domingo, 21 de fevereiro de 2016

Jonas tem que ser suspenso e a SAD tem que reagir

Estamos habituados a muita coisa no futebol português, como violar os regulamentos do CA para proteger o Benfica e contrariar todas as normas da FIFA para promover determinados árbitros escolhidos a dedo. O denominador comum tem sido sempre um: o benefício ao Benfica.

Mas uma vez mais, não pode haver margem para dúvidas: Jonas, o melhor marcador do Benfica, tem que ser suspenso. Quem o diz são os próprios regulamentos da Liga. Todos sabem qual é o lance em causa: a simulação de Jonas frente ao Paços de Ferreira.

Tribunal O JOGO, 21-02-2016
A Comissão Disciplinar é muito clara no que toca a simulações para penaltys:

Artigo 154 do Regulamento Disciplinar da Liga
Ora então segundo os regulamentos, quem simula penalty e interfere no marcador (na altura o Benfica fez o 2x1 em cima do intervalo) deve ser suspenso. Mais, Jonas pode ser suspenso até três jogos. Mas adivinhem lá quem foi o único jogador, em toda a história do futebol português, a ser suspenso pela simulação de uma falta? Lisandro López, num jogo frente ao Benfica, em 2009.


A diferença de tratamento é gritante. Por norma, as instâncias disciplinares defendem a perspetiva dos árbitros. Mas Pedro Proença escreveu no relatório de jogo que assinalou penalty devido a «uma rasteira sobre adversário», no lance entre Yebda e Lisandro. Será fácil de deduzir que Jorge Ferreira também escreveu que houve uma rasteira sobre Jonas. Mas segundo o precedente aberto com Lisandro, isso não interessa. Não interessa se os árbitros foram induzidos em erro, o que interessa é o que se vê nas imagens televisivas. Logo, Jonas tem que ser suspenso e pode falhar até três jogos. E se ainda há dúvidas, basta ouvir as palavras de um responsável do Benfica: os regulamentos são para cumprir.
Na altura, sabem quem foi que denunciou Lisandro e fez uma participação? O próprio Benfica, parte interessada em que o FC Porto ficasse sem o seu melhor avançado. Não é então de esperar outra coisa que não uma participação formal do FC Porto, caso contrário os seus responsáveis mostram que não estão minimamente empenhados na luta pelo título de campeão e revelam absoluta indiferença em que o Benfica possa eventualmente chegar ao tricampeonato. Não é aceitável, muito menos a menos de dois meses de recondução - não vale a pena falar em «eleições» - para um novo mandato de quatro anos.

Tal como não é aceitável que Jonas não seja suspenso, pois os regulamentos são claros, é igualmente inaceitável que os responsáveis do FC Porto não reajam prontamente a este caso. Não é uma pitadinha de ironia no Dragões Diário: é uma participação formal ao Conselho de Disciplina.

E que mais se pode dizer do árbitro Jorge Ferreira, aqui na foto ao lado num jantar num restaurante com uma decoração sugestiva? Há um ano, abriu um novo capítulo na Liga Aliança, ao tornar-se no primeiro árbitro em Portugal a expulsar um jogador por protestos, ele que já tem um longo historial de jogos arbitrados de onde o Benfica saiu beneficiado. Além disso, este trata-se do árbitro sobre o qual Jorge Jesus sabe «muita coisa do ano passado», além de há um mês ter feito uma arbitragem habilidosa no Dragão.

Ou o FC Porto continua à espera que José Peseiro e o plantel façam milagres, ou os seus responsáveis começam finalmente a agir como alguém que esteja, de facto, empenhado no sucesso do FC Porto e em luta declarada pelo regresso do clube aos títulos. 

15 comentários:

  1. A nossa $AD é uma vergonha! Negligente, passiva, incompetente. Se "Lopetegui não se adaptou ao futebol Português", esta Direção/$AD está demasiado adaptada ao tacho que tem... Remunerações top, desempenho medíocre. Inicialmente achei que o silêncio poderia ser algum tipo de estratégia. Hoje começo a achar que ou têm medo de falar, ou alguém ganha algo com isto.

    Um dia, gostaria de saber as reais razões que levaram Angelino Ferreira a sair do cargo de Administrador Financeiro, tendo sido substituído por Fernando Gomes, que trocou um tacho chorudo na Galp pela integração na $AD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudades de Lopetegui PT? Muito gostaria que já estivessemos arrumados, mas... temos pena, estamos na luta.

      Eliminar
    2. Não digo saudades do Lopetegui porque como qualquer portista nascido a partir de 1980, não fui habituado a lidar com anos secos, jejuns, inferioridade. Desde que nasci, vi o FC Porto ganhar tudo o que havia para ganhar (à excepção da Taça da Liga),e vi tudo isso graças a uma estrutura forte, rigorosa, competente, características essas que nenhum adepto, neste momento, consegue adjetivar a nossa Direção.

      Meio incrédulo, meio atordoado com o que se tem vindo a passar, e não falo nos resultados desportivos, falo no que os originam, digo o que sempre disse: Com uma Direção/SAD competente e alheada dos interesses pessoais dos seus membros, Lopetegui teria feito muito mais e melhor do que fez.
      Não gosto de ouvir o Presidente dizer que "o Lopetegui não se adaptou ao futebol português", quando as negociatas que se passam lá dentro têm vindo a descaracterizar o nosso clube. Não precisamos de um Presidente a sacudir a água do capote, precisamos de um Presidente igual ao que nos fez ser quem somos.

      Mas claro, a culpa morre solteira e o Lopetegui é que "não se adaptou ao futebol Português".

      Eliminar
  2. Escrevo isto durante o intervalo do jogo entre o nosso clube e o moreirense. É o quinto jogo consecutivo que o Porto nos primeiros vinte minutos está a perder. Estoril, Arouca, associação recreativa e cultural do Alto dos Moinhos, Dortmund e agora o moreirense. Não pode acontecer. Isto tem que mudar urgentemente.chega. Quanto à sad não espero nada muito menos o castigo dessa merda de jogador. Um nojento como jogador e ser humano.

    ResponderEliminar
  3. A Sad? A mesma que não reage quando deve?
    Que coloca Peseiro no assador? E não reforça a defesa ?
    Que acha que este plantel vai ganhar alguma coisa? É essa Sad?

    Vergonha....

    ResponderEliminar
  4. Este silencio e completo interesse que se tem verificado da direcção é bastante preocupante, e ainda mais quando vão haver eleições.
    Como é que uma direcção mudou tanto em tão pouco tempo?!
    A única resposta que tenho é estarem completamente comprometidos com algo!!

    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. totalmente de acordo, e será gordo o "comprometimento"...

      e na 2a circular, vão-se aproveitando

      Eliminar
  5. a sad tem que andar com o rabinho entre as pernas, caladinhos e sossegadinhos, pois andam apertados pela quantidade de malandrice do passado.
    negociatas escuras cá dentro e lá fora, agora é o que se vê.

    se assim não for, são uma cambada de incompetentes, o que eu me nego a aceitar! sabem bem o que andam a fazer e porquê, lamentavelmente não em prol do fcp, mas sim em benefício próprio, e pela própria liberdade, arrisco-me a dizer.

    uma lista ou duas como alternativa, nem que seja para fazer barulho e mostrar que já chega! que os sócios e simpatizantes querem clareza, defesa dos valores do fcp e acima de tudo vitórias, troféus, títulos!

    esta direção até pode ficar mais 4 anos (como é mais que certo que acontecerá), mas que reveja os últimos 4 anos e corrija os tremendos erros de castigo, gestão e o nível desportivo do clube, em todos os seus sectores.

    ResponderEliminar
  6. Mais serviço público, a partilhar. Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. é uma regra muito mal feita. se o jogador simula e o árbitro vê, recebe apenas cartão amarelo. Se o árbitro não vê e a situação for favorável aos interesses da Comissão Disciplinar, então pode ficar suspenso 1, 2 ou 3 jogos.

    ResponderEliminar
  8. O regulamento é claro, o Jonas não pode ser suspenso. É que não foi ele que levou a equipa de arbitragem a cometer uma decisão errada, foi o Vítor Pereira.

    ResponderEliminar
  9. Hoje a equipa deu mostras da vontade e empenho que há muito não se vislumbra nos dirigentes.

    Parece que estão a fazer um frete e ainda por cima fazem-no mal...

    ResponderEliminar
  10. olha hoje por exemplo foi a garra dos jogadores que viraram o arbitro senao tinha sido mais uma histira identica a tantas outras. Nao e por acaso que maxi sabe tao bem fazer se aos penaltis aprendeu com doutores na luz.

    ResponderEliminar
  11. ps - polêmicas aparte, que saudades de um Lisandro Lopez!

    ResponderEliminar
  12. pelos os vistos observador do jogo teve de considerar o possível penalty de Samaris sobre Bruno Moreira para ilibar o penalty de Jonas e salva-lo de ser punido como foi dito aqui neste post sobre o tal artigo que pune quem tenta enganar deliberadamente o árbitro. Depois de abafado e arquivado o caso dos Vouchers eis que eles voltam em força ajudar o clube do costume. Até o nosso governo deve proteger esse clube. Que sacanice

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.