terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Balanço do mercado de Inverno

Como esperado, chegou mais um avançado e vários jogadores foram cedidos a outros clubes no último dia do mercado. A principal novidade do dia foi a contratação de Hernâni, que levou Sami, Ivo Rodrigues e Otávio para o Guimarães. Começamos a análise ao mercado por aqui.

Hernâni assinou até 2019
Não teria contratado Hernâni nesta altura. Mas há sempre o benefício da dúvida, e como é claro Hernâni vai receber apoio incondicional enquanto defender as cores do FC Porto, mas o dia de hoje é dedicado a analisar a pertinência e expectativas de cada negócio.

Para mim, mercado de Inverno é sinónimo de identificar carências na equipa e preenchê-las com jogadores capazes de entrar de imediato no 11. Foi assim com McCarthy (tirando a parte chata da CAN), Adriano, Lucho, Janko, Quaresma... Mas nem sempre é possível encontrar jogadores que se enquadrem na relação qualidade/experiência/preço, e depois como Jorge Mendes tem choramingado, a FIFA estragou a festa a algumas pessoas em Dezembro. Adiante. Foi a lesão de Ádrian a levar Lopetegui a pedir mais um avançado, mas teria feito mais sentido ir buscar o tal reforço no início do mês, quando Brahimi e Aboubakar estavam na CAN, e não agora.

Olho para Hernâni e vejo-o a fazer o que Licá fazia no Estoril. Ambos jogavam em equipas de contra-ataque e futebol directo, dependem muito da velocidade e da bola no espaço, não estão habituados a jogar contra equipas que jogam com bloco recuado e que metem o extremo/ala a fechar o corredor com o lateral... E alguns problemas técnicos, como a dificuldade em jogar e decidir no espaço curto. Tendo espaço para partir no 1 para 1, em velocidade, e flectir para a zona central a partir da direita (na esquerda não renderá tanto), pode tornar-se um elemento útil. Passa pelo treinador ajudar Hernâni a evoluir, mas oxalá não tenha o destino de Licá, Djalma ou outros tantos. Sobretudo porque se o Vitória de Guimarães pedia 5 milhões de euros e precisava de dinheiro fresquinho, de certeza que não foi com 3 empréstimos que resolveu os problemas de tesouraria.

Em contas de merceeiro, será necessário o apuramento para os 1/4 da Champions para pagar a contratação de Hernâni, um jogador que à data de hoje não é melhor que Brahimi, Tello e Quaresma, nem dá ares de maior potencial do que Ivo Rodrigues (Ricardo Pereira passa a lateral-direito). Soa a um excelente negócio, mas não para o FC Porto. Mas se isto dá a possibilidade de André André ser reforço no fim da época equilibra mais a balança. Um jogador muito apreciado por cá, por ter a tal raça e mística e de que tanto gostamos, mas que faz em Guimarães aquilo que Evandro também faria perfeitamente (até a bater penaltys atrás de penaltys). Bom com vista à profundidade do plantel, não muito mais que isso, mas que não vale a pena aprofundar já. No fim da época veremos.

Vamos às três saídas para o Guimarães. Sami, como se sabe desde o início, foi uma contratação sem obedecer a lógica desportiva. Vai andar de empréstimo em empréstimo, com o FC Porto a pagar salários a um jogador do qual nunca tirará proveitos. Oxalá se valorize no Guimarães (se fizeres um ou dois golinhos ao Benfica, maravilha) e que seja feliz por lá.

De Otávio já se sabia que era uma aposta da SAD, não de Lopetegui. Por isso é natural que não contasse para o treinador. Tem potencial e talento, e é essencial jogar nesta fase da carreira. Resta saber se o Guimarães, que ultimamente tem dependido imenso da valorização e venda dos próprios jogadores para subsistir, vai ter disponibilidade para dar rodagem a emprestados (com Tiago Rodrigues, por exemplo, correu mal). Com sorte vai poder mostrar-se e talvez ganhar lugar para a próxima pré-época. Entretanto, face à saída de Otávio, nova contratação by BMG para a equipa B, Anderson de Oliveira. Nunca ouvi falar.

E agora o que mais comichão dá na contratação de Hernâni, Ivo Rodrigues. Claro que Ivo Rodrigues não ia ter oportunidades de jogar na equipa principal, e se jogar na primeira liga pode ser bem mais positivo. Mas quase que arrisco a dizer que o Guimarães vendeu gasolina e em troca recebeu uma mota. Irá Hernâni ter assim tantas oportunidades a curto prazo? Se não as vai ter a curto prazo, é porque o FC Porto idealizou a sua contratação num projecto a médio-prazo. Mas para médio-prazo já temos um tal de Ivo Rodrigues, precisamente, e é bom que comecemos a falar um pouco mais de Frédéric. Resta saber se Rui Vitória será um bom treinador para Ivo e Otávio, algo de que tenho dúvidas e que será aprofundado quando ou se for oportuno no futuro. A boa imprensa e os resultados iludem muito e dizem pouco.

Esperamos ver já algo esta época, caso contrário não há justificação possível para esta contratação. Dito isto, bem vindo, Hernâni. Agarra a oportunidade de uma vida. 





Kayembe - Quando se soube do verdadeiro negócio Kayembe, foi defendido que devia imediatamente ser emprestado a um clube de primeira liga. Dito e feito. O Arouca não é o clube ideal para tal, mas pelo menos vai ter a possibilidade de jogar mais regularmente, na sua verdadeira posição (extremo), É um jogador que há que espremer ao máximo, tendo em conta que foi uma contratação cara, muito cara para a época de maior prejuízo da SAD. Parte a loiça, Joris.

Opare - Os melhores momentos de Opare no FC Porto foram aquele «Merry Christmas» no vídeo de Natal. Infelizmente lesionou-se cedo, Ricardo Pereira declarou-lhe guerra (no melhor sentido) pela sombra de Danilo e Ángel chegou numa oportunidade de negócio. Parecia a primeira alternativa para as laterais, passou a ser a última. Até Víctor García lhe passou à frente. O empréstimo ao Besiktas peca por ter que ser o FC Porto a pagar os salários. mas nisto é quase sempre assim. Que jogue com regularidade e que atinga um nível que permita rentabilizar o activo, desportiva ou financeiramente.

Kelvin - Emprestá-lo era essencial. Emprestá-lo ao Palmeiras foi uma má decisão. A opinião aqui

Tiago Rodrigues - Uma dúzia de jogos no Guimarães e já estava a caminho do FC Porto. Muito pouco. Terá que evoluir muito e a todos os níveis para ser sequer alternativa ao plantel. Que jogue com regularidade e qualidade no Nacional para que se abram outras portas.

Célestin Djim - Nem tudo o que vem pela auto-estrada de Liège funciona. Mangala é mesmo a excepção. O crédito esgotou-se, mas faz-se um desviozinho para Bruxelas. Boa sorte ao miúdo.

Braima Candé - Contratar jogadores aos rivais tem destas coisas. Coisas que são idealizadas como grandes golpes, mas não saem dos ideais. Boa sorte ao miúdo, com Djim no Freamunde.

Ricardo e Andrés - Ricardo foi dado como certo na Académica e acaba por ficar para ser o... 4º guarda-redes do plantel! Com Gudiño a defender na B e Kadu (já devia ter saído) como alternativa, não há a mínima oportunidade para algum guarda-redes da A ir dar uma mãozinha à B. Andrés Fernández tinha mercado em Espanha, mas também não saiu para rodar. Há mercados periféricos ainda abertos, mas com poucas possibilidades de algo interessante e oportuno surgir.

Reyes - O tal dilema. Para evoluir precisa de jogar com regularidade. Mas só faria sentido ao FC Porto ir buscar um central ao mercado se fosse melhor que Maicon e Marcano. E para ser melhor, seria caro. E para entrar, teríamos que emprestar o central de 7 milhões. Taça da Liga e pouco mais, infelizmente para o jogador.

Rolando - Um caso que se não envergonha, devia envergonhar muita gente. «Quem tiver vergonha que a tenha. Quem não tiver, não tenha.» Boa sorte, Rolando.

Gonçalo Paciência - Repetindo:  «(...) E Lopetegui dá o aviso de que quer que Gonçalo fique no FC Porto «muitos anos». Isto é uma afirmação de um treinador que já está a pensar em 2015-16 e do que pode fazer com Gonçalo no futuro. Se rejeitou que ele fosse emprestado à Académica, é porque acha que será melhor ele ficar a evoluir sob a sua supervisão, em vez de ir agora para a Académica, aprender fazer a anti-jogo e a jogar para o pontinho e daqui a duas semanas estar a trocar de treinador, sabe-se lá para quem.»

Até ao verão. Ou Março, que isto do mercado é como o Natal: de ano para ano vai começando mais cedo.

36 comentários:

  1. OH tribunal do dragao dizer que o HERNANI é um "Licá" com limitaçoes tecnicas é de falar de um jogador que nao conheçe, dizer que o vitoria de guimaraes é uma equipa de contra ataque é falar de uma coisa que nao sabe é verdade contra aos grandes é uma equipa de contra ataque, porque tem melhores jogadores, mas contra os outros todos é uma equipa que assume o jogo..

    Sobre o hernani ve-se logo que nao conheçe o jogador: É o jogador mais rapido da liga portuguesa, TEM TECNICA mais até que o tello, forte no 1x1, e chuta bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase completamente de acordo!!

      Comparar Hernani com Licá ou Djalma...
      Hernani é rápido, bom tecnicamente, ágil e espontâneo no ataque à baliza.
      Não me admiraria nada vê-lo a alternar, no imediato, a ala direita com Quaresma.

      O plantel do FCP é bom, mas desequilibrado. Temos bons extremos, mas todos melhores a jogar pela ala esquerda (o único que faz a diferença na direita era o Quaresma, e sobretudo com os seus centros e não no 1x1); na minha perspectiva os melhores centrais jogam ambos pela esquerda - Marcano e Indi.

      Pedro

      Eliminar
  2. Eu acho que o Hernani é uma boa contrataçao... mas acho que 4/5 milhoes é mt dinheiro se fosse 5 milhoes por os dois andre andre e hernani sim.... agora so por o hernani é mt dinheiro . espero que o Porto contrate o andre andre para a proxima temporada..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esta mentalidade que não entendo.
      Podes ter a certeza que só o A. André, se estivesse num Pachuca ou num Anderlecht nunca custaria menos de 10M.
      O Hernâni mesmo que tivesse sido contratado por esses valores, não se poderia dizer que foi muito dinheiro.
      Só vejo uma forma de poder considerar 4/5 milhões muito dinheiro...se viessem para mim.

      Eliminar
  3. Essa de termos assegurado André...André...veremos!
    Já agora hoje o Aguiar num programa de Tv...falou noutros voôs para o Mestre da Reboleira...
    Rumor? É que não gosto da figura mas este bronco elevou a competência na Luz...

    ResponderEliminar
  4. O Fede Varela foi inscrito?

    Não encontro nada sobre isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogando só pelos Sub-19 não precisa de inscrição.

      Eliminar
    2. Pensei que ia jogar pela equipa B, como está a treinar com eles.

      Já agora uma pequena correcção, o jogador que veio para a B chama-se Anderson de Oliveira e não Anderson de Carvalho como escreveu.

      Bom dia

      Eliminar
    3. O jogo contra o Sporting é o espelho do que o Hernani pode vir a fazer. Não creio que o jogador fará parte das escolhas nos próximos tempos. Até acho que o veremos 1,2 vezes na equipa B. Mas o projeto do Lopetegui não é de só 1 ano.
      A coisa mais positiva neste negócio é a cedência do Ivo ao Guimarães, onde vai ter a oportunidade de trabalhar com o Rui Vitória (não percebo as suas críticas, ele tem transformado água em vinho. E há mais que um caso).

      Eliminar
  5. O Hernâni começa atrás do Brahimi, Quaresma e Tello, pelo menos. Teria dado jeito enquanto o Brahimi esteve fora e o Tello não acertava uma, mas neste momento, adivinham-se grandes dificuldades para entrar na equipa. Vamos ver o que dali sai.

    ResponderEliminar
  6. Cara TD o empréstimo do Rolando ao anderlecht não será uma jogada do fcporto de modo à garantir a opção de compra de duas das promessas do anderlecht? Falo em Praet e tielemmens.
    Continuacao do excelente trabalho aqui desenvolvido.

    ResponderEliminar
  7. Penso que Hermani é para o lugar do kelvin, espero é que tenha mais oportunidades.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post! Absolutamente de acordo com tudo, sobretudo no caso do Ivo! Se Hernani nao é para ter muitas oportunidades na equipa principal (vai ter à frente dele, Quaresma, Brahimi e Tello...e Adrian daqui a 1 mes), entao nao valeria mais a pena ir já trabalhando o Ivo no plantel principal??? Será que foi contrataçao de Lopetegui, ou da SAD?? Enfim.

    ResponderEliminar
  9. Mais uma excelente cronica em que eu concordo com tudo! Nem Hernâni é crack, nem André André vai acrescentar nada se chegar a vir para o Porto. Aliás tenho serias duvidas que oportunidades terá o Hernâni, num plantel que tem para a sua posição Brahimi, Tello, Quaresma... quem sairá para jogar Hernâni? E depois ainda o preço, fala-se em 4M mais 15% de uma futura transferência para o Vitória, sinceramente não me parece grande negocio, a ver vamos.

    Só um último ponto acerca do Sami. Á anos que o Porto "se perde" e atira dinheiro ao lixo em situações como as do Sami!! Repito á anos!! Via-se buscar um jogador que nunca trará proveito algum ao clube em termos desportivos e depois andam nos 4 ou 5 anos de contrato emprestados, com o Porto a pagar o seu salário. Incompreensível que situações como esta sejam recorrentes!

    ResponderEliminar
  10. Não concordo que o Hernani seja como o Licá, não tem nada a haver o estilo de jogo de um e de outro. O Licá era velocidade, entrega e até era mais 2º avançado do que extremo. Hernani é rápido, tecnicista e um extremo puro, já para não dizer que é esquerdino, coisa que nenhum dos nossos extremos é. Já não precisamos de por lá o sofrivel Quintero a jogar na extrema.

    Depois, peço desculpa, mas o Vitória não joga em contrataque. Tem um estilo de jogo de futebol apoiado. O André André seria outra boa aquisição. Quanto aos empréstimos, parecem-me bem. Ivo vai ter minutos e um treinador que o irá potenciar, assim como o Otávio. Sami foi colocado. Por falar em Ivo, como é óbvio, o Hernani é melhor que ele, caso contrário o Hernani nao seria titular no 3º classificado da 1º liga e o Ivo não jogaria a titular no FCP B. Vamos ser realistas.
    Hernani vai ser importante por ser canhoto e vai permitir maior rotatividade, ainda para mais face à pouca produtividade dos extremos do Porto, mas essencialmente será uma aposta para o futuro. Parece-me excelente e já tinha aqui falado nele. Falta agora o André André e mais um ou dois que não deveriam escapar.

    Termino ainda falando no Rolando.. Ainda bem que saiu, que é um dos mais bem pagos.

    Joel

    ResponderEliminar
  11. A mim parece-me claramente que a contratação de Henani se deve a alguns factores que falharam na abordagem dos atuais atletas do plantel.

    Lopetegui pensou em Quintero para a ala e já viu que não dá mesmo... Ádrian seria uma alternativa mas também é um tiro ao lado e Lopetegui já reconheceu isso com as suas escolhas... Ivo foi testado mas a camisola ainda lhe pesa muito e fez bem ir rodar a uma equipa da 1ª liga.

    Portanto ficamos com 3 jogadores somente capazes para as alas e tendo em conta que Tello e Quaresma nem sempre "engatam" e que Brahimi tem jogos completamente off, então Lopetegui quis ter mais uma alternativa válida.

    Para além disso, para a próxima época, não saberei qual será o elenco de extremos... Ádrian deve ser despachado, Tello se não melhora os indices de produtividade efectiva também vai de barco e Quaresma faz 32 anos e já se começa a ver esse peso nas pernas... resta Brahimi que se repetir a 1ª parte desta época, já cá não estará na próxima época.

    Hernani é um projecto interessante e cabe agora ao jogador mostrar que pode substituir Tello e para isso basta ser mais eficaz nas suas acções que o espanhol.

    Em relação aos empréstimos, Ivo é importante ir ganhar rotação na 1ª liga e Otávio é importante que vá para um lugar onde se mostre a Lopetegui, essencialmente isso.

    Em relação à entrada do tal Anderson, parece-me que é mesmo por a equipa B ter ficado completamente dizimada de extremos neste mercado.

    Em relação ao Frederic Maciel, mantenho a minha opinião que não será jogador para a equipa A do FCP. contudo o jogador tem evoluído em alguns capitulos nos ultimos meses (essencilmente na timada de decisão) mas ainda é muito pouco para almejar ser sequer notado por Lopetegui e os 21 anos começam a ser definitivos, mas é aguardar e ver.

    ResponderEliminar
  12. A nivel de técnica o Hernani é melhor que o Tello mas vamos ver como se adapta a um grande e á falta de espaço que vai ter no plantel

    ResponderEliminar
  13. Dependendo do tempo de paragem de Adrián, Hernâni pode acabar a época como 5a opção para as alas. Por muito caro que tenha sido, Adrián foi mais portanto a hierarquia dificilmente se altera.

    Por isto mesmo, enquadro esta contratação apenas como preparação para a próxima época e eventuais saídas de Quaresma e/ou Tello. Se de facto custou 4 ou 5 milhões, espero que tenha sido por alguém acreditar muito nele e não para resolver os problemas de tesouraria de outros clubes.

    Quando refere que Otávio foi contratação da SAD e não de Lopetegui, quer apenas dizer que o jogador não conta para formação do plantel actual ou que Lopetegui não vê mesmo nada ali e será mais 1 para rodar até o fim dos dias?
    (Entretanto, espero que a saída de Otávio seja boa para o misterioso caso de estudo sérvio que anda pela B)


    AA

    ResponderEliminar
  14. Se teve o aval de Lopetegui acredito que seja jogador para o PORTO, custou 3 milhões em relação a se fosse sul-americano custaria bastante mais, é Português como tal pode ser inscrito na LC, aguardemos, quanto ao IVO era bom que jogue bastante na 1ª liga

    ResponderEliminar
  15. Hernani é se me permitem a comparação um "Tello" Português....
    Tello, tem pecado imenso na finalização, está a receber um ordenado chorudo...
    Tem na sua principal arma a velocidade...repentista...
    Diferenças, o FCP já emitiu um comunicado a negar os tais 4m €, anunciando que o valor real estará no R&C...
    Hernâni é para dar mais soluções, bem trabalhado pode render....
    Espero é que André Andre, tenha sido "garantido"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com essa comparação. Vejo o estilo de Hernâni mais parecido com Hulk do que com Tello.

      É um jogador possante e rápido, de remate forte e fácil, sem medo no 1 para 1 e com um bom drible. Peca na recepção, por não ter muita pontaria e ser algo precipitado nas decisões. Mas a própria forma como encara o jogo, procura a linha e cavalga leva-me a pensar que se inspira no brasileiro.

      Hernâni precisa de ter em Lopetegui o que Hulk teve em Jesualdo. Alguém capaz de eliminar/reduzir as suas falhas e aperfeiçoar as suas qualidades.


      AA

      Eliminar
  16. TdD, e esta do Adrian ter perdido lugar na champions...tudo bem que está lesionado, mas ainda assim recuperaria para os quartos facilmente...
    será que é ja indicador de que vamos (tentar) abdicar dele?

    Abraço
    Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo a exclusão de Adrián como medida pragmática: a única coisa que temos garantidos são os oitavos e para os oitavos ele não recupera a tempo.

      Ainda assim, não me parece que o Adrián tenha hipótese de ficar. Seria quase um milagre regressar em Março e fazer até Maio aquilo que nunca conseguiu fazer desde que chegou. E digo isto com pena, mas é assim.

      Eliminar
  17. Espero que o Porto esteja a voltar a uma politica de contratações mais sustentável. A saber, André André, Sérgio Oliveira e Hernani virão substituir os emprestados Casemiro, Óliver, Tello e... Adrián.

    Adrián fora da Champions pode ser um prenuncio que não passará para a próxima época, devendo sair para um Olympiakos, Besiktas, Mónaco, Valência...

    ResponderEliminar
  18. Quando sair o R&C logo se poderá dizer... Pelos vistos está longe dos 4 ou 4.5M€ avançados hoje pela "imprensa"... Mas o FCP em vez de esclarecer de imediato o valor, deixa o suspense no ar e alimenta ainda mais esses jornalecos... Quanto aos emprestimos, é uma contratação "cara" que pode tornar-se ainda mais "cara" se o Ivo e o Otávio não jogarem com a regularidade que estavam a fazer na B...

    ResponderEliminar
  19. Espero que não se confirme os valores que circulam de 4/5M mais salários dos 3 atletas emprestados, pois parecem me excessivos!
    Numa altura de aperto de cinto, não faz sentido investir esses valores num jogador que não entre na disputa por um lugar no 11.
    Pode ser útil na próxima época mas não deixa de ser um negócio arriscado e desnecessário...
    Só se aceita, se tello ou brahimi saírem no verão, pois enquanto cá estiverem vão ser titulares alternando com quaresma, sobrando ainda Ricardo Pereira e Adrian Lopez.
    Acho que é óbvio que no imediato não tem lugar no 11 e se é um projeto de futuro, temos o Ivo e o kayembe.
    Espero estar enganado e que o Hernâni mostre que tem valor para jogar a este nível.

    Quanto aos restantes, não se percebe quais as vantagens no empréstimo de rolando, falasse em direito de preferência sobre alguns atletas, veremos...
    Kelvin parece me que foi numa tentativa de valorizar no mercado brasileiro
    opare não tem lugar, o ideal seria vendê lo assim como Ricardo (GR) e Andrés.

    Neves


    Neves

    ResponderEliminar
  20. Caro TdD não consideram que o FCP anda a desperdiçar demasiado dinheiro em jogadores que nunca vão calçar?não haverá forma de os sócios porem termo a isso? e mesmo quanto a equipa B acho que deveria ser focado para jovens que sobem dos juniores em vez de ir buscar "Otávios" para la jogar. Quanto ao Hérnani é uma boa aquisição mas desconfio quanto a sua utilização por termos RQ7. Brahimi e tello.
    ps: Adrian Lopez devia sair e já, não justifica nada do que custou.
    Somos Porto

    ResponderEliminar
  21. Mais um negócio ridículo... Então vai-se enviar para a mesma equipa 3 extremos que precisam de jogar, seja para evoluir ou valorizar? No máximo 1 deles entrará no 11 do Vitória. E mesmo assim não tenho a certeza. Eles também têm os deles para valorizar, a menos que os jogadores cheguem para fazer claramente a diferença e joguem os 3, não vejo como isto pode correr bem para nós. Sim, porque este negócio é horrível para o nosso clube mas para os bolsos de alguém deve ser uma maravilha. Quanto mais não seja para o hernani qu vai receber bem mais certamente.

    A única coisa positiva que vejo neste negócio é algum dos que foi para o vitória ajudar a tirar pontos ao benfica. Mas se calhar o hernani daria mais jeito para isso...

    Em relação ao hernani, sem querer desrespeitar o jogador, mas ir buscar um suplente de suplente numa epoca em que estamos com corda ao pescoço é para quê? A menos que o hernani tenha uma evolução que me surpreenda, nunca será jogador para titular e ir buscar jogadores para fazer número quando tinhamos o ivo o otvio e o sami... sinceramente se isto não é uma péssima gestão então não sei o que é.

    Portanto mais um negócio em que o clube vai sair prejudicado, sabe-se lá para benefício de quem. Seja 1 milhão ou 4 milhões é dinheiro gasto sem necessidade. Brahim Tello quaresma Ricardo e Ivo não chegavam para lutar pelo campeonato? Que ainda por cima até ver não passa de uma miragem tendo em conta os falhanços que temos tido...

    Tem sido esta a gestão muito elogiada do nosso clube, de um dos melhores CEO do futebol mundial que até tem outros clubes a quererem contratá~lo. Por mim que o levem o quanto antes. Antes que ele nos leve o nosso clube.

    Ps: Caro TdD, discordo que o rui vitória tenha apenas boa imprensa, apesar disso, concordo que em Portugal nenhum outro clube joga como nós. Mas os olheiros servem para isso, para ver as caracteristicas que os jogadores têm e que forma é que podem ser utilizadas a favor da equipa. Hulk quando chegou era jogador de transição e fez-se num jogador completo em todos os momentos. Hernani também poderá evoluir nesse sentido. Mas não creio sinceramente. Oxalá me engane.

    Ass: João Reis

    ResponderEliminar
  22. Em geral, concordo com quase tudo o que o TdD vai dizendo mas na comparação entre Licá e Hernani não podia estar mais em desacordo.

    A unica semelhança entre um e outro será eventualmente a posição que ocupam, nada mais, Licá não tinha a idade do hernani quando veio, era um jogador "batido" de campeonato português sem grande relevância nos clubes por onde passou(foi dispensado da académica...) excepto o estoril onde fez 1/2 boas temporadas. o Licá não tem nem de perto nem de longe a qualidade técnica do Hernani, convido o TdD a rever uns jogos do Hernani com destaque pro jogo com o sporting e aferir as capacidades do jogador, muito bem no 1x1, nos cruzamentos, Licá era o oposto nestes items, era sofrivel no 1x1 e não tirava um cruzamento.

    Até podem vir a ter percursos semelhantes(esperemos que não) mas são jogadores bem diferentes e o tempo o mostrará.

    ResponderEliminar
  23. O TD farta-se de elogiar o Brahimi e o seu negócio, só não percebo agora como diz que não contratava o Brahimi no início da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não confundam o que o Brahimi é hoje com o que o Brahimi era no Granada há 7 meses. Não confundam qualidade/potencial com o valor de mercado na altura.

      Além disso, o Brahimi acabou por ficar um investimento de 1,5M€ no curto prazo. Entre 1,5M€ e 10M€, que vamos acabar por pagar (mas agora já sabendo da qualidade dele), vai uma grande diferença.

      «(...) Brahimi é um jogador apetecível para qualquer clube português. Um extremo com cultura de médio interior, com boa visão de jogo, que sabe tratar a bola, desequilibrar, tirar um adversário da frente e procurar a diagonal para rematar ou tentar o passe de ruptura. Em suma, um jogador que seria uma clara melhoria para o plantel do FC Porto. Mas que não vale, à data de hoje, 10 milhões de euros.

      O site CalcioMercato escreve hoje que Brahimi está entre Udinese e FC Porto, os 2 clubes posicionados para contratá-lo. Para quem não sabe, Granada e Udinese têm o mesmo proprietário, Giampaolo Pozzo. Como é possível avaliar em 10 milhões de euros um jogador argelino, em ano de CAN, que fez 3 golos pelo 15º classificado da liga espanhola em 2013-14 e cuja única concorrência para o FC Porto é um clube que tem como dono o mesmo proprietário do Granada? Claro que há sempre outros clubes apontados, mas onde acabam os rumores e onde começa a verdade?

      Não é um investimento que se justifique nesta altura, não por 10 milhões de euros. Independentemente da possibilidade de entrarem investidores no acordo e de ser um upgrade ao plantel actual, o FC Porto não pode pagar tamanha quantia (ou aceitar esta valorização) a um clube que há um ano emprestou o seu melhor jogador, de mão beijada, ao rival Benfica.»

      Em momento algum se diz que o FC Porto não devia contratar Brahimi. Diz-se que não o devia contratar por 10M€. E não o contratou.

      -

      Da mesma forma que quando a SAD esclarecer o negócio do Hernâni, como disse que o vai fazer, talvez algumas opiniões mudem. Por 4M€, não. Por menos e com outras nuances, talvez, como está escrito. Mas sobre isso fala-se mais logo.

      Eliminar
    2. Também nao percebo qual é a dúvida de contratar o Brahimi. Eu vi alguns jogos dele em Espanha, e fiquei com a certeza que ele iria parar a um grande da Europa. Quando ouvi que ele vinha para o Porto fiquei estupefacto. Qual era a dúvida que ele já entao era um enorme jogador. Tenho que mudar de profissao e passar a ser scout de jogadores, está visto.. Luís F

      Eliminar
  24. Hernâni é mais jogador que Licá. Hernâni é um extremo com algumas pontencialidades, nomeadamente velocidade, forte no 1x1 e com um remate forte na meia distancia especialmente quando joga pela direita e flete para dentro. Licá é um jogador que embora jogue pelas alas é mais um avançado que extremo, na medida que é fraquíssimo no 1x1 e as principais qualidades dele são a velocidade e as entradas ao 2º poste para finalizar dentro da área. Dito isto acho que o negocio é um pouco arriscado porque Hernâni jogava no futebol mais de transições, mas com sérias possibilidades de ser bem sucedido se o jogador se adaptar a um diferente modelo. A cedência de Ivo para mim faz sentido porque o jogador em causa precisava enfrentar estímulos competitivos mais exigentes para poder evoluir, jogar pelo Porto B já era curto para a sua evolução.

    ResponderEliminar
  25. TD não acha o Rui Vitoria bom treinador para desenvolver jogadores como o Ivo e o Octávio? A mim parece-me que já deu provas de como é um excelente treinador a trabalhar com jovens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que a questão do treinador é a estratégia do clube. Assim como alguns adeptos não queriam o Porto a valorizar jogadores dos outros (Óliver) em vez dos nossos, também o Vitória pode preferir valorizar os deles e não os dos outros.

      Eliminar
  26. tribunal, so uma questao que ainda nao vi explicada em lado nenhum rolando vai emprestado ate junho e no fim sai em fim de contrato certo?

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.