segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dois pesos, duas medidas

Quem leu o post anterior, e muitos já o fizeram e não apreciaram, conheceu desde já a postura que tenho em relação à arbitragem: uns dias seremos prejudicados, outros beneficiados, e não tenciono andar com uma balança atrás ao longo da época.

Sou o primeiro a defender que apitar jogos pela TV é muito fácil e que os árbitros têm uma tarefa dificílima. E precisamente por defender isso, exijo sempre máximo rigor e profissionalismo aos profissionais da arbitragem. Até que o leitor «DA» chamou à atenção para o facto de ter sido Valter Rufo a acompanhar o ataque do FC Porto na segunda parte (julgava ter sido José Braga). Entretanto surgiu nas redes sociais o seguinte perfil do auxiliar no Facebook.


Tudo bem, os árbitros podem assumir a preferência clubística. O mais conhecido árbitro português, Pedro Proença, é um assumido benfiquista e muito detestado para os lados da Luz. Daí que até nem atribuiria grande importância a este like no Facebook (a esposa?, a avaliar pela quantidade de likes em páginas eróticas e registos em sites de namoriscos online, tem mais motivos para estar preocupada). Mas se há coisa que não aprecio, são dois pesos e duas medidas.


O rival Benfica, há um ano, reclamou em comunicado que o árbitro de andebol Rui Rodrigues era um assumido portista no Facebook. Vários jornais fizeram disso notícia e o tema até discutido em programas televisivos dedicados a futebol foi.

Ora muito bem, para o Guimarães x FC Porto, jogo de líderes que valia a liderança, foi nomeado não só um árbitro que está no último ano de carreira e que nunca foi internacional, como também um assistente assumidamente benfiquista.

«Onde fica, assim, a credibilidade da modalidade?»

17 comentários:

  1. É por estas e por outras que o já cliché "contra tudo e contra todos" faz sempre mais sentido com o FC Porto

    ResponderEliminar
  2. Classificou o estádio da luz com 5estrelas, facebook do filho carregado de benfiquismo e entretanto o nossa caro amigo auxiliar apagou o like no slb

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    deixemo-nos de merdas, claro que ver os lances na TV é mais fácil mas quando se erra sempre para o mesmo lado...

    um pequeno exemplo:

    - penalty sobre Brahimi e respectivo vermelho ao jogador dos raivosos...népia
    - lance na área dos raivosos com a bola na mão ou mão na bola, na dúvida...népia
    - Brahimi em linha marca, lance difícil de avaliar mas mais uma x...népia (ainda houveram pelo menos mais 2 offsides mal tirados)
    - num lance muito duvidoso na área do FCP o auxiliar não teve dúvida...penalty
    - mais 2 lances discutíveis com Quintero e Jackson...népia
    - as faltas e faltinhas a meio campo quase sempre em nosso prejuízo
    - a cereja...com tantas paragens e substituições...3 minutinhos

    Com este apitadeiro nem na TV nem na Playstation. Deixemo-nos de ser anjinhos, era evidente que este já vinha encomendado. O que me espanta é o nosso silêncio

    Em relação ao jogo propriamente dito nem me apetece falar mas fica o registo que só jogamos 1 hora e que merecíamos a vitória.

    Saudações Portistas
    Carlos Torres

    ResponderEliminar
  4. O nosso Fcp está muito "manso"!
    O mister ainda não conhece esta triste realidade....
    Mas os responsáveis do nosso clube, comem e calam!

    ResponderEliminar
  5. Eu fico surpreendido é porque este excelente blog não realça o lance do Quintero.

    É penalty (e claro) em qualquer parte do mundo. Até Coroado,confirmou na TV.

    E quanto ao penalty sobre o Baiimi (lembrar que NÂO há lei da vantagem nos penaltys e que era expulsão do jogador do Guimarães) não há qualquer duvida.

    ResponderEliminar
  6. O outro insulta árbitros, vai para zonas proibidas, é castigado nas férias de Natal...Empurra polícias e figuras do próprio clube...
    Vale tudo até nomear "amigos"
    O Fcp é que não Reage....

    ResponderEliminar
  7. A direcção tem de fazer barulho! Este ano vamos ser prejudicados em todos os jogos que fizermos fora e os outros sempre com amigos apitar os jogos fora.

    ResponderEliminar
  8. O que gostava era que alguém me dissesse, se souber, quantos golos sofreu o Benfica em jogos apitados pelo Sr. Capela nos últimos 5 anos. ou 6. ou 7 tanto faz.

    ResponderEliminar
  9. Não consegui ver o jogo com a atenção que gostava. De qualquer modo todos ja sabiamos da dificuldade deste jogo, uma vez que a equipa do Vitoria Guimarães esta bem montada como ainda era um jogo antes de uma receçao importante a um dos jogos mais importantes da época, frente ao BATE. Mesmo assim, gostei de ver a entrega dos jogadores e não vou desta vez individualizar ninguem pela entrega. Houve erros da arbitragem, de qq modo nao me parece que tenham sido intencionais: o lance mais polemico é o do fora de jogo de Brahimi, em que se ve o bandeirinha mal colocado, entao deve ser isso que o levou ao erro, aliado ao lance ter sido muito rapido e ter outro jogador do porto do seu lado esse sim em fora de jogo. De qq modo, neste momento o FCP so depende de si proprio para ser campeao! Isso é que é imporante, perdemos dois pontos mas continuamos a depender de nós mesmos! Ha que pensar a 100% no BATE!

    ResponderEliminar
  10. Eu creio que estamos a focar-nos demasiado na arbitragem, o que não invalida o facto de ter sido má e estamos a atirar areia para os olhos dos portistas e não vemos o que a equipa não produziu.
    Houve pouco jogo interior, pouco posicionamento entre linhas por parte dos medios, claramente faltando ali outro tipo de jogador, como Evandro, pois R. Neves ou Casemiro não são jogadores com características ofensivas e Herrera tem cometido erros fulcrais, que na minha opinião já devia ter saido do onze.
    Há muita posse, muita circulação, mas não há objetividade necessária para criar mais oportunidades de golo. Com isto não quero dizer que o Julen Lopetegui é mau treinador, pelo contrário, mas acho que por ser algo inexperiente mantém-se fiel às suas convicções algo conservadoras e não explora outras nuances no seu modelo de jogo. Como Guardiola referiu, a posse de bola só por tê-la sem ter em vista a baliza, é chato. O tiki-taka é pejorativo para ele.
    Mas claro, temos que dar o mérito ao Vitória, que esteve bem organizado no momento defensivo e com um meio campo com muita intensidade, no qual destaco André André. Tem 1 extremo do qual não me recordo do nome que é muito promissor.
    Mérito de Rui Vitória, que na minha opinião é um excelente treinador.
    Para concluir, o Porto para além dos erros de arbitragem tem que melhorar principalmente na transição ofensiva e no momento ofensivo, em que é algo inócuo, apesar da qualidase futebolistica dos seus jogadores.
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não é onde nos focamos; a questão é a seguinte: mesmo jogando mal, fizemos o suficiente para ganhar e não nos deixaram.
      Os lá de baixo, ninguém diz se jogaram bem ou jogaram mal (tive o azar de ver um pouco do jogo entre os dois Belenenses, que miséria...mas o original jogou um pouco melhor que a cópia barata e caloteira).
      Enquanto, iludidos pelas conversas da CS facciosa e centralista, enveredarmos pela crítica ao treinador e ao futebol e nos deixarmos papar por arbitragens destas, os outros vão sendo ajudados e aproveitam, amealhando pontos e construindo uma equipa (que hoje não têm).

      Somos Porto, contra tudo e contra todos.

      Eliminar
  11. Eu gostava de ver o Tiago Rodrigues treinar com o plantel principal acho que tem tudo para com tantos jogos nos ser útil. Tem qualidades excelentes para 8.

    ResponderEliminar
  12. Vou ser directo. Há erros de arbitragem? claro. Há erros da nossa equipa? também.
    Continuamos a entrar em campo sem vontade de resolver o jogo o mais rápido possível e depois se temos de ir atrás do prejuizo já não temos tempo...Há que entrar no jogo a 200% e não a 20%.

    Depois uma situação que me desagradou. Esgotar a ultima substituição nos descontos? Para queimar tempo? O empate sabe a derrota. Tínhamos 20 minutos para ganhar o jogo...

    Havia Aboubakar para entrar. Se Quaresma não conta, havia Ricardo. Até Marcano podia entrar para o lugar de Angel, jogar com 3 centrais e fazer avançar Danilo. Havia que se massacrar a área do Vitória.

    Em Portugal, salvo os jogos com os rivais só uma coisa interessa: Golos, Golos, Golos. Até podemos sofrer 2 ou 3 mas temos de marcar muitos mais...

    ResponderEliminar
  13. Acho que com esta analise da arbitragem o TdD vai perder alguns(muitos) adeptos... Mas para mim é sem dúvida a leitura correcta! Parabéns pela coragem e espero que eduque muita gente no futebol em especial portistas. Eu acho que até foi uma boa arbitragem, apesar de os erros todos terem sido contra o FCP. Os erros foram 2: pênalti sobre Brahimi na 1a parte, e golo mal anulado por fora de jogo do Brahimi. No entanto são lances de difícil análise como o TdD já explicou. Mas se houve predisposição do árbitro para prejudicar o Porto, nunca teria marcado pênalti sobre Brahimi, poucos árbitros marcam esse tipo de pênaltis, assim como o pênalti do Guimarães que também foi muito bem marcado. Resumindo o jogo acho que Porto jogou algumas vezes bem, podia ter jogado melhor. Penso que Tello ou Quaresma deviam ter jogado de inicio. E teve azar em relação ao golo mal anulado ao Brahimi e pela falta sem querer do Jackson que deu o pênalti ao Guimarães.

    ResponderEliminar
  14. Concordo que o FCP neste jogo foi prejudicado pela arbitragem, mas também há jogos em que acaba por beneficiar num ou outro lance chave. Prefiro evitar usar a desculpa da arbitragem.

    Para mim o principal problema tem sido a forma enfadonha com que jogam todas as 1ªs partes. Porque que é que só começam a jogar na 2ª parte?

    É estratégia? É preciso sentirem-se apertados?

    Acho que há um problema no funcionamento do meio-campo, falta um moutinho.

    ResponderEliminar
  15. Tribunal do Dragão, num assunto não relacionado... André Silva foi "encostado" até renovar? Não percebo o que se passa, com Paciência lesionado nem convocado foi para o jogo de hoje da equipa B. Está lesionado? Um valor daqueles... Se me pudesse responder (caso saiba algo) agradecia imenso. Sou leitor regular do seu excelente blog e continue o magnifico trabalho!

    ResponderEliminar
  16. A diferenca entre este o o outro casa é simples, um foi assumido Anti-Benfiquista!

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.