terça-feira, 7 de julho de 2015

O resgate de um reforço

Champion in the making. Começou a pré-época e ao segundo dia de treinos já se registou uma excelente notícia: a reincorporação de Silvestre Varela no plantel, com contrato renovado até 2019.

É cedo para dar por garantido que fará de facto parte do plantel - ainda há hipótese de ser transferido para outro clube, o que só se compreenderia a título definitivo -, mas faz todo o sentido que assim o seja. Lopetegui queria-o em 2014-15, mas a tal promessa que é um clássico na gestão segundo Pinto da Costa, de ficar mais um ano e sair, já tinha sido feita e refeita.

Contrato até 2019
Infelizmente, não houve clube que pagasse o que Varela valia e queimou-se um jogador que teria sido importante e útil para o FC Porto, se estivesse de cabeça limpa. O jogador acabou por ficar mal na fotografia quando Pinto da Costa falou sobre a sua situação em entrevista ao Porto Canal. Mas isto é algo que teria forçosamente que ser ultrapassado, até porque tratou-se da pior entrevista dada pelo presidente em muitos anos. Basta lembrar os três nomes que falou como apostas na formação a curto prazo: Abdoulaye, Pedro Moreira e Tozé.

Com Varela reintegrado, o FC Porto só tem a ganhar. Trata-se de um extremo inteligente, equilibrado, que cruza e finaliza bem, garante uma boa média de golos e assistências por época e é o melhor amigo de qualquer lateral. Saíndo Quaresma, recuperar Varela é a melhor solução possível. Por mais contraditório e polémico que isto possa soar, se calhar a maioria dos laterais prefere jogar com Varela à frente do que com Quaresma. Isto porque, apesar de Quaresma ter melhorado defensivamente, Varela é mais forte taticamente, sabe dar o correr ao lateral, é forte no movimento interior e fecha muito bem o flanco. Por motivos que nunca compreendi, por vezes era uma espécie de mal amado. Por cá, é bastante apreciado e torço para que fique, definitivamente, no plantel.

Adiante. Uns entram, outros saem... e a outros ainda não se sabe o que fazer. Isto a propósito dos jogadores que têm contrato com o FC Porto, mas não fazem sequer parte do grupo de trabalho para iniciar a pré-época.

Nos primeiros 9 meses da época 2014-15, os jogadores emprestados pelo FC Porto custaram ao clube 2,83M€. Nunca o FC Porto teve a falha salarial tão sobrecarregada às custas de jogadores cedidos a outros clubes. Por exemplo, na época passada, nos primeiros 9 meses só tinham custado 145 mil euros. Por isso, emprestar um jogador, se não houver perspetivas de evolução e reintegração no plantel, é igual a prejuízo. Tanto que as receitas com emprestados em 2014-15 foram de apenas 736 mil euros até ao R&C intercalar.

Portanto, há que varrer a casa. Só assim se pode suportar a massa salarial de Imbulas, Casillas ou Maxis. Não é só a questão salarial para 2015-16 - é também o dinheiro que se poupa em salários futuros, em comissões de empréstimos, e o próprio retorno que uma venda a título definitivo pode significar. 

A situação de Carlos Eduardo  pode servir como exemplo. Que jogador de mais de 25 anos voltou ao FC Porto após um empréstimo? Se Carlos Eduardo não contava para 2015-16, provavelmente nunca mais iria contar. Então arranjou-se saída a título definitivo, por uma quantia que se julga ser razoável. Provavelmente não 7M€, pois um valor desses motivaria todo o interesse em que fosse comunicado à CMVM (apesar de Carlos Eduardo não estar na lista de ativos que a SAD declara em todos os R&C), mas emagre a lista de excedentários, a massa salarial e gera lucro. Fossem todos assim.

Saudando o regresso de Varela, ficam apenas votos de que haja capacidade de repetir o processo de reintegração com Rolando. São casos diferentes, mas se resolvidos acabam com o mesmo resultado: o FC Porto só tem a ganhar. 

28 comentários:

  1. li agora, a bocado, que o patrocionador iria ser a samsung... verdade?

    ResponderEliminar
  2. Que palhaçada. Não estou enganado quando ouvi no ano passado o presidente a dizer que o Varela queria ir ganhar dinheiro para outro lado ou estou? E que a partir daí, estava riscado para Lopetegui. Ridículo, ainda para mais por três anos. Não faz cá falta nenhuma.

    Já nem falo da questão desportivo onde Varela é sem dúvida limitadíssimo e nada acrescentará ao plantel.

    Quanto ao resto.. depreendo que maxi virá mesmo. Mais um negócio absurdo que infelizmente vamos fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Varela já foi bom, muito bom até em certas alturas, mas já à muito que deu o que tinha a dar, no ano passado em clubes bastante mais fracos que o Porto já não conseguiu ser figura, por isso no Porto dificilmente será, se queria mais dinheiro no ano passado, e agora renovou, é porque também ficou a ganhar mais e isso acho uma péssima gestão, prefiro apostar no Hernani e torna-lo no nosso "novo" Varela, espero mesmo que isto seja mesmo só para ser transferido até ao fim da pré época.
      Quanto ao Maxi, a unica forma de o aceitar (se vier) é se marcar um golo na luz ao Benfica e festejar que nem um tresloucado, ai sim, e só assim.

      Jozef

      Eliminar
  3. sempre gostei de varela, por vezes tem dias que nada lhe sai bem mas acarinhado é muito util.

    ResponderEliminar
  4. Carlos Eduardo fez uma época de alto nível no Nice, despertando o interesse de vários clubes franceses (e não só). Na minha ótica, um jogador deve ser emprestado com vista a jogar mais regularmente e a evoluir de forma a posteriormente poder vir a jogar no seu clube.

    Se Carlos Eduardo, após esta época de grande nível, não ficou no Futebol Clube do Porto, transmitir-se-á uma mensagem aos outros emprestados de que não deverão voltar ao clube?

    É que nem a pré-época foi-lhe dada. Se era para ser assim, tinha-se vendido logo o jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo li, não se vendeu logo porque as propostas recebidas antes, dos tais clubes franceses, não correspondiam ao que o Porto achava que ele valia. Tanto que ele tinha sido reintegrado, foi anunciado pelo PdC e tudo. Nem a pré-época lhe foi dada porque o negócio foi concretizado antes desta ter início

      Eliminar
    2. Segundo li, não se vendeu logo porque as propostas recebidas antes, dos tais clubes franceses, não correspondiam ao que o Porto achava que ele valia. Tanto que ele tinha sido reintegrado, foi anunciado pelo PdC e tudo. Nem a pré-época lhe foi dada porque o negócio foi concretizado antes desta ter início

      Eliminar
  5. Como assim o Carlos Eduardo naonsta da lista de activos do R&C?

    ResponderEliminar
  6. sempre gostei do Varela, pelo motivo explicado no post e que nunca ouvi nenhum comentador mediático mencionar (suspeito que por um racismo latente): acho um jogador bastante inteligente, sabe sempre o que pode e deve dar ao jogo. e nunca vi que se poupasse a esforços, mesmo quando as coisas não lhe saíam bem às vezes.

    por isso dou-lhe as boas vindas se estiver de volta. (muito ao contrário Maxi: vade retro, nunca, nunca, nunca, por favor...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Racismo dos comentadores para com Varela??? Isto é a sério?

      Manuel

      Eliminar
  7. Sempre gostei muito do Varela, acho que é um jogador muito inteligente em campo e que fortalece o colectivo, pois é um jogador de equipa. A sair o Quaresma é efectivamente um excelente "reforço" até porque já conhece os cantos à casa e já leva muitos anos de porto.
    O Rolando acho que é uma situação mais difícil. Ingenuamente talvez, mas a época passada acreditei que pudessem ultrapassar as divergências e que ele integrasse o plantel mas depois do que se passou acredito que seja já uma situação irreversível. Oxalá fosse recuperado, mas não me acredito.

    ResponderEliminar
  8. "Saíndo Quaresma, recuperar Varela é a melhor solução possível."

    Mas há algum fundo de verdade na suposta saída do Quaresma?

    ResponderEliminar
  9. Quando soube da notícia rejubilei porque Varela é tudo o que escreveu e mais, é um bom balneário, espero sinceramente a sua permanência assim como Rolando, afinal o tempo passa, as pessoas envelhecem e teoricamente ficam mais sábias, para todos.

    ResponderEliminar
  10. O Varela é um jogador útil e que em alguns jogos é capaz de trazer grande qualidade á equipa. É sempre é garantia de 10 golitos por ano e umas assistencias. O facto de ele não ser adorado pelos adeptos, muito pelo contrário, deve-se ao facto de ele em 10 jogos fazer 8 completamente horriveis. Desde o ano de Vilas Boas que isso sucedeu. Nos jogos bons tem qualidade para o FCP, nos maus nem para um Arouca, com o devido respeito. Problema é que faz MUITOS jogos maus e poucos bons. Aos 30 anos, com este problema que já referi de falta de consistencia, após revelar que queria sair do clube para ganhar mais dinheiro, não me parece bem esta renovação. Não vejo grandes valias que possa trazer à equipa, a não ser tornar-se num 4\5º extremo de um plantel. Poderá ser um jogador "útil", mas será que ele se resignará a esses termos?
    Penso que significa que o Quaresma vá sair, talvez seja pelo melhor.

    Joel

    ResponderEliminar
  11. Se vier com a cabeça limpa, é muito bem vindo.

    ResponderEliminar
  12. Desta vez não concordo consigo! Varela para que?? um jogador que no ano passado se recusou a ficar no plantel? que este ano que esteve emprestado e reparem a que clubes... WBA e Parma! Acho que já muita gente se esqueceu dos 10 jogos do Varela em que se aproveitava 1 e depois com Hernâni, Quaresma(até ver) Brahimi e Tello, ainda mais incompreensível se torna!!

    ResponderEliminar
  13. Entra Varela...deverá sair Quaresma. Estou muito preocupado com o FCP. Maxi e Casillas...não entendo. Lopetegui=Muito investimento, zero títulos. Apoio sempre o FCP, mas no FCP os adeptos não são cegos.

    ResponderEliminar
  14. Fui grande apreciador do Varela enquanto esteve de boa vontade. Ponto.

    Hoje não me parece razoável reintegrar Varela. Muito menos Rolando. Forçaram a saída de forma egoísta.

    A renovação do primeiro para mim significa essencialmente uma coisa: evitar o reverso da medalha do Maxi.

    Totalmente de acordo quanto a limpeza dos excedentários (e à não repetição).


    Do Porto com Amor

    http://doportocomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Não percebo nada da politica de compras, vendas e empréstimos deste Porto. Acho que o melhor é nem tentar ver muitas noticias para não ficar mal disposto!

    ResponderEliminar
  16. Caro Tribunal do Dragão, os 2,83M€ referidos no R&C não será a parcela referente aos custos com os empréstimos de Casemiro (1,5M€) e Tello (2M€)? Esse valor está referido na rubrica "(Custos)/proveitos com transacções de passes de jogadores" e portanto nada terá a ver com salários.

    ResponderEliminar
  17. E o Carro alugado aka Adrian vai ser devolvido ou não?

    ResponderEliminar
  18. Casillas, Maxi Pereira, Imbula, Drogba, Lopez... O que é isto??????

    O Fernandez, o Helton, contratamos o Gudiño ao preço que se sabe embora seja um valor seguro, mais 2 ou 3 coitados que temos com contrato e não sabemos onde os colocar...

    e agora vem o milionário Casillas???? mas quanto é que esse jogador vai custar?????

    o Ricardo Pereira fez um excelente sub21, está muito motivado e ainda há Hernani que não tendo eu sido favorável a sua vinda por algumas limitações que eram evidentes... e vai-se renovar com o trintão Varela que nos tinha passado a perna??????

    Mas qual é a ideia do treinador? Porque não se concentra em criar um fio de jogo competente em vez de estar a contratar jogadores destes.

    TEMOS IGUAL EM CASA E A MENOS DE METADE DO PREÇO!!!

    Vamos construir uma equipa nova? Então todos os anos é isto? Ainda não começou e eu já estou farto. FARTO!

    ResponderEliminar
  19. Também sou dos que gosta de ver Varela no plantel.
    Será mt útil para o 442, se Julen o tiver como modelo alternativo.
    Foi pena a sua atitude no passado recente... que falta fez!!
    Mas se ficar de cabeça limpa, obviamente que é uma mais valia.

    Vai Porto.

    ResponderEliminar
  20. Acreditas que é mesmo possivel reintegrar o Rolando? Eu gostava.

    ResponderEliminar
  21. O Maxi Pereira no Fc Porto nunca por favor! Arranjem outro lateral melhor que o Maxi! Saudações

    ResponderEliminar
  22. Nós já tivemos largas dezenas de atletas emprestados. O que temos agora é apenas uma ínfima parte do que já tivemos, e isso é de registar.

    ResponderEliminar
  23. O Varela é um grande jogador. O problema dele? O nome, a cor e a nacionalidade. Fosse estrangeiro, chamasse-se qq coisa impronunciável e tivesse menos melanina no corpo e seria um ás...infelizmente é assim. Formou com Hulk e falcão um dos melhore tridentes ofensivos do FCP. O James sentou-se muitas vezes no banco por causa dele.

    Filipe Coelho

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.