quinta-feira, 21 de abril de 2016

É preciso ter Faro para o lapso

O que têm em comum Tiago Jogo, Iuri Gomes ou Diogo Coelho? São jogadores cedidos por outros clubes ao Farense. Que mais têm em comum? O Farense não utilizou nenhum deles contra os clubes-mãe (adenda: apenas o Feirense, que emprestou Tiago Jogo, está na segunda liga), até porque, como se sabe, os regulamentos proíbem isso. Até aqui, tudo normal.

E depois há Harramiz. Quem é Harramiz? Um jogador emprestado pelo Benfica ao Farense. Então o que fez o Farense? Utilizou-o contra o Benfica B.

Ou seja, a partir do momento em que Harramiz entra em campo, o Farense já perde o jogo. Perdeu-o em campo, mas tê-lo-ia também perdido na secretaria. Ou seja, o Benfica B, sob quaisquer que fossem as circunstâncias, já sairia deste jogo duplamente beneficiado: não só ganhava o jogo como um rival direto na luta pela manutenção ia perder pontos.

Além de perder o jogo em campo, o Farense foi punido com a perda de mais 2 pontos. Assim já está a 4 pontos do Benfica B, que tem praticamente menos uma equipa com a qual se preocupar na corrida à manutenção.

Que diz o Farense sobre isto? Segundo o seu presidente, António Barão, tudo não passou de um lapso. «A utilização do Harramiz resultou de desconhecimento do Farense e não houve intenção nem maldade», disse ao Record: «Pensávamos que o jogador já não tinha qualquer ligação com o nosso adversário».

O Farense, infelizmente, não sabia que Harramiz ainda era jogador do Benfica. Imagine-se como é possível andar uma época a pagar salários a um jogador que, no fundo, nem se sabe a quem pertence. Mais ainda: imagine-se o que é o gabinete de imprensa do Farense saber mais do que o próprio presidente/clube.


Conforme se pode ver neste post no Facebook do Farense, Harramiz foi anunciado como reforço por «empréstimo do Benfica». Será possível que quem gere o Facebook do Farense sabe o que mais ninguém do clube aparentemente sabia? A isto não se chama lapso, chama-se incompetência. Ou então chama-se outra coisa.

De facto, o historial de colaboração entre Farense e Benfica é vasto. Para quem não se recorda, o Farense foi pioneiro mundial nesta prática:


Desde então, o Benfica tem cedido uma série de jogadores ao Farense, quase todos recheados de potencial.  Quem não se lembra dos craques Jim Varela (a explodir no Progreso) e Juan San Martín (a espalhar magia no Louletano)? Chegaram juntamente com Elbio Álvarez, um suplente da equipa B. Segundo a agência EFE, em janeiro de 2012, o Benfica pagou 1,5M€ só pelo direito de preferência destes 3 jogadores e mais 2,9M€ pela compra do passe. Fica a sugestão ao Football Leaks: estes seriam interessantes de se ver.

Isto para dizer que Jim Varela e San Martín foram exemplos dos craques que amadureceram no Farense antes de irem espalhar magia para a Luz. Na verdade, não correu muito bem, pois não? A melhor contratação do Benfica - para quem mais vale uma assento na liga do que um Jankauskas - pelos caminhos de Faro ainda continua a ser Carlos Deus Pereira.

Quem não se lembra deste ex-futebolista que representou o Benfica durante 9 anos? Poucos, talvez, pois deu mais nas vistas pelo seu trabalho como presidente da Mesa da AG da Liga durante o consulado de Mário Figueiredo. Recusou vários pedidos de Assembleias Gerais para destituir o presidente da Liga, rejeitou as candidaturas de Rui Alves e Fernando Seara à presidência da Liga e foi presidente da SAD... do Farense. Farense esse que foi um dos 7 clubes a votar na reeleição de Mário Figueiredo em 2014. É preciso ter faro para as parcerias, e o Benfica mostra tê-lo de sobra por estas bandas.

Ainda sobre Harramiz, então e o próprio papel da equipa de arbitragem e dos delegados ao jogo da liga? Não houve um único elemento competente o suficiente para verificar, facilmente, que Harramiz era um jogador emprestado pelo Benfica? A própria inoperação dos agentes da nossa liga fez com que o Farense, ainda antes de começar o jogo, já tivesse perdido; e o Benfica ganhou não só os 3 pontos, como vantagem sobre outra equipa na luta pela manutenção.

Qualquer coincidência com a realidade é pura ficção. Mas por um momento, imaginemos o que aconteceria se o projeto de formação do Benfica, que tanto tem proclamado a aposta no Seixal e a estratégia para ter uma base de jogadores formados no clube e na seleção nacional, culminasse com a queda da equipa B para o Campeonato de Portugal. Nem Alexandre Dumas, com mil Aramis ou Harramiz, conseguiria imaginar tão trágica ficção.

Ah, já agora: não se esqueçam, Victor Andrade está emprestado pelo Benfica. Não vá alguém do Vitória de Guimarães B, na próxima jornada, cometer o mesmo lapso que o Farense. 

27 comentários:

  1. Muito bem apanhado Tribunal. Como é possível isto passar em claro por jornalistas e entidades competentes. Vamos deixar o Benfica controlar tudo no futebol, manipular resultados em seu prol e não fazer nada? Tudo a partilhar o post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples são todos manipulados pelo benfica e digo mais se fosse o FCP a fazer algo parecido já teria sido exposto há muito pela comunicação social.

      Eliminar
    2. Coitados dos 3 Mosqueteiros que mesmo com o 4º juraria que nem assim salvaria o Farense das tramoias dos Lampiões

      Eliminar
  2. Muito obrigado TDD

    tudo isto anda a ser branqueado e deram a noticia nem sei em que canal de TV mas ninguem quer aprofundar o caso tal como foi com Marco Ferreira.

    Eu pergunto e visto que o jogador que já era conhecido no Seixal pois já lá andou e conhece bem os cantos à casa e sendo assim presume-se que conheça por lá muitos funcionários do clube encarnado ou ex.companheiros da formação, ninguem viu nada ninguem conhece o jogador nem alertaram par ao facto de ele sr emprestado pelo o Benfica?

    outro facto é que não jogou na primeira volta contra o Benfica B e o Farense até ganhou.Será que esses 3 pontos não ficaram um bocado azedos?

    se calhar tem tudo a ver com o novo contrato de TV que eles fizeram e que já não é com a BTV que termina no fim da época.Segundo se sabe é com a MEO, logo no CPP não estou a ver a MEO a ter intresse nos seus jogos

    outra coisa para ajudar na argumentação do TDD

    http://prntscr.com/aupid2
    noticia de julho de 2015 no Record

    isto para mim pode ter algo a ver com o artigo 63 do Regulamento disciplinar das competições

    ResponderEliminar
  3. ma o mais "engraçado" é que nem o jogador sabia que era do "fifica".....

    ResponderEliminar
  4. A prova de que a 'comunicação social' so escreve o que bem quem e lhes interessa. Vergonha!!
    Podia a newsletter do fcp escrever isto (ja que se sabe que segue o tribunal)? Podia...mas nao seria a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  5. Tenho que tirar o Chapéu, Muito bom texto... Contudo não sou adepto de deste tipo de comentários...

    ResponderEliminar
  6. Se a comunicação social não pega, os comentadores do FC Porto nos diferentes canais e programas desportivos que existem, deviam levantar esta questão, ou então a newsletter podia pegar e lançar o assunto. Muito bom trabalho de investigação.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Mais um dedo em riste.
    O meu aplauso para o Tribunal do Dragão.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  8. O TDD continua a prestar serviço público azul-e-branco. Muito bem.

    Naturalmente, na SAD do FC Porto ninguém reparou neste caso e o 'Dragões Diário' anda mais entretido na caça às bruxas.
    Hoje o alvo foi um ex-administrador da SAD e ex-vicepresidente do clube - Angelino Ferreira - o qual cometeu um "crime" grave: há cerca de 2 anos bateu com a porta e foi-se embora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...como deve saber umas coisas sobre o bater de porta do Angelino, vou ficar em ânsias para que nos explique tudo...afinal o TDD é um espaço democrático e amplo para o debate.

      Eliminar
  9. As 23h Julen Lopetegui vai dar uma entevista na RTP3 no programa grande area (so é pena nao ser o Manuel Jose a entrevista-lo) portanto tamos a contar com bocas e bombitas para a praça!

    ResponderEliminar
  10. sou farense, mas está bem visto e explicado... tantos interesses obscuros....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando o Bruno Alves passou pelo Farense sendo talvez um dos empréstimos de maior sucesso da história entre Porto e o Farense... ninguém se lembrou de dizer que o Farense era isto ou aquilo.

      o Farense ao longo da história sempre teve jogadores emprestados pelo Benfica e pelo Porto...

      Não criem histórias...

      Se o interesse do Porto ou das pessoas do Porto em "enterrar" o benfica b era assim tão grande bastava que não tivessem ganho o jogo que ganharam há 15 dias no são luis... nem precisavam do resultado pra vencer a segunda liga.

      Há um erro difícil de entender até pra mim... mas agora já não se pode fazer nada.

      Eliminar
    2. Sinceramente custa-me a crer que o Farense desse um tiro nos pés de propósito. Em que é que isso favorecia a sua situação periclitante, já que a posição do Benfica não diz respeito ao Farense? Não há interesses obscuros.
      O que diz o presidente do Farense parece-me verdade, foi um lapso, grave, mas um lapso. Quanto aos árbitros, eles não têm obrigação de saber as condições contratuais dos jogadores! Essa teoria não tem nem pés nem cabeça.
      O resto são teorias da conspiração para desviarem as atenções do que realmente se passa. Hoje Lopetegui foi claro e conciso para quem esteve atento.

      Eliminar
    3. Zé do Fare mas alguém acredita no pai natal?!ERRO? Sabe de uma coisa chamada dinheiro? Conhece o termo chamado corrupção?

      Olhe o Sócrates também é inocente pois não há provas...

      Eliminar
  11. Excelente texto, obrigado pela divulgação!

    ResponderEliminar
  12. O Farense sempre foi um pau mandado do Benfica, quando estavam na primeira era um mini estádio da luz quando lá ia o patrão.
    Felizmente o Olhanense fez-lhes o funeral após esse suicídio do Harramiz e agora voltam para de onde nunca deveriam ter saído, esperemos que de vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não é por acaso que uma das derrotas mais humilhantes do benfica no campeonato nacional foi no estádio do farense...

      levaram 4-1, algo que o olhanense nunca conseguiu fazer.

      Eliminar
  13. Época 2014/2015:
    Já estava emprestado pelo Benfica e ainda disputou um jogo contra os encarnados. Mas nesta época, ainda era possível utilizar jogadores emprestados contra o clube de origem.

    Época 2015/2016
    31/10/2015, Jornada 13. Benfica - Farense: Harramiz não convocado.
    15/03/2015, Jornada 36. Farense - Benfica: Harramiz, no 11 titular.

    Quase duas épocas emprestado. Nunca ninguém se esqueceu do empréstimo e de repente ocorre uma amnésia colectiva, até o jogador se esqueceu quem era a entidade patronal...

    Demasido suspeito para não dizer mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCPorto devia fazer uma participacao dado que desvirtua uma competicao em que esta envolvido.

      Eliminar
    2. na jornada 13 não podia jogar porque foi expulso na jornada 12.

      a segunda liga jogou 5 jornadas em 15 dias... sábado-quarta-sábado-quarta-domingo. Houve um erro.

      Eliminar
  14. Pinto da Costa ainda é grande....até Lopetegui não lhe resiste. Vou ver, sem duvida. Gostava era que tanto o Gilberto como o Calica de Paredes confrontassem Julen com o que dele disseram enquanto treinador do Porto. Pena se Manuel José não estiver presente. Se calhar vai lá estar o Nunes, compincha do Calica nos jantares com o Jorge, quando este treinava os corruptos. Vai ser uma emoção....
    Quanto ao resto do post, só dizer isto: que andam a fazer o MP a Maria José Morgado e o Costa, apareçam, precisamos que nos alumiem o caminho com o visso empenho.

    ResponderEliminar
  15. É assim mesmo é preciso desmascarar estas manobras já que quem é principescamente pago para o fazer não o faz.

    ResponderEliminar
  16. Que pena que este post não tenha o destaque que outros tiveram.

    A qualidade manteve-se!

    ResponderEliminar
  17. O futebol hoje em dia é tudo menos transparente! E esta situaçao mais uma vez comprova isso.
    O benfica vai se aproveitando de clubes q estao em situações delicadas, a nivel financeiro e desportivo, como este caso com o farense.
    Mas o pior disto tudo sao dirigentes como o presidente do farense q vem dizer que foi um lapso, basicamento passou um atestado d incompetência a toda direção inclusive a ele proprio. Num clube dito professional de futebol na situaçao em q está e toda a ligaçao com o club da luz, um lapso deste é muita coincidência.
    Presidentes e direcçoes como a do farense têm vindo a matar o futebol Português.
    Againts modern football

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.