Estamos habituados a muita coisa no futebol português, como violar os regulamentos do CA para proteger o Benfica e contrariar todas as normas da FIFA para promover determinados árbitros escolhidos a dedo. O denominador comum tem sido sempre um: o benefício ao Benfica.
Mas uma vez mais, não pode haver margem para dúvidas: Jonas, o melhor marcador do Benfica, tem que ser suspenso. Quem o diz são os próprios regulamentos da Liga. Todos sabem qual é o lance em causa: a simulação de Jonas frente ao Paços de Ferreira.
![]() |
Tribunal O JOGO, 21-02-2016 |
A Comissão Disciplinar é muito clara no que toca a simulações para penaltys:
![]() |
Artigo 154 do Regulamento Disciplinar da Liga |
Ora então segundo os regulamentos, quem simula penalty e interfere no marcador (na altura o Benfica fez o 2x1 em cima do intervalo) deve ser suspenso. Mais, Jonas pode ser suspenso até três jogos. Mas adivinhem lá quem foi o único jogador, em toda a história do futebol português, a ser suspenso pela simulação de uma falta? Lisandro López, num jogo frente ao Benfica, em 2009.
A diferença de tratamento é gritante. Por norma, as instâncias disciplinares defendem a perspetiva dos árbitros. Mas Pedro Proença escreveu no relatório de jogo que assinalou penalty devido a «uma rasteira sobre adversário», no lance entre Yebda e Lisandro. Será fácil de deduzir que Jorge Ferreira também escreveu que houve uma rasteira sobre Jonas. Mas segundo o precedente aberto com Lisandro, isso não interessa. Não interessa se os árbitros foram induzidos em erro, o que interessa é o que se vê nas imagens televisivas. Logo, Jonas tem que ser suspenso e pode falhar até três jogos. E se ainda há dúvidas, basta ouvir as palavras de um responsável do Benfica: os regulamentos são para cumprir.
Na altura, sabem quem foi que denunciou Lisandro e fez uma participação? O próprio Benfica, parte interessada em que o FC Porto ficasse sem o seu melhor avançado. Não é então de esperar outra coisa que não uma participação formal do FC Porto, caso contrário os seus responsáveis mostram que não estão minimamente empenhados na luta pelo título de campeão e revelam absoluta indiferença em que o Benfica possa eventualmente chegar ao tricampeonato. Não é aceitável, muito menos a menos de dois meses de recondução - não vale a pena falar em «eleições» - para um novo mandato de quatro anos.
Tal como não é aceitável que Jonas não seja suspenso, pois os regulamentos são claros, é igualmente inaceitável que os responsáveis do FC Porto não reajam prontamente a este caso. Não é uma pitadinha de ironia no Dragões Diário: é uma participação formal ao Conselho de Disciplina.

Ou o FC Porto continua à espera que José Peseiro e o plantel façam milagres, ou os seus responsáveis começam finalmente a agir como alguém que esteja, de facto, empenhado no sucesso do FC Porto e em luta declarada pelo regresso do clube aos títulos.
A nossa $AD é uma vergonha! Negligente, passiva, incompetente. Se "Lopetegui não se adaptou ao futebol Português", esta Direção/$AD está demasiado adaptada ao tacho que tem... Remunerações top, desempenho medíocre. Inicialmente achei que o silêncio poderia ser algum tipo de estratégia. Hoje começo a achar que ou têm medo de falar, ou alguém ganha algo com isto.
ResponderEliminarUm dia, gostaria de saber as reais razões que levaram Angelino Ferreira a sair do cargo de Administrador Financeiro, tendo sido substituído por Fernando Gomes, que trocou um tacho chorudo na Galp pela integração na $AD.
Saudades de Lopetegui PT? Muito gostaria que já estivessemos arrumados, mas... temos pena, estamos na luta.
EliminarNão digo saudades do Lopetegui porque como qualquer portista nascido a partir de 1980, não fui habituado a lidar com anos secos, jejuns, inferioridade. Desde que nasci, vi o FC Porto ganhar tudo o que havia para ganhar (à excepção da Taça da Liga),e vi tudo isso graças a uma estrutura forte, rigorosa, competente, características essas que nenhum adepto, neste momento, consegue adjetivar a nossa Direção.
EliminarMeio incrédulo, meio atordoado com o que se tem vindo a passar, e não falo nos resultados desportivos, falo no que os originam, digo o que sempre disse: Com uma Direção/SAD competente e alheada dos interesses pessoais dos seus membros, Lopetegui teria feito muito mais e melhor do que fez.
Não gosto de ouvir o Presidente dizer que "o Lopetegui não se adaptou ao futebol português", quando as negociatas que se passam lá dentro têm vindo a descaracterizar o nosso clube. Não precisamos de um Presidente a sacudir a água do capote, precisamos de um Presidente igual ao que nos fez ser quem somos.
Mas claro, a culpa morre solteira e o Lopetegui é que "não se adaptou ao futebol Português".
Escrevo isto durante o intervalo do jogo entre o nosso clube e o moreirense. É o quinto jogo consecutivo que o Porto nos primeiros vinte minutos está a perder. Estoril, Arouca, associação recreativa e cultural do Alto dos Moinhos, Dortmund e agora o moreirense. Não pode acontecer. Isto tem que mudar urgentemente.chega. Quanto à sad não espero nada muito menos o castigo dessa merda de jogador. Um nojento como jogador e ser humano.
ResponderEliminarA Sad? A mesma que não reage quando deve?
ResponderEliminarQue coloca Peseiro no assador? E não reforça a defesa ?
Que acha que este plantel vai ganhar alguma coisa? É essa Sad?
Vergonha....
Este silencio e completo interesse que se tem verificado da direcção é bastante preocupante, e ainda mais quando vão haver eleições.
ResponderEliminarComo é que uma direcção mudou tanto em tão pouco tempo?!
A única resposta que tenho é estarem completamente comprometidos com algo!!
Vitor
totalmente de acordo, e será gordo o "comprometimento"...
Eliminare na 2a circular, vão-se aproveitando
a sad tem que andar com o rabinho entre as pernas, caladinhos e sossegadinhos, pois andam apertados pela quantidade de malandrice do passado.
ResponderEliminarnegociatas escuras cá dentro e lá fora, agora é o que se vê.
se assim não for, são uma cambada de incompetentes, o que eu me nego a aceitar! sabem bem o que andam a fazer e porquê, lamentavelmente não em prol do fcp, mas sim em benefício próprio, e pela própria liberdade, arrisco-me a dizer.
uma lista ou duas como alternativa, nem que seja para fazer barulho e mostrar que já chega! que os sócios e simpatizantes querem clareza, defesa dos valores do fcp e acima de tudo vitórias, troféus, títulos!
esta direção até pode ficar mais 4 anos (como é mais que certo que acontecerá), mas que reveja os últimos 4 anos e corrija os tremendos erros de castigo, gestão e o nível desportivo do clube, em todos os seus sectores.
Mais serviço público, a partilhar. Obrigado.
ResponderEliminaré uma regra muito mal feita. se o jogador simula e o árbitro vê, recebe apenas cartão amarelo. Se o árbitro não vê e a situação for favorável aos interesses da Comissão Disciplinar, então pode ficar suspenso 1, 2 ou 3 jogos.
ResponderEliminarO regulamento é claro, o Jonas não pode ser suspenso. É que não foi ele que levou a equipa de arbitragem a cometer uma decisão errada, foi o Vítor Pereira.
ResponderEliminarHoje a equipa deu mostras da vontade e empenho que há muito não se vislumbra nos dirigentes.
ResponderEliminarParece que estão a fazer um frete e ainda por cima fazem-no mal...
olha hoje por exemplo foi a garra dos jogadores que viraram o arbitro senao tinha sido mais uma histira identica a tantas outras. Nao e por acaso que maxi sabe tao bem fazer se aos penaltis aprendeu com doutores na luz.
ResponderEliminarps - polêmicas aparte, que saudades de um Lisandro Lopez!
ResponderEliminarpelos os vistos observador do jogo teve de considerar o possível penalty de Samaris sobre Bruno Moreira para ilibar o penalty de Jonas e salva-lo de ser punido como foi dito aqui neste post sobre o tal artigo que pune quem tenta enganar deliberadamente o árbitro. Depois de abafado e arquivado o caso dos Vouchers eis que eles voltam em força ajudar o clube do costume. Até o nosso governo deve proteger esse clube. Que sacanice
ResponderEliminar