De que serve andar na Champions se não for para defrontar os melhores? Neste caso, o melhor. O Bayern tem argumentos superiores em toda a linha. Podemos falar de Guardiola, Alaba, Robben, Goetze, Muller... Mas quem são estes comparados ao sacana do Neuer?
O FC Porto já cumpriu e superou desportiva e financeiramente os seus objectivos na Liga dos Campeões, com a equipa mais jovem e inexperiente dos 1/4. A final de Viena deve servir como inspiração, não como ilusão, pressão ou obrigação. Tudo o que não for o apuramento do Bayern será uma surpresa, talvez a maior de um clube português na Europa desde 2004.
O Bayern perdeu apenas 3 jogos esta época e está a passear na Bundesliga, enquanto o FC Porto continua sob pressão no Campeonato. Perdeu a Supertaça com o Dortmund, logo no início da época. Perdeu em Manchester com o City, depois de chegar aos 85 minutos a vencer. E levou 4-1 do Wolfsburgo, num jogo com características extremamente específicas (regresso da Bundesliga após pausa de inverno, recital de De Bruyne e a enorme onda motivacional do Wolfs pela morte de Junior Malanda). É preciso muito para travar o Bayern de Pep Guardiola, tanto que deu há pouco 7 ao Shakhtar, com quem o FC Porto empatou à rasca duas vezes. Será interessante ver o embate entre duas equipas que mais e melhor tratam a posse de bola na Europa. A equipa que menos abdicar da sua identidade e estilo de jogo habitual sairá em vantagem.
Não temos responsabilidade, apenas ambição. Muita ambição. Mas a nossa Champions já foi ganha. Para pensar além dos 1/4, teria que ser assumido um projecto de continuidade, como em 1987 e 2004, onde ninguém do núcleo duro saiu. O FC Porto está numa época de reestruturação, com qualidade acima da média, mas distante da dimensão do Bayern.
Podemos continuar a dar mil e um elogios aos alemães, mas todos já perceberam a ideia. A primeira mão joga-se no Dragão, e o FC Porto tem legitimidade para lutar por um resultado positivo. Podemos desfrutar de uma grande noite europeia contra a equipa mais forte da actualidade do futebol europeu. A visita a Munique acontece na semana do clássico com o Benfica. Vai haver muito desgaste, resta saber se apenas físico ou também emocional. De recordar que em 1987 perdemos o Campeonato contra o Farense, no dia de um derby lisboeta, três dias antes de sermos campeões europeus em Viena.
Para já, como disse Lopetegui e bem, a nossa Champions chama-se Nacional da Madeira. Nada mais merece a nossa preocupação imediata. A 15 de Abril, todo o resto merecerá a nossa ambição, determinação, paixão e dedicação. Tudo menos responsabilidade e pressão, que essas ficam para o lado da Baviera. Como há 28 anos.
Inesquecível mas não irrepetível!!!
ResponderEliminarFCP777
É uma honra, um orgulho e uma vaidade podermos falar assim...
ResponderEliminarE não esqueçamos que Portugal é (custe o que custar) apenas e só da 2ª divisão europeia, talvez um bocadinho á frente da França (estes são denominados de 1ª por paneleirices e chauvinismos bacocos!!!), Holanda, Rússia, Ucrânia, Belgica, Servia, Croácia... enfim tudo gente que tambem sabe jogar e bem á bola!!!!
Somos enormes!
ResponderEliminarSomos enormes! Agora temos de lutar pelo campeonato contra tudo e contra todos. Quando chegar o dia irmãos, aí sim, eles vão sofrer como cães! Eu acredito, porque não?
ResponderEliminarMais vale nem entrarmos em campo! e se for o filho do hugh dallas pior ainda!
ResponderEliminarvalha-me Deus! apoiem e acreditem no nosso Porto! Os alemães vão ter uma bela surpresa! Eu estou contigo Porto!
""De que serve andar na Champions se não for para defrontar os melhores?""
ResponderEliminarÉ para jogar de igual para igual, posse de bola contra posse de bola.
Para já temos de ganhar ao Nacional e esperar que outros cedam pontos, quanto ao Bayern a minha confiança está com os jogadores do FCP que, no final do jogo contra o Basileia, disseram de forma natural estarem a jogar para estar na final. São dois jogos ....
ResponderEliminarVamos ganhar 2-0 em casa e perder 2-1 em Munique ! :)
ResponderEliminarO Bayern é favorito, mas isto são os verdadeiros jogos da Champions, contra os melhores entre os melhores.
ResponderEliminarÉ crucial entrar bem no jogo, sem nervosismo nem passes para a defesa e guarda-redes. Não podemos tremer e sobretudo não sofrer nenhum golo cedo, porque os alemães quando se apanham a ganhar cedo partem para goleada. Também temos de contar com a condição física, pois eles podem poupar um onze inteiro no campeonato antes dos jogos contra nós... e nós não.
Ainda assim, com todas estas e mais algumas dificuldades, estou confiante que vamos dar uma boa resposta e que temos uma palavra a dizer sobre a passagem às meias. Estarei no Dragão com toda a confiança.
TdD conheces algum site onde se possa ver a repetição íntegra dos jogos, particularmente os do F.C. do Porto?
ResponderEliminarnão conhecia e fui ver, muito bom arquivo, excelente qualidade de imagem. parabéns ao autor e parabéns também a este blogue pela excelente qualidade dos seus artigos, que sigo aqui e pelo facebook :)
EliminarCorrijam na primeira imagem o "Berlin, GER" se faz favor. Obrigado
ResponderEliminar"O clássico da 30ª jornada do campeonato nacional entre Benfica e FC Porto será disputado na quarta-feira de 29 de abril devido ao apuramento dos encarnados para a final da Taça da Liga"
ResponderEliminarA final da taça da liga é que é logo a seguir ao Bayern.
Na imagem diz Berlim. Gralha?
ResponderEliminarJá o disse e volto a dizer é uma vergonha ler 95% dos comentários dos portistas depois do sorteio! Para uns nem vale a pena ir a jogo, para outros vamos ser goleados, enfim uma autentica VERGONHA! Se acham que é assim que ajudam a equipa estão muito enganados! Sem vontade de ganhar, sem ambição não se conquista nada na vida! Infelizmente estamos a ser nós os primeiros a contribuir para a nossa possível eliminação... ex como os de hoje servem para mostrar o porquê do Dragão parecer um velório nos dias de jogo! Eu como credito dia 15 farei 500km para ver o meu Porto jogar!
ResponderEliminar1000% D'acordo
EliminarOff-Topic --> Carlos Eduardo tem estado em grande por França. É opção para 2015/2016 ou vai ficar por algum clube francês? Pessoalmente aprecio bastante o rapaz.
ResponderEliminarO nosso discurso deve ser idêntico ao dos alemães. Eles também tiveram azar com o sorteio. Saiu lhes a fava rica. Temos que pensar grande tal a grandeza do nosso clube. Temos que enfrentar o jogo como sendo mais um até à final. Ficamos a dever alguma coisa? Não me parece. Somos do Porto. Somos Porto. Desde 1893
ResponderEliminarApós o jogo do FC Porto na madeira, este resultado na minha opinião mostra que o Porto não tem estofo de campeão. Este jogo também reforça a opinião que eu já tinha sobre determinados jogadores. Se Jackson sair o Porto terá de ir ao mercado. Quintero não é nem nunca será um médio ofensivo que de garantias, portando precisa de um médio ofensivo com outras caracteristicas e por fim na minha opinião também precisa de um extremo mais cerebral e criativo, isto porque Brahimi é muito inconstante, alterna jogos excelentes com jogos francamente maus.
ResponderEliminar