segunda-feira, 6 de abril de 2015

Nota 10

Últimos jogos do FC Porto no Dragão | Fonte: zerozero.pt 
Décima vitória consecutiva no Dragão desde a derrota com o Benfica. Nesse período, 33 golos marcados, a uma média de 3,3 golos por jogo, exibições agradáveis, vitórias confortáveis, apenas 2 golos sofridos e ambos na Taça da Liga. É isto que todos queremos: o factor casa a prevalecer, equipas que poucas vezes conseguem atacar no Dragão (o Estoril não fez um único remate em 90 minutos), um FC Porto que faz golos com frequência e alguma arte, que ganha os seus jogos.

O FC Porto conseguiu igualar o Benfica na diferença de golos, sendo que este critério só interessará se ganharmos por 2x0 na Luz - coisa muito improvável de acontecer, tendo que conta que o SLB de JJ marca sempre em casa no campeonato. Mas é importante que esgotemos e aproveitemos todas as possibilidades que temos para ainda chegar ao título. Saber que neste momento, vencendo por 2x0 na Luz, conseguiríamos uma vantagem virtual de 4 golos é importante.

Para já, o importante é pensar no dificílimo teste em casa do Rio Ave. Depois tentaremos a 11ª vitória consecutiva no Dragão, a 12ª e teremos os dois jogos fora de casa mais complicados e importantes da temporada. É para estes momentos que todos nos preparamos. Continuamos na luta pelas duas mais importantes competições, coisa de que pouquíssimos clubes se podem orgulhar. Até onde essa luta nos levará, não importa. Para já, importa o Rio Ave.


Melhor exibição da época
Fórmula Quaresma (+) - Bola no Quaresma, cruzamento. Bola no Quaresma, cruzamento. Bola no Quaresma, cruzamento. Na primeira parte, Quaresma fez 14 cruzamentos (há-de ser um recorde esta época). Mas ele só cruza?, perguntávamos. Mas a ideia era essa: cruzar, cruzar e cruzar. Com Jackson Martínez, o FC Porto pode dar-se ao luxo de jogar com um ponta-de-lança recuado, em apoio. Com Aboubakar, não lhe podemos pedir o mesmo. E assim o FC Porto procurou mais vezes Aboubakar na grande área, como no 2x0. Muitas vezes, Quaresma cruzava e não havia mais ninguém. Não significava um mau cruzamento, significava que não estávamos a conseguir povoar a grande área o suficiente. Mas o próprio Quaresma precisava de saber qual a altura certa para cruzar, esperar que chegasse gente suficiente à grande área.  Quando conseguimos meter quatro jogadores na grande área, chegou o 1x0. Bravo, mister. Bravíssimo, Quaresma, com duas assistências e dois golos, na melhor exibição desde que regressou ao FC Porto.

Danilo, do FC Porto (+) - Ah e tal, o Danilo já assinou pelo Real Madrid, agora não vai meter o pé. Mas em campo não estava o jogador do Real Madrid. Estava o capitão do FC Porto. A forma como aos 37min vai com tudo recuperar uma bola e lançar a melhor jogada do FC Porto na primeira parte diz tudo. Faz um excelente golo numa brilhante jogada colectiva, e mostra que a braçadeira lhe assenta bem: é uma inspiração para os colegas, não só pelo empenho e rendimento, mas até pela transferência para o Real Madrid. Se trabalharem como ele, talvez um dia também joguem no Real Madrid (depois de ganharem títulos no FC Porto, claro).

Aboubakar (+) - Um golo oportuno, com uma movimentação inteligentíssima, e uma assistência de grande classe. Correu, trabalhou, pressionou, deu linhas de passe e fez o que qualquer jogador do FC Porto deve fazer: pode ter um jogo mau (como na Madeira), mas deve dar a resposta no jogo seguinte. Aboubakar fê-lo e bem. Nunca fará o papel de Jackson, mas em termos de média de golos nunca estará muito atrás do colombiano. Isto significa que não é Aboubakar que tem que aprender a jogar como Jackson - é o FC Porto que terá que usar o seu ponta-de-lança de forma diferente. Hoje funcionou muito bem.

Outros destaques (+) - Belo jogo da dupla Marcano-Indi, competentíssima e que não permitiu que o ataque do Estoril criasse um único lance de perigo. Casemiro, um ou outro passe errado, mas desta vez bem na saída de bola, no posicionamento e na pressão. Óliver Torres, sempre inteligente e pertinente nas movimentações, e também a aparecer em zonas de finalização. Brahimi esteve em 4 ou 5 lances de grande perigo na primeira parte, arranca o penalty e mostrou a espaços os pés de veludo a que nos habituou. Mas se está cercado por 3 jogadores, por vezes um passe é a melhor finta que pode fazer.


Hipocrisia (-) - Queremos jogadores à Porto! Queremos mística! Queremos aposta na formação! Então que vamos fazer? Vamos assobiar um rapaz portista, que pertence a esta casa desde os 12 anos, que foi o melhor jogador da equipa B nos últimos 2 anos, que tem o sonho de se afirmar no FC Porto e que na sua carreira nunca fez nada que não fosse ser um bom profissional. Pela lógica à lá Tozé, devem andar por aí portistas que se virem o FC Porto contra Barcelona, Real Madrid ou Atlético na Champions vão querer que o Tello, o Casemiro e o Óliver desatem a marcar autogolos. Afinal, primeiro está o clube-mãe, não é assim gente portista?

Problema ou solução?
Outra vez (-) - 9 cantos batidos para a grande área, nenhum onde aparecesse alguém a cabecear à baliza. Os optimistas dirão, não precisávamos de cantos para ganhar por 5x0. Mas aqui diz o realista: há-de haver um dia em que vamos precisar de um canto para ganhar um jogo. Globalmente, hoje o banco não acrescentou muito ao FC Porto (apesar do bom trabalho de Hernâni no 4x0), mas Quintero uma vez mais entrou dando a impressão que nunca chegou de facto a fazê-lo. Queres um bom exemplo? Vê o lance do 5x0: Quaresma, que em tempos não teve um feitio tão diferente do teu, já era o MVP, com 2 assistências e um golo, e ainda assim entra a matar para pressionar o adversário e fazer mais um golo. É com esta atitude que vedetas conseguem ter sucesso no FC Porto. Vais a tempo de mudar, Quintero, mas pouco ou nada tens feito por isso. E se Lopetegui ajudou Quaresma a tornar-se num dos melhores profissionais do FC Porto (opinião de quem vê, exterior à relação jogador-adepto), então aqui o problema não é da estrutura (que investiu mais dinheiro em ti), nem do treinador (que puxa por todos, por pior feitio e tiques que possam ter), nem dos adeptos (que continuam a aplaudir-te sempre que vestes o colete para aquecer e há quem religiosamente te peça a titular todas as semanas): és tu. Boas notícias: ser solução depende de ti.

17 comentários:

  1. Tribunal, o nosso percurso não tem sido assim tão perfeito... Para se incluir as duas vitorias na taça da liga, temos que incluir a derrota na Madeira... As 10 vitórias não correspondem a um dado verdadeiro (infelizmente...).

    E o Jackson? Vais estar apto a tempo do Bayern?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu infelizmente não vou estar apto. Mas o Jackson deverá estar.

      Em relação à derrota na Madeira, repare que os 10 jogos em questão são os últimos 10 em casa.

      Eliminar
  2. Subscrevo o elogio!
    Que se ponha a andar
    O gajo do assobio!
    Pois que do fundo da alameda,
    Veio mais uma labareda
    A fazer de ti, massa assobiativa,
    Onda que motiva.
    E assim se castiga...

    E se não quiseres,
    Há muitas portas à saída
    Pra te meteres!

    Abraço portista

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. concordo de uma maneira geral. O tipo de futebol que o treinador quer necessita de um meio campo de top e com folgo e rapido , nao temos isso e a coisa complica se nestes jogos com equipas fechadas, o estoril foi macio se tem sido mais rijo terimos enormes dificuldades outra vez. Como se viu todoa a gente ganha ou empata pelo menos com o maritimo.

    ResponderEliminar
  4. Boas caro amigo, como fiel leitor das suas crónicas que sou permita-me fazer um pequeno reparo que concerteza esqueceu:
    Mais uma vez a situação das saídas do Fabiano da baliza têm de ser revistas\trabalhadas que hoje só por mero acaso não deu mais uma lesão como a do Danilo depois de mais uma saída estabalhoada.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Uma grande exibição com um resultado a condizer. Notou-se muito trabalho de casa, sobretudo na relação da equipa com o ponta de lança, o que era absolutamente crucial para esta fase sem Jackson.

    Quaresma claramente MVP, que jogo!

    O único ponto menos positivo que consigo apontar - embora sem qualquer incidência no resultado - é o regresso de Fabiano à baliza. Mas não vou insistir mais na mesma tecla, Lopetegui já deixou claro quem é o seu guarda-redes e lá terá as suas razões.

    ResponderEliminar
  6. Caro Td ...Hernâni no papel de Tello? Ou Adrián...
    Já agora Bueno pelo Ghilas? Em Espanha parece que aprecia muito a noite?
    Porquê quintero e não brahimi no meio?
    Obrigado

    Nenhuma vergonha com o adiamento da Taça da Liga!
    Belenenses e Marítimo irão contribuir para nota artística!

    ResponderEliminar
  7. Só reparei que o Quintero estava a jogar numa jogada no fim do jogo. Quando o árbitro apita para o final, o Quintero a correr parecia o Ronaldo, mas quando tinha centena e tal de quilos. Como é possível um jogador que joga 10 ou 20 minutos estar exausto... O mesmo se passou com o Nacional. O problema do quintero é a meu ver de forma física, a razão, desconheço (problemas pessoais, preguiça, acha que não precisa de correr?).

    ResponderEliminar
  8. "tendo que conta que o SLB de JJ marca sempre em casa no campeonato. "

    Bem, é verdade que já é muito tempo a marcar sempre em casa, mas alguma vez ficarão a 0's, sendo o jogo com o FC Porto o cenario ideal. =)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao Quaresma! Mostra ter maturidade para se "reconverter" da forma como o faz.
    Quintero, ou me engano muito, ou vai passar ao lado, tipo Iturbe. Não me parece jogador com "estilo à Porto" ou, pelo menos, não se esforça por isso! Com metade das "ganas" de Óliver, tínhamos ali um super Messi...Infelizmente (quanto a mim, por vedetismo bacôco) não aproveita as oportunidades que lhe dão, portanto nem hoje, nem nas ocasiões que tem sido chamado, justifica a o apoio que a uma grande parte dos adeptos lhe dá...
    Para lá de JL ter de trabalhar mais os pontapés de canto - chega a ser desesperante, não conseguirmos converter em golo tantos cantos - outro do seu trabalho terá de ser meter na cabeça do Brahimi que não joga sozinho!
    No resto, já me enojam aqueles atrasados mentais, que se dizem adeptos do FC Porto e vão para lá assobiar! Hoje, mais uma vez, mandei um deles meter o assobio no "dito cujo"! Se não gostou, que fique em casa, que assim não conspurca o Dragão com a sua presença.
    Ahh, já me esquecia! Na minha zona não me apercebi de assobios ao Tozé!
    Bem pelo contrário, bateram palmas ao rapaz.

    ResponderEliminar
  10. Existiram alguns assobios na entrada do Jovem Tozé mas também houve palmas e bastantes.

    Faltou frisar isso TD.

    ResponderEliminar
  11. Quaresma de fato mais uma vez MVP. Brahimi muito individualista, demasiado. Quintero entrou com tudo no jogo, ficou a ideia no ar que gastou a gasolina no primeiro sprint do jogo lolololol. Quanto a Fabiano, quase ia lesionado mais um colega, já ali trabalho de comunicação que deve ser feito, se tiver que derrubar aí menus que derrube os adversários, nunca os colegas de equipa.

    ResponderEliminar
  12. O Tribunal nao vai fazer um Post do Alberto Bueno?

    ResponderEliminar
  13. Uma vergonha os assobios ao TóZé!! Sinto vergonha alheia!! Um miúdo doente do Porto, que sofre pelo Porto como muitos destes portistas se calhar nao sofrem, vem a casa jogar, depois de uma formação de 8, 9 anos no clube no coração, e depois de SEM ter tido uma única hipótese de ficar uma época que fosse no plantel sénior, ser emprestado (ou despachado??) por 2 (!!!) anos a outro clube, e é assobiado??? Corroboro a 100% do que escreve o TdD sobre este assunto!! Querem miúdos da casa, que sentem a camisola ou não?? A culpa é do TóZé que tenha sido despachado SEM hipótese de fazer UMA só época no plantel sénior?? Queriam que ele marcasse um autogolo a jogar contra o Porto, e só assim acreditariam que era um miúdo da casa que sente a camisola?? Nós, os verdadeiros portistas, temos coluna vertebral, fibra, ética profissional. Não nos escandalizamos semanalmente com o que vemos a equipa do regime fazer, incluindo os favores em campo dos ex-jogadores ou dos futuros jogadores deles?? E queremos depois que os nossos façam o mesmo??
    Grande TóZé, ignora os tristes que te assobiaram. Nós, os verdadeiros portistas, sabemos que serás sempre um de nós. Mesmo que o nosso clube do coração não te dê UMA ÚNICA oportunidade, como infelizmente acredito que vá acontecer contigo. Ainda assim, serás sempre muito mais Dragão do que os tristes que te assobiaram ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo....um nojo de gente. Que fiquem em casa. É o melhor apoio que poderão dar ao FCP.

      Eliminar
  14. Grande jogo do FCP, contra um adversário que se demonstrou fraquissimo. Não entendo como uma boa equipa como o Estoril tem vindo a fazer um campeonato tão pobre. Têm equipa com potencial para muito mais.

    Quaresma sublime, Danilo também. Continuo a preferir o FCP com o Evandro do que com o Oliver, dá mais consistencia e permite que o Herrera apareça mais á frente, sendo que o Evandro também tem boa meia distancia e tem feito vários golos assim.

    Temos que retificar os cantos, são todos desperdiçados. Dificil de compreender com o Estoril tinha 11 jogadores dentro da área nos cantos e nós só punhamos lá 3 ou 4. Tem que ir mais gente, tem que existir mais movimentações e crença.

    Quintero mais uma vez um desilusão. Não é jogador à Porto. Mais um Iturbe ou coisa que o valha, espero que saia este ano e que consigamos recuperar o investimento feito nele. Recomendo-lhe umas corridas, porque mais uma vez parece estar numa forma lastimavel.

    Joel

    ResponderEliminar
  15. Vergonha assobiar Tozé?
    Vergonha assobiar um jogador que tenta simular agressão de Indi para sacar cartão?
    A sério que acham isso uma vergonha?

    Se o assobiaram por essas razões (são as minhas) não vejo qual seja a vergonha!
    Tem todo o direito/dever de dar tudo pela equipa que representa, outra coisa não se espera de um jogador "à Porto", mas que o faça de forma digna! Tozé, que me desculpem os seus fãs, mas não o fez!

    Erros todos cometem, e nem a sua atitude porca, nem os assobios o "matam", por isso...

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto, que aborda a atualidade desportiva e financeira de clube e SAD, bem como do futebol português.

Quem confundir liberdade de expressão com injúria, insulto, mentira ou difamação não passará pelo lápis azul. Todo o spam será apagado. Comentários anónimos são susceptíveis de não serem publicados. Nicknames são permitidos.