quinta-feira, 16 de julho de 2015

Dá cá uma ajuda, Sherlock

«Segundo informações recolhidas pelo zerozero.pt, o médio vai sair do AS Monaco a custo zero, uma vez que os monegascos ainda devem 25 milhões de euros aos dragões pela primeira transação.»

Ok, não devemos ter a quarta temporada de Sherlock antes de 2017, mas dava um jeitaço ter a ajuda do detetive. A missão é esta: tentar descobrir onde é que o Mónaco deve 25 milhões de euros ao FC Porto.

O zerozero, se quiser, pode acompanhar os seguintes passos: ir à CMVM, abrir o Relatório e Contas do primeiro semestre da última época, e ver a rubrica clientes (isto é, quanto dinheiro cada clube devia ao FC Porto no final de 2014).


Pois... não. Nem um cêntimo, Sherlock. De recordar que James e Moutinho saíram, em Maio de 2013, por um valor global de 70 milhões de euros, que geraram mais valia de 25,7 e 15 milhões de euros (de notar que só 15M€, não incluídos na mais-valia, foram deduzidos pela amortização do valor contabilístico do passe), um dos melhores negócios da história da SAD do FC Porto.

Vamos então abrir o primeiro R&C desde que Moutinho e James saíram, precisamente as contas anuais de 2012-13.

Ora então James e Moutinho foram vendidos em Maio. Em Junho, o Mónaco já só tinha a pagar 3,5 milhões dos 70 milhões que movimentaram a transferência. E pagou essa tranche mínima logo de seguida, como se pode constatar pelo R&C que se seguiu.

Elementar, meu caro zerozero. O FC Porto recebeu tudo o que tinha a receber de João Moutinho. Logo, um possível regresso ao FC Porto não é porque o Mónaco deve dinheiro à SAD, mas sim porque o jogador quer regressar a casa, demonstrando ainda o seu portismo ao admitir abdicar de grande parte do salário. O resto é um jogo de paciência que só deve mesmo merecer prognósticos no final, como disse João Pinto e citou Villas-Boas. Impossível era ver Casillas no FC Porto. Mas se Roy Sullivan levou com sete raios, podemos sonhar que um raio caia duas vezes no mesmo sítio.

9 comentários:

  1. O sonho comanda a vida :)...vem moutinho aqui estás em casa! FCPorto sempre.

    ResponderEliminar
  2. Segundo o Zero Zero o Moutinho andou 2 anos a jogar no Monaco sem que o Porto recebesse nada,é isto que eles pretendem dizer?! ..Para eles Pinto da Costa seriA incompetente ao ponto de dar um dos seus melhores jogadores ao Monaco, durante 2 anos e nem 1 eurinho entrava HAAAAHHAAAHHAA ..E mais, ainda falsificamos relatórios de contas para que não se descobrisse a nossa boa vontade para com o Monaco. Já agora se Moutinho não foi pago,deduzo que James tambem não,dessa forma é fazer regressar o rapaz. Enfim ..Que venha lá o Moutinho de graça então, que cá estaremos á espera de braços abertos.. E o Zero zero que vá ver se o Monaco sempre pagou o Bernardo e o Cavaleiro, ou foi só ao Porto que não pagaram para poupar dinheiro para esses 2??!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado TdD fartei me de comentar isso no zerozero e parecia que ninguem tava a passar cartao!! Enfim jornalismo infeliz da pior rasquice que há mas coisa a que ja tamos habituados neste pais!

    Diogo

    ResponderEliminar
  4. Brilhante post, como sempre!
    Parabéns!
    Até tremo só de pensar no regresso do nosso Moutinho
    "Tu aqui vais jogaaarr"

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez a desfazer mitos, Palmas!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    Sinto a inquietude pelos ares da capital..vivo cá.

    Mas...

    Isto seria literalmente "a bomba" ! A contratação un^anime.

    Que bom seria !

    ResponderEliminar
  7. Às vezes era tão fácil os jornalistas evitarem certos erros parvos...

    Como sempre, excelente trabalho!
    abraço

    ResponderEliminar
  8. Imbicto TdD

    Qualquer dia ainda nos dizem que só pagaram o James e que a soma dos passes declarados de ambos não era mais do que a totalidade do passe do colombiano, ou soma indiscriminada de verbas... Esta é a tal teoria altamente apetecível (menos para os ilusionados avisconados) pelo facto óbvio das diferenças entre compra e venda do menino do Real, sugeridos pelo Mónaco.
    E assim, nada estaria pago em algumas cabeças. Falta saber em quais...

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. As contas do zerozero (já há muito que deixei de seguir esse blog) fazem lembrar aquela pergunta do bêbado: se ontem fosse amanhã hoje seria sexta-feira (e até é...), em que dia estou?

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.