quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

João Capela goleia por 11x0

João Capela é alérgico a tripas e francesinhas. E tem vertigens quando passa pela ponte do Freixo. Não há outra justificação possível. Pela 11ª vez consecutiva no campeonato, João Capela vai arbitrar um jogo do FC Porto fora do Dragão.

Mais uma vez, a extrema coerência do Conselho de Arbitragem entra em ação. Como é nos jogos fora de casa que há, teoricamente, mais probabilidades de perder pontos, João Capela é sempre nomeado para os jogos fora de casa do FC Porto. São já 11 consecutivos no campeonato. Por que é que João Capela só serve para arbitrar nos jogos fora de casa?

Últimos jogos de João Capela com o FC Porto
Entre todas as competições, dos últimos sete jogos com Capela o FC Porto perdeu quatro, empatou um e venceu apenas dois. O mais recente jogo foi o da 4ª jornada, contra o Arouca. Para quem não se recorda das incidências dessa partida, conseguiu mostrar mais cartões ao FC Porto (6) do que aqueles que o Benfica viu nas quatro primeiras jornadas do campeonato juntas. Além disso, nesse jogo o Arouca viu apenas um cartão. 

João Capela é atualmente o árbitro que mais cartões mostra em Portugal. Tem neste momento o recorde de cartões amarelos (157), expulsões (13) e total de cartões (170). Isto aliado ao historial de jogos complicados do FC Porto com este árbitro tem tudo para correr bem. O timing para chamar João Capela para mais um jogo do FC Porto é acima de tudo interessante.

O Benfica x Sporting que se avizinha será importantíssimo, pois pode significar a possibilidade de o FC Porto saltar para o 2º lugar ou ficar perto de depender matematicamente de si próprio para ser campeão; se fizer a sua parte, pelo menos vai recuperar terreno, que é o mais difícil nesta fase. Contas que só interessam se o FC Porto fizer a sua parte e vencer os seus jogos. De qualquer forma, lançar João Capela nestas circunstâncias mostra que o Conselho de Arbitragem é, de facto, muito coerente no que faz. Mas essa coerência só agrada a um clube.

O que Pinto da Costa afirma hoje é gravíssimo. Pelos vistos, Luís Guilherme e Lucílio Baptista são pagos para não fazerem nada, pois nas reuniões para as nomeações de árbitros abstêm-se de se pronunciar, o que deixa Vítor Pereira confortável para nomear quem quer a seu bel-prazer. É de notar que dentro do próprio Conselho de Arbitragem há contestação a Vítor Pereira (alastrada a diversos casos, desde Pedro Proença a Marco Ferreira), mas ele não cai. Não tarda e encomenda mais um artigo de opinião ao Record, o seu pronto-socorro.

O presidente poderia ter aproveitado para questionar o porquê de João Capela só servir para arbitrar jogos do FC Porto fora de casa, mas preferiu dizer que não sabia que Capela tinha sido nomeado para arbitrar o Belenenses-FC Porto. Ainda assim aproveitou para colocar em foco o nome de José Ferreira Nunes, que segundo diz está a gerar revolta dentro do CA pela forma como controla as classificações e os observadores.

Todas as notas deveriam ser tornadas públicas. Por norma, o CA só passa as notas à imprensa (A Bola, Record e a TSF são as vias de referência para o efeito) quando é para realçar que os árbitros que fizeram más arbitragens em jogos de Benfica e Sporting tiveram classificações negativas. Tornar as notas públicas ajudaria a compreender os critérios de nomeação. Ou não, pelo contrário: tornaria ainda mais injustificáveis as nomeações de Vítor Pereira. É por isso que continuam em sigilo.

De Ferreira Nunes, o que dizer? Dizem que tem dois amores. Não há problema: Mário Wilson e Sérgio Conceição também eram grandes adeptos da Académica enquanto representavam Benfica e FC Porto. Mas de todos os jogos da Académica que Ferreira Nunes possa ter visto, parece que só dois momentos lhe pareceram significativos o suficiente para os partilhar nas redes sociais.




«Deixem o homem torcer pela Briosa, não faltou ao respeito a ninguém», dirão. Tudo bem. Mas avisem o dr. Ferreira Nunes que, quando ele queria fazer «gosto» na página Golo da Académica, acabou por carregar na página Golo do Benfica.

21 comentários:

  1. Se jogarmos melhor que os outros e marcarmos mais golos que eles, tudo isto só nos dá motivo de orgulho e gozo! Por isso dentro do campo só dependemos de nós.
    Força PORTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um post a elucidar que os arbitros são escolhidos a dedo para nos prejudicar e tu dizes que "dentro de campo só dependemos de nós". também dependemos do árbitro

      Eliminar
    2. Ainda não vi nenhum árbitro a defender um remate nosso, nem a marcar golo na nossa baliza. Podem anular golos ou marcar ou não pênalti, mas este ano antes de nos podermos queixar de arbitragem nos nossos jogos temos de ver que estamos onde estamos por culpa própria.

      Eliminar
    3. Pois contra o Arouca jogamos melhor que eles e marcamos o mesmo numero de golos que o adversário ,mas no fim ...perdemos...
      Ás vezes não basta ser melhor, ou marcar mais golos ,é preciso que estes sejam validados.

      Saudações Portistas

      Paulo Almeida

      Eliminar
    4. Marco, mas acredita mesmo no que diz? Ou seja o porto para ganhar, precisa de fazer uns 20 pontos a mais que o que deveria, so para anular estes roubos. E acha isso aceitavel? Que basta pedir os 20 pontos extra a equipa? Por opinioes como essa este sistema continua, sem oposicao. Nao compreendo esse masoquismo e pequenez.

      Eliminar
    5. Marco, eles querem é adeptos como tu.
      Cada vez mais anjinhos..

      Eliminar
    6. Mantenho que não estamos no lugar actual por culpa da arbitragem, enquanto assim for podem nomear quem quiserem...

      Eliminar
  2. Acho que o PdC anda a ler o TdD, já começou a aparecer mais em público a defender o clube. Espero que não seja uma defesa passageira, apenas para a angariação de votos. Mesmo que não precise.

    ResponderEliminar
  3. Como é que podemos ficar a depender de nós próprios consoante o resultado do Sporting x Benfica?

    Se o Sporting ganhar ficamos em 2º a 6 pontos do Sporting
    Se houver empate ficamos a 4 do Sporting e a 1 do Benfica
    Se o Benfica ganhar ficamos a 3 do Sporting e a 3 do Benfica.

    Nunca ficamos a depender só de nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não...se o benfica perder ficamos com os mesmos pontos...com a vantagem no confronto directo
      ( se nós ganharmos o nosso jogo, claro)

      Eliminar
  4. https://badoo.com/pt-pt/0174679918/photos/

    interessante ver que tem outros passatempos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto..
      Era aparecer alguma "mulher" que lhe fizesse a cama...

      Eliminar
  5. Deixo aqui o meu (raro) comentário só para dizer que aprecio muito a escrita deste blog e que é essa a grande razão porque o sigo, continuação de um ótimo trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Isto é demasiado mau para ser ignorado!
    Tem de haver maneiras de expôr isto a uma escala maior!
    E não ajuda ter Cosme Machado na Luz e o prodígio Tiago Martins em Guimarães..

    ResponderEliminar
  7. A arbitragem bateu no fundo pois a maioria dos árbitros não podem ser honestos mas sim agradar ao patrão. É só ver como são julgados lances iguais mas com camisolas diferentes.O despudor é tão grande na CS que já nem disfarçam o seu anti-portismo e desde que seja contra nós uma pequena nuvem é transformada num temporal.Mas nós já sabemos tudo isso e que fazemos? Nada! Não usamos as armas que temos ao nosso dispor para os combatermos e desmascararmos.Temos um canal se é que aquela coisa se pode chamar canal de clube que não é nada.Quer ser generalista e como tal é residual,como canal de clube é uma nulidade absoluta que exaspera um santo.Não entendo que raio de política de comunicação é a nossa ou por outra entendo,é patética. Temos de mudar de política que é o mesmo que dizer que temos de mudar de pessoas pois estas que estão à frente do clube já deram o que tinha a dar.Estão de bolsos cheios,acomodadas e não se querem chatear. Admira-me numa enorme massa associativa como a nossa não haver ninguém que se assuma como mudança credível.É só ver a construção da equipa deste ano para ver a incompetência que por ali reina.

    ResponderEliminar
  8. Este BLOG é 5 ESTRELAS
    Recomendo-o a TODOS os Portistas e mostro alguns POSTS aos adeptos mais fanáticos dos nossos rivais

    ResponderEliminar
  9. Esse quisto conimbricense estava já mais do que identificado há muito tempo, pelo que aumenta a minha perplexidade por tão prolongado silêncio. E mesmo quando se fala agora, não se pressiona nem se ameaça, apenas se "informa": é um começo, mas não chega.

    LFV anda há muito tempo a dizer ao que veio mas parece que nós fizemos de conta que não disse nada ou que seriam apenas palavras. Como a realidade se encarregou de demonstrar, não foram.

    Se queremos ainda ganhar este campeonato, o tempo é de acção. Não podemos assistir impávidos enquanto os de Lx disputam o "erro amigo" dos árbitros. Chega!

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo se conjuga para nos tentarem afastar este fim de semana ,assim como encostarem ao sporing antes do jogo de alvalade.

      saudações Portistas

      Paulo Almeida

      Eliminar
  10. Alguem da sad do clube que convide o tdd e o jose correia do reflexao para dirigirem o dep de comunicacao do clube! Mas rapido! Faz la falta gente desta com acertividade e tomates.

    ResponderEliminar
  11. Muito bem! Mais um bom "post"...
    Abraço portista
    www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
  12. Td este plantel está ao nível do Fcp? Quem acreditou que Marega servia? O que se passa com Bueno?
    Como se empresta Rafa e se fica com Angel?

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.