quinta-feira, 28 de agosto de 2014

18 pontos, seis milhões de euros, honra e prestígio

Quatro coisas pelas quais o FC Porto vai ter que lutar na fase de grupos da Liga dos Campeões: 18 pontos, 6 milhões de euros, restaurar o prestígio e recuperar a honra depois da péssima Champions de 2013-14 e de uma despedida desoladora da Liga Europa, em Sevilha.

Ninguém poderá afirmar que o sorteio foi o pior possível, pois o FC Porto não apanhou o adversário mais forte de nenhum pote, mas isso não é garantia de nada. A Champions está carregada de PSVs, Petrzalkas e APOELs prodigiosos em surpresas. E se nas últimas duas bolas do sorteio respirámos de alívio por calhar o BATE e não a Roma, vamos recordar que este é o BATE que deu um banho de bola na Bielorrússia ao Bayern de Munique, em 2012-13.

Mas reconhecer as dificuldades, nesta casa, não diminui a ambição, aumenta-a. Os oitavos-de-final são claramente uma meta a atingir. Contra o Shakhtar poderá haver a vantagem de jogar em campo neutro (e há que verificar as malas antes da viagem de regresso, não vá o Bernard enfiar-se lá à socapa), começamos por jogar em casa contra a equipa teoricamente mais fraca do grupo e Lopetegui certamente conhece melhor que ninguém os bascos de Bilbao.

Em suma, as dificuldades que o grupo tiver para oferecer vamos aceitá-las todas de bom grado. O FC Porto não construiu um bom 11, construiu um bom plantel, que ainda poderá receber uma ou duas caras novas até segunda-feira. Não vamos secundarizar campeonato ou Europa, pois há um plantel que com uma boa rotação, feita por quem sabe lidar com egos e super-egos, pode garantir um FC Porto competitivo nas duas provas. Não esquecendo as Taças, claro.

43 comentários:

  1. Concordo plenamente. Acho que o sorteio dificilmente podia ter corrido melhor. Mas o que conta é o que acontece em campo e não as comparações teóricas. Estou optimista.n:)

    ResponderEliminar
  2. Dá um orgulho enorme comparar o nosso palmarés com os outros.

    Mas isso não dá o apuramento. É preciso trabalhar muito para estar nos 16s.

    ResponderEliminar
  3. Uma ou duas caras novas ?

    Sendo Clasie um nome já muito falado..a não ser que tenhamos saídas não estou a ver que mais reforços precisamos.

    Eu neste momento estou mais preocupado é com a resolução dos dossier's Rolando e Ghilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dossier rolando??é deixa-lo a treinar sozinho até apodrecer!! além de fraco é o que é graças ao porto!

      Eliminar
    2. Claro e deixá-lo a mamar um bom ordenado. Sim porque um jogador que esteve lá fora quase dois anos não deve ganhar pouco. Que o vendam e rápido nem que seja por meia dúzia de trocos. Não é hora de tentar 'dar o exemplo'.

      Eliminar
    3. Clasie acaba de renovar até 2018 com o Feyenoord. Talvez isso explique o suposto interesse no Otávio, ou um possível ataque a Anderson.Veremos, mas teremos quatro dias animados... Nós e os escaparates avermelhados (nem que seja a sonhar com nomes).

      Não será ainda inocente a referência do jornalismo espanhol ao Tomás. Eis uma grande oportunidade para o rapaz recuperar aquilo que perdeu ao ir ao Europeu sub-19-

      Quanto ao grupo... Não podemos ser demasiadamente exigentes e achar que não poderia ter sido pior. É um grupo teoricamente ao alcance do Porto.
      Receio que os jogos na Bielorrússia, bem como ambos os encontros com o Atlético Bilbao sejam uma pedra dolorosa no nosso caminho.

      Mais do que a passagem, está em cima da mesa o prestígio.
      Estou optimista, mas sem exageros.

      Já agora... Fiquem atentos às referências jornalísticas que cobrem, em exclusivo, a LC em Portugal. Reparem no altíssimo profissionalismo dos seus comentadores durante os nossos jogos, antevisões e pós-match. Fiquem ainda de olho na bela e invejável cobertura que farão, onde confundirão nomes de jogadores, dados estatísticos e trivialidades. Preparem-se para um ano profícuo em inferiorização dos adversários do Porto e aligeiramento dos feitos do clube - que poderão ser mais do que aqueles que se pensa - dentro das limitações das minhas expectativas, perante uma equipa e um corpo técnico jovens e jovens na casa.

      A ver vamos, com esperança e com a cruz de sempre, neste país absurdamente inclinado...

      António VC

      Eliminar
  4. Concordo, temos de pensar em vencer todos os jogos e sendo sincero acho que podíamos aspirar a algo mais, dependendo claro do sorteio dos oitavos pois se vencermos o grupo jogamos contra um segundo e depois é ter alguma sorte no calendário, mas para isso também sinto que falta qualquer coisa, mais um médio que adoraria ser o classie ou o illaramendi, e um extremo que seja mais forte do que os que temos, parece quase loucura mas eu metia o quaresma a fazer as malas, junto com sami, kelvin e Carlos Eduardo! Falando no bernard....era desse género que eu gostava, mas o menino está a ganhar uns euros bem chorudos!

    ResponderEliminar
  5. O sorteio foi favorável, era dificil ser melhor, mas nada de grandes euforias. É pensar jogo a jogo e no fim se faz as contas. Nesta fase não há jogos fáceis. Concordo que de facto será preciso mais um médio, se for o Clasie era ouro sobre azul ;). Mas o TdD está convencido que virá mais alguém? E se tem essa convicção, qual seria, a seu ver, a posição a reforçar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este plantel já ficaria satisfeito. Creio que já superou as expectativas do mais optimista portista. Temos 2 bons jogadores por posição. Há um ano, se o Alex Sandro se aleijasse era o ai Jesus. Este ano, já temos o Ángel pronto a jogar domingo, por exemplo. Mas entendo o desejo do treinador em ter mais um médio, com um perfil diferente dos que já tem.

      Quanto ao resto, até segunda-feira tudo estará em aberto. Uma transferência lá fora pode pôr muita coisa a rodar. É cedo para fazer o balanço.

      Mas estou mais do que tranquilo. Não fosse o problema dos portugueses na Champions (Ricardo Nunes, Ricardo Pereira, Sami e Quaresma são os únicos, e saindo um destes é menos um jogador na lista A e a vaga pode não ser preenchida) e estaria a ser um defeso perfeito.

      Resta aguardar a colocação dos excedentários, mas isto é para durar até ao último dia. Depois faremos o devido balanço.

      Eliminar
    2. Sim, concordo que depois das aquisições feitas no último ano, a expetativa de ter um plantel deste calibre era reduzida. Trabalhou-se muito mal o último defeso, sem dúvida.Temos pelo menos duas opções de qualidade para cada posição, um elenco jovem mas já com experiência acumulada não só a nível de clubes mas também de seleções. O presidente bem avisou que ia haver uma "revolução".

      Com a falada transferência do Falcao para o Real, os franceses podem abanar com uns valentes milhões para o Jackson a ponto dele querer sair. É a realidade do mercado. Tirando um caso desses, não estou a ver a necessidade de mais contratações. Só se houver uma lesão grave ou mesmo um excelente negócio de baixo custo, como o caso do José Angel.

      Já agora, fiquei apenas com uma dúvida, o Ruben Neves conta para a lista B, certo?

      Eliminar
    3. O Rúben está na lista B, tal como Rafa, Gonçalo e afins.

      Até 2018 o Rúben vai ser sempre inscrito na lista B, porque só a partir dos 21 anos é que terá idade para ir para a lista A, e como jogador formado no clube.

      Eliminar
    4. O meu grande medo é o MU andar de rastos e cometer uma Loucura pelo Jackson é que se esses malucos aparecem com 50M€ fica muito complicado...

      Mas não pensemos nisso

      Eliminar
    5. TdD, se não ficar tapado na equipa ou se não tiver problemas com lesões, o Ruben com 21 anos já não deve estar por cá. Ainda por cima se evoluir também na posição 8.

      Eliminar
    6. O Rúben tem quatro jogos de carreira profissional e está a ser aposta única e exclusivamente por mérito do seu trabalho e de Lopetegui. Se não fosse Lopetegui, neste momento não havia ninguém já a esfregar as mãos a pensar em quanto pode ganhar com uma transferência daqui a 2 anos.

      Portanto, penso único e exclusivamente no Rúben no plano desportivo, como um rapaz maduro, portista e que só pensa em conquistar grandes coisas com o FC Porto. E o facto de não ter empresário só é benéfico para ele neste momento.

      Ainda agora começou a mostrar o que pode fazer dentro de campo, não comecem já a pensar no que pode fazer nas contas da SAD. Deixem o miúdo crescer connosco.

      Eliminar
  6. Tribunal do Dragão, parabéns pelo blog.

    Deixe-me só dizer que o Sergey Krivets já nao joga no BATE, foi contratado pelo Metz. Isto a propósito da imagem.

    Vamos Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia disso, estas imagens e infografias que surgiram nos últimos dias são todas feitas por um leitor d'O Tribunal do Dragão, que amavelmente as cede ao blogue.

      De qualquer forma obrigado pela correcção!

      Eliminar
  7. Embora nao seja conhecedor da equipa do Bate B. nao tenho tanta certeza que a equipa do A.Bilbao seja o adversario mais fraco...e uma equipa muito interessante como se viu contra o Napoles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O A.Bilbau não é a equipa mais fraca... é a equipa mais forte. São temíveis em casa mas fora dela são algo fracos.

      Os Ucranianos são uma perfeita incógnita face às complicações politico-sociais e esperar para ver o que mais lhes vai acontecer até final do mercado (exactamente devido a esse ponto)

      Os Bielorrussos, são bons rapazes mas é isso... Com eles tem de ser jogos de 3 pontos.

      Eliminar
  8. Ui..transferência que pode ocorrer la fora, queres ver que Falcao estando praticamente confirmado no Real, o Mónaco ainda vai atacar Jackson..?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Monaco mais parece interessado em vender os bons que tem do que a construir uma grande equipa. Gastou muito pouco neste defeso (quando comparado com outros anos).

      Eliminar
    2. quanfo comparado com outros anos? quando comparado com o ano passado isso sim de resto nao...
      o monaco ta uma m*rd* basicamente nao gasta dinheiro em bons jogadores vai buscar emprestados de qualidade duvidosa e nem aproveita negocios a baixo preço que poderia realizar...por exemplo no gr subasic nao poderia ser o unico gr para aquele clube a meu ver pode e deveria ter outro de outro nivel... podia ter apostado em valdes, reina, diego lopez, julio cesar, ochoa que ja estava la no campeonato frances e ate outros... foram buscar aquele holandes e julgo que esta tambem ele por emprestimo... lol?
      a epoca vai correr mal ao jardim vai pois vai mas a culpa nao será so dele

      Eliminar
  9. Bem, Clasie já não vem renovou até 2018! Mas se não vem Clasie, tem de vir outro medio! É evidente que falta um medio de qualidade a esta equipa, basta dizer que Evandro tem sido a única solução no banco para entrar quando a equipa e sobretudo Ruben Neves estão a cair de rendimento!

    ResponderEliminar
  10. Parece que Clasie renovou com o Feyenoord.

    Curioso para ver se sempre vem mais algum médio e se sim, qual será a escolha.

    ResponderEliminar
  11. Temos uma oportunidade unica de passar em primeiro do grupo.
    Com certeza que o nosso rival será o Atlético, uma boa equipa.
    Foi um ano optimo para apanhar o Shakhtar no pote 2 : uma equipa sita numa cidade em guerra, com jogadores exilados e estádio bombardeado. O BATE terá forçosamente que ser uma equipa jeitosa, mas nao será concerteza mais do que um Braga.
    Nao me lembro de termos um grupo tao fraco á partida, ainda por cima numa época na qual parece termos uma equipa de grande qualidade e com principios de jogo bem definidos.

    ResponderEliminar
  12. Se Clasie nao vem a questão é para que posiçao queremos contratar alguem?
    Se é para maioritariamente titular (desviando o Ruben ou Herrera ou Casemiro para o banco)
    ou se queremos alguem para estar maioritariamente no banco.
    Se for alguem para o banco, porque nao Carlos Eduardo ou Tomas Podstawski? Este ultimo alias entraria nas tais contas dos portugueses.
    Olhando para o plantel actual e para os adversarios da champions, eu diria que pelo menos ate janeiro este plantel (con C Eduardo e/ou Tomas) servia. A partir de janeiro e ja com o Mikel de volta, reavaliava a situaçao e decidia da necessidade de reforçar ou nao (consoante o desempenho do C Eduardo e/ou Tomas...)
    Hugo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tomás está na lista B da Champions, não tem nada a ver com a lista A.

      Eliminar
    2. obrigado pelo esclarecimento.
      De qualquer forma, se o Tomas for um jogador no qual contamos realmente (e que nao entra apenas para fazer numero como a maioria dos outros da lista B), nao deixa de ser uma "entrada" no grupo que reduz o stress nas contas da lista a entregar. Se viesse o Clasie o outro extrangeiro qualquer, alguem teria que saltar da lista.

      Eliminar
    3. Por falar em Tomás, o que acha dele TdD? Eu acho que a posição certa para ele seria defesa central, é onde mais gostei de o ver jogar. E a contar como uma afirmação do Rúben como 6, vejo mais espaço para ele aparecer na equipa principal a central.

      Eliminar
    4. O Tomás já aqui foi elogiado diversas vezes. É o melhor médio defensivo sub-19 português. O problema é que não se podem esquecer que a equipa B vai fazer mais de 50 jogos esta época e também têm que ter o seu plantel bem composto, sobretudo quando temos um treinador que se for preciso mete três médios-defensivos em campo.

      Eliminar
    5. Caro TdD,
      nao quero acreditar na menor hipotese do Tomas se ficar pela B porque a B precisa dele... isso seria atingir novos minimos.
      Caramba, contrate-se um MD para a equipa B entao... deve haver muitos na colombia e no mexico
      Ja agora, estou de acordo com esse comentario em relaçao ao treinador. Nao seria tempo de contratarmos alguem com bom track record de trabalhar com jovens? (Capucho, Carlos Brito, Jesualdo Ferreira (sonho demasiado alto seguramente... mas com funcoes tansversais no porto incluindo pelouro da B... Lembro-me que o PdC tentou (ou diz que tentou...) que ele ficasse noutras funçoes quando o trocou pelo AVB). Ou entao... mais um espanhol recomendado pelo nosso Manager Julen.

      Eliminar
    6. Segundo se consta já está alguém da confiança de Lopetegui a tratar dos sub 17 para baixo.

      O Tomás Podstawski na minha opinião é "baixote" para jogar a defesa central.

      Eliminar
  13. A regra de ouro é vencer o primeiro jogo. Appesar desta equipa da Bielorrússia ser 8 ou 9 vezes campeao consecutivas, parece-me estar bem acessível e espero mesmo ver uma posse de bola do FCP acima dos 80%, pelo menos peli pouco que vi é uma equipa guerreira (fazem lembrar o nosso futebol de ha 20 anos atras) so que falta o esquema tatico, tendo muitos espaços vazios, nao fazem pressao ao homem da bola, fazem jogo muito vertical etc... Pelo menos é o que eu acho, opiniao de quem nao percebe muito de táctica..... De qq modo espero ver um estadio a apoiar a equipa e que seja uma exibição de encher o olho e claro que termine com os 3 pontos do nosso lado.

    ResponderEliminar
  14. Pelos vistos uma das caras novas que o TdD anunciou, é este Otavio, médio ofensivo Brasileiro. Não vejo grande sentido nesta contratação. Ainda para mais pelos valores que se falam, 6/7 M.

    ResponderEliminar
  15. Os «vistos» não deixam passar nada, esses malandros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Otávio não faz sentido nenhum, ainda para mais pelos valores que se fala.
      Para mim o que faz falta é um médio mais defensivo, médios ofensivos não vejo necessidade.

      Eliminar
    2. Faz sentido se Óliver e Brahimi deixarem de ser vistos como médios e passarem a ser vistos como avançados/alas, que é onde têm jogado.

      Eliminar
  16. «Anónimos», falarei sobre o que tiver que falar após o fecho do mercado. Até lá estou preocupado com o jogo com o Moreirense, há 3 importantes pontos para ganhar amanhã. Sobre o resto falarei depois.

    ResponderEliminar
  17. Se essa transferência se concretiza é pelo menos para mim, incompreensível!! Sejam 5 ou 7M por um medio ofensivo que é suplente do Internacional?? e quando já temos excelentes opções para essa posição? Quintero praticamente nem tem jogado! Estive a dar uma vista de olhos pelo site globo esporte e venho de lá assustado lol... chegam a dizer que foi o negocio do seculo para o Internacional!!

    ResponderEliminar
  18. Opinião de portista radicado no Brasil e ligado a cronica desportiva, sobre o tal Otavio:

    "É um jovem com talento, disso não há dúvida.

    Médio ofensivo habilidoso e rápido.

    Porém, ainda me parece muito imaturo para jogar no futebol europeu. Costuma optar pelas jogadas individuais mais vezes do que recomendável, além de em 2014 não ter conseguido se firmar como parecia despontar na reta final de 2013.

    Pelo nosso plantel, em que Quintero mal joga, não vejo como Otavinho vai evoluir. Por isso, ou seria emprestado ou iria para o Porto B. E, qualquer que seja o caminho, acho 7 milhões muito caro."

    ResponderEliminar
  19. Pelos comentários que li no site brasileiro globoesporte, a confirmar-se, é uma má contratação.

    ResponderEliminar
  20. Como dizia há anos o melhor treinador português, Rei Artur, na LC passa-se ganhando os jogos em casa e nao perdendo fora. Portanto se ganharmos os três jogos em casa (9 pontos) e ganharmos no mínimo 3 pontos fora (3 empates), faz 12 pontos deve dar para passar.
    Mas, se fomos ganhar, numa fase inicial da época, a casa do 3º classificado do campeonato francês, nao vejo porque nao possamos ganhar também em casa do Athletic (a minha equipa preferida no campeonato espanhol confesso), Shaktar ou BATE.

    ResponderEliminar
  21. Em relação a Otávio, pelos valores que se falam também acho excessivo. Além disso e como já referido pelo usuário "Madureira" muitos comentários em relação a este jogador não são nada abonatórios. Na minha humilde opinião valerá no máximo 3 milhões de euros.

    ResponderEliminar
  22. Boa noite!! Na minha humilde opinião, 7 milhões de euros por um jogador com o actual estatuto de Otávio parecem excessivos. A meu ver 3 milhões seriam mais adequados.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.