terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Regra ou exceção

A pontuação do FC Porto à 15ª jornada desde 1995. Fonte: ZeroZero
Conforme se vê nas épocas assinaladas a azul, desde que a vitória no campeonato vale três pontos, sempre que o FC Porto chegou à 15ª jornada com 35 ou mais pontos foi campeão (em 11 épocas, 11 títulos).

À 15.ª jornada de 2015-16, temos 36. Podemos confirmar a regra ou a exceção.

Preferimos lutar para confirmar a regra.

36 comentários:

  1. Acredito mais na regra que em Lopetegui :3

    ResponderEliminar
  2. Luis Moreira: Deve ter dito o mesmo em 2011.......

    ResponderEliminar
  3. Neste momento estatísticas interessam 0 a meu ver porque a equipa já está mais que destabilizada e penso,(espero que esteja errado)já nada vai salvar esta época. #somosporto

    ResponderEliminar
  4. Eu não ligo a estatísticas desde que um dia com um amigo fomos comer 1 frango e o meu amigo que até era vegan, vegetariano.. pagou por ter comido meio frango.

    :-)

    Daí que digo simplesmente que em Maio iremos festejar a Dobradinha e que o resto é conversa de chacha, blá, blá, blá prá boi dormir da Com. Social alface - papoila, a mesma que até esquece - ignora - que os 'gorilas' do LFV esses também agrediram o tratador Barnabé, o da Águia Vitória e também agrediram um cidadão em pleno Aeroporto Internacional de Lisboa nas barbas de um policia quando foram resgatar o Moretto. E que os Casuals Verdascos, esses 'gorilas' também vieram de Lisboa ao Porto agredir os adeptos do Porto.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos festejar a dobradinha com este plantel fantástico como o outro do ano passado com este fantástico treinador? Oh wait...

      Isto não é só meter um treinador numa equipa de enorme qualidade e lá vêm os títulos. O melhor exemplo é o Real Madrid. Ronaldo, Figo, Zidane, Roberto Carlos, Raul... e títulos????? Pois, é preciso um treinador de futebol e infelizmente em Portugal só há um de equipa grande que é o Jorge Jesus.

      O resto anda na mediania e não têm processos de jogo de qualidade.

      Até dá pena ver tão bons jogadores não serem aproveitados como deve ser. O Aboubakar não sabe rematar, o Brahimi é demasiado individualista, o Herrera erra passes a torto e a direito, o Imbula foi queimado, o Maicon está cepo... nenhum dos centrais sabe construir jogo.

      Claro que com um treinador de futebol e não um espanhol qualquer desta vida que apanhou a melhor geração jovem de sempre de Espanha e que teve a felicidade de sem saber ler ou escrever de ganhar com eles títulos- como se num torneio de curta duração e com uma equipa dessas fosse preciso um génio e as individualidades não resolvessem...

      Mas isso interessa mesmo? O que importante é mandar umas frases feitas que " em Maio estaremos a festejar" ou algo parecido como se os problemas do FCP acabassem.


      Eliminar
    2. É a tua opinião. Há que a respeitar.

      Eu, em Portugal, nesta época, ainda não vi ninguém jogar melhor.
      E, sim jogamos pouco, podiamos jogar muito mais.. MAS; repito, em Portugal ainda não vi ninguém jogar mais.

      O que vi, e vejo são os árbitros APAF a moldar os jogos.

      Em Alvalade vi o árbitro da Macron a fechar os olhos às entradas dos Naldos, Adriens, Williams.. e a mostrar amarelos aos Hererras e Maxis por dá aquela palha.

      VI o árbitro APAF a colocar a barreira só a 9 metros e a ver o Slimani ficar impune ao cortar a bola com o braço que ia para a baliza.

      VI o árbitro adepto verde Hugo Miguel não ter a coragem de marcar penalty logo a abrir o jogo contra a sua equipa.

      E, já nem falo do Chistralhada com X de Guimaraes..

      Ora assim, é fácil às equipas ganhar, jogar com mais confiança, sabendo que se tem as costas quentes.

      NISSO é que devias pensar, em vez de dizer só mal.

      Quer queiras quer não, a APAF é quem manda nos jogos.

      E a APAF já decidiu que este ano tudo vai fazer para levar o SCP a Campeão ao fim de 14 anos de jejum, e, depois de feito do SLB Bi-Campeão ao fim de 31 anos de seca extrema.

      Basta ver que o ano passado o FCP até FEZ justos 82 pontos contra os 73 + 12 do SLB !!!!

      Pensa nisso.

      Eliminar
    3. Quer queiras quer não, a APAF é quem manda nos jogos. E a APAF já decidiu que este ano tudo vai, irá fazer para levar o SCP a Campeão ao fim de 14 anos de jejum e, depois de ter feito do SLB Bi-Campeão, ao fim de 31 anos de seca extrema.

      Basta ver que o ano passado o FCP até FEZ uns justos 82 pontos contra os 73 + 12 ofertaDADOS pela APAF ao SLB

      Pensa nisso.

      Eliminar
    4. Tens razao, o oporto joga mais que os outros. Os outros?? E a arbitragem. Levaste um banho de bola e ainda pias??? Nao ha pachorra.

      Eliminar
  5. Partilho aqui um bom texto que li num outro blog. Um abraço e obrigado pelo esforço, já li aqui e confirmo que para mim o Tribunal do Dragão é um excelente ponto de encontro de portistas, e um portista estando ou não de acordo com as opiniões expressadas, reconhece em cada texto sensatez e amor ao clube.
    Aqui vai o link para o texto
    http://acoreseofutebol.blogspot.com.es/2016/01/slimani-e-importante-mas-neste-sporting.html#links

    ResponderEliminar
  6. Penso que nenhum portista está tão insatisfeito pela classificação e pontuação da equipa. Está sim, pelo treinador que tem e que nos leva a não ter confiança nesta equipa.

    Não há modelo, não há qualidade dos vários momentos de jogo ( não me digam que o Arouca ou a Académica iam meter o Porto em sentido) e com tanta rotatividade e tanta promessa aos jogadores de " confiamos em ti... vais jogar muito...serás muito importante" a equipa não tem, nunca teve ou terá ROTINAS de equipa grande.

    Eu sei que no Estádio os adeptos devem estar mais preocupados em aplaudir que assobiar, mas, a equipa tem merecido ser aplaudida? Os jogadores recebem MILHÕES e presenteiam-nos com exibições lamentáveis- o treinador é o principal responsável. Que faria o Brahimi nas mãos do JJ? Só de pensar...

    Os jogadores estão assim tanto com o treinador? É que isto mais parece o Chelsea onde, efetivamente, os jogadores pareciam que nem se esforçavam enquanto o treinador ia sendo posto em causa.

    P.S. Achei vergonhosa as capas do OJOGO, ultimamente. O jornal devia ter uma posição mais crítica -como o Sport ou Mundo Deportivo têm para o Barça, quando, as coisas não estão nada bem- e não ser o "porta-voz" do nosso clube, em tudo. Mas em que raio de clube um treinador sai pelo próprio pé? O PdC anda a dormir ou tem medo do Lopetegui só pode...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao treinador está acontecer algo semelhante a VItor Pereira, Paulo Fonseca, Luis Castro e agora Lopetegui, a maioria não gostava nada deles....

      Eliminar
    2. Também deveria dar que pensar o facto de o JJ ter falhado o apuramento do SCP para a Champions e o facto de o Lopetegui NÃO ter falhado o apuramento do FCP para a Champions.

      Eliminar
    3. Concordo com a sua analise, respondendo aos anonimos estamos fora da LC, Taça da Liga está quase, Liga Europa está em sentido devido a uma equipa chamada Dortmund e campeonato já estamos em segundo olhando para resultados, apenas acredito que chegaremos à final da Taça de Portugal.

      Olhando para a qualidade de jogo para os que defendem o treinador Floptegui pergunto onde está? onde está a organização? Que raio de modelo de jogo é este que só se joga para as alas e para trás? Onde está um plano B para este modelo de jogo? Porque é que nunca existem variações táticas a este modelo durante o jogo quando necessário? Porque é que os jogadores andam a passo?
      Porque é que o SCP de JJ já joga muito melhor que o FCP tendo este chegado a esta época ao SCP?

      São a estas perguntas que os defensores de Floptegui nunca têm resposta!

      Eliminar
  7. Eu acredito que o FC Porto sera campeao

    ResponderEliminar
  8. TdD e sobre o mercado de inverno, não vamos ter nenhumas surpresas ? A noticia avançada a pouco no +transferências, sobre a vinda do Suk..é verdadeira ? Espero bem que não.

    ResponderEliminar
  9. Apoiemos mas é o FC Porto e deixemos as Tretas de lado. Faço no entanto um apelo, como sabem agora muito em voga: IMBECIS, IDIOTAS E MENTECAPTOS POR FAVOR NÃO APAREÇAM AMANHÃ NO DRAGÃO, VÃO Ó CINEMA E COMAM LÁ AS PIPOCAS. P.F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A crise "existencial" também se estende aos adeptos.

      Eliminar
  10. A confirmar-se a vinda de suk é uma excelente contratação.

    ResponderEliminar
  11. No meu entender, a questão é que em anos anteriores, antes da era Jesus os nossos adversários eram fracos de mais e esses pontos bastavam para ser campeão. Agora os 36 poderão não chegar. Bem como acho que enquanto que os nossos adversários subiram um patamar nos estagnamos, para não dizer descemos....

    Saudações azuis e brancas

    ResponderEliminar
  12. Muitos adeptos antes de criticarem o treinador deviam por a mão na consciência. Que autoridade se tem para assobiar jogadores, assobiar treinador, se nem adeptos sabem ser?
    Há adeptos que vão para o estádio como cão raivosos, com o único objectivo de assobiar. Se acham que temos um mau treinador, que tal compensar com apoio a equipa? Temos o contrário adeptos a levarem a equipa para baixo...
    Eu por mim tenho cada vez mais vontade de ir ao dragão e combater aquela onde de falta de apoio.

    E não, não sou dos super..

    ResponderEliminar
  13. Boa noite,
    Já à largos meses que acompanho o TDD e hoje comento pela primeira vez.

    Como (todos os portistas deviam fazer é não fazem) desejo que se confirme a regra.

    Deixo aqui uma pergunta. Como interpreta a entrevista do V. Baía à CMTV?

    Para finalizar deixo aqui o meu elogio e a minha vontade de que o TDD chegue cada vez mais longe e a mais adeptos portistas. Fazia falta a muitos deles beberem um pouco desta isenção e deste pensamento/análise onde tudo é passível de ser analisado, defendido e criticado.

    ResponderEliminar
  14. Caro TDD, louvo o seu continuo optimismo.

    Não é fácil manter-lo ainda mais quando por regra o senhor Lopetegui tem por hábito contrariar todas as estatísticas que para isso contribuem.

    ResponderEliminar
  15. É incrível como muitos Portistas deixam a comunicação social inundar as vossas mentes com noticias negativas. o Pinto da Costa, deve estar mesmo com vontade de ganhar no final do ano com o Lopetegui , qui ça até sonha com a liga europa 15/16 e lutar pela champions 16/17, com o Lopetegui.... dentro dos meus conhecimentos limitados de bola, o 2º esquema do lopeteguei (mais a defesa) nunca funcionou bem este ano, mas será imprescindível para lutarmos de novo pela europa. Viva o FCP ! Viva o PC !

    ResponderEliminar
  16. Aconselho os portistas a lerem o artigo de opinião do JMRibeiro no OJOGO de hoje, quarta feira:

    "A IMPROVÁVEL ONDA AZUL"

    ResponderEliminar
  17. O que me parece:

    Essencialmente, o problema do FCP é que a hegemonia do clube tal como a conhecemos durante 30 e tal anos acabou.

    Há motivos para isso e um deles é que a 2ª Circular hoje trabalha bem melhor que no passado.

    Assim o nosso clube precisa se preparar de forma mais conveniente para este "Tempo Novo" .

    Ou seja o FCP vai voltar a ganhar (assim espero) mas não com a mesma frequencia.

    E os adeptos se calhar vão levar algum tempo aceitar esta "mudança" o que não ajuda .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa saúde financeiro é bem melhor que as dos clubes da segunda circular, além que eles têm presidentes que se aproveitam do clube para viver. Se o FC Porto fizer as coisas bem feitas não vejo porque não pode continuar no caminho iniciado há 30 anos.

      Eliminar
    2. Depois da analise dos últimos Relatório e Contas do nosso clube, tenho quase a a certeza que a direcção do clube "se aproveitam do clube para viver" mas à grande. Devemos dinheiro a quantas empresas só com caixa postal? Um jogador que é praticamente nosso, que joga nossa equipa emprestado, vem uma empresa dessas compra o jogador e depois vende-nos o que devia ser nosso? Um jogador junior Panamiano que vem emprestado por um clube panamiano vem com a opção de compra de 3M€? Mais que o André André jogador feito, o dobro que custa o Suk um jogador feito? Podemos dizer que é uma excelente promessa, é! Mas excelentes promessas já passaram muitas sem dar nada, mas foram muito mais baratas.

      Eliminar
  18. SUK no FCP ?? ahaha nosso clube virou anedota, mais uma para emprestar no fim da epoca !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se custar os 1.5M avançados pela imprensa até é um bom negócio. E nem vou referir eventuais charters de sul-coreanos...

      Eliminar
    2. Parte 1/2

      Os charters de sul-coreanos vão se resumir acima de tudo a likes na página do facebook do FC Porto e comentários em Coreano que a gente não vai entender para além do coraçãozinho.

      No entanto, seja ou não flop, é uma compra que entendo por parte do FC Porto. É o 3º melhor marcador do campeonato com apenas menos um golo que o "grande" Slimani e menos 4 que o Jonas, sendo que sem os golos marcados de penalti, o Jonas fica com 10, ou seja, apenas mais um do que o Suk que tal como o Slimani não tem golos de penalti, e nós queremos é goleadores, não especialistas de grandes penalidades. Acontece que o Suk tem apenas menos 1 golo que estes dois senhores sem jogar num grande.

      Ou seja, no momento actual, é o jogador que oferece garantias de chegar e poder ser útil à equipa porque está em boa forma ou a afirmar-se finalmente como grande jogador - os seus 24 anos não permitem saber se é uma coisa ou outra (se estivesse entre os 27-29, seria apenas um momento de forma, porque um jogador não se afirma tão tarde).

      Além disso era um jogador cobiçado pelo rival, se for bom, é nosso já não é deles. Se se revelar um flop, é mais um para ser emprestado e incluído num negócio por um jogador mais promissor. Para os clubes pequenos o Suk vai continuar a ser apetecível.

      Eliminar
    3. Quanto ao André Silva, está visto que não vai jogar. O Lopetegui nestes poucos jogos já fez mal a sua gestão, não o pondo a jogar quando estava a ganhar 3-0 e estreando-o na Liga contra o Sporting a perder 1-0 em Alvalade, ainda para mais deixando-o sozinho na frente (enorme facepalm), por troca com o ponta-de-lança numero 1 da hierarquia. Para quem dizia que o Bueno tinha de entrar contra a Académica porque era o 2º ponta-de-lança da hierarquia, o que dizer desta troca de 1º por 3º ponta-de-lança da hierarquia em pleno Alvalade a perder 1-0. Foi o mesmo que dizer: "Aboubakar, tu não prestas. O puto da B que nunca jogou na primeira Liga é melhor que tu. Deposito mais confiança nele para irmos em busca da vitória do quem em ti" É este o problema dos defensores do Lopetegui: acharem que há algo para compreender nas suas decisões, que se baseiam em alguma lógica, quando no fundo são apenas insondáveis.

      Posto isto, o André Silva deve ser emprestado a um clube de 1ª Liga, que de certo muitos clubes o vão querer, para ter espaço e continuar o seu crescimento. Podia ser já incluído no negócio do Suk com o Vitória de Setúbal, por exemplo.

      Eliminar
  19. Tribunal do Dragão, queria fazer-lhe uma pergunta e responde se quiser, como é óbvio.

    O seu apoio ao Lopetegui esteve sempre latente nos seus artigos e muitas vezes criticou mesmo os adeptos do Porto e leitores do TDD que o contestavam. Face aos últimos resultados e à crescente contestação do treinador não tem feito uma coisa nem outra, mas também não se colocou numa posição de ruptura com o treinador fazendo apenas as criticas pontuais ao seu trabalho como faria em qualquer outra altura e a qualquer outro treinador, sem necessariamente estar com isso a dizer que ele não serve para o Porto.

    A minha pergunta é a seguinte: face a essa sua posição, queria saber se acredita que o Porto pode ser campeão este ano com o Lopetegui, e se acredita que sim, em que é que baseia a sua fé? Que sinais do percurso dele para trás no FC Porto, lhe indicam que ele é capaz de guiar esta equipa até ao título?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Agora que acabou em empate será a excepção? O problema não é os pontos que tínhamos antes, era os pontos que os adversários tinham antes. E neste momento o Sporting está melhor, por isso a regra será difícil de cumprir...

    ResponderEliminar
  21. E agora com este empate com o RA, será que o treinador pede a demissão. Uma tristeza o jogo da nossa equipa. Pede se mudança. Um abraço de Cabo Verde

    ResponderEliminar
  22. E QUE TAL UMA PETIÇÃO PARA UMA AG EXTRAORDINÁRIA DO CLUBE

    Tópicos para Perguntas:

    Silêncios da SAD face a questões desportivas conhecidas:
    campeonatos partilhados por SLB e SCP
    almoços e jantares pagos pelo SLB
    Pereira Cristóvão e o manto sobre a compra de árbitros pelo Vice-Presidente do SCP
    nomeações dos árbitros

    questões de justiça conhecidas:
    Porta 18
    silêncio face ao manto sobre o caso Segurança do presidente e do clube sem se contestar a anedótica acusação do ministério público

    questões sobre a equipa principal de futebol:
    um dos mais caros plantéis de sempre (senão o mais caro) e com comportamentos em campo miseráveis e a raiar a vergonha (qualquer pequena equipa chega ao Dragão e pode vencer...)

    questões sobre os salários principescos pagos a uma SAD que pouco faz pelo Clube (como se viu, o acordo televisivo era conseguido por qualquer um)

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.