.

    Os nossos centrais são claramente o ponto fraco deste equipa, mais médios para quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Analise bem os médios... diga-me 1 de créditos firmados? não temos!!!

      Eliminar
    2. Mas quanto aos centrais, dou-lhe toda a razão...Marcano é um remendo, não está ao nível de um central titular do Porto, e o mesmo se passa com o Maicon que será sempre um eterno suplente!

      Eliminar
  12. TD, o presidente do FCP da casa de Caracas disse que íamos ter uma bomba vermelha, amarela e verde. Que enigma é este?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma bomba vermelha, amarela e verde deve ser uma bomba com a bandeira tuga em cima

      Eliminar
    2. Qual é o país que possui uma bandeira "vermelha, amarela e verde"?...

      Eliminar
    3. Não me digam que vamos contratar um maratonista etíope? O Kenenisa Bekele? sim, seria uma surpresa...

      Eliminar
    4. Não poderá ser um ex Benfica (vermelho) brasileiro (verde e amarelo)?

      Eliminar
  13. Quem será esse medio que vai surpreender e fazer com que fique satisfeito? fico curioso, até porque ao contrário do que estava á espera, presumo por uma anterior resposta sua que não será Claise!

    ResponderEliminar
  14. Acha verdadeira a vinda do dier?

    ResponderEliminar
  15. o reforço para o meio campo vai ser quando o peter lim acabar com a novela valenciana e comprar o clube de vez (ja agora sou so eu a achar o peter lim igual aquele chinoca da trilogia dos filme "A ressaca"?) o andre gomes passa a ser em definitivo do valencia e vai emprestalo ao porto...
    tambem vi isto na Narnia magazine :p

    ResponderEliminar
  16. Jimenez podera vir bem mesmo jogando poucos jogos a titular, jogando como suplente de Jackson, ja a pensar no próximo ano com a saída entao de Jackson (no cenario optimista, pois será sinal que correu tudo bem). No próximo ano sim teriamos por exemplo, Jimenez a titular, Gonçalo ja a suplente de Jimenez e ja a pensar na epoca seguinte como titular. Repito, acho que este seria o melhor cenario.
    Para o meio de campo, esta quarta-feira o Besiktas ganhou e na próxima quarta tera jogo em casa e correndo pela normalidade sera o apurado... Assim Classie devera rumar a outras paragens, quem sabe o dragao kkkk
    Ja quanto a Brahimi, gostava de o ver jogar mais pela lateral,..... Veremos se JL me faz a vontade lololol

    ResponderEliminar
  17. Do que vi (youtube) gosto do rapaz. Acho que tem características muito interessantes, porque o melhor suplente para um ponta de lança é um jogador com outras características das do titular.
    Para o meio campo, só há um jogador acima do Clasie, mas foi vendido por nós, está num clube milionário e vai ser treinado por um português. Este ano espero que o Moutinho mostre pelo principado tudo o que tem.
    FCP SEMPRE

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o Nuno Fonseca, o Herrera nao se deverá adaptar bem a este estilo de jogo de passe curto e apoiado. É aproveitar a valorização do Mundial e vende-lo e trazer o Clasie ou o Stambouli.

    Pro ataque 8 a 10 milhoes pelo Jimenez para aquecer o banco nao me parece que haja capacidade ($) no Porto para tal coisa... se o JM sair, aí sim.

    ResponderEliminar
  19. já mete nojo a birra de alguns adeptos com o Herrera. é só o nosso melhor médio. o clasie é frágil têm o físico de um rapaz de 14 anos nunca na vida poderia jogar a 6 no FC Porto. Herrera titular absoluto no FCP 2014/2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu embirro com o Herrera (embirraria se ele mostrasse algo com a nossa camisola e eu não lhe desse o devido valor, vide MST sobre VP, Varela ou Defour, este ultimo foi util nos campeonatos do VP); dou-lhe sim o beneficio da dúvida numa época atípica em que mostrou alguns pormenores mas, como toda a equipa e sobretudo o meio campo, não conseguiu uma afirmação definitiva.
      Clasie: digo o mesmo do Xavi e do Iniesta, nunca serão jogadores para o meio campo do Barça; o Moutinho nunca conseguirá carregar o meio campo de nenhuma equipa; o Messi nunca marcará metade dos golos do super-atleta CR7 e atenção, o Rui Barros nunca marcará um golo de cabeça!

      Uma pergunta: o zero zero mete um defesa alemão ex-arsenal na nossa equipa B, alguém o conhece? Leander Siemman, de seu nome.

      Eliminar
    2. Meu caro, eu já vi o Rui Barros marcar um golo de cabeça e o Moutinho a carregar piano e quintetos de trombones às costas

      Eliminar
  20. Para médio o Jordy Clasie, acho que é unânime. Também não me desagradaria o Anderson do Man Utd, embora penso que não estará nas pretensões do FC Porto resgatá-lo. Para ponta de lança o Aleksandar Mitrović do Anderlecht.

    PS: Acho que o centro da defesa vai ser seguramente o ponto fraco desta equipa, com a linha tão subida como temos vistos nos jogos de preparação, as equipas que souberem explorar os espaços nas costas da defesa vão causar-nos muitas dificuldades. Dos 3 centrais que temos + a chegada do Marcano, não posso dizer que haja um sequer que tenha a rapidez e a estaleca necessária para jogar da forma que Lopetegui pretende. Esperemos que seja desta que o Maicon expluda de uma vez por todas e que se assuma como o patrão da defesa e o capitão (voz de comando) da equipa!

    ResponderEliminar
  21. Se o Jimenez vier, o Jackson sai.

    Simples.

    ResponderEliminar
  22. Bomba?
    Vermelha - verde - amarela?
    E se fosse o Moutinho? !? Isso é que era um sonho...
    André Gomes seria uma afronta ao Benfica mas a nível desportivo não me parece que fosse o ideal..

    ResponderEliminar
  23. A ficar o Jackson preferia o outro mexicano que se falou, é um avançado mais móvel e que acho que se complementava bem com o Jackson. Para o meio campo só entenderia a vinda do Classie se o Herrera fosse vendido, por isso preferia a entrada de um 6 como o francês.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.