quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Uma exibição de Champions e mais um passo de qualidade

Num estádio que afinal era um pavilhão gigante, diante de uma equipa que mantém toda a base da época passada (que só foi batida pelos milionários PSG e Mónaco no último campeonato francês) e no sempre difícil contexto de jogar fora numa eliminatória europeia, com uma equipa extremamente jovem (média de idades de 23): uma categórica vitória por 1x0 frente ao Lille, que foi quase anulado na íntegra por uma equipa com um novo treinador, novos jogadores e uma nova ideia de jogo.

Tello desequilibrou,
Herrera marcou
Excelente trabalho desenvolvido pela equipa e por Lopetegui, que soube anular na perfeição o ponto forte do Lille: o jogo interior. Lopetegui usou fogo contra fogo, ao colocar o FC Porto a explorar o jogo interior, com uma rede de 5 médios, uma estratégia para a qual usou os melhores jogadores à disposição. Os bons treinadores adaptam as suas ideias de jogo aos jogadores; e os excelentes treinadores conseguem adaptar os jogadores às suas ideias. Lopetegui, hoje, conseguiu fazê-lo. 

Faltam 90 minutos para chegar à Liga dos Campeões e a estrada que nos conduz até lá está a ser precorrida com competência e promessas de uma evolução contínua. 

Bonés:

A tal valorização (+) - Houve quem se manifestasse contra o empréstimo de Óliver Torres, porque não queriam «andar a valorizar jogadores para os outros». Ora, a única coisa que se vê até hoje é Óliver a valorizar o FC Porto. Este pirralho tem mais do que um talento inato para jogar futebol, é uma verdadeira carraça, excelente na reação à perda de bola, agressivo na disputa de todos os lances e que consegue meter a bola onde quer. É reforço.

Óliver é jogador
para o presente
Elogio repartido (+) - Elogiar Rúben Neves já é redundante. Hoje vimos que pode brilhar numa zona mais adiantada do meio-campo e acabaram as dúvidas: é jogador do plantel principal, ponto, e uma das maiores promessas do futebol europeu. E com isto o elogio tem que ser encaminhado para Lopetegui, pois se não fosse ele Rúben Neves estava hoje a jogar pelos sub-19 (posição para a qual o FC Porto acaba de contratar Fidelis, um trinco nigeriano que Luís Castro diz ser de enorme futuro - e se os miúdos da formação raramente têm contratos superiores a 2 anos, Fidelis teve direito até 2018, pelo que estamos nitidamente perante uma enorme promessa), em vez de estar a brilhar na maior prova de clubes do mundo. E muitos nem saberiam quem era, nem que estivesse debaixo do nariz.

Lacunas corrigidas (+) - Era uma das preocupações para esta época: o espaço oferecido por jogar com a linha defensiva muito subida. Hoje Danilo, Maicon, Indi e Alex Sandro estiveram quase perfeitos. Maicon secou quase tudo à volta dele e foi excelente nas dobras, digno de se assumir como patrão da defesa. Os laterais mostraram que são de selecção brasileira. E Indi tem que melhorar no jogo aéreo, em termos de posicionamento e impulsão, mas pelo chão está imperial. A defesa parece estar óptima e adequada, mas...

Machados:

Não esquecer o essencial (-) - José Maria Pedroto foi o primeiro treinador português a usar a chamada transição em posse. Aquela coisa a que os catalães chamaram «tiki taka» uns anos mais tarde. Portanto foi com agrado que vi a circulação e a posse de hoje do FC Porto. Mas é preciso mais acutilância e mais objectividade na procura da baliza. E há que tentar mais vezes o remate, pois o carrossel não precisa de ir de uma baliza à outra.

Mais critério (-) - Sim, Jackson Martínez é soberbo no domínio de bola. Mas usar e abusar do jogo directo para o ponta-de-lança não é bom. Os defesas arriscaram muitas vezes no jogo directo e Jackson estava visivelmente desgastado por estar sempre a baixar para vir aguentar a bola contra uma equipa de caceteiros. E quando não podiam bombear para Jackson, tentavam Óliver ou Brahimi, que não conseguem segurar estas bolas. Os médios têm que dar mais apoio na saída de bola.

Outras notas:

- Lopetegui disse em todas as suas conferências de imprensa que quer jogadores que queiram ser protagonistas. Então eu pergunto: conhecem algum jogador do plantel do FC Porto que queira ser mais protagonista do que o Quaresma? Aqui não há um problema: há o desafio que Lopetegui pediu. 

- Bonita, bonita atitude de Casemiro, um jogador que está no FC Porto por empréstimo e que chegou há um mês, ao dedicar a vitória ao senhor Salvador.

- O repórter Vítor Pinto falhou na flash interview. Esqueceu-se de perguntar como é que estava o Adrián por não ter saído do banco. E o Ricardo. E o Andrés. E o Reyes. E o Quintero e o José Ángel, que ficaram na bancada. E o Marcano, o Sami e o Kelvin, que ficaram no Porto. E o Carlos Eduardo, que nem inscrito foi. Só o Quaresma interessava, era isso?

- Se já ninguém admitia falhar a Liga dos Campeões, depois desta vitória muito menos. Um passo decisivo para toda a época e para o que resta de mercado.


74 comentários:

  1. Caro Td, existe algum fundo de verdade sobre o rumor Aboubakar? Espero que não seja para o lugar de Jackson...
    Clasie é mesmo necessário? Temo pelo puto...
    Herrera enerva a jogar....aqueles passes errados...
    O Lille no dragão vai ter de assumir o jogo!
    Ver Origi numa ala é crime...
    O Lille tem um exelente redes... Fabiano treme que nem varas verdes!
    E o árbitro que palhaçada! Agressão punida com Amarelo? Penalty claro sobre Jackson...
    Faltinhas parvas mArcadas

    ResponderEliminar
  2. Muito bom TD, mas agora que o apuramento está bem lançado, podemos esperar reforços? Há rumores de um pontade lança... Por favor diga um bocado do que sabe, não seja egoísta eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já temos um matador chamado Abel Hernandez a caminho, estava na segunda divisão italiana.

      O resto conto depois, explico melhor amanhã, e já agora o porquê do Abel Hernandez. Não se entusiasmem muito.

      Eliminar
    2. Abel hernadez do palermo?
      Vem pro nosso porto?!

      Eliminar
    3. O do Palermo? É bom jogador, forte nos pênaltis e rápido a finalizar, é bastante jovem também mas se não estou enganado a época passada não esteve muito bem, se for quem penso, pode ser um bom suplente, gostava mais de ver um jogador tipo aboubakar, mas 10M por um suplente acho demais, já basta 11M pelo adrian, que me parece que vai calcar pouco.quanto ao jogo, o mister é inteligente na abordagem, congelou o jogo e a espaços tentou fazer o golo da vitoriaria, correu bem! Pessoalmente não gosto muito de um jogo tão rendilhado e saídas a jogar nos pontapés de baliza, mas a verdade é que os números é que contam, dois jogos= 2 vitórias, 3 golos marcados, 0 sofridos

      Eliminar
    4. Eh jeitoso eh Hernandez, o Newcastle andava de olho nele. Não percebi apenas o porque de "não se entusiasmem muito"! Abraço draconiano

      Eliminar
    5. Abel Hernandez joga em Palermo. Nunca na 2ª Liga Italiana. Com isto, pagarão 40 milhões pelo JM9? Não entendo a saída de Ghilas.

      Ghilas, Abel e Gonçalo.

      Parece que Danilo está de partida...

      Eliminar
    6. Já pode explicar melhor ? Uma coisa percebo não se pode gastar milhões num jogador que em principio vem para concorrer com JM,

      Eliminar
    7. Só tenho medo que isto implique que o Jackson saia...

      Eliminar
    8. Já percebi o porquê, jackson de saída, vem aboubakar e Hernandez para a frente e o classie para fechar o plantel!

      Eliminar
    9. Agora deixou-me preocupado!! Vai embora o Jackson não é??? Aboubakar ao que parece tb já está encaminhado...

      Eliminar
    10. abola.pt já avançou a notícia. Sempre sai o Jackson e vem este é o Boubakar ou o 2° é apenas conversa dos jornais??

      Eliminar
    11. Jackson de saída?

      Eliminar
    12. Adeus Jackson? :(

      Eliminar
    13. Caro TD Abel Hernandes e Aboubakar irão ser contratados? Será que Jackson poderá estar de saída para o Monaco ou Liverpool acima dos 40M€? É por isso que não deve haver entusiasmos, é assim que interpretou as tuas palavras. Ou o Aboubakar é só um rumor?

      Ass: Diogo Correia

      Eliminar
  3. Esta a dar gosto de ver o FCP jogar. Votei novamente no Ruben como MVP do jogo, novamente com um passe decisivo para o penúltimo passe do golo. Brahimi esteve muito mais apagado por aquilo que ja vimos e já sabemos do que é capaz, muito devido a ter uma cobertura maior por parte dos adversarios. Podemos criticar os jogadores que entraram e os que jogaram menos, so que ha dois trunfuos que Lopetegui tem em sua mão: o Porto jogou bem! E ganhou! E perante isto, os joranalistas que la vao com o seu programa destabilizador não só ficam ridicularizados como dão ainda maior força à equipe.

    ResponderEliminar
  4. Um grande jogo do FC Porto, dá gosto ver esta equipa (e este treinador).

    Mas continuo a achar o Fabiano demasiado intranquilo. Enquanto que o Danilo e o Alex Sandro subiram de produção com a chegada de concorrência, com o Fabiano foi ao contrário...

    ResponderEliminar
  5. Maicon o jogador chave deste jogo, esteve perfeito. O que era e o que está...

    ResponderEliminar
  6. Acho que este casemiro deve ser ficar por mais de uma epoca, nao tem espaço no real madrid... o que ate é bom para nós

    ResponderEliminar
  7. TD então pode explicar melhor esta do Abel Hernandez? E porque diz para não nos entusiasmarmo-nos muito? O Aboubakar é hipotese?

    ResponderEliminar
  8. O Fabiano devia estar nos Machados, cometeu dois erros que podiam ter posto em causa a eliminatória. Ainda não é o guarda redes que dê a segurança que Baía ou Hélton davam noutros tempos. Quanto ao Abel Hernández, apenas me lembro de vê-lo na selecção com Uruguai com 19 ou 20 anos ainda era uma promessa do Palermo e pelos vistos nunca passou disso.

    ResponderEliminar
  9. Maicon e Casemiro os homens do jogo! Ruben Neves jogou na sua posição para mim é claramente Médio Centro e não Médio defensivo existiram lacunas no jogo com o Maritimo por falhas dele que ninguem fala... sim é puto mas é para isso que as criticas servem para fazer evoluir tambem!

    Oliver percebo agora o porquê da aposta de Lopetegui excelente jogador perde a bola defende logo e tem uma visão de jogo tremenda!

    Outra nota Tello é craque!

    ResponderEliminar


  10. sem pretender ser um iluminado e sem quaisquer laivos de peneiras bacocas, vimos exactamente o mesmo jogo :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  11. Boas,
    Sou novo aqui nestas andanças mas acima de tudo PORTISTA!!!!!
    Relativamente ao jogo de ontem posso dizer que foi bom termos ganho, o que nos permite neste momento estar em vantagem e termos o 2º jogo no nosso Dragão, que a meu ver estará novamente com casa cheia!!!!
    Para mim, ontem, o melhor jogador foi MAICON...controlou tudo à sua volta, no seu raio de acção defensiva....a continuar assim temos o "patrão" da defesa!!!
    Todos os outros estiveram a bom nível...uns mais que outros mas o que importa mesmo é o nome F.C:Porto e que consigam sempre jogar como equipa,solidários uns com os outros, com alegria, com intensidade e as vitórias surgirão naturalmente!!!
    Força PORTOOOO!!!!

    ResponderEliminar
  12. Excelente exibição. Boa aposta do mister no jogo interior mas acho que se se tivéssemos jogado com um 10 a 10 e/ou um extremo a extremo o resultado podia ser ainda melhor, mas o actual já e excelente e e fácil falar agora depois de ver como o lille jogou.

    -O amarelo a Danilo aos 6 minutos foi ridículo
    -penalty sob Jackson não assinalado
    -o quaresma de facto e mesmo massacrado coitado. Penso só ter sentado no banco por opção táctica e que no próximo jogo ira ser titular, tem estado a um bom nível na minha opinião. E o porto em partidas "normais"precisa de pelo menos um extremo puro.

    MVP: talvez Maicon

    ResponderEliminar
  13. "Não se entusiasmem muito" Saída de Jackson Martínez?
    Já dão o acordo com o Aboubakar como certo e agora o TdD refere o Abel Hernández também...

    ResponderEliminar
  14. Em França dão como certo o Aboubakar no Porto e aqui dá-se como certa a vinda do Hernandez...

    Estou muito triste porque isto implica a saída do nosso Jackson...

    ResponderEliminar
  15. Se o Abel e o Boubakar estão a caminho...Bom só espero que não dite a saída do Jackson. Aguardo com ansiedade o post de mais logo.

    PS: Excelente análise ao jogo de ontem.

    ResponderEliminar
  16. Um exemplo mais do que ilustrativo.

    Ontem um leitor anónimo, um entre muitos que aparecem todos os dias, pediu informações sobre o mercado de transferências. Todos os dias estão cá chapados leitores anónimos, outros com nicks falsos, só a pedir informações.

    Muito bem, disse-lhe que o Abel Hernández está a caminho do FC Porto. Neste momento já está em todos os jornais.

    Por isso, ainda bem que a informação que publiquei aqui ontem é completamente falsa e inventada por mim.

    Portanto, aos «infiltrados» que aqui andam á caça, não vão ter informações privilegiadas. Ou até podem ter. Podem é levar com mais ratoeiras como estas e alimentar blogues, redes sociais e até jornais com mentiras.

    Um bem haja a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bem feito. Quando li esse comentário ontem fiquei surpreendido com a suposta notícia. Não se enquadrava na linha editorial do blog mas o boato alastrou-se rapidamente e ficamos a saber quem é quem...

      Eliminar
    2. Jogada de génio... e foi um alívio perceber que não vem para colmatar a saída de Jackson. Espero que fique.

      Eliminar
    3. A linha editorial é simples: se há algo para dizer, é dito nos posts, não em respostas a comentários anónimos.

      Se já aqui falei anteriormente de jogadores e adiantei algumas informações foi porque:

      1) Nunca pensei que o blogue ganhasse tanta notoriedade em cerca de 2 meses.
      2) Se falei em contratações, era ou em nomes já falados na imprensa (o Suso até acabou por não se concretizar), ou porque havia conhecimento de contratos assinados e negócio irreversíveis (casos de Tello, Casemiro ou Marcano).

      Sem bases, nada há a dizer. Não vou alimentar especulações, muito menos em respostas a anónimos que podem ser «infiltrados», como acabou de ficar provado neste caso.

      Eliminar
    4. Não invalida a possível venda de JM , desde que batam os 40 milhões

      VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

      Eliminar
    5. Olha eu sou um dos anonimos que ca vem e que comenta, nao sou jornalista, alias tenho 21 anos e sou desempregado (se algum jornal ou cena parecida me quiser para trabalhar eu aceito desde que seja desportivo :p) sim o blog é bom venho ca todos os dias apenas comento em anonimo porque sou preguiçoso e nao quero criar conta blogger e nao sei como se poe isto com aquilo do nick url ou la como é... mas tal como ja disse deves ter lido e fui eu que fiz esse comentario cria um xat no xat.com e ai restringes os comentarios

      Eliminar
  17. Olá
    A form como esta equipa do FCPorto está a ser construida, faz-me não temer o Futuro, mesmo que ele traga a saída de Jackson Martinez.
    Estou certo que terá substituto á altura e o negócio trará lucros financeiros ao FCPorto...a isto estamos habituados.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  18. Olá
    Só para referir que eu fui um dos que acreditei no Abel...acreditei e dei a conhecer a «novidade». Quando vi os desportivos a dar a notícia, mais fiquei convencido e até pensei que o meu amigo fosse jonalista de OJogo.
    Pelos vistos, não só não é, como ainda lhes alimenta o site com «notícias»... :-)

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  19. TdD, muito bom, muito bom mesmo. Foi top o que fizeste.

    ResponderEliminar
  20. Grande TD!!
    Assim mesmo, os abutres da capital sempre com necessidade de tentar destabilizar! Sou leitor recente do blog mas cada vez gosto mais!
    Um forte abraço e SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  21. Grande TdD.
    É bem feito para esses infiltrados, continua com o excelente trabalho parabéns.

    ResponderEliminar
  22. LOL muito bom.

    So prova a credibilidade que este blog tem, e o seu autor.

    É neste momento o melhor blog do FCP, a milhas de qualquer outro.

    ResponderEliminar
  23. Olá

    Caro TdD permita-me uma questão, há alguma razão «especial» para que o «fundo» do blog tenha uma imagem de um estádio ( Santiagao Bernabeu ? ) que não o Dragão?
    _________________________________

    Relativamente ao Abel e á sua «contratação», porque tinha este blog como diferente e bem informado...Acreditei!
    Da próxima estarei mais atento e tentarei ler nas entrelinhas.
    E Não!... não sou um anónimo infiltrado.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será antes o estádio da antas?!!! ;)

      Eliminar
    2. Não será antes o estádio da Antas?!! ;)

      Eliminar
  24. Grande "exclusivo" da Anetna 1!! LOL

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=761279&tm=29&layout=158&visual=49

    TD em grande!

    Cmps
    Pedro Moreira

    ResponderEliminar
  25. Tribunal do Dragão o que você acabou de fazer com o Abel Hernandez foi das coisas mais fantásticas que vi nos últimos tempos . Obrigado ! Muito bom mesmo ! ahahahahah


    Tiago Romariz

    ResponderEliminar
  26. Caricato é que num post sobre a análise de um jogo que o nosso clube fez, uma boa percentagens dos posts é a perguntar se X entra se Y sai etc, etc,...

    Até parece que o TdD é um "prostituto informativo".

    Comentem os conteúdos dos posts e não andem sempre à procura da próxima especulação...

    Quando algo de relevante acontecer nessa vertente, o TdD será o primeiro a dizê-lo em post e não necessita de andar continuamente a responder ou a comentar esse tipo de questões/suposições.

    ResponderEliminar
  27. Mas porque é que é fantástica esta informação falsa? E já agora, porque é que não pode ter ido parar aos jornais simplesmente porque alguém leu, considerava este blogue com boa reputação, e deu a notícia? Escapa-me porque é que isto é tão fantástico. Parece uma criancice que nem está nada de acordo com o conteúdo do resto do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Que King !!!! Que grande golo. Com dedicatória e encore !!!! Ahaahhahahah ;-)

    ResponderEliminar
  29. Estou a gostar muito do nosso FCP este ano, só acho que o Herrera nunca será jogador para o estilo de jogo que o nosso Mister quer implementar. Falha demasiados passes e perde imensas bolas, para mim era aproveitar esta "onda" do mundial para fazer um bom encaixe com a sua venda, pois a jogar assim rápidamente vai perder o lugar...

    ResponderEliminar
  30. Este "teste" do Tribunal do Dragão conquistou-me por tantos motivos que não dá para detalhar aqui. Ganharam +1 leitor diário.

    ResponderEliminar
  31. Sou leitor assíduo de várias blogs portistas mas só hoje conheci o TD. Cheguei para ficar http://portosfera.wordpress.com

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Alguém sabe se aquilo do Anderson é verdade? E se for não é desperdício de dinheiro?

    ResponderEliminar
  34. Pelos vistos o Aboubakar reprovou nos exames médicos...
    Sendo que estamos a apostar num substituto para o Jackson, porque não tentar acordo com o Arsenal pelo Joel Campbell?
    O ano passado esteve emprestado ao Olympiakos. Na Supertaça de Inglaterra, estava como suplente do Sanogo...
    Diria que podia ser uma boa opção... por empréstimo ou definitivo, mediante o valor que pedissem...

    Abraço portista a todos!!
    Parabéns pelo excelente trabalho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o site do Record é o jornal Tutto Mercatto ou coisa que o valha, mas pode ser que o Carlos tenha alguma inside information. lool.

      Joel

      Eliminar
  35. Boa tarde.
    Estou entretido com a possível contratação do aboubakar!
    O enorme jogador apontado ao SLB e depois ao SCP, é, segundo alguma comunicação social um jovem que vai necessitar de muita adaptação para calçar no FCP.
    os vistos da comunicação social é que são com as lentes bifocais, variam a ampliação consoante olhem para cima ou para baixo.

    ResponderEliminar
  36. http://www.footmercato.net/breves/porto-un-probleme-medical-pour-aboubakar_136988

    Será?

    ResponderEliminar
  37. Qual a opinião do TdD e já agora dos restantes users sobre os rumores à volta o Anderson? Acham que poderia ser uma mais valia ou já não é o Anderson que nos deslumbrou à uns anos atrás? Pergunto isto porque perdi o rasto da carreira deste jogador e não sei o que ele vale atualmente.

    Continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento não subscreveria a sua contratação, apesar do presidente ter um enorme carinho pelo Anderson.

      Eliminar
    2. Numa epoca normal e pelo valor apontado não diria que não ao Anderson, mas neste momento, pra que raio queremos nós o Anderson ?? O plantel tem excesso de médios e supostamente ainda vem aí o Classie por isso pergunto onde se iria encaixar o Anderson ?

      E mais...o que é o Anderson agora ?? O menino fantasista que chegou ao Dragão inicialmente ou o jogador "acabado" que o Fergurson deixou ? Relembro que ele nem na Fiorentina deu grande coisa neste ultimo empréstimo

      Eliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.