A questão do patrocinador nas camisolas do FC Porto já foi muito debatida, mas eis uma novidade que ainda não foi devidamente realçada: a previsão da receita com patrocínios para 2015-16. O que o orçamento prevê é que, na primeira época já sem o patrocínio da PT, as receitas com patrocínios vão... aumentar.
Não há patrocinador, mas há aumento |
Para o FC Porto, o valor normal na rúbrica de patrocínios está situado entre 13 a 14 milhões de euros. Desde 2007 que a SAD está sempre situada nestes valores. Com a saída da PT, que garantia um encaixe anual a rondar os 3,7 milhões de euros, temia-se que o FC Porto deixasse as receitas com patrocínios caírem para o valor mais baixo desde 2007, mas afinal as perspetivas são de um aumento.
O orçamento para 2015-16 aponta para 13,626 milhões de euros com receitas com publicidade, valor ligeiramente acima do das duas últimas épocas (13,56M€ em 2014-15 e 13,59M€ em 2013-14). Aliás, este é mesmo o terceiro valor mais alto registado pela SAD, só superado pelas épocas 2009-10 e 2010-11, as únicas em que a barreira dos 14M€ foi superada.
Face ao fenómeno Casillas, claro que havia expetativas de que a SAD atingisse, pela primeira vez, os 15 milhões de euros. Basta dizer que se ainda houvesse PT, provavelmente essa barreira teria sido agora transposta. Mas o importante era que as receitas com patrocínios não caíssem. Só não se percebe como é que Fernando Gomes, na sua quase surreal apresentação do R&C de 2014-15, não achou relevante mencionar este aspeto, tendo em conta a sua importância. Não sabemos como é que o valor da PT vai ser compensado, tendo em conta que não houve entrada de 3º main sponsor, mas como o orçamento não pode ser construído com wishful thinkings só podemos esperar que os valores propostos sejam atingidos e ficar tranquilos quanto ao tema dos patrocínios.
Em relação à última tranche da PT, o valor foi para o Internationales Bankhaus Bodensee AG, com quem o FC Porto mantinha uma dívida de 2,244M€. De realçar que o FC Porto também tinha uma dívida de 5,5M€ por um empréstimo aberto em novembro de 2014 com a mesma entidade, mas que já foi abatida: a SAD apresentou como garantia o dinheiro do apuramento para os oitavos-de-final da Champions e das receitas de market pool da UEFA de 2014-15.
Novos «parceiros» da SAD |
Na gestão do FC Porto, e na generalidade do futebol português, o dinheiro dos patrocínios raramente chega a entrar nos cofres dos clubes, uma vez que estas receitas normalmente são utilizadas como garantias e pagamento a diversas entidades. Na SAD, o dinheiro da Unicer vai para o BIC, a quem o FC Porto terá que pagar 3M€ em fevereiro de 2016. E o dinheiro da Warrior, a substituta da Nike, vai precisamente para o Internationales Bankhaus Bodensee AG: 1,5M€ esta época e pouco mais de 400 mil euros na próxima.
Os portistas bem podem habituar-se a ver o Internationales Bankhaus Bodensee AG ser constantemente referido. Afinal, é neste momento a entidade a quem o FC Porto mais recorre para garantir liquidez financeira. O R&C de 2014-15 dá novidades nesse sentido. Além de todas as operações já referidas, o FC Porto abriu dois empréstimos de 12 milhões de euros cada com este banco: um em abril, outro em maio.
O primeiro, a uma taxa de 5%, vence em julho de 2016. E a garantia é, na íntegra, os 12 milhões de euros que o Real Madrid tem a pagar da 3.ª tranche de Danilo. Por outras palavras, face à necessidade da SAD de receber já o valor, encontrou uma alternativa, arranjando forma de receber já os 12M€... mas com recurso a uma taxa de juro que não se pagaria se houvesse capacidade de aguardar pela tranche do Real Madrid.
O outro empréstimo de 12M€ vence precisamente este mês, a uma taxa de 4%. Neste caso, foi mais uma operação da SAD para contrariar problemas de liquidez imediata, pois a garantia apresentada foi a receita do apuramento da fase de grupos da Champions, que também é de 12 milhões de euros. O Internationales Bankhaus Bodensee AG substituiu o Novo Banco como entidade a quem o FC Porto mais vezes recorre para financiar as suas atividades correntes.
Por fim, e de volta ao tema inicial. Uma das afirmação de Fernando Gomes, na apresentação do R&C, foi esta: «O merchandising do FC Porto tem aumentado bastante, nomeadamente a procura de camisolas do Iker Casillas. Esgotámos em poucas semanas o stock que tínhamos previsto para um ano.
Em novembro chegará uma nova encomenda. Foi uma loucura o que aconteceu
com a procura. Esperávamos um aumento de vendas de 3 por cento e o
número disparou.»
Ora, em 2014-15 o FC Porto fechou a época com 3,828 milhões de euros de receita de Merchandising/Vendas. Para 2015-16, na qual Fernando Gomes diz haver um grande aumento, o FC Porto apresentou à CMVM uma previsão de receita de... 3,828 milhões de euros. Exatamente o mesmo valor de 2014-15. Tendo em conta Fernando Gomes fez a referida afirmação a 9 de outubro e a proposta de orçamento foi enviada a 22 de outubro, ficamos à espera que as vendas de merchandising «aumentem bastante».
Uma dúvida, em offtopic, se me permitires. Consegues-me explicar as diferenças do market pool de país para país? Mais concretamente, como é que o Anderlecht, o Malmo ou o Olympiakos recebem o que recebem, e nós nos limitamos a 4M? É devido aos países? Ao que cada TV paga pelos direitos? Ainda não consegui entender.
ResponderEliminarCumprimentos.
Questão pertinente e que também gostava de compreender. Ficou-me atravessada no outro post mas depois passou-me completamente.
EliminarSame here.
EliminarO market pool n tinha baixado?
Tino
eles fazem a gestão que querem. Se não quisessem esta gestão bastava não gastar 20M num só jogador, compravam outro por 5 e já ficavam mais desafogados
ResponderEliminarEstá a escapar-me algo relativamente aos valor dos patrocínios.
ResponderEliminar15/16 13.626 (orçamento)
14/15 13.565 (real)
Onde é que a SAD foi buscar mais de 3.7M€ para suprir a falta de patrocinador? Parece-me é que estão a contar com um novo patrocinador, que ainda não existe.
Cumprimentos.
Um aparte... Casillas acaba de fazer publicidade a um carro da Hyundai... Nao me digam que nao ha uma Dacia que seja que nos faca publicidade?! Acredito que o fcp nao queira aceitar valor e acho muito bem... Por outro lado a NB tem que nos pagar mais!! Alem de uma venda estrondosa das camisolas por causa do Iker, a camisola principal goi considerada a mais bonita da chamions, isto de nao ter publicidade na frente ajuda!
ResponderEliminarse nós fomos buscar o Casillas e lhe pagamos um avultado salário para que queremos um misero patrocinador? a ter alguma marca a manchar as nossas camisolas tem de ser alguém que pague muito bem. ou acham que devemos pedir ao angrense a sua parte da receita no jogo da taça porque nós, coitados, não conseguimos arranjar quem nos patrocine as camisolas?
ResponderEliminarFugindo um pouco ao assunto. Está na hora de alguém ouvir o que o senhor Marco Ferreira tem para dizer. E já. É imperativo.
ResponderEliminarUm Porto crivado em dívidas nunca há-de conseguir segurar uma equipa para lutar pela Champions. É triste o futebol Português. Só negociatas de lesa a pátria.
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