segunda-feira, 25 de agosto de 2014

«Se tiver que morrer em campo por este clube, morrerei» - E se for fora de campo?

«(...) Mas a Quaresma importa deixar o aviso: não pode, doravante, «ir para o balneário normalmente», como ele disse que o fez após não ter ido aplaudir os adeptos em Lille. Como capitão do FC Porto, jogue bem ao mal, muito ou pouco, tem sempre que liderar os agradecimentos aos adeptos. Ser digno da braçadeira não é uma questão de titularidade, mas de atitude. E não pode haver dias em que a atitude fica no banco ou na bancada. Que Quaresma tenha aprendido a lição, tal como vai aprender que o «eu» já não existe neste FC Porto. Quaresma tem 9 dias para decidir se está pronto para isso. Ou talvez a decisão já esteja tomada.»

Fazer mea culpa
não chega
Quaresma, o autor da frase que dá título a este post, é um caso muito particular de amor ao clube. Diria que Quaresma não aprendeu a amar o FC Porto entre 2004 e 2008, quando representou o clube, mas sim após ter saído. Algures entre Istambul, onde foi ídolo, e os Emirados, onde se entregou ao esquecimento, Quaresma percebeu que nunca foi tão feliz como no FC Porto. E chamou a isso a amor ao clube.

Um amor com asteriscos. Quaresma, amas o clube ou amas aquilo que conseguiste no clube? Foste titularíssimo, ídolo, mágico, acarinhado. Torceste os rins ao Argel, ao Nélson e ao David Luiz. Mandaste o Petr Cech ir lá buscá-la um dia depois dos ingleses te terem perguntado o que era uma trivela.  Calaste Istambul no último minuto, calaste os próprios adeptos que te assobiavam no último minuto contra o Aves. Marcaste em Alvalade, esqueceste os anos que lá passaste e bateste com a mão no peito antes de saltares para o colo do Baía, o teu mais emblemático festejo.

O que amas, Quaresma? O FC Porto ou aquilo que foste no FC Porto? Tiveste tempo para reflectir e rapidamente percebeste que o que tens aqui não voltarás a ter em lado nenhum. Mas sabes quantos extremos com 30 anos foram titulares indiscutíveis no FC Porto? É preciso mergulhar nos arquivos para descobrir a resposta.

As palavras podem sair da boca de qualquer um. Não importa quantas juras de amor voltarás a fazer, Quaresma. Importa é que tenhas consciência de que a braçadeira e a camisola que vestes são mais importantes do que o «eu». E que quem se preocupar com o «eu», não será feliz no FC Porto de Lopetegui. O mercado até pode fechar na próxima semana, mas as regras duram a época toda. Prepara-te, porque vais ficar muitas vezes no banco, algumas até na bancada. Não tens que te conformar com isso, mas tens que ser o primeiro a aplaudir os que estão no teu lugar. E tens que entrar com a mesma determinação em todos os jogos, seja em 90 minutos de um clássico, seja num minuto na Taça da Liga. Porque a camisola que vestes é sempre a mesma. E o símbolo na frente será sempre mais importante que o nome atrás.

Lembras-te onde estava o Baía quando o abraçavas em 2006-07? No banco. E lembras-te o que aconteceu ao Baía com Mourinho? Baía é um dos símbolos do FC Porto e nunca foi mais do que os outros. Não és tu que o serás, Quaresma. E se o FC Porto é a tua casa, isto é uma lição que já não precisas de aprender, mas sim que tens que ensinar, pela responsabilidade e honra que é ser capitão. Se não estás preparado, podes ficar connosco, mas não serás um de nós.

Silvestre Varela, o negócio possível

Obrigado, Varela
Não há muito mais a acrescentar sobre a saída de Varela em relação ao que já tinha sido escrito aqui. Infelizmente, contra as expectativas da própria SAD, não houve propostas concretas que agradassem a clube e jogador e o empréstimo ao WBA, um clube com pouca expressão em Inglaterra, foi uma solução de recurso.

Nunca será um mau negócio, pois chegou a custo zero ao FC Porto, resolveu diversos jogos, ajudou a ganhar títulos e conseguiu ser um titular indiscutível com 5 treinadores completamente diferentes. Infelizmente, se em 2013 havia propostas mas não havia condições para abdicar do jogador (após o falhanço Bernard), agora em 2014 há condições para abdicar dele mas não há propostas. 

Um desfecho cruel para um jogador que dizia, em 2012, que jamais trocaria o FC Porto pelo Atlético de Madrid. Como as coisas mudam. Varela tem um palmarés respeitável, marcou no Euro 2012 e Mundial 2014, foi tricampeão pelo FC Porto e ganhou uma Liga Europa. Tem todas as condições para brilhar na Premier League e, com muita sorte à mistura, no final da época poder render uma verba mais condizente com o seu valor. Ao jogador as melhores felicidades, que bem as merece!

38 comentários:

  1. Grande texto.

    Como é que se faz para que o Quaresma consiga ler isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Publicando o comentário na conta de facebook oficial, ou mesmo mandando mensagem por facebook.

      Eliminar
  2. Fica so a faltar resolver os dossiers rolando e ghilas e ficamos com a casa arrumada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tiago rodrigues, stefanovic... nao sei se me esqueci de mais algum

      Eliminar
  3. A questão é saber se o RQ7 está disposto a morrer pelo FCP, nao apenas em campo mas também fora dele!

    ResponderEliminar
  4. Era um bom texto para o próprio Quaresma ler, como disse um comentador em cima.

    Frente ao Lile acredito que vai ser titular, daí para a frente vamos ver. Também depende do que ele fizer em campo, se consegue justificar o lugar para os próximos desafios ou não.

    ResponderEliminar
  5. Um texto que deve ser mostrado a todos aqueles que vestem a nossas cores, a todos que procuram um lugar na historia do nosso clube F.C.PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Bom texto mais uma vez TdD.

    Parabéns pelo Blog que já se tornou uma referência da blogoesfera portista.

    Tomando um pouco partido da questão Varela gostaria que no futuro abordasse um pouco a questão da incapacidade em colocar as segundas linhas do clube. Raramente conseguimos realizar encaixes consideráveis com jogadores não cruciais. Defour foi dos poucos que fugiu ao ciclo vicioso dos empréstimos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fecho do mercado pode ser feito o tal balanço, mas a questão já foi abordada aqui: http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2014/07/djalma-espera-de-que.html

      Eliminar
  7. Mais uma vez, e como tem sido seu timbre, este tribunal foi equilibrado nas opiniões que expressou, neste caso em relação a Quaresma e a Varela que muito têm dado, mas também recebido, do nosso grande clube. Gerir um grupo e mobiliza-lo para objetivos pressupõe regras claras, compreensão das características individuais e disciplina. Liderar é muitíssimo mais do que aplicar cegamente deliberações, orientações e regulamentos: é conduzir homens e leva-los a superarem-se em prol dos designios comuns que são os da equipa e do Clube. É nisso - na capacidade de liderar - que um líder se distingue de um chefe, e Lopetegui está a dar todos os indícios de ser um líder e não simplesmente um chefe. Oxalá assim se mantenha sempre a bem do nosso FCP.

    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de ler este blog que para mim é o melhor da blogosfera Portista !

    ResponderEliminar


  9. meu caro,

    porque é merecido e não gosto de ficar pelas palavras de circunstância (apesar de importantes), informo-te que, via faceboKas, por mensagem privada e em comentário na sua página oficial, fiz chegar a tua prosa a quem de direito.
    esperemos que a tua mensagem tenha chagado ao destinatário e que ele, esta Terça-feira, nos cale a todos :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. TdD, a lesão do Júnior A, Rui Moreira foi muito grave, na pre época(pela equipa B) ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi grave, sim. Está parado até janeiro. Rotura de ligamentos.

      Eliminar
  11. Quanto ao varela... admiro-o, tenho respeito por ele
    muitos portistas vao para sites, blogs e afins dizerem mal dele, gozarem com o jogador... ele fez boas, muito boas epocas no porto, fez uma ou duas menos boas nas duas epocas do vitor pereira, depois o ano passado se todos tivessem jogado como ele secalhar a epoca nao teria sido tao má, como li a uns dias num artigo de opiniao no jornal o jogo quaresma foi um jogador que se sacrificava pela equipa as vezes corria mais do que aquilo que podia para atacar e defender o jogo todo para depois jogadores como, hulk, james, quaresma e afins correrem metade do que aquilo que podiam ficando estes la a frente a espera da bola e depois acabavam por ser estes os protagonistas e os bem vistos...
    Silvestre Varela ha uma coisa que merece de todos os portistas... RESPEITO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo, aliás, faz-me alguma confusão a falta de respeito de (alguns) adeptos para com (alguns) jogadores. Varela é um deles e que nos deu muito. Mas também me surpreendem insultos a jogadores que são tão portistas como qualquer um de nós, casos de Josué e Licá, só porque não são nenhuns génios dentro de campo...

      Eliminar
  12. Penso e espero que vamos ter um quaresma em grande nível hoje

    ResponderEliminar
  13. Pela primeira vez não concordo com o autor deste blog.. Porquê duvidar do amor do Ricardo Quaresma ao clube? Alguma vez o Quaresma deixou ficar mal o FC Porto? Claro que ele tem que estar agradecido ao clube, assim como o clube e adeptos têm de estar agradecidos a ele por aquilo que ele já rendeu desportivamente e financeiramente até agora. Agora, o Quaresma reagiu mal ao ter entrado a 1 do fim? sim! De forma a prejudicar a equipa no jogo, não! (não deu tempo :P) Lopetegui repreendeu o Quaresma como o devia fazer? Sim. Quaresma aceitou a repreensão? Tudo indica que sim. Não só pelo regresso à convocatória mas também pela declaração feita por no Facebook. Lopetegui e Quaresma resolveram este caso de forma exemplar, a meu ver. E que todos os descontentamentos de jogadores sejam por jogar mais!
    Acredito na titularidade de Quaresma no jogo de hoje, e numa excelente vitória FC Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo na íntegra o seu comentrário, caro Marco Ferreira.
      Tb em desacordo com o autor do blog sobre o tema Quaresma.

      Vamos Porto, dizimar estes francius lileanos

      Eliminar
  14. Na mouche! Grande post!
    Logo à noite até os comemos!

    ResponderEliminar
  15. Excelente perspectiva do TD no que ao caso de Quaresma concerne! Análise concisa, assertiva e fundamentada em evidências e não em eventuais pressupostos emocionais...gosto bastante deste blog e ao seu autor quero expressar os meus cumprimentos pela clarividência e assertividade das suas opiniões.

    ResponderEliminar
  16. Oh Miguel, meteste o outro com a cabeça à roda por causa do bem aventurado ;)) Que pato!!! O que já nos rimos

    Mas são vários a afirmar que o Clasie está no Porto, tem que ser verdade :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avisem a SAD, não vá o rapaz estar desde ontem à noite à espera no aeroporto.

      Eliminar
    2. Tens que parar de trollar, senão o olho azul fica com a vista torta :p

      É pena Clasie não vir mas não é essencial! Temos Casemiro e Ruben e em Janeiro vamos ter Mikel de volta, quando o Casemiro voltar ao Real já o Ruben será top mundial!

      Eliminar
    3. Acredito na vinda de Clasie se o fcp passar o playoff...
      Se fomos buscar um redes...mexicano!

      Eliminar
    4. Agora a serio, o Clasie já está no Porto, pelo menos é o que muita gente tem dito, ontem até circulava uma foto na Holanda do jogador em Portugal, e até um dos membros da "direção" dos SD disse que o jogador ontem visitou o estádio e o museu... agora não sei, mas também não falta muito para sabermos se é verdade ou não!!

      Eliminar
    5. O autor do blog é o Miguel Fernandes do Cultura Dragona???

      Eliminar
    6. Se estás na CD sabes perfeitamente que sim.

      Eliminar
    7. Caro TdD... Entao o Clasie veio ca...regressou à Holanda jogar para a Liga Europa...? Lolada... O outro esta à espera das tuas infos...ele esta desesperado... Até se queixa no portal...Que ele fala de tenis... é melhor...
      Parabens ao Nosso Mister...e um pensamento para RUI FILIPE...ja faz 20 anos...
      Um abraço. FCP777

      Eliminar
  17. Quaresma é o único jogador à Porto que temos no plantel!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Acredito que Clasie se resolve depois da Champions.. e o mercado vai ficar aberto até 1 de setembro, é mais um dia extra para tentar o jogador

    ResponderEliminar
  19. TdD tens alguma opinião sobre o Raul Gudino e esta opção de contratar mais um GR e se não teremos nenhum GR a despontar na formação que desaconselha-se esta contratação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço o jogador, nunca o vi.

      Para os sub-19 não faz sentido porque já temos Andorinha e Filipe, dois guarda-redes bastante promissores.

      Para a equipa B só há Caio e Kadú e a equipa B vai fazer mais de 50 jogos esta época, portanto percebe-se, mas não será uma surpresa se um destes dois for cedido.

      Eliminar
    2. Pois é a minha ideia... com a International Premier League (ou como raio aquilo se chama), a Segunda Liga e a possível Youth Champions League, ficamos possivelmente com mais de 60 jogos e só o Kadu seria pouco.

      Contudo acho que este Gudino, é uma aquisição na linha de 90% dos estrangeiros da B... vem emprestado e ver se tem ovo... se tiver até pode ficar caso contrário vai de barco, como tem todos ido.

      Eliminar
  20. Muito bom. Para a perfeição só falta um texto do mesmo género, dedicado ao Jackson Martinez, e enviar a braçadeira de capitão para o Castro, onde quer que ele esteja.
    Porque não sei se no actual plantel existirão jogadores que preencham os requisitos necessários para ostentarem aquela braçadeira, ou assim tão diferentes do Quaresma, se lhes surgir a oportunidade.
    Cumpts
    Alex F.

    ResponderEliminar
  21. TdD...Es GRANDE... Héhéhé.

    Um abraço...FCP777

    ResponderEliminar
  22. Temos que comprar o resto do passe do Brahimi ASAP

    ResponderEliminar
  23. Humildemente na minha condição de Portista e sócio, quero agradecer-lhe esta publicação.
    Este espírito foi a génese do portismo.
    Espero é desejo que nunca se cale!

    Um abraço

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.