domingo, 23 de agosto de 2015

Maratona, não sprint

Em 2014-15, quando o FC Porto perdeu com o Marítimo por 1-0 no campeonato, arriscou ficar desde logo a 9 pontos do Benfica. Acabou por continuar a 6, pois o Benfica perdeu em Paços de Ferreira, mas de qualquer forma foi uma jornada negra, pois o FC Porto não só não fez o que lhe competia como também acabou por desperdiçar uma jornada onde rival perdeu pontos.

Mau jogo, boa jornada
Agora, em 2015-16, o FC Porto voltou a ter um mau resultado na Madeira. E de uma possibilidade de ficar já a 2 pontos do Benfica, o FC Porto passa já a ter um de vantagem. Em 2014-15, o FC Porto não tinha pontuado na Madeira. Já em 2015-16, o Benfica acaba de perder contra quem ganhou os dois jogos há um ano, e ainda por cima num estádio neutro onde tinha adeptos em massa.

Basta dizer o óbvio: o campeonato é uma maratona, com altos e baixos, e não são os segundos 90 minutos dessa longa corrida que podem definir o quer que seja. O FC Porto teve um mau resultado na Madeira (pior que o resultado foi a exibição, na verdade), mas a jornada acaba por se revelar proveitosa.

Podíamos pensar que já poderíamos levar 3 pontos de vantagem sobre o Benfica, mas não é essa questão: logo à primeira oportunidade de ganhar pontos em relação a FC Porto e Sporting, o Benfica não mostra o estofo de campeão que, na verdade, faltou a cada um dos três grandes nesta jornada. Porque todos vão ter maus jogos, todos vão perder pontos.

Para já, a realidade é essa: o FC Porto depende de si próprio para, já à 5ª jornada, fazer com que o rival e bicampeão Benfica já não dependa de si próprio para revalidar o título. Vamos ter desafios importantes contra Estoril (que aguentou 70 e tal minutos na Luz e só Júlio César lhes roubou o sonho) e Arouca (que é o líder isolado!), depois teremos o clássico com o Benfica. São 3 testes de fogo, já após alguns dias que serão decisivos no ataque ao mercado e na redefinição do plantel.

O campeonato é uma maratona, que terá altos e baixos, no qual podemos fazer maus jogos em boas jornadas, e bons jogos em más jornadas. A crítica e opinião é um direito que assiste a qualquer um, mas quando se vê, de há um ano para cá, portistas a aclamarem Rui Vitória (opção sempre recusada neste espaço) como alternativa a Lopetegui, isso diz claramente uma única coisa: o problema nunca é o treinador, é sempre um mau resultado, seja quais forem as circunstâncias. Podemos achar que com A estamos mais perto da vitória do que com B, mas se Pinto da Costa, em época de recandidatura/eleições, diz que é em Lopetegui que deposita e reforça confianças numa temporada importantíssima para o seu legado, não é por acaso.

Sobretudo porque Mourinho não está disponível. Ah, esse também não presta, pois já está a 5 pontos da liderança e só hoje ganhou o primeiro jogo da época. Pode ser Allegri? Ah, não, a Juventus pela primeira vez abriu um campeonato a perder um jogo em casa. Guardiola? Nope, também não, que em Munique dizem que não sente a mística do clube. Vamos ao Benítez, o tipo contratado para substituir o campeão europeu Ancelotti... e que não ganha em Gijón. Ou então Rui Vitória, é isso? Mas quem quiser poderá sempre sugerir outros nomes. Daqui a uns tempos compararemos os pedidos.

A maratona ainda agora começou. E é com Lopetegui que a vamos correr. Tropeçando num dia, podendo recuperar terreno logo no dia seguinte, mas com a garantia de que os próximos 270 minutos deste percurso vão dizer muito da ânsia, da capacidade e do estofo do FC Porto para ser campeão nacional.

11 comentários:

  1. Po ano temos o Pellegrini disponivel lol PdC parece que gosta dele... Agora a serio VP podia voltar...
    Em relacao ao post o campeonato vai ser bem disputado ate ao fim (acho eu) e vai haver deslizes de todos! O slb na jornada passada a pior coisa que lhes podia ter acontecido foi ter ganho por 4-0 as muitas coisas más foram mascaradas e os adeptos ficaram cegos! O scp enfim se lhes faltar o carrillo nao sei como vai ser e sinceramente nao ne acredito que consigam eliminar o cska e por isso vai lhes faltar o tusto!
    Uma pergunta TdD achas que o fcp esta a espera das eliminacoes da champions para pescar nalgum clube?

    ResponderEliminar
  2. Caro tdd por muito bom que seja o artigo acima escrito e com uma excelente análise, como são todas, continuo a dizer que lopetegui não é treinador para o Porto. A melhor contratação deste ano teria sido um treinador e não jogadores. Não direi Rui Vitória porque também não vejo nada de especial mas marco Silva por exemplo. Villas-Boas também era jovem e uma aposta de risco mas que saiu vitoriosa.

    ResponderEliminar
  3. Nós, FCP, só temos que nos preocupar com as nossas exibições e não com as dos outros clubes. Se jogou mal temos que reclamar, e não é por ter perdido 6/7 titulares, porque mesmo com esses o Porto tinha jogos assim. Sem atittude, e o mais preocupante, Lopetegui sem sem saber mexer na equipa. Não é a trocar de ponta de lança por ponta de lança, quando estamos a necessitar de marcar, que a bola chega à area...

    ResponderEliminar
  4. Caro TdD

    Não estou habituado a ler demagogia neste espaço, pelo que me surpreendeu este post.
    Referir uma série de nomes de treinadores que começaram mal vale tanto como se tivesse mencionado outras tantos que começaram bem: que na minha opinião é quase nada. Cada um enfrenta as suas próprias circunstâncias, diferentes de todos os demais, e em nada ajudam na defesa de Lopetegui, que mais uma vez deu mostras de não ter evoluído face ao ano passado.

    Concordo que será ele o treinador até final da temporada e quase nada poderia justificar o contrário, mas isso não nos deve impedir de lhe apontar defeitos e qualidades e exigir maior competência e respeito pelo historial do clube.

    http://doportocomamor.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. um texto baseado muito na fé e a fé é que nos salva. A este maritimo todos vao ganhar, neste momento na maratona estavamos ja destacados com a confiança que isso nos daria, assim tenhamos fé. Mas temos de perceber que se num ano um treinador nao ganha nada, no segundo ano com novos jogadores a equipa continua a apresentar exatamente os mesmos defeitos nao tendo melhoria, ou é teimosia ou burrice. Nesta altura do campeonato temos de aguentar nao temos escolha tenhamos fé e esperemos que ja no proximo demonstremos algo novo para nao ter um dissabor em casa.

    ResponderEliminar
  6. Sempre a defender o treinador, impressionante como o Porto com o maior orçamento de sempre não ganha nada, um ano depois está tudo na mesma e ainda existe alguém que defenda este "modelo".

    ResponderEliminar
  7. Se achas q o nosso maior rival este ano vai ser o Benfica ja vais por maus caminhos.
    E comecar ja a desculpar pessimas opcoes e exbicoes com a teoria de que o campeonato e longo... E tao longo como o do ano passado e ao segundo jogo ja estamos a mostrar todos is defeitos que tinham obrigacao de ter sido corrigidos...

    ResponderEliminar
  8. Vi tudo igual ao ano passado: passividade,falta de entrega ao jogo, capacidade de reação,etc, e agora com jogadores diferentes! Afinal de quem é a culpa? O Imbula um jogador de arranques fez 1 ou 2 se me lembro e não fez mais porque? Porque é que os jogadores jogam a passo? Porque é que parece que estamos sempre longe da baliza adversária?Porque é que a equipa continua com os mesmos problemas da época passada? Porque é que o sporting de Jorge Jesus,por exemplo, já apresenta um futebol de ataque com reação, pressão, intensidade e a nossa não? Tudo isto tem um nome Lopetegui continua incompetente e por pura teimosia não muda.

    Deixei de acompanhar os jogos do FCP a época passada com regularidade pois são todos iguais passes para trás para o lado e de repente lá aparece um golo depois de tamanha monotonia isto quando estamos a ganhar pois se estamos a perder não conseguimos dar a volta ao resultado por não haver ideias e processos ofensivos suficientes para desbloquear a defesa adversária.

    Não quero ser nem sou pessimista podemos até ser campeões mas digo e repito temos de mudar de treinador isto que aconteceu na Madeira irá novamente se repetir enquanto esse treinador se mantiver ao rumo do leme.

    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  9. De acordo com a sua análise e não é por causa de um sinal amarelo que vamos meter tudo em causa e até deitar esta equipa fora e arranjar outra, pelo que se tem falado estes dias: médios, extremos, laterais e centrais.

    Ao Lopetegui tem faltado arriscar para ganhar, não é a primeira vez que com o jogo empatado não desmonta a equipa defensivamente para ter mais pode de fogo.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns amigo.
    Textos sempre de grande valor
    Treinador nunca agrada a todos.
    Mas aprecio estes 2 nomes.

    Unay emeray. ...muito correcto. ..muito realista. ...O discurso antes do jogo contra o Benfica convenceu.me que seriam eles a erguer o troféu.

    Pedro caixinha. ...brilhou no México depois de já me ter convencido em Portugal

    ResponderEliminar
  11. A maratona começou agora mas dentro do campo a equipa continua a mostrar falta de ambição, tal como em vários jogos do ano passado. Parecia que estavam satisfeitos com o empate.
    mirp

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.